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teologia sistamatica regeneração opção n.2
teologia sistamatica regeneração opção n.2

 

                                          DOUTRINA DA REGENERAÇÃO OPÇÃO 

  

sinônimos

Re - jen - ER - ā'shun , Re4-: 

EU. O TERMO EXPLICADO 

1. Primeiro sentido bíblico (escatológica) 

2. Segundo sentido bíblico (Espiritual) 

II. A doutrina bíblica da REGENERAÇÃO 

1. No Antigo Testamento 

2. No ensino de Jesus 

3. No Ensino Apostólico 

III. Desenvolvimento posterior da Doutrina 

IV. SIGNIFICADO ATUAL 

LITERATURA

I. O Termo explicou. 

O teológico termo "regeneração" é a tradução latina da expressão grega παλινγενεσία , palingenesia , Ocorrendo duas vezes no Novo Testamento ( Mateus 19:28 ; Tito 3: 5 ). A palavra é geralmente escrito παλιγγενεσία , paliggenesıa, Em grego clássico. Seu significado é diferente nas duas passagens, embora uma fácil transição do pensamento é evidente.

 

1. Primeiro sentido bíblico (escatológica): 

Em Mateus 19:28 a palavra refere-se à restauração do mundo, em que sentido é synonymical às expressões ἀποκατάστασις πάντων , Apokatastasis Panton"Restauração de todas as coisas" ( Atos 03:21 ; o verbo é encontrado em Mateus 17:11 , ἀποκαταστήσει πάντα ,apokatastḗsei Panta"Restaurar todas as coisas"), e ἀνάψυξις ,anápsuxis"Refrescante" ( Atos 03:19 ), o que significa uma transição gradual de significado para o segundo sentido da palavra em questão. Supõe-se que a regeneração, nesse sentido, denota o estágio final de desenvolvimento de toda a criação, pelo qual os propósitos de Deus em relação ao mesmo estão plenamente realizado, quando "todas as coisas (são colocados) sujeitou debaixo de seus pés" ( 1 Coríntios 15:27 ) . Esta é uma "regeneração no sentido próprio da palavra, pois significa uma renovação de todas as coisas visíveis quando o velho se passou, eo céu ea terra se fez novo" (compare Apocalipse 21: 1 ). Para o judeu a regeneração assim profetizou estava inseparavelmente ligado com o reinado do Messias.

 Encontramos esta palavra nos mesmos ou muito semelhantes sentidos na literatura profana. Ele é usado da renovação do mundo na filosofia estóica. Josephus ( Ant. , XI, iii, 9) fala da anáktēsis Kai paliggenesıa TES patridos ", Uma nova fundação e regeneração da pátria", após o retorno do cativeiro babilônico. Philo (ed. Mangey, ii. 144) usa a palavra, falando da época pós-diluviano da Terra, a partir de um novo mundo, e Marcus Aurelius Antoninus (xi. 1), de uma restauração periódica de todas as coisas, que estabelece estresse sobre a constante recorrência e uniformidade de todos os acontecimentos, que achavam que o Pregador expressa por "Não há nada novo debaixo do sol" ( Eclesiastes 1: 9 ). Na maioria dos lugares, no entanto, em que a palavra ocorre em escritos filosóficos, ele é usado da "reencarnação" ou "nascimento subseqüente" do indivíduo, como no budista e doutrina pitagórica da transmigração das almas (Plut., Edição Xylander, . ii 998c; Clemente de Alexandria, edição Potter, 539), ou então de um renascimento da vida (Philo i 159).. Cicero usa a palavra em suas cartas a Atticus (vi. 6) metaforicamente de seu retorno do exílio, como um novo sopro de vida que lhe foi concedida. Ver Escatologia do Novo Testamento , IX.

 

2. Segundo sentido bíblico (Espiritual): 

Esse sentido é, sem dúvida, incluído na concepção integral bíblica do antigo significado, pois é impensável que uma regeneração no sentido escatológico pode existir sem uma regeneração espiritual da humanidade ou do indivíduo. É, no entanto, bem evidente que esta última concepção surgiu muito tarde, a partir de uma análise do significado anterior. É encontrado em Tito 3: 5 , que, sem uma certeza absoluta quanto ao seu significado, é geralmente interpretado de acordo com os numerosos substantivos e verbos que deram a definição dogmática da doutrina da regeneração na teologia cristã. Clemente de Alexandria é o primeiro a diferenciar este significado da antiga pela adição do adjetivo πνευματική , pneumatikḗ "Espiritual" (compare anapsuxis, Atos 03:20 ; verREFRESHING). Neste último sentido, a palavra é tipicamente cristã, embora o Antigo Testamento contém muitas sombras dela do processo espiritual expressa assim.

 

II. A doutrina bíblica da Regeneração. 

1. No Antigo Testamento: 

É sabido que nas porções anteriores do Antigo Testamento, e até certo ponto durante todo o Antigo Testamento, a religião é olhado e falado de mais como uma posse nacional, cujos benefícios são bênçãos em grande parte visíveis e tangíveis. A idéia de regeneração ocorre aqui, portanto - embora nenhuma expressão técnica tem ainda sido inventado para o processo - no primeiro significado da palavra elucidado acima. Se as promessas divinas consulte o final messiânico de vezes, ou estão a ser realizada em data anterior, todos eles se referem à nação de Israel como tal, e aos particulares apenas na medida em que são participantes nos benefícios concedidos à comunidade . Isto é verdade mesmo, onde as bênçãos profetizadas são apenas espiritual, como em Isaías 60:21 , Isaías 60:22 . A massa do povo de Israel são, portanto, ainda não tenha consciência do fato de que as condições em que essas promessas divinas estão a ser atingido são mais do que os cerimoniais e rituais. Logo, porém, grandes desastres, ameaçando derrubar a entidade nacional, e, finalmente, o cativeiro e dispersão que causou funções de âmbito nacional a ser quase, se não totalmente, descontinuado, assistida no crescimento de um senso de responsabilidade individual ou pessoal diante de Deus. O pecado de Israel é reconhecido como o pecado do indivíduo, o que só pode ser removido por arrependimento individual e de limpeza. Isto é melhor visto a partir dos apelos comoventes dos profetas do exílio, onde freqüentemente a necessidade de uma mudança de atitude em relação a Javé é pregado como um meio para tal regeneração. Isso não pode ser entendido senão como uma viragem do indivíduo para o Senhor. Aqui, também, nenhuma cerimônia ou sacrifício é suficiente, mas uma interposição de graça divina, que é representado sob a figura de uma lavagem e aspersão de toda iniqüidade e pecado ( Isaías 01:18 ; Jeremias 13:23 ). Não é possível se agora para acompanhar na íntegra o desenvolvimento desta ideia de limpeza, mas já em Isaías 52:15 a aspersão de muitas nações é mencionado e é logo entendida no sentido do "batismo" que prosélitos teve que passar antes de sua recepção no pacto de Israel. Era o símbolo de uma limpeza radical como a de um "recém-nascido", que era uma das designações do prosélito (compare Salmo 87: 5 ; ver também o tractate Yebhāmōth 62a). Seria surpreendente que Israel, que tinha sido culpado de muitos pecados dos gentios, precisava de um baptismo e aspersão similar? Isto é o que Ezequiel 36:25 sugere: "Eu espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei." Em outras passagens da purificação e refino de poder de fogo é mencionado (por exemplo, Malaquias 3: 2 ), e não há dúvida de que João Batista encontrado em passagens o terreno para a sua prática de batizar os judeus que vieram a ele ( João 1 : 25-28 e paralelos da).

 O giro de Israel a Deus foi necessariamente concebido para ser uma mudança interior de atitude para com Ele, em outras palavras, a aspersão com água limpa, como um sinal externo, era o emblema de um coração puro. Foi Isaías e Jeremias, que chamou a atenção para isso ( Isaías 57:15 ; Jeremias 24: 7 ; Jeremias 31: 33-35 ; Jeremias 32: 38-40 , et passim ). Aqui, novamente, é feita referência a pessoas, não só para as pessoas em geral ( Jeremias 31:34 ). Esta regeneração prometido, tão amorosamente oferecido pelo Senhor, é para ser o símbolo de uma nova aliança entre Deus e seu povo ( Jeremias 31:31 ; Ezequiel 11: 19-21 ; Ezequiel 18:31 , Ezequiel 18:32 ; Ezequiel 37: 23 , Ezequiel 37:24 ).

 A limpeza, que renova e se fala aqui é, na realidade, nada mais do que aquilo que Deuteronômio 30: 6 havia prometido, a circuncisão do coração em contraste com a carne, o token da antiga (Abraão) aliança (da circuncisão, Jeremias 4: 4 ) . Como Deus toma a iniciativa de fazer o pacto, a convicção de que se enraíza o pecado humano e depravação pode ser eficazmente eliminado apenas pelo ato de o próprio Deus que renova e transformar o coração do homem ( Oséias 14: 4 ). Isso nós vemos o testemunho de alguns dos melhores filhos e filhas de Israel, que também sabia que esta graça foi encontrado no caminho do arrependimento e humilhação diante de Deus. A expressão clássica desta convicção é encontrada na oração de Davi: "Cria em mim um coração puro, OGod; e renovar a ("firme" margin) espírito reto dentro de mim. Não me lances fora da tua presença; e tomar o teu Espírito Santo não de mim. Restitui-me a alegria da tua salvação; e sustém-me com um espírito voluntário "( Salmo 51: 10-12 ). Jeremias coloca as seguintes palavras na boca de Efraim: "Vira-te de mim, e eu vou ser transformado" ( Jeremias 31:18 ), mais claro que qualquer passagem. do Antigo Testamento, João Batista, precursor de Cristo e última tocha flamejante do tempo do pacto anterior, falou sobre o batismo, não de água, mas do Espírito Santo e de fogo ( Mateus 3:11 ; Lucas 3: 16 ; João 1:33 ), levando assim à realização de foreshadowings Antigo Testamento que se tornou possível pela fé em Cristo.

 

2. No ensino de Jesus: 

No ensinamento de Jesus a necessidade de regeneração tem um lugar de destaque, embora em nenhum lugar são as razões apresentadas. O Antigo Testamento havia conseguido - e até mesmo a consciência Gentile concordou com ele - em convencer as pessoas desta necessidade. A afirmação mais clara do mesmo e a explicação da doutrina da regeneração é encontrado na conversa de Jesus com Nicodemos ( João 3 ). Baseia-se (1) a observação de que o homem, mesmo o mais meticuloso na observância da Lei, está morto e, portanto, incapaz de "viver de acordo" com as exigências de Deus. Somente Aquele que deu a vida no início pode dar a vida (espiritual) necessário para fazer a vontade de Deus. (2) O homem caiu de sua esfera virginal e divinamente designada, o reino do espírito, o Reino de Deus, vivendo agora a vida terrena perecendo. Somente com uma nova natureza espiritual transmitida a ele, por ser "nascido de novo" ( João 3: 3 , a margem Versão Revisada "de cima", grego ἄνωθεν , Anothen), Por ser "nascido do Espírito" ( João 3: 6 , João 3: 8 ), ele pode viver a vida espiritual que Deus requer do homem.

 Estas palavras são uma exegese do Novo Testamento da visão de Ezequiel dos ossos mortos ( Ezequiel 37: 1-10 ). É o "sopro da parte do Senhor", o Espírito de Deus, o único que pode dar vida aos mortos espiritualmente.

 Mas a regeneração, de acordo com Jesus, é mais do que a vida, é também purificar . Como Deus é puro e sem pecado, nenhum mas os puros de coração podem ver a Deus ( Mateus 5: 8 ). Este sempre foi reconhecido como impossível mero esforço humano. Bildade o suíta, declarou, e seus amigos, cada um por sua vez, expressa pensamentos muito semelhantes ( Jó 04:17 ; Jó 14: 4 ): "Como, então, pode o homem ser justo para com Deus, e como pode ser puro aquele que nasce de? ? uma mulher Eis que até a lua não tem brilho, e as estrelas não são puras aos seus olhos: quanto menos o homem, que é um verme, eo filho do homem, que é um verme "! ( Jó 25: 4-6 ).

 Para alterar esta condição perdida, para conferir essa nova vida, Jesus reivindica como sua tarefa designada por Deus: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" ( Lucas 19:10 ); "Eu vim para que tenham vida, ea tenham em abundância" ( João 10:10 ). Esta vida é eterna e imperecível: "Eu lhes dou a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" ( João 10:28 ). Esta vida é dada pelo próprio Jesus: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" ( João 6:63 ). Esta vida pode ser recebido na condição de fé em Cristo ou ao vir a Ele ( João 14: 6 ). Pelo poder da fé é recebida, que permite ao pecador para vencer o pecado, para "não peques mais" ( João 8:11 ).

 As parábolas de Jesus ilustrar ainda mais essa doutrina. O filho pródigo é declarado ter sido "morto" e de ser "reviveu" ( Lucas 15:24 ). A nova vida de Deus é comparado a uma veste nupcial da parábola do casamento do Filho do Rei ( Mateus 22:11 ). A peça de vestuário, o dom do convidativo rei, tinha sido recusado pelo hóspede infeliz, que, em consequência, foi 'lançados nas trevas exteriores "( Mateus 22:13 ).

 Finalmente, esta regeneração, esta nova vida, é explicado como o conhecimento de Deus e de Seu Cristo: "E esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e ele, que enviaste, Jesus Cristo" ( John 17: 3 ). Esta parece ser uma alusão à passagem em Oséias ( Oséias 4: 6 ): "O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim."

 

3. No Ensino Apostólica: 

Pode-se dizer, em geral, que o ensinamento dos apóstolos sobre o tema da regeneração é um desenvolvimento do ensino de Jesus sobre as linhas das sombras dela do Antigo Testamento. Considerando-se as diferenças de caráter pessoal desses escritores, é notável que tal concórdia de pontos de vista deve existir entre eles. Paul , de fato, coloca mais pressão sobre os fatos específicos de justificação e santificação pela fé do que na cabeça mais abrangente de regeneração. Ainda assim, a necessidade de está claramente declarado por Paulo. É necessário para a salvação de todos os homens. "O corpo está morto por causa do pecado" ( Romanos 8: 3-11 ; Efésios 2: 1 ). A carne está em inimizade com Deus ( Efésios 2:15 ); toda a humanidade é "obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus" ( Efésios 4:18 ). Passagens similares poderiam ser multiplicados. Paulo, então, claramente ensina que, assim, é uma vida nova na loja para aqueles que foram mortos espiritualmente. Aos Efésios, ele escreve: "E você fez ele dar vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" ( Efésios 2: 1 ), e, mais tarde: "Deus, sendo rico em misericórdia, ... nos deu vida juntamente com Cristo "( Efésios 2: 4 , Efésios 2: 5 ). A ressurreição espiritual ocorreu. Esta regeneração provoca uma rotação completa no homem. Ele assim passou por debaixo da lei do pecado e da morte e está sob "a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus" ( Romanos 8: 2 ). A mudança é tão radical que é possível agora a falar de uma "nova criatura" ( 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 , a margem "nova criação"), de um "novo homem, que segundo Deus foi criado em justiça e santidade da verdade "( Efésios 4:24 ), e de "o homem novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" ( Colossenses 3:10 ). Todas as "coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" ( 2 Coríntios 5:17 ).

 Paul é igualmente explícito sobre o autor dessa mudança. O "Espírito de Deus", o "Espírito de Cristo" foi dado de cima para ser a fonte de toda a vida nova ( Romanos 8 ); por Ele estamos provou ser os "filhos" de Deus ( Gálatas 4: 6 ); fomos adotados na família de Deus ( νἱοθεσία ,huiothesia, Romanos 8:15 ; Gálatas 4: 5 ). Assim, Paulo fala do "segundo Adão", por quem a vida de justiça é iniciada em nós; assim como o "primeiro Adão" se tornou o líder em transgressão, Ele é "um espírito vivificante" ( 1 Coríntios 15:45 ). O próprio Paulo experimentou essa mudança, e, doravante, exibiu os poderes do mundo invisível em sua vida de serviço. "Já não sou eu que vivo", ele exclama: "mas Cristo vive em mim; e que a vida que agora vivo na carne, vivo na fé, a fé que está no Filho de Deus, que me amou, e se entregou por mim "( Gálatas 2:20 ).

 A regeneração é a Paul, nada menos do que Jesus, conectado com a concepção de pureza e conhecimento. Já notamos a segunda passagem do Novo Testamento em que a palavra "regeneração" ocorre ( Tito 3: 5 ): "De acordo com sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar (margem de" pia ") da regeneração e renovação do Espírito Santo , que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. " Em 1 Coríntios 12:13 que a limpeza é chamado de batismo do Espírito, de acordo com a promessa muitas vezes repetida ( Joel 2:28 (no texto hebraico Joel 3: 1 ); Mateus 3:11 ; Marcos 1: 8 ; Lucas 03:16 ; Atos 1: 5 ; Atos 11:16 ). Há, é claro, nestas passagens nenhuma referência a mera batismo na água, mais do que em Ezequiel 36:25 . A água é, mas o comparationis tertium . Como a água purifica o corpo exterior, de modo que o espírito purifica o homem interior (compare 1 Coríntios 06:11 ; 1 Pedro 3:21 ).

 A doutrina de que a regeneração vem contribuir para um verdadeiro conhecimento de Cristo é visto a partir de Efésios 3: 15-19 e Efésios 4: 17-24 , onde a compreensão e ignorância do homem natural escurecido são colocados em contraste com a iluminação da nova vida (ver também Colossenses 3:10 ). A igreja redimida e regenerada é ser um especial de "possessão", uma "herança" do Senhor ( Efésios 1:11 , Efésios 1:14 ), e toda a criação é participar na redenção final e adoção ( Romanos 8: 21-23 ).

 James encontra menos oportunidade de tocar neste assunto do que os outros escritores do Novo Testamento. Sua Epístola é bastante ético do que dogmático no tom, ainda sua ética são baseados nos pressupostos dogmáticos que concordo plenamente com o ensino de outros apóstolos. Fé para ele é a resposta humana ao desejo de Deus para transmitir Sua natureza à humanidade, e, portanto, os meios indispensáveis ​​a ser empregada na obtenção de todos os benefícios da nova vida, ou seja, o poder de vencer o pecado ( Tiago 1: 2-4 ), a iluminação espiritual ( Tiago 1: 5 ) e pureza ( Tiago 1:27 ). Não parece, no entanto, de ser pouca dúvida de que James se refere diretamente a regeneração nas palavras: "Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas" ( Tiago 1: 18 ). Supõe-se por alguns de que estas palavras, a ser dirigida "às doze tribos da Dispersão" ( Tiago 1: 1 ), não se referem a regeneração individual, mas a uma eleição de Israel como uma nação e, assim, um cristão Israel. Neste caso, o rescaldo seria a redenção dos gentios. Eu entendo a expressão "primeiros frutos", no sentido em que temos notado última esperança de Paulo em Romanos 8: 21-32 , onde a regeneração das pessoas que acreditam de Deus (independentemente da nacionalidade) é o primeiro estágio na regeneração ou restauração de toda criação. O "implantado (a margem Versão Revisada" inata ") palavra" ( Tiago 1:21 ; comparar 1 Pedro 1:23 ) está paralelo à expressão paulina, "lei do Espírito" ( Romanos 8: 2 ).

 Peter utiliza, em seu sermão no dia de Pentecostes, as palavras "refrescante" ( Atos 03:19 ) e "restauração de todas as coisas" ( Atos 3:21 ), da conclusão final dos planos de Deus a respeito de toda a criação, e, consequentemente, olha aqui no povo de Deus como um todo. Em sentido semelhante, ele diz em sua segunda epístola, depois de mencionar "o dia de Deus": "Nós aguardamos novos céus e uma nova terra, onde habita a justiça" ( 2 Pedro 3:13 ). Ainda assim, ele alude muito claramente para a regeneração dos indivíduos ( 1 Pedro 1: 3 , 1 Pedro 1:13 ). A idéia de um segundo nascimento dos crentes é claramente sugerido na expressão, "crianças recém-nascidas" ( 1 Pedro 2: 2 ), e na demonstração explícita de 1 Pedro 1:23 : "tendo renascido, não de semente corruptível , mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece. " É neste sentido que o apóstolo chama Deus de "Pai" ( 1 Pedro 1:17 ) e os crentes "filhos da obediência" ( 1 Pedro 1:14 ), ou seja, filhos obedientes, ou crianças que deviam obedecer. Vimos acima que o agente pelo qual a regeneração é forjado, a semente incorruptível da Palavra de Deus, encontra um paralelo na teologia de Paul e James. Todas essas expressões voltar, provavelmente, a uma palavra do Mestre, em João 15: 3 . Nós somos feitos participantes da palavra por ter recebido o espírito. Este espírito (compare com a Pauline "espírito vivificante", 1 Coríntios 15:45 ), o "espírito" de Cristo ( 1 Pedro 4: 1 ), é o poder do Cristo ressuscitado ativa na vida do crente. Pedro se refere o mesmo pensamento em 1 Pedro 3:15 , 1 Pedro 3:21 . Pela regeneração nos tornamos "a geração eleita, o sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" em quem virtudes divinas, "as virtudes daquele que vos chamou" ( 1 Pedro 2: 9 ), se manifestam. Aqui, o apóstolo usa expressões do Antigo Testamento conhecidos prenunciando Novo Testamento enfeita ( Isaías 61: 6 ; Isaías 66:21 ; Êxodo 19: 6 ; Deuteronômio 7: 6 ), mas ele individualiza o processo de regeneração em pleno acordo com o aumento da luz que o ensino de Jesus trouxe. A teologia de Peter também aponta o contato de regeneração com pureza e santidade ( 1 Pedro 1:15 , 1 Pedro 1:16 ) e o verdadeiro conhecimento ( 1 Pedro 1:14 ) ou obediência ( 1 Pedro 1:14 ; 1 Pedro 3 : 16 ). Não é de surpreender que a idéia de pureza deve convidar o Antigo Testamento paralela de "purificação pela água." A inundação lavado a iniquidade do mundo "nos dias de Noé," quando "oito almas se salvaram através da água: o que também depois de uma verdadeira semelhança (a margem Versão Revisada" no antítipo ") Acaso, agora salvá-lo, mesmo batismo , não do despojamento da imundícia da carne, mas o interrogatório (a margem Versão Revisada "investigação", "apelo") de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição (-vida) de Jesus Cristo "( 1 Pedro 3 : 20 ​​, 1 Pedro 3:21 ).

 O ensino de John está muito intimamente ligada com a de Jesus, como já vimos a partir da multiplicidade de citações que tivemos de escolher entre o Evangelho de João para ilustrar o ensinamento do Mestre. É especialmente interessante notar os casos em que o apóstolo didaticamente elucida alguns desses pronunciamentos de Jesus. O gloss apostólica mais notável ou comentário sobre o assunto é encontrada em João 7:39 . Jesus tinha falado da mudança que a fé nEle ("vir ter com ele") poderia causar na vida dos Seus discípulos; como divino energias como "rios de água" deve emitir por meio deles; eo evangelista continua na explicação: "E isto disse ele do Espírito, que os que creram nele deviam receber, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado." Este reconhecimento de uma manifestação especial do poder divino, que transcende a experiência dos crentes do Antigo Testamento, foi baseada na declaração de Cristo, que Ele enviaria "outro Consolador (Versão Revisada (britânico e americano)" advogado "," ajudante ", grego Paráclito), Para que ele possa estar com você para sempre, o Espírito da verdade "( João 14:16 , João 14:17 ).

 Em suas epístolas, John mostra que este Espírito dá os elementos de um personagem semelhante a Deus que nos faz ser "filhos de Deus", que antes eram "filhos do diabo" ( 1 João 3:10 , 1 João 3:24 ; 1 João 4:13 , etc.). Esta regeneração é "vida eterna" ( 1 João 5:13 ) e semelhança moral com Deus, o próprio caráter de Deus no homem. Como "Deus é amor", os filhos de Deus vão adorar ( 1 João 5: 2 ). Ao mesmo tempo, é a vida de Deus no homem, também chamado de comunhão com Cristo, vida vitoriosa que vence o mundo ( 1 João 5: 4 ); é pureza ( 1 João 3: 3-6 ) e conhecimento ( 1 João 2:20 ).

 O tema da regeneração encontra-se fora do âmbito de aplicação da Epístola aos Hebreus , para que procurar em vão por uma declaração dogmática clara dele. Ainda assim, a epístola faz em nenhum lugar contradizem o dogma, o que, por outro lado, está subjacente a muitas das suas declarações. Cristo ", o mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas" ( João 8: 6 ), fez com que a "purificação dos pecados" ( João 1: 3 ). Em contraste com a primeira aliança, em que as pessoas se aproximou de Deus por meio de formas e ordenanças exteriores, a "nova aliança" ( João 8:13 ) interpôs "redenção eterna" ( João 9:12 ), por meio de uma limpeza divina ( João 9:14 ). Cristo traz "muitos filhos à glória" e é "autor da salvação deles" ( João 2:10 ). Cristãos imaturos são faladas (como eram os prosélitos do Antigo Testamento), como os bebês, que estavam a crescer à estatura, caráter e conhecimento dos "homens crescidos" ( João 5:13 , João 5:14 ).

 

III. Desenvolvimento posterior da Doutrina. 

Muito em breve o significado espiritual alta de regeneração foi obscurecida pelo desenvolvimento de sacerdócio dentro da igreja cristã. Quando a iniciação na igreja foi pensado como realizado pela mediação de ministros mesmos nomeados, as cerimônias empregadas aqui tornou-se meios para que poderes mágicos eram necessariamente atribuídas. Este vemos claramente na visão da regeneração batismal, que, com base em passagens meia-entendido da Escritura citada acima, foi ensinado em uma data próxima. Embora nos dias pós-apostólicos que frequentemente encontrar vestígios de uma apreciação adequada de um valor espiritual subjacente no batismo (compare Didaqué vii) muitas das expressões utilizadas são altamente enganoso. Assim Gregório Nazianzeno ( Discursos , xi. 2) chama batismo o segundo dos três nascimentos um filho de Deus deve experimentar (o primeiro é o nascimento natural, o terceiro a ressurreição). Este nascimento é "do dia, livre, entregando das paixões, tirando cada véu de nossa natureza ou nascimento, ou seja, tudo o que esconde a imagem divina em que fomos criados, e que conduz à vida acima" (Ullmann, Gregor v. Nazienz , 323). Cirilo de Jerusalém (Cat., Xvii, c. 37) atribui ao batismo o poder da absolvição do pecado e do poder da investidura com virtudes celestiais. Segundo Agostinho batismo é essencial para a salvação, embora o batismo de sangue (martírio) pode tomar o lugar do batismo nas águas, como no caso do ladrão na cruz (Agostinho, De Anima et eius Origine , i. 11, c. ii 14, c 10;; 9... ii 16, 12 c).. Leão Magno compara a água cheia de espírito de batismo com o ventre cheio do Espírito Santo da Virgem Maria, no qual o Espírito Santo gera um filho de Deus sem pecado (Serm xxiv 3;... Xxv 5; ver Hagenbach, Dogmengeschichte , seção 137).

 Em geral, este é ainda o parecer do sacrmentarians pronunciadas, enquanto o cristianismo evangélico tem ido de volta para o ensinamento do Novo Testamento.

 

IV. Significado presente. 

Apesar de uma clara distinção nem sempre é mantida entre regeneração e outras experiências da vida espiritual, podemos resumir a nossa crença nas seguintes teses:

 (1) Regeneração implica não apenas uma adição de certos dons ou graças, um reforço de certas inata boas qualidades, mas uma mudança radical, que revoluciona todo o nosso ser, contradiz e supera nossa velha natureza caída, e coloca o nosso centro de gravidade espiritual integral fora de nossos próprios poderes no domínio da causalidade de Deus.

 (2) É a vontade de Deus que todos os homens se tornaram participantes dessa nova vida ( 1 Timóteo 2: 4 ) e, como afirma-se claramente que alguma queda curto dele ( João 5:40 ), é evidente que a falha do mesmo encontra-se com o homem. Deus exige que todos os homens se arrepender e voltar para Ele ( Atos 17:30 ), antes que Ele vai ou pode afetar a regeneração. A conversão, que consiste em arrependimento e fé em Cristo, é, portanto, a resposta humana à oferta de salvação que Deus faz. Esta resposta dá a oportunidade de e é síncrono com o ato divino da renovação (regeneração). O Espírito de Deus entra em união com a crer, aceitar espírito do homem. Esta é a comunhão com Cristo ( Romanos 8:10 ; 1 Coríntios 6:17 ; 2 Coríntios 5:17 ; Colossenses 3: 3 ).

 (3) O processo de regeneração é fora da nossa observação e para além do âmbito de análise psicológica. Realiza-se na esfera do subconsciente. Recentes investigações psicológicas ter jogado uma inundação de luz sobre os estados psíquicos que precedem, acompanham e seguem a obra do Espírito Santo. "Ele lida com poderes psíquicos; Ele trabalha em cima de energias psíquicas e estados;. E este trabalho de regeneração está em algum lugar dentro do campo psíquico" O estudo da psicologia religiosa é de maior valor e maior importância. Os fatos da experiência cristã não pode ser alterado, nem perder, em valor, o escrutínio psicológico mais procura.

 Análise psicológica não elimina o funcionamento direto do Espírito Santo. Também não se pode divulgar seu processo; "laboratório subjacente onde são forjados radical processos de reparação e mudanças estruturais no ser psíquico, como retratado em declarações bíblicas explícitas:" Cria em mim um coração puro "( Salmo 51:10 ); "Necessário vos é nascer de novo" ( João 3: 7 a King James Version); "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" ( 2 Coríntios 5:17 A versão King James), está na região de subconsciência. Para olhar na região da consciência para esta pessoa ou para a Sua obra é infrutífera e um esforço cheio de confusão sem fim. psicologia cristã traça, assim, para a sua profunda-deitado recuar a elaboração divina da vida regenerada. Aqui, Deus trabalha no profundezas da alma tão silenciosamente e de forma segura, como se no mundo remoto do universo estelar "(HE Warner, Psicologia da Vida Cristã , 117).

 (4) Regeneração se manifesta na alma consciente por seus efeitos sobre a vontade, a inteligência e os afetos. Ao mesmo tempo regeneração fornece uma nova fonte de vida de origem divina, que permite que as partes componentes da natureza humana para cumprir a lei de Deus, a esforçar-se para a vinda do reino de Deus, e aceitar os ensinamentos do espírito de Deus. Assim, o homem regenerado é feita consciente dos fatos da justificação e adoção. O primeiro é um ato judicial de Deus, que liberta o homem da lei do pecado e absolve-o do estado de inimizade contra Deus; este último um enduement com o Espírito, que é o penhor da sua herança ( Efésios 1:14 ). O Espírito de Deus, habitando no homem, testemunhas do estado de filiação ( Romanos 8: 2 , Romanos 8:15 , Romanos 8:16 ; Gálatas 4: 6 ). 

(5) A regeneração, sendo um novo nascimento, é o ponto de partida do crescimento espiritual. O homem regenerado precisa de disciplina e treinamento. Ele a recebe não apenas a partir de experiências de fora, mas de um poder imanente em si mesmo, que é reconhecido como o poder da vida de Cristo que habita ( Colossenses 1:26 , Colossenses 1:27 ). Além das relações mediatas de Deus com o homem através da palavra e dos sacramentos, não há, portanto, uma comunicação imediata da vida de Deus para o regenerado.

 (6) A verdade que é mencionado como o agente pelo qual a regeneração é possível ( João 8:32 ; Tiago 1:18 ; 1 Pedro 1:23 ), nada mais é do que o Espírito Divino, não somente a palavra falada ou escrita de Deus, o que pode convencer as pessoas de certo ou errado, mas que não pode permitir que a vontade do homem a abandonar o mal e fazer o bem, mas o que chama a si mesmo a verdade ( João 14: 6 ) e que se tornou a força motriz da vida regenerada ( Gálatas 2:20 ).

 (7) recentes expressivo filosofia da reação do ponto de vista mecânico do materialismo nua, e também a partir da depreciação da personalidade como se vê no socialismo, trouxe novamente em destaque a realidade e necessidade da vida pessoal. Johannes Muller e Rudolf Eucken entre outros enfatizam que a nova vida do espírito, independente das condições externas, não é apenas possível, mas necessário para a realização do mais alto desenvolvimento. Esta nova vida não é um fruto do livre jogo das tendências e poderes da vida natural, mas está em forte conflito com eles. O homem como ele é, por natureza, está em contraste direto com as demandas da vida espiritual. A vida espiritual, como diz o professor Eucken, pode ser implantado no homem apenas por algum poder superior e deve ser constantemente sustentado pela vida superior. Ele rompe a ordem das causas e efeitos; que rompe a continuidade do mundo exterior; torna impossível uma racional união de realidades; que proíbe uma visão monástica da condição imediata do mundo. Esta nova vida deriva seu poder e não de mera natureza; é uma manifestação da vida divina dentro de nós ( Hauptprobleme der Religionsphilosophie , Leipzig, 1912,17 ff; Der Kampf um einen geistigen Lebensinhalt , Leipzig, 1907; Grundlinien einer neuen Lebensanschauung , Leipzig, 1907; Johannes Muller, Bausteine ​​pele persönliche Kultur , 3 volumes, Munchen, 1908). Assim, o mais recente desenvolvimento da filosofia idealista corrobora de forma notável a verdade cristã de regeneração. Ver igualmente CONVERSÃO . 

FONTE Enciclopédia Internacional Standard Bible 1915

FONTE WWW.AVIVAMENTONOSUL21.COMUNIDADES.NET