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pioneiros da reforma ESCOCESA
pioneiros da reforma ESCOCESA

                             Dois reformadores escoceses primeiros 

 

De vez em quando Deus, em Sua sabedoria inescrutável e soberana misericórdia, envia a Sua Igreja, em diferentes partes do mundo, bênção renascimento glorioso. Ele surge e tem piedade de Sião. Seu tempo para favorecê-la, o tempo definido, chega. Sua servos profetiza aos ossos secos, eles vêm juntos, carne e pele cobri-los, e Ele respira neles o fôlego de vida. Eles se levantar um exército grande em extremo. Na história da nação escocesa não houve reavivamento mais notável do que a Reforma do século XVI.

 A Reforma veio depois de muitos séculos de trevas espirituais terrível. A antiga igreja celta, que tinha desenvolvido a partir do trabalho de Columba, no século VI e outros missionários, possuía muito verdadeira vitalidade espiritual. A influência da Igreja de Roma, no entanto, com as suas reivindicações absurdas para o seu Bispo de Roma, o Papa, aumentou de forma constante. Por volta do século XII, após a rainha Margaret, a esposa de Malcolm Canmore, e, particularmente, seus dois filhos, Alexandre, o Primeiro eo famoso David o primeiro lugar, tinha feito seu pior, a romanização da Igreja escocesa foi completa. Por volta do século XVI, a Igreja da Escócia foi tão corrupto quanto qualquer outro na cristandade. Sua doutrina era uma mistura pena da verdade bíblica e erro supersticioso. Enquanto houve alguns clérigos aprenderam, a ignorância entre o clero ordenado foi generalizada.

 Um conselho provincial da igreja tentou, sem sucesso, para corrigir as questões através da emissão de um catecismo, preparado pelo arcebispo Hamilton, para instruir as pessoas nos Dez Mandamentos, o Credo, e Oração do Senhor. Vigários e curas foram instruídos a ler a partir dele publicamente a cada domingo. Obviamente, muitos deles eram quase analfabetos para o município instruiu-os a ensaiar as aulas diariamente, para que não se expõem ao ridículo por gaguejando e tropeçando através de sua leitura.

 Thomas Forrest era o vigário de dólar. Ele era um bom e culto ministro que foi levado para a tarefa por seu bispo, o bispo de Dunkeld, por pregar a cada domingo, a partir de uma epístola ou Evangelho. "Agradeço a Deus eu nunca soube o que o Antigo eo Novo Testamento foi", declarou o bispo. O Papa havia condenado a Bíblia na língua vulgar, e Dean Thomas, como Forrest é geralmente chamado, foi queimado na Colina do Castelo de Edimburgo em 1539.

 Irreverência foi generalizada também. Um exemplo disso foi o folguedo anuais associadas a um festival chamado "O Abade de Irracionalidade". O povo elegeria alguns "Senhor do Revel". As igrejas seria ocupado e não haveria imitações simulados dos ritos sagrados, e paródias indecentes dos hinos seriam cantadas. A Igreja acumulou para si uma grande riqueza. Os prelados viviam vida de grande luxo, enquanto os sacerdotes comuns foram pagos uma ninharia. Os membros de famílias nobres eram freqüentemente nomeados para cargos titulares na igreja, para que as receitas dessas posições beneficiará as famílias. Havia imoralidade terrível praticado entre o clero. Cardeal Beaton, que condenou George Wishart à morte, teve numerosos filhos ilegítimos. Próprio conselho provincial da igreja de 1549, presidida pelo sucessor de Beaton como arcebispo de St. Andrews, John Hamilton, lamentou a corrupção dos costumes, e profunda lascívia de vida em clérigos de quase todas as fileiras.

 O Senhor, porém, teve suas testemunhas nos séculos imediatamente anteriores à Reforma. Nos séculos XIV e XV os lolardos, discípulos de João Wickcliffe o acadêmico de Oxford, muitas vezes referida como a Estrela da Manhã da Reforma, estavam ativos em várias partes da Escócia, especialmente no Sudoeste. Um deles, John Resby, um inglês, foi queimado em Perth, em 1407. Ele havia negado o Papa era o Vigário de Cristo na terra. Paul Craw, um médico Bohemian, foi queimado na St Andrews em 1433 por negar as doutrinas da transubstanciação e do purgatório, e por defender a Bíblia estará disponível na língua do povo. Resby e Craw foram mártires de dias de pré-reforma. É Patrick Hamilton, que é reconhecido como o proto-mártir da Reforma na Escócia.

 O Renascimento, um notável renascimento da aprendizagem na Europa, tinha preparado a mente dos homens a questionar os dogmas da Igreja Católica Romana, e para acolher diferentes doutrinas. Pregagem de suas 95 teses na porta da igreja em Wittenberg em 1517 de Martyn Lutero foi o sinal para muitos a propagar seus ensinamentos. Livros luteranos e folhetos começaram a fazer o seu caminho para a Escócia através dos portos da costa leste de Leith, Dundee e Montrose. Tradução de Tyndale do Novo Testamento para o Inglês também foi trazido. O Parlamento escocês passou a ser crime para importar, ou mesmo para possuir tais escritos heréticos, mas eles continuaram a circular. Deus estava trabalhando entre o povo escocês.

 Os três reformadores Scottish Premier eram Patrick Hamilton, George Wishart, e pré-eminentemente John Knox. Este trabalho está preocupado com Hamilton e Wishart.

 Patrick Hamilton nasceu em 1504. Ele era um filho mais novo de Sir Patrick Hamilton de Kincavill em Linlithgowshire. Ele era de origem nobre, sendo conectado através de seu pai com a poderosa Casa de Hamilton, uma das principais famílias escocesas. Ele tinha sangue real nas veias de sua mãe, Catherine Stuart, foi uma grande filha do rei James o segundo. Com a idade de treze anos, foi nomeado abade titular de Fearn na Páscoa Ross. As receitas que teriam sido obtidos a ele a partir deste benefício teria financiado a sua formação no estrangeiro. Estudou primeiro na Universidade de Paris. Sua faculdade de teologia, a Sorbonne, foi a mais famosa escola de teologia e filosofia na cristandade. Hamilton graduou-se com distinção em 1520.

 Enquanto em Paris, ele foi muito influenciado pelos escritos de Lutero, que estavam sendo intensamente estudados e discutidos por muitos lá. Claramente, Hamilton ficou muito atraído por doutrina de Lutero. De Paris, ele foi para Louvre para estudar na universidade lá e para fazer o conhecimento de Erasmus, o famoso estudioso humanista. No Louvre distinguiu-se em filosofia e em idiomas.

 De lá, ele retornou para a Escócia para um estudo mais aprofundado da Universidade de St Andrews. Matriculou-se na St Andrews no 09 de junho de 1523 - quatro dias depois James Beaton tinha sido instalado como o arcebispo de St. Andrews e Primaz da Igreja da Escócia. Foi esse mesmo James Beaton que era ter Hamilton condenado à morte.

 Enquanto em St Andrews, Patrick Hamilton discutido livremente as novas idéias religiosas hauridas no continente e distribuído o Novo Testamento em língua vulgar. Isso provocou a ira de James Beaton que, no início de 1527, citado Hamilton para aparecer diante dele para responder a uma acusação de propagar a doutrina luterana. Hamilton fugiu para a Alemanha.

 Ele queria ir para Wittenberg e conhecer Lutero, mas que cidade estava fechada para ele por causa da praga. Em vez disso ele foi para Marburg, onde Philip de Hesse, um dos príncipes alemães que apoiaram a Reforma, que recentemente fundou uma universidade protestante. Hamilton matriculado como estudante lá. Lá, ele fez amizade com Francis Lambert, um eminente francês Reformer, que havia sido expulso da França por causa de seus pontos de vista religiosos e que foi encomendado por Filipe de Hesse para promover a Reforma lá. Lambert disparou ainda mais Hamilton de zelo pela doutrina protestante. Foi ele quem incentivou Hamilton a publicar há uma série de teses doutrinárias em latim. Eles foram posteriormente publicados em Inglês sob o título, Patrick Places - uma série de lugares comuns da verdade evangélica. Eles nos dão uma visão valiosa sobre o ensino de Hamilton. Eles insistirei muito sobre a doutrina da justificação pela fé somente.

 Mas Hamilton desejava que seus próprios compatriotas devem ter a luz do Evangelho. Ele, portanto, retornou à Escócia no outono de 1527. Ele pregou na área ao redor de sua própria casa, em Linlithgowshire. Seu próprio irmão e irmã foram convertidos sob sua pregação. Arcebispo Beaton, que fez questão de mostrar seu zelo pela Igreja Católica Romana, na esperança de alcançar a sua ambição de ser feito um cardeal, traiçoeiramente induziu -o através da Forth para St Andrews, supostamente para conversar com ele. Por cerca de um mês, Hamilton foi tratado com cortesia e encorajados a expor os seus pontos de vista. Ele foi ainda autorizado a ensinar abertamente na universidade, mas foi tudo um complô para incriminá-lo. Ele sabia que estava em perigo, mas se recusou a ouvir os conselhos de amigos que o incitaram a fugir.

 Um Alexander Alane, a Canon dos Agostinianos Priorado de St Andrews, tentou convencê-lo a retratar-se, mas era ele mesmo converteu. Após a morte de Hamilton, ele fugiu para o continente, onde se tornou um distinto professor de Teologia sob o nome de Alesius, significando Wanderer . Outra, Frei Campbell, um frade dominicano, foi encorajado a conversar com Hamilton, a fim de reunir provas que poderiam ser usadas em seu julgamento. A hierarquia colocou com muito cuidado os seus planos. O jovem rei, James o quinto lugar, foi conhecido nesta fase (ele apenas dezesseis anos foi) para favorecer a discussão livre e estar aberto à perspectiva renascentista. Ele foi, portanto, persuadidos a ir em peregrinação ao santuário de São Duthac em Ross-shire (St Duthac, é claro, é Tain). Na noite do 28 de fevereiro de 1528 Patrick Hamilton foi preso em seu quarto por homens do arcebispo, e levada para o castelo St Andrews. A seguinte manhã, ele foi levado a julgamento na catedral. Muitos foram os bispos, abades, frades e médicos presentes no julgamento. Frei Campbell e outros testemunharam contra ele: Hamilton, ele mesmo, apelando sempre para as Escrituras em defesa de sua doutrina. Ele foi declarado herege, culpado de "disputando, segurando e mantendo diversas heresias de Martinho Lutero e seus seguidores". Ele foi condenado à morte na fogueira.

 Sem tempo foi perdido na realização da sentença. Ao meio-dia daquele dia, ele foi levado para a fogueira do lado de fora da faculdade de São Salvador. Esse ponto ainda é marcada pela PH letras na pedra. Para seu servo fiel que deu o seu vestido, casaco e gorro, dizendo: "Estes não vai me beneficiar no fogo.: Eles vão valer-te Após isso, de me puderes não recebem mercadorias, exceto o exemplo da minha morte, que eu Rogo-te ter em mente. Embora seja amargo para a carne e com medo diante dos homens, no entanto, é a entrada na vida eterna, que ninguém deve possuir que negam Cristo Jesus antes desta geração perversa ".

 Sua morte foi agonizante. As bichas eram úmido (não intencionalmente), e um vento oriental do mar não ajudou. A chama não acender rapidamente - ele queimou apenas severamente até que um novo suprimento de pó foi trazida do castelo. Durante seis horas, ele suportou o que deve ter sido uma tortura agonizante. "Mas", diz Alesius que foi uma testemunha ocular, "o mártir nunca deu um sinal de impaciência ou raiva, nem sempre chamado para o céu por vingança contra os seus perseguidores. Tão grande era sua fé, tão forte a sua confiança em Deus!"

 Frades zombavam dele, incitando-o a invocar a Virgem. O único a quem ele falava realmente severamente era frade Campbell, que arrogantemente zombavam dele como ele sofreu. "Tu homem mau", declarou Hamilton. "Tu sabes que eu não sou um herege e que é a verdade de Deus para que agora sofrem; Tanta coisa que te confere a mim em particular, e por isso eu apelo-te a responder perante o Tribunal de Cristo." Poucos dias depois, Campbell morreu em Glasgow em um estado perturbado de espírito.

 Um dos multidão apelou ao Hamilton morrer, se ele ainda acreditava que as doutrinas para a qual ele foi condenado, para fazer um sinal. Ele levantou três dedos de sua mão queimada para o céu e disse: "Até quando, ó Senhor, a escuridão oprimir este reino? Até quando terás sofrer esta tirania dos homens? Senhor Jesus, recebe o meu espírito". Estas foram as últimas palavras que ele proferiu.

 O martírio de Patrick Hamilton teve um efeito mais poderoso. As autoridades achavam que por impondo a esse tratamento severo para um homem de tão alta patente que iria dissuadir os outros, e parar ou reverter a crescente onda de agitação. O efeito foi justamente o contrário. Muitos foram despertados a indignação e raiva; e interesse em e discussão da doutrina reformada aumentou cem vezes mais. Pessoas ficaram indignados com o tratamento dado a alguém tão jovem - ele ainda não tinha vinte e cinco anos. Quando eles consideravam seus poderes inquestionáveis ​​do intelecto, seu nobre nascimento, seu caráter bonito, ea coragem com que enfrentou uma morte cruel, eles estavam cheios de repulsa. Sua morte foi de imensa importância para o avanço da causa da Reforma na Escócia. Um dos próprios amigos do arcebispo disse-lhe: "Meu senhor, se vos queimar mais, a menos que vos siga meu conselho, vos destruir-vos. Se vos queimá-los, deixá-los ser queimado na forma como [profundidade] caves, para a fedor [fumaça] do Mestre Patrick Hamilton já infectou tantos como ele explodiu em cima ".

 Qual foi a doutrina de Patrick Hamilton? Ele havia sido grandemente influenciado por Lutero e sua doutrina. Ele martelada a Doutrina da Justificação pela fé. Em lugares de Patrick , ele escreveu: "Todo aquele que crê ou pensa ser salvo por suas obras nega que Cristo é o Salvador, que Cristo morreu por ele, e que todos os pecados pertencia a Cristo. Pois, como é Ele o teu Salvador, se tu pudesses salvar-te junto as tuas obras? Ou whereto Ele deveria morrer por ti, se tuas obras poderia ter te salvou? " Ele ensinou que a lei condena, mas o Evangelho nos mostra a nossa redenção; que a lei é a palavra de "I"; o Evangelho, a palavra de "graça".

 Em seu julgamento, em St Andrews, entre as acusações contra ele eram de que ele ensinou uma doutrina de corrupção restante em bebês após o batismo, toda a corrupção da vontade humana, a possibilidade de uma garantia de salvação para todo verdadeiro cristão, e justificação pela fé Alone. Ele ensinou que nenhum homem pode ser compensada por boas obras, mas que as boas obras são fruto da fé salvadora. Ele foi acusado de ensinar que Confissão Auricular não é necessário para a salvação, que não existe purgatório, e que o Papa é o Anti-Cristo. É evidente que ele tinha abraçado a doutrina protestante distintamente nesta fase inicial da Reforma. A doutrina da justificação pela fé somente era para ele absolutamente fundamental. Podemos dizer que ele era um luterano minuciosa curso. O reformador francês, Lambert, considerado "o seu julgamento em verdade divina muito certo e sólido." Ele declarou: "Eu certamente pode testemunhar que eu quase não conheci outro que conversou com mais espiritualidade e sinceridade sobre a Palavra de Deus". Tal era o homem de Deus a hierarquia católica romana condenado a uma morte cruel para o que eles chamaram heresia.

 O mais conhecido dos mártires escoceses de Reforma tempos eram Patrick Hamilton e George Wishart. Wishart nasceu provavelmente em 1513, o ano da batalha de Plodder. Ele era filho de Sir James Wishart de São Arrow, no Nairn Forfar-shire. Estudou na Kings College, Aberdeen, onde se distinguiu em grego. Na verdade, ele se tornou um dos melhores estudiosos gregos na Grã-Bretanha. Tornou-se professor de grego na escola de gramática de Montrose - uma escola fundada por Laird Erskine de Dun, que agora tinha abraçado a doutrina protestante. Cardeal David Beaton, que sucedeu seu tio como arcebispo de St. Andrews, em 1537, e que foi elevado à posição de cardeal pelo Papa em 1538, ficou alarmado ao saber que Wishart estava estudando o grego do Novo Testamento com seus alunos. E por sua instigação, o bispo de Brechin convocado Wishart para responder diante dele. Wishart fugiu para a Inglaterra.

 Na Inglaterra, ele fez amizade com o bispo Latimer de Worcester, e sob o seu patrocínio, palestras e pregou por um tempo em várias igrejas em Bristol. De lá, ele viajou para o continente. Ele foi até a sede da Igreja Reformada na Suíça, onde estudou as doutrinas da Igreja Reformada suíça. Enquanto estava lá, ele traduzido para o Inglês da Primeira Confissão Helvética ea trouxe de volta com ele, eventualmente, para a Escócia. Isso é de grande importância, pois significava que a Reforma escocesa veio sob a influência do ensino suíço mais radical, ao invés da doutrina luterana.

 Em 1543, ele voltou para a Inglaterra, onde se tornou um tutor no Corpus Christi College, Universidade de Cambridge. Sua morte cruel depois é comemorado em uma das janelas do Corpus Christi College. Em 1545 ele retornou para a Escócia e se entregou à pregação do Evangelho. Ele era um eloqüente pregador popular; e Deus pôs o seu selo sobre a pregação de Wishart na conversão dos pecadores a Cristo. No Montrose ele expôs os fundamentos da fé, conforme previsto nos Dez Mandamentos, o Apóstolo Credo ea Oração do Senhor.

 De lá, ele se mudou para Dundee, na cidade escocesa em que as doutrinas reformadas receberam a sua aceitação mais pronta. Lá no Geneva da Escócia, como Dundee foi chamado às vezes, ele pregou com fervor da Epístola aos Romanos, e as multidões se reuniram para ouvi-lo. O magistrado da cidade, por iniciativa do cardeal Beaton, baniu-o da cidade, informando-lhe que ele poderia ser preso a qualquer momento. Mudou-se para o oeste, a Ayr. Ele pregou com grande sucesso em si Ayr, e na área circundante. Havia, é claro, muita oposição, mas a multidão ouviu atentamente a partir de púlpitos que foram abertas para ele, e da Cruz Mercat em Ayr, e em locais ao ar livre, como o dique drystone em Mauchline, ele pregou o evangelho da glória de redentor graça. O Espírito de Deus estava no trabalho nos corações de homens e mulheres. Em um dia quente, enquanto ele pregava na charneca fora Mauchline, Deus o ajudou maravilhosamente, e ele continuou a pregar mais de três horas. Knox diz: "Nesse sermão, Deus andava tão maravilhosamente com ele, que um dos homens mais perversos nesse país, Lawrence Rankin, Laird de Sheil, foi convertido." Knox continua, "As lágrimas correram dos olhos de Rankin em tal abundância que todos os homens se perguntou. Sua conversão foi, sem hipocrisia, por sua vida e conversa testemunhei isso em todos os tempos que virão." 

Ao saber que a praga irrompeu em Dundee, Wishart correu de volta a essa cidade para ministrar o conforto que podia para os doentes e morrendo, e de pregar o Evangelho a todos os que quiseram ouvir. Ele costumava ficar no topo do Porto Oriental (que é o portão leste) e pregar ao povo de ambos os lados. Aqueles que sofrem de doença eram do lado de fora do portão, os outros dentro. Seu primeiro sermão que lhes foi tirada do Salmo 107 "Enviou a sua palavra, e os sarou". "Não é nem erva nem gesso, ó Senhor, mas a tua palavra sara todas as", ele orou. Ele lembrou o povo do vale da Palavra de Deus; da punição aguarda aqueles que desprezava; e da certeza da misericórdia de Deus para aqueles que atenderam a Palavra e se voltam para Ele. Ele falou da felicidade eterna aguarda aqueles crentes atingidas pela praga que Deus iria tomar para si mesmo. "Por que sermão", diz Knox ", ele então levantou os corações de todos que a ouviram, que não considerava a morte, mas julguei mais felizes que deveria partir, de como deve ficar para trás, considerando que não sabia se eles devem ter um tal edredom com eles em todos os momentos. "

 Ele incansavelmente ministrado aos doentes e morrendo, movendo-se entre eles, independentemente do risco de infecção. Ele fez com que comida e bebida estavam disponíveis para aqueles que poderiam levá-lo, e ele ajudou os pobres de qualquer maneira que podia. Para morrendo pecadores ele falou de Cristo e Sua obra consumada para o efeito que não poucos paz encontrada com Deus, antes que eles partiram desta vida.

 Em certa ocasião, depois que ele acabou de pregar, ele notou um sacerdote ao pé da escada, e era suspeito. Indo até ele, ele disse: "Meu amigo, o que você faria?" Ao mesmo tempo, ele tomou-lhe o punhal, o sacerdote estava escondido debaixo de seu vestido. O padre foi pego de surpresa, e confessou que tinha sido subornado pelo cardeal Beaton para assassinar Wishart. As pessoas estavam enfurecidos contra o padre eo teria matado, não tinha Wishart impediu. Ele salvou sua vida, tomando o suposto assassino em seus braços. "Não", ele disse, "ele me fez nenhum mal, mas o bem; ele vamos entender o que podemos temer;. Nos tempos vindouros, vamos observar melhor"

 Quando a peste tinha diminuído, Wishart pago outra visita a Montrose. Enquanto estava lá, ele recebeu uma carta supostamente de um amigo, informando-o de que ele estava doente, e pedindo-lhe para vir imediatamente. Wishart e alguns amigos partiram, mas depois que eles tinham ido um quarto de milha, ele parou e disse: "Estou proibido de Deus para ir nesta viagem. Será que alguns de vocês o prazer de andar para acolá", ele apontou para uma pequena colina ", e ver o que vai encontrar, pois eu apreender há uma trama feita contra a minha vida." No morro, encontraram cerca de sessenta cavaleiros esperando por ele. A carta tinha sido uma falsificação do cardeal Beaton. "Eu sei", disse Wishart, "Eu vou acabar com minha vida nas mãos de que o homem sanguinário, mas não vai ser desta maneira. Ele previu também, corretamente, em outra ocasião, que muitos não sofreria depois dele, e que logo a reforma triunfaria na Escócia. Knox escreveu de Wishart em sua História da Reforma na Escócia , "Além disso, ele foi tão claramente iluminado com o espírito de profecia, que ele viu não apenas coisas referentes a si mesmo, mas também coisas como alguns cidades, e todo o reino após ele sentia; que ele forespake, não em segredo, mas na platéia de muitos ".

 Pouco depois, Wishart estava pregando em East Lothian. Neste momento não apareceu em cena um John Knox, um padre da Igreja de Roma, que tinha sido convertido e abraçou a doutrina reformada. Ele foi contratado em Longniddry Casa como um tutor para os meninos dos senhores do Ormiston e Longniddry. Ele acompanhou Wishart em sua turnê pregação de East Lothian carregando uma espada de duas mãos, com a qual defender Wishart. Knox era agora quarenta: oito ou nove anos mais velho que Wishart. Os senhores do Longniddry e de Ormiston eram de opinião reformada. Claramente, Knox era um discípulo fervoroso de Wishart. Pode-se argumentar, que se não fosse a influência de Wishart e sua morte trágica, Knox nunca teria assumido um papel de liderança no movimento da Reforma. A influência de Wishart sobre Knox significava que era o ensinamento radical mais de Reforma suíça, ao invés do luteranismo alemão, que dominou na Escócia.

 Depois de pregar em Haddington em East Lothian um dia no final de dezembro de 1545, Wishart aposentado para a noite para Ormiston House. Knox desejava continuar a acompanhar Wishart em suas viagens, mas Wishart não permitiria que ele, e ordenou-lhe adeus e afetuoso. Ele ordenou-lhe pôr de lado a sua espada, e disse-lhe: "Não, retornar a seus bairns", (ou seja, seus alunos) ", e que Deus abençoe você. Um é suficiente para um sacrifício." Knox e Wishart nunca se encontraram de novo neste mundo.

 Cardeal Beaton e do Governador, o Conde de Arran, estavam no encalço. Eles chegaram naquela noite no Elphinstone Tower, a menos de uma milha de Ormiston House, acompanhado pelo Conde de Bothwell, cujo filho Mary Queen of Scots foi depois de se casar, e alguns soldados. Por volta da meia-noite Bothwell e seus cavaleiros cercado Ormiston House. Wishart rendeu-se a eles, tendo obtido a partir de Bothwell uma solene promessa de que ele não seria entregue nem ao governador ou ao cardeal Beaton. Bothwell, no entanto, revelou-se falsa a sua palavra empenhada. Atraídos pelo ouro do cardeal, ea promessa do favor da mãe, a rainha, entregou Wishart ao cardeal Beaton. Até o final de janeiro de 1546, Wishart era um prisioneiro no calabouço garrafa terrível no castelo de St Andrews.

 Ele foi levado para ser julgado perante um impressionante conjunto de líderes religiosos na catedral St Andrews nos 28 th de fevereiro, com Beaton preside. Dezoito artigos foram lidos, acusando Wishart de várias heresias. Esses artigos demonstram quão completamente protestante foi o ensinamento de George Wishart. No julgamento, Wishart foi submetido a abusos de vários tipos. Os juízes ainda cuspiu em cima dele, mas ele se conduziu com grande humildade e dignidade, apelando constantemente à Palavra de Deus em apoio do seu ensino. Ele foi, no entanto, considerado culpado e condenado a ser queimado na fogueira. Porque o rei ainda era menor de idade e incapaz de governar, Beaton desejado do Governador, o Conde de Arran, para fornecer um juiz criminal para passar a sentença, para dar uma maior aparência de legalidade à execução. Mas Arran recusou, pedindo Beaton para atrasar processo até que o caso de Wishart foi devidamente analisada. Arran si mesmo, tinha começado a apoiar os reformadores, mas se retratou e voltou para a fé católica romana. Ele disse Beaton que, se ele agiu de outra forma o sangue seria sobre a sua cabeça. O prelado sem escrúpulos, no entanto, foi determinado que Wishart deve morrer.

 No 1 st de março 1546, o santo George Wishart foi deixar para a fogueira que tinha sido erguido em frente ao castelo. As armas do castelo foram treinados sobre ele, para que não seja feita qualquer tentativa para resgatar a vítima. Cardeal Beaton e seus amigos reclinado em almofadas de veludo nas janelas do castelo, a fim de tripudiar sobre as agonias de morte deste homem de Deus. Wishart foi levado diante do castelo com uma corda em volta do pescoço, e uma corrente em torno de sua cintura.

 Ele orou a Deus para ter misericórdia dele, e depois se dirigiu ao povo. Ele exortou-os a ser fiéis a Cristo, qualquer que seja a perseguição veio a eles. "Considerar e eis que o meu rosto", disse ele. "Você não deve ver-me mudar de cor. Este fogo sombrio que eu não tenha medo." Ele os exortou a não temer aqueles que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. "Eu certamente sabe que a minha alma jantar com meu Salvador esta noite, antes que ser de seis horas." Ele perdoou de todo o coração os seus inimigos que testemunharam contra ele eo condenaram. O carrasco se ajoelhou diante dele, implorando perdão. "Vem comigo", disse Wishart. Ele beijou sua bochecha e disse: "Eis aqui um sinal de que eu te perdoar... Do teu escritório." Ele foi amarrado à estaca, eo fogo foi aceso Havia sacos de poder ligados a seu corpo. "Esta chama tem arrasada meu corpo", disse ele, "ainda que o tenha intimidado o meu espírito. Mas aquele que de lá lugar alto contempla-nos com tanto orgulho, deverá, dentro de alguns dias, encontram-se o mesmo que vergonhosamente como agora ele é visto com orgulho de si mesmo descansar. " Wishart foi então enforcado e seu corpo queimado a cinzas.

 Três meses mais tarde, um grupo de conspiradores ganhou entrada para o castelo e assassinado o cardeal em seu próprio quarto. Eles exibido seu corpo desde o janela de onde ele tinha visto Wishart morrer. Foi um ato de falta de homens desesperados, que abrigavam um ódio pessoal para o Cardeal. Nem por um momento que qualquer pessoa que pensa direito tentar justificá-la. Cardeal Beaton era, naturalmente, um perseguidor sanguinário e um homem notoriamente imoral. Sir David Lindsay, o primeiro poeta escocês do tempo, expressa quantas feltro:

 Quanto ao Cardeal, admito

Ele era o homem que weel poderia querer, E nós vamos esquecê-lo em breve; E ainda penso, o sooth a dizer, embora o mergulhão é weel distância, A escritura foi abominavelmente feito.  

Tentativas têm sido feitas para implicar Wishart na conspiração, mas eles são sem fundamento. Wishart era um homem gentil de paz, que sempre lamentou ações violentas. A verdadeira explicação de sua previsão de fim trágico de Beaton é certamente aquela dada por Knox, que estava iluminado com o espírito de profecia. Reflita sobre as palavras de Thomas M'Crie em seu bom trabalho, a história da Igreja da Escócia :

 "Sustentar que esta opinião é inconsistente com a perfeição das Sagradas Escrituras, é confundir a questão inteiramente nossos ilustres nunca fingiu ser dotado com o espírito de profecia, no sentido em que isso é verdade dos antigos profetas;. Que não reivindicar a inspiração, nem requerer uma fé implícita para ser colocado em seus ditos como divino; eles não propô-las como regras de dever, nem recorrer a eles como evidências miraculosas das doutrinas que ensinavam Mas eles consideravam esses pressentimentos tão gracioso. intimações da vontade de Deus, que lhes foi concedida em resposta à oração, para o seu próprio incentivo ou direção; e lhes entregavam como avisos para os outros, deixando a verdade deles, a ser apurado e provado pelo evento ".

 Todas as contas que temos de George Wishart unir em testemunhar a sua piedade; sua aprendizagem; sua graça; e sua benevolência. Às vezes ele passava dias e noites inteiras em oração e meditação. Ele era extremamente generoso para com os pobres, dando-lhes não só o dinheiro, mas até mesmo algumas das roupas que ele usava. Knox diz a respeito dele:

 "Ele era um homem de tais graças como, antes dele, nunca foram ouvidos neste reino, sim, e são raros de ser encontrados ainda em homem algum, não obstante a grande luz de Deus, que desde o seu dia resplandece para nós."

 Um de seus alunos na Universidade de Cambridge, disse: "Ele foi cortês, humilde, amável, feliz em ensinar, desejosos de aprender. Se eu declarar seu amor a mim ea todos os homens, sua caridade para com os pobres, dando, aliviando, cuidar, ajudar , proporcionando... que foram justa causa para elogiá-lo. "

 Tal foi o pregador santo que a Igreja Católica Romana Primaz da Escócia queimado em St Andrews.

 O martírio de George Wishart levou ao luto generalizado, e provocou intensa indignação por parte de muitos contra os responsáveis. Isso levou a um estudo mais aprofundado das doutrinas que ele ensinou, e, sem dúvida, apressou-se a vitória da Reforma na Escócia. Como reformador, sua influência tem sido de importância monumental.

 Qual era o seu ensino? 

Wishart foi muito influenciado pela Reforma na Suíça e no sul da Alemanha, onde a ruptura com as tradições medievais era mais profunda do que vai nas áreas onde o ensino luterano predominaram. Seu apelo foi sempre à Escritura sozinho. Ele traduzida em Inglês da Primeira Confissão Helvética, que deu grande ênfase sobre a autoridade da Sagrada Escritura. Houve claro ensino sobre Deus, o homem, o pecado original, e sobre a salvação somente pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, que derramou Seu sangue para a redenção dos pecadores. A fé é dom de Deus. A Confissão ensina que o dever do ministro é principalmente para pregar. Ele é administrar os dois sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor. "Os sacramentos não são", diz a Confissão em uma declaração significativa, "sinais nuas, mas são sinais e verdades juntos". "É o principal dever dos magistrados para defender e obter a verdadeira religião." Em muitos aspectos, o ensino é semelhante a João Calvino, que seriam sistematizadas ainda mais claramente na Segunda Confissão Helvética, compilada algum tempo depois da morte de Wishart.

 A partir dos artigos acusando Wishart em seu julgamento, podemos obter um conhecimento bastante abrangente de seu ensino. Por sua própria natureza, esses artigos são negativos, mas podemos deduzir a partir deles a doutrina positiva que ele ensinou. Ele foi acusado de negar que havia sete sacramentos. Ele rejeitou a confissão auricular, a extrema-unção, e transubstanciação. Ele foi acusado de manter ", que o sacramento do altar era apenas um pedaço de pão, cozerá sobre as cinzas, e nenhuma outra coisa mais; nem ainda Deus pode ser em tão pouco espaço como entre as mãos do sacerdote." Ele denunciou votos monásticos, e ensinou o sacerdócio igual de todos os crentes. Ele declarou lícito para os sacerdotes de se casar, e manteve o Papa não tinha mais poder do que qualquer outro homem. Ele negou a eficácia da água benta, a legalidade de orações aos santos, e a existência do purgatório. Ele ensinou a escravidão da vontade humana. George Wishart discernido claramente a natureza anti-bíblica de dogmas de Roma. Ele ensinou a ruína do homem pela queda, recuperação unicamente pela obra de Cristo, e da necessidade de trabalho de Deus no coração, de modo que o pecador creia no Salvador com uma fé dada por Deus. Ele era um verdadeiro homem de Deus, que fielmente expôs as Escrituras.

 Patrick Hamilton e George Wishart deveria ocupar um lugar de honra entre os nossos heróis. A importância desses homens é imensa. Por seu trabalho, e por meio de seu martírio, que desempenhou um papel muito significativo na aquisição para nós uma herança mais glorioso: a Fé Reformada, que é a verdade de Deus. Infelizmente, essa herança não é valorizada hoje como deve ser, mesmo entre aqueles que são crentes evangélicos professam. A Igreja Católica Romana não mudou. Ela é sempre a mesma. As doutrinas contra as quais esses homens protestaram ainda são os ensinamentos da Igreja Romana. Na verdade, ela acrescentou uma vez que seus dias, outros dogmas não bíblicos. O objetivo de Roma é ver esta terra trouxe de volta para o rebanho do catolicismo romano; de volta a um sistema que não é bíblico; um sistema de escuridão espiritual. Roma ensina outro evangelho. Ela não acredita em justificação pela fé somente. Sua cerimônia central, a massa, é uma terrível blasfêmia. Mariolatria ea invocação dos santos ainda são sua prática. Sua doutrina do purgatório, e que da infalibilidade papal são flagrantemente anti-bíblica. Estes são doutrinas destruidores da alma. Você e eu preciso estar em guarda.

 É comum hoje em dia para os protestantes para tentar fazer causa comum com os católicos romanos. Clérigos católicos romanos e protestantes freqüentemente compartilham de serviços ecumênicos. Esta é uma traição de uma herança transmitida a nós por homens como Patrick Hamilton e George Wishart. Enquanto certamente estamos chamados a amar os nossos vizinhos católicos romanos, e enquanto estamos a tempo para a sua conversão, e procurar no amor para dar a conhecer a eles o verdadeiro Evangelho, não podemos fazer causa comum com eles na adoração ou no serviço cristão. Catolicismo Romano é um sistema falso. É contrário à verdade. Somos chamados a separação dele. Sua mensagem é outro evangelho.

 Temos que estar bem familiarizado com os heróis da nossa fé. Certamente, o estudo de Hebreus 11 agita nossas almas. O estudo do testemunho de homens e mulheres de Deus ao longo dos séculos em execução, que estavam dispostos a estabelecer a própria vida por Cristo e pela Sua Verdade, certamente nos fazer muito bem nesta época letárgico, quando tantos se mostram covarde, e são intimidados pelo medo do homem. Policarpo, os valdenses, John Huss da Boêmia, os huguenotes franceses, Cramner, Ridley, Latimer, os mártires marianos na Inglaterra, os mártires Scottish Covenanters, e os dois Margarets, para citar apenas alguns, são mártires cristãos cujo testemunho, até morte, devemos freqüentemente contemplar e cujo testemunho fiel deve inspirar-nos a uma maior constância em face da oposição.

 Entre esse acolhimento fiéis são Patrick Hamilton e George Wishart. Eles estão entre os mais nobres homens que alguma vez pisou nesta terra. Deus lhes deu a Seu Filho no Pacto Eterno; Cristo remiu pelo seu sangue; Espírito Santo transmitido vida a eles; e pela graça de Deus permitindo que eles suportaram uma testemunha fiel a Deus e à Sua verdade. Eles foram fiéis até a morte, selando o seu testemunho com a própria vida. Eles receberam, temos a certeza, uma entrada abundante no reino eterno de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Quem pode duvidar, mas que todas as trombetas soaram para eles do outro lado!

 Que o seu exemplo fortalecer a nossa fé, nossa esperança e nossa alegria no Senhor. Que ele possa nos inspirar a uma profunda devoção a Nosso Senhor Jesus Cristo. Para nós, é dado, em relação a Cristo, não somente crer nele, mas também de sofrer por amor a Ele. Que possamos sempre considero um privilégio de sofrer afronta pelo nome abençoado.

 

fonte www.reformation-scoland.org

FONTE www.avivamentonosul.blogspot.com.br