Regeneração
Léxicos
sinônimos
ré - jen - ER - ā'shun , Re4-:
III. Desenvolvimento posterior da Doutrina
LITERATURA
O termo "regeneração" teológica é a tradução latina da expressão grega παλινγενεσία , palingenesia , Que ocorre duas vezes no Novo Testamento ( Mateus 19:28 ; Tito 3: 5 ). A palavra é geralmente escrito παλιγγενεσία , Mateus 19:28Tito 3: 5paliggenesia, Em grego clássico. Seu significado é diferente nas duas passagens, embora uma fácil transição do pensamento é evidente.
Em Mateus 19:28Mateus 19:28 a palavra refere-se à restauração do mundo, em que sentido é synonymical às expressões ἀποκατάστασις πάντων , apokatastasis Panton"Restauração de todas as coisas" ( Atos 3:21Atos 03:21 ; o verbo é encontrado em Matthew 17:11Mateus 17:11 , ἀποκαταστήσει πάντα ,apokatastḗsei panta, "Deve restaurar todas as coisas"), e ἀνάψυξις ,anápsuxis"Refrescante" ( Atos 03:19Atos 3:19 ), o que significa uma transição gradual de significado para o segundo sentido da palavra sob consideração. Supõe-se que a regeneração, neste sentido, denota a fase final de desenvolvimento de toda a criação, pelo qual os propósitos de Deus em relação ao mesmo estão plenamente realizado, quando "todas as coisas (são colocados) sujeitou debaixo de seus pés" ( 1 Coríntios 15:271 Coríntios 15:27 ) . Esta é uma "regeneração no sentido próprio da palavra, pois significa uma renovação de todas as coisas visíveis quando o velho se passou, eo céu ea terra se fez novo" (compare Apocalipse 21: 1Apocalipse 21: 1 ). Para o judeu a regeneração assim profetizou estava inseparavelmente ligado com o reinado do Messias.
Nós encontramos esta palavra nas mesmas ou muito semelhantes sentidos na literatura profana. Ele é usado da renovação do mundo na filosofia estóica. Josephus ( Ant. , XI, iii, 9) fala da anáktēsis Kai paliggenesia TES patridos , "Uma nova fundação e regeneração da pátria", após o retorno do cativeiro babilônico. Philo (ed. Mangey, ii. 144) usa a palavra, falando da época pós-diluviano da terra, a partir de um novo mundo, e Marcus Aurelius Antoninus (xi. 1), de uma restauração periódica de todas as coisas, que estabelece estresse sobre a constante recorrência e uniformidade de todos os acontecimentos, que pensavam que o pregador expressa por "não há nenhuma coisa nova debaixo do sol" ( Eclesiastes 1: 9 ). Na maioria dos lugares, no entanto, onde a palavra ocorre em escritos filosóficos, ele é usado da "reencarnação" ou "nascimento posterior" do indivíduo, como no budista e da doutrina pitagórica da transmigração das almas (Plut., Edição Xylander, . ii 998c; Clemente de Alexandria, edição de Potter, 539), ou então de um renascimento da vida (Philo i 159).. Cicero usa a palavra em suas cartas para Atticus (vi. 6) metaforicamente de seu retorno do exílio, como um novo sopro de vida que lhe foi concedida. Vejo Eclesiastes 1: 9Escatologia do Novo Testamento , IX.
Neste sentido é, sem dúvida, incluídos na concepção bíblica completa do antigo significado, pois é impensável que a regeneração no sentido escatológico pode existir sem uma regeneração espiritual da humanidade ou o indivíduo. É, no entanto, bem evidente que este último tenha surgido concepção bastante tarde, a partir de uma análise do significado anterior. É encontrado em Tito 3: 5Tito 3: 5 que, sem uma certeza absoluta quanto ao seu significado, é geralmente interpretado de acordo com os numerosos substantivos e verbos que deram a definição dogmática com a doutrina da regeneração na teologia cristã. Clemente de Alexandria é o primeiro a diferenciar este significado da antiga pela adição do adjetivo πνευματική , pneumatikḗ , "Espiritual" (compare anapsuxis, Atos 3:20Atos 03:20 ; VejoREFRESCANTE). Neste último sentido, a palavra é tipicamente cristã, embora o Antigo Testamento contém muitas sombras dela do processo espiritual expressa assim.
É sabido que nas porções anteriores do Velho Testamento, e até certo ponto durante todo o Antigo Testamento, a religião é olhado e falado de mais como uma posse nacional, cujos benefícios são bênçãos em grande parte visíveis e tangíveis. A ideia de regeneração ocorre aqui, portanto - embora nenhuma expressão técnica tenha ainda sido inventado para o processo - no primeiro significado da palavra elucidado acima. Se as promessas divinas consulte o final messiânico vezes, ou estão a ser realizada em uma data anterior, todos eles referem-se à nação de Israel como tal, e aos particulares apenas na medida em que são participantes nos benefícios concedidos a Commonwealth . Isto é verdade mesmo que as bênçãos profetizadas são apenas espiritual, como em Isaías 60:21Isaías 60:21 , Isaías 60:22Isaías 60:22 . A massa do povo de Israel, portanto, são ainda pouco cientes do fato de que as condições em que essas promessas divinas estão a ser atingido são mais do que os cerimoniais e rituais. Logo, porém, grandes desastres, ameaçando derrubar a entidade nacional, e finalmente o cativeiro e dispersão que causou funções nacionais a ser quase, se não totalmente, descontinuado, assistida no crescimento de um sentido de responsabilidade individual ou pessoal diante de Deus. O pecado de Israel é reconhecido como o pecado do indivíduo, o que só pode ser removido pelo arrependimento individual e de limpeza. Isto é melhor visto a partir dos apelos de agitação dos profetas do exílio, onde frequentemente a necessidade de uma mudança de atitude para com o Senhor é pregado como um meio para tal regeneração. Isso não pode ser entendido senão como uma viragem do indivíduo ao Senhor. Aqui, também, nenhuma cerimônia ou sacrifício é suficiente, mas uma interposição de graça divina, que é representado sob a figura de uma lavagem e aspersão de toda a iniqüidade eo pecado ( Isaías 1:18Isaías 1:18 ; Jeremias 13:23Jeremias 13:23 ). Não é possível agora para acompanhar na íntegra o desenvolvimento desta ideia de limpeza, mas já em Isaías 52:15Isaías 52:15 a aspersão de muitas nações é mencionado e é logo entendida no sentido do "batismo", que prosélitos teve que passar antes de sua recepção no pacto de Israel. Era o símbolo de uma limpeza radical como a de um "recém-nascido", que era uma das designações do prosélito (compare Salmo 87: 5 ; veja também a tractate Salmo 87: 5 Yebhāmōth 62a). Seria surpreendente que Israel, que tinha sido culpado de muitos pecados dos gentios, precisava de um baptismo e aspersão similar? Isto é o que Ezequiel 36:25Ezequiel 36:25 sugere: "Eu espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies, e de todos os vossos ídolos vos purificarei." Em outras passagens, o poder de limpeza e refino de fogo é mencionado (por exemplo, Malaquias 3: 2 ), e não há dúvida de que João Batista encontrados em tais passagens o terreno para a sua prática de batizar os judeus que vieram a ele ( João 1 : 25-28 e paralelos da). Malaquias 3: 2João 1: 25-28
O giro de Israel a Deus era necessariamente concebido para ser uma mudança interior de atitude para com Ele, em outras palavras, a aspersão com água limpa, como um sinal externo, era o emblema de um coração puro. Foi Isaías e Jeremias, que chamou a atenção para isso ( Isaías 57:15Isaías 57:15 ; Jeremias 24: 7Jeremias 24: 7 ; Jeremias 31: 33-35Jeremias 31: 33-35 ; Jeremias 32: 38-40Jeremias 32: 38-40 , et passim ). Aqui, novamente, é feita referência a pessoas, não só para as pessoas em geral ( Jeremias 31:34Jeremias 31:34 ). Esta regeneração prometido, tanto carinho oferecido pelo Senhor, é ser o sinal de uma nova aliança entre Deus e seu povo ( Jeremias 31:31Jeremias 31:31 ; Ezequiel 11: 19-21Ezequiel 11: 19-21 ; Ezequiel 18:31Ez 18:31 , Ezequiel 18:32Ezequiel 18:32 ; Ezequiel 37:23Ezequiel 37: 23 , Ezequiel 37:24Ezequiel 37:24 ).
A limpeza renovar e se fala aqui é, na realidade, nada mais do que o que Deuteronômio 30: 6Deuteronômio 30: 6 havia prometido, a circuncisão do coração em contraste com a carne, o token da antiga (Abraão) aliança (da circuncisão, Jeremiah 4: 4 ) . Como Deus toma a iniciativa de fazer o pacto, a convicção leva raiz que o pecado humano e depravação pode ser eficazmente eliminado apenas pelo ato de Deus mesmo renovar e transformar o coração do homem ( Oséias 14: 4 ). Este vemos a partir do testemunho de alguns dos melhores filhos e filhas de Israel, que também sabia que esta graça foi encontrado no caminho do arrependimento e humilhação diante de Deus. A expressão clássica desta convicção é encontrada na oração de Davi: "Cria em mim um coração puro, Jeremiah 4: 4Oséias 14: 4OGOD; e renova um espírito reto (margem "firme") dentro de mim. Não me lances fora da tua presença, e tomar Espírito Santo não te de mim. Restitui-me a alegria da tua salvação; e sustém-me com um espírito voluntário "( Salmo 51: 10-12Salmo 51: 10-12 ). Jeremias coloca as seguintes palavras na boca de Efraim:" Vira-te de mim, e eu vou ser transformada "( Jeremias 31:18Jeremias 31:18 ), mais claro que qualquer passagem. do Antigo Testamento, João Batista, precursor de Cristo e último tocha flamejante do tempo do pacto anterior, falou sobre o batismo, não da água, mas do Espírito Santo e de fogo ( Mateus 3:11Mateus 3:11 ; Lucas 3:16Lc 3: 16 ; João 1:33João 1:33 ), levando assim à realização de foreshadowings Antigo Testamento que se tornou possível pela fé em Cristo.
No ensinamento de Jesus a necessidade da regeneração tem um lugar de destaque, embora em nenhum lugar são as razões dadas. O Velho Testamento tinha conseguido - e até mesmo a consciência Gentile concordou com ele - em convencer as pessoas desta necessidade. A afirmação mais clara do mesmo e a explicação da doutrina da regeneração é encontrado na conversa de Jesus com Nicodemos ( João 3 ). Ele baseia-se (1) a observação de que o homem, mesmo o mais escrupuloso no cumprimento da lei, está morto e, portanto, incapaz de "jus" às exigências de Deus. Apenas Aquele que deu a vida no início pode dar a vida (espiritual) necessária para fazer a vontade de Deus. (2) O homem caiu de sua esfera virginal e divinamente designada, o reino do espírito, o Reino de Deus, vivendo agora a vida terrena perecendo. Somente com uma nova natureza espiritual dado a ele, por ser "nascido de novo" ( João 3: 3João 3: 3 , a margem Versão Revisada "de cima", grego ἄνωθεν , anothen), Por ser "nascido do Espírito" ( João 3: 6João 3: 6 , João 3: 8João 3: 8 ), ele pode viver a vida espiritual que Deus requer do homem.
Estas palavras são uma exegese do Novo Testamento da visão de Ezequiel dos ossos mortos ( Ezequiel 37: 1-10Ezequiel 37: 1-10 ). É o "sopro do Senhor," o Espírito de Deus, o único que pode dar vida ao morto espiritualmente.
Mas a regeneração, de acordo com Jesus, é mais do que a vida, é também purificar . Como Deus é puro e sem pecado, ninguém senão os puros de coração pode ver a Deus ( Mateus 5: 8 ). Este foi sempre reconhecido como impossível mero esforço humano. Bildade, o suíta, declarou, e seus amigos, cada um por sua vez, expressou pensamentos muito semelhantes ( Jó 04:17 ; Jó 14: 4 ): "Como, pois, pode o homem ser justo para com Deus, e como pode ser puro aquele que nasce de? ? uma mulher Eis que até a lua não tem brilho, e as estrelas não são puras aos olhos dele: quanto menos o homem, que é um verme e o filho do homem, que é um verme "! ( Jó 25: 4-6 ). Mateus 5: 8Job 04:17Jó 14: 4Jó 25: 4-6
Para alterar esta condição perdida, para conferir essa nova vida, Jesus reivindica como sua tarefa designada por Deus: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" ( Lucas 19:10Lucas 19:10 ); "Eu vim para que tenham vida, ea tenham em abundância" ( João 10:10João 10:10 ). Esta vida é eterna e imperecível: "Eu lhes dou a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" ( João 10:28João 10:28 ). Esta vida é dada pelo próprio Jesus: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" ( João 6:63João 6:63 ). Esta vida pode ser recebido na condição de fé em Cristo ou ao vir a Ele ( João 14: 6João 14: 6 ). Pelo poder da fé é recebida que permite ao pecador para vencer o pecado, para "não peques mais" ( João 8:11João 8:11 ).
As parábolas de Jesus ilustrar ainda mais essa doutrina. O filho pródigo é declarado ter sido "morto" e estar "vivo novamente" ( Luke 15:24Lucas 15:24 ). A nova vida de Deus é comparado a uma veste nupcial da parábola do casamento do rei Filho ( Matthew 22:11Mateus 22:11 ). O vestuário, o dom do convidativo rei, tinha sido recusado pelo hóspede infeliz, que, em consequência, foi 'lançados nas trevas exteriores "( Matthew 22:13Mateus 22:13 ).
Finalmente, esta regeneração, esta nova vida, é explicado como o conhecimento de Deus e do Seu Cristo: "E esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo" ( João 17: 3João 17: 3 ). Esta parece ser uma alusão à passagem em Oséias ( Oséias 4: 6Oséias 4: 6 ): "O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim."
Pode-se dizer, em geral, que o ensinamento dos apóstolos sobre o tema da regeneração é um desenvolvimento do ensinamento de Jesus sobre as linhas das sombras dela do Antigo Testamento. Considerando-se as diferenças de caráter pessoal desses escritores, é notável que tal concórdia de pontos de vista deve existir entre eles. Paul , de fato, coloca mais pressão sobre os fatos específicos de justificação e santificação pela fé do que na cabeça mais abrangente de regeneração. Ainda assim a necessidade do que é claramente afirmado por Paulo. É necessário para a salvação de todos os homens. "O corpo está morto por causa do pecado" ( Romanos 8: 3-11 ; Efésios 2: 1 ). A carne é inimigo de Deus ( Efésios 2:15 ); toda a humanidade é "obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus" ( Efésios 4:18 ). Passagens semelhantes pode ser multiplicado. Paulo, então, claramente ensina que, assim, é uma vida nova na loja para aqueles que foram mortos espiritualmente. Aos Efésios ele escreve: "E você que Ele fez vivo, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" ( Efésios 2: 1 ), e, mais tarde: "Deus, sendo rico em misericórdia, ... nos deu vida juntamente com Cristo "( Efésios 2: 4 , Efésios 2: 5 ). A ressurreição espiritual ocorreu. Esta regeneração provoca uma rotação completa no homem. Ele tem, assim, passou por debaixo da lei do pecado e da morte e está sob "a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus" ( Romanos 8: 2 ). A mudança é tão radical que é possível agora falar de uma "nova criatura" ( 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 , a margem "nova criação"), de um "novo homem, que segundo Deus foi criado em justiça e santidade da verdade "( Efésios 4:24 ), e" o homem novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou "( Colossenses 3:10 ). Todas as "coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" ( 2 Coríntios 5:17 ). Romanos 8: 3-11Efésios 2: 1Efésios 2:15Efésios 4:18Efésios 2: 1Efésios 2: 4Efésios 2: 5Romanos 8: 22 Coríntios 5:17Gálatas 6:15Efésios 4:24Colossenses 3:102 Coríntios 5:17
Paul é igualmente explícito sobre o autor dessa mudança. O "Espírito de Deus", o "Espírito de Cristo" foi dado de cima para ser a fonte de toda a vida nova ( Romanos 8 ); por Ele somos provaram ser os "filhos" de Deus ( Gálatas 4: 6Gálatas 4: 6 ); que foram adotados na família de Deus ( νἱοθεσία ,huiothesia, Romanos 8:15Romanos 8:15 ; Gálatas 4: 5Gálatas 4: 5 ). Assim, Paulo fala do "segundo Adão", por quem a vida da justiça é iniciado em nós; assim como o "primeiro Adão" se tornou o líder em transgressão, Ele é "um espírito vivificante" ( 1 Coríntios 15:451 Coríntios 15:45 ). O próprio Paulo experimentou essa mudança, e, doravante, exibiu os poderes do mundo invisível em sua vida de serviço. "Já não sou eu que vivo," ele exclama, "mas Cristo vive em mim; ea vida que agora vivo na carne, vivo na fé, a fé que está no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim "( Gálatas 2:20Gálatas 2:20 ).
A regeneração é a Paul, nada menos do que a Jesus, ligado à concepção de pureza e conhecimento. Já observamos a segunda passagem do Novo Testamento em que a palavra "regeneração" ocorre ( Tito 3: 5Tito 3: 5 ): "De acordo com sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar (margem de" pia ") da regeneração e renovação do Espírito Santo , que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador ". Em 1 Coríntios 12:131 Coríntios 00:13 que a limpeza é chamado de batismo do Espírito de acordo com a promessa muitas vezes repetida ( Joel 2:28 (no texto hebraico Joel 3: 1 ); Mateus 3:11 ; Marcos 1: 8 ; Luke 03:16 ; Atos 1: 5 ; Atos 11:16 ). Há, é claro, nestas passagens nenhuma referência ao mero batismo de água, mais do que em Ezequiel 36:25 . A água é, mas o comparationis tertium . Como a água purifica o corpo exterior, de modo que o espírito purifica o homem interior (compare 1 Coríntios 6:11 ; 1 Pedro 3:21 ). Joel 2:28 Joel 3: 1Mateus 3:11Marcos 1: 8Lucas 3:16Atos 1: 5Atos 11:16Ezequiel 36:251 Coríntios 6:111 Pedro 3:21
A doutrina de que a regeneração vem contribuir para um verdadeiro conhecimento de Cristo é visto a partir de Efésios 3: 15-19Efésios 3: 15-19 e Efésios 4: 17-24 , onde a compreensão e ignorância do homem natural escurecido são colocados em contraste com a iluminação da nova vida (ver também Colossenses 3:10 ). A igreja redimida e regenerada é ser um especial "posse", uma "herança" do Senhor ( Efésios 1:11 , Efésios 1:14 ), e toda a criação é participar na redenção final e adoção ( Romanos 8: 21-23 ). Efésios 4: 17-24Colossenses 3:10Efésios 1:11Efésios 1:14Romanos 8: 21-23
James encontra menos oportunidade de tocar neste assunto do que os outros escritores do Novo Testamento. Sua Epístola é bastante ético do que dogmatical no tom, ainda sua ética são baseados nos pressupostos dogmáticos que inteiramente de acordo com o ensinamento de outros apóstolos. Fé para ele é a resposta humana ao desejo de Deus para transmitir Sua natureza para a humanidade e, portanto, os meios indispensáveis para ser empregado na obtenção de todos os benefícios da nova vida, ou seja, o poder de vencer o pecado ( Tiago 1: 2-4 ), a iluminação espiritual ( Tiago 1: 5 ) e pureza ( Tiago 1:27 ). Não parece, no entanto, haver dúvida de que James se refere diretamente à regeneração nas palavras: "De sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas" ( Tiago 1: 18 ). Supõe-se por alguns de que estas palavras, sendo dirigida "às doze tribos da Dispersão" ( Tiago 1: 1 ), não se referem a regeneração individual, mas a uma eleição de Israel como uma nação e, assim, um cristão Israel. Neste caso, a sequência seria a redenção dos gentios. Eu entendo a expressão "primeiros frutos", no sentido em que temos notado última esperança de Paulo em Romanos 8: 21-32 , onde a regeneração das pessoas que acreditam de Deus (independentemente da nacionalidade) é o primeiro estágio na regeneração ou restauração de toda a criação. O "implantado (a margem Versão Revisada" inata ") palavra" ( Tiago 1:21 ; compare 1 Pedro 1:23 ) fica paralela à expressão Pauline, "lei do Espírito" ( Romanos 8: 2 ). James 1: 2-4Tiago 1: 5Tiago 1:27Tiago 1:18James 1: 1Romanos 8: 21-32Tiago 1:211 Pedro 1:23Romanos 8: 2
Peter utiliza, em seu sermão no dia de Pentecostes, as palavras "refrescante" ( Atos 3:19 ) e "restauração de todas as coisas" ( Atos 3:21 ) da conclusão final dos planos de Deus a respeito de toda a criação e, consequentemente, olha aqui no povo de Deus como um todo. Em sentido semelhante, ele diz em sua segunda epístola, depois de mencionar "o dia de Deus": "Nós aguardamos novos céus e uma nova terra, onde habita a justiça" ( 2 Pedro 3:13 ). Ainda assim, ele alude muito claramente à regeneração de indivíduos ( 1 Pedro 1: 3 , 1 Pedro 1:13 ). A ideia de um segundo nascimento dos crentes é claramente sugerido na expressão, "crianças recém-nascidas" ( 1 Pedro 2: 2 ), e na demonstração explícita de 1 Pedro 1:23 : "tendo renascido, não de semente corruptível , mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece. " É neste sentido que o apóstolo chama Deus de "Pai" ( 1 Pedro 1:17 ) e os crentes "filhos da obediência" ( 1 Pedro 1:14 ), ou seja, filhos obedientes, ou crianças que deviam obedecer. Vimos acima que o agente pelo qual a regeneração é operada, a semente incorruptível da palavra de Deus, encontra um paralelo na teologia de Paul e James. Todas estas expressões voltar, provavelmente, a uma palavra do Mestre em João 15: 3 . Nós somos feitos participantes da palavra por ter recebido o espírito. Este espírito (comparar a Pauline "espírito vivificante", 1 Coríntios 15:45 ), a "mente" de Cristo ( 1 Pedro 4: 1 ), é o poder do Cristo ressuscitado ativa na vida do crente. Pedro refere-se ao mesmo pensamento em 1 Pedro 3:15 , 1 Pedro 3:21 . Pela regeneração nos tornamos "uma raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" em quem virtudes divinas, "as virtudes daquele que vos chamou" ( 1 Pedro 2: 9 ), são manifestados. Aqui o apóstolo usa expressões bem conhecidas do Velho Testamento prenunciando Novo Testamento enfeita ( Isaías 61: 6 ; Isaías 66:21 ; Êxodo 19: 6 ; Deuteronômio 7: 6 ), mas ele individualiza o processo de regeneração em pleno acordo com o aumento da luz que o ensinamento de Jesus trouxe. A teologia de Pedro também aponta o contato da regeneração com pureza e santidade ( 1 Pedro 1:15 , 1 Pedro 1:16 ) e o conhecimento verdadeiro ( 1 Pedro 1:14 ), ou obediência ( 1 Pedro 1:14 ; 1 Pedro 3 : 16 ). Não é de surpreender que a idéia de pureza deve convidar o paralelo Antigo Testamento de "limpeza pela água." A inundação lavado a iniqüidade do mundo "nos dias de Noé," quando "oito almas se salvaram através da água: o que também depois de uma verdadeira semelhança (a margem Versão Revisada" no protótipo ") Acaso, agora conservá-lo, mesmo batismo , não do despojamento da imundícia da carne, mas a indagação (a margem Versão Revisada "investigação", "apelo") de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição (-life) de Jesus Cristo "( 1 Pedro 3 : 20 , 1 Pedro 3:21 ). Atos 03:19Atos 3:212 Pedro 3:131 Pedro 1: 31 Pedro 1:131 Pedro 2: 21 Pedro 1:23 1 Pedro 1:171 Pedro 1:14João 15: 31 Coríntios 15:451 Pedro 4: 11 Pedro 3:151 Pedro 3:211 Pedro 2: 9Isaías 61: 6Isaías 66:21Êxodo 19: 6Deuteronômio 7: 61 Pedro 1:151 Pedro 1:161 Pedro 1:141 Pedro 1:141 Pedro 3:161 Pedro 3:201 Pedro 3:21
O ensino de John está muito intimamente com a de Jesus, como já vimos a partir da multiplicidade de citações que tivemos de escolher entre o Evangelho de João para ilustrar o ensinamento do Mestre. É especialmente interessante notar os casos em que o apóstolo didaticamente elucida alguns desses pronunciamentos de Jesus. O brilho apostólica mais notável ou comentário sobre o assunto é encontrada em João 7:39 . Jesus tinha falado da mudança que a fé nEle ( "vir ter com ele") poderia causar na vida dos Seus discípulos; como divina energias como "rios de água" deve emitir diante deles; e o evangelista continua na explicação: "E isto disse ele do Espírito, que os que creram nele estavam a receber; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado." Este reconhecimento de uma manifestação especial do poder divino, que transcende a experiência de crentes do Antigo Testamento, foi com base na declaração de Cristo, que Ele enviaria "outro Consolador (Versão Revisada (britânico e americano)" advogado "," ajudante " grego João 7:39Paráclito), Para que ele possa estar com você para sempre, o Espírito da verdade "( João 14:16João 14:16 , João 14:17João 14:17 ).
Em suas epístolas, João mostra que este Espírito dá os elementos de um personagem semelhante a Deus que nos faz ser "filhos de Deus", que antes eram "filhos do diabo" ( 1 João 3:101 João 3:10 , 1 João 3:241 João 3:24 ; 1 João 4:131 João 4:13 , etc.). Esta regeneração é "vida eterna" ( 1 João 5:131 João 5:13 ) e à semelhança moral com Deus, o próprio caráter de Deus no homem. Como "Deus é amor", os filhos de Deus vão adorar ( 1 João 5: 21 João 5: 2 ). Ao mesmo tempo, é a vida de Deus no homem, também chamado de comunhão com Cristo, a vida vitoriosa que vence o mundo ( 1 João 5: 41 João 5: 4 ); é pureza ( 1 João 3: 3-61 João 3: 3-6 ) e conhecimento ( 1 João 2:201 João 2:20 ).
O tema da regeneração se encontra fora do âmbito de aplicação da Epístola aos Hebreus , de modo que nós olhamos em vão por uma declaração dogmática clara dele. Ainda a epístola faz em nenhum lugar contradizem o dogma, que, por outro lado, sustenta muitas das declarações feitas. Cristo ", o mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas" ( João 8: 6 ), fez "purificação dos pecados" ( João 1: 3 ). Em contraste com a primeira aliança, na qual as pessoas se aproximou de Deus por meio de formas e ordenanças exteriores, a "nova aliança" ( John 08:13 ) interpôs, "redenção eterna" ( João 9:12 ) por meio de uma limpeza divina ( João 9:14 ). Cristo traz "muitos filhos à glória" e é "autor da salvação deles" ( João 2:10 ). Cristãos imaturos são faladas (como eram os prosélitos do Velho Testamento) como bebês, que estavam a crescer à estatura, caráter e conhecimento de "homens crescidos" ( João 5:13 , João 5:14 ). John 8: 6João 1: 3João 08:13João 09:12João 09:14João 2:10João 5:13João 5:14
III. Desenvolvimento posterior da Doutrina.
Muito em breve o significado espiritual alta da regeneração foi obscurecida pelo desenvolvimento de sacerdócio dentro da igreja cristã. Quando a iniciação na igreja foi pensado como realizado pela mediação de ministros mesmos nomeados, as cerimônias ora empregados tornou-se meios para que os poderes mágicos eram de necessidade atribuída. Este vemos claramente na vista da regeneração batismal, que, com base em passagens meia-entendido da Escritura citada acima, foi ensinado em uma data próxima. Embora nos dias pós-apostólicos que frequentemente encontrar vestígios de uma apreciação adequada de um valor espiritual subjacente no batismo (compare Didaqué vii) muitas das expressões utilizadas são altamente enganoso. Assim Gregório Nazianzeno ( Discursos , xi. 2) chama o batismo a segunda das três nascimentos um filho de Deus deve experimentar (a primeira é o nascimento natural, o terceiro a ressurreição). Este nascimento é "do dia, livre, entrega das paixões, tirando cada véu de nossa natureza ou de nascimento, ou seja, tudo o que esconde a imagem divina em que fomos criados, e levando até a vida acima" (Ullmann, Gregor v. Nazienz , 323). Cirilo de Jerusalém (Cat., Xvii, c. 37) atribui ao batismo o poder da absolvição do pecado e do poder de investidura com virtudes celestiais. De acordo com Agostinho batismo é essencial para a salvação, embora o batismo de sangue (martírio) pode tomar o lugar do batismo nas águas, como no caso do ladrão na cruz (Agostinho, De Anima et eius Origine , i. 11, c. 9;. ii 14, c 10;.. ii 16, c 12).. Leão Magno compara a água cheia de espírito de batismo com o ventre cheio de espírito da virgem Maria, no qual o Espírito Santo gera um filho de Deus sem pecado (Serm XXIV 3;... Xxv 5; ver Hagenbach, Dogmengeschichte , seção 137).
Em geral, este é ainda o parecer do sacrmentarians pronunciados, enquanto o cristianismo evangélico tem ido de volta para o ensino do Novo Testamento.
Apesar de uma clara distinção nem sempre é mantida entre regeneração e outras experiências da vida espiritual, podemos resumir a nossa crença nas seguintes teses:
(1) Regeneração implica não apenas uma adição de certos dons ou graças, um reforço de certas inata boas qualidades, mas uma mudança radical, que revoluciona todo o nosso ser, contradiz e supera nossa natureza caída velha, e coloca o nosso centro de gravidade espiritual integral fora de nossos próprios poderes no domínio da causalidade de Deus.
(2) É a vontade de Deus que todos os homens se tornaram participantes desta nova vida ( 1 Timóteo 2: 41 Timóteo 2: 4 ) e, como se afirma claramente que alguns queda curto dele ( João 5:40João 5:40 ), é evidente que a falha dos mesmos encontra-se com o homem. Deus requer que todos os homens se arrepender e voltar para Ele ( Atos 17:30Atos 17:30 ), antes que Ele vai ou pode afetar a regeneração. Conversão, que consiste em arrependimento e fé em Cristo, é, portanto, a resposta humana à oferta de salvação que Deus faz. Esta resposta dá a oportunidade de e é síncrono com o ato divino da renovação (regeneração). O Espírito de Deus entra em união com o crer, o espírito aceitar do homem. Esta é a comunhão com Cristo ( Romanos 8:10Romanos 8:10 ; 1 Coríntios 6:171 Coríntios 6:17 ; 2 Coríntios 5:172 Coríntios 5:17 ; Colossenses 3: 3Colossenses 3: 3 ).
(3) O processo da regeneração está fora da nossa observação e para além do âmbito da análise psicológica. Realiza-se na esfera do subconsciente. investigações psicológicas recentes têm jogado uma inundação de luz sobre os estados psíquicos que precedem, acompanham e seguem a obra do Espírito Santo. "Ele lida com poderes psíquicos; Ele trabalha sobre energias psíquicas e estados, e esta obra de regeneração está em algum lugar dentro do campo psíquico." O estudo da psicologia religiosa é de maior valor e maior importância. Os fatos da experiência cristã não pode ser alterado, nem perde em valor, o escrutínio psicológico mais a pesquisa.
Análise psicológica não elimina o funcionamento direta do Espírito Santo. Também não pode divulgar o seu processo; "laboratório subjacente onde estão os processos de reparação e mudanças estruturais no ser psíquico radical operada como retratado em declarações bíblicas explícitas:" Cria em mim um coração puro "( Salmo 51:10Salmo 51:10 );" Necessário vos é nascer de novo "( João 3: 7João 3: 7 king James Version); "Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" ( 2 Coríntios 5:17 a versão king James), está na região de subconsciência. para olhar na região de consciência para esta pessoa ou para a sua obra é infrutífera e um esforço cheio de confusão sem fim. psicologia cristã traça, assim, a sua profunda-encontrando-se recuar a elaboração divina da vida regenerada. Aqui, Deus trabalha no profundezas da alma tão silenciosamente e com segurança, como se o mundo mais remotos do universo estelar "(HE Warner, Psicologia da vida cristã , 117). 2 Coríntios 5:17
(4) Regeneração se manifesta na alma consciente de seus efeitos sobre a vontade, a inteligência e as afeições. Ao mesmo regeneração tempo fornece uma nova fonte de vida de origem divina, que permite que as partes componentes da natureza humana para cumprir a lei de Deus, a esforçar-se para a vinda do reino de Deus, e para aceitar os ensinamentos do espírito de Deus. Assim, o homem regenerado é feito consciente dos fatos de justificação e adoção. O primeiro é um ato judicial de Deus, que liberta o homem da lei do pecado e absolve-o do estado de inimizade contra Deus; este último um enduement com o Espírito, que é o penhor da sua herança ( Efésios 1:14Efésios 1:14 ). O Espírito de Deus, habitando no homem, testemunhas do estado de filiação ( Romanos 8: 2Romanos 8: 2 , Romanos 8:15Romanos 8:15 , Romanos 8:16Romanos 8:16 ; Gálatas 4: 6Gálatas 4: 6 ).
(5) Regeneração, sendo um novo nascimento, é o ponto de partida do crescimento espiritual. O homem regenerado precisa de disciplina e treinamento. Ele a recebe não apenas a partir de experiências de fora, mas de um poder imanente em si mesmo, que é reconhecido como o poder da vida de Cristo que habita ( Colossenses 1:26Colossenses 1:26 , Colossenses 1:27Colossenses 1:27 ). Além das relações mediatas de Deus com o homem através da palavra e dos sacramentos, não há, portanto, uma comunicação imediata da vida de Deus para o regenerado.
(6) A verdade que é mencionado como o agente por quem a regeneração é possível ( João 8:32João 8:32 ; Tiago 1:18Tiago 1:18 ; 1 Pedro 1:231 Pedro 1:23 ), nada mais é do que o Espírito Divino, não só a palavra falada ou escrita de Deus, o que pode convencer as pessoas de certo ou errado, mas que não podem permitir que a vontade do homem a abandonar o mal e fazer o bem, mas aquele que se diz a verdade ( João 14: 6João 14: 6 ) e que se tornou a força motriz da vida regenerada ( Gálatas 2:20Gálatas 2:20 ).
(7) Recentes filosofia expressiva da reação da visão mecânica do materialismo nua, e também da depreciação da personalidade como visto no socialismo, trouxe novamente em destaque a realidade ea necessidade da vida pessoal. Johannes Muller e Rudolf Eucken entre outros enfatizam que uma nova vida do espírito, independente das condições externas, não é apenas possível, mas necessário para a realização do mais alto desenvolvimento. Esta nova vida não é um fruto do livre jogo das tendências e poderes da vida natural, mas está em forte conflito com eles. Homem como ele é, por natureza, está em contraste direto com as demandas da vida espiritual. A vida espiritual, como o professor Eucken diz, pode ser implantado no homem apenas por algum poder superior e deve ser constantemente sustentado pela vida superior. Ele rompe a ordem das causas e efeitos; Rompe a continuidade do mundo exterior; torna impossível uma racional união de realidades; que proíbe uma visão monástica da condição imediata do mundo. Esta nova vida deriva seu poder não de mera natureza; é uma manifestação da vida divina dentro de nós ( Hauptprobleme der Religionsphilosophie , Leipzig, 1912,17 ff; Der Kampf um einen geistigen Lebensinhalt , Leipzig, de 1907; Grundlinien einer neuen Lebensanschauung , Leipzig, de 1907; Johannes Muller, Bausteine pele persönliche Kultur , 3 volumes, Munchen, 1908). Assim, o mais recente desenvolvimento da filosofia idealista corrobora de modo extraordinário a verdade cristã de regeneração. Veja também CONVERSÃO .
Literatura
Novas teologias Testamento por Weiss, Beyschlag, Holtzmann, Schlatter, Feine, Stevens, Sheldon, Weinel. Livros sobre Teologia Sistemática : artigos "Bekehrung" por R. Seeberg; "Wiedergeburt" por O. Kirn em Hauck-Herzog RE3 ; "Regeneração" por JV Bartlett em HDB ; "Conversão", de J. Strachan no ANTES ; George Jackson, o fato da conversão , Londres, 1908; Newton H. Marshall, conversão; ou, o Novo Nascimento , Londres, 1909; J. Herzog, Der Begriff der Bekehrung , Giessen, 1903; P. Feine, und Novo Testamento im Bekehrung in der Gegenwart , Leipzig, 1908; P. Gennrich, Die Lehre yon der Wiedergeburt , Leipzig, 1907. psicológico: W. James, Variedades da Experiência Religiosa , 189-258; G. Stanley Hall, Adolescência , II, 281-362; GA Coe, A Vida Espiritual , New York, 1900; ED Starbuck, Psicologia da Religião , Nova Iorque, 1911; GB Cutten, Psychological Fenômenos do Cristianismo , Londres, 1909; HE Warner, A Psicologia da Vida Cristã , New York, 1910; HW Clark, A Filosofia da experiência cristã , Londres, 1906; Harold Begbie, quebrado Louça de Barro, ou duas vezes nascido Homens , Londres, 1909; M. Scott Fletcher, a psicologia do Novo Testamento , Londres, 1912.
Fonte international standard bible encylopedia
fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net