Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1473 votos)



ONLINE
7




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

a falsa doutrina dos Fariseus MT 16.1-12
a falsa doutrina dos Fariseus MT 16.1-12

                                                                  capítulo 16


Mateus 16: 1-12

Os fariseus e saduceus, e testá-lo, pediu-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas ele respondeu-lhes: "Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo justo, porque o céu está rubro. Na parte da manhã, 'Será mau tempo hoje, porque o céu está de um vermelho sombrio. " Hipócritas! Você sabe como discernir o aspecto do céu, mas você não pode discernir os sinais dos tempos! Uma geração má e adúltera pede um sinal, e não haverá nenhum sinal de que lhe é dado, senão o sinal do profeta Jonas. "

Deixou-se e partiu. Os discípulos aproximaram-se do outro lado e se esqueceram de levar pão. Jesus disse-lhes: "Acautelai-vos e guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus."

Eles discorriam entre si, dizendo: "Nós trouxemos pão."

Jesus, percebendo isso, disse: "Por que você razão entre vós, homens de pouca fé", porque você trouxe pão? ' Você não percebe ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para os cinco mil, e de quantos cestos levantastes? Nem dos sete pães para os quatro mil, e de quantos cestos levantastes? Como é que você não faz perceber que eu não falar com você a respeito de pão? Mas guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. "

Então entenderam que ele não lhes disse para ter cuidado com o fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

Nesses versos encontramos nosso Senhor assaltado pelo incansável inimizade dos fariseus e dos saduceus. Como regra geral, estas duas seitas estavam em inimizade entre si. Ao perseguir Cristo, no entanto, eles fizeram causa comum. Verdadeiramente era uma aliança profana! No entanto, como muitas vezes vemos a mesma coisa nos dias de hoje. Homens das opiniões mais opostos e hábitos vão concordar em não gostar do Evangelho, e irá trabalhar em conjunto para se opor ao seu progresso."Não há nada novo debaixo do sol." (Eccles. 1: 9).

O primeiro ponto nesta passagem que merece atenção especial, é a repetição que o Senhor faz de palavras usadas por ele em uma ocasião anterior. Ele diz: "Uma geração má e adúltera pede um sinal, e não haverá nenhum sinal dado a , senão o sinal do profeta Jonas. " Se nos voltarmos para o décimo segundo capítulo deste Evangelho eo verso 39, veremos que Ele havia dito a mesma coisa antes.

Esta repetição pode parecer um insignificante e sem importância importa aos olhos de alguns. Mas não é assim na realidade. Ele lança luz sobre um assunto, que tem perplexos as mentes de muitos amantes sinceros da Bíblia, e deveria, portanto, ser especialmente observadas.

Esta repetição nos mostra que nosso Senhor tinha o hábito de dizer as mesmas coisas de novo. Ele não se contentou em dizer uma coisa uma vez e depois nunca mais repeti-lo. É evidente que era seu costume em antecipar certas verdades novo e de novo, e, portanto, para impressioná-los mais profundamente nas mentes dos Seus discípulos. Ele sabia que a fraqueza das nossas memórias nas coisas espirituais. Ele sabia que aquilo que ouvimos duas vezes, lembramo-nos melhor do que o que ouvimos uma vez. Ele, portanto, interposto fora do seu tesouro coisas antigas, bem como novos.

Agora o que tudo isso nos ensina? Ela nos ensina que não precisamos ser tão ansioso para harmonizaras narrativas que lemos nos quatro Evangelhos, como muitos estão dispostos a ser. Daí não se segue que as palavras de nosso Senhor, que encontramos o mesmo em Mateus e Lucas, foram sempre usados ​​ao mesmo tempo, ou que os eventos a que estão ligados devem necessariamente ser os mesmos. Mateus pode estar descrevendo um evento na vida de nosso Senhor. Lucas pode estar descrevendo um outro. E ainda as palavras de nosso Senhor, em ambas as ocasiões, pode ter sido exatamente iguais. Para tentar fazer os dois eventos a ser uma ea mesma coisa, por causa da mesmice das palavras usadas, muitas vezes levou os estudantes da Bíblia em grandes dificuldades. É muito mais seguro para manter o ponto de vista aqui mantida, que em momentos diferentes nosso Senhor usou muitas vezes as mesmas palavras.

O segundo ponto que merece atenção especial nestes versos é, a solene advertência que nosso Senhor aproveita a ocasião para dar a Seus discípulos. Sua mente estava evidentemente aflito com as falsas doutrinas que ele viu entre os judeus, ea influência perniciosa que eles exercida. Ele aproveita a oportunidade para proferir uma cautela. "Acautelai-vos e guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus." Vamos marcar bem o que essas palavras contêm.

Para quem foi dirigida esta advertência? Para os doze apóstolos - para os primeiros ministros da Igreja de Cristo - para homens que haviam abandonado tudo por causa do Evangelho! Mesmo que eles são avisados! O melhor dos homens são apenas homens , e em qualquer momento pode cair em tentação."Quem pensa estar de pé tome cuidado para que ele não caia." Se amamos a vida, e gostaria de ver os dias bons, vamos nunca pense que nós não precisamos que dica: "Acautelai-vos e cuidado."

Contra o que o nosso Senhor avisar os Seus apóstolos? Contra a "doutrina" dos fariseus e dos saduceus. Os fariseus, que são frequentemente contada nos Evangelhos, eram formalistas hipócritas.Os saduceus eram céticos, livres-pensadores, e infiéis meia. No entanto, mesmo Pedro, Tiago e João devem tomar cuidado com suas doutrinas! Verdadeiramente o melhor e mais santo dos crentes pode muito bem estar em seu guarda!

Por qual figura o nosso Senhor descrever as falsas doutrinas contra as quais ele adverte seus discípulos? Ele os chama de levedura. Como levedura, que pode parecer uma coisa pequena em comparação com todo o corpo da verdade. Como fermento, uma vez admitido que iriam trabalhar secretamente e sem ruído. Como fermento, eles iriam mudar gradualmente todo o caráter da religião com a qual eles foram misturados. Quanto muitas vezes está contido em uma única palavra! Não era apenas o perigo aberto de heresia, mas "fermento", do qual os apóstolos eram para ter cuidado.

Há muito em tudo isso que chama em voz alta para a atenção de todos os cristãos professos. A cautela de nosso Senhor nesta passagem tem sido vergonhosamente negligenciada. Teria sido bem para a igreja de Cristo, se os avisos do Evangelho tinha sido estudado tanto como suas promessas.

Vamos, então, lembre-se que esta palavra de nosso Senhor sobre o "fermento dos fariseus e saduceus" foi destinado para todos os tempos. Não era apenas para a geração a que foi falado. Ele foi feito para o benefício perpétua da Igreja de Cristo. Ele falou que ele viu com o olho profético do futuro história do cristianismo. O grande médico sabia muito bem que fariseus-doutrinas e saduceus-doutrinas provaria as duas grandes doenças debilitantes de Sua Igreja, até o fim do mundo. Ele teria que nós sabemos que sempre haverá fariseus e saduceus nas fileiras dos cristãos. Sua sucessão nunca falhará. Sua geração jamais será extinta. Seu nome pode mudar, mas o seu espírito permanecerá sempre. Portanto Ele chora para nós ", tome cuidado e guardai-vos."

Finalmente, vamos fazer um uso pessoal deste cuidado, mantendo-se um santo ciúme sobre nossas próprias almas . Lembremo-nos, que vivemos em um mundo onde o farisaísmo e Sadduceeism estão se esforçando continuamente para o domínio na Igreja de Cristo. Alguns deseja adicionar ao Evangelho, e alguns querem tirar dele. Alguns iria enterrá-lo, e alguns poderiam condensá-las a nada. Alguns poderiam sufocá-la por amontoando sobre adições, e alguns iria sangrar até a morte por subtração de suas verdades. Ambas as partes concordam apenas em um aspecto. Ambos teriam matar e destruir a vida do cristianismo, se eles tiveram sucesso em ter o seu próprio caminho. Contra ambos os erros vamos vigiar e orar, e põe-te a guarda. Não vamos adicionar ao Evangelho, para agradar o fariseu Católica Romana. Não vamos subtrair do Evangelho, para agradar o Neologian Sadducee. Deixe o nosso princípio ser "a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade", nada adicionado a ela, e nada tirado.

fonte coment. biblico M.HENRY (N.T) www.avivamentonosul.blogspot.com