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Estudo e comentario de Malaquias (2)
Estudo e comentario de Malaquias (2)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia 

Malaquias 2

 

Introdução

Existem dois grandes preceitos que a sabedoria divina instituiu, a profanação miserável de ambos de que é censurado e fortemente reprovado neste capítulo. I. A portaria do ministério, que é peculiar à igreja, e é projetado para a manutenção e manter-se de que este foi profanado por aqueles que se foram digna com a honra dele e confiada com o negócio dele. Os sacerdotes profanaram as coisas santas de Deus isso eles estão aqui carregado com o seu pecado é agravada, e eles estão gravemente ameaçadas por isso, Malaquias 2: 1-9 . II. A ordenança do casamento, que é comum ao mundo da humanidade, e foi instituído para a manutenção e manter-se de que este foi profanado tanto pelos sacerdotes e pelas pessoas, em se casar com estranhos ( Malaquias 2:11 , 12 ), o tratamento suas esposas unkindly ( Malaquias 2:13 ), colocá-los fora ( Malaquias 2:16 ), e aqui agem traiçoeiramente, Malaquias 2:10 , 14 , 15 . E o que era na parte inferior deste e de outros casos de profanação e do ateísmo francamente, pensar Deus de todo esse tal como a si mesmos, que era, na verdade, quer dizer, Deus não existe, Malaquias 2:17 . E estas repreensões a eles são avisos para nós.

 

versículos 1-9

O Gabinete do Sacerdócio acusação contra os sacerdotes, sacerdotes censurado e ameaçada.        BC 400.

1 E agora, ó sacerdotes, este mandamento é para você. 2Se não ouvirdes, e se não quereis colocar -lo para o coração, dar honra ao meu nome, diz o L ORD dos exércitos: Eu enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as suas bênçãos: sim, eu tenho amaldiçoou já, porque não aplicais a isso a sério. 3Behold, I irá corromper a posteridade, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, mesmo o esterco dos vossos sacrifícios e um deve levá-lo afastado com ele. 4 E sabereis que eu vos enviei este mandamento vos que o meu pacto fosse com Levi, diz o L ORD dos exércitos. 5 Meu pacto com ele foi de vida e paz e eu dei para ele para o medo com os quais ele me temeu, e estava com medo do meu nome. 6 A lei da verdade esteve na sua boca, ea impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniqüidade. 7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e eles devem buscar a lei da sua boca; porque ele é o mensageiro do L ORD dos exércitos. 8 Mas vós vos desviastes do caminho muitos fizestes tropeçar na lei ye têm corrompido a aliança de Levi, diz o L ORD dos exércitos. 9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.

 

O que foi dito no capítulo anterior foi dirigida aos sacerdotes ( Malaquias 1: 6 ): Assim diz o Senhor dos Exércitos a vocês, ó sacerdotes! que desprezam o meu nome. Mas os crimes ali praticados sobre eles eram culpados de como sacrificadores, e para aqueles que podem pensar que alguma desculpa que ofereceu o que o povo trouxe, e, portanto, que, se eles não foram tão bons como deveriam ser , que não foi culpa sua, mas do povo e, portanto, aqui as corrupções lá queixou-se de são rastreados para a fonte e origem deles - as falhas dos sacerdotes eram culpados de como professores do povo, como expositores da lei e da animada oráculos e esta é uma parte de seu escritório, que ainda permanece nas mãos do evangelho-ministros (que são designados como pastores e professores, como os sacerdotes sob a lei, embora não sacrificers, como eles), e, portanto, por eles a admoestação aqui está a ser particularmente considerado. Se os sacerdotes deu ao povo instruções melhores, o povo teria trazido melhores ofertas e, portanto, a culpa retornos contra os sacerdotes: " E agora, ó sacerdotes é este mandamento! Puramente para você ( Malaquias 2: 1 ), que deve ter ensinou ao povo o bom conhecimento do Senhor, e como a adorá-lo corretamente ". Nota, os governadores das igrejas estão sob o governo de Deus, e para ele são responsáveis. Mesmo para aqueles que comandam Deus tem mandamentos. Nay ( Malaquias 2: 4 ), sabereis que eu vos enviei estes mandamentos para você. Eles devem saber que qualquer um, 1. Pelo poder do Espírito trabalhando com a palavra para a sua convicção e reforma: "Você saberá que seu original por sua eficácia, de onde vem pelo que faz ". Quando a palavra de Deus para nos traz, e continua, a obra de Deus em nós, então não podemos deixar de saber que ele enviou para nós, que não é a palavra de Malaquias - o mensageiro de Deus, mas é fato a palavra de Deus, e é enviado, não só em geral a todos, mas em particular para nós. Ou, 2. Até a realização das ameaças denunciadas contra eles: " Você deve saber, a seu custo, que eu vos enviei este mandamento, para e ela não voltará vazia".

 

Vamos agora ver o que este mandamento é que é para os sacerdotes, que, eles devem saber, foi enviado para eles e deixe-nos colocar em forma os elementos da carga.

 

  1. Aqui está um recital da aliança que Deus fez com que a tribo sagrada, que era a sua comissão pelo seu trabalho e a patente de sua honra: O Senhor dos exércitos enviou um mandamento para eles, para o estabelecimento dessa aliança ( Malaquias 2: 4 ), por sua aliança é dito ser a palavra que prescreveu ( Salmo 105: 8 ) e enviou este mandamento do profeta neste momento para o restabelecimento da mesma, que não pode ser cortado pela sua persistência na violação do mesmo. Deixe os filhos de Levi sabe então (e particularmente os filhos de Arão) que honra Deus colocou em cima de sua família, e que uma confiança que ele depositava neles ( Malaquias 2: 5 ): . Meu pacto com ele foi de vida e paz Além da pacto da peculiaridade feito com toda a casa de Israel, havia uma aliança de sacerdócio feito com uma família, que eles devem fazer os serviços, e, sob a condição de que, se desfrutar de todos os privilégios, do escritório do sacerdote - que, como Israel era uma nação peculiar, um reino de sacerdotes, de modo a casa de Arão deve ser uma família de sacerdotes, separado para o serviço e honra de Deus, para levar o seu nome nessa nação, como eram para suportar a sua nome entre as nações tanto um quanto o outro, em diferentes graus, estavam a dar honra ao nome de Deus, Malaquias 2: 2 . Deus fez convênio com eles como seus servos humildes, obrigou-os a fazer o seu trabalho e prometeu ao próprio e aceitá-los na mesma. Isso é chamado de seu pacto de vida e paz, porque ele foi destinado para o apoio da religião, que traz vida e paz para as almas dos homens - a vida aos mortos, a paz aos aflitos, ou porque a vida e paz foram por este aliança prometida para aqueles sacerdotes que fiel e conscienciosamente descarregados seu dever terão paz, o que implica a segurança de todo o mal, e a vida, que inclui o resumo de todo o bem. O que é dito aqui da aliança do sacerdócio é válido para o concerto da graça feita com todos os crentes, como sacerdotes espirituais é uma aliança de vida e paz que garante todos os crentes da vida e da paz, paz eterna, a vida eterna, toda a felicidade tanto neste mundo e no vindouro. Esta aliança foi feita com toda a tribo de Levi, quando foram distinguidos do resto das tribos, não foram contados com eles, mas foram tomados de entre eles e nomeado sobre o tabernáculo do testemunho ( Números 1:49 , 50 ), por virtude da qual nomeação Deus diz ( Números 3:12 ), os levitas serão meus. foi feito com Aaron quando ele e seus filhos foram levados para ministrar ao Senhor no escritório do padre, Êxodo 28: 1 . Aaron é, portanto, chamado o santo do Senhor, Salmo 106: 16 . Foi feito com Finéias e sua família, um ramo de Arão, em cima de uma ocasião especial, Números 25:12 , 13 . E há o pacto do sacerdócio é chamado, como aqui, o pacto de paz, porque por ela a paz foi feita e mantida entre Deus e Israel. Estes grandes bênçãos da vida e da paz, contidas nesse pacto, Deus lhe deu, para Levi, a Arão, a Finéias prometeu vida e paz para eles e sua posteridade, confiou-lhes estes benefícios para o uso e behoof do de Deus Israel eles receberam para que pudessem dar, como o próprio Cristo fez, Salmo 68:18 . Agora, para uma maior abertura desta aliança, observar, 1. As considerações em que foi aterrado: Foi o medo com os quais ele me temeu, e estava com medo do meu nome. A tribo de Levi deu um sinal comprovativo da sua santa temor de Deus, e sua reverência para com o seu nome, quando eles apareceram tão bravamente contra os adoradores do bezerro de ouro ( Êxodo 32:26 ) e por seu zelo em que o assunto Deus concedeu esta bênção sobre eles e convidou-os a consagrar-se-lhe: . Finéias, também se mostrou zeloso no temor de Deus e os seus juízos, quando, para ficar a praga, ele esfaqueou Zimri e Cozbi, Salmo 106: 30 , 31 . Observe, aqueles, e só esses, que temem o nome de Deus, pode esperar o benefício do pacto de vida e de paz e aqueles que dão provas do seu zelo por Deus, sem falhará castigado na gloriosos privilégios do sacerdócio cristão. Alguns ler isto, não como a condição da concessão, mas como a condição de que: Eu dei-lhes a ele, desde que ele deveria temer diante de mim. Se Deus nos conceda vida e paz, ele espera que nós devemos temer diante dele. 2. A confiança que foi apresentado nos sacerdotes por esta aliança, Malaquias 2: 7 . Eles estavam aqui assegurada com os mensageiros do Senhor dos exércitos, mensageiros de que a aliança de vida e paz, não mediadores, mas apenas mensageiros, ou embaixadores, utilizada para tratar dos termos de paz entre Deus e Israel. Os sacerdotes eram boca de Deus ao seu povo, de quem deve receber as instruções de acordo com as palavras de vida. Este foi o cargo para o qual Levi foi avançada porque, em seu zelo por Deus, ele não reconheceu seus irmãos, nem sabem seus próprios filhos, portanto, eles devem ensinar os julgamentos de Jacob Deus, Deuteronômio 33: 9 , 10 . Note, É uma honra para os servos de Deus a ser contratados como seus mensageiros e para os enviar em seus recados. Os anjos têm o seu nome dali. Ageu foi chamado a mensageira do Senhor. Sendo este seu escritório, observe: (1) Qual é o dever de ministros: os lábios dos sacerdotes devem guardar o conhecimento, não mantê-lo das pessoas, mas mantê-lo para eles. Ministros devem ser homens de conhecimento de como são aqueles capazes de ensinar aos outros as coisas de Deus que se não estão familiarizados com essas coisas ou despreparado neles? Eles devem guardar o conhecimento, deve fornecer-se com ela e reter o que eles têm, que eles podem ser como o bom pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Não apenas suas cabeças, mas os seus lábios, deve manter o conhecimento que eles deve não só tê-lo, mas eles devem tê-lo pronto, deve tê-lo à mão, deve tê-lo (como dizemos) no final da sua língua, para ser comunicado aos outros como há ocasião. Assim, lemos sobre a sabedoria em nos lábios daquele que tem entendimento, com os quais eles se alimentam muitos, Provérbios 10:13 , 21 . (2) Qual é o dever do povo: Eles devem buscar a lei da sua boca devem consultar os sacerdotes como mensageiros de Deus, e não apenas ouvir a mensagem, mas fazer perguntas sobre ela, para que possam compreendê-lo melhor e que os erros relativos pode ser prevenida e corrigida. Estamos todos preocupados totalmente para saber qual é a vontade do Senhor é, para conhecê-la claramente e certamente devemos estar desejosos de conhecê-la e, portanto, curiosos a seu respeito. Senhor, que queres que eu faça? Não só devemos consultar o palavra escrita ( à lei e ao testemunho ), mas deve recorrer aos mensageiros de Deus, e instrução desejo e conselhos deles nos assuntos de nossas almas, como fazemos de médicos e advogados com os nossos corpos e propriedades. Não, mas que os ministros devem estabelecer a lei de Deus para aqueles que não querem saber sobre isso, ou desejamos ter conhecimento dele (eles devem instruir os que resistem, 2 Timóteo 2:25 , bem como aqueles que se oferecem) , mas é dever das pessoas para aplicar a eles para a instrução, não só para ouvir, mas para fazer perguntas. guarda, que houve de noite? Assim , se você perguntar, perguntai-lhe ver Isaías 21: 8 , 11 , 12 . As pessoas não só deve procurar conforto na boca de seus ministros, mas deve buscar a lei lá para, se acham no caminho do dever, vamos encontrá-lo o caminho do conforto.

 

  1. Aqui está um memorial da fidelidade e zelo de muitos de seus antecessores no cargo do padre, que são mencionados como um agravamento do seu pecado em degenerando de tais antepassados ilustres e abandonando tais exemplos ilustres, e como justificação de Deus em retirar-lhes esses sinais de sua presença que ele tinha concedido àqueles que manteve perto dele. Veja aqui ( Malaquias 2: 6 ) como bom o padre piedoso era, cujos passos eles deveriam ter pisado em, e que bom que ele fez, a graça de Deus trabalhando com ele. 1. Veja como ele era bom. Ele estava pronto e poderoso nas Escrituras: A lei da verdade esteve na sua boca, para a utilização dos que pediu a lei em sua boca e em todos os seus discursos, apareceu mais ou menos da lei de verdade. Cada coisa que ele disse foi sob o governo de que a lei, e com ele governou outros. Ele falou como quem tem autoridade (cada palavra era uma lei ), e como quem tem sabedoria e integridade - era uma lei da verdade, ea verdade é uma lei, ele tem um poder de comando. É pela verdade que Cristo governa. A lei da verdade esteve na sua boca, por suas resoluções de casos de consciência que lhe são propostos foram, como pode ser dependia a sua opinião foi boa lei. Iniqüidade não se achou nos seus lábios ele não lidar com a palavra de Deus, para agradar aos homens, para servir uma vez, ou fazer um interesse para si, mas disse tudo o que ele consultou o que a lei era, se era agradável ou desagradável. Ele não pronunciou que impuro que foi limpo, nem que limpo que era sujo, como um dos rabbin expõe. E sua conversa era de uma peça com sua doutrina. O próprio Deus lhe dá este testemunho honrosa: Ele andou comigo em paz e em retidão. Ele não achava que o suficiente para falar de Deus, mas ele andou com ele. O temperamento de sua mente, eo tenour de sua vida, eram de uma peça com sua doutrina e da profissão que ele viveu uma vida de comunhão com Deus, e fez dela sua constante cuidado e negócio para agradá-lo, ele viveu como um padre que foi escolhido para andar diante de Deus, 1 Samuel 2:30 . Sua conversa foi tranquila ele era manso e manso para com todos os homens, era um padrão e promotor de amor que ele andava com Deus em paz, foi ele próprio pacífica e uma grande pacificador. Sua conversa também foi honesto ele fez nada de errado com qualquer, mas fez consciência de prestar todo o seu devido: Ele andou comigo em equidade, ou retidão. Não devemos, pela paz-amor, transgredir as regras de equidade, mas deve manter a paz, tanto quanto é consistente com a justiça. A sabedoria do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica. Ministros, de todos os homens, estão preocupados em andar com Deus em paz e em retidão, para que eles sejam exemplos para o rebanho. 2. Veja o que é bom que ele fez, ele respondeu as extremidades de seu avanço para esse cargo: Ele apartou a muitos da iniqüidade que ele fez o seu negócio para fazer o bem, e Deus coroou seus esforços com sucesso maravilhoso que ele ajudou a salvar muitas almas da morte, e há multidões agora no céu bendizendo a Deus que já o conheciam. Ministros deve esquematizar-se ao máximo para a conversão dos pecadores, e mesmo entre aqueles que têm o nome de israelitas não há necessidade de conversão de-obra, há muitos a ser transformado da iniqüidade e eles deve contar uma honra e um rica recompensa de seu trabalho, se eles podem, mas estar aqui instrumental. É só Deus que pela Sua graça pode transformar os homens de iniqüidade, e ainda assim é dito aqui de um ministro trabalhoso piedoso que ele virou homens da iniqüidade como um trabalhador junto com Deus, e um instrumento na mão e os que a muitos ensinam a a justiça brilhará como as estrelas, Daniel 12: 3 . Nota, Esses ministros, e só esses, são susceptíveis de desviar os homens de iniqüidade, que pregam a sã doutrina e viver uma vida boa, e ambos de acordo com a escritura para, como um dos rabbin observa aqui, Quando o padre está na posição vertical muitos serão na posição vertical.

 

III. Aqui está uma carga de alta elaborado contra os sacerdotes da época atual, que violaram o pacto do sacerdócio e foi diretamente contrária tanto às regras e aos exemplos que foram definidas antes deles. Muitos elementos de seus pecados tivemos no capítulo anterior, e encontramos ( Neemias 13: 1-31 ) que muitas corrupções surgiu na igreja dos judeus, neste momento, os casamentos mistos, admitindo estranhos na casa de Deus, profanação do dia de sábado, que foram todos devido à negligência e infidelidade dos sacerdotes aqui é cobrado sobre eles, em geral, 1. que eles transgrediram a regra: Você já partiram fora do caminho ( Malaquias 2: 8 ), a do bom caminho que Deus tem prescrito para você, e que seus ancestrais piedosos andado adiante de vós no é doente com um povo quando aqueles cujo ofício é para guiá-los no caminho que eles próprios se retirasse dela:. " você não tem mantidos os meus caminhos, não guardaram em si mesmos, nem fez a sua parte para manter os outros neles ", Malaquias 2: 9 . 2. Que eles traíram sua confiança: " Vocês têm corrompido a aliança de Levi, violaram-lo, contradizem as grandes intenções do mesmo, e ter feito o que em vós leigos para frustrar e derrotá-los você conseguiu seu escritório como se fosse concebido apenas para alimentá-lo de gordura e torná-lo grande e não para a glória de Deus eo bem das almas dos homens ". Este foi um corruptor do pacto de Levi foi pervertendo as extremidades do escritório, e torná-lo subserviente a essas coisas seculares sensuais sobre os quais ela deve sempre ter domínio. E assim eles perderam o benefício dessa aliança, e corrompido a si mesmos que eles tornou nula, e perdeu a vida e paz, que foram por ela estabelecido em cima deles. Nós não temos nenhuma razão para esperar que Deus deve realizar a sua parte do pacto, se não fazemos consciência de realizar o nosso. Outro exemplo de sua trair a confiança deles era que eles eram parcial na lei, Malaquias 2: 9 . Na lei dada a eles iriam escolher o seu dever este que eles fariam e que eles não fariam, assim como quisessem esta é a forma de hipócritas, enquanto aqueles cujos corações são retos com Deus têm uma relação a todos os seus mandamentos . ou melhor, na lei deviam deitou-se para as pessoas nesta que sabia rostos (de modo a palavra é) que aceita pessoas que voluntariamente interpretou e aplicou erradamente a lei, seja para atravessar aqueles que tinham um baço contra ou a fisionomia aqueles que tiveram uma bondade para eles fecham os olhos para esses pecados em alguns que em outros, seria acentuada em cima, conforme seu interesse ou inclinação levou-os. Deus é faz acepção de pessoas na tomada de sua lei, nem ele no acerto de contas para a violação do mesmo, ele diz respeito e não o rico mais do que os pobres, e, portanto, seus sacerdotes, os seus ministros, deturpar ele, e fazer-lhe uma grande quantidade de desonra , se, na doutrina ou disciplina, eles se respeitam as pessoas. Ver 1 Timóteo 5:21 . 3. Que eles fizeram uma grande dose de maldade para as almas dos homens, que eles deveriam ter ajudado a salvar: Você levou muitos a tropeçar na lei, não só para cair na lei (como a margem de lê-lo), por transgredir -lo, ensinou e incentivou a fazê-lo pelos exemplos dos sacerdotes, mas para tropeçar na lei, por preconceitos contratantes contra ela, como se a lei fosse o ministro do pecado e deu rosto a ele. Assim, Hofni e Finéias pela injustiça fez os sacrifícios do Senhor para ser abominado, 1 Samuel 02:17 . Há muitos a quem a lei de Deus é uma pedra de tropeço, o evangelho de Cristo um cheiro de morte para morte, e o próprio Cristo rocha de escândalo e nada contribui mais para isso do que a vida viciosos daqueles que fazem uma profissão de religião, pela qual os homens são tentados a dizer: "é tudo uma brincadeira." Este é propriamente um escândalo, uma pedra de tropeço não há nenhuma boa razão por que deve ser assim para qualquer, mas ai daqueles por quem este escândalo vem. 4. Que, quando estavam sob as repreensões, tanto da palavra e da providência de Deus por isso, eles não iria ouvir, isto é, eles não deram ouvidos, eles não iria colocá-lo para o coração que eles não estavam em tudo triste ou envergonhados por seu pecado, nem afectada com os sinais de descontentamento de Deus que eles estavam sob. O que ouvimos não nos faz bem, a menos que aplicam ao seu coração e admitir as impressões dele: Você não vai colocá-lo para o coração, dar honra ao meu nome, ., Pelo arrependimento e reforma Portanto devemos colocar o coração nas coisas de Deus , para que possamos dar glória ao nome de Deus, pode louvá-lo e por tudo o que pelo qual ele se fez conhecer. É ruim em qualquer roubar a Deus de sua honra, mas pior no ministros, cujo escritório e de negócios, é de suportar o seu nome e dar-lhe a glória devida a ele.

 

  1. Aqui é um registro dos julgamentos Deus tinha trazido sobre estes sacerdotes para a sua profanação, ea sua profanação das coisas santas. 1. Eles tinham perdido o seu conforto ( Malaquias 2: 2 ): . Eu já amaldiçoou suas bênçãos Eles não tinham o conforto de seu trabalho, que é a satisfação de fazer o bem para as bênçãos com que, como sacerdotes, abençoaram o povo Deus estava tão longe de dizer amém para que ele os transformou em maldições, como fez maldições de Balaão em bênçãos. Que as pessoas profanas não deve ter o favor de receber as bênçãos de Deus, nem aqueles sacerdotes profanas a honra de conferir e transmitir-los, mas ambos devem estar sob os sinais da sua ira. Nem tinham o conforto de seus salários, para as bênçãos com que Deus abençoou foram transformadas em uma maldição para eles por seu abuso deles não podiam recebê-los como os dons de seu favor quando se tinham feito tão desagradável para seu descontentamento por não depositar no coração as reprovações dado a eles. 2. Eles tinham perdido o seu crédito ( Malaquias 2: 9 ): . Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo Enquanto glorificavam a Deus ele dignificou-los e apoiou a sua reputação e um grande interesse que tinham no amor e estima do povo, enquanto eles fizeram o seu dever e andava com Deus em paz e equidade cada um tinha um valor e veneração para eles que eles foram denominados verdadeiramente o reverendo, os sacerdotes , mas quando eles abandonaram os caminhos de Deus, e corrompido a aliança de Levi , que assim tornou-se não só dizer, mas vil, aos olhos até mesmo das pessoas comuns, que, mais eles honraram a ordem, mais eles odiava os homens que estavam uma desonra para ele. Sua conduta, sua má conduta, tinha uma tendência direta a isso, e Deus é dono de sua mão nela, e vai tê-lo encarado como um justo julgamento de seu sobre eles, e não produzida apenas pelo seu pecado, mas respondendo a ele que colocar desonra em Deus, e fez a sua mesa e seu fruto desprezível ( Malaquias 1:12 ), e da desonra, portanto Deus justamente colocar em cima deles e os fez desprezível eles expuseram-se, e por isso Deus os expôs. Note-se, como o pecado é o opróbrio dos povos, de modo especial aos sacerdotes não é um animal mais desprezível sobre a face da terra do que um profano, ministro ímpios, escandaloso.

 

  1. Aqui é uma sentença da ira passou sobre eles e isso o profeta começa com, Malaquias 2: 2 , 3 . Mas é condicional: Se você não vai colocá-lo para o coração, o que implica: "Se você vai, a ira de Deus deve ser afastado, e todos serão bem, mas, se você persistir nesses cursos maus, ouvir a sua desgraça - O seu pecado será a sua ruína. " 1. Eles devem cair e se encontram sob a maldição de Deus: . Eu enviarei a maldição contra vós a ira de Deus será revelada contra eles, de acordo com as ameaças da palavra escrita. Nota, Aqueles que violam os comandos da lei si estava sob a maldição da lei. 2. Nem seus empregos, nem os seus prazeres, como sacerdotes, será limpa-lhes: " amaldiçoarei as vossas bênçãos, de modo que você deve ser nem vos abençoados nem bênçãos para as pessoas, mas até mesmo a sua fartura será uma praga para você e sereis pragas para sua geração ". 3. Os frutos da terra, que eles tinham o dízimo de, não deve ser o conforto a eles: " Eis que eu vos corromper sua semente do milho que semeia deve apodrecer debaixo da terra e nunca mais de novo, a consequência de que deve necessidades ser fome e da escassez de provisões para que nenhuma companhia de carne ofertas serão levadas ao altar, que os sacerdotes em breve terá uma perda de ". Ou pode ser entendido da semente da palavra que eles pregaram Deus ameaça negar sua bênção para as instruções que deu ao povo, de modo que seu trabalho será perdido, como a do lavrador é quando a semente é corrupto e por isso concorda com isso ameaçando ( Jeremias 23:32 ), eles não trazem proveito algum a este povo. 4. Eles e os seus serviços devem ser rejeitados por Deus que ele vai ser tão longe de tomar qualquer prazer neles que ele vai detestar e detesto-los: . Eu vou espalhar esterco em seus rostos, o esterco dos vossos sacrifícios Ele refere-se aos sacrifícios que foram oferecidos a essas festas. Em vez de ser ele mesmo satisfeito com a gordura dos seus sacrifícios, ele vai mostrar-se descontente por atirar o esterco deles em seus rostos, o que ele faz, de fato, quando ele diz: Traga há ofertas vãs seu incenso é uma abominação para mim . Note-se, aqueles que descansam em suas performances externos da religião, que deve contar, mas esterco, para que possa ganhar a Cristo, deve não só vêm com falta de aceitação por parte de Deus, neles, mas deve ser preenchido com vergonha e confusão para sua loucura. 5. Tudo vai acabar, finalmente, em sua ruína: Um deve levá-lo afastado com ele. Eles devem ser povoados com o esterco dos seus sacrifícios que eles devem ser levados com ele para o monturo, como uma parte dela . Qualquer um deve servir para levá-lo embora, o limpador comum. Prata rejeitada lhes chamam, e tratá-los adequadamente, porque o Senhor os rejeitou.

 

versículos 10-17

Os casamentos ilegais violação do casamento-aliança carga de Princípios corruptos.     BC 400.

10 Não temos nós todos um mesmo Pai? não tem um Deus nos criou? por que agimos aleivosamente cada um contra o seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? 11Judah tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém porque Judá profanou a santidade do L ORD qual ele ama, e se casou com a filha de um deus estranho. 12O L ORD irá cortar o homem que fizer isto, o mestre eo erudito, fora das tendas de Jacob, eo que oferece dons do L ORD dos exércitos. 13E Ainda fazeis isto: cobris o altar do L ORD de lágrimas, de choro, e com clamando, de modo que ele não para a oferta mais, ou recebe -o com prazer da sua mão. 14Yet dizeis: Por que? Porque a L ORD tem sido testemunha entre ti ea mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, é ela a tua companheira ea mulher da tua aliança. 15 E não fez ele somente um? Ainda que lhe sobejava espírito. E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Para o L ORD , o Deus de Israel, diz que odeia o repúdio: para uma violência com a sua roupa, diz o L ORD dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, que não sejais desleais. 17 Enfadais o L ORD com suas palavras. Mas vós dizeis: Em que cansado dele? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal é bom aos olhos do L ORD , e que ele se agrada, ou, onde está o Deus do juízo?

 

práticas corruptas são fruto genuíno e produtos de princípios corruptos e a maldade do coração e na vida dos homens é devido a algumas noções ateístas soltas que eles têm e que se governam por. Agora, nestes versos, temos um exemplo de o que aqui encontramos homens que tratam falsamente um com o outro, e é porque eles pensam erroneamente do seu Deus. Observar,

 

  1. Como corrupto suas práticas eram. Em geral, eles se portaram aleivosamente cada um contra o seu irmão, Malaquias 2:10 . Não se pode esperar que aquele que é falsa a seu Deus deve ser fiel a seu amigo. Eles teria havido traiçoeiramente para com Deus em seus dízimos e ofertas, e ele tinha defraudado, e, portanto, a consciência foi debochado, seus títulos e os cabos foram quebrados, uma porta foi aberta a todos os tipos de injustiça e desonestidade, e os laços de relação e afeição natural são quebradas por meio da mesma forma e sem dificuldade feita. Alguns pensam que as relações traiçoeiras aqui condenadas, se o mesmo com essas instâncias de opressão e extorsão que encontramos se queixaram de que Neemias sobre este tempo, Neemias 5: 3-7 . É aí que eles esqueceram o Deus de seus pais, como também a aliança de seus pais, e rendido suas ofertas inaceitáveis, Isaías 01:11 . Mas parece que, em vez de se referir ao que estava errado em seus casamentos, o que foi igualmente se queixavam de, Neemias 13:23 . Duas coisas que eles estão aqui acusado de, como muito provocando a Deus nesta matéria - tendo mulheres estrangeiras de nações pagãs, e abusando e acabar com as esposas que tinham em sua própria nação, tanto estes eles se portaram aleivosamente e violou um pacto sagrado primeiro foi no desprezo da aliança do peculiaridade, o último do casamento-aliança.

 

  1. No desprezo da aliança que Deus fez com Israel, como um povo peculiar para si mesmo, que se casaram com mulheres estrangeiras, que foi expressamente proibidas e fornecidos contra, nesse pacto, Deuteronomy 7: 3 . Observe aqui,

 

(1.) Que razão boa que teve de lidar fielmente com Deus e uns aos outros neste pacto, e não para fazer casamentos com os gentios. [1] Eles foram expressamente vinculado a partir de tais casamentos por convênio. Deus contratado para fazer-lhes bem em cima desta condição, que eles não devem se misturar com os pagãos este foi o pacto com os seus pais, o pacto feito com seus pais, denotando a antiguidade ea autoridade dele, e que seja o grande charter pelo qual essa nação foi incorporada. Eles estava sob todas as obrigações possíveis para observá-la estritamente, mas profanaram-lo, como se não estivessem vinculados por ele. Aqueles profanando o pacto com os seus pais que vivem em desobediência ao comando do Deus de seus pais. [2] Eles eram um povo peculiar, unidos em um só corpo, e, portanto, deveria ter unido para a preservação da honra de sua peculiaridade: Não temos nós todos um mesmo Pai? Sim, temos, por não tem um Deus nos criou ? não somos todos a sua descendência? E se nós não de um só fez? Sim, certamente nós somos. Deus é um Pai comum a toda a humanidade e, mediante essa conta, todos nós somos irmãos, membros uns dos outros e, portanto, deve abandonar a mentira ( Efésios 4:25 ), e não sejais infiéis, não, nem qualquer homem . contra o seu irmão Mas aqui parece referir-se à nação judaica: não temos nós todos um mesmo pai, Abraham, ou Jacob? Isso eles se orgulhavam em, Temos a nosso pai Abraão , mas aqui ele está ligado a eles como um agravamento do seu pecado, traindo a honra de sua nação casando com os pagãos: " não tem um Deus nos criou, isto é, nos formou em um povo, fez-nos uma nação por nós mesmos, e colocar uma vida em nós, distinta da de outras nações? e não deve isso obriga-nos a manter a dignidade do nosso caráter? " Nota, a consideração da unidade da Igreja em Cristo, seu fundador e Pai, deve envolver-nos com cuidado para preservar a pureza da igreja e para se proteger contra todas as corrupções. [3] Eles foram dedicados a Deus, bem como distinguir entre as nações vizinhas. Israel era santo para o Senhor ( Jeremias 2: 3 ), tomada em aliança com ele, separado por ele para si mesmo, para ser com ele para um nome e um louvor, e sobre esta conta que ele os amava e contente com eles o santuário criado entre eles era a santidade do Senhor, que ele amava, da qual ele disse: é meu repouso para sempre, aqui vai habito , para o tenho desejado , mas ao se casar com mulheres estrangeiras profanaram a santidade, e colocou a honra dele na poeira. Note-se, aqueles que se dedicam a Deus, e amado por ele, estão preocupados em preservar sua integridade, que não pode lançar-se fora de seu amor, nem perder a honra, ou derrotar o fim, de sua dedicação a ele.

 

(2.) Como traiçoeiramente eles tratadas, não obstante, profanaram-se nessa mesma coisa que foi prescrito a eles para a preservação da honra de sua singularidade: Judah se casou com a filha de um deus estranho. O dano não foi tanto que ela era filha de uma nação estranho (Deus fez todas as raças dos homens, e é o próprio Rei das nações ), mas que ela era a filha de um deus estranho, treinou-se no serviço e adoração de falsos deuses, à sua disposição , como filha à disposição de seu pai, e que tem uma dependência sobre eles, portanto, algumas das rabbin (citado por Dr. Pocock) dizer: aquele que se casa com uma mulher pagã é como se ele fez filho-de-lei para um ídolo. a corrupção do velho mundo começou com os casamentos dos filhos de Deus com as filhas dos homens, Gênesis 6: 2 . É a mesma coisa que está aqui denunciadas, mas, como está expresso que soa pior: Os filhos de Deus casaram com as filhas de um deus estranho. Aqui Judah disse ter havido aleivosamente, pois vilmente traído sua própria honra e profanado que a santidade do Senhor que deve ter amado (por isso alguns lê-lo) e é dito ser uma abominação cometeu em Israel e em Jerusalém era odioso para Deus, e muito imprópria aqueles que foram chamados pelo seu nome. Note, que é uma coisa abominável para aqueles que professam a santidade do Senhor para o profanarem, especialmente por se unir-se de forma desigual com os incrédulos.

 

(3.) Como severamente Deus iria contar com eles para ele ( Malaquias 2:12 ): O Senhor vai cortar o homem que fizer isto, que se casa com a filha de um deus estranho. Ele tem, com efeito, desligou-se da nação santa, e juntou-se com estrangeiros e estrangeiros para a comunidade de Israel, e assim será o seu castigo ser Deus o interrompeu, ele e tudo o que pertence a ele por isso os íntimos originais . Ele será cortado de Israel e de Jerusalém, e não ser inscrito entre os vivos lá. O Senhor vai cortar tanto o mestre eo erudito, que são culpados deste pecado, tanto os professores quanto para o aluno. Os líderes cegos e os seguidores cegos cairão juntos na vala, tanto a ele que desperta e ele que responder (por isso é na margem), para o mestre chama-se a sua scholar para o seu negócio, e agita-lo na mesma. Eles devem ser cortados em conjunto para fora das tendas de Jacó. Deus não mais possuí-los como pertencentes ao seu nay nação, eo sacerdote que oferece uma oferta ao Senhor, se ele casar com uma mulher estranha (como encontramos muitos dos sacerdotes fizeram, Ezra 10:18 ), não escapará a oferta que ele oferece não deve expiar, mas ele deve ser cortado do templo do Senhor, como outros de tendas de Jacob. Neemias perseguido longe dele, e do sacerdócio, um dos filhos do sumo sacerdote, a quem ele encontrou culpado por este pecado, Neemias 13:28 .

 

  1. No desprezo do casamento-aliança, que Deus instituiu para o benefício comum da humanidade, eles abusaram e pôr de lado as mulheres que tinham em sua própria nação, provavelmente para dar espaço para essas mulheres estrangeiras, quando foi toda a moda para casar com tal ( Malaquias 2:13 ): Isto também que você fez este é o segundo artigo da carga. Para o caminho do pecado é down-hill, e uma violação do pacto é uma entrada para outra.

 

(1) Vamos ver o que é que está aqui denunciadas. eles não se comportam como deveriam ter feito no sentido de suas esposas. [1] Eles foram cruzados com eles, perverso e mal-humorado, e fizeram amargar a vida com eles, de modo que quando eles vieram com suas esposas e famílias para adorar a Deus nas festas solenes, que eles deveriam ter feito com alegria, eles eram todos fora de humor as esposas pobres estavam prontos para quebrar seus corações, e, sem se atrever a fazer o seu caso conhecido a qualquer outro, eles se queixaram a Deus, e cobria o altar do Senhor de lágrimas, de choro, e com a chorar. Este é ilustrada pelo exemplo de Ana, que, após a conta de seu marido ter outra esposa (embora de outra forma uma espécie marido), e o descontentamento que dela resulta, sempre que fui até a casa do Senhor para adorar trastes e choraram, e estava em amargura de alma, e não iria comer, 1 Samuel 1: 6 , 7 , 10 . Por isso, foi com estas mulheres aqui e isto era tão contrário à alegria que Deus requer de seus adoradores que estragou a aceitabilidade de suas devoções: Deus . Não se refere à sua oferta mais Veja aqui o que um bom mestre servimos, que não vai tem o seu altar coberto de lágrimas, mas cercada de músicas. Esta condena aqueles que deixou a sua adoração para a de ídolos, entre os ritos dos quais encontramos mulheres chorando por Tamuz ( Ezequiel 08:14 ), eo sangue dos adoradores jorrando sobre o altar, 1 Reis 18:28 . Veja também o que é uma coisa má, é colocar os outros para fora da moldura para o culto alegre de Deus que é a sua culpa por seu mau humor para indispor-se para o seu dever, mas é muito mais culpa daqueles que lhes provocou a torná-los a se preocupar. é uma razão dada por garfo-bolsistas devem viver no amor santo e joy-- que suas orações não pode ser impedida, 1 Pedro 3: 7 . [2] Eles se portaram aleivosamente com eles, Malaquias 2: 14-16 . Eles não realizar suas promessas a eles, mas defraudado-los de sua manutenção ou dote, ou levou em concubinas, para compartilhar o carinho que foi devido a apenas suas esposas. [3] Eles colocá-los fora, deu-lhes uma carta de divórcio, e transformou-off, ou melhor, talvez eles fizeram isso sem a cerimônia que a lei de Moisés prescrito, Malaquias 2:16 . [4] Em tudo isso, eles cobriram a violência com a sua roupa eles abusaram de suas esposas, e foram vexatória para eles, e ainda, aos olhos dos outros, eles fingiram ser muito carinhoso com eles e concurso deles, e para lançar um saia por cima deles. É comum para aqueles que fazem a violência para avançar alguma pretensão ilusória ou outra com a qual a cobri-lo como de um manto.

 

(2.) Vamos ver a prova e agravos da carga. [1] É suficientemente provado pelo testemunho do próprio Deus: " O Senhor tem sido testemunha entre ti ea mulher da tua mocidade ( Malaquias 2:14 ), tem sido testemunha do casamento-aliança entre ti e ela, por a ele que você recorreu em relação a sua sinceridade nele e fidelidade a ele que ele tem sido um testemunho a todas as violações do mesmo, e todas as tuas relações traiçoeiras em desprezo dele, e está preparado para julgar entre ti e ela ". Nota: Este deve envolver-nos a ser fiéis a Deus e a todos com quem nós temos que fazer, que o próprio Deus é testemunha tanto a todos os nossos convênios e todos os nossos aliança de violações e ele é uma testemunha contra os quais não se encontra nenhum exceção. [2] É altamente agravado pela consideração da pessoa lesada e abusado. Em primeiro lugar, "Ela é tua mulher tua própria, osso dos teus ossos e carne da tua carne, o mais próximo a ti de todas as relações tens na mundo, e apegar-se a quem tu deve encerrar o resto. " em segundo lugar, " Ela é a mulher da tua mocidade, que tinha teus afetos quando eles estavam no mais forte, foi a tua primeira escolha, e com quem tu viveu muito. Vamos não o queridinho da tua mocidade ser o desprezo e repugnância da tua idade. " em terceiro lugar, " ela é a tua companheira , ela tem sido um compartilhador igual contigo na tua se importa, e tristezas e alegrias ". A esposa deve ser encarada, não como um servo, mas como um companheiro para o marido, com quem ele deve livremente conversar e aconselhar-doce, como com um amigo, e em cuja companhia ele deve tomar o prazer mais do que em qualquer outro para que ela não designado para ser teu companheiro? Em quarto lugar, "Ela é a mulher da tua aliança, a quem tu és tão firmemente ligado que, enquanto ela continua fiel, tu não podes ser solta ela, pois era um pacto para a vida. É a mulher com quem tu convênio e que tem convênio contigo há um juramento de Deus entre você, o que não é para brincadeiras, não é para ser jogado rápido e solto com ". As pessoas casadas muitas vezes devem chamar a atenção para o seu casamento-votos, e revê-las com toda a seriedade, como aqueles que fazem consciência de realizar o que prometeu.

 

(3.) Vejamos as razões dadas por que o homem ea mulher devem continuar juntos, ao fim de seus vida, no amor santo e paz, e nem discussão uns com os outros, nem separados uns dos outros. [1] porque Deus os uniu ( Malaquias 2:15 ): Será que ele não fazer um, numa véspera de um Adam, que Adão nunca pode tomar outra a ela para afligi-la ( Levítico 18:18 ), nem colocá-la afastado para dar lugar a outro? É grande mal para reclamar da lei do casamento como um confinamento, quando Adão na inocência, na honra, no Éden, no jardim do prazer, foi confinado a um. No entanto, Deus tinha o resíduo do Espírito que ele poderia ter feito outra Eva, como amável como que ele fez, mas, projetando Adão uma ajuda para ele cumprir, fez-lhe uma esposa tinha fez-lhe mais, ele não teria tido um atender ajuda. E por que ele fez, mas uma mulher para um homem? Era para que procurasse uma semente divina - uma semente de Deus (de modo a palavra é), uma semente que deve arcar com a imagem de Deus, ser empregada no serviço de Deus, e ser dedicado a sua glória e honra, - -que cada um com a sua própria mulher, e apenas uma, de acordo com a lei, ( 1 Coríntios 7: 2 ), eles podem viver em amor casto e santa, de acordo com as orientações e restrições da lei divina, e não, como brute bestas, sob o domínio da luxúria, e, portanto, pode propagar a natureza do homem, de tal forma que pode torná-lo mais propensos a participar de uma natureza divina, - que as crianças, nascendo no sagrado matrimônio, que é uma ordenança Deus e pelo qual as inclinações da natureza são mantidos sob os regulamentos da ordem de Deus, pode, assim, ser feita uma semente para servi-lo, e ser criados, como eles nascem, sob sua direção e domínio. Note, o levantamento de uma semente piedosa, que será contabilizado ao Senhor por uma geração, é um grande fim de a instituição do casamento, mas que é uma boa razão para o casamento-cama deve ser mantido imaculado e do vínculo matrimonial inviolável . Maridos e esposas devem , portanto, vivem no temor de Deus, que sua semente pode ser uma semente divina, então eles eram impuros, mas agora são santos, como filhos do convênio, o casamento-aliança, que era um tipo de aliança da graça e da união conjugal, quando, portanto, plenamente conservados da união mística entre Cristo e sua igreja, no qual ele busca e protege a si mesmo uma semente piedosa ver Efésios 5:25 , 32 . [2] Porque ele é muito descontente com aqueles que vão para o separe o que ele uniu ( Malaquias 2:16 ): . O Deus de Israel diz que odeia o repúdio Ele tem, de fato permitisse aos judeus, para a dureza de seus corações, ou melhor, limitada e entupidos-lo ( Mateus 19: 8 ), mas ele odiava ele, especialmente como aqueles praticou que pôr de lado as suas esposas por qualquer motivo, Matthew 19: 3 . Deixe aquelas esposas que elope de seus maridos e colocar-se longe, aqueles maridos que são cruéis com suas esposas e transformá-los embora, ou levam seus afetos fora de suas esposas e colocá-los sobre os outros, sim, e os maridos e mulheres que vivem em pedaços por consentimento, por falta de amor uns aos outros, deixe como estes sabem que o Deus de Israel odeia essas práticas, entretanto homens vadios pode fazer uma brincadeira deles.

 

(4.) Vejamos a cautela inferida a partir de tudo isso. Temos duas vezes ( Malaquias 2:15 ): Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade e novamente, Malaquias 2:16 . Note-se, aqueles que seriam impedidos de pecado deve tomar cuidado aos seus espíritos, pois todo pecado começa eles devem manter os seus corações com toda a diligência, deve manter um olhar ciumento sobre eles e uma mão estrito, e preciso prestar atenção contra os primeiros levantamentos de pecar lá. Vamos agir como estamos espirituoso e, portanto, para que possamos regular nossas ações, devemos considerar de que espírito somos de nós deve tomar cuidado ao nosso espírito com referência às nossas relações particulares, e ver que nos encontramos, justamente afetado a eles e ser de bom humor, caso contrário estaremos em perigo de tratar perfidamente. Se os nossos próprios corações aleivosamente com a gente, a quem eles não vão agir traiçoeiramente com?

 

  1. Observe como corrupto seus princípios eram, para a qual foram devido todas essas práticas corruptas. Vamos rastrear os fluxos para a fonte ( Malaquias 2:17 ): Tendes enfadado ao Senhor com vossas palavras. Eles pensado para contornar as convicções da palavra, e se justificar por cavilling com processos de Deus, mas sua defesa era sua ofensa e sua reivindicação de si foi o agravamento do seu crime que afrontado o Senhor com suas palavras, e repetida tantas vezes, e persistiu por tanto tempo em suas contradições, que mesmo cansado dele ver Isaías 07:13 . Fizeram-no cansado de lhes fazer o bem, como tinha feito, e parou a corrente de seus favores ou eles representavam ele como cansado de governar o mundo, e dispostos a fechá-la e deixar de lado o cuidado dele. Nota: É uma coisa cansativa, mesmo ao próprio Deus, para ouvir as pessoas insistem em sua própria justificação nas suas práticas corruptas e más, e invocar os princípios ateístas em defesa deles. Mas, como se Deus por seu profeta lhes tinha feito de errado, veja como descaradamente eles pedem, Em que nós cansado dele? Quais são essas palavras vexatórias em que nós tê-lo cansadas? Note, palavras pecaminosas são mais ofensiva a Deus do céu do que eles são comumente pensado para ser. Mas Deus tem suas provas prontos duas coisas que havia dito, pelo menos em seus corações (e pensamentos são palavras a Deus), com os quais ele tinha cansadas: - 1. Eles negaram que ele fosse um Deus santo, e tinha afirmado que lhe digam respeito, que é diretamente contrária à doutrina da sua santidade. Como ele é um Deus santo, ele odeia o pecado, é tão puro de olhos para observar, e não pode suportar a olhar para ela, Habacuque 1:13 . Ele não é um Deus que tenha prazer na iniqüidade, o Salmo 5: 4 . E ainda assim eles tiveram o descaramento de dizer, em contradição direta com isso, todo aquele que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e ele se agrada. Essa inferência ímpios puxaram, sem qualquer razão, desde a prosperidade dos pecadores em seus cursos pecaminosas (ver Malaquias 3:15 ), como se o amor ou o ódio de Deus estavam a ser conhecido por aquilo que está diante de nós, e aqueles deve concluir-se por bom aos olhos do Senhor que são ricos no mundo. Ou isso disseram porque desejava que poderia ser que eles estavam decididos a fazer o mal, e ainda pensar-se por bom aos olhos do Senhor, e acreditar que tinha prazer em si, não obstante e, portanto, sob o pretexto de fazer Deus não tão grave como era comumente representada, disseram à medida que teria, e pensou que era completamente um tal como a si mesmos. Note, Aqueles que pensam que Deus um amigo para o pecado afrontar ele e enganar a si mesmos. 2. Tinham-lhe negada a ser o governador justos do mundo. Se ele não deliciar-se com o pecado e os pecadores, mas ele serviria a sua vez de acreditar que ele nunca iria puni-lo ou eles. Eles disseram: " Onde está o Deus do juízo? O Deus que, temos sido tantas vezes disse, iria nos chamar para uma conta e contar com a gente para o que temos dito e feito? - Onde está ele Ele abandonou a terra, e não toma conhecimento do que é dito e feito lá ele disse que ele vai vir a julgamento , mas onde está a promessa da sua vinda? podemos fazer o que quisermos que ele nos vê não, nem considerar-nos. " É um desafio para o Juiz de toda a terra como lances desafio para a sua justiça, e, com efeito, atreve-lo a fazer o seu pior. Tais escarnecedores como estas existiam nos últimos dias da igreja judaica, e tal não deve acontecer nos últimos dias da igreja cristã, mas sua incredulidade não deve fazer a promessa de Deus de nenhum efeito para o dia do Senhor virá. Eis que o juiz está à porta o Deus do juízo está à mão.

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