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JOHN HUSS
JOHN HUSS

                                                                                   John Huss 

 

Na biblioteca em Praga não é exibida uma tríade de medalhões datados de 1572. A primeira contém a figura de Wycliffe faíscas em greve a partir de uma pedra, o segundo Huss acender um fogo, de faíscas, o terceiro Luther segurando uma tocha flamejante alta. Os medalhões dizer de forma simbólica a história da Reforma como começou, continuou, e cristalizado sob o toque de um inglês, um boêmio, e um alemão.

Como Lutero, John Huss nasceu em uma família de camponeses. Seu sobrenome significa Goose. John freqüentemente empregado dele, e, gradualmente, seus amigos levou-o para cima. Matriculou-se na Universidade de Praga, onde em 1393 ele recebeu o grau de Bachelor of Arts, no ano seguinte Bachelor of Divinity, dois anos depois, Master of Arts.

A Igreja Católica Romana ordenou sacerdote. Ele ensinou na universidade e pregou aos domingos. Eventualmente, tornou-se reitor da Capela de Belém. Abraçando princípios Wycliffes, ele passou a propor-lhes com toda a ousadia, tanto por via oral e na forma de artigos escritos. As autoridades universitárias, com medo das consequências, o proibiu de ensinar doutrinas evangélicas e colocou seus artigos sob proibição.

O arcebispo da Sé de Praga, uma Zbynek Zajic de Hazmburk, num primeiro momento mostrou uma relação amigável para Huss. Em 1405, o Papa Inocêncio VII enviou uma mensagem para Zbynek para parar a propagação dos ensinamentos de Huss. A atitude prelados passou por uma mudança brusca. Ele virou-se contra Huss, e renovou a condenação pública de seus escritos.

A crise se desenvolveu na universidade. Dois mil professores e estudantes da Baviera, saxões e poloneses esquerda, reduzindo o corpo discente para quinhentos. Imediatamente as autoridades, reconhecendo a capacidade incomum de Huss, promoveu-o para o cargo de reitor da universidade.

Ele era agora uma figura controversa. Enxames de pessoas lotaram a capela de Belém, sempre que ele pregava. Ele ficava cada vez mais vocal em seus ataques contra os abusos clericais, e questionou abertamente a doutrina católica da Missa.

Zbynek ordenou que seus escritos queimados. Duzentos de seus manuscritos sobre assuntos não-teológicas, como a filosofia e lógica, foram apreendidos e lançada ao fogo. O arcebispo colocou a cidade de Praga sob interdito.

Os eventos começaram a se mover rapidamente. Zbynek morreu em circunstâncias misteriosas. Rumores sugeriram que ele foi assassinado. John Stokes, um inglês, o sucedeu. Um inimigo jurado de tudo o que Wycliffe e Huss defendia, decidiu apagar as chamas Huss foi abanando todo Bohemia.

Em seguida, o papado abriu a venda de indulgências, em Praga. Huss, apoiado por seu amigo Jerome de Praga, denunciou as práticas com ardente indignação. Três de seus simpatizantes foram mortos por protestarem. O papa acusou Huss de heresia, e ordenou sua prisão. Mesmo que o sentimento popular favoreceu Huss, ele teve que fugir de Praga e viver no país, um exílio virtual.

No exílio, ele publicou sua obra mais notável, De ecclesia, (sobre a Igreja). Nela, ele desafiou a autoridade do papa e cardeais. Eles não eram a Igreja, disse ele. A Igreja já havia existido sem eles. A fundação da Igreja foi Cristo, não Pedro . Significativamente, ele tomou a mesma posição sobre o que Agostinho tinha em suas retrações.

Um conselho geral foi convocada para reunir em Constança, na Suíça. O papa convocou Huss a aparecer. Seus amigos o avisou que ele estava provavelmente caminhando para uma armadilha. Mas, o Imperador Sigismundo prometeu-lhe salvo-conduto de e para o conselho. Tomando o Imperador em sua palavra, Huss, montou no cavalo "espírito forte e alto" Rabstyn e se dirigiu para Constance chegando em novembro de 1414.

Dentro de um mês, ele foi preso e lançado em um calabouço no convento dominicano. As autoridades da Igreja mudou sua prisão duas vezes antes de seu julgamento no próximo verão. Doença violenta Em primeiro lugar, em seguida, a fome, quase tornou o julgamento desnecessário.

A audiência preliminar acabou por ser um fiasco terrível. Sempre que Huss tentaria responder às acusações de heresia ou explicar sua posição, gritos selvagens subiria, "Down com seus sofismas (falso raciocínio). Diga, sim ou não!" No julgamento adequado, ele foi confrontado com os seus pronunciamentos escritos questionando a autoridade dos papas e cardeais, com demandas que repudiam eles. Ele respondeu que ele iria fazer isso somente se as declarações poderiam ser provado ser falsa a Escritura . "Você é um herege obstinado," os juízes lhe disse.

Seus acusadores e disse: "Nós tirar de você o cálice da redenção." Huss respondeu: "Eu confio no Senhor Deus Almightythat Ele não vai tirar de mim o cálice da sua redenção, mas tenho a firme esperança de beber de hoje em seu reino."

Em 6 de julho, ele foi conduzido para a catedral da cidade. Depois de terem celebrado a missa, os líderes eclesiásticos tinham o levou para a igreja e sentado em um banco alto. A sentença foi lida: ". O sagrado Concílio, tendo somente Deus antes de seu olho, condena John Huss ter sido e ser um verdadeiro, real e aberta herege, o discípulo não de Cristo, mas de John Wycliffe" Sem nenhum voto contrário, ele foi devolvido às autoridades civis para execução. Seis bispos lhe tiraram as vestes, esmagado na cabeça um boné coberto com fotos de o diabo, e entregou sua alma ao diabo.

Neste ponto, vou compartilhar o relato publicado em The Spy Massachusetts e Worcester County Anunciante quarta-feira, 27 de setembro, 1826.

A procissão seguiu em frente Huss, absorta em meditação piedosa, só foi acordada a alegre esperança; ea fraqueza momentânea que tinha acontecido com ele na igreja, tinha dado lugar à fortaleza mais calma e se estabeleceram. Chegando ao portão do palácio Episcopal, viu uma pilha de madeira, e acreditava que ele já estava no local da execução. Ele logo foi desenganado, para a madeira a ser demitido, ele viu seus escritos antecipados, e, sucessivamente, lançados ao fogo. Um sorriso brincava em seus recursos, que ele tentou, mas no viu forçado a sufocar enquanto ele testemunhou esta experiência vão, e voltando-se para a multidão com a maior compostura, ele declarou que seus escritos foram consumidos, e não para os erros delas constantes, mas a satisfazer a fúria ignóbil dos seus adversários.

O sol mostrado brilhante, mas um banho de chuva tinha caído, e dentro do círculo ao qual Huss foi admitido para ver a destruição de seus livros;ele viu uma grande minhoca neste caminho. Ele deu um passo um pouco de lado para evitar pisar nele. Um de seus guardas, que observaram este lugar o pé no réptil com um ar de bravata.

"Eu chamaria o worm meu irmão", disse o mártir! "E verdadeiramente nós somos irmãos de infortúnio, pois estamos perecendo pela mesma crueldade."

Ele agora se aproximou da grande área, que havia sido eliminado da multidão, que ainda ansiosamente seguiu em frente, sempre que a vigilância dos guardas estava relaxado. Eu estava em frente ao portão de Gottlebian, e entre os portões e jardins dos subúrbios. No centro, viu uma acumulação de lenha, em meio à qual um post forte foi erguido. Vários homens foram empregados na realização de mais madeira no espaço aberto, e quatro grandes fardos de palha foram colocados dentro das bichas. Um homem de aspecto feroz estava perto do post sobre o que as bichas estavam sendo empilhados. Ele estava envolvido em desembaraçar as bobinas de uma corda, que havia sido recentemente imerso em água, e de reboque ou três cadeias foram estabelecidas através de um banco, com ele a aparência de arranjo cuidadoso. Huss não teve nenhuma dificuldade em reconhecer o homem, seu algoz; e no lugar em que ele já tinha sido realizado, o local em que ele estava para morrer.

Embora o infeliz Huss foi cercado por ser quem fizera-se até supor que a tortura e morte de um homem virtuoso seria um espetáculo aceitável para um Deus de misericórdia, muitos dentre a multidão, cuja piedade, ficou muito aquém do que o zelo o que poderia contemplar a meditado sacrificado sem arrepios de horror. Estes agora fez ouvir a sua voz, lembrando, que de qualquer maneira que o doente tinha antes ofendido, ele orou mais devotamente, e alguns desejava que ele poderia ser o espectáculo com um confessor. Mas um padre que esteve presente no conselho, gritou, percebendo a impressão de que as palavras mártires tinha juba, que ser um herege condenado, aqueles que foram confiados com o castigo dos seus crimes não deve sofrer-lhe para ser ouvido. Ao mesmo tempo, ele declarou que não poderia ser confessor permitido aproximar-se alguém tão acusado, cortado, e já mortos para a igreja.

O carrasco em seguida, tirou de sua pessoa um casaco branco, em homenagem a sua libertação antecipada. Um vestido, preparado com breu e, foi-lhe apresentado, e usando isso, ele foi conduzido para o jogo quando um murmúrio parcial percorreu aqueles que tinham sido admitidos dentro do espaço reservado. Huss começou. Uma idéia passou pela sua cabeça que, possivelmente, Sigismund tinha cedeu; mas esta foi imediatamente demitido; quando o sacerdote, que havia falado antes a reprovar os gritos da multidão, avançou para dar expressão ao sentimento que tinha acabado de se manifestou.

Huss foi amarrado primeira rodada do meio com cordas. A cadeia foi preterido estes, e as cadeias foram presos na perna esquerda e no pescoço. Assim firmemente ligado ao jogo, as bichas fornecidas para a ocasião foram empilhados até o queixo; palha foi colocada debaixo e entre eles, onde pensava-se provavelmente mais eficaz de contribuir para a ferocidade do fogo.

Um momento de terrível expectativa seguidas. O carrasco se aproximou com uma tocha acesa; quando o duque de Baviera montou até Huss, e em voz alta o chamou, exigindo que ele agora deve renunciar a seus erros; ao mesmo tempo, lembrando-lhe que em alguns momentos ele estaria fora do seu poder para fazê-lo.

"Eu pensei que o perigo já passou", respondeu ele; "Mas, felizmente, eu não sou nada tentado a contradizer o que eu avançaram. Tenho ensinado a verdade, e agora estou pronto para selá-lo com o meu sangue. Última análise, deve prevalecer, embora eu não possa vê-lo. Este dia você acender as chamas de perseguição sobre um pobre pecador e sem valor, mas o espírito que me anima, deve, Phoenix-like, subir de minhas cinzas, sobe majestosamente em alta por muitos séculos subseqüentes, e provar a todo o mundo cristão, como vão esta perseguição, como impotente sua raiva. "

O mártir virou tanto quanto suas bandas admitiria, e olhou para o carrasco, que agora se aproximou para acender o fogo. Seus movimentos causado alguns dos feixes externos a cair. Diante disso, a tocha foi previsto, até que a madeira poderia ser substituído. O Bohemian viu a tocha recomeçou, e no mesmo instante em que ele ouviu o crepitar da palha iluminada. O fogo se espalhou rapidamente se estende ao redor da pilha;enquanto, aproveitando os últimos momentos que lhe restavam na terra, Huss foi ouvido cantar em oração: "Cristo, Filho de Deus vivo, tem misericórdia de mim." Ele estava em andamento, quando as chamas crescentes apreendeu a barba, olhos e sobrancelhas, e um começo involuntário jogou o boné de sua cabeça. Sua voz foi novamente ouvida acima do barulho do volume de fogo, que agora estourou a partir do topo da pilha por trás do jogo. Enunciado falhou com ele; mas os olhos erguidos evidenciado (mostrou), naquele momento terrível, que o seu coração ainda estava acordado à devoção, ainda que sua língua era mudo sempre. Seu rosto tornou-se violentamente distorcido, e curvando-se para baixo a cabeça, ele foi visto expirar. Mão madeira suficiente não foi fornecido, eo fogo não antes de os restos mortais do mártir eram mais da metade consumida. Suas roupas tinham sido jogado na pilha em prol dos viados; , mas tudo era insuficiente, e um novo fornecimento de madeira era necessário. A queima em fase de conclusão, levados em um carrinho, e jogado em um rio vizinho, que os admiradores do Bohemian pode possuir nada para recordar a memória de seu mártir.

O conselho tinha declarado que não tinha feito nada mais agradável a Deus do que para punir o herege Bohemian. Huss foi julgado um herege, porque ele acreditava na autoridade da Bíblia acima do papa e Direito Canônico. Ele acreditava que a salvação do pecado foi pela graça mediante a fé em Cristo Jesus sozinho. O conselho nunca sonhei que o fogo que acendeu sob Huss em Constança naquele dia iria estourar em um poderoso incêndio que estava a varrer, inexoravelmente, por todo o mundo com o verdadeiro Evangelho de Cristo.

Bibliografia  

1684 Foxes Livro dos Mártires; 
Dr. David Otis Fuller breve biografia sobre Huss;  História Cristã - Edição 68 Jan Hus,  o Massachusetts Spy e Worcester County Anunciantequarta-feira, 27 de setembro, 1826

 

                  

Com que indignação do Bohemians ouviu falar do assassinato de John Huss e Jerônimo de Praga. Tothis causar historiadores atribuem o início da guerra hussite, que foi realizada por os Bohemians enfurecidos por três anos com o famoso Zisca, e por dez anos após sua morte. O historiador da igreja de Cristo se retira da cena, cheia de vitórias quase incríveis sobre o imperador, e com crueldades desumanas em ambos os lados.

 O corpo principal dos Bohemians descontentes estavam em comprimento satisfeito com a liberdade do copo no sacramento, e com a administração da ordenança em sua própria língua. Esses pontos, após a eftusion de um dilúvio de sangue, foram dadas pelo partido papal no ano 143.i, e um tratado de paz foi feito, de que estes formaram a base. Em outros aspectos, os calixtines lembrava os papistas, por cuja artifícios que foram induzidos mesmo a perseguir os verdadeiros seguidores de Huss. Estes últimos, os verdadeiros hussitas, além da celebração bíblica do sacramento, desejava ver uma verdadeira reforma da igreja, e do estabelecimento de pureza da doutrina e disciplina.

Mas, depois de uma longa série de confusões militares, encontraram-se ainda um corpo perseguido pelos homens; e os deles, que tinha se inclinado a recorrer à espada, foram gradualmente convencido, de que a fé do paciente e perseverança na oração são as armas próprias de um soldado cristão. Nunca na verdade houve um exemplo mais marcante da ineficácia de armas carnais na defesa da Igreja de Cristo. O Bohemians tinha levado em guerra por 13 anos, muitas vezes com grande sucesso, e sempre com coragem destemida e fortaleza; e, no final, eles ganharam apenas dois privilégios, apenas de natureza externa au na administração da Ceia do Senhor.

 Com estes, a maioria das pessoas permaneceu conteúdo, e ainda aderiu às abominações papais, enquanto os verdadeiros cristãos foram expostos mais do que nunca para as perseguições à Igreja de Roma, e não só foram abandonados, mas também tratados cruelmente por seus irmãos . Nesse meio tempo, o Conselho de Basil sucedeu a de Constance. Mas o leitor que me examinou com os motivos que parecem ter influenciado o último conselho mencionados não serão talvez disposto a tomar as mesmas dores com a de Basílio, que foi realizado em um plano semelhante de intriga secular e ambição. Entre seus outros objetos, a redução da Bohemia ao sistema papal não foi esquecido; e Rokyzan, um Calixtine, foi seduzido, pelas esperanças do Arcebispado de Praga, a segunda as opiniões do partido papal.

 Ele foi eleito arcebispo em 1436, e trabalhou para induzir o Bohemians ser conteúdo sem a taça, e em todas as outras coisas para estar em conformidade com a doutrina romana e adoração. fOs verdadeiros seguidores de Huss, foram, no entanto, não sem esperança de engajar-lo para promover uma reforma mais completa. Filho de sua irmã, Gregory, que foi em grande medida o fundador da unidade dos irmãos hussitas, solicitou-lo da maneira mais urgente para promover a piedade vital. Mas Rokyzan, embora ele tinha luz suficiente para aprovar as intenções piedosas de seu sobrinho, não podia, com medo de perder sua dignidade arquiepiscopal, ser convencido a se opor as corrupções romanistas; No entanto, ele aconselhou os hussitas, para edificar um ao outro em particular, e deu-lhes alguns bons livros para esse fim. Ele também obteve para eles, a permissão para retirar-se para o senhorio de Lancaster, nos confins da Silésia e da Morávia, e não de regular o seu plano de adoração de acordo com suas próprias consciências.

Sobre o ano de 1453, uma série de hussitas reparado para Lancaster, e escolheu Michael Bradazius para seu ministro. Ele com alguns assistentes, sob a direção de Gregory, realizou uma conferência em 1457, em que o plano da igreja hussite, ou a dos irmãos unidos foi formada, ritos idólatras foram proibidos, e um rigor de disciplina, que se assemelha a da igreja cristã primitiva, foi instituído. Disciplina na verdade, era um objeto favorito deste povo; e se a sua atenção para esta circunstância subordinado tinha sido conectado com o que é de muito maior importância, (um sistema preciso e luminoso da doutrina cristã,) bem mais salutar consequências teria seguiu. Neste hussitas eram certamente defeituosa, embora de forma fundamentalmente assim; e, portanto, enquanto eles estavam perseguindo um assunto de importância inferior, eles falharam para promover o espírito de piedade, em um grau tão elevado como eles esperavam.

A vida interior e vigor da sua igreja não correspondia com a pureza de seu sistema externo, nem poderia angustiado consciências encontrar entre eles o conforto e liberdade que são tão necessárias para propagar a piedade a qualquer grande medida. Em um ponto, no entanto, eles demonstraram ser os verdadeiros seguidores de Cristo; resolveram fazer uso de quaisquer armas carnais para a defesa da religião; e não mais a sofrer o nome de hussitas a ser desonrado por tais métodos não-cristãs, como anteriormente tinha sido. Eles logo foram chamados para o exercício dessa coragem passiva, que professavam. 

O aumento de suas congregações na Boémia e Morávia, foi contemplado com desconfiança tanto pelos romanistas e Calixtine sacerdotes, e eles foram acusados ​​de uma intenção de renovar os tumultos taboritas e apreender o governo. Esses professores de piedade, que até agora têm sido enganados pela falsa zelo, ou o amor do mundo, a fim de ter a espada em defesa da religião, pouco sabe o prejuízo que eles fazem com a causa que se comprometem a apoiar. Mentes profanas são sempre mal-intencionados, e que estejam sempre aptos a cobrar todos os que professam as mesmas verdades, com o mesmo espírito sedicioso, de que tenham visto uma vez alguns casos. Os hussitas, portanto, carregado com a infâmia de seus antecessores. agora tinha nenhum remédio. Mesmo George Podiebrad, que foi eleito rei da Boêmia, em 1458, e que até então os protegeu, agora consentiu em perseguir os irmãos unidos. 

FONTE STANDARD  ENCYLOPEDIA BIBLICAL 1870