LISTA DE ASSUNTOS
Lição 1 -A Instituição da família
Lição 2 - O primeiro problema enfrentado em família
Lição 3 - As diferentes mudanças sociais da família
Lição 4 - Preparando-se para construir uma família
Lição 5 - Deixando pai e mãe
Lição 6 - O papel do marido na família
Lição 7 - O papel da esposa na família
Lição 8 - A comunicação na família
Lição 9 - Conflitos familiares
Lição 10 - Quando a divisão se instala na família
Lição 11 - A família segundo o coração de Deus
Lição 12 - A família de Jesus
Lição 13 - A Família no Século XXI
SUBSIDIO CPAD JOVENS LIÇÃO N.5
1) EFESIOS 5.31-33
2)EFESIOS 6.1-3
verso 31
Dois assuntos são exibidos juntos; para a união espiritual entre Cristo e sua igreja é tão tratada como para ilustrar a lei comum de casamento, para o qual a citação de Moisés refere. Ele imediatamente acrescenta que o ditado é cumprida em Cristo e à igreja. Cada oportunidade que se apresenta para proclamar nossas obrigações para com Cristo é prontamente abraçado, mas ele adapta a sua ilustração de-los para o presente assunto. É incerto se Moses introduz Adão como usar essas palavras, ou dá-los como uma inferência tirada por si mesmo a partir da criação do homem. Também não é de grande consequência que esses pontos de vista ser tomadas; para, em ambos os casos, é preciso segurá-la para ser um anúncio da vontade de Deus, que ordena as funções que os homens devem a suas esposas.
Ele deixará seu pai e sua mãe. Como se ele tivesse dito: "Deixe-o em vez deixará pai e mãe do que não unirá à sua mulher." O vínculo matrimonial não pôr de lado as outras funções da humanidade, nem são os mandamentos de Deus tão inconsistente com o outro, que um homem não pode ser um bom e fiel marido sem deixar de ser um filho obediente. É totalmente uma questão de grau. Moisés chama a comparação, a fim de expressar mais fortemente a união íntima e sagrada que subsiste entre marido e mulher. Um filho é obrigado por uma lei inviolável da natureza para exercer as suas funções em relação ao pai; e quando as obrigações de um marido para com sua esposa são declaradas para ser mais forte, sua força é a melhor compreendida. Aquele que resolve para ser um bom marido não deixará de exercer as suas funções filial, mas consideram o casamento como mais sagrado do que todos os outros laços.
E serão os dois uma só carne. Eles serão um só homem, ou, para usar uma frase comum, eles constituem uma única pessoa; o que certamente não seria verdadeiro em relação a qualquer outro tipo de relacionamento. Tudo depende disso, que a mulher foi formada da carne e os ossos de seu marido. Essa é a união entre nós e Cristo, que em algum tipo nos faz participantes da sua substância. "Estamos osso de seus ossos e carne de sua carne," ( Gênesis 02:23 ;) não porque, como nós, ele tem uma natureza humana, mas porque, pelo poder do seu Espírito, que nos torna uma parte de seu corpo, para que a partir dele tiramos nossa vida.
verso 32
Não podemos evitar que admira a perspicácia dos papistas, que concluem a partir da palavra mistério ( μυστήριον ) que o casamento é um dos sete sacramentos, como se tivessem o poder de transformar água em vinho. Eles enumerar sete sacramentos, enquanto Cristo instituiu não mais do que dois; e, para provar que o matrimônio é um dos sete, que produzem esta passagem. Em que base? Porque a Vulgata adotou a palavra sacramento ( sacramentum ) como uma tradução da palavra mistério, que os usos apóstolo. Como se sacramento ( sacramentum ) não frequentemente, entre os escritores latinos, denotam Mistério, ou como se Mistério não tinha sido a palavra empregada por Paul na mesma epístola, ao falar da vocação dos gentios. Mas a presente questão é, tenha sido nomeado o casamento como um símbolo sagrado da graça de Deus, para declarar e representam para nós algo espiritual, como o batismo ou a Ceia do Senhor? Eles não têm nenhum motivo para tal afirmação, a não ser que eles foram enganados pela significação duvidosa de uma palavra latina, ou melhor, pela sua ignorância da língua grega. Se o simples fato de ter sido observado, que a palavra usada por Paulo é Mistério, nenhum erro jamais teria ocorrido.
Vemos então o martelo e bigorna com os quais eles fabricados este sacramento. Mas eles deram mais uma prova da sua indolência em não comparecer à correção que é imediatamente acrescentou:
Mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Ele pretendia dar advertência expressa de que nenhum homem deve entendê-lo como falar de casamento; de modo que seu significado é mais amplamente expressa do que se ele tivesse dito o ex sentimento sem qualquer exceção. O grande mistério é, que Cristo respira para dentro da igreja a sua própria vida e poder. Mas quem iria descobrir aqui qualquer coisa como um sacramento? Este erro surgiu da ignorância grosseira.
verso 33
2)EFESIOS 6.1-3
No Senhor. Além da lei da natureza, que é reconhecido por todas as nações, a obediência das crianças é imposta pela autoridade de Deus. Daí segue-se que os pais devem ser obedecidas, até agora apenas como é consistente com devoção a Deus, que vem em primeiro lugar em ordem. Se o comando de Deus é a regra pela qual a apresentação das crianças deve ser regulamentada, seria tolice supor que a execução desta tarefa poderia levar longe do próprio Deus.
Pois isto é justo. Isso é adicionado a fim de conter o ardor que, já dissemos, parece ser natural para quase todos os homens. Ele prova que ele seja certo, porque Deus o ordenou; pois não têm a liberdade de contestar, ou pôr em causa, a nomeação dele cuja vontade é a regra infalível de bondade e justiça. Essa honra deve ser representado como incluindo a obediência não é surpreendente; por mera cerimônia é de nenhum valor aos olhos de Deus. O preceito, honra teu pai e mãe, compreende todos os deveres pelos quais o sincero afeto e respeito dos filhos aos pais podem ser expressas.
verso 2
"Eu sou o Senhor teu Deus, que mostrará misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos."
( Êxodo 20: 5 ).
Mas isso é universal, aplicando-se indistintamente a toda a lei, e não pode ser dito para ser apensa a esse mandamento. A afirmação de Paul ainda é verdade, que nenhum outro mandamento, mas aquele que ordena a obediência devida pelos filhos aos pais distingue-se por uma promessa.
verso 3
E que sejas de longa vida sobre a terra. Moisés menciona expressamente a terra de Canaã,
"Que os teus dias sejam prolongados na terra que
o Senhor teu Deus te dá." ( Êxodo 20:12 ).
Além disso, os judeus não podiam conceber qualquer vida mais feliz ou desejável. Mas à medida que a mesma bênção divina é estendido a todo o mundo, Paul foi devidamente deixado de fora a menção de um lugar, a distinção peculiar que durou apenas até a vinda de Cristo.
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SUBSIDIO JOVENS CPAD LIÇÃO N.3
Introdução
Neste capítulo, nós temos, I. Cristo mudando seus aposentos, deixando Galiléia, e vindo para os confins da Judéia, Matthew 19: 1,2. II. Sua disputa com os fariseus sobre o divórcio, e seu discurso com seus discípulos após a ocasião dele, Mateus 19: 3-12. III. O entretenimento tipo que ele deu a algumas crianças pequenas que foram trazidos a ele, Mateus 19: 13-15. IV. Um relato do que se passou entre Cristo e um cavalheiro jovem esperançoso de que se aplicou a ele, Mateus 19: 16-22. V. Seu discurso com os seus discípulos naquela ocasião, sobre a dificuldade de a salvação daqueles que têm muito no mundo, ea certeza de recompensa daqueles que deixam tudo por Cristo, Mateus 19: 23-30.
Verse 1-2
Cristo Deixa Galiléia e entra Judéia.
1 E aconteceu que, quando Jesus concluído estas palavras, partiu da Galiléia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão 2 E grande multidão o seguiu e curou-os ali.
Temos aqui um relato de remoção de Cristo. Observar,
versículos 3-12
A Lei do Divórcio.
3 Os fariseus também vieram a ele, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 4 E, respondendo ele, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio os fez macho e fêmea, 5 E disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, não o separe o homem. 7 Eles disseram-lhe: Por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? 8 Ele lhes disse: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 9 E eu vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 Seus discípulos disseram-lhe: Se o caso do homem ser assim com sua esposa, que não é bom para se casar. 11 Mas ele lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. 12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se fizeram eunucos para o reino de amor de Deus. Aquele que é capaz de recebê-lo, deixá-lo recebê-lo.
Temos aqui a lei de Cristo, em caso de divórcio, resultantes, como algumas outras declarações de sua vontade, por uma disputa com os fariseus. Assim pacientemente que ele suportar a contradição dos pecadores, que ele transformou em instruções aos seus próprios discípulos! Observe-se, aqui
A pergunta é, se um homem pode repudiar sua mulher por qualquer motivo. Isso pode ser feito por algum motivo, até mesmo para a de prostituição, foi concedido, mas pode ele ser feito, como agora é comumente foi feito, pelo tipo mais frouxa de pessoas, por qualquer motivo por qualquer motivo que um homem se acha apto para atribuir, embora nunca tão frívola sobre toda não gostam ou desagrado? A tolerância, neste caso, permitiu, no caso de ela encontrou não agrada aos seus olhos, por haver ele encontrado alguma impureza nela, Deuteronômio 24: 1. Isso eles interpretada tão amplamente como fazer qualquer desgosto, embora sem causa, o chão de um divórcio.
A partir daí, ele infere, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Nota: (1) O marido ea mulher são de Deus unindo synezeuxen - ele tem jugo-los juntos, então a palavra é, e isso é muito significativo. O próprio Deus instituiu a relação entre marido e mulher no estado de inocência. Casamento e sábado são os mais antigos de decretos divinos. Embora o casamento não seja peculiar à igreja, mas comum para o mundo, no entanto, a ser carimbada com uma instituição divina, e aqui ratificadas por nosso Senhor Jesus, que deveria ser gerida depois de um modo digno de Deus, e santificado pela palavra de Deus, e oração. A conscienciosa consideração a Deus no presente decreto-lei teria uma boa influência sobre o dever, e, consequentemente, sobre o conforto, da relação. (2.) Marido e mulher, sendo unido pela ordenação de Deus, não devem ser dissociadas por qualquer autoridade humana. Deixe não o homem colocá-los em pedaços não o próprio marido, nem qualquer um para ele e não o juiz, Deus nunca lhe deu autoridade para fazê-lo. O Deus de Israel vos disse, que odeia o repúdio, Malaquias 2:16. É uma regra geral que o homem não deve ir para o separe o que Deus uniu.
III. Uma objeção começou pelos fariseus contra esta objeção não destituído de cor e plausibilidade (Mateus 19: 7) "Por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, no caso de um homem que repudiar sua mulher?" Ele pediu razão escritura contra o divórcio alegam autoridade escritura para ele. Nota: Os aparentes contradições que estão na palavra de Deus são grandes tropeços para homens corruptos de entendimento. É verdade, Moisés foi fiel ao que o constituiu, e ordenou nada, mas o que ele recebeu do Senhor, mas a coisa em si, o que eles chamam um comando era apenas como subsídio (Deuteronômio 24: 1), e sim para conter os exorbitâncias de ele do que para dar rosto à coisa em si. Os médicos judeus-se observar tais limitações em que a lei, que não poderia ser feito sem grande deliberação. Um motivo especial deve ser atribuído, a carta de divórcio deve ser escrito, e, como um ato judicial, deve ter todas as solenidades de um ato, executado e inscrito. Deve ser entregue nas mãos da esposa a si mesma, e (o que obrigaria os homens, se eles tinham qualquer consideração neles, considerar) foram expressamente proibido nunca para se reúnem novamente.
Mas Cristo diz-lhes que havia uma razão para esta tolerância, não a todos para seu crédito Foi por causa da dureza dos seus corações, que foram autorizados a pôr de lado as suas esposas. Moisés reclamou do povo de Israel em seu tempo, que seu coração estava endurecido (Deuteronômio 9: 6,31: 27), endureceu contra Deus isso está aqui significava de sua qual caminho a ser endurecido contra as suas relações eram geralmente violenta e ultrajante, soever eles levaram, tanto em seus apetites e em suas paixões e, portanto, se não tivessem sido autorizados a pôr de lado as suas esposas, quando eles tinham concebido uma antipatia deles, eles teriam feito com crueldade, teria batido e abusado deles, e talvez ter assassinado eles. Nota: Não há um maior pedaço de dureza de coração no mundo, do que para um homem para ser duro e severo com sua própria esposa. Os judeus, ao que parece, foram famoso por isso, e, portanto, foram autorizados a guardá-los melhor divorciar-los do que pior, do que o altar do Senhor deve ser coberto com lágrimas, Malaquias 2:13. Um pouco de respeito, ao humor um louco, ou um homem em um frenesi, pode impedir um maior prejuízo. leis positivas pode ser dispensada para a preservação da lei da natureza, pois Deus terá misericórdia e não o sacrifício, mas, em seguida, aqueles que são miseráveis de coração duro, que tornaram necessárias e ninguém pode desejam ter a liberdade de divórcio, sem virtualmente possuir a dureza de seus corações. Observe, diz: É-se da dureza dos seus corações, não só deles, que viveu na época, mas toda a sua semente. Note-se, Deus não apenas vê, mas prevê, a dureza dos corações dos homens, ele adequados ambas as ordenanças e providências do Velho Testamento para o temperamento do que as pessoas, tanto no terror. Além disso observar, A lei de Moisés considerada a dureza dos corações dos homens, mas o evangelho de Cristo cura-lo e sua graça tira o coração de pedra, e dá um coração de carne. Pela lei foi o conhecimento do pecado, mas pelo evangelho foi a conquista do mesmo.
(1.) Ele permite que o divórcio, em caso de adultério a razão da lei contra o divórcio sendo esta, serão os dois uma só carne. Se a mulher se prostituem, e tornar-se uma só carne com um adúltero, a razão da lei cessa, e assim que faz a lei. Pela lei de Moisés adultério era punido com a morte, Deuteronômio 22:22. Agora, nosso Salvador mitiga o rigor do que, e nomeia o divórcio ser a penalidade. Dr. Whitby entende isso, não de adultério, mas (porque nosso Salvador usa a palavra porneia - fornicação) de impureza cometido antes do casamento, mas descobriu mais tarde, porque, se foram cometidos depois, foi um crime capital, e não precisava de nenhuma divórcio.
(2.) Ele não permite-lo em todos os outros casos: Todo aquele que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério. Esta é uma resposta direta à sua consulta, que não é legal. Neste, como em outras coisas, os tempos evangélicos são tempos de reforma, Hebreus 09:10. A lei de Cristo tende a restabelecer o homem na sua integridade primitiva a lei do amor, o amor conjugal, é mandamento novo, mas era desde o princípio. Se considerarmos o que males às famílias e estados, o que confusões e perturbações, seguiria em cima divórcios arbitrárias, veremos o quanto essa lei de Cristo é para o nosso próprio benefício, e que um amigo o Cristianismo é para os nossos interesses seculares.
A lei de Moisés permitir o divórcio pela dureza dos corações dos homens, e a lei de Cristo proibi-la, íntimo, que os cristãos estar sob uma dispensação de amor e liberdade, ternura do coração pode justamente ser esperado entre eles, para que não será difícil -hearted, como judeus, pois Deus nos chamou para a paz. Não haverá ocasião para divórcios, se deixar de um outro, e perdoar uns aos outros, em amor, como aqueles que são, e espero ser, perdoado, e de ter encontrado Deus não encaminhar para colocar-nos longe, Isaías 50: 1. Não há necessidade de divórcios, se os maridos amar as suas mulheres, e as esposas ser sujeitas a seus maridos, e vivem juntos como herdeiros da graça da vida; e estas são as leis de Cristo, como nós não encontrar em toda a lei de Moisés .
Cristo fala aqui de uma dupla unaptness ao casamento.
(1) Que que é uma calamidade pela providência de Deus, tais como os de trabalho sob que nasceram eunucos, ou feita de modo por homens, que, sendo incapaz de responder a uma grande final do casamento, não deveria se casar. Mas, para que a calamidade que eles se opõem a oportunidade que existe no estado único de servir melhor a Deus, para equilibrá-lo.
(2) Que que é uma virtude, pela graça de Deus, tal é deles que se fizeram eunucos para o reino de amor de Deus. Isto é significado de um unaptness para o casamento, não no corpo (que alguns, por meio de erro desta escritura, tolamente e perversamente trouxe sobre si), mas em mente. Aqueles dando assim se fizeram eunucos que atingiram um indiferença santo para todas as delícias do estado casado, tem uma resolução fixa, na força da graça de Deus, inteiramente a abster-se deles e pelo jejum, e outras instâncias de mortificação, abateria todos os desejos em direção a eles. Estes são os que podem receber esta palavra e, no entanto estes não devem vincular-se por um voto de que eles nunca vão se casar, só isso, na mente que são agora, eles finalidade não se casar.
Agora, [1] Este carinho para o único estado deve ser dada de Deus porque ninguém pode recebê-lo, mas somente aqueles a quem é dado. Nota, Continência é um dom especial de Deus para alguns, e não para os outros e quando um homem, no único estado, encontra pela experiência que ele tem esse dom, ele pode determinar consigo mesmo, e (como o apóstolo fala, 1 Corinthians 07:37), permanecer firme em seu coração, não tendo necessidade, mas tendo domínio sobre a sua própria vontade, que ele vai manter-se assim. Mas os homens, neste caso, deve tomar cuidado para que não se orgulhar de um falso presente, Provérbios 25:14.
[2] O estado único deve ser escolhido para o reino de amor de Deus naqueles que resolver nunca se casar, só que eles podem economizar custos, ou pode satisfazer o humor egoísta morosa, ou ter uma maior liberdade para servir outras paixões e deleites , é tão longe de ser uma virtude, que é um vice-mal-humorado, mas quando se é por causa da religião, não como em si mesmo um ato meritório (que papistas torná-lo), mas apenas como um meio para manter nossas mentes mais inteiro para, e mais preocupado em, os serviços de religião, e que, não tendo famílias prever, podemos fazer as mais obras de caridade, em seguida, ele é aprovado e aceito por Deus. Nota, essa condição é melhor para nós, e de ser escolhido e preso a conformidade, o que é melhor para as nossas almas, e tende mais para a fabricação de nós para, ea preservação de nós, o reino dos céus.(notas coment. Mattew Henrys, Mateus19).
SUBSIDIO CPAD JOVENS LIÇÃO N.2
FAMILIA SOB ATAQUES
Efésios 5.1-6.
1 - Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados;2 - e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;4 - nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes ações de graças.5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
ORIENTAÇÃO
Professor, para introduzir a lição sugerimos que você promova um debate em classe. Proponha à classe as seguintes questões: “O Estado deve intervir nas questões familiares?”; “Qual deve ser a posição do cristão diante de leis que vão contra os princípios bíblicos?”.
O debate é um valioso método de aprendizagem, pois favorece a participação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Ele também ajuda a descobrir qual é o conhecimento prévio do aluno a respeito de determinado tema. Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias. Conclua lendo a verdade prática da lição.
Palavra Chave
Ataque: Nesta lição significa as muitas estratégias e investidas do Diabo contra as famílias.
Sabemos que Satanás tem mobilizado os sistemas deste mundo para desestruturar a vida familiar. No entanto, a Igreja de Cristo, como “sal” e “luz” da terra, deve confrontar, por intermédio da Palavra de Deus, os ataques do Maligno. Não podemos nos esquecer que estamos lutando contra principados e potestades (Ef 6.12). Se desejamos uma vida familiar vitoriosa, precisamos viver em total dependência do Senhor. Carecemos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e desafios do nosso tempo.
III. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA
Para a filosofia de vida mundana, não há limites para o homem desfrutar do prazer carnal. A internet, que tem sido usada como um grande meio de comunicação, facilitou também a propaganda e o estilo de vida miserável e sujo, com a pornografia. Como reagir a esse desafio?
CONCLUSÃO
Alguns dos mais terríveis golpes contra a família são manipulados pelas autoridades públicas, ou seja, justamente por aqueles que deveriam zelar pelo fortalecimento da constituição da família tradicional (Rm 13.4). Há uma onda do materialismo e do liberalismo social, ambos a serviço do Diabo, predominando nas políticas públicas. Todavia, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, a “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15), cerrará as fileiras de guardiã dos princípios éticos fundamentais da família. Assim, não pereceremos sob os ataques contra a família, mas glorificaremos a Deus.
“O NT não desafia diretamente as estruturas sociais existentes. Em lugar disto, [...] o NT fala diretamente às pessoas cristãs, e as convoca para viverem uma vida de amor dentro das estruturas da sociedade. Desta forma, embora a esposa deva submeter-se ao seu marido, ele é exortado a amar sua mulher o suficiente para colocar suas necessidades em primeiro lugar em seu relacionamento (Efésios 5.23-33). Embora os filhos devam obedecer aos seus pais, os pais não devem ‘provocar a ira’ em seus filhos (6.1-4). E, embora os escravos devam obedecer aos seus senhores na terra, os senhores cristãos devem tratar bem seus escravos, e com respeito (6.5-9). Em última análise, a vida de amor à qual os cristãos são convocados devem romper todas as barreiras artificiais erigidas pela sociedade. Inicialmente, a vida de amor capacitaria o povo de Deus a unir-se no que Paulo mostrou que nós somos — um corpo, uma pátria no Senhor” (RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007, p.429).
A Família sob ataque
Sendo uma instituição criada por Deus, a família é alvo de ataques por parte do mundo e do Diabo. Por isso, é preciso entender de que forma Deus trata a família e como ela pode se proteger dos seus oponentes.
Crianças sob ataque — As crianças sempre foram alvo de ataques do inimigo. Não é a toa que em Êxodo, Faraó tenta impedir que as crianças saiam do Egito para cultuar ao Senhor (Êx 10.8-11). Ele sabia que se as crianças permanecessem no Egito, uma geração inteira permaneceria como escrava, ao passo que os adultos sairiam livres para adorar o Senhor. Esse era o plano do inimigo, mas não o de Deus. O Senhor pesou Sua mão sobre o Egito e livrou adultos e crianças da opressão de Faraó e da escravidão. Mas, esse exemplo bíblico nos mostra como o inimigo pensa em relação às crianças: ele as quer presas no sistema do mundo, afastadas de Deus e do culto, sem acesso à educação cristã e à Palavra. Cabe aos pais apresentar a Bíblia às crianças, ensinando-as a guardar seus ensinos. No Antigo Testamento, os pais israelitas tinham a obrigação de ensinar aos filhos, desde a mais tenra idade, os testemunhos do Senhor, que deveriam ser passados de geração a geração. E da mesma forma que os pais devem priorizar seus filhos, cabe também aos filhos respeitarem seus pais. Há uma promessa de Deus aos filhos que tratam seus pais com dignidade: uma vida longa nesta terra.
A unidade familiar sob ataque — Um dos maiores problemas de nossos dias em relação à família é o abandono desta por parte do pai, aquele que foi instituído por Deus como protetor e provedor. A figura paterna tem sido cada vez mais esquecida, pois homens sem o devido senso de responsabilidade abandonam o lar que constituíram, deixando a criação e a provisão dos filhos para a mulher. E há os casos dos homens que não assumem seus atos, deixando vir ao mundo filhos de relações que depois não reconhecem por não quererem ter compromisso com a mulher com que se relacionaram sexualmente. Filhos crescem sem a referência paterna, e não raro reproduzem o que viram em sua criação, sem a devida responsabilidade para com a família. Para essa realidade, Deus se apresenta como Pai, como aquele que provê, protege, orienta e cuida de Seus filhos. Deus é sem dúvida o exemplo de paternidade. Por isso, serve de modelo às famílias cuja imagem paterna não esteve presente por qualquer motivo. Quando Jesus orava, referia-se a Deus como Seu Pai, dando-nos o exemplo necessário em todos os aspectos.(FONTE CPAD).
SUBSIDIO (1) JOVENS A INSTITUIÇÃO DA FAMILIA
Gênesis 1.27,28; 2.7,18,22.
A família foi a primeira instituição divina e possui atribuições como: vida íntima conjugal, propagação do gênero humano, subsistência, educação, proteção e afeto. Deus tinha um propósito específico ao estabelecê-la, portanto, conferiu responsabilidades a cada membro dela e um dia teremos de prestar-Lhe contas.
Para que ela alcance o ideal divino, cada componente deve exercer seu papel com fidelidade, diligência e amor. O maior modelo de paternidade em que podemos nos espelhar é o do Pai celestial, pois Ele consegue harmonizar amor com justiça e bondade com severidade (Rm 11.22). Entretanto, a Bíblia fornece alguns bons exemplos de pais que obtiveram grande sucesso em seu lar. Aprenda a ter o respeito de sua família como Noé, a ser um grande líder como Josué e a exercer o sacerdócio no lar como Filipe.
DIDÁTICA
Neste trimestre, estaremos estudando sobre a família, faça algo bastante especial com sua turma. Separe um tempo durante a semana para refletir sobre que atividades você poderia realizar para incrementar suas aulas e torná-las ainda mais interessantes. Pense também como poderia ajudar a família de seus alunos a superar os seus problemas. Uma atividade muito simples é pedir-lhes que anotem num pedaço de papel quais as dificuldades encontradas no relacionamento familiar. Reserve cinco minutos para que eles façam uma análise crítica e sincera. Cada aluno deve guardar o seu papel e apresentar a Deus estas dificuldades durante todo o trimestre. Participe deste propósito com sua classe, pois, certamente, Deus fará grandes obras.
Com esta lição, damos início a uma série de ensinamentos bíblicos acerca das ameaças à integridade e ao bem-estar da família. Trataremos também de conceitos e padrões bíblicos estabelecidos por Deus para a bênção e felicidade de tal instituição. A família, em síntese, como estrutura social, deve identificar-se e relacionar-se intimamente com a igreja. Na tão conhecida e instrutiva passagem sobre a família (Ef 5.28-33; 6.1-4), a Palavra de Deus cita a igreja seis vezes.
Jesus utilizou-se da família para ilustrar certos atributos, atos, qualidades e dádivas de Deus, como o amor, o perdão, a longanimidade, a paternidade. Vários dos milagres de Jesus estão relacionados à família, suas necessidades, provações, encargos e responsabilidades (Mt 8.5-15; 9.18-26; Jo 2.1-11; 4.46-54; 11.1-45). Isto nos leva a imaginar o grande valor que Deus confere a esta sua primeira e vital instituição humana.
Deus valoriza tanto a família que a tomou como exemplo para ilustrar o seu relacionamento com a igreja, como já mostramos na introdução desta lição.
Os crentes devem ser conhecidos pelo amor que demonstram uns aos outros, pois quando assim fazem, eles imitam a seu Senhor e Mestre (Jo 13.35).
O amor de Deus manifesto em nós é um distintivo do cristão que o leva a considerar seus semelhantes com estima, respeito, justiça e compaixão. O amor cristão é uma virtude inspirada e exemplificada por Cristo. Este amor permeia todo o evangelho (Jo 3.16; Mt 22.34-40; 1 Tm 1.5; Jo 15.12) e é, em resumo, a essência do cristianismo. Ele deve ser real no viver dos crentes para que sua vida espiritual na família de Deus — a Igreja (Ef 2.19) — seja abundante, abençoada e harmônica.
III. BONS EXEMPLOS DE FAMÍLIA
Da Bíblia podemos extrair bons exemplos de famílias, que devem ser imitados:
A Bíblia é clara quando afirma que sem Cristo nada podemos fazer (Jo 15.15). Isto também é verdade no relacionamento familiar. O Senhor, sendo o centro do lar em tudo, concederá a sua bênção no sentido de que cada membro da família dê sua contribuição para que o relacionamento cristão ideal seja uma realidade no lar, a fim de honrar o nome do Senhor. A Palavra de Deus é um guia para tudo na nossa vida. É dela que vamos extrair o padrão de comportamento que cada membro da família deve ter, a partir da mais tenra infância. Procedendo assim, a vida de cada um de nós se aproximará bastante do ideal estabelecido por Deus.
“O que é família? A família não é um grupo de pessoas rivais, alheias aos interesses uma das outras. Em termos de unidade, é o conjunto de todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto, proteção ou dependência do dono da casa ou chefe, que visam ao bem-estar do lar; enfim, que se comunicam, se amam, se ajudam. Essa convivência exige o uso e a aplicação de toda a capacidade de viver em conjunto, a bem do perfeito e contínuo ajustamento entre seus membros e destes para com Deus. O convívio entre os familiares indica o grau e o nível da relação com o Pai e determina o curso do sucesso na família... A despeito da desobediência de Adão e Eva, Deus não mudou seu plano quanto à instituição da família, pois era o meio lícito e puro para perpetuar a raça humana em nível de elevada moral. Eles foram castigados por sua desobediência, mas antes de expulsá-los do Éden, Deus deu-lhes sinal da sua graça e a promessa de redenção: ‘E fez o Senhor Deus para Adão e para sua mulher túnicas de peles e os vestiu’ (Gn 3.21). Portanto, logo que o primeiro casal tombou diante do combate de Satanás, o Criador manifestou a sua bondade em prol da restauração da paz e da alegria de suas preciosas criaturas.
Deus se interessa pelo bem estar e pela salvação de sua família, Ele demonstrou que não deseja vê-la despida das qualidades morais, virtudes de uma sociedade digna do Criador, próspera e feliz. Cuide de sua família! Lucas, ao encerrar a genealogia de Jesus, identifica o Mestre com toda a raça humana, dizendo: ‘E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli’, e conclui com: ‘E Cainã, de Enos, e Enos, de Sete, e Sete, de Adão, e Adão, de Deus’ (Lc 3.23-38).
Concluindo, a família foi criada por Deus para cumprir a sua vontade e habitar com Ele na glória eterna: ‘Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa’ (At 16.31).” (...E Fez Deus a Família. CPAD, págs. 15,16 e 30).FONTE CPAD.
fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net