Translate this Page

Rating: 3.0/5 (931 votos)



ONLINE
6




Partilhe este Site...

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>


seitas e heresias na igreja primitiva
seitas e heresias na igreja primitiva

                          NOS HERESIARCAS DA IGREJA PRIMITIVA      

                       OS HERESIARCAS DA IGREJA PRIMITIVA

Valentino  
(2º século dC) 

De candidato papal ao líder gnóstico

A brilhante teólogo que ensinou em Alexandria, Egipto (a Oxford do seu dia), Valentino mudou-se para Roma em cerca de 136 dC, e rapidamente se tornou um candidato a papa, então conhecido como bispo de Roma. Não só foi ele não eleito, ele foi excomungado quando ele mais tarde emergiu como líder de uma heresia conhecida como gnosticismo, que ensinou que somente um seleto poucos recebem  gnosis  ("conhecimento" em grego) de Deus sobre como encontrar a salvação.

Com esta convicção, Valentino passou a reinterpretar a Bíblia interpretar mal, acusado críticos como Irineu e Tertuliano. Para Valentino, as lições mais importantes da Escritura não veio do significado óbvio, mas a partir do simbolismo por trás das palavras. Este método de interpretação bíblica, chamado alegoria, permitiu Valentino para criar histórias elaboradas e ensinamentos que borraram as linhas entre o cristianismo, o misticismo, filosofia e judaísmo.

Para o esboço Gênesis sobre a criação, por exemplo, Valentino adicionou uma série de detalhes. Ao longo dos séculos, de acordo com Valentino, Deus produziu 15 casais espirituais que personificavam características divinas, tais como bondade e verdade. Um ser,  Sophia  (palavra grega para "sabedoria"), indeferiu o seu parceiro, porque a sua única paixão era saber tudo sobre Deus. Por si mesma, ela concebeu e deu à luz a uma criança deformada, a quem chamou  Ialdabaoth  (provavelmente significa "Child of Chaos"). Fora dos elementos da criação, o seu filho (a divindade retratada no Antigo Testamento) produziu o mundo sombrio da humanidade e infundido com dormência em direção a Deus. Jesus, grande revelador de Deus, veio a despertar as pessoas para as "coisas profundas de Deus."

Para Valentino e outros gnósticos, não houve mistura do mundo espiritual com o físico. Assim, eles rejeitaram a encarnação, crucificação e ressurreição corporal de Jesus.

Valentinianism suportou polêmicas impiedosos pelos pais da igreja para os primeiros séculos dC, em seguida, caiu no esquecimento, até 1945.

Até então, todos nós sabíamos de Valentino veio de seus críticos. Mas entre os 52 documentos recuperados a partir das ruínas do que foi, talvez, um mosteiro perto gnóstico Nag Hammadi, no Egipto, é um livro escrito por Valentino ou seus seguidores. Chamado  O Evangelho da Verdade , ele lê como um sermão e baseia-se nos Evangelhos e nos escritos de Paulo.

Novatian  
(c. 200-258) 

lutou por uma igreja pura um pouco demais

Foi na primavera de 251, e do bispo romano estava morto-martirizado pelos romanos em uma nova onda de perseguição. Mas raiders do norte estavam desviando temporariamente a atenção do império, assim os cristãos foram dando um suspiro de alívio. Duas questões imediatamente confrontado líderes da igreja: (1) Quem eles devem eleger como novo Bispo de Roma?(2) O que eles devem fazer sobre "cristãos caducas," aqueles que renunciaram a sua fé durante a perseguição?

Novaciano foi o clérigo líder em Roma, um teólogo brilhante, e a escolha óbvia para papa. Mas ele não foi eleito, talvez por causa de sua posição impopular, linha-dura sobre o transcorrer. Ele disse que nunca poderia ser readmitido para a igreja, e ele invocou as palavras de Jesus: "Aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus."

Cipriano, bispo de Cartago, uma grande cidade norte-Africano, não concordou. Ele chamou Novatian "um inimigo de misericórdia, um destruidor de arrependimento." O bispo Africano influente apoiado Cornelius, que foi eleito papa. Cornelius acreditava que o lapso poderia ser reintegrado à igreja por meio do arrependimento e penitência com base na gravidade do delito. Os cristãos que tinham oferecido sacrifícios em altares romanos chamaram a penitência mais dura.

Apoiadores locais de Novatian se reuniram em torno de seu homem e foi eleito Papa. Cornelius prontamente o excomungou. Ambos os homens cortejado reconhecimento de líderes da igreja no exterior. No processo, os seguidores de Novaciano evoluiu para uma igreja em separado, com os bispos e congregações em todo o império.

Novatian fugiu Roma durante renovada perseguição que começou no final de 251. permanecendo fiel às suas crenças, ele morreu como um mártir durante mais uma rodada de perseguições cerca de sete anos mais tarde. A igreja de Novatian resistiu por cerca de quatro séculos, até que os invasores muçulmanos varreu o oeste e abatidos aqueles que se recusaram a se converter ao Islã.

Paulo de Samósata  
(bispo de Antioquia, c. 260-268) 

bispo amantes de luxo

A partir de suas origens humildes na aldeia de Samósata, no que é hoje o sul da Turquia, Paul tornou-se um líder de igreja que moonlighted para Mamom. Quando ele foi eleito bispo de Antioquia (na Síria moderna), ele era o diretor financeiro da Rainha Zenobia de Palmyra.

De alguma forma, ele acumulou uma fortuna. Seus críticos disseram que era por aceitar subornos. Seja qual for a origem do dinheiro, ele rapidamente ganhou uma reputação como a amante de luxo bispo, pelo menos de acordo com os críticos da igreja primitiva, que foram conhecidos por exagerar a imoralidade dos hereges.

Mas não foi só esse comportamento, condenado como imprópria de um bispo, que gerou três conferências da igreja em cinco anos, mas sua teologia.Paul aparentemente acreditava que Jesus não era mais Deus do que eram os profetas, e por esta razão ele proibiu o canto dos hinos a Jesus. Jesus, o bispo pregou, era "um homem comum", na qual "a Palavra veio e habitou", não um digno de adoração.

Críticos de Paulo, disse o bispo entendeu a Trindade como uma união do Pai, Wisdom (Espírito), eo Verbo (Logos). Sabedoria e da Palavra de residir no Pai, Paul disse, como razão reside dentro da humanidade. Sabedoria e Palavra são pessoas que não separadas, explicou; subsistem dentro do Pai.Paul disse que era dom da Palavra que exclusivamente inspirado e com poderes Jesus de Deus.

O bispo evitou as perguntas que os dois primeiros conselhos perguntou-lhe, mas membros de um conselho em 268 conseguiu disputar respostas suficientes para fora dele para convencer a maioria de que ele era, de fato, um herege. Eles o depôs e elegeu um novo bispo.

A rainha, no entanto, tinha outros planos. Um forte aliado de Paulo, ela manteve-o como bispo. Quatro anos mais tarde, quando Roma derrotou a rainha, o comandante romano forçado a demitir-se Paul eo baniu da cidade.Discípulos de Paul, chamada Paulianists e Samosatines, adorado como uma seita até que a maioria se juntou ao arianos teologicamente parentela no século seguinte.

Pelágio  
(c. 354-after 418) 

Ele lutou moral frouxa com má teologia

Quando o monge britânico Pelágio mudou-se para Roma em cerca de 380, ele não gostou do que viu. Cristãos professos, consumido pelo desejo de luxo e riqueza, não sentiu nenhuma vergonha em oferta e aceitação de subornos. A paixão pelo materialismo foi acompanhado por sua apatia para assuntos espirituais, como a vida piedosa.

Brilhante e forte de espírito Pelágio pensei que estes ética entortadas foi uma conseqüência natural da teologia vigente, que enfatizava a graça de Deus e afirmou que os seres humanos são incapazes de viver santo. Pelágio e seus seguidores argumentaram contrário.

Enfatizando o livre arbítrio que Deus deu à humanidade, Pelagianos rejeitado predestinação, assim como o pecado original, a crença de que o pecado de Adão e Eva contaminado espiritualmente à raça humana. Eles ensinavam que o pecado de Adão e Eva afetou apenas eles, e que os seres humanos nascem sem pecado e com a liberdade de escolher o seu próprio caminho na vida.

Muitos teólogos, como Jerônimo e Agostinho, respeitado vida e intenção de Pelaguis. Pelágio, ele próprio um monge piedoso, convenceu muitos romanos ricos para fazer o que ele tinha feito e abandonar suas posses.

Mas, como Pelagianismo spread, tornou-se um problema crescente para a igreja, eo envelhecimento Agostinho trabalhou fervorosamente para pará-lo.Em risco, acredita Augustine, foi a doutrina da graça. Se os seres humanos nascem sem pecado, que é a necessidade da graça de Deus? E por que não deixar que a humanidade se salvar através do exercício livre arbítrio e escolher viver a vida santa? O estudioso bíblico Jerome juntou Augustine em condenar Pelágio, chamando-o de "cão corpulento. . . sobrecarregados com. . . mingau. "

Papa Inocêncio I excomungado Pelágio em 417. Embora o monge foi brevemente restaurado pelo novo papa, Zózimo, em 418, Zosimus encontrou uma tempestade de bispos africanos, onde Agostinho viveu, que ele mudou de idéia e escreveu uma carta condeming o britânico.

 

Pelágio desapareceu da história, embora seus ensinamentos suportou por mais um século. As questões levantadas pelo pelagianismo reapareceram muitas vezes na Idade Média e estourou de novo durante a Reforma.

fonte www.christianhistoryinstitute.org

Postado por GOSPEL GOSPEL BRASIL