Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1473 votos)



ONLINE
9




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

nomes de Deus na biblia
nomes de Deus na biblia

       

        FONTE Dicionário de Baker de Teologia Bíblica

 

 OS NOMES DE DEUS

Os nomes são mais do que rótulos. Nos tempos do Antigo Testamento um nome expressa identificação, mas também de identidade. Significado importante, muitas vezes ligado a um nome. Nomes tinha uma função explicativa (cf. explicação de Abigail sobre o marido: "Ele é como o seu nome - o nome dele é tolo" [ 1 Samuel 25:25 ]). Mudanças de nome foram importantes, uma vez que a mensagem anexada ao nome. Abrão (grande pai) se tornou Abraão (pai de uma multidão) ( Gênesis 17: 5 ; 32:28 ). Em certo sentido, um nome era a expressão de uma realidade mais profunda.

 

As Escrituras deixam muito do nome para deidade porque em nome encontra-se uma teologia. "Eu sou o Senhor, que é o meu nome!" ( Isaías 42: 8 ; cf. Êxodo 15: 3 ). O nome de Deus é um substituto para o próprio Deus ( Salmo 54: 1 ; Provérbios 18:10 ; Jeremias 23:27 ). Para dar atenção para o nome (ou seja, para o próprio Deus) é colocar-se no lugar da bênção ( Malaquias 3:16 ).

 

Deus ( Elohim [ Gênesis 1: 1 ). Elohim [ Gênesis 31:29 ; cf. Neemias 5: 5 ). Jó e Salmos tem a maioria das 238 ocorrências de El [ Números 23:19 ; Deuteronômio 32: 4 ), a inveja ( Deuteronômio 5: 9 ) e compaixão ( Neemias 9:31 ; Salmo 86:15 ), mas a idéia de raiz "pode" continua.

 

A palavra Eloah [ אֱלֹוהַּ ] (60 vezes), ocorrendo na maioria das vezes em Jó, etimologicamente ressalta a idéia de "poder". O termo também é genérica para "deus", e enquanto ele se refere mais frequentemente ao Deus verdadeiro, ele pode se referir a casos de qualquer deus.

 

Elohim [ אֱלֹהִים ] (Deus), um plural de Eloah [ אֱלֹוהַּ ], ocorre mais de 2.250 vezes, às vezes com uma adição, como "Deus de Abraão / Israel", mas a maioria é livre de pé. Junto ao Senhor (Yahweh), Elohim [ אֱלֹהִים ] é a principal designação para Deus. Elohim [ אֱלֹהִים ] é genérico, (como são El [ אֵל, אֵל ] e Eloah [ אֱלֹוהַּ ]) e refere-se a "divindade", mas vem praticamente para ser um nome para o Deus verdadeiro. Todos os três são representados na Septuaginta como theos ("Deus"), que também é o termo Novo Testamento para Deus. Elohim [ אֱלֹהִים ] resume o que se entende por "Deus" ou o divino.

 

A forma plural (embora utilizado com verbos na forma singular) é provavelmente um plural de majestade, ou talvez de intensidade, tanto da divindade ou do poder para significar "muito ou intensamente poderoso." A forma plural é acolhedora da doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus ( Elohim [ Gênesis 1: 3 , 6 , 9 ). Suas ações também evidenciar o seu poder, permitindo que mulheres estéreis, como Sarah e Rebecca conceber ( Gênesis 18:10 , 14 ; 25:21 ), trazendo um povo oprimido do Egito ( Êxodo 20: 2 ), e com o poder ressuscitando Jesus Cristo dentre os mortos ( Romanos 1: 1-4 ). Os crentes, Pedro escreve, são "guardados pelo poder de Deus" ( 1 Pedro 1: 5 ). Em nome Elohim [ אֱלֹהִים ] é a plenitude do poder divino.

 

Compostos com El . El Elyon . Um composto difundida é El 'Elyon (lit. Deus, mais alto). deriva da raiz "subir", "sobem", para que El 'Elyon pode ser pensado espacialmente como o mais alto. Abraham menciona El 'Elyon , ao abordar Melquisedeque ( Gênesis 14:18 , 19 , 20 , 22 ). Intimamente ligado aos serviços do templo, vinte dos seus quarenta e cinco ocorrências estão no Saltério. Às vezes, o composto é interpretado como um nome: "É bom fazer música para o seu nome, ó Altíssimo" ( Salmo 9: 1 ). El 'Elyon denota exaltação e prerrogativa e pertence a "teologia monárquico", pois fala de absoluta direito de senhorio. Na mesma linha pode ser encontrada a pergunta: "Quem é como tu?" ( Salmo 35:10 ). No entanto, este ponteiro para a hierarquia não é sobre um Deus de arbitrariedade, mas de poder a serviço da vida.

 

El Shaddai . Para Abraão Deus aparece como Deus Todo-Poderoso, El Shaddai ( Gênesis 17: 1 ). A designação "Shaddai", que alguns acham que é o mais antigo dos nomes divinos na Bíblia, ocorre quarenta e oito vezes, trinta e um dos quais estão em trabalho. A prestação tradicional "Deus Todo-Poderoso" é debatido. Um consenso das sortes sustenta que "Shaddai" está a ser traçado, não para o hebraico, mas a uma palavra Accadian que significa "montanha" de modo que a expressão produz um significado como: "'El, a Uma das montanhas." Se assim for, El Shaddai destaca poder invencível de Deus. Ou, o nome pode indicar a sua morada simbólica. A justaposição de El Shaddai [ Números 24:16 ; Salmo 91: 1 ) pode sugerir que El Shaddai é um Deus, que é chefe do conselho celestial, cuja residência foi, por vezes, amplamente associado com montanhas ( Habacuque 3: 3 ).

 

Outros compostos de El . Alguns compostos com El registrar um encontro significativo com Elohim ou pode ser vagamente associado a determinados locais geográficos. A lista incluiria El Ro " ("Deus de ver," Gênesis 16:13 ), El Bethel ("Deus de Betel," casa de Deus, Gênesis 35: 7 ), El 'Olam ("Deus Eterno", Genesis 21:33 ), e El Berith ("Deus da Aliança", Juízes 9:46 ).

 

Yahweh / Yah . YHWH, o tetragrama por causa de suas quatro letras, é, a rigor, o único nome próprio para Deus. Ele também é o nome mais comum, ocorrendo no Velho Testamento 6828 vezes (quase 700 vezes só nos Salmos). Yah é a forma abreviada que aparece cinqüenta vezes no Antigo Testamento, incluindo quarenta e três ocorrências nos Salmos, muitas vezes na admoestação "Hallelu-jah" (literalmente louvor Jah). Inglês Bíblias representar o nome YHWH pelo título "Senhor" (escrita em letras maiúsculas para distingui-lo de "senhor" [Adonai] [ Filipenses 2:11 ).

 

No período pós-exílico, os judeus, por razões de reverência, não pronunciar o nome, mas substituí-lo a palavra Adonai [ אֲדֹנָי ] (senhor), e por escrito anexado estas vogais ao tetragrama. A pronúncia equivocada resultante do nome YHWH como uma palavra de três sílabas, Y [J] ehovah, continuou em traduções Inglês da Bíblia até o início do século XX. Evidências de uso grego nos pontos era cristã para a pronúncia de duas sílabas, "Yahweh".

 

O significado do nome YHWH pode ser melhor resumido como "presente de agir (normalmente, mas não só) na salvação." A revelação do nome é dado a Moisés: "Eu sou quem eu sou" ( Êxodo 3:14 ), e mais tarde em uma auto-apresentação, "Eu sou o Senhor" ( Êxodo 6: 2-8 ). O nome YHWH especifica um imediatismo, uma presença. Central para a palavra é a forma verbal de "ser", o que aponta no contexto Mosaic para a "estar presente", e pode mais tarde na história de Israel, como alguns sugerem, passaram a significar "eu (e nenhum outro [deus ]) Am "( Isaías 41: 4 ; 43:10 ). Esse foi o entendimento de Paulo (1Col 8: 4,6; 1 Timóteo 2: 5 ). Muito possivelmente, precisamos ouvir o Velho Testamento que significa para o Senhor por trás das palavras de Jesus quando ele fala de si mesmo como "eu sou" ("Sou eu", Mateus 14:27 : "Eu sou o único," João 8:24 , 28 , 58 ). Para Moisés ea Israel, a questão não era se a Divindade existia, mas como isso Divindade era para ser entendida.

 

O nome YHWH foi provavelmente dado a Moisés como uma nova revelação; a "fé" que veio a ser associado com o nome de YHWH, embora em continuidade com a dos patriarcas, era diferente da deles. Mosaic Yahwism diferia da religião patriarcal em que Mosaic Yahwism salientou, entre outras questões, a intervenção divina em situações e holinessfeatures não centrais para a religião patriarcal de opressão.

 

O significado teológico que atribui ao nome YHWH é múltipla. A julgar pela etimologia, mas mais particularmente a partir do contexto em que o nome é divulgado ( Êxodo 03:12 , 14 ; 6: 2-8 ), o nome significa "presença". Deus é "com", ele está próximo e entre o seu povo. Este tom de presença é reiterada na nomeação da estrutura deserto como "tabernáculo" (literalmente habitação), e em nome prometido Emanuel ("Deus conosco", Isaías 7:14 ; Mateus 1:23 ). Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam ( Salmos 145: 18 ) para a libertação (107: 13), o perdão (25:11) e orientação (31, 3). O Senhor é dinamicamente próximo, mas como Deus ( Elohim [ אֱלֹהִים ]), ele também é, paradoxalmente, transcendente.

 

O nome YHWH o define como envolvido na luta humana. Nome do Senhor está sempre amarrado, através do evento êxodo, com a salvação e libertação ( Êxodo 15: 1-13 ; 20: 2-3 ). A promessa da salvação dada em Êxodo 6: 6-8 é um passo amplo, incluindo intimidade com Deus e as bênçãos de abundância, mas é decididamente entre parênteses primeiro e último com "Eu sou o Senhor." O nome YHWH é proeminente em oráculos de salvação ( Sofonias 3: 14-17 ) e em petições ( Salmo 79: 5 , 9 ; 86: 1 ). A dimensão salvação do nome se repete no anúncio da encarnação: o nascido será chamado de "Jesus" para (como um eco do nome YHWH) "ele salvará o seu povo dos pecados deles" ( Mateus 1:21 ) . Em nome YHWH o caráter de Deus como o salvador de um povo é revelado.

 

Teologicamente o nome do Senhor ressoa com pacto, em parte porque na explicação do nome em Êxodo 6: 6-8 a fórmula da aliança é invocado ("Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo"). O nome YHWH é um nome ao qual Israel pode colocar especial reivindicação. Na aliança, questões como justiça ( Isaías 61: 8 ) e santidade ( Levítico 19: 2 ) tem um perfil extremamente alta.

 

O nome YHWH é tudo menos vazio. O nome carrega conotações de presença, a salvação definidos como libertação e bênção, bondedness aliança, e integridade.

 

Compostos com o Senhor . Senhor dos exércitos . O composto mais difundido com o Senhor é o "Senhor dos Exércitos", que ocorre 285 vezes na Bíblia e está concentrada em livros proféticos (251 vezes), especialmente em Jeremias e Zacarias. A hifenização tem um significado de dois gumes. Como um termo militar que significa que o Senhor é, por assim dizer, "comandante-em-chefe" ( 1 Samuel 17:45 ). Os "anfitriões" ou "exércitos" pode ser seres celestiais, parte do "governo celestial" ( 1 Reis 22:19 ), os corpos astrais de sol, a lua e as estrelas ( Deuteronômio 04:19 ), ou Israel de exércitos ( 1 Samuel 17:45 ). Como um título militar, isso significa que Deus é igual a qualquer adversário e bem capaz de conseguir a vitória. A Septuaginta, por vezes, traduz o composto como Kyrios pantokrator [ κύριος παντοκράτωρ ] (Senhor Todo-Poderoso); esta designação aparece também no Novo Testamento.

 

A segunda "borda" para o composto é mais real do que militar, uma vez que é monarcas que no antigo Oriente Próximo e as Escrituras se diz ser "entronizado sobre os querubins" ( 1 Samuel 4: 4 ; 2 Reis 19:15 ; Salmo 80: 1 ). A expressão "Senhor dos Exércitos", frequente em salmos do tipo adoração (especialmente aqueles que mencionam o Monte Sião), enfatiza majestade real de Deus. Designa Deus como o Deus reinante ( Salmo 103: 19-21 ), o Deus entronizado, cujo real decretos irá levar o dia ( Isaías 14:24 ; Jeremias 25:27 ).

 

O título aborda o pluralismo religioso, tanto do passado e do presente. Deus mantém prerrogativa exclusiva como divindade. Qualquer ideologia competindo é idolatria, seja a antiga adoração de Baal ou a preocupação moderna com a técnica, o nacionalismo ou o militarismo. O título ressalta a presença de Deus, mas também a força por trás das decisões divinas que afetam história política ( Isaías 19:12 , 17 ; Jeremias 50:31 ).

 

Compostos menos freqüentes com o Senhor . Vários hifenizações ou compostos estão ligados, na sua maior parte, a alguma experiência notável, como com Yahweh-Nissi ("O-Senhor-é-meu-Banner") onde "bandeira" é entendido como um lugar de reunião. Este nome comemorava a vitória do deserto de Israel contra os amalequitas ( Êxodo 17:15 ). A partir da experiência no deserto de águas amargas em Mara surge outro "nome" como: Yahweh Rophe ("O Senhor que cura", Êxodo 15:26 ; cf. Salmo 103: 3 ). Abraham imortalizado prestação de um sacrifício de Deus em nome Yahweh-Jiré ("O Senhor proverá" Gênesis 22:14 ). Jeremias identifica o nome do "Renovo justo", como "O Senhor nossa justiça" ( Jeremias 23: 5-6 ). Nomes para estruturas em que hifenizado nomes Yahweh ocorrer incluem altar de Gideão, chamado Jeová-shalom ("O Senhor é a paz," Juízes 6:24 ) e do templo Yahweh-samma ("O Senhor está lá", Ezequiel 48:35 ).

 

Yahweh e Elohim . A combinação, "Yahweh Elohim "(Senhor Deus), é encontrada em Gênesis 2,3 (dezenove vezes, vinte e uma vezes em outros lugares). Um nome duplo não era estranho para divindades do antigo Oriente Próximo. O nome duplo em Gênesis 2, 4b-3: 24 , pode ser a de enfatizar que a majestade de Deus, que atribui ao nome Elohim [ אֱלֹהִים ] em Gênesis 1 não deve ser separado do imediatismo de um Senhor no jardim. (Inglês Bíblias comumente também empregam "Senhor Deus" para traduzir Adonai Yahweh [literalmente senhor Senhor]).

 

A divindade chamada Javé (Senhor) é idêntica à Elohim [ Deuteronômio 6: 4 ) ressalta que a identidade, assim como expressões como "o Senhor teu / nosso Deus." Senhor, como Deus é exclusivamente Deus: "Isto é o que o rei do senhor saysIsrael e Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" ( Isaías 44: 6 ).

 

Títulos, epítetos, linguagem figurada . Há mais de uma centena de "nomes" descritivas para Deus. O assunto é grande e os adjetivos são avassalador.

 

Um Santo . Dos cinqüenta e seis atestados lexicais a santidade de Deus no Antigo Testamento, muitos incluem o nome / título de "O Santo" ou "Santo de Israel", que ocorre trinta e uma vezes no Antigo Testamento, vinte e cinco ocorrências estar em Isaías. A demanda para a santidade humana está enraizada na santidade ou pureza divina ( Levítico 19: 2 ; 21: 6 ). As liturgias "entrada" salientar a importância da pureza moral e ritual ( Salmo 15 ; 24: 3-6 ). Santidade fala de Deus como supraworldly, como "Outros", e como uma praticamente inacessível em majestade ( 1 Samuel 06:20 ; Isaías 6: 3 ; 33: 14-16 ).

 

Régua . Um epíteto altamente significativa para Deus, o que é extremamente metafórico, é "Régua". O termo ocorre quarenta e três vezes. Ele está agrupado em passagens poéticas, pelos profetas e os Salmos. A idéia do governo é expressamente afirmado nos salmos de entronização (93,96-99), mas já é encontrado no Salmo 2 . Isto sugere que todo o Livro dos Salmos devem ser lidos com ênfase no domínio de Deus. A origem do epíteto precede a monarquia israelita. Ele sinaliza governo e soberania, e assim reforça os nomes de Deus, tais como El Elyon e Senhor dos Exércitos ( Salmo 84: 3 ). Kingly regra, no entanto, também chamado de defesa dos pobres e necessitados (72: 4) e libertação daqueles vitimados pela maldade (98: 9). Em torno dele agrupar outros epítetos / metáforas, como Juiz ( Isaías 33:22 ; cf. Salmo 99: 4 ).

 

Pai . A designação do Antigo Testamento de Deus como Pai ( Deuteronômio 32: 6 ; Isaías 63:16 ; 64: 8 ; Jeremias 3: 4 , 19 , 31: 9 ; Malaquias 2:10 ) é empregada muitas vezes no Novo Testamento: por Paul ( Efésios 1: 3 ; 3: 14-19 ; 4: 6 ; 05:20 ; 06:23 ; cf. Romanos 1: 7 ; 08:15 ; 15: 6 ; 1Col 8: 6); por Jesus ( Marcos 8:38 ; 11:25 ; 13:32 ; cf. " Abba , Pai ", Marcos 14:36 ​​). É a palavra de Deus na oração do Senhor ( Lc 11, 2 ). O epíteto é extremamente freqüente em João (108 vezes) e também em Mateus (quarenta vezes). A gama de significados incluem os de autoridade e disciplina, mas também os de compaixão, cuidado, proteção e provisão.

 

Outros Títulos, epítetos, linguagem figurada . "Deus dos antepassados ​​(pais)" é um título associado com os patriarcas e, especialmente, com as promessas de Deus para eles ( Êxodo 03:13 ). Outros títulos são "Deus de Abraão" ( Gênesis 28:13 ; 31:53 ; 1 Crônicas 29:18 ), "Fear of Isaac" ( Gênesis 31:42 , 53 ), "Poderoso de Jacó" ( Gênesis 49:24 ), e especialmente (mais freqüente do que o anterior três) "Deus de Israel" ( Números 16: 9 ; 1 Samuel 5: 8 ; Salmo 41:13 ).

 

Rico simbolismo também é encontrada em descrições de papéis que incluem imagens de idioma, como juiz ( Isaías 33:22 ), guerreiro ( Êxodo 15: 3 ), e Pastor ( Salmo 23 ). Deus também é retratado como uma mãe que dá à luz, nutre e trens ( Deuteronômio 32:18 ; Isaías 49:15 ; Oséias 11: 1-4 ). Deus está falando em metáforas, como Rock ( Deuteronômio 32: 4 , 15 , 18 , 31 ), cuja estabilidade é proverbial.

 

Honrar o Nome de Deus / Senhor . Que Deus revela seu nome significa que o seu nome pode ser chamado, mas não deve ser invocado "em vão", sem cuidado ou levianamente como em um juramento ( Levítico 19:12 ), ou mal de outras maneiras ( Êxodo 20: 7 ). Jesus nos ensinou a orar: "Santificado seja o teu nome" ( Lucas 11: 2 ). Em momentos de estresse, um que invocar o nome do Senhor ( Salmo 79: 5 ; 99: 6 ; Sofonias 3: 9 ). Dentre as maneiras o nome de Deus deve ser invocado é honorificamente. Seu nome é digno de louvor ( Salmo 07:17 ; 9: 2 ). Outras advertências chamar para abençoar o nome (103, 1), dando graças ao nome (106: 47), ou atribuir a glória ou bem-aventurança para o nome (96: 8; 113: 2).

 

 

 

 

        Palestina ou Israel – Qual o Nome da Terra Santa?

Durante os últimos séculos, o mundo, inclusive os cristãos, adotou um hábito ruim. Caímos na armadilha de uma antiga propaganda romana. Temos usado o nome “Palestina”, que foi colocado no país de Israel pelo imperador romano Adriano no ano de 135 d.c. Como essa denominação foi usada durante tanto tempo, esse nome se tornou de uso comum. Porém, ele é tão incorreto quanto seria chamarmos a Rússia de hoje de “União Soviética”, ou nos referirmos atualmente a Berlim como “Alemanha Oriental”.

O uso de “Palestina” na atual propaganda política

Está acontecendo agora uma guerra de propaganda política com o termo “Palestina”. Em um dado momento no passado, pode-se afirmar que “Palestina” era uma designação inócua da área do Oriente Médio que é geralmente entendida como a Terra Santa. Durante as últimas décadas, entretanto, o termo “Palestina” foi adotado pelos árabes que moram em Israel para designar a área a oeste do rio Jordão. O termo é usado especificamente para evitar o uso do nome Israel, e deve ser considerado um termo anti-Israel. Em todos os mapas publicados na Jordânia, no Egito, etc., a área a oeste do Rio Jordão é denominada Palestina, sem qualquer referência a Israel. A Palestina é o termo usado agora por aqueles que querem negar a legítima existência de Israel como uma nação genuína dentre a família das nações.

O termo agora adotado pela entidade política dentro de Israel que está gradativamente obtendo mais e mais porções de território através do “processo de paz” é Autoridade Palestina (AP). Embora tenha que tratar diariamente com os documentos oficiais israelenses, a AP odeia usar o termo Israel em qualquer uma de suas comunicações.

Portanto, “Palestina” deve agora ser considerado um termo de propaganda política com implicações maciçamente anti-Israel. A imprensa mundial usa o termo para questionar a legitimidade do Israel moderno. Os cristãos também têm usado o termo Palestina há séculos para se referirem à Terra Santa. Em tempos passados, isso poderia ser desculpado (embora biblicamente questionável) por causa de seu uso comum. Todavia, à luz da atual guerra de propaganda política contra Israel, os cristãos devem reavaliar o termo “Palestina” e considerar se é um termo bíblica, teológica ou profeticamente correto.

O uso bíblico de “Palestina”

O termo “Palestina”, da forma que foi aplicado à Terra de Israel, foi inventado pelo inveterado inimigo da Bíblia e do povo judeu, o imperador Adriano.

O termo Palestina é raramente usado no Antigo Testamento, e quando é usado, refere-se especificamente à área costeira a sudoeste de Israel ocupada pelos filisteus. É a tradução da palavra hebraica “Pilisheth”. O termo nunca é usado para se referir a toda a área de Israel. Antes que Israel se estabelecesse na terra, seria geralmente correto dizer que a área costeira a sudoeste era denominada Filístia (o Caminho dos Filisteus, ou Palestina), enquanto que as áreas centrais mais altas eram denominadas Canaã. Tanto os cananeus quanto os filisteus haviam desaparecido como povos distintos pela época do cativeiro de Judá em Babilônia (586 a.C.), e já não mais existem.

No Novo Testamento, o termo Palestina não é usado nenhuma vez. O termo Israel é essencialmente usado para se referir ao povo de Israel, em vez de se referir à Terra. Contudo, em pelo menos duas passagens, Israel é usado para se referir à Terra:

 

“...um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel” (Mt 2.20-21).

 

e

 

“Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem” (Mt 10.23).

 

A primeira passagem aconteceu quando José, Maria e Jesus retornaram do Egito para Israel; e a segunda refere-se à proclamação do Evangelho por toda a Terra de Israel. O anjo que falou a José, Mateus e Jesus usam o termo Israel com referência à Terra Santa, embora esse termo não fosse reconhecido pelas autoridades romanas naquela época.

 

Fica claro, então, que a Bíblia nunca usa o termo Palestina para se referir à Terra Santa como um todo, e que os mapas bíblicos que se referem à Palestina no Antigo e no Novo Testamento são, na melhor das hipóteses, imprecisos, e, na pior das hipóteses, são uma negação consciente do nome bíblico de Israel.

 

A história do termo “Palestina”

Onde se originou o termo “Palestina”? Como foi que o mundo e a Igreja adotaram o hábito de chamar a terra de Israel de “Palestina”? Um dos guias em nossas turnês a Israel é Zvi Rivai, um israelense cristão messiânico, que já fez consideráveis pesquisas sobre o assunto. Zvi nos informa que, antes do ano 135 d.C., os romanos usavam os termos Judéia e Galiléia para se referir à Terra de Israel. Quando Tito destruiu Jerusalém no ano 70 d.C., o governo romano cunhou uma moeda com a inscrição Iudea Capta, querendo dizer “a Judéia foi capturada”. O termo “Palestina” nunca foi usado nas designações romanas antigas.

 

Foi apenas quando os romanos aniquilaram a segunda revolta dos judeus contra Roma, liderada por Bar Kochba, em 135 d.C., que o imperador Adriano aplicou o termo “Palestina” à Terra de Israel. Adriano, como muitos ditadores de seu tempo, percebeu o poder da propaganda política dos termos e dos símbolos. Ele substituiu os santuários do Templo Judeu e do Sepulcro de Cristo em Jerusalém por templos a deidades pagãs. Ele mudou o nome de Jerusalém para Aelia Capitolina, e mudou o nome de Israel e da Judéia para Palestina. A escolha do termo Palestina por Adriano foi proposital, não acidental. Ele tomou o nome dos antigos inimigos de Israel, os filisteus, latinizou o termo para Palestina, e aplicou-o à Terra de Israel. Ele esperava apagar o nome de Israel de todas as memórias. Desse modo, o termo “Palestina”, da forma que foi aplicado à Terra de Israel, foi inventado pelo inveterado inimigo da Bíblia e do povo judeu, o imperador Adriano.

 

É interessante observar que os filisteus originais não eram, de forma nenhuma, do Oriente Médio. Eram povos europeus do Mar Adriático próximo à Grécia. Deve ter dado prazer a Adriano usar esse termo helenista para a terra dos judeus. De qualquer modo, o termo original “palestinos” não tem absolutamente nada a ver com os árabes.

 

A adoção do termo “Palestina” pelos cristãos

Um dos primeiros usos do termo “Palestina” é encontrado nos trabalhos de Eusébio, o historiador da Igreja, que vivia em Cesaréia. Ele escreveu em torno do ano 300 d.C., uma vez que a perseguição romana aos cristãos estava terminando e o imperador Constantino começava a aceitar o cristianismo como legal. Eusébio não aceitou a designação Aelia Capitolina que Adriano deu a Jerusalém, mas usou o termo “Palestina”. O próprio Eusébio considerava ser um dos bispos da Palestina. Assim, o nome anti-Israel e anticristão de “Palestina” foi assimilado ao vocabulário da Igreja à medida que o Império Bizantino ia sendo estabelecido.

 

Desde aquela época, a Igreja tem usado amplamente o termo “Palestina” na literatura e nos mapas para se referir à Terra de Israel. Não obstante, deve-se observar que as Cruzadas chamavam sua terra de Reino de Jerusalém. Entretanto, quando os britânicos receberam o mandato, depois da Primeira Guerra Mundial, eles chamavam os dois lados do rio Jordão de Palestina. Esse se tornou um termo geopolítico aceito por várias décadas, e aqueles que viviam naquela terra eram chamados de palestinos, sendo eles judeus, árabes ou europeus.

 

 

Nunca houve uma Palestina na época de Jesus. Esta é uma grave identificação incorreta. Seria algo como olhar um moderno mapa do estado do Texas com o título “O México no Século XX”.

 

Até mesmo cristãos evangélicos que crêem no futuro de Israel têm usado o termo “Palestina”. No final de muitas bíblias há mapas intitulados “A Palestina no Tempo de Jesus”. Nunca houve uma Palestina na época de Jesus. Esta é uma grave identificação incorreta. Seria algo como olhar um moderno mapa do estado do Texas com o título “O México no Século XX”.

 

Parece que os cristãos que crêem na Bíblia, seja consciente ou inadvertidamente, têm seguido o mundo, os pagãos e os que odeiam Israel ao chamarem Israel pelo nome anti-Israel de “Palestina”. Esse nome é encontrado em muitos mapas bíblicos, em comentários bíblicos e em livros-texto.

 

A designação adequada da terra

O uso do termo “Palestina” foi inadequado biblicamente e errado em toda a era da Igreja. Contudo, é mais do que apenas errado, é devastador quando, em nossos dias, o termo “Palestina” é a pedra de esquina da guerra da propaganda política contra Israel e contra o povo judeu. Será que queremos usar termos inventados por aqueles que odeiam a Cristo, a Bíblia e Israel? Será que queremos utilizar termos usados pelos inimigos de Israel que desejam realizar nada menos do que a destruição do povo judeu? Acho que não!

 

Os cristãos deveriam usar a terminologia da Bíblia sempre que possível. Por que não voltamos aos termos usados no Novo Testamento? Os escritores dos Evangelhos usaram o termo “Israel” para se referirem à Terra Santa. Por que deveríamos usar qualquer outro termo quando nos referimos à Terra Santa, especialmente agora que os judeus estão de volta a ela e se restabeleceram como a nação de Israel dentre a família das nações?

 

À medida que nos aproximamos da Segunda Vinda de Cristo, devemos entender que a fúria de Satanás contra a Igreja e contra Israel irá crescer exponencialmente. Satanás odeia o Evangelho do Messias crucificado e ressurreto, e odeia a realidade da restauração de Israel como nação que finalmente receberá Jesus como Messias em Seu retorno, e a nação que será o quartel-general terreno de Cristo. O único termo que devemos usar para a Terra Santa é Israel, ou suas subdivisões: Judéia, Samaria e Galiléia. Deveríamos empreender todos os esforços para remover o termo “Palestina” de nossos mapas bíblicos e de nossos livros-texto, e usar apenas termos bíblicos com referência à Terra Santa de Israel. (Thomas S. McCall, Th.D. - Pre-Trib Research

 

 

Extraído de Revista Notícias de Israel março de 2011

Revista mensal com artigos sobre Israel, profecias bíblicas, e notícias internacionais comentadas.