Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia
Oséias 7 (CAP.7-8)
Introdução
Neste capítulo temos, I. A acusação geral elaborado contra Israel por esses crimes altos e delitos pelos quais eles tinham obstruído o curso de favores de Deus para eles, Oséias 7: 1,2 . II. Uma acusação particular, 1. do Tribunal - o rei, os príncipes, e os juízes, Oséias 7: 3-7 . 2. do país. Efraim é aqui acusado de conformidade com as nações ( Oséias 7: 8 ), insensatez e estupidez sob os juízos de Deus ( Oséias 7: 9-11 ), ingratidão a Deus por suas misericórdias ( Oséias 07:13 ), incorrigibleness sob seus julgamentos ( Oséias 07:14 ), o desprezo de Deus ( Oséias 07:15 ), e da hipocrisia em suas pretensões de voltar a ele, Oséias 07:16 . Eles também estão ameaçados com um castigo severo, que deve humilhá-los ( Oséias 07:12 ), e, se isso prevalecer não, então com uma completa destruição ( Oséias 07:13 ), particularmente os seus príncipes, Oséias 07:16 .Oséias 7: 1 , 2Hosea 7: 3-7Oséias 7: 8Hosea 7: 9-11Oséias 07:13Oséias 07:14Oséias 07:15Oséias 07:16Oséias 07:12Oséias 07:13Oséias 07:16
versículos 1-7
Acusação redigida contra Israel Os Crimes dos Príncipes. BC 750.
1 Quando eu sarar Israel, então a iniqüidade de Efraim foi descoberto, e as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade e o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora. 2 Não consideram no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora seus próprios feitos os cercam as que estão diante de mim. 3 Eles alegram ao rei com a sua maldade, e os príncipes com as suas mentiras. 4 Eles são todos adúlteros, como um forno aceso pelo padeiro, que cessa de aumentar depois que amassou a massa até que seja levedada. 5 E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram -lo doente com garrafas de vinho que ele estendeu a sua mão com escarnecedores. 6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espera: dorme a sua ira toda a noite na manhã arde como fogo de chama. 7 Eles estão todos quentes como um forno, e devoram os seus juízes todos os seus reis caem; não há ninguém entre eles que me invoque.
Alguns tirar as últimas palavras do capítulo anterior, e torná-los início deste: " Quando voltei, ou teria retornado, o cativeiro do meu povo, quando eu estava prestes a vir em direção a eles de maneiras de misericórdia, mesmo quando Eu teria curado Israel, então a iniqüidade de Efraim (o país e as pessoas comuns) foi descoberto, e as maldades de Samaria, o tribunal e a principal cidade. " Agora, nestes versos, podemos observar,
- A ideia geral dado do presente estado de Israel, Oséias 7: 1,2 . Veja como o caso agora estava com eles.Oséias 7: 1 , 2
- Deus graciosamente projetado para fazer bem para eles: eu teria curado Israel. Israel estavam doentes e feridos sua doença era perigosa e maligna, e provavelmente será fatal, Isaías 1: 6Isaías 1: 6 . Mas Deus se ofereceu para ser seu médico, para realizar a cura, e não havia bálsamo em Gilead suficiente para recuperar a saúde da filha de seu povo o seu caso era ruim, mas não estava desesperado, ou melhor, ele estava esperançoso, quando Deus faria sarar a Israel. (1.) Ele lhes teria reformado, teria separados entre eles e seus pecados, teria purgado as corrupções que estavam entre eles, por suas leis e profetas. (2.) Ele teria os livrou das suas angústias, e restaurado para eles a sua paz e prosperidade. Várias tentativas de cura foram feitas, e seu estado em declínio parecia às vezes ser de uma maneira esperançosa de recuperação, mas a sua própria loucura colocá-los de volta. Nota: Se pecadores miseráveis almas não ser curado e ajudou, mas perecer em seu pecado e miséria, não pode colocar a culpa em Deus, porque ambos poderiam e os teria curado , ele se ofereceu para levar a ruína debaixo da sua mão. E há algumas épocas especiais quando Deus manifesta a sua disponibilidade para curar uma igreja distempered e da nação, agora e, em seguida, uma crise de esperança, que, se cuidadosamente observado e melhorado, pode, mesmo quando o caso é muito ruim, pender a balança para a vida e saúde.
- Eles ficaram em sua própria luz e colocar uma barra em sua própria porta. Quando Deus os teria curado, quando ordenou justo para reforma e paz, então sua iniqüidade foi descoberto e sua maldade, que deixou que a corrente de favores de Deus, e desfez tudo novamente. (1.) Então, quando seu caso veio a ser examinado e informou-se, para sua cura, que a maldade que havia sido escondida e paliativo foi descoberto não que isso nunca foi escondido de Deus, mas ele fala, à maneira de homens como um cirurgião, quando ele investiga uma ferida, a fim de a cura dele e descobre que ele toca os sinais vitais e é incurável, não vai mais longe em seu esforço para curá-lo, de modo que, quando Deus desceu para ver o caso de Israel (como a expressão é, Genesis 18:21Gênesis 18:21 ), com intenções amáveis em relação a eles, ele encontrou sua maldade tão flagrante, e eles tão endurecidos em, portanto, imprudente e impenitente, que não podia em honra mostrar-lhes o favor que ele projetou eles. Note-se, pecadores não são curados porque não seria curado. Cristo teria reuniu -los, e eles não. (2.) Em seguida, quando alguns esforços foram usadas para reforma e recuperá-los, que a maldade que havia sido contido e mantido sob eclodiu e dos passos de Deus para a cura deles tomaram ocasião para ser muito mais provocadora. Quando esforços foram usadas para reformá-las vice-cresceu mais impetuoso, mais ultrajante, e inchou muito maior, como um fluxo quando é condenado up. Quando eles começaram a prosperar eles cresceram mais orgulhoso, devassa, e seguro, e assim impediu o progresso de sua cura. Note, É o pecado que se afasta coisas boas de nós quando eles estão vindo em nossa direção e é a loucura e ruína de multidões que, quando Deus faria bem para eles, eles fazem mal para si mesmos. E o que foi que eles fizeram isso mal? Em uma palavra, porque praticam a falsidade eles adoram ídolos (de modo algum), fraudar um outro (que outros), ou, ao contrário, eles dissimular com Deus em suas profissões de arrependimento e conta a ele. Eles dizem que eles desejam ser curado por ele, e, para isso, disposto a ser governado por ele, mas eles mentem-lhe com a sua boca e agradá-lo com a sua língua.
- A descrença prática da onisciência e governo de Deus estava no fundo de toda a sua maldade ( Hosea 7: 2Oséias 7: 2 ): " Eles não consideram em seus corações, eles nunca dizem-lo para seus próprios corações, nunca pense isso, que eu me lembro toda a sua maldade. " Como se Deus não podia vê-lo, embora ele é tudo o olho, ou não acatá-la, embora seu nome é Zeloso, ou tinha esquecido, mas ele é uma mente eterna, que nunca pode ser esquecido, ou não contar para ele, se ele é o juiz do céu e da terra. Este é o ateísmo do pecador tão bom dizer que não há nenhum Deus como dizer que ele é ignorante ou esquecido, que não há nenhum que juízes na terra , como que ele se lembra de não as coisas que ele é dar julgamento sobre. É uma alta afronta eles colocaram em Deus é uma fraude condenável eles colocam sobre si mesmos dizem, O Senhor não veja Salmo 94: 7Salmo 94: 7 . Eles não podem, mas sei que Deus se lembra de todas as suas obras que tenham sido dito que muitas vezes não, se você perguntar-lhes, eles não podem, mas ele próprio, e ainda assim eles não consideram que eles não pensam nisso quando deveriam, e com aplicação a si mesmos e suas próprias obras, então eles não iria, não se atreviam, fazer o que eles fazem. Mas virá o tempo em que aqueles que, assim, enganar a si mesmos devem ser desenganado: " Agora os seus próprios feitos os cercam as, isto é, eles vieram por fim a tal ponto de maldade que seus pecados aparecem por todos os lados de todos os seus vizinhos ver como elas são ruins, e eles podem pensar que Deus não vê-lo? " Ou melhor, "A punição das suas obras aflige-los sobre eles estão cercados e envergonhado com problemas, de modo que não pode sair, por que parece que os pecados que eles inteligentes para se diante de mim, não só que eu tê-los visto , mas que estou descontente com eles "para, até que Deus perdoando nossos pecados lançou-los atrás das costas, eles ainda estão diante do seu rosto. Note-se, mais cedo ou mais tarde, Deus irá convencer aqueles que não agora considerar-se que ele se lembra de todas as suas obras.
- Deus tinha começado a lutar com eles por seus juízos, a sério do que estava por vir mais adiante: O ladrão entra, ea horda dos salteadores despojos sem. Alguns tomam isso como uma instância de sua maldade, que roubaram e saquearam um . outra Nec Hospes ab hospite tutus - o anfitrião eo convidado ficar com medo um do outro. parece bastante para ser um castigo dos seus pecados foram infestado com os ladrões secretos entre si, que roubou suas casas e lojas e pegou seus bolsos e as tropas de ladrões, invasores estrangeiros, que com violência aberta estragado no exterior até agora foi Israel de ser curado que tinham feridas frescas lhes dado diariamente por ladrões e saqueadores e tudo isso o efeito do pecado, tudo para puni-los por roubar a Deus, Isaías 42:24Isaías 42:24 ; Malaquias 3: 8,11 .Malaquias 3: 8 , 11
- Uma conta particular dos pecados do tribunal, do rei e dos príncipes, e os que sobre eles, e os indícios do descontentamento de Deus que estavam sob para eles.
- O seu rei e os príncipes ficaram satisfeitos com a maldade e profanação de seus sujeitos, que foram encorajados assim para ser muito deles minério ímpios ( Hosea 7: 3Oséias 7: 3 ): Eles fazem o rei e príncipes contente com sua maldade. Agradou-los para ver as pessoas estão em conformidade com as suas leis iníquas e exemplos, na adoração de seus ídolos, e outras instâncias da impiedade e da imoralidade, e ouvi-las planas e aplaudi-los em seus maus caminhos. Quando Herodes viu que sua maldade agradou as pessoas que ele continuou, no mesmo, muito mais será as pessoas fazê-lo quando eles vêem que é do agrado do príncipe, Atos 12: 3Atos 12: 3 . Particularmente, eles fizeram-los contentes com as suas mentiras, com os louvores que encontram-se com os quais eles coroados os favoritos do príncipe e as calúnias mentir e censuras com que enegrecidas aqueles a quem eles sabiam os príncipes tinha uma aversão a. Aqueles que mostram-se satisfeitos com calúnias e histórias de má índole Nunca faltará aqueles sobre eles que vão encher seus ouvidos com essas histórias. Provérbios 29:12Provérbios 29:12 , Se um governante ouvidos a mentiras, todos os seus servos são ímpios, e vai fazê-lo feliz com as suas mentiras.
- A embriaguez e revelando abundam tanto na corte, Hosea 7: 5Oséias 7: 5 . O dia do nosso rei foi um dia feliz com eles, quer seu nascimento-dia ou de sua posse-dia, de que é provável que eles tinham uma observação aniversário, ou talvez fosse um feriado de sua nomeação, que foi, portanto, chamado a sua dia naquele dia os príncipes se reuniram para beber a saúde do rei, e saiu no meio deles, para ser alegre, e tornaram doentes com garrafas de vinho. ele deve parecer o rei não beber normalmente em excesso, mas ele não estava em cima de um alta dia trouxe a ele pelos artifícios dos príncipes, tentado pela bondade do vinho, a alegria da companhia, ou as healths eles insistiram e tão pouco que ele estava acostumado a isso que ele fez mal e é justamente acusado como um crime, como crimen Lae SAE majestatis - traição, sobre aqueles que, assim, imposta a ele e fez mal nem serviria para uma desculpa de que era o dia de seu rei, mas era sim um agravamento do crime, que, whey fingiam fazer-lhe honra, que desonrou ao mais alto grau. Se é uma grande afronta e prejuízo para uma pessoa comum para torná-lo bêbado, e há um ai daqueles que fazê-lo ( Habacuque 2:15Habacuque 2:15 ), muito mais para uma cabeça coroada para o maior dignidade de todo o homem é a maior desgraça é a ele para ser bebido. não é dos reis, ó Lemuel! não é dos reis, para beber vinho, Provérbios 31: 4,5 . Veja o que um preconceito o pecado de embriaguez é um homem, a um rei. (1) Em seu estado de saúde que fez mal. É uma força sobre a natureza e é estranho pelo que encanta os homens, caso contrário bastante racional, pode ser atraído para aquilo que além da ofensa que dá a Deus, e os danos que faz para seu bem-estar espiritual e eterna, é um presente de desordem e enfermidade a seus próprios corpos. (2.) Em sua honra para, quando ele estava assim embriagado, ele estendeu a sua mão com escarnecedores então aquele que foi confiada com o governo de um reino perdido o governo de si mesmo, e até agora esqueceu, [1] A dignidade de um rei que ele fez-se familiarizado com os jogadores e bufões, e aqueles cuja empresa foi um escândalo. [2] O dever de um rei que ele se juntou na confederação com os ateus e os escarnecedores profanas em religião, a quem ele deveria ter silenciado e envergonhado, ele sentou no banco dos escarnecedores, daqueles que tinham chegado ao mais alto grau de impiedade rematou com eles, disse como se dizia, fez o que eles fizeram, e exerceu o seu poder, e estendeu a mão do seu governo, em concorrência com eles. Bondade e bons homens são muitas vezes feitas a canção dos bêbedos ( Salmo 69:12 ; Sl 35:16 ), mas ! Ai de ti, ó terra , quando o teu rei é uma criança assim como para estender a mão com aqueles que os fazem tão , Eclesiastes 10:16 .Provérbios 31: 4 , 5Salmo 69:12Salmo 35:16Eclesiastes 10:16
- O adultério e impureza prevaleceu tanto entre os cortesãos. Este é falado Oséias 7: 4,6,7 , e a acusação de embriaguez vem em no meio deste artigo para o vinho é o óleo para o fogo da luxúria, Provérbios 23:33 . Aqueles que são inflamado com concupiscências carnais, que são adúlteros ( Oséias 7: 4 ), estão aqui de novo e de novo em comparação com um forno aceso pelo padeiro ( Oséias 7: 4 ): Eles têm preparado o coração como um forno ( Oséias 7 : 6 ) todos eles são quentes como um forno, Oséias 7: 7 . Nota: (1) Um coração impuro é como uma aquecida forno e os desejos impuros e afeições dele são como o combustível que o torna quente. É um fogo interior, que mantém o calor dentro de si tão adúlteros e fornicadores secretamente queimar em luxúria, como a expressão é, Romanos 1:27 . O calor do forno é um calor intenso, especialmente como é aqui descrito aquele que aquece atiça o fogo, e não deixa de levantar -lo, até que o pão está pronto para ser colocado em, sendo amassado e fermentado, tudo que significa apenas que eles são como um forno quando se está no nay mais quente, quando é demasiado quente para o padeiro (de modo que o aprendeu Dr. Pocock), quando é mais quente do que ele teria, de modo que o raiser-se da fogo deixa, enquanto ao mesmo tempo a massa que é amassada está na fermentação, de que o calor pode diminuir um pouco. Assim ardente quente são os desejos de um coração sujo. (2.) A espera impuro por uma oportunidade para rodearem os seus desejos perversos ter preparado o coração como um forno, eles ficam à espreita para capturar suas presas. O olho do adúltero aguardam o crepúsculo, Job 24:15 . O padeiro dorme toda a noite, mas na manhã arde como fogo de chama. como o padeiro, depois de ter acendido fogo no seu forno e colocou combustível suficiente para isso, vai para a cama, e dorme durante toda a noite, e de manhã encontra o seu forno bem aquecido e pronto para seu propósito, de modo que essas pessoas más, quando eles tenham estabelecido algum lote mau, e formaram um projeto para o gratificante de alguns desejos cobiçosos, ambiciosos, vingativos, ou impuros, têm os seus corações de modo inteiramente disposto para fazer o mal que, embora possam sufocar a eles por um tempo, mas o fogo dos afetos corruptos ainda está brilhando dentro, e, assim que sempre que há uma oportunidade para ele, seus fins que eles cercaram e imaginários sair em atos abertos , como uma chama de fogo fora quando se tem respiradouro dado. Assim, eles estão todos quentes como um forno. Note, Lust no coração é como o fogo em um forno, coloca-lo em um calor, mas está chegando o dia em que aqueles que, assim, tornar-se como uma fornalha ardente com as suas próprias paixões infames, se isso fogo não se extingue pela graça divina, deve ser feita como um forno ardente por ira divina ( Salmo 21: 9 ), quando chegar o dia em que deve queimar como um forno, Malaquias 4: 1 .Oséias 7: 4 , 6 , 7Provérbios 23:33Hosea 7: 4Hosea 7: 4Oséias 7: 6 Oséias 7: 7Romanos 1:27 Job 24:15Salmo 21: 9 Malaquias 4: 1
- Eles resistem os métodos adequados de reforma e reparação: Eles devoram os seus juízes, aqueles poucos bons juízes que estavam entre eles, que colocaria a estes incêndios com que foram aquecidas caíram falta sobre eles, e não os deixavam para fazer justiça, mas estavam prontos para apedrejá-los, e talvez o fez, ou, como alguns pensam, eles provocaram a Deus para os privar da bênção da magistratura e deixar tudo em confusão: Todos os seus reis têm caído um após o outro, e sua famílias com eles, que não podia deixar de colocar o reino em confusão, desmoronar-la em partes em conflito, e ocasião uma grande quantidade de derramamento de sangue. Há corações rancorosos Entre eles estão quentes como um forno de raiva e malícia um para o outro, e isso ocasiões, o devorador de seus juízes, a queda de seus reis. Para as transgressões de terra muitos são os seus príncipes, Provérbios 28: 2Provérbios 28: 2 . Mas no meio de todo este problema e desordem não há ninguém entre eles que chama a Deus, que vê sua mão estendida contra eles, nesses julgamentos, e despreza os traços dele, nenhum ou próximas a zero, que despertam-se para tomar posse de Deus, Isaías 64: 7Isaías 64: 7 . Observe, aqueles não são apenas aquecido com o pecado, mas endurecidos no pecado, que continuam a viver sem oração, mesmo quando eles estão em apuros e angústia.
versículos 8-16
Os crimes do povo Infatuation da hipocrisia da de Efraim Efraim Obstinado Rebelião Efraim. BC 750.
8 Efraim, ele se mistura com o povo Efraim é um bolo que não foi virado. 9 Estrangeiros lhe devoram a força, e ele sabe que não: sim, cabelos brancos estão aqui e ali em cima dele, mas ele não o sabe. 10 E a soberba de Israel testifica contra ele; e eles não voltar para o L ORD seu Deus, nem o buscam em tudo isso. 11 Pois Efraim é como uma pomba, insensata, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. 12 Quando forem, estenderei a minha rede sobre eles vou trazê-los para baixo como as aves do céu, vou castigá-los, como a sua congregação ouviu. 13 Ai deles! porque fugiram de mim: destruição sobre eles! porquanto transgridem contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim. 14 E eles não clamam a mim de coração, mas uivam nas suas camas; se ajuntam para o milho e vinho, e contra mim se rebelam. 15 Apesar de eu ter ligado e fortalecido seus braços, mas pensam mal contra mim. 16 Eles voltam, mas não para o Altíssimo: eles são como um arco enganador: seus príncipes cairão pela espada para a insolência da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.
Tendo visto como cruel e corrupto o tribunal foi, chegamos agora a perguntar como é com o país, e nós achamos que, para haver melhor e não é de admirar se a cinomose que tem apreendido na cabeça afetar o corpo inteiro, de modo que não é sem solidez nele a iniqüidade de Efraim é descoberto, bem como o pecado de Samaria, das pessoas, bem como os príncipes, dos quais aqui são instâncias diversas.
- Eles não eram peculiares e toda a Deus, como deveriam ter sido, Oséias 7: 8Oséias 7: 8 . 1. Eles não distinguem-se das nações, se Deus lhes havia distinguido: Efraim, ele se misturou-se entre o povo, tem que lhes estão associados, e conformou-se a eles, e tem de uma forma-se confundidos com eles e perdeu a caráter entre eles. Deus havia dito, O povo que habita só , mas eles se misturaram com as nações e aprenderam as suas obras, Salmo 16:35Salmo 16:35 . Eles subiram e para baixo entre as nações, para implorar a ajuda de um deles contra o outro (para alguns) que, se tivessem mantido perto de Deus, eles não teria sido necessário a ajuda de qualquer um deles. 2. Eles não estavam inteiramente dedicado a Deus: Efraim é um bolo que não foi virado, e assim é queimado de um lado e massa sobre o outro lado, mas serve para nada em ambos os lados. Como no tempo de Acabe, agora, eles interrompido entre Deus e Baal , por vezes, eles pareciam zelo por Deus, mas em outros momentos quentes para Baal. Nota: É triste pensar quantas, que, depois de uma espécie, professam a religião, são compostos de contrários e inconsistências, como um bolo que não foi virado, uma auto-contradição constante, e sempre em um extremo ou outro.
- Eles eram estranhamente insensíveis dos juízos de Deus, que eles estavam sob e que ameaçava a sua ruína, Hosea 7: 9Oséias 7: 9 . Observe, 1. A condição de que eles estavam em Deus não era para eles, em seus julgamentos, como. Uma mariposa e, como podridão eles estavam em silêncio e lentamente desenho para a ruína de seu estado, em parte, pelas invasões de estrangeiros sobre eles: Estrangeiros lhe devoram sua força, e comido-lo de terem desperdiçado a sua riqueza e tesouro, diminuiu seus números, e consumiu os frutos da terra. Alguns devorou por guerras abertas (como 2 Reis 13: 72 Reis 13: 7 , quando o rei da Síria, fez como o pó da eira ), outros por fingindo tratados de paz e amizade, em que extorquiu abundância de riqueza a partir deles, e fez-lhes pagar caro para o que eles fizeram não é bom, mas que depois eles pagaram mais caro por, como 2 Reis 16: 92 Reis 16: 9 . Este Efraim tem que se misturaram com as nações, e sofrendo-los para se misturar com ele devoravam o que ele repousou sobre e apoiou-se com. Observe, aqueles que não fazem de Deus a sua força ( Salmo 52: 7Salmo 52: 7 ) fazer com que a sua força que em breve será devorado por estranhos. Eles foram, assim, reduzida, em parte, por seus próprios mal-administrações entre si: Sim, cabelos brancos estão aqui e ali em cima dele (são polvilhadas sobre ele, assim que a palavra é), ou seja, os tristes sintomas de um estado decadente em declínio, o que é envelhecendo e está de desaparecer, e os efeitos de problemas e aflição. Cura facit canos - Cuidados fica cinza. a amendoeira ainda não florescer, mas começa a mudar de cor, que fala em voz alta para ele que o mal dias estão chegando, e os anos dos quais ele deve dizer, não tenho prazer neles, Eclesiastes 12: 1,5 . 2. Sua regardlessness destas advertências: Ele sabe que não ele não está ciente da mão de Deus saiu contra ele que está levantada, mas ele não vai ver, Isaías 26:11 . Ele não sabe como perto de sua ruína é, e não toma cuidado para evitá-lo. Note-se, estupidez sob menos julgamentos é um presságio de maior vinda.Eclesiastes 12: 1 , 5 Isaías 26:11
III. Eles passaram mas rebelde em seus maus caminhos, e não foram recuperados pelos castigos que estavam sob ( Oséias 07:10Oséias 07:10 ): O orgulho de Israel ainda atesta a sua cara, como tinha feito antes ( Hosea 5: 5Oséias 5: 5 ) sob providências humilhantes seus corações ainda estavam unhumbled, seus desejos não mortificado e é através do orgulho de seu semblante que não vai buscar a Deus ( Salmo 10: 4Salmo 10: 4 ), eles não voltam para o Senhor seu Deus pelo arrependimento e reforma, nem procurá-lo pela fé e oração para tudo isso que eles sofrem para se desviarem dele, embora nunca pode estar bem com eles até que eles voltem para ele, e apesar de terem em vão procurou outros para alívio, no entanto, não pensar em aplicar a Deus.
- Eles estavam apaixonados nos conselhos deles, e tomou métodos muito errados quando eles estavam em perigo ( Oséias 7: 11,12 ): Efraim é como uma pomba, insensata, sem coração. Para ser inofensivo como uma pomba sem fel, e não ferir ou ferir outras pessoas, é louvável, mas para ser sottish como uma pomba, sem coração, que não como se defender e garantir a sua própria segurança sabe, é uma vergonha.Oséias 07:11 , 12
- O disparate desta pomba é, (1) Que ela não lamenta a perda de sua jovem que são tomadas a partir dela, mas vai fazer o seu ninho de novo no mesmo lugar que eles tenham seu povo levado pelo inimigo, e não são afetados com ele, mas continuam suas relações com aqueles que lidam barbaramente com eles. (2) Que ela é facilmente atraído pela isca para a rede, e tem nenhum coração, nenhuma compreensão, para discernir o seu perigo, como muitas outras aves fazem, Provérbios 01:17Provérbios 01:17 . Ela pressas para o laço, e não sabe que é por sua vida ( Provérbios 07:23Provérbios 7:23 ) para que eles foram atraídos para ligas com nações vizinhas que foram sua ruína. (3) Que, quando ela está assustada, ela não tem coragem de ficar na casa de pomba, onde ela é segura, e sob a proteção cuidadosa de seu proprietário, mas vibra e paira, buscando abrigo pela primeira vez em um só lugar, em seguida, em outro, e, assim, expõe-se tanto mais que este povo, quando eles estavam em perigo, não buscou a Deus, não voam como pombas para as suas janelas , onde eles poderiam ter sido obtidos junto de todas as aves de rapina que atingiram a -los, mas jogou-se para fora da proteção de Deus, e, em seguida, chamado para o Egito para ajudá-los, e foi com toda a pressa para a Assíria, a procurar que a ajuda em vão que eles poderiam, pelo arrependimento e oração, tenho encontrado mais perto de casa, em sua Deus. Nota: É uma coisa sem sentido absurdo para aqueles que têm um Deus no céu a confiar em criaturas para o refúgio e alívio que estão a ser tido em só a ele e aqueles que fazê-lo são um povo de entendimento, eles são sem coração. Agora,
- Veja o que acontece com esta pomba, insensata ( Oséias 07:12Oséias 07:12 ): Quando forem para o Egito e Assíria, . Estenderei a minha rede sobre eles Note, Aqueles que não vai cumprir a misericórdia de Deus deve esperar ser perseguido pela justiça de Deus. Aqui, (1.) Eles estão enredados: " Vou estenderei a minha rede sobre eles, trazê-los para estreitos, para que vejam sua loucura e pensar em voltar." Nota: É comum para aqueles que vão para longe de Deus para encontrar armadilhas, onde eles esperavam abrigos. (2.) Eles se humilharam que subir para cima, orgulhosos de suas alianças estrangeiras e confiando neles, mas vou trazê-los para baixo, deixá-los voar sempre tão alto, como as aves do céu, que são disparados de vôo. Note-se, Deus pode e vai trazer para baixo aqueles que exaltam a si mesmos como a águia, Obadias 1: 3,4 . (3.) Eles são feitos para inteligente para sua loucura: eu vou castigá-los. Note, As decepções que encontramos com na criatura, quando colocamos a confiança nele, é um castigo necessário, ou disciplina, para que possamos aprender a ser mais sábio outra vez. (4.) Em tudo isso, a Escritura é cumprida. É como a sua congregação ouviu eles têm sido muitas vezes dito pela palavra de Deus, ler e pregou, e cantada, em suas assembléias religiosas, que " vão é o socorro do homem, que no Filho do homem há nenhuma ajuda ouviram tanto da lei e dos profetas que julgamentos Deus traria sobre eles, por sua maldade e como eles têm ouvido agora eles verão, eles devem se sentir. " Nota, Preocupa-nos a tomar conhecimento da palavra de Deus que ouvimos de vez em quando na congregação, e para ser governado por ele, para que em breve devem ser julgados por ele e ele irá justificar Deus na condenação dos pecadores, e agravar a eles, que eles tiveram advertência pública planície dado a eles de que é o que a sua congregação tem ouvido muitas vezes, mas eles não tomaria aviso. " Filho, lembra ainda te disse o que viria dele e agora vês que não eram palavras vãs." Veja Zacarias 1: 6 .Obadias 1: 3 , 4Zacarias 1: 6
- Eles se rebelaram contra Deus e se rebelou contra ele, não obstante os vários métodos que ele tomou para retê-los na sua fidelidade, Hosea 7: 13-15Oséias 7: 13-15 . Aqui observar,
- Como gentilmente e carinhosamente Deus tinha lidado com eles, como um soberano gracioso para com um povo queridos para ele, e cuja prosperidade ele tinha muito no coração. Ele tinha os redimiu ( Oséias 07:13Oséias 07:13 ), trouxe, em primeiro lugar, da terra do Egito, e, desde então, os livrou de muitas dificuldades. Ele havia amarrado e fortalecido seus braços, Oséias 07:15Oséias 07:15 . Quando seu poder foi enfraquecido, como um braço quebrado ou fora do comum, Deus colocou-o novamente, e com ele, como um cirurgião faz um osso quebrado, para torná-lo malha. Deus tinha dado vitórias Israel ao longo dos sírios ( 2 Reis 13: 16,17 ), tinha restaurado a sua costa ( 2 Reis 14: 25,26 ), tinha -lhes cingidos de força para a batalha. "Apesar de eu ter castigado -los" (para os margem de lê-lo), "às vezes corrigido-los para os seus defeitos e, assim, ensinou-lhes, em outros momentos fortaleci os braços e aliviou-los, embora eu usei ambos os meios justos e falta de trabalhar sobre eles, era tudo sem nenhum propósito eles eram misericórdia à prova e à prova de julgamento ".2 Reis 13:16 , 172 Reis 14:25 , 26
- Como impudente sua conduta tinha sido para ele, não obstante, que é descrito aqui para a convicção e humilhação de todos aqueles que passaram em qualquer forma de maldade, para que possam ver como excessivamente maligno seu pecado é, como hediondo, como o Deus do céu interpreta, como ele se ressente. (1.) Ele os havia cortejado a ele, e tomá-los em aliança com ele, mas eles fugiram dele, como se ele tivesse sido seu inimigo perigoso que sempre tinha aprovado se o seu fiel amigo. Eles desviaram dele, como a pomba, insensata do seu ninho, para aqueles que abandonam a Deus vai encontrar nenhum descanso nem assentamento na criatura, mas vagar eternamente. Eles fugiram de Deus quando eles abandonaram a adoração dele, e fugiu de seu serviço, e eles próprios se retirou da sua fidelidade a ele. (2.) Ele lhes tinha dado as suas leis, que foram todos santa, justa e boa, por que ele desenhou para mantê-los no caminho certo, mas eles transgrediram contra ele pecaram com uma mão alta e uma rigidez do pescoço, deliberadamente e presunçosamente (assim que as palavras significa) que rompeu a barreira da lei divina, e é aí que frustrou o projeto do amor divino. (3.) Ele tinha dado a conhecer suas verdades para eles, e deu-lhes todas as provas possíveis da sinceridade de sua boa vontade com eles e ainda assim falou mentiras contra ele. Eles montaram falsos deuses em competição com ele, eles negaram sua providência e poder, assim, eles desmentiram o Senhor, Jeremias 05:12Jeremias 05:12 . Eles rejeitaram suas mensagens enviadas-los pelos seus profetas, e disse que eles deveriam ter paz, embora eles continuaram em pecado, diretamente contra o que ele disse. Em suas profissões hipócritas da religião, mostra de devoção, e as promessas de alteração, eles mentiram para o Senhor, que ele tomou como deitada contra ele. (4.) Ele era o seu verdadeiro Senhor e Rei, e sempre decidiu em Jacob com equidade, e para o bem público e ainda assim eles se rebelaram contra ele, Oséias 07:14Oséias 07:14 . Eles não só saiu dele, mas pegaram em armas contra ele, o teria deposto se pudessem e configurar outro. (5.) Ele projetou bem para eles, mas eles imaginado mal contra ele, Oséias 07:15Oséias 07:15 . O pecado é uma fina travessa é mal contra Deus, pois é traição contra a coroa ea dignidade não que os pecadores não podem fazer qualquer coisa para ferir o seu Criador (como um dos antigos observa sobre estas palavras), mas o que eles podem fazer e é tanto pior quando não é feito de surpresa, ou através de descuido, mas intencionalmente e com artifício. Os judeus têm um ditado, que o Dr. Pocock cita aqui, os pensamentos de transgressão são piores do que a transgressão. A concepção de malícia está fazendo isso, na conta de Deus. Bússola e imaginando a morte do rei é traição segundo a nossa lei. Aqueles que imaginar uma coisa má, embora provar uma coisa vã ( Salmo 2: 1Salmo 2: 1 ), vai ser contada com para a imaginação.
- Como é que eles devem ser punidos por isso ( Oséias 07:13Oséias 07:13 ): Ai deles! porque fugiram de mim. Note, Aqueles que fugir de Deus têm problemas enviados após eles, e são, sem dúvida, em um caso lamentável. A ira de Deus se revela do céu contra eles a palavra de Deus diz: Ai deles! E observar o que segue imediatamente, Destruição-lhes! Note, os males da Palavra de Deus têm destruição efeitos reais torna bom. Os juízos da sua mão verificará os juízos da sua boca. Aqueles a quem ele amaldiçoa, e pronuncia lamentável, eles são amaldiçoados, eles são fraco, de fato.
- Seus shows de devoção e reforma foram, mas mostra, e neles eles fizeram, mas Deus simulada.
- Eles fingiam devoção, mas não foi sincero, Oséias 07:14Oséias 07:14 . Quando a mão de Deus tinha saído contra eles fizeram algum tipo de aplicação para ele. Quando ele os matou, então o procuravam ele. Senhor, na angústia te visitado. Mas foi tudo em hipocrisia. (1) Quando eles estavam sob problemas pessoais, e invocou Deus em segredo, eles não eram sinceros em que: . Eles não clamam a mim de coração, mas uivam nas suas camas Quando eles foram punidos com a dor após a sua camas, e a multidão dos seus ossos com fortes dores, talvez mal das feridas que receberam em guerra, eles gritaram, e gemeu, e queixou-se nas formas de devoção, e, pode ser, eles usaram muitas boas palavras, bom o suficiente as circunstâncias em que se encontravam clamaram, Deus nos ajude, e, Senhor, olhai para nós. Mas eles não chorar com o coração, e, portanto, Deus considera-lo como nenhum grito para ele. Moisés é dito para clamar a Deus quando ele não falou uma palavra, apenas seu coração orou com fé e fervor, Êxodo 14:15Exodus 14:15 . Estes fizeram um grande barulho, e disse que um grande negócio, e ainda assim não clamar a Deus, porque seus corações não estavam bem com ele, não submetido a sua vontade, dedicado à sua honra, nem empregados em seu serviço. Orar é levantar a alma a Deus, esta é a essência da oração. Se isso não ser feito, palavras, embora nunca tão bem escolhidas, são como o vento , mas, se for, é uma oração aceitável, embora os gemidos inexprimíveis. Note, Aqueles não orar a Deus em tudo o que não oram no espírito. Não, Deus é tão longe de aprovar a sua oração e aceitando-o que ele chama de uivos. Alguns pensam que sugere a noisiness de suas orações (clamaram a Deus, como se costumava chorar a Baal, quando eles pensaram que ele deve ser despertado), ou as paixões violentas brutais que ventilados em suas orações que rosnou para a pedra, e uivava sob o chicote, mas não considerou a mão. Ou ela denota que suas orações hipócritas eram tão longe de ser agradável a Deus que eles eram ofensivas a ele que ele estava zangado com suas orações. Os cânticos do templo serão gritos, Amos 8: 3Amos 8: 3 . Deus estará tão longe de ter pena deles que ele vai justamente rir de sua calamidade, que tantas vezes riu de sua autoridade. (2) Quando eles estavam sob problemas públicos, e reuniram-se para implorar o favor de Deus, na medida em que também eram hipócritas que se congregaram, para a moda-sake, porque era usual para chamar uma assembléia solene em tempos de luto geral, Sofonias 2: 1Sofonias 2: 1 . Mas foi só a rezar para o milho eo vinho que eles vieram juntos, que foram as coisas que eles queriam, e temia ser privado da pela falta de chuva, o julgamento que agora trabalhando debaixo. Eles não orar pelo favor ou graça de Deus, que Deus lhes conceda o arrependimento, o perdão de seus pecados, e desviar a sua indignação, mas apenas que ele não iria tirar-lhes o seu milho e vinho. Nota, corações carnais, em suas orações a Deus, cobiçam misericórdias temporais somente, e pavor e depreciar há outros, mas temporais juízos, pois eles não têm senso de qualquer outro.
- Eles fingiam reforma, mas também não foi que sincero, Oséias 07:16Oséias 07:16 . Aqui é: (1) O pecado de Israel: Eles voltam, ou seja, eles fazem como se eles voltariam eles fingem arrepender e alterar os seus feitos, mas eles fazem nada do que eles não voltar para casa para Deus, nem voltar a sua fidelidade, enquanto que Deus diz ( Jeremiah 4: 1Jeremias 4: 1 ), Se queres voltar, ó Israel! voltará para mim que não só virar-se para mim, mas voltará para mim. Esta dissimulação deles torna-os como um arco enganador, que parece como se estivesse apto para negócios, e é dobrado e elaborado de acordo, mas, quando a força vem a ser colocado para ele, ou o arco ou as quebras de cadeia, e a seta, em vez de voar para a marca, cai no pé do arqueiro. Tais eram seus ensaios no sentido de arrependimento e reforma. (2.) O pecado dos príncipes de Israel. Aquilo que é cobrado sobre eles é o furor da sua língua, discutindo com Deus e sua providência e com tudo sobre eles quando eles estão cruzados. Princes acho que eles podem dizer o que quiserem, e que é sua prerrogativa de Huff e arrogância, a praguejar e ferroviário, e chamar nomes ao seu bel prazer, mas deixá-los saber que existe um Deus acima deles que vai chamá-los para uma conta para a raiva de suas línguas e fazer suas próprias línguas para cair sobre eles. (3.) a punição de Israel e seus príncipes do seu pecado. Quanto aos príncipes, eles devem cair pela espada qualquer dos seus inimigos, ou de seu próprio povo, alguns por um e alguns pelo outro e este será o seu escárnio, isso é que, para a qual devem ser ridicularizado na terra do Egito , quando eles fujam para os egípcios por socorro, Oséias 07:11Oséias 7:11 . Seu pecado e punição deve torná-los alvo de chacota a todos sobre eles. Nota, Aqueles que são traiçoeiro e enganoso nas suas relações com Deus, e apaixonado e escandalosa em sua conduta para com os homens, vai ser justamente feito um objeto de escárnio para os seus vizinhos, pois tornar-se ridículo.
Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia
Oséias 8
Introdução
Este capítulo, como isso antes, divide-se em os pecados e as punições de Israel cada verso quase declara ambos, e tudo para trazê-los ao arrependimento. Quando viram a natureza maligna de seu pecado, nas descrições do que, eles não podia deixar de ser convencido agora muito que era seu dever arrepender-se do que foi tão mau em si mesmo e quando eles viram as consequências perniciosas do seu pecado, na previsões de-los, eles não podiam deixar de ver o quanto ele era o seu interesse de se arrepender para a prevenção deles. I. O pecado de Israel é aqui estabelecido, 1. Em muitas expressões gerais, Oséias 8: 1,3,12,14 . 2. Em muitos casos particulares criação de reis sem Deus ( Oséias 8: 4 ), a criação de ídolos contra Deus ( Oséias 8: 4-6 ), e cortejando alianças com as nações vizinhas ,, Oséias 8: 8-10 . 3. Neste agravamento da mesma, que ainda manteve-se uma profissão de religião e de relação com Deus, Hosea 8: 2,13,14 . II. A punição de Israel é aqui definido como responder ao pecado. Deus traria um inimigo sobre eles, Oséias 8: 1,3 . Todos os seus projetos devem ser explodido, Oséias 8: 7 . Sua confiança tanto em seus ídolos e em suas alianças estrangeiras devem decepcioná-los, Oséias 8: 6,8,10 . Sua força em casa deve falhar com eles, Oséias 08:14 . Seus sacrifícios não deve ter nenhum tomava conta deles, e seus pecados devem ter um ajuste de contas feita para eles, Oséias 08:13 .
versículos 1-7
Sin and Punishment de Israel Crimes imputadas Israel Sottish idolatria de Israel. BC 745.
1 Definir a trombeta à tua boca. Ele virá como a águia contra a casa do L ORD , porque eles transgrediram o meu pacto, e se rebelaram contra a minha lei. 2 Israel clamarão a mim, meu Deus, nós te conhecemos. 3 Israel desprezou a única coisa que é boa: o inimigo persegui-lo. 4 Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, e eu sabia que não: da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para que possam ser cortadas. 5 O teu bezerro, ó Samaria, deitou -te off minha ira se acendeu contra eles; até que vai ser eles incapazes da inocência? 6 Porque a partir de Israel foi também um artífice o fez, por isso, é não Deus, mas o bezerro de Samaria será quebrado em pedaços. 7 Porque semearam o vento, hão de ceifar o turbilhão: ela não tem talo: a erva não dará farinha; se assim fosse ceder, os estrangeiros devem engoli-lo para cima.
As repreensões e ameaças aqui são introduzidas com uma ordem ao profeta para definir a trombeta à boca ( Oséias 8: 1 ), para assim chamar uma assembléia solene, para que todos possam tomar conhecimento de que ele tinha a oferecer e tomar aviso por ela . Ele deve soar um alarme, deve, em nome de Deus, proclamar guerra com esta nação rebelde. Um inimigo está chegando com velocidade e fúria para tomar sua terra, e ele deve despertá-los para esperar. Assim, o profeta deve fazer parte de um vigia, que estava junto som da trombeta para chamar os sitiados para ficar com seus braços, quando viu os sitiantes fazendo o seu ataque, Ezequiel 33: 3 . O profeta deve levantar a sua voz como a trombeta ( Isaías 58: 1 ), e as pessoas devem ouvir o som da trombeta, Jeremias 06:17 . Agora,
- Aqui está uma acusação geral elaborado contra eles como pecadores, como rebeldes e traidores contra seu Senhor soberano. 1. Eles transgrediram o meu pacto, Oséias 8: 1 . Eles não só transgrediu o comando (todo pecado faz isso), mas eles transgrediram o pacto que eles têm sido culpados de pecados tais como quebrar o contrato original de terem se revoltado de sua fidelidade, e violou o casamento-aliança com as suas prostituições espiritual que tem, com efeito, declarou que eles deixarão de ser povo de Deus, nem levá-lo para o seu Deus, que está transgredindo a aliança. eles não só loucamente, mas houveram-se aleivosamente. 2. Eles se rebelaram contra a minha lei em muitos casos particulares. A lei de Deus é a regra pela qual devemos andar e esta é a malignidade do pecado, para que ele viole sobre os limites nos definir por esta lei. 3. Eles têm arrematar o que é bom. Eles têm guardado e rejeitado bom, isto é, o próprio Deus de modo algum compreendê-lo, e muito bem ajustado. Ele é bom, e faça o bem, e é nossa bondade. Não é bom senão um só, que é Deus, a fonte de todo o bem. Eles lançaram-off, como não desejando ter qualquer coisa mais a ver com ele. Deus estava abandonando-os à ruína, e aqui dá a razão para isso. Note, Deus nunca lança fora todo até que primeiro lançaram-off. Ou, como lemos, Lançaram fora a única coisa que é bom que eles têm deixado o serviço e adoração a Deus, que é, com efeito, deixando Deus de fora. Eles têm deixado aquilo que denomina os homens bons lançaram off o temor de Deus, ea relação do homem, e todo o senso de virtude e honestidade. Observe, eles transgrediram o meu pacto que veio a este, finalmente, para que eles se rebelaram contra a minha lei. Quebrando o caminho feito de comando para romper o pacto e eles fizeram isso, pois eles arrematar o que era bom lá, ele começou. Eles deixaram de ser prudente e de fazer o bem, e, em seguida, eles foram todos a nada, Salmo 36: 3 . Veja o método de homens apostasia lançou o primeiro fora o que é bom, em seguida, essas omissões abrir caminho para as comissões e as transgressões atuais frequentes da lei de Deus trazer os homens à distância a uma renúncia habitual da sua aliança. Quando os homens arrematar orar e ouvir, e sábado-santificação, e outras coisas que são boas, eles estão na estrada a um abandono total de Deus.
- Aqui estão ameaças gerais da ira e ruína para o seu pecado: O inimigo virá como a águia contra a casa do Senhor, e ( Oséias 8: 3 ) . Persegui-lo- Se por a casa do Senhor nós entendemos o templo em Jerusalém , pela águia que vem de encontro a ele devemos supor a ser destinado tanto Senaqueribe, que tomou todas as cidades fortificadas de Judá, sitiou Jerusalém (e, sem dúvida, voltado para a casa do Senhor, para estabelecer que os resíduos, como tinha feito os templos dos deuses de outras nações), ou Nabucodonosor, que queimou o templo e fez uma presa dos vasos do templo. Mas, se fizermos isso para apontar para a destruição do reino das dez tribos pelo rei da Assíria, temos de contar que é o corpo que as pessoas que, como israelitas, a quem pertencia a adoção, a glória, e os pactos , é aqui chamado a casa do Senhor. eles pensaram que seu ser tão seria a sua protecção, mas o profeta é direcionado para dizer-lhes que agora eles tinham perdido a vida eo espírito de sua religião, embora eles ainda mantinham o nome ea forma dele , eles eram, mas como uma carcaça para o qual as águias e outras aves de rapina devem ser reunidos. O inimigo persegui-los como uma águia, tão rapidamente, tão fortemente, tão furiosamente. Observe, aqueles que quebram o pacto de amizade com Deus se expõem à inimizade de tudo sobre eles, a quem fazer-se uma presa fácil e barata e sua tendo sido a casa do Senhor, e seus templos vivos, haverá desculpa nem refúgio para eles. Ver Amós 3: 2 .
III. Aqui é a reivindicação hipócrita do povo de relação com Deus, quando eles estavam em tribulação e de angústia ( Oséias 8: 2 ): Israel clamarão a mim , quando quer que eles são ameaçados com esses juízos, e iria invocar uma isenção, ou quando os juízos são infligida sobre eles e eles se aplicam a Deus por alívio, derramando uma oração quando castigo de Deus está sobre eles, eles vão alegar que entre eles Deus é conhecida, e seu nome é grande ( Salmo 76: 1 ) e na sua angústia vai fingir que conhecimento dos caminhos de Deus que, na sua prosperidade que não desejado, mas desprezado. eles, então, clamar a Deus, vai chamá-lo de seu Deus, e (como mendigos impudentes) irá dizer-lhe que eles estão bem familiarizados com ele, e tê-lo conhecido muito tempo. Note-se, Há muitos que em obras negam a Deus, e repudiá-lo, ainda, para servir uma vez, irá Confessam que conhecem, que sabem mais dele do que alguns de seus vizinhos fazer. Mas o lugar que vai ficar um homem para ser capaz de dizer: Meu Deus, eu te conheço, quando ele não pode dizer: "Meu Deus, eu te amo!" E "Meu Deus, eu te servir, e pegará a ti só, ? "
- Aqui está expostulation do profeta com eles, em nome de Deus ( Oséias 8: 5 ): ? Quanto tempo vai ser eles incapazes da inocência Ele não se destina de inocência absoluta (que é o que os culpados nunca pode alcançar), mas por quanto tempo será que vai ser antes que eles se arrependerem e de reforma, antes que eles se tornam inocente nesta matéria, e livre do pecado da idolatria? Eles estão casados com os seus ídolos quanto tempo será antes que eles são desmamados a partir deles, antes que eles são capazes de ficar claro deles? Para que ele possa ser processado. Isto sugere que o costume em pecado faz com que seja muito difícil para os homens a participar com ele. É difícil purificar de que a imundície, seja de carne ou do espírito, que há muito tem sido wallowed. Mas Deus fala como se pensasse que o longo tempo até os pecadores rejeitou suas iniqüidades e vir a viver uma nova vida. Ele se queixa de sua obstinação é isso que mantém a sua ira contra eles em chamas, que logo ser afastado se o fizessem, mas alcançar a inocência daqueles pecados que acendi. Eles em apuros grito, quanto tempo é que vai ser, antes que Deus retorne para nós de uma forma de misericórdia? mas não ouvi-lo perguntar: quanto tempo será antes que eles retornam a Deus de uma forma de dever?
- Aqui estão alguns pecados particulares que lhes são imputados com, são condenados por a loucura de, e alertou para as consequências fatais de, e para o qual de Deus ira está acesa contra eles.
- Nos seus assuntos civis. Eles estabeleceram reis sem Deus, e no desprezo dele, Oséias 8: 4 . Então, eles fizeram quando eles rejeitaram a Samuel, em quem o Senhor era o seu rei, e escolheu Saul, para que pudessem ser como as nações. Então, eles fizeram quando se revoltaram contra a sua fidelidade à casa de David, e configurar Jeroboão, em que, embora eles cumpriram conselho secreto de Deus, mas eles não se destina a sua glória, nem consultou o oráculo, nem aplicada a ele por meio da oração para a direção, nem teve qualquer relação com sua providência, mas eram liderados por seu próprio humor e apressou-se pelo ímpeto de suas próprias paixões. Então, eles fizeram agora sobre o tempo quando Oséias profetizou, quando parece ter crescido na moda para reis, e depô-los de novo, de acordo como os contendores para a coroa poderia fazer um interesse, 2 Reis 15: 8 , & c. Nota: Não podemos esperar conforto e sucesso em nossos assuntos quando vamos sobre eles, e ir neles, sem consultar a Deus e não reconhecê-lo em todos os nossos caminhos: "Eles estabeleceram reis, e eu sabia que não, isto é, Eu não sabia que a partir deles, eles não pediram conselho da minha boca, se elas podem legalmente fazê-lo ou se seria melhor para eles a fazê-lo, embora eles tinham profetas e oráculos com quem eles poderiam ter aconselhado. " Eles não olharam para o Santo de Israel, Isaías 31: 1 . Os príncipes nem fazer como Jefté, que, antes que ele tomou sobre si o governo, falou todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá, Juízes 11:11 . Note-se, aqueles que são confiados com as preocupações do público e, particularmente, com a eleição e nomeação de magistrados, deve tomar a Deus junto com eles nela, desejando sua direção e concepção de sua honra.
- Nos seus assuntos religiosos fizeram muito pior para eles configurar bezerros contra Deus, em concorrência com ele e contradição com ele. "É a sua prata eo seu ouro , que Deus lhes deu, e multiplicou a eles, para que pudessem servir e honrar-lo com eles, eles fizeram ídolos. " Eles chamavam deuses ( 1 Reis 12:28 , eis que teus deuses, ó Israel! ) Mas Deus os chama de ídolos a palavra significa dores, ou problemas, porque eles são ofensivos a Deus e será arruinando para aqueles que os adoram. A prata e do seu ouro fizeram com eles ídolos de modo que as palavras são, referindo-se principalmente às imagens de seus deuses, que fizeram de ouro e prata, especialmente os bezerros de ouro em Dã e Betel. Idólatras não poupar custos em adorando seus ídolos. Mas eles são muito aplicável à idolatria espiritual do avarento: a sua prata eo seu ouro são os deuses que colocam sua felicidade, colocar o coração nas, a que se pagar a sua homenagem, e no qual eles colocaram a sua confiança. Agora, para mostrar-lhes a loucura de sua idolatria, ele lhes diz,
(1) De onde veio seus deuses. Localizá-los ao seu original, e eles vão ser encontradas as criaturas de suas próprias fantasias e o trabalho de suas próprias mãos, Hosea 8: 6 . O bezerro adoraram é aqui chamado o bezerro de Samaria, porque é provável que, quando Samaria, no tempo de Acabe, tornou-se a metrópole do reino, um bezerro foi criado lá para estar perto do tribunal, além daqueles em Dã e Betel, ou talvez um daqueles foi removido para lá para aqueles que são para novos deuses ainda será para mais recente. Agora deixá-los considerar o que este deus deles devia sua ascensão e sendo a. [1] Para sua própria invenção e instituição: De Israel foi também, não do Deus de Israel (que proibia expressamente a ele), mas a partir de Israel era um dispositivo próprio (alguns pensam), não emprestado de qualquer um dos seus vizinhos, não, não de os egípcios, pois, embora eles adoravam Apis em uma vaca viva, eles nunca adoraram um bezerro de ouro que foi a partir de Israel era a sua própria iniqüidade. Agora que poderia ser digno de seu culto que foi um artifício de o seu próprio? Foi a partir de Israel, isto é, o ouro ea prata nos quais se fez foram recolhidos do povo de Israel por uma breve: era um deus pobre que foi enquadrado por contribuição. [2] Foi devido à habilidade e ao trabalho do artesão, Deuteronômio 27:15 . Os operários tornou, portanto, não é Deus, Hosea 8: 6 . Este é um argumento conclusivo muito convincente, e a inferência de modo bem claro que se poderia pensar seus próprios pensamentos devem ter sugerido a eles, de modo a torná-los envergonhados de sua idolatria. O que pode ser mais absurdo do que para os homens adoram isso como um deus, dar a existência e bom para eles, que eles próprios deram sendo a (ambos matéria e forma), mas não podia dar vida a? Um deus feito há Deus. Esta é uma verdade auto-evidente e ainda St. Paul foi acusado como um criminoso por pregar que aqueles não são deuses que são feitos com as mãos, Atos 19:26 . E, aqui, este que deveria ter desviado do seus ídolos vem como uma razão pela qual eles estavam inseparavelmente unido a eles, portanto, não poderia alcançar a inocência, pois foi a partir de si mesmos que eles estavam dispostos a ter o seu próprio deus para fazer o que satisfeito com, que eles próprios poderiam fazer o que quisessem.
(2.) O que seus deuses viria. Se eles não são deuses, eles não vão durar mais ainda, se eles fingem ser deuses, eles vão ser contada com: O bezerro de Samaria será quebrado em pedaços, e aqueles que não iria ceder à força do antigo argumento será convencido por isso que não é Deus, mas um ídolo não rentáveis, como o Caldeu chama. Deve ser quebradas para arrepios, como o vaso do oleiro, ainda que seja um bezerro de ouro. Deve ser fritas ou serradura deve ser uma teia de aranha tão St. Jerome. Ele parece aludir a moagem de Moses a pó o bezerro de ouro que estava em seu tempo. Este deve ser servido como que era. Senaqueribe ostentava o que ele tinha feito a Samaria e aos seus ídolos, Isaías 10:11 . Note, endeusar qualquer criatura faz o caminho para a destruição dele. Se eles tivessem feito vasos e enfeites para si da sua prata e ouro, eles poderiam ter permanecido, mas, se eles fazem deuses deles, eles devem ser quebrados em pedaços.
(3.) O que seus deuses iria trazê-los para. A quebra do-los em pedaços seria uma decepção para aqueles que confiaram neles. Mas isso não era tudo: Eles fizeram para si ídolos, que eles podem ser cortadas ( Oséias 8: 4 ), que o seu ouro e prata, que eles tão abusado, pode ser cortado (por isso alguns tomá-lo), ou melhor, que eles podem eles próprios ser separado de Deus, de sua própria terra, da terra dos vivos. Sua idolatria terá certamente como terminar em seu desaparecimento como se tivessem propositadamente concebido-lo. E, quando isso prova ser o efeito do seu pecado, que alívio será que eles têm dos deuses em que eles confiavam? Nenhuma mesmo: " ! Teu bezerro, ó Samaria lançou te off ele não pode te dar alguma ajuda na tua aflição, eo prazer tu agora takest em que irá desaparecer, e ser nenhum prazer a ti." Aqueles que foram justamente enviado aos deuses que tinham escolhido os encontrou miseráveis edredons, Juízes 10:14 . Se os homens não vai sair do amor e do serviço do pecado, mas eles certamente perder todos os prazeres e os lucros do mesmo. Se Samaria continuou firme e fiel ao Deus de Israel, ele teria sido um presente poderosa ajuda para ela, mas o bezerro que preferia antes dele era uma cana quebrada. O caso será o mesmo com aqueles que fazem a sua prata eo seu ouro, seu Deus. Ele irá lançá-los fora, e não lucrar-los no dia da ira, Ezequiel 07:12 . Note-se, aqueles que se sofrem de ser enganado em qualquer idolatrias certamente vai encontrar-se enganado neles. Cardeal Wolsey propriedade que, se ele tinha servido seu Deus tão fielmente quanto ele tinha servido o seu príncipe, ele não teria lançaram-off, como seu príncipe fez, na sua velhice. Sua decepção em seus ídolos é ilustrada ( Oséias 8: 7 ) por uma similitude que sugere tanto que ea destruição que Deus trouxe sobre eles, por sua idolatria. [1] Eles tem nada de bom para si adorando ídolos: . Eles semearam vento Eles puseram-se a uma grande quantidade de trabalho ea despesa de fazer e adorar os seus ídolos, fez um negócio dele tanto quanto o lavrador faz de semear o milho, na expectativa de colher alguma vantagem poderosa a partir dele, e que eles devem ser tão próspera e vitoriosa como as nações vizinhas eram, que adoravam ídolos. Mas é tudo uma fraude é como semear o vento, que pode produzir nenhum aumento que trabalham em vão, o trabalho para o vento, Eclesiastes 5:16 . Eles têm um grande cuidado para nenhum propósito, e cansem pela vaidade, Habacuque 2:13 . Aqueles que fazem um ídolo deste mundo fazê-lo eles definir os seus olhos sobre aquilo que não é, que, como o vento, faz um grande barulho, mas não tem nada substancial nele. [2] Eles trouxeram a ruína sobre si próprios por ela: Devem colhe tempestades, uma grande tempestade (de modo a palavra significa), que deve apressar-los e atirá-los em pedaços. Eles não só não têm seus falsos deuses para eles, mas eles definir o verdadeiro Deus contra eles seu favor irá suportá-los em não mais lugar do que o vento, mas sua ira vai fazer-lhes mais mal do que um turbilhão. Como o homem semear, isso ele deve colher. "Se pode-se supor que um homem deve semear o vento, e cobri-lo com terra, ou mantê-lo lá por um tempo encurralado, o que ele poderia esperar, mas que ele deve ser forçado por seu que está sendo fechadas, e a adesão de o que poderia aumentar a sua força, a irromper novamente em maiores quantidades com maior violência? " Então o Dr. Pocock. Eles prometem-se a abundância, paz e vitória, pela adoração de ídolos, mas as suas expectativas em nada. O que nunca semear surge tem nenhum talo, sem lâmina, ou, se não tiver, a erva não dará refeição será como as espigas miúdas em sonho do Faraó, que foram explodidos com o vento leste, e não havia nada no eles. Ou se render, se eles fazem prosperar durante algum tempo em seus cursos idólatras, os estrangeiros devem engolir-se deve ser tão longe de fazer-lhes qualquer serviço que deve ser, mas como uma isca para convidar estranhos para invadi-las, e como despojo para enriquecer aqueles estranhos e permitir-lhes fazer muito mais mal. Nota, o serviço de ídolos é um serviço inútil, e as obras das trevas são nay infrutífera, no final, eles será perniciosa. Romanos 6:21 , O fim delas é a morte. Aqueles que semeiam iniqüidade colher vaidade: não, aqueles que semeiam a carne, ceifará a corrupção. as esperanças dos pecadores será fraudes, e seus ganhos serão laços.
versículos 8-14
Os Pecados de Israel os crimes do povo. BC 745.
8 Israel foi devorado; agora está entre as nações como um vaso em que é nenhum prazer. 9 Porque subiram à Assíria, qual asno selvagem andando sozinho: amantes Efraim tem contratado. 10 Todavia, ainda que eles tenham contratado entre as nações, agora vou reuni-los, e eles serão um pouco afligidos por causa da carga do rei dos príncipes. 11 Ainda que Efraim tem feito muitos altares para pecar, altares será para pecar. 12 Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, mas eles foram contados como uma coisa estranha. 13 Eles sacrificam carne para os sacrifícios das minhas ofertas, e comer , mas o L ORD não os aceita agora que ele lembrará da iniqüidade deles, e visitará os seus pecados: eles voltarão para o Egito. 14 Pois Israel se esqueceu do seu Criador, e edificou palácios e Judá multiplicou cidades fortificadas: Mas eu enviarei um fogo sobre as suas cidades, e ele consumirá os seus palácios.
Era a honra ea felicidade de Israel que tinham um só Deus a confiar em e ele todo-suficiente em cada passo, e só Deus para servir, e ele bem digno de todas as suas devoções. Mas foi seu pecado e loucura, e vergonha, que não sabia quando eles estavam bem de vida, que eles abandonaram as suas próprias misericórdias para as falsas vaidades para,
- Eles multiplicaram suas alianças ( Oséias 8: 9 ): os amantes eles contrataram, ou (como a margem de lê-lo) eles contrataram amores. Eles estavam em grande despesa para comprar a amizade das nações sobre eles, que de outra forma não tinha valor, nem carinho em tudo para eles, nem se importava em ter qualquer coisa a ver com eles, mas apenas mediante principles-- siquemitas ' não será o seu gado e os seus bens serão nossos? Gênesis 34:23 . Se Israel tivesse mantido a honra de sua peculiaridade, as nações vizinhas teria continuado a admirá-los como um sábio e compreensão das pessoas , mas, quando eles profanaram sua própria coroa, seus vizinhos desprezado, e eles não tinham interesse em-los ainda mais do que eles pagaram caro por isso. Mas aqueles certamente ter-se comportado mal entre seus vizinhos que não têm amores, não amantes, mas o que eles contratam. Veja aqui, 1. O desprezo que Israel estava sob entre as nações ( Oséias 8: 8 ): Israel é engolida, devorada por estranhos, sua terra comido ( Oséias 8: 7 ), e eles próprios também, e, sendo pobre, eles têm bastante perdeu o seu crédito e reputação, como um comerciante que se tornou uma falência, de modo que eles estão entre os gentios como um vaso em que ninguém tem prazer, um vaso de desonra ( 2 Timóteo 2:20 ), um vaso desprezado e quebrado, Jeremias 22:28 . Nenhum de seus vizinhos têm qualquer valor para eles, nem se importa de ter qualquer coisa a ver com eles. Nota, Aqueles que professavam a religião, se degenerar e crescer profano, são de todos os homens os mais desprezíveis. Se o sal perder o seu sabor, ele está apto para nada senão para ser pisado pelos homens. Ou ela denota sua dispersão e cativeiro entre os gentios devem estar entre eles pobres e prisioneiros e que tem prazer em tal? 2. O tribunal de que Israel fez às nações, não obstante ( Oséias 8: 9 ): Eles têm ido para a Assíria, para envolver o rei da Assíria, para ajudá-los e aqui eles são como um jumento selvagem, por si só, insensato, teimosa, e indisciplinados eles vão ter o seu caminho, e nada deve mantê-los em, não, não o freio das leis de Deus, nada deve transformá-los de volta, não, não é a espada da ira de Deus. Eles tomam um curso por si só, e o efeito será que, como um jumento selvagem sozinho, eles serão a presa mais fácil e mais seguro para o leão. Veja Jó 11:12 ; Jeremias 02:24 . Nota, o homem está em nada mais como colt do burro selvagem do que na busca por esse socorro e que a satisfação na criatura que estão a ser tido em apenas Deus. 3. As cruzes que estavam propensos a encontrar-se com em suas alianças com as nações vizinhas ( Oséias 08:10 ): Apesar de terem contratado entre as nações, e esperava, assim, para impedir a sua própria ruína, mas agora vou reuni-los, como os feixes no chão ( Miquéias 4:12 ) de modo que o que eles fornecidos para sua própria segurança deve, mas torná-los a presa mais fácil para seus inimigos. Nota, não há vedação contra os juízos de Deus, quando eles vêm com nay comissão, o que os homens contratar para a sua própria preservação, muitas vezes contribui para a sua própria destruição. Ver Isaías 07:20 . O rei da Assíria, cuja amizade que cortejou, chamou a si mesmo de um rei dos príncipes, Isaías 10: 8 . Não são meus príncipes todos eles reis? Ele colocou encargos sobre Israel, cobrava impostos sobre eles, 2 Reis 15: 19,20 . E para esses que serão um pouco afligidos esta será, mas um pouco fardo para eles em comparação do que eles podem ainda esperar ou eles vão ser, mas pouco sensível desta queixa, não o aplicam ao seu coração, e, portanto, pode-se esperar julgamentos mais pesados. eles já começaram a ser diminuídos (por isso alguns lê-lo), pela carga do rei dos príncipes , mas isto é apenas o princípio das dores ( Mateus 24: 8 ), o início de vinganças, Deuteronômio 32:42 . Note-se, Deus muitas vezes vem gradualmente com os seus juízos sobre um povo que provocam, para que ele possa mostrar quão lento ele é para a ira, e pode despertá-los para arrependimento, mas aqueles que são feitos com tristeza um pouco, se eles não estão, assim, trouxe à tristeza depois um modo digno de Deus, vai, um dia, ser feita à tristeza um grande negócio, a tristeza eternamente.
- Eles multiplicaram os seus altares e templos. Observar,
- Como eles negaram o poder da divindade, e totalmente moldado que off ( Oséias 08:12 ): Eu escrevi-lhe as grandezas da minha lei este sugere o privilégio gozavam, como tendo estatutos e os juízos de Deus deu a conhecer a eles , e ser confiada com as palavras vivas. Nota: (1) As coisas da lei de Deus são magnalia Dei -. As grandes coisas de Deus são coisas que proclamam a grandeza da Lei-maker, e as coisas de grande utilidade e grande importância para nós eles são a nossa vida, eo nosso bem-estar eterno depende de nossa observância deles e obediência a eles que nos fará muito bom se fizermos um uso correto deles e eles são coisas que Deus irá ampliar e tornar honrosa. (2.) É um grande privilégio ter as coisas da lei de Deus escrita, assim, eles são reduzidos a um maior grau de certeza, espalhe a mais, e duram mais tempo, com muito menos risco de ser desviado e corrompido do que se fossem transmitidos por palavra de apenas boca. (3) As coisas da lei de Deus são de sua própria escrita para Moisés e os profetas eram seus amanuenses, e homens santos escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (4) É a vantagem de aqueles que são membros da igreja visível que estas grandes coisas são escritos para eles, destinam-se a sua direcção, e por isso eles devem receber-lhes as coisas foram escritas nos séculos anteriores foram escritas para nossa aprendizagem , e são rentáveis para nós. E, se aqueles que estavam felizes que tinha as grandes coisas da lei de Deus escrita para eles, quanto mais felizes somos nós que têm o evangelho escrito para nós! Mas ver como esse privilégio foi menosprezado estas grandes coisas da lei foram contadas como uma coisa estranha, tão ininteligível e irracional (que pode , portanto, ser desprezado, porque não deve ser sondado, para não ser contabilizado), ou como estrangeiro, e as coisas de não concernment a eles, coisas que eles não tinham nada a ver com nem estavam a ser governado por eles usaram essas coisas como estranhos, que eram tímido de, mas não sabia como a oferta de boas-vindas. Nós não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. Note, [1] Deus ter escrito para nós grandes coisas de sua lei, devemos torná-los familiar para nós, como nossos parentes mais próximos ( Provérbios 7: 3,4 ) para , portanto, nós tê-los escrito, para que possam falar com a gente, Provérbios 06:22 . [2] Eu faço nada das coisas da lei de Deus se fizermos estranho deles, como se eles não nos afeta e, portanto, não precisa ser afetado com eles.
- Como eles mantiveram-se a forma de piedade, não obstante, e em que pouco efeito, assim o fez.
(1.) Eles multiplicaram os seus altares ( Oséias 08:11 ): Efraim fez muitos altares para o pecado. Deus designou que deveria haver apenas um altar para o sacrifício ( Deuteronômio 12: 3,5 ), mas as dez tribos, tendo abandonado que, ainda seria considerado muito devota, e zeloso pela honra de Deus, e, como se eles iriam fazer a reparação para a afronta que colocar no altar de Deus, eles fizeram muitos altares, dedicados ao Deus de Israel, a quem decide eles destinados, ou pelo menos fingiu, para dar glória a, mas que não justifique a sua violação da ordem expressa de Deus, nem seria o exemplo dos patriarcas, que antes da lei de Moisés tinha muitos altares. Não, eles fizeram muitos altares para o pecado (isto é, eles fizeram o que se transformou em pecado para eles), e, portanto, estes altares será para eles para o pecado, isto é, Deus vai cobrar sobre eles como um pecado abominável, e colocá que, com a pontuação de seus crimes que projetado para ser para a expiação de seus crimes. Ou eles devem ser para eles uma ocasião de mais pecado. Sua multiplicação dos altares dedicados ao Deus de Israel iria introduzir altares dedicados a outros deuses. Nota: É um grande pecado de corromper a adoração a Deus, e ele será cobrado como pecado sobre aqueles que fazem isso, como soever plausível suas pretensões podem ser. E a maneira de isso, como outros pecados, é down-hill aqueles que uma vez que se desviam da norma fixa de ordens de Deus vai passear interminavelmente.
(2.) Eles multiplicaram os seus sacrifícios, Oséias 08:13 . Seus altares estavam fumando altares: Eles sacrificaram carne para os sacrifícios de ofertas de Deus, e eles celebraram suas festas após os sacrifícios que eles estavam em uma grande despesa em suas devoções, e (como aqueles comumente são que criar as suas próprias invenções na sala de instituições divinas) eram muito zelosos em seu caminho, como se esperava por suas imposições em si mesmos para expiar o desprezo da grande expiação e pela sua observação de uma lei cerimonial de seus próprios para desculpar-se da obrigação de preceitos morais de todo o deus. Mas como é que eles velocidade? [1] Deus não faz nenhuma ponderação dos seus serviços: O Senhor aceita-lhes que não. Como deve ele, quando eles não oferecer o seu sacrifício sobre esse altar que por si só santificou o presente, e quando eles só sacrificado carne, mas não o sacrifício espiritual de um coração crente penitente? Nota, estes serviços são apenas aceitável a Deus que são realizados de acordo com a regra da sua palavra, e através de Jesus Cristo, 1 Pedro 2: 5 . [2] Ele leva essa ocasião de contar com eles por seus pecados agora que ele, em vez de perdoar sua iniqüidade e apagando seus pecados, como eles esperavam, lembrará da iniqüidade deles e visitará os seus pecados. Tal abominação ao Senhor são a sacrifícios dos ímpios que o provocar a chamá-los para uma conta de todas as suas outras abominações. Quando eles pensam por seus sacrifícios para subornar o juiz do céu e da terra em uma conivência na sua maldade ele vai ressentir-se que, como a maior afronta que pode colocar sobre ele, e ele será o castigo de enchimento de medida. Note-se, Uma petição para a licença para o pecado equivale a uma imprecação da maldição do pecado, e por isso deve ser respondida, segundo a multidão dos ídolos. "Vou punir os seus pecados, pois eles voltarão para o Egito " serão levados cativos para a Assíria, que será para eles uma casa da servidão, como o Egito foi o de seus pais. Ou ele se refere a Deuteronômio 28:68 , onde retornar ao Egito é feita para fechar e completar as misérias de que nação pecadora.
(3.) Eles multiplicaram seus templos, e estes também em honra do Deus verdadeiro, como eles fingiram, mas realmente no desprezo da escolha que fez de Jerusalém para colocar o seu nome. Israel se esqueceu do seu Criador, Oséias 08:14 . Eles fingiram o conheço, e ainda se esqueceu dele, pois gostava de não manter Deus no seu conhecimento, quando a memória dele daria seleção para seus desejos. Era um agravamento do seu pecado no esquecimento de Deus que ele era o seu Criador ( Deuteronômio 32: 15,18 ; Jó 35:10 ), como nada obriga-nos mais para se lembrar dele do que ele é nosso Criador, Eclesiastes 12: 1 . "Ele esqueceu do seu Criador, e constrói templos ele parece pelos templos ele constrói-me consciente do seu Criador, e para ser desejoso ainda para mantê-lo em mente, e ainda realmente ele se esqueceu dele, porque ele tem deixado o temor dele." Alguns por templos aqui entender palácios, por tanto a palavra às vezes significa. " Ele se esqueceu do seu Criador, e ainda assim é tão seguro e altivo que ele define seus julgamentos no desafio, como Nabucodonosor fez quando ele disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei? " Judá é igualmente acusado de multiplicar cidades fortificadas, e confiar neles para a segurança, quando os juízos de Deus estavam no exterior. Para fortificar suas cidades em sujeição e subordinação a Deus estava bem o suficiente, mas para fortalecê-los em oposição a Deus, e sem qualquer relação com ele ou sua providência ( Isaías 22:11 ), mostra seus corações a ser desesperadamente endureça pelo engano do pecado . mas nenhum jamais endureceu o seu coração contra Deus e prosperou, nem devem. Deus enviará fogo a suas cidades, nas cidades, tanto de Judá e Israel, não só os cabeça-cidades de Jerusalém e Samaria, mas todas as outras cidades desses dois reinos, e ele consumirá não só as casas, mas os seus palácios embora sempre tão forte, o fogo deve dominá-los embora sempre tão imponente e suntuoso, o fogo não os poupará. Este foi cumprida quando todas as cidades de Israel foram colocadas em cinzas pelo rei da Assíria, e todas as cidades de Judá pelo rei da Babilônia. Os incêndios que ambos acesos eram de seu envio e quando julgar que ele vai superar.
fonte www.avivamentonosul.com