DOUTRINA DA CEIA HISTORIA E COSTUMES
o nome comum Inglês de uma ordenança instituída por nosso Salvador, em comemoração de sua morte e sofrimentos, sendo um dos dois sacramentos universalmente observado pela Igreja Cristã.
I. Nome. - Ele é chamado de "Ceia do Senhor" ( κυριακὸν δεῖπνον ) em 1 Coríntios 11:20 , porque foi instituído na hora da ceia. Sinônimo de esta é a frase "mesa do Senhor" ( τράπεζα Κυρίου , 1 Coríntios 10:21), onde também encontramos o nome de "o cálice do Senhor" (ποτήριον Κυρίου v). Muitos novos termos para que fosse introduzida cedo na Igreja, entre os quais o principal é a Comunhão ( κοινωνία , um festival em comum), um termo emprestado de 1 Coríntios 10:16 , e Eucaristia ( Εὐχαριστία e εὐλογία ) ", uma ação de graças , "por causa de um dos hinos e salmos que a acompanhavam. Entre os muitos outros nomes gregos e latinos aplicados a Ceia do Senhor, mas para as quais não temos equivalente exato, podemos citar Σύναξις ", uma coletânea" (para comemorar da Ceia do Senhor), Λειτουργία (Liturgia, qv), ΜυστήριονSacramento (, qv), AMissa (Mass, qv), etc..
II. Avisos bíblicos .
. 1 contas de origem . - A instituição deste sacramento é registrado por Mateus 26: 26-29 , Marcos 14: 22-25 , Lucas 22:19 . sq, e pelo apóstolo Paulo ( 1 Coríntios 11: 24-26 ), cujas palavras diferem muito pouco dos de seu companheiro, Lucas; e que a única diferença entre Mateus e Marcos é, que o último omite os termos "para a remissão dos pecados." Há um acordo geral entre todos eles que só será necessário para recitar as palavras de um deles: "Agora, quando já era tarde, sentou-se com os doze" para comer a Páscoa, que tinha sido preparado por sua direção ", e como eles estavam comendo, pão ferramenta de Jesus, e abençoou-o, partiu-o e deu-o aos discípulos, e disse: Tomai, comei;. este é o meu corpo e ele tomou o cálice, deu graças, e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados "( Mateus 26:20 ; Mateus 26: 26-28). A sua instituição "em memória" de Cristo, só é registrado por Lucas e Paulo. João não menciona a instituição em tudo, mas o discurso de Jesus no capítulo João 6: 51-59 é referido por muitos intérpretes para a Ceia do Senhor. Paulo avisa o Corinthians ( 1 Coríntios 10: 16-21 ) que não podem participar da mesa do Senhor e, ao mesmo tempo comer dos sacrifícios pagãos, porque ( 1 Coríntios 10:19 ) "as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam para demônios e não a Deus; " e em outra parte da sua primeira epístola ( 1 Coríntios 11: 27-29 ), que "qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor, mas deixar um homem examinar a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice;. Porque o que come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor " Outras passagens do Novo Testamento são chamados por muitos escritores exegéticas para a Ceia do Senhor, mas eles não estabelecer novo ponto relativo à doutrina bíblica . Eles serão analisados, no entanto, em detalhes, a este respeito, deixando as relações eclesiásticas do assunto para a comunhão título (Veja COMUNHÃO ) .
. 2 pascais Analogias . - Essa é uma pergunta importante na discussão da história da noite em que Jesus e seus discípulos se reuniam para comer a Páscoa ( Mateus 26:19 ; Marcos 14:16 ; Lucas 22:13 ). A maneira pela qual a festa pascal foi mantida pelos judeus desse período diferiam em muitos detalhes do que inicialmente previsto pelas regras do Êxodo 12. As multidões que tinham subido a Jerusalém conheci, como eles poderiam encontrar alojamento, família por família, ou em grupos de amigos, com um deles como o celebrante, ou "proclamador" da festa. As cerimônias da festa ocorreu na seguinte ordem (Lightfoot, Serviço de Temple, 13; Meyer, em Comm. Mateus 26:26 ).
(1.) Os membros da empresa que se juntaram para o efeito se reuniu à noite e se reclinavam em divãs, esta posição ser seguida tanto uma questão de governo, como em pé tinha sido originalmente (comp.Mateus 26:20 , ἀνέκειτο ; Lucas 22:14 ; e João 13:23 ; João 13:25 ). O chefe da família, ou celebrante, começou por uma forma de bênção "para o dia e para o vinho", pronunciado sobre um copo, de que ele e os outros, em seguida bebeu. O vinho foi, de acordo com as tradições rabínicas, para ser misturado com água; não por qualquer razão misteriosa, mas porque que foi considerado como a melhor maneira de usar o melhor vinho (comp. 2 Macabeus 15:39 ).
(2) Todos os que estavam presentes, em seguida, lavou as mãos; este também ter uma benção especial.
(3.) A tabela foi, então, partiu com o cordeiro pascal, pão ázimo, ervas amargas, e o prato conhecido como charoseth ( חֲרוֹסֶת ), um molho feito de tâmaras, figos, passas, e vinagre, e destinada a comemorar a argamassa da escravidão no Egito (Buxtorf, Lex. Entre-Chald . col. 831).
(4.) O celebrante primeiro, e depois os outros, mergulhados uma parte das ervas amargas para o charoseth e comeu-os.
(5.) Os pratos foram então removidas, e um copo de vinho trouxe novamente. Depois seguiu-se um intervalo que foi permitido, teoricamente, para as perguntas que podem ser feitas por crianças ou prosélitos, que foram surpreendidos com um começo tão estranho de uma festa, eo cálice foi passado rodada e bebido no final do mesmo.
(6.) Os pratos sendo trazido de novo, o celebrante repete as palavras comemorativas que abriram o estritamente a ceia pascal, e pronunciou uma solene acção de graças, seguido de Salmos 113, 114.
(7.) Depois veio uma segunda lavagem das mãos, com um pequeno formulário de bênção como antes, eo celebrante quebrou um dos dois pães ou bolos de pão sem fermento, e deu graças por cima. Tudo em seguida, tomou porções de pão e mergulhou-os, juntamente com as ervas amargas, no charoseth, e assim comeram.
(8.) Após isso, eles comiam a carne do cordeiro pascal, com pão, etc., como eles gostavam; e, depois de outra bênção, um terceiro copo, conhecido principalmente como o "cálice de bênção" era redondo handed.
(9.) Este foi sucedido por um quarto de xícara, e considerando o dos Salmos 115-118, seguido de uma oração, e esta foi, portanto, conhecido como o cálice do Hallel, ou da música. (10.) Pode haver Para concluir, um quinto copo, desde que o "grande Hallel" (possivelmente Salmos 120-137) foi cantada por cima. (Veja PÁSCOA ).
Comparando-se o ritual assim recolhidas a partir de escritores rabínicos com o NT, e supondo
(A) que representa substancialmente a prática comum de tempo de nosso Senhor, e
(B) que a refeição da qual ele e seus discípulos compartilharam foi realmente a própria Páscoa, conduzida de acordo com as mesmas regras, nós somos capazes de apontar, ainda que não com certeza absoluta, para os pontos de partida, que a prática de idade apresentados para a instituição do novo. Para (1) ou (3), ou até mesmo para (8), que pode referir-se as primeiras palavras e a primeira distribuição do copo ( Lucas 22: 17-18 ); a (2.) ou (7), a imersão do sop ( ψωμίον ) de João 13:26 ; a (7), ou a um intervalo durante ou depois (8), a distribuição do pão ( Mateus 26:26 ; Marcos 14:22 ; Lucas 22:19 ; 1 Coríntios 11: 23-24 ); a (9) ou (10) ("depois do jantar", Lucas 22:20 ), a ação de graças, e distribuição da taça, e o hino com que o conjunto foi terminado. Vai ser notado que, de acordo com esta ordem de sucessão, a questão de saber se Judas participou de que, na língua de uma idade mais tarde, seria chamado os elementos consagrados, é, provavelmente, a ser respondida negativamente.
As narrativas dos Evangelhos mostram quão fortemente os discípulos ficaram impressionados com as palavras que deram um novo significado para os antigos atos familiares. Eles saem despercebidos todas as cerimônias da Páscoa, exceto aqueles que, assim, tinha sido transferido para a Igreja Cristã e perpetuado na mesma. As coisas velhas foram passando, e todas as coisas tornar-se novo. Eles olharam para o pão eo vinho como memoriais da libertação do Egito. Eles foram agora disse para participar deles "em memória" de seu Mestre e Senhor. O festival tinha sido anual. Nenhuma regra foi dada quanto ao tempo e freqüência da nova festa que assim sobrevida no velho, mas o comando: "Faça isso todas as vezes que beberdes dele" ( 1 Coríntios 11:25 ), sugeriu a recorrência mais contínua do que que era para ser seu memorial de alguém a quem eles gostariam de nunca esquecer.
As palavras, "Este é o meu corpo", deu ao pão ázimo um novo personagem. Eles haviam sido preparados para a linguagem que de outra forma teria sido tão surpreendente pelo ensinamento de João ( João 6: 32-58 ), e eles foram, assim, ensinou a ver no pão que foi quebrado o testemunho do sindicato mais próximo possível e com incorporação seu Senhor. A taça, que era "o Novo Testamento" ( διαθήκη ) "em seu sangue", recorda-los, da mesma maneira, da profecia maravilhosa em que essa nova aliança tinha sido predito ( Jeremias 31: 31-34 ), dos quais a coroa de glória foi na promessa: "Eu perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados." Seu sangue derramado, como ele lhes disse: "para eles e para muitos," para que a remissão dos pecados que ele tinha proclamado ao longo de todo o seu ministério, era para ser a nova aliança que o sangue da aspersão, que tinha sido a de Moisés ( Êxodo 24: 8). É possível que possa ter havido ainda um outro pensamento ligado a esses atos simbólicos A. costumes funerários dos judeus envolvidos, durante ou após o enterro, a administração aos enlutados de pão (comp.Jeremias 16: 7 ", nem mais se partir o pão para eles em luto", em leitura marginal de AV; Ewald e Hitzig, ad loc .; Ezequiel 24:17 ; Oséias 9: 4 ; Tobit 04:17 ) e de vinho, conhecido, quando, assim, dado, como Que não o pão eo vinho da Última Ceia ter "o cálice da consolação". tinha algo de que o personagem, preparando as mentes dos discípulos de Cristo para sua saída, tratando-a como já realizado? Eles estavam a pensar em seu corpo como já ungiu para o sepultamento ( Mateus 26:12 ; Marcos 14: 8 ; João 12: 7 ), de seu corpo como já entregues à morte, de seu sangue como já derramado. A refeição da Páscoa também foi, pouco como eles poderiam sonhar com isso, uma festa funeral. O pão eo vinho fosse promessas de consolo para sua tristeza, análogas às promessas verbais de João 14: 1 ; João 14:27 ; João 16:20 . A palavra διαθήκη pode até ter o duplo significado, que está ligado com ele na Epístola aos Hebreus.
Não podemos conjecturar, sem sair da região da história para que de controvérsia, que os pensamentos, desejos, emoções daquela hora de tristeza divina e comunhão seria como levar os discípulos a ansiar ardentemente para renová-los? Não seria natural que eles devem procurar que a renovação da maneira que seu Mestre tinha apontado para eles? A partir deste momento, portanto, a expressão "partir o pão" parecem ter tido para os discípulos um novo significado. Pode não ter assumido, de fato, ainda, o caráter de um ato litúrgico distinta; mas quando eles se reuniram para partir o pão, foi com novos pensamentos e esperanças, e com as lembranças daquela noite fresca sobre eles. Seria natural que os Doze deverão transmitir o comando para os outros que não estiveram presentes, e procurar levá-los para a mesma obediência e as mesmas bênçãos. A narrativa dos dois discípulos a quem seu Senhor fez conhecer "no partir do pão" em Emaús ( Lc 24: 30-35 ) reforçaria a convicção de que este era o caminho para uma comunhão permanente com ele.
3. Posteriormente N.-T. Indicações . - No relato feito pelo escritor de Atos da vida dos primeiros discípulos em Jerusalém, um lugar de destaque é dado a este ato, e à frase que indicou ele. Escrever, devemos lembrar, com as associações definidas que tinham se reunido em volta das palavras durante os 30 anos que se seguiram aos eventos que ele grava, ele descreve os membros batizados da Igreja de continuar firmes na ou ao ensinamento dos apóstolos, na comunhão com eles e com o outro, e no partir do pão e nas orações ( Atos 2:42 ). Alguns versos mais adiante, seu cotidiano é descrito como variando-se sob duas cabeças:
(1.) que de devoção pública, que ainda pertencia a eles como judeus ("Diariamente perseveravam unânimes no templo");
(2) que a de seus atos distintos de comunhão: "partindo o pão em casa casa (ou 'privada', Meyer), eles comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. "Tomado em conexão com o relato dado nos versos precedentes do amor que lhes feitas ao vivo como tendo tudo em comum, que mal podemos duvidar de que isso implica que a refeição principal real de cada dia era uma em que eles se conheceram, como irmãos, e que foi precedida ou seguida pelos atos comemorativos mais solenes da fração do pão e beber do cálice. Será conveniente antecipar a língua e os pensamentos de uma data um pouco mais tarde, e dizer que, aparentemente, eles se uniram a cada dia o Agapi, ou festa do amor, com a celebração da Eucaristia. Medida em que o primeiro foi em causa, eles estavam se reproduzindo nas ruas de Jerusalém, a vida simples e fraterno que os essênios eram líderes em sua reclusão, às margens do Mar Morto. Seria natural que, numa sociedade que consiste em muitos milhares de membros, deveria haver muitos locais de reunião. Estes podem ser quartos contratado para o efeito, ou dado livremente pelos membros da Igreja que eles tiveram de ceder. A congregação montagem em cada lugar que viria a ser conhecida como "a Igreja" neste ou casa desse homem ( Romanos 16: 5 ;Romanos 16:23 ; 1 Coríntios 16:19 ; Colossenses 4:15 ; Filemom 1: 2 ). Quando se encontraram, o lugar de honra, naturalmente, seria tomado por um dos apóstolos, ou alguns mais velho que o representa. Ele lhe pertenceria pronunciar a bênção ( εὐλογία ) e ação de graças ( εὐχαριστία ), com o qual as refeições de judeus devotos sempre começou e terminou. Os materiais para a refeição seria efectuada por meio dos fundos comuns da Igreja ou a liberalidade de membros individuais.
O pão (a menos que os judeus convertidos estavam a pensar em si como manter uma páscoa perpétua) seria, como habitualmente utilizado. O vinho (provavelmente o vinho tinto comum da Palestina, Provérbios 23:31 ) seria, de acordo com a sua prática usual, ser misturado com água, o estresse Especial provavelmente seria colocado em primeiro lugar no escritório de quebrar e distribuição do pão, como aquele que representada a relação paternal do pastor ao seu rebanho, e seu trabalho como ministrar aos homens a palavra da vida. Mas se isso era para ser mais do que uma refeição comum, segundo o padrão dos essênios, seria necessário introduzir palavras que mostrariam que o que foi feito foi em memória de seu Mestre. Em algum momento antes ou depois da refeição da qual participou como tal, o pão eo vinho seria dado com alguma forma especial de palavras ou atos, para indicar seu caráter. Os novos convertidos precisaria alguma explicação do significado e origem da observância. Qual seria tão apropriado e muito em harmonia com os precedentes da festa pascal como a narrativa do que se passara na noite de sua instituição ( 1 Coríntios 11: 23-27 )? Com isso, há, naturalmente, seria associado (como em Atos 2:42 ) orações para si e para os outros. Sua alegria iria mostrar-se nos salmos, e hinos, com o qual eles louvaram a Deus ( Hebreus 2:46 , 47 ; Tiago 5:13 ). A analogia da Páscoa, o sentimento geral dos judeus, e a prática do essênios pode, eventualmente, ter sugerido abluções, parciais ou completos, como uma preparação para a festa ( Hebreus 10:22 ; João 13: 1-15 ; comp. Tertull. de Oral c 11;.. e, mais tarde, para a prática da Igreja, August Serm 244)... Em algum momento durante a festa, os que estavam presentes, homens e mulheres sentam-se à parte, subiria para saudar uns aos outros com o "ósculo santo" ( 1 Coríntios 16:20 ;2 Coríntios 13:12 ;... Clem Alex ► pædagog 3 , c 11;... Tertull de Orat c 14;.. Justin Mart Apol 2).. Das etapas do crescimento do novo culto que temos, é verdade, nenhuma evidência direta, mas essas conjecturas de probabilidade antecedente são confirmadas pela gordura que esta ordem aparece como o elemento comum de todas as liturgias posteriores.
Os próximos vestígios que nos encontramos são em 1 Coríntios, eo fato de que vamos encontrá-los é em si significativo. A festa comemorativa não se confinou aos discípulos pessoais de Cristo, ou os judeus convertidos a quem eles se reuniram em volta deles em Jerusalém. Foi a lei da expansão da Igreja que se deve fazer parte da sua vida em todos os lugares. Onde quer que os apóstolos ou seus delegados passaram, eles tomaram esta com eles. ele linguagem de St. Paul, devemos lembrar, não é a de um homem que está estabelecendo uma nova verdade, mas de alguém que atrai pensamentos, palavras, frases que são familiares aos seus leitores, e encontramos em conformidade evidência de uma recebeu terminologia litúrgica. O título do "cálice de bênção" ( 1 Coríntios 10:16 ), hebraico em sua origem e forma (ver acima), foi importado para a Igreja grega. O sinônimo de "o cálice do Senhor" ( 1 Coríntios 10:21 ) a distingue das outras taças que pertenciam aos Agaps. A palavra "comunhão" ( κοινωνία ) está passando por graus na significação especial de "comunhão". O apóstolo refere-se ao seu próprio escritório como partir o pão e abençoando a taça ( 1 Coríntios 10:16 ). A tabela em que o pão foi colocado era a mesa do Senhor, e que o título foi para os judeus, não, como controvérsias posteriores tiver feito isso, a antítese do altar ( θυσιαστήριον ), mas o mais próximo possível de um synonyme ( Malaquias 1: 7 ; Malaquias 1:12; Ezequiel 41:22 ).
Mas a prática da Agape, bem como a observância (da festa comemorativa, havia sido transferido para Corinth, e este pediu uma atenção especial. Evils surgiram que tiveram de ser verificadas ao mesmo tempo. A reunião de amigos para um banquete social, para o qual todos contribuíram, era uma prática bastante familiar na vida comum dos gregos deste período, e esses clube-festas foram associados a planos de socorro mútuo ou a caridade para com os pobres (comp. de Smith Dict. de Gr. e Romanos Antiq. sv Eranoi). O Agape da nova sociedade parece-lhe ser essa festa, e, portanto, veio um distúrbio que completamente frustrado o objeto da Igreja em instituí-lo. membros mais ricos veio, trazendo sua ceia com eles, ou apropriação que pertencia ao estoque comum, e sentou-se consumi-lo sem esperar até outros foram montados e o ancião presidente tinha tomado seu lugar. Os pobres foram envergonhados e defraudado de sua participação na festa.
Cada estava pensando em sua própria ceia, não do que a que temos agora em anexo, o título distintivo Quando o tempo para que veio, um estava com fome suficiente para estar a olhar para ele com, ânsia espiritual não físico "Ceia do Senhor."; outro tão dominado com vinho como ser incapaz de recebê-lo com qualquer reverência. É bastante concebível que uma vida de excessos e emoção, da emoção exagerada e indulgência desenfreada, como esta carta coloca diante de nós, pode ter provado destrutivo para o físico, bem como a saúde moral daqueles que foram afetados por ela, e assim por ela doença e as mortes do qual Paulo fala ( 1 Coríntios 11:30 ), como as consequências desta doença, pode ter sido assim, não por imposição sobrenatural, mas pelo trabalho dessas leis gerais do governo divino que tornam a punição a consequência rastreável do pecado. Em qualquer caso, o que o Corinthians precisava era de ser ensinado a vir para a mesa do Senhor com maior reverência, para distinguir ( διακρίνειν ) o corpo do Senhor de seu alimento comum. A menos que eles fizeram, eles trariam sobre si mesmos condenação.
O que era para ser o remédio para essa terrível e crescente mal que ele não afirma explicitamente. Ele reserva regulamentos formais para uma visita pessoal mais tarde. Nesse meio tempo, ele dá uma regra que tornaria a união da Agape e da Ceia do Senhor possível sem o risco de profanação. Eles não estavam para vir até o primeiro com a borda afiada de apetite. Eles eram de esperar até todos foram atendidos, em vez de lutando tumultuosamente para ajudar a si mesmos ( 1 Coríntios 11: 33-34 ). Em um ponto, no entanto, o costume da Igreja de Corinto diferiu aparentemente da de Jerusalém: a reunião para a Ceia do Senhor não estava mais por dia ( 1 Coríntios 11:20 ; 1 Coríntios 11:33 ). As instruções dadas em 1 Coríntios 16: 2 sugerir a constituição de uma festa no primeiro dia da semana (compare Apenas Mart Apol 1:67; Plínio, Ep anúncio Trat.....). O encontro em Trôade foi no mesmo dia (Atos 20: 7 ).
A tendência dessa linguagem e, portanto, provavelmente, da ordem posteriormente estabelecido, para separar o que até então tinha sido unido. Nós estamos, por assim dizer, no ponto de divisão da história das duas instituições, e, doravante, cada um leva o seu próprio curso. O Agape, como pertencentes a uma fase transitória da vida cristã, e variando em seus efeitos com mudanças no caráter nacional ou formas de civilização, passa por muitas fases; torna-se cada vez mais uma custom meramente local, é encontrado para ser produtiva do mal em vez do bem, é desencorajado por bispos e proibido pelos conselhos, e finalmente morre. Traços de isso se prolongar em algumas das práticas tradicionais da Igreja ocidental.Houve tentativas para revivê-la entre os Morávios e outras comunidades religiosas, mas em nenhum corpo considerável ele sobreviver em sua forma original.
Por outro lado, a Ceia do Senhor também tem as suas alterações. A celebração manhã toma o lugar da noite. Novos nomes - Eucaristia, sacrifício, Altar, Missa, Santos Mistérios - se reúnem em volta dele. Novas epítetos e novas cerimônias expressar a crescente reverência do povo. O modo de celebração no altar-mor da basílica no século 4 tão amplamente diferente das circunstâncias da instituição de origem de que um olho descuidado teria encontrado dificuldades em reconhecer a sua identidade. Especulações, polêmicas, superstições, cristalizar rodada este como seu núcleo. Grandes rupturas e mudanças ameaçam destruir a vida ea unidade da Igreja. Ainda assim, através de todas as mudanças, a Ceia do Senhor vindica sua pretensão de universalidade, e dá um testemunho permanente para as verdades que lhe estava associado.
Em Actos 20:11 temos um exemplo do modo em que a transição pode ter sido efectuada. Os discípulos em Trôade se reúnem para partir o pão. A hora não é, definitivamente, declarou, mas o fato de que o discurso de Paulo foi prolongada até meia-noite, e a menção das muitas lâmpadas, indicam uma hora mais tarde do que o comumente fixado para o grego δεῖπνον . Se não estamos a supor uma cena em desacordo com a regra de Paulo em 1 Coríntios 11:34 , eles devem ter tido cada um o seu sup. per antes que eles montados. Depois veio o ensino e as orações e, em seguida, em direção a madrugada, no partir do pão, que constituiu a Ceia do Senhor, e para os quais foram reunidos. Se esta reunião da meia-noite pode ser tomado como indicador de uma prática comum, originária da reverência para uma ordenança que Cristo tinha ordenado, podemos facilmente entender como o próximo passo seria (como circunstâncias tornaram os encontros da meia-noite desnecessária ou inconveniente) para transferir a celebração da Eucaristia permanentemente para a hora de manhã, a que tinha sido gradualmente aproximando.
Aqui também nos últimos tempos havia vestígios de o feito sob encomenda original. Mesmo quando uma celebração mais tarde foi visto como em desacordo com o costume geral da Igreja (Sozomen, supra), foi reconhecido como legítimo para realizar uma comunhão noite, como uma comemoração especial da instituição de origem, na quinta-feira antes da Páscoa (Augustine , Ep 118;. ad janeiro c 5-7); e, novamente, na véspera da Páscoa, a celebração, neste último caso, provavelmente, a ter lugar "muito cedo pela manhã, enquanto ainda estava escuro" (Tertuliano, ad Uxor. 2, c. 4).
A recorrência das mesmas palavras litúrgicos em Atos 27:35 torna provável, embora não seja certo, que a comida de que Paul assim partilharam pretendia ter, para si e para os seus companheiros cristãos, o personagem de uma só vez do Agape e da Eucaristia . Os soldados pagãos e marinheiros, pode ser notado, são disse ter seguido seu exemplo, não ter comido o pão que ele havia quebrado. Se adotarmos essa explicação, temos nesta narrativa mais um exemplo de uma festa na madrugada entre meia-noite e madrugada (comp. Atos 27:39 ), ao mesmo tempo, isto é, como já se reuniu com na reunião em Trôade.
Todas as referências distintas para a Ceia do Senhor que ocorrem dentro dos limites do NT têm, acredita-se, foi notado. Para encontrar, como um recente escritor fez (Christian Remembrancer, April 1860), citações da Liturgia da Igreja Oriental nas Epístolas Paulinas envolve (engenhosamente como a hipótese é suportada) pressupostos muitas e ousadas para justificar a nossa aceitação. Estendendo o inquérito, no entanto, às vezes, bem como os escritos do NT, encontramos razões para acreditar que podemos traçar no culto depois da Igreja alguns fragmentos de que pertenciam a ele desde o início. O acordo dos quatro grandes famílias de liturgias implica o substrato de uma ordem comum. Para esse fim pode muito bem ter pertencido as palavras hebraicas Aleluia, Amen, Hosanna, Senhor dos Exércitos; as saudações "Paz a todos", "Paz para ti;" o Sursum Corda ( ἃνω σχῶμεν τάς καρδίας ), o Trisagion, o Kyrie Eleison.Somos justificados em olhar para estes como tendo sido porções de uma liturgia que foi realmente primitivo; resguardada de mudança com a tenacidade com que os cristãos do século 2d agarrado às tradições (o παραδόσεις de 2 Tessalonicenses 2:15 ; 2 Tessalonicenses 3: 6 ) do primeiro fazendo parte, do grande depósito ( παρακαταθήκη ) de fé e adoração que tinham recebido dos apóstolos e ter transmitido ao idades posteriores (comp Bingham,. Eccles Antiq. livro 15, capítulo 7;. Augusti, Christl Archaol. B. 8;. Stanley em 1 Coríntios 10, 11).
III. Representações Eclesiásticas . - A Igreja Cristã ligado desde o primeiro grande e misterioso importância para a Ceia do Senhor. De acordo com a instituição de origem, todos os cristãos usado vinho e pão, com a exceção do Hydroparastates (Aquarii), que usou água em vez de vinho, e os Artotvrites, que dizem ter usado queijo com pão. O vinho foi geralmente misturado com água ( κρᾶμα ), uma significação anan alegórico foi dada para a mistura destes dois elementos. Nos escritos dos pais dos três primeiros séculos nos reunimos com algumas passagens que falam claramente de símbolos, e, ao mesmo tempo, com os outros, que indicam a crença em uma verdadeira participação do corpo e do sangue de Cristo.Inácio, Justin, e Irineu deu grande ênfase sobre a misteriosa conexão subsistindo entre o Logos e os elementos. Tertuliano e Cipriano são representantes do aspecto simbólico, embora ambos ocasionalmente chamar a Ceia do Senhor simplesmente o corpo e sangue de Cristo.
A interpretação simbólica prevalece em particular entre a escola Alexandrine. Clemente chamou-lhe um símbolo místico que produz um efeito apenas sobre a mente, e Orígenes decididamente contrário aqueles que tomaram o sinal externo para a coisa em si. A idéia de um sacrifício, embora ainda não de um sacrifício propiciatório diário, aparece nos escritos de Justino e Irineu. Cipriano diz que o sacrifício é feito pelo padre, que atua em vez de Cristo, e imita o que Cristo fez. Não é certo, mas provável, que o Ebionites celebrada a Ceia do Senhor como uma festa comemorativa; as refeições místicas de alguns gnósticos, pelo contrário, urso, mas pouca semelhança com a Ceia do Senhor. O desenvolvimento de liturgias em e depois do terceiro século, e da introdução de muitas cerimônias místicas, mostrou que os pais geralmente considerado a Ceia do Senhor, com Crisóstomo, como um "sacrifício terrível." Eles falam claramente de uma verdadeira união dos comunicantes com Cristo; alguns, também, de uma mudança real a partir dos elementos visíveis no corpo e sangue de Cristo. embora a maioria de suas expressões pode ser entendida tanto de consubstancialidade ou da transubstanciação.
Teodoreto estabeleceu uma distinção clara entre o sinal ea coisa significada, enquanto Agostinho procurou unir o seu mais profundo significado místico com o simbólico. Gelásio, bispo de Roma, muito decididamente negado "a cessação da substância e natureza do pão e do vinho." A noção de um sacrifício repetido diariamente é claramente explicado nos escritos de São Gregório Magno. A violenta controvérsia a respeito da Ceia do Senhor surgiu no século 9. Paschasius Radbertus. um monge de Corvey, propôs claramente a doutrina da transubstanciação em seu Liber de corpore et saltngutie Domini, dirigida ao imperador Carlos, o Calvo, entre 830 e 832. Ele foi contestado por Ratramnus em seu tratado De corpore et otimista Domini, que foi escrito a pedido do imperador, que estabeleceu uma distinção entre o sinal ea coisa representada por ele, entre o interno eo externo. Os teólogos mais eminentes da época, como Rábano Mauro e Escoto Erígena, tomou parte ativa na controvérsia. Gerbert (depois papa Silvestre II) esforçou-se para ilustrar a doutrina da transubstanciação com a ajuda de diagramas geométricos. Em meados do século 11 a doutrina da transubstanciação foi rejeitado por Berengário, cânone de Tours (qv), que condenou principalmente a doutrina de uma chasgnge inteira em uma tal maneira a fazer o pão para deixar de ser pão. Vários sínodos consecutivas, entre 1050 e 1079, condenou sua opinião. Em um desses sínodos cardeal Humbert imposta Berengário um juramento que ele acreditava "corpus et sanguinem Domini não Solum sacramento sed in veritate manibus sacerdotum tractari, frangi et fidelium dentibus atteri."
Entre os escolásticos, Lanfranco desenvolveu a distinção entre o sujeito e os acidentes. O termo foi usado pela primeira transubstantiatio por Hildebert de Tours, embora frases semelhantes, como Transitio, já havia sido empregado (por Hugo de St.Victor e outros). A maioria dos escolásticos anteriores, e, em particular, os seguidores de Lanfranco, defendeu tanto a mudança do pão no corpo de Cristo e que do "accidentia subjecto sine", ambos os quais foram inseridos no Decretum Gratiani (cerca de 1150 ), e declarou um artigo de fé pelo IV Concílio de Latrão. Mais tarde, os escolásticos discutido muitas questões sutis, tais como, Os animais participa do corpo de Cristo quando eles acontecem a engolir uma hóstia consagrada? Pela instituição do dia de Corpus Christi-pelo Papa Urbano IV (1264), a doutrina da transubstanciação recebeu uma expressão litúrgica. No entanto, um tempo considerável antes, ele havia se tornado um costume na Igreja latina que os leigos recebeu a Ceia do Senhor apenas na forma do hospedeiro. Alexander Hales, Bonaventura, e Thomas Aquinas expressamente exigiu que apenas os sacerdotes devem tomar da taça. Os hussitas exigiu a admissão dos leigos também para uma participação do copo, e recusa a essa demanda, o Concílio de Constança foi uma das causas da Guerra Hussite.
A doutrina de que Cristo existiu inteiramente em qualquer um dos elementos (para os quais a doutrina dos teólogos usou a expressão concomitância) foi expressamente confirmada pelo Conselho de Basileia. O número de pessoas que durante a Idade Média expressaram sua discordância em relação a doutrina da transubstanciação é limitado.
A doutrina da Impanation, ou uma convivência do corpo de Cristo com o pão, foi avançado pela primeira vez por John de Paris, que foi seguido por William Ockham e Durandus de Sancto Porciano. Ambos transubstanciação e Impanation foram combatidos por Wickliffe, que, com Berengário de Tours, acredita-uma mudança do inferior para o superior. Seus pontos de vista, provavelmente, foram compartilhados por Jerônimo de Praga, enquanto Huss parece ter acreditado na transubstanciação.
Os reformadores do século 16 concordaram em rejeitar transubstanciação como antibíblico, mas diferiram entre si em vários pontos. Carlstadt acreditava que as palavras da instituição deveriam ser entendidos δεικτικῶς , ou seja, que Cristo, ao falar para eles, havia apontado para o seu próprio corpo. Zuingle tomou a palavra "é" ( ἐστί) no sentido de significa, e viram a Ceia do Senhor apenas como um ato de comemoração, e como um sinal visível do corpo e sangue de Cristo. (Ecolampadius diferia Zuingle apenas gramaticalmente, mantendo o significado literal de "é", mas tendo o predicado, "meu corpo" ( τὸ σῶμα μοῦ ), em sentido figurado. Lutero acreditava impossível colocar qualquer destas construções na letra da Escritura, e aderiu à doutrina da-presença real do corpo e sangue de Cristo em, com e sob o pão eo vinho (consubstanciação). Juntamente com este ponto de vista que ele professava a crença na onipresença do corpo de Cristo. Calvin rejeitou a doutrina da presença real, mas, após a precedência de Bucer, Myronius, e outros, falou de um real, embora a participação espiritual do corpo de Cristo, que existe no céu Esta participação, no entanto, ele restringiu ao crente. , enquanto Luther concordou com a Igreja Romana, ao sustentar que também infiéis participou do corpo de Cristo, embora a sua própria dor. As tentativas de mediação entre os pontos de vista de Lutero e Calvino foram cedo feito, e havia cripto-calvinistas na Luterana, e crypto -Lutherans nas igrejas calvinistas. Mas a visão Ltheran recebeu uma fixação dogmática na Fórmula de Concórdia, que excluir qualquer outra influência do Calvinismo. O declínio da ortodoxia luterana em geral causou também a doutrina luterana da Ceia do Senhor para crescer em desuso, e os teólogos protestantes geralmente adotados os pontos de vista ou de Calvin ou de Zuinusgle.
Este último, por fim, prevaleceu. (Veja o Brit e Para Ev Rev. outubro 1860;.... Muller, De Lutheri et Calvini sententiae de Sacra Coena, Hal 1853.) Foi em particular, adotada pelas igrejas Arminianas, como também pelos Socinianos. Na Igreja da Inglaterra não foi desde o início uma presença real e uma festa espiritual-presença, ea controvérsia entre eles freqüentemente se tornou muito quente. O partido de presença real geralmente concordaram com a doutrina da Igreja Luterana, mas alguns de seus escritores avançou vistas mais se assemelham às da Igreja Romana. No século 19, as partes de alta da Igreja da Igreja Luterana Alemã, e da Igreja Episcopal da Inglaterra, Escócia e América, reviveu e enfatizou novamente a doutrina da presença real. Sob a influência da teologia racionalista e teologia especulativa uma série de novas interpretações surgiram como cogumelos, e desapareceu novamente a mesma rapidez. Os principais teólogos da Igreja Evangélica Reino da Alemanha no século 19 caiu sobre a doutrina de Calvino, e enfatizou a (comunicação real e objetiva do todo homem-Deus Cristo para o crente, e as mesmas opiniões tornaram-se predominante no German Reformed Church of America. Muito diferente da doutrina de todas as denominações cristãs maiores eram os pontos de vista que alguns escritores místicos da Igreja antiga e medieval intimidou, e que foram totalmente desenvolvidos no século 16 por Paracelso, e depois adotado pela Sociedade . dos Amigos Eles consideram comunhão como algo essencialmente interno e místico, e negar a Ceia do Senhor para ser uma ordenança que Cristo desejou têm perpetuado. - Lavater, Historia controversiae Sacramentariae (Tig 1.672.); Hospinianus, Hist Sacramentaria (Tig 1602.. ); Planck, Geschichte d Entstehung, etc., des protesto Lehrbegriffs, 2:... 204 sq, 471 sq .; 3: (1) 376 sq .; 4: 6 quadrados .; 5, (1) 89 sq ., 211 sq, (2) 7 sq .; 6:.. 732 sq (Ver TRANSUBSTANCIAÇÃO ).
IV. forma de celebração . -
. 1 The Elements . -
(A) Na instituição da Ceia do Senhor Cristo usou pão sem fermento. Os cristãos primitivos levaram com eles o pão eo vinho para a Ceia do Senhor, e tomou o pão, que foi utilizado nas refeições comuns, que foi pão levedado. Quando este costume cessou, em conjunto com a Agape, os gregos mantiveram o pão fermentado, enquanto que na Igreja latina o pão ázimo se tornou comum desde o século 8. Fora desta diferença uma controvérsia dogmática no século 11 surgiu, a Igreja Grega reprovando do latim para o uso dos pães ázimos, e tornando-se uma heresia. No Concílio de Florença, em 1439, que tentou unir as duas igrejas, foi acordado que, ou pode ser usado; mas os gregos logo rejeitada, com o conselho, também, a tolerância dos pães ázimos, e ainda manter o terreno em frente nos dias de hoje.
Vemos, a partir de 1 Coríntios 11:24 , que na Igreja apostólica o pão estava quebrado. Este costume foi descontinuado na Igreja Romana, quando, nos séculos 12 e 13, o anfitrião ou santo wafer foi cortada de uma maneira peculiar, de modo a representar em cima dele um Salvador crucificado. Lutero manteve o wafer, mas as igrejas reformadas reintroduziu o uso do pão comum e a quebra do mesmo. O mesmo foi o caso com os socinianos e da Igreja Evangélica da Alemanha United. Na Igreja Episcopal de Inglaterra, e as igrejas derivadas dela, pedaços de pão de trigo comum cortar são entregues nas mãos dos comungantes.Veja JG Hermann, Hist. convertationum de painel asymo (Lips 1.737.); Marheineke, Das Brod em Abendmahle (Berlim, 1817).
(B) O segundo elemento usado por Cristo era vinho. Não é certo de que cor, o vinho foi, nem se era puro ou misturado com água, e ambos os pontos foram sempre consideradas como indiferente pela Igreja Cristã. O uso do vinho misturado é dito ter sido introduzido pelo Papa Alexandre I; foi expressamente promulgada no século 12 por Clemente III, e mergulhadores significados alegóricos foram dadas para a mistura desses dois elementos. Também a Igreja grega se mistura o vinho com água, enquanto a Armênia e as igrejas protestantes usam vinho puro. A questão de saber se o vinho usado originalmente na Ceia do Senhor foi fermentado ou não, parece ser um inútil, tendo em vista o fato de,
1. que o suco fermentado da uva dificilmente pode, com propriedade, ser chamado vinho de todo;
. 2 que o vinho fermentado é de uso quase universal no Oriente; e,
3. que, invariavelmente, tem sido empregado para esse fim na Igreja de todas as idades e países.
Mas, para o zelo excessivo de certos intencionados bem reformadores modernos, a idéia de que nosso Senhor usou qualquer outro dificilmente teria ganho a moeda menos. (Ver winke ).
De acordo com a instituição de origem, os dois elementos foram utilizados separadamente durante os primeiros séculos, mas tornou-se cedo um costume de levar às pessoas pão doente apenas embebido em vinho. Os maniqueístas, que se abstiveram totalmente a partir de vinho, foram fortemente contestada por professores de todas as outras partes, e papa Gelásio I, da 5ª, chamado seu sacrilegiumn prática Grande.No século 10, tornou-se frequente no Ocidente de usar pão só consagrada mergulhadas em vinho, mas não foi antes do final do século 13 que, de acordo com a doutrina, em seguida, desenvolvido pela Escolástica, que Cristo era totalmente presente em tanto o pão eo vinho, e que a participação do pão foi suficiente, a Igreja começou a reter o vinho dos leigos completamente. Os valdenses, Wickliffe, Huss e Savonarola protestaram contra esta retirada do copo, e todas as denominações protestantes concordou em restaurar o uso de ambos os elementos. A Igreja Grega sempre usou o vinho para os leigos também. Veja Spitler, Geschichte des Kelches im Abendmahl (Lemgo, 1780); Schmidt, De fatis Calicis eucharistici (Helmstadt, 1708).
2. Consagração e distribuição dos elementos . - Para "consagrar" significava na antiga Igreja só para definir para além de comum e se dedicar a um uso sagrado. Mas, aos poucos, um efeito mágico foi atribuída a consagração, como já foi feito por Agostinho, e quando a doutrina da transubstantatiation tornou-se predominante na Igreja Romana, que era suposto que a pronúncia das palavras "Este é o meu corpo" mudou o elementos no corpo e sangue de Cristo. A fórmula que foram usados na consagração foram inicialmente livre, mas depois fixado por liturgias escritas. Todas as liturgias conter as palavras da instituição e uma oração; a liturgia da Igreja grega, além disso, uma oração ao Espírito Santo para mudar o pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo. Na Igreja antiga ambos os elementos foram distribuídos pelos diáconos, depois apenas do vinho; em um período posterior da Igreja, mais uma vez, ambos os elementos.De acordo com os teólogos protestantes, a administração pertence propriamente aos ministros da Igreja;mas Lutero, e muitos teólogos com ele, sustentou que onde não há professores regulares pode ser obtido, este sacramento pode ser administrado por outros cristãos a quem este dever é cometidas pela Igreja.
. 3 Hora e Local . - Na Igreja apostólica, como vimos, a Ceia do Senhor era regularmente celebrada nas assembléias públicas, portanto, em residências particulares, em mesas comuns, durante as perseguições em lugares escondidos na sepulcros dos mártires, e, mais tarde, nas igrejas em mesas especiais ou altares. À imitação de sua primeira celebração por Cristo, foi a primeira celebrada à noite; mais tarde, tornou-se quase universalmente conectado com o serviço de manhã. Na Igreja primitiva, os cristãos participou de quase diária; e quando esta foi impossibilitada pelas perseguições, pelo menos várias vezes por semana, ou, certamente, aos domingos. No século 5 muitos escritores teológicos reclamar da frouxidão dos cristãos na participação da Ceia do Senhor, e depois de vários sínodos teve de determinar que todos os cristãos devem participar de pelo menos um determinado número de vezes. A quarta Sínodo de Latrão, em 1415, restringiu-a uma vez por ano. Os reformadores insistiu novamente em uma participação mais frequente, sem, contudo, fazer qualquer prescrições definitivas quanto ao número de vezes. Muitos dos estados protestantes punidos aqueles que se retiraram por completo dele com o exílio, a excomunhão, bem como a recusa de um enterro cristão.
. 4 pessoas por quem, e da maneira em que a Ceia do Senhor é recebido . - Na Igreja primitiva todos os batizados foram admitidos para a Ceia do Senhor; depois, os catecúmenos e os lapsos foram excluídos.Comunhão dos bebês é encontrada em um breve período, e ainda é usado na Igreja grega. Veja Zorn, Hist. eucaristia. infantil. (Berl. 1742). Para aqueles que foram impedidos de estar presente no serviço público os elementos consagrados foram realizadas por diáconos. Assim foi especialmente realizada para a morrer como viático, e até o século 5º ou 6º foi ainda colocado na boca dos mortos, ou em seu caixão (ver Schmidt, de Eucharistia mortuorum, Jena, 1645).
Os apóstolos receberam Ceia reclinado do Senhor, de acordo com o costume oriental. Desde o século 4 comungantes costumava ficar, depois de ajoelhar-se, os homens com a cabeça descoberta, as mulheres cobertas com um pano branco longo.
Desde o século quarto uma certa ordem foi introduzido em que se aproxima a mesa da comunhão, para que primeiro o clero superiores e inferiores, e, posteriormente, os leigos veio.
A auto-comunhão dos leigos é proibida por todas as denominações cristãs. A auto-comunhão de oficiar clérigos é o uso geral na Igreja Romana, mas também permitido e habitual na Igreja Episcopal, entre os Morávios, e com outras denominações.
. 5 Cerimônias em Celebration . - Na Igreja Romana os comungantes, depois de ter confessado e recebeu a absolvição, a abordagem mesa de comunhão, que fica a alguma distância do altar, e receber ajoelhado um anfitrião do sacerdote, que passa em volta, tendo o hospedar fora de um cálice que ele segura na mão esquerda, repetindo para cada comungante as palavras "Corpus Domini nostri Jesu Christi custodiat animam tuam em vitam aeternam." O serviço de comunhão da Igreja Grega é quase a mesma que a da Igreja antiga.
Na Igreja Luterana o comunhão é precedido por um serviço de preparação, de confissão (qv). Depois do sermão do padre consagra o anfitrião e do vinho no altar. Em meio ao canto da congregação, os comungantes, primeiro os homens, depois as mulheres, passo, individualmente ou dois de cada vez, até o altar, onde o clérigo coloca o acolhimento na sua boca, e atinge-lhes a taça, usando o seguinte ou uma fórmula semelhante: ".. Tomai, comei, isto é o corpo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que pode fortalecer e preservar você na verdadeira fé para a vida eterna Amém Leve, bebida, este é o sangue" etc. O serviço é concluído com uma oração de agradecimento, e com a bênção. Durante o serviço com freqüência velas queimam no altar.
No Reformada, Presbiteriana, Congregacional, arminiano, etc., as igrejas, o serviço começa geralmente com uma fórmula que contém a passagem de 1 Coríntios 11. Os comungantes passo, na maioria dos lugares isolados, a mesa da comunhão, eo pão partido e do cálice são dadas em suas próprias mãos. Em alguns lugares, eles permanecem sentados nos bancos da igreja, onde os anciãos carregam com eles o pão eo vinho; em outros, doze de cada vez se sentar ao redor de uma mesa. Comunhão privada do doente é uma exceção. Na Igreja Episcopal de Inglaterra ao serviço da Ceia do Senhor é imediatamente precedida por uma confissão geral dos pecados, que é seguido por uma oração de consagração e as palavras da instituição. Os clérigos primeiro comungar-se, em seguida, os comungantes que se aproximam sem observar qualquer distinção, e ajoelhar-se na mesa de comunhão, recebendo o pão (que é cortado) e a taça em suas mãos. O mesmo serviço ocorre na Igreja Protestante Episcopal, e substancialmente nas igrejas metodistas.
Os socinianos ter, no dia antes de celebrar a Ceia do Senhor, uma preparação ("disciplina") com as portas fechadas, quando o pregador exorta os membros da Igreja, repreende os seus defeitos, reconcilia inimigos, e às vezes exclui os culpados de escritórios graves do Igreja. No dia seguinte, no serviço público, as mesas de altar estão espalhados e decorado com pão e vinho. Os comungantes sentar em volta da mesa, e tirar com as mãos o pão, que é quebrado pelo pregador, e da Taça.