Tomás De Aquino (1224 / 25-1274)
Tomás de Aquino nasceu em 1224-1225 no castelo de seu pai, em Roccasecca, 120 km a sudeste de Roma, perto de Aquino, Reino da Sicília, e morreu no mosteiro de Fossanova, 102 km a sudeste de Roma, 7 março de 1274.
• Vida
• Caráter e personalidade
• Escritos
• A Summa : primeira parte, a teologia
• A Summa : usado, ética
• A Summa : Parte III, Cristo
• Sacramentos
• Escatologia
• Método
• Estimativa
Vida
Seu pai era o conde Landulfo, de uma antiga família nobre do sul da Itália e sua mãe Theodora condessa de Theate, descida Norman nobre. Quando ele tinha cinco anos, ele foi enviado para ser educado no mosteiro de Monte Cassino , onde seu tio era Sinibaldo abade . Mais tarde, estudou em Nápoles; provavelmente em 1243, ele decidiu entrar na ordem dominica , mas no caminho para Roma foi realizada por seus irmãos e voltou para seus pais no castelo de San Juan, onde ele foi preso por um ano ou dois, cercado por orações, ameaças e até mesmo tentações sensual, para fazê-lo desistir de seu propósito. A família finalmente cedeu e enviou a ordem para estudar Thomas Colônia sob Albertus Magnus , provavelmente chegando no final de 1244 Acompanhado Alberto para Paris em 1245, permanecendo lá com seu professor e continuou seus estudos por três anos, após Alberto seguiu-os de volta a Colônia em 1248 Durante vários anos, ele permaneceu com o famoso filósofo escolástico , ensinando presumivelmente. Esta longa parceria entre Thomas e Alberto foi a influência mais decisiva em seu desenvolvimento; fez um estudioso completa e ganhou-o permanentemente para o método aristotélico.
Em 1252, Thomas foi provavelmente a Paris para o Masters, que tinha problemas para obter através dos ataques, na época, as ordens mendicantes . Finalmente, ele recebeu o título e cerimoniosamente assumiu o cargo em 1257, Mestre ensinou em Paris por vários anos, onde escreveu vários de seus trabalhos e começaram outros. Em 1259, ele esteve presente no importante capítulo de sua ordem em Valenciennes. A pedido do Papa Urbano IV (portanto, não antes do final de 1261), passou a residir em Roma. Em 1269-1271 o capítulo provincial em Florença lhe permitiu encontrar um novo studium generaleno lugar que ele escolheu, a seleção de Nápoles. No início de 1274 o papa ordenou-lhe para participar do conselho de Lyons , realizando a viagem que sua saúde estava longe de ser bom. No caminho, ele parou na casa de um sobrinho, ficando gravemente doente. Ele queria terminar seus dias em um mosteiro, mas não conseguir chegar a um Dominicana, foi levado para o cisterciense de Fossanova, onde faleceu.
Caráter e personalidade.
Tomas deixou uma profunda impressão em todos que o conheceram, como mencionado suas biografias contemporâneas. Ele foi comparado a Paulo eAgostinho , recebendo o título de Doctor Angelicus . Em 1319 começou a investigação preliminar para canonizare 18 de julho de 1323 João XXII o proclamou santo emAvignon . Thomas é descrito de grande estatura, forte e tez escura; sua cabeça era grande e careca na frente.Sua forma foi coerente com sua origem nobre, sendo refinado, gentil e amigável. Na discussão realizada auto-controle, batendo os seus adversários pela superioridade de sua personalidade e grande conhecimento. Seus gostos eram simples e pouco exigente. Seus companheiros ficaram impressionados, principalmente pelo poder de sua memória; mas a paixão da sua alma era a investigação da verdade, o que era uma batalha interna para o conhecimento de Deus.
Absorvido em pensamentos, às vezes esquecia o seu entorno. Admiradores honestamente acreditava que eu estava inspirado, dizendo que Peter, Paul e Cristo ensinou-lhe em visões. Ele adquiriu com o trabalho duro sabia infectar sistematicamente outros com notável clareza e simplicidade. Em seus escritos não fazer, como Duns , o leitor seu parceiro na busca da verdade, mas ensina com autoridade. Thomas tornou-se o mestre da Igreja Católica , desde que tal remanescente. A consciência da inadequação de suas obras, tendo em vista a revelação que ele tinha recebido, era para ele sempre uma carga opressiva.
. Escritos
escritos de Thomas podem ser classificadas em (1) exegética, homilética e litúrgica ; (2) dogmática ,apologética e ética e (3) filosófico. Entre as verdadeiras obras do primeiro comentário aula sobre Job (1261-1265) estão no Salmo 1 e 51, que segundo alguns é um reportatum , discursos ou relato oral preparado por seu sócio Reinaldo; em Isaías, Catena aurea (1475), que é um comentário sobre os quatro Evangelhos, construídos em numerosas citações dos Padres ;provavelmente um comentário sobre Cânticos e Jeremias, e todo ou parte Reportata em João, Mateus e algumas das epístolas de Paulo, incluindo, de acordo com uma autoridade, Hebreus 1: 9 . Thomas preparado para Urbano IV, Officium in corpore Christi(1264), com as seguintes obras genuínas ou Reportata : expositio salutationis angélicas ; Tractatus de prceceptis Dezem ;dominicanos Orationis expositio ; Sermões pro Dominicis diebus et pro Sanctorum solemnitatibus ; angelis Sermões e Sermões Quadragesima . Seus escritos só são manipulados cópias. Na segunda divisão são sententiarum Nos livros Quatuor , sua primeira estadia em Paris; Questiones dispututæ , escrito em Paris e Roma; Quaestiones Quodlibetales duodecim ; contra gentios Summa Catholicae fidei (1261-1264) e Summa teólogo . A obras dogmáticas pertencem também alguns comentários, como em librum Expositio beati Dionysii de nominibus Divinis ; Expositiones Primae et secundae decretalis ; hebdomadibus Nos livros Boethii ePræclaræ Quaestiones Super librum Boethii de trinimtate . Um grande número de panfletos, também pertencem a este grupo.Escritos filosóficos não catalogado treze comentários sobre Aristóteles , além de inúmeros tratados filosóficos, dos quais quatorze são classificadas como genuína.
A Summa . primeira parte, Teologia
A maior obra de Thomas foi a Summa , a apresentação mais completa de suas idéias. Ele trabalhou com ele desde o tempo deClemente IV (depois de 1255) até o fim de sua vida. Quando ele morreu, ele tinha chegado a questão nonagésimo da Parte III, sobre o tema da penitência . O que faltou foi adicionado mais tarde o quarto livro de seu comentário sobre as Sentenças de Pedro Lombardo , como Supplementum , que não é encontrado em manuscritos dos séculos XIII e XIV. A Summa foi traduzido para o grego (aparentemente por Maximo Planudes, c. 1.237), as línguas europeias armênios e muitos, incluindo o chinês. É composto de três partes. O primeiro é Deus, que é "a primeira causa não causada" ( força motriz imóvel ) e, como tal, só existe em ato ( actu ), que é pura atividade sem potencial e, portanto, sem corporeidade.
Sua essência é actus purus et perfectus . Isso decorre das cinco provas da existência de Deus, ou seja, deve ser um primeiro motor, imóvel, a causa primária da cadeia de causas, um ser absolutamente necessário, um ser absolutamente perfeito e um designer racional. Assim, os pensamentos de unidade, infinito, imutável e bondade, o ser superior deduzido. O ser espiritual de Deus é designado como o pensamento ea vontade. Seu conhecimento é absolutamente perfeito como ele conhece a si mesmo e todas as coisas que por ele designado. Como todo ser senciente quer saber o resultado, o conhecimento implícito permanecerá. Portanto, Deus conhece a si mesmo a Deus como perfeito, desejando-se ao fim. Mas tudo isso é querido por Deus, tudo é trazido pela vontade divina em si, acoplamento meios para fins.
Portanto, Deus quer o que é bom para todos os seres que existem, que é amor, e este amor a relação fundamental entre Deus eo mundo. Se o amor divino é referido apenas como um ato de vontade, não é uma criatura para cada medida; mas se bem segurado individual é o amor de pensamento, existe em diferentes seres de diferentes graus. Como o Deus de amor dá a cada um ser o que você precisa em relação ao todo, é justo; lo, enquanto que sofrem, Ele é misericordioso. Em toda obra de Deus justiça e misericórdia estão ligados ao mesmo tempo e, na verdade, a justiça pressupõe a sua misericórdia, pois não devo nada a ninguém e dá muito mais do que deveriam. No governo do mundo, o "plano de arranjo das coisas" existente nele, ou seja, sua providência eo exercício dela em seu governo são condição causal de tudo o que vem a este mundo.
Daí a seguinte predestinação ; desde a eternidade alguns são destinados para a vida eterna, enquanto outros ", ele permitiu a cair para esse fim". O fracasso, no entanto, é mais do que mera presciência; é a "vontade de permitir cair em pecado e incorrer em pena de condenação para o pecado '. O efeito da predestinação é graça . Uma vez que Deus é a causa primeira de tudo, é a causa de até mesmo os atos livres dos homens através de predestinação.
O determinismo está profundamente enraizada no sistema de Thomas;coisas, com a sua fonte em Deus sendo são ordenados desde a eternidade como um meio para a realização de um fim em si. Por razões morais, Thomas defende vigorosamente a liberdade, mas suas instalações têm em mente apenas a forma psicológica de auto-motivação. Nada no mundo é acidental ou livre, embora possa parecer assim em referência à causa mais imediata. Deste ponto de vista milagres são necessários em si mesmos, devendo ser considerado inexplicável para o homem. Do ponto de vista da primeira causa todos imutáveis; embora do ponto de vista limitado de causas secundárias, podemos falar de milagres.
Em sua doutrina da Trindade , Thomas o sistema agostiniano. Uma vez que apenas Deus tem as funções de pensamento e de vontade, apenas duas procissões pode-se afirmar do Pai, estabelecendo as mesmas relações definidas Trinity juntos. As relações foram consideradas meras idéias reais e não; em criaturas relações surgem de certos acidentes, mas como não há acidentes em Deus, mas tudo é substância, segue-se que "a relação realmente existe em Deus é o mesmo, já que é a essência da coisa". Por outro lado, no entanto, a relação, como são reais, deveria ser distinguidos um do outro. Portanto, três pessoas em Deus são afirmadas.
O homem de Deus é diferente e é composto de alma e corpo. A "alma intelectual" consiste de intelecto e vontade. Além disso, a alma é a forma absolutamente indivisível do homem; É irrelevante, em substância, mas não é em todos os homens (como Averroists assumidos). O poder de conhecer a alma tem dois aspectos: um passivo ( possibilis intellectus ) e outros ativos ( intellectus agens ).É a capacidade de formar conceitos e imagens da mente (abstratas espécies ) dos objetos percebidos pelos sentidos. Mas desde que o intelecto abstrai de coisas individuais é um universal, a mente conhece o universal primária e diretamente, mas apenas indiretamente única sob algum reflexio . Como certos princípios são imanentes (rudimento de consciência) na mente para a sua actividade especulativa, portanto, um "acordo especial funciona" ou sindérese é inata na "razão prática", proporcionando a idéia de lei moral da natureza, tão importante na ética medieval.
A Summa . parte dois, ética
A primeira parte da Summa é resumida no pensamento de que Deus governa o mundo ", como a causa primária universal '. Deus governa a mente para dar poder de ouvir e imprimir intelligibiles espécies nele e governa a vontade de propor bom propósito e criarvirtus volendi . "Will é nada, mas uma inclinação para o objeto da vontade, que é o bem universal." Deus se torna tudo em todos, mas essas coisas se exercer a sua própria eficiência. Neste ponto, as idéias Areopagites efeitos graduais de coisas criadas têm o seu papel no pensamento de Thomas.
A segunda parte da Summa (em duas partes, matéria-secundae e secundae Secunda ) segue esta idéias compostas. Seu tema é a aspiração do homem para o fim mais elevado, que é a bem-aventurança da beata visio . Aqui Thomas desenvolve o seu sistema de ética, que tem suas raízes em Aristóteles. Em uma cadeia de atos de vontade, o homem procura a mais alta ordem. São atos gratuitos, enquanto o homem tem em si o conhecimento de seu fim e, portanto, o princípio da ação. Quando é que a vontade em ordem e os meios apropriados, escolhe livremente e completa o consenso . Se o ato é bom ou ruim depende da finalidade. A "razão humana" é que pronuncia julgamento sobre o caráter de final, tornando-se o direito de ação.Atos humanos, no entanto, são meritórias porque promovem propósito e glória de Deus. Ao repetir um bom homem de ação adquire um hábito ou qualidade moral, permitindo que você faça facilmente a alegre e bom. Isso é verdade, no entanto, apenas as virtudes intelectuais e morais, que Thomas tratados como Aristóteles; as virtudes teologais são ensinados por Deus ao homem, como uma "eliminação" dos atos próximos, mas, embora fortalecido, não criá-los. O "disponível" para o mal é a alternativa oposta.
Um ato se torna ruim pelo desvio da razão e da lei moral divina. Portanto, o pecado envolve dois fatores: sua substância ou matéria é ganância;em forma é o desvio da lei divina. O pecado tem a sua origem na vontade, que decide contra a razão, para um "bom resgatáveis. Mas a vontade também move as outras faculdades do homem, o pecado tem a sua sede em los também. Ao escolher um bom fim tão fundo como a vontade é iludido pelo egoísmo, o que está por trás de todo o pecado. Deus não é a causa do pecado, mas em vez dirige todas as coisas para si mesmo. Mas, por outro lado, Deus é a causa de tudo, por isso é eficaz também no pecado como actio , mas não como ens . O diabo não é diretamente a causa do pecado, mas insta trabalho na imaginação e impulso sensorial do homem, que é quem executa.
O primeiro pecado de Adão passou em si mesmo e todos os seus descendentes, porque ele é o cabeça da raça humana e 'sob a procriação da natureza humana é transmitida e, juntamente com a natureza, a sua infecção ". A geração de energia, especialmente se qualificar "infectado". O pensamento é complicado neste momento, porque Thomas, assim como outros escolásticos disse criacionismo, pois ensinou que as almas são criadas por Deus. Segundo ele, há duas coisas que constituíam a justiça do homem no céu: o justitia originalis ou a harmonia de todas as faculdades do homem, antes de serem danificados pelo desejo e posse de gratum faciens gratia (residente permanente do poder do bem ). Ambos foram perdidos por causa do pecado original, que é formalmente "perda da justiça original ", e seu resultado a desordem e mutilação da natureza humana, que se manifesta na" ignorância, maldade, fraqueza moral e, especialmente, concupiscentia , que é o princípio material do pecado original '.A linha de pensamento é a seguinte evolução: quando o primeiro homem transgrediu a ordem da natureza nomeado pela natureza e da graça, ele, e com ele a raça humana, perdeu este fim.
Este estado negativo é a essência do pecado original. Assim lesão e natureza humana perversão segue, em que, portanto, regular a extremidade inferior contra a natureza e libertar o elemento inferior no homem. Desde que o pecado é contrário à ordem divina, é culpado e sujeito a punição. Culpa e castigo correspondem um ao outro como o "bom imutável apostasia, que é infinito" pelo homem é interminável merece uma punição infinita.
Mas Deus trabalha mesmo em pecadores, para atrair a ordem por "instrução e apoiar a lei da graça". A lei é "o preceito da razão prática". Como a lei natural é a participação da razão em determinar a razão eterna. Mas errando o homem na sua apropriação dessa lei da razão, você precisa de uma "lei divina". E como a lei se aplica a muitas relações complexas, dispositiones practicæ deve ser estabelecida de direito humano. A lei divina é composta de um velho e um novo.
Enquanto o primeiro contém a lei moral natural é universalmente válida; o que está nele, mas além disso é válida apenas para os judeus. A nova lei é "a graça em si, principalmente 'e, portanto, uma" lei dada internamente "uma sobreposta a' natureza pela graça de presente, mas não é uma" lei escrita ". Neste sentido, como a graça sacramental, justificou a nova lei. Ele contém, no entanto, um "sistema" de comportamento externo e interno e, portanto, é, naturalmente, idêntico ao da lei antiga, de modo a lei natural. Os consilia mostrar como você pode obter o fim "melhor e mais adequadamente ', renunciando a bens materiais. Porque o homem é um pecador e criatura precisa da graça para alcançar o objetivo final, mas apenas a "causa primeira" é capaz de recuperar para "objetivo final". Isto é especialmente verdade, após a queda, ainda que também era necessário antes.
A graça é, por um lado, "o ato livre de Deus" e, por outro lado, o efeito desse ato, gratia infundido e gratia Creata um habitus infusus que é instilada a "essência da alma ',' uma dom da escolha, algo processo sobrenatural de Deus para o homem. " Graça é um recurso ético sobrenatural criado por Deus no homem, compreendendo em si tudo de bom, tanto a fé eo amor. A justificação pela graça compreende quatro elementos: 'a infusão da graça, a influência sobre o livre-arbítrio de Deus, pela fé, a influência do livre arbítrio em relação ao pecado ea remissão dos pecados. " É uma "transmutação da alma humana", que acontece 'instantaneamente'. Um ato criativo de Deus, que funciona como motivação espiritual na forma psicológica, dependendo da natureza do homem. Tendências semipelagianas foram removidos por Thomas. Para ser criado de novo, o homem crê e ama, sendo agora o pecado perdoado. Começa, então, a boa conduta; graça é o "início de obras meritórias". Thomas vê omérito no sentido agostiniano: Deus dá a recompensa por aquilo que ele deu o poder.
O homem nunca pode merecer por si mesmo agratia cru , nem Meritum congruente (habilidade natural). Depois de estabelecer os princípios da moralidade, no secundae secundário , Thomas empreende uma exposição detalhada de sua ética, de acordo com o esquema de virtudes. Os conceitos de fé e amor são de grande importância em seu sistema. Homem aspira a maior boa vontade ou amor. Mas o final deve primeiro ser "apreendido pelo intelecto", o conhecimento do fim para ser amado deve preceder o amor; "A vontade não pode se esforçar depois de Deus é o amor perfeito, a menos que o intelecto tem verdadeira fé nEle."
Portanto, como esta verdade deve ser conhecida é prático, primeiro incita a vontade, que, em seguida, traz a razão para 'aceno'. Mas desde que o imóvel em questão é transcendente e inacessível ao homem, requer a infusão de uma "capacidade" sobrenatural ou "disponíveis", o que faz com que a pessoa a acreditar e do amor. Portanto, o objeto de fé e amor é Deus, também incluindo o conjunto de verdades e mandamentos que Deus revela, como eles se relacionam com Deus e guiá-lo. Portanto, a fé é o reconhecimento dos ensinamentos e preceitos da Bíblia e da Igreja ("a primeira submissão do homem a Deus é através da fé"). O objeto da fé, no entanto, é por sua natureza um objeto de amor; Portanto, a fé vem à conclusão somente no amor ("por amor é o ato de fé completa e formou ').
A Summa . terceiro, Cristo
O caminho para Deus é Cristo, o próprio assunto da Parte III. Você não pode dizer que a encarnação era absolutamente necessário ", porque Deus, na sua onipotência poderia ter reparado a natureza humana de outras maneiras"; mas era o meio mais adequado, tanto para fins de instrução, como a satisfação. A unio entre o Logos ea natureza humana é uma "relação" entre as naturezas divina e humana produzidos por ambas as naturezas sendo reunidos na pessoa do Logos. Você só pode puxar encarnação, no sentido de que a natureza humana começou a passar hipóstase eterna da natureza divina. Portanto, Cristo é unum , porque a sua natureza humana não tem a hipóstase. A pessoa do Logos, portanto, assumiu a natureza humana impessoal e tal que a hipótese da alma é o meio de levar o corpo. Esta união com a alma humana é o unionis gratia , levando à entrega de habitualis gratia do Logos à natureza humana. Portanto, todos os potenciais humanos são reforçadas em Jesus.
Além disso, as perfeições dado pela visão de Deus, que Jesus gostava desde o início, começar tudo de gratia habitualis . Sendo limitado a natureza humana que recebe essas perfeições, eles mesmos são finitos. Este detém o conhecimento e vontade de Cristo. As estampas Logotipos intelligibiles espéciesde todas as coisas criadas na alma, mas o intellectus agens transforma gradualmente em impressões sensoriais. Por outro lado, a alma de Cristo opera milagres apenas como instrumento do Logos, uma vez que a onipotência de modo algum pertence à própria alma humana.
Além disso, a natureza humana de Cristo, participa imperfeições, primeiramente por sua humanidade evidente e, por outro, para que possa lidar com as consequências gerais do pecado para a humanidade. Cristo experimentou o sofrimento, mas a bem-aventurança, reinou em sua alma, no entanto, não se estendeu ao seu corpo.
Na redenção Thomas ensina que Cristo deve ser considerado por natureza humana redentora, mas para que a natureza humana produz efeitos divinos como órgão da divindade. Um aspecto da obra da redenção é, portanto, que Cristo como cabeça da humanidade dá ordo , Perfectio e Virtus seus membros. Ele é um professor e exemplo de humanidade; também toda a sua vida e sofrimento, bem como o seu trabalho depois de ser exaltado servir a esse fim. Amor feito forjado em homens, de acordo com Lucas 7:47 , o perdão dos pecados.
Este é o primeiro curso do pensamento. Depois segue-se um segundo núcleo de ter pensado a idéia de satisfação como o centro. Deus como o ser supremo, poderia perdoar pecados sem satisfação, mas sua justiça e misericórdia seria melhor revelado pela satisfação que ele escolheu para fazer. No entanto pequeno, no entanto, foi a satisfação necessária em si mesma tão pequena que seria equivalente, em um sentido apropriado de culpa; mas sim a "satisfação superabundante", como resultado de a pessoa divina em Cristo é tão seu sofrimento e atividade são de valor infinito. Com este pensamento, o estrito dedução lógica da teoria é abandonada Anselmo .
O sofrimento de Cristo envolve pessoal, porque "nasceu de amor e obediência."Era uma oferta feita a Deus, como ato pessoal tinha o caráter de mérito. Portanto, Cristo 'merecia' o salvação para os homens. No entanto, como exaltado Cristo intervém em homens, ainda trabalha continuamente em seu favor no céu por intercessão ( interpellatio). Assim, Cristo como cabeça da humanidade afeta o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, a sua imunidade do pecado, do diabo e liberar portas postais do céu. Mas na medida em que todos esses benefícios já são oferecidos pelo funcionamento interno do amor de Cristo, Thomas combinou as teorias de Anselmo e Abelardo -los juntos em um só.
Sacramentos.
doutrina dos sacramentos vem depois de cristologia , pois "têm eficácia do próprio Verbo encarnado". Os sacramentos são sinais, no entanto, não só significar a santificação , mas que se comunicava. Eles trazem dons espirituais como sensorial, que é inevitável por causa da natureza sensorial do homem. A res-Sensitive é matéria; as palavras da instituição, sob a forma dos sacramentos.Contrariamente à ideia franciscano , que os sacramentos são meros símbolos cuja eficácia Deus acompanha um ato criador direto na alma, Thomas afirma que não é descabido dizer com Hugo de São Vítor que "um sacramento contém graça 'ou os sacramentos Porque a graça. A dificuldade de produzir algo criativo efeito sensorial, tenta resolver através da distinção entre causa principalis et instrumentalis . Principal causa Deus faz obras através coisas sensoriais como meios ordenados por ele para esse fim. "Como o poder instrumental é adquirida por este instrumento, que é movida pelo agente principal, de modo que o sacramento tem o poder espiritual da bênção de Cristo e da aplicação do Ministro para o uso do sacramento. Há um poder espiritual nos sacramentos, como eles são ordenados por Deus para um efeito espiritual. ' E este poder espiritual permanece no elemento sensorial até que alcançou o seu objectivo.
Ao mesmo tempo, Thomas distinguiu os sacramentalis gratia de virtutum gratia et donorurn , o primeiro geralmente aperfeiçoando a essência e poderes da alma e este, em particular, que fornece os efeitos necessários para andar a vida cristã . Mais tarde, esta distinção foi ignorado. Em resumo, o efeito do sacramento é infundir justificando graça no homem. O que torna Cristo realiza-se por meio dos sacramentos. A humanidade de Cristo foi fundamental para o funcionamento de sua divindade; os sacramentos são os instrumentos através dos quais o funcionamento da humanidade de Cristo acontece com os homens. A humanidade de Cristo serviu a sua divindade como conjunctum instrumentum , como a mão; os sacramentos são separata instrumenta , como uma equipe ; o primeiro pode usar a segunda mão eo báculo.
. Escatologia
eterna bem-aventurança é para Thomas na visão de Deus; constituído por essa visão, não uma abstração ou imagem mental sobrenatural produzido, mas o próprio e percebida de maneira substância divina que o próprio Deus é imediatamente a forma da percepção intelectual; ou seja, Deus é o objeto da visão, enquanto a causa da visão. A perfeição dos bem-aventurados também exige que o corpo ser restaurado para a alma, mas aperfeiçoado. Desde felicidade consiste em operatio , torna-se mais perfeito na alma tem um definitivo operatio com o corpo, embora o ato peculiar de bem-aventurança (ou seja, a visão de Deus) não tem nada a ver com o corpo.
. Método
De Summa é extraído o seguinte parágrafo, em que o método de raciocínio é apresentado por Tomas, a partir de uma premissa e comparando-a com uma negação, chegar a uma conclusão:
«Artigo III
Se ser eterno é do próprio Deus
DIFICULDADES.
parece ser eterna não é apenas o próprio Deus.
1 Porque o profeta Daniel é dito que aqueles que conduzem a multidão na justiça, seja como estrelas no eternidades perpétuos. Mas haveria muitas eternidades, se só Deus fosse eterna, segue-se que não só Deus é eterno.
2 No Evangelho lê Go, malditos, para o fogo eterno. Então, não só Deus é eterno.
3 Tudo que você precisa é eterno, e há muitas coisas necessárias; v. gr., todos os princípios de demonstração e todas as proposições demonstrativas. Portanto, Deus não é o único eterno.
ALÉM DISSO, Jerome diz: Deus é o único que não tem começo. Bem, se você tem o começo não é eterno, segue-se que só Deus é eterno.
RESPOSTA.
Somente em Deus há eternidade em si e sentido rigoroso, porque, como vimos, a eternidade segue imutabilidade, e só Deus é absolutamente imutável, como temos demonstrado. - No entanto, na, medida em que as coisas ficam imutabilidade de Deus e participar de sua eternidade.
Há pessoas que recebem imutabilidade de Deus, como o fato de que eles nunca vão deixar de existir, e, nesse sentido, diz Eclesiástico terra permanece para sempre. Há outros que, por causa de sua grande extensão, são classificados na Escritura de eterno, mesmo se eles são corruptíveis; e assim, em um salmo fala de montanhas eternas e Deuteronômio, das colinas eternas. Há outros que participam em maior grau a natureza da eternidade, como eles são imutáveis em termos de ser e também quanto ao funcionamento, como os anjos e santos, que apreciam a Palavra, porque em termos de visão Palavra Há pensamentos instáveis santos, como diz Santo Agostinho; e diz-se daqueles que vêem a Deus para ter a vida eterna, de acordo com o que o evangelista João: Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, etc
Soluções.
1. Eu respondo, então, o primeiro problema, que é falado em muitas eternidades, para muitas pessoas, para a contemplação de Deus, parte da eternidade.
2 é chamado de fogo eterno do inferno pela simples razão de que nunca termina. No entanto, o que há mudança nos termos dos condenados, porque, como ele diz no livro de Jó, do calor insuportável vai passar água de neve, de forma que nenhum verdadeiro eternidade do inferno, mas sim o tempo nas palavras do Salmo: Seu tempo vai durar para sempre.
3 O termo significa um meio necessário para a verdade, ea verdade, segundo o Filósofo no intelecto. Portanto, a verdadeira e necessária é eterno, porque é a única compreensão eterna, que é divina; de que não se segue que não há nada fora de Deus eterno ".
. Estimativa
Com dois presentes em detrimento de outras, destaca Thomas sistematizar o seu talento e poder de apresentação lúcida e simples. Desde então, o trabalho de gerações anteriores, especialmente Alexandre de Hales , tinha acendido o seu objetivo, no que diz respeito à seleção e organização de material; mas, por outro lado, aumentou o número de problemas e o conjunto de conhecimentos expandido enormemente, impedindo assim a unidade e clareza de pensamento.Thomas foi contratado para fazer um todo coerente desta imensa massa de material.
É importante salientar que decidiu aristotelismo, não sem uma mistura de elementos neoplatônicos . Ele deve não só o seu pensamento filosófico e visão de mundo de Aristóteles, mas ele também teve seu sistema teológico; metafísica e ética de Aristóteles enquadrar a tendência do seu sistema. De lá, eu tenho o quadro puramente racional de seu imenso templo de pensamento, ou seja, Deus, causa racional do mundo, eo homem por trás dele.Então ele enfiou tudo o que com os dogmas da Igreja ou da revelação, conseguindo sustentar a doutrina da fundação credível e racional. A última característica de Thomas, que deve ser valorizado, é impecável ortodoxia. Esta posição, como Doutor da Igreja, aumentou ainda mais a partir de X Lion para Leão XIII ; Ainda hoje a Igreja Católica preserva a herança da visão de mundo antigo e dogmas antigos no caminho Tomás de Aquino deu.
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