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introdução a historia da igreja
introdução a historia da igreja

                                     

                                          Apostólica (30-100 dC)

 

O período apostólico se estende desde o Dia de Pentecostes para a morte do apóstolo João, e abrange cerca de 70 anos, de 30 dC a cerca de 100. O campo de atuação é a Palestina, e, gradualmente, se estende sobre a Síria, Ásia Menor, Grécia e Itália . Os centros mais importantes são Jerusalém, Antioquia e Roma, que representam, respectivamente, as igrejas matrizes de Gentile judaica, e cristianismo católico United. Ao lado deles estão Éfeso e Corinto. Éfeso adquiriu uma importância especial pela residência e trabalho de João, que se fizeram sentir durante o segundo século através de Policarpo e Irineu. Samaria, Damasco, Jope, Cesaréia, Tiro, Chipre, as províncias da Ásia Menor, Trôade, Filipos, Tessalônica, Beraea, Atenas, Creta, Patmos, Malta, Puteoli, venha também em ver como os pontos onde a fé cristã foi plantado. Através do eunuco convertido por Felipe, que chegou Candace, rainha dos etíopes. Já em 58 dC Paulo podia dizer: "De Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho pregado o evangelho de Cristo." Depois, ele levou-a para Roma, onde já tinha sido conhecido antes, e possivelmente até a Espanha, a fronteira ocidental do império.

 

Consulte a página principal: da igreja primitiva

 

doze apóstolos

doze apóstolos

primeiros mártires

Stephen

Tiago, filho de Zebedeu (? - Ca. 44)

Tiago, irmão de Jesus (? - 62)

O Apóstolo Paulo (? - 65)

O Apóstolo Pedro (? - 65)

Dos Apóstolos para o Concílio de Nicéia (100-325)

"O segundo período, a partir da morte do apóstolo João ao fim das perseguições, ou para a adesão de Constantino, o primeiro imperador cristão, é a idade clássica da Pressa ecclesia, da perseguição pagã, e do martírio e heroísmo cristão ., de alegre sacrifício de bens ea própria vida para a herança dos céus Ele fornece um comentário contínuo sobre as palavras do Salvador: "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; Eu não vim trazer a paz à Terra, mas espada ... "

 

A igreja deste período parece pobre em bens e honras terrenas, mas rico em graça celestial, na fé conquistador do mundo, amor e esperança; impopular, mesmo proibido, odiado e perseguido, mas muito mais vigorosa e expansiva do que as filosofias da Grécia ou o império de Roma; composta principalmente de pessoas das classes sociais mais baixas, ainda atrair as mentes mais nobres e mais profundos da idade, e tendo, no seu seio a esperança do mundo; "como desconhecidos, porém bem conhecidos, como morrendo, e eis que ele vive"; conquistando pela derrota aparente, e crescendo no sangue de seus mártires; grande em obras, maior nos sofrimentos, maior em morte para a honra de Cristo eo benefício das gerações futuras. 

 

Os Padres Apostólicos

Clemente de Roma (? - Ca. 98)

Inácio de Antioquia (? - Cerca de 98/110)

Policarpo (ca. 70 - ca.155 / 167)

Didaqué

Epístola de Barnabé

Pastor de Hermas

Veja as páginas principais: Padres Apostólicos e pais da igreja primitiva

 

os apologistas

 

No segundo século convertidos convencionalmente educadas começou a produzir dois tipos de escritos que nos ajudam a compreender as formas de desenvolvimento do cristianismo - as obras destinadas a um público amplo de cultos não-cristãos e as obras destinadas a quem consideravam-se dentro da Igreja. A escrita para os não-cristãos é geralmente chamado de desculpas no mesmo sentido que o discurso de Sócrates em sua defesa perante a assembléia ateniense é chamado de sua Apologia - a palavra em grego significa "discurso para a defesa" em vez do moderno denotação mais limitado de "declaração expressando arrependimento". Os apologistas, como esses autores são conhecidos, fez uma apresentação para as classes educadas das crenças dos cristãos, muitas vezes associada a um ataque contra as crenças e práticas dos pagãos. Outros escritos tinham a finalidade de instruir e admoestar outros cristãos.

 

Justino Mártir (ca. 114 - ca. 165)

Tertuliano (ca. 155-230)

Taciano (110-180)

Outros escritores Ante-Nicéia

Irineu (cerca de 130-202)

Marcião (cerca de 110-160)

Clemente de Alexandria (? - Cerca de 211/216)

Orígenes (ca. 182 - ca. 251)

Cipriano (cerca de 200-258)

 

A partir do Concílio de Nicéia, a Queda do Império Romano (325-590)

 

Mudanças significativas ocorreram tanto na igreja e na estrutura política do Ocidente durante os quarto, quinto e sexto séculos. O Império Romano do Ocidente desapareceu sob os ataques repetidos das tribos bárbaras alemães em sua fronteira norte. Cristianismo, a fé minoria perseguida na conversão de Constantino em 312 dC, tornou-se a religião do Império até o final do século. O bispo de Roma, cuja liderança na igreja tinha sido em grande parte, uma primazia de honra, agora reivindicado autoridade suprema e universal em terras cristãs, e começou a fazer boa essa afirmação no Ocidente, pelo menos, sobre a igreja. Na época do Papa Gregório I (590-604), o colapso do Império Ocidental deixou o bispo romano o verdadeiro governante de grande parte da região central da Itália. 

 

Figuras importantes:

 

Ambrósio de Milão

Arius e arianismo

Atanásio

Padres Capadócios

Agostinho de Hipona

Basílio, o Grande

Constantino

Cirilo de Alexandria

João Crisóstomo

Eusébio de Cesaréia

Epifânio de Salamina

Jerome

Nestório e Nestorianismo

Leão Magno

Pelágio

Eventos importantes / documentos:

 

Credo dos Apóstolos

Credo de Atanásio

Primeiro Concílio de Niceia (325) e Credo Niceno

Primeiro Concílio de Constantinopla (381)

Concílio de Calcedônia (451)

Conselho de Orange (529)

Segundo Concílio de Constantinopla (553)

A Igreja Medieval e Escolástica (590-1517)

A Idade Média pode ser dividida em três períodos:

 

O período missionário de Gregory I. Hildebrand ou Gregório VII., Ad 590-1073. A conversão dos bárbaros do norte. O alvorecer de uma nova civilização. A origem eo progresso do Islã. A separação do Ocidente do Oriente. Alguns subdividir este período por Carlos Magno (800), o fundador do Império Alemão-romana.

 

O período palmy da teocracia papal de Gregório VII. a Bonifácio VIII., AD 1073-1294. A altura do papado, o monaquismo e escolástica. As Cruzadas. O conflito entre o Papa eo Imperador. Se voltarmos para o surgimento de Hildebrand, este período começa em 1049.

 

O declínio do catolicismo medieval e preparação para o cristianismo moderno, de Bonifácio VIII. para a Reforma, dC 1294-1517. O exílio eo cisma papal; os conselhos reformatórios; a decadência da escolástica; o crescimento do misticismo; o renascimento das letras e da arte da impressão; a descoberta da América; precursores do protestantismo; o alvorecer da Reforma.

 

Figuras importantes:

 

Anselm

Boécio

Francisco de Assis

Gregório o Grande

Tomás de Aquino

John Wycliffe

John Huss

Importantes eventos / documentos / movimentos:

 

Cruzadas

grande Cisma

cláusula filioque

escolástica

A Reforma (1517-1648)

A Reforma do século XVI é, ao lado da introdução do cristianismo, o maior evento da história. Ela marca o fim da Idade Média e início dos tempos modernos. A partir de religião, ele deu, direta ou indiretamente, um poderoso impulso à cada movimento para a frente, e fez o protestantismo o chefe força propulsora na história da civilização moderna. 

 

Consulte a página principal: Reforma Protestante

 

Figuras importantes:

 

Martin Luther

Huldreich Zwingli

João Calvino

Theodore Beza

Thomas Cranmer

John Owen

William Tyndale (e da Bíblia em Inglês)

John Knox

John Huss (Huss foi martirizado em 1415, mas continua a ser importante para a Reforma Protestante)

Eventos importantes / documentos:

 

95 Teses

Anabatistas / Reforma Radical

jesuítas

Catecismo de Heidelberg

Trinta e nove artigos

Confissão de Westminster

A Católica Romana de resposta:

 

reforma Católica

Inácio de Loyola

Teresa de Ávila

João da Cruz

Blaise Pascal

Concílio de Trento (1545-1563)

A Igreja Iluminismo (1648-1789)

 

O Iluminismo, também conhecido como a Idade da Razão, foi um momento em que o homem começou a usar a razão para descobrir o mundo, rejeitando a superstição e medo do mundo medieval. O esforço para descobrir as leis naturais que governam o universo levou a avanços científicos, políticos e sociais. Pensadores iluministas examinou a base racional de todas as crenças e no processo rejeitou a autoridade da Igreja e do Estado. Immanuel Kant expressa o lema do Iluminismo bem - "Sapere Aude" (ouse pensar!) ^ [6] ^.

 

Figuras importantes:

 

Jonathan Edwards

George Whitefield

Howell Harris

John Wesley

Charles Wesley

George Fox

Augusto Toplady

Importantes eventos / documentos / movimentos:

 

O Grande Despertar (1730 de)

Metodismo

Quakers

Unitarismo

A Igreja Moderna (1798-1970)

Figuras importantes:

 

C.H. Spurgeon

D. L. Moody

Friedrich Schleiermacher

Soren Kierkegaard

Karl Barth

Dietrich Bonhoeffer

Rudolf Bultmann

Paul Tillich

Benjamin Warfield

Wolfhart Pannenberg

Karl Rahner

Charles Hodge

Jürgen Moltmann

Emil Brunner

Hans Küng

Importantes eventos / documentos / movimentos:

 

Segundo Grande Despertar (1820)

liberalismo

Neo-Ortodoxia

A teologia do processo

feminismo

existencialismo

A Teologia da Libertação

Primeiro Concílio do Vaticano (1869-1870)

Concílio Vaticano II (1962-1965)

Carismático ou Pentecostalismo

os Fundamentos

Revivals e Awakenings

 

A oração Revival (1857)

O Revival Welsh (1904)

O Despertar Missionário (1880)

A Rua Azusa Revival (1906)

O Renascimento do Leste Africano (1929)

A Igreja pós-moderna (1970 - presente)

Movimentos e Questões

 

O pós-modernismo

O Movimento de Jesus (1971)

Terceira Onda Renovação Carismática

 

relativismo

 

Nova Perspectiva sobre Paulo

A Igreja Emergente

 

Movimento Vineyard

 

teísmo Aberto

 

casa Igreja

 

FONTE WWW.ESTUDARHISTORIADAIGREJA.BLOGSPOT.COM