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Panorama biblico carta aos Colossences
Panorama biblico carta aos Colossences

                                                CARTA AOS COLOSSENCES

 

Ko -losh'ans , Ko -los'i -ANZ: Este é um do grupo das epístolas de Paulo conhecida como a Cativeiro Epístolas.

. Autenticidade

1. evidência externa

A evidência externa para a epístola aos Colossenses, antes da metade do século segundo, é bastante indeterminado. Em Inácio e Policarpo temos aqui e ali frases e terminologia que sugerem uma familiaridade com Colossenses, mas não muito mais (Ignat,. Ephes , x.3 e Polyc X.1;.. Comparar com Colossenses 1:23 ). A frase em Ep Barnabas , xii, "no ele são todas as coisas e para ele são todas as coisas", pode ser devido a Colossenses 1:16 , mas é bastante como, possivelmente, uma fórmula litúrgica. As referências em Justin Mártir Diálogo com Cristo como o primogênito ( prototokos) São muito provavelmente sugerido por Colossenses 1:15 , "o primogênito de toda a criação" ( Dial ., 84, 85, 138). A primeira testemunha definitiva é Marcião, que incluiu esta carta na sua coleção de aqueles escritos por Paul (Terc., Adv. Marc ., Colossenses 1:19 ). Um pouco mais tarde, o Fragmento Muratoriano menciona Colossenses entre as epístolas de Paulo (10 b , l. 21, Colosensis ). Irineu cita com freqüência e por nome ( Adv. Haer ., III.14, 1). Ele é familiar para os escritores dos séculos seguintes (por exemplo, terc,. De praescrip , 7;. Clemente de Alexandria, Strom ., I, 1;. Orig, Contra Celsum , v. 8).

 

2. A prova Interno 

A autenticidade não foi questionada até o segundo trimestre do século 19, quando Mayerhoff requeridos, pela razão de estilo, vocabulário, e pensei que não era pelo apóstolo. A escola Tübingen alegou, com base em uma suposta Gnosticismo, que a epístola foi obra do século 2 e por isso não Pauline. Esta posição foi completamente respondida por mostrando que o ensino é essencialmente diferente do gnosticismo do século 2, especialmente na concepção de Cristo como antes e maior do que todas as coisas criadas (ver V abaixo). O ataque em anos posteriores tem sido, principalmente, em razão do vocabulário e estilo, a posição doutrinária, especialmente a cristologia e o ensinamento sobre os anjos, e a relação com o de Éfeso epístola. A objecção com o fundamento de vocabulário e estilo é baseado, como é frequentemente o caso, no pressuposto de que um homem, não importa o que ele escreve sobre, deve usar as mesmas palavras e estilo. Há trinta e quatro palavras Colossenses que não estão em qualquer outro livro do Novo Testamento. Quando se remove as que são devidas à diferença de objecto, o total não é maior do que a de algumas das cartas reconhecidos. A omissão de partículas familiares paulinos, o uso de genitivos, de "todo" (pás), E de sinônimos, encontrar paralelos em outras epístolas, ou são devido a uma diferença de assunto, ou talvez à influência sobre a linguagem do apóstolo de sua vida em Roma (von Soden). A posição doutrinária não é no coração contraditório ao ensino antes de Paulo (compare Godet, Introdução ao Novo Testamento ; epístolas de Paulo , 440 f). A cristologia está em toda harmonia com Phil (que ver) que é geralmente admitido como Pauline, e é apenas um desenvolvimento do ensino em 1 Coríntios ( 1 Coríntios 8: 6 ; 1 Coríntios 15: 24-28 ), especialmente no que diz respeito a ênfase colocada sobre "a atividade cósmica do Cristo pré-encarnado." Finalmente, a forma em que Paulo coloca a cristologia é que melhor calculada para atender o falso ensino dos hereges de Colossos (compare V abaixo). Nos últimos anos H. Holtzmann tem defendido que esta epístola é uma forma interpolada de uma epístola Paulina original para a Colossenses, e o trabalho do autor da Epístola aos efésios s (que ver). Uma modificação desta teoria da interpolação foi recentemente sugerido por J. Weiss ( Theologische Literaturzeitung , 29 de setembro de 1900). Ambas as teorias são demasiado complexos para ficar de pé, e até mesmo von Soden, que a princípio seguido Holtzmann, abandonou a posição (von Soden, Einleitung. , 12); enquanto Sanday ( DB 2) mostrou como absolutamente insustentável que é. Críticas sóbrio hoje tem vindo a perceber que é impossível negar a autoria paulina desta epístola. Esta posição é reforçada pela estreita relação entre Colossenses e Filemon, dos quais Renan diz: "Paul sozinho, pelo menos assim parece, poderia ter escrito esta pequena obra-prima" (Abbott, Comentário Crítico Internacional , LVIII). Se Philemon (que ver) se destaca como Pauline, como deve, em seguida, a autenticidade de Colossenses é estabelecida além de controvérsia.

 

II. Lugar e data

 

A autoria paulina sendo estabelecida, torna-se evidente de imediato que o apóstolo escreveu Colossenses junto com o outro Cativeiro Epístolas, e que é melhor datada de Roma (veja PHILEMON ,Epístola aos), E durante o primeiro cativeiro. Isto seria de cerca de 58 ou, se a cronologia posterior é preferido, 63 ou 64.

 

III. Destino 

A carta foi escrita, em face disso, à igreja de Colossos (que ver), uma cidade no vale do Lico, onde o evangelho tinha sido pregado provavelmente por Epafras (Col 17; Colossenses 4:12 ), e onde Paul foi, ele próprio, desconhecido pessoalmente ( Colossenses 1: 4 , Colossenses 1: 8 , Colossenses 1: 9 ; Colossenses 2: 1 , Colossenses 2: 5 ). A partir da epístola é evidente que os cristãos de Colossos eram gentios ( Colossenses 1:27 ), para quem, como tal, o apóstolo sente a responsabilidade ( Colossenses 2: 1 ). Ele envia a eles Tychicus ( Colossenses 4: 7 ), que é acompanhado por Onésimo, um de sua própria comunidade ( Colossenses 4: 9 ), e exorta-os a não se esqueça de ler outra carta que irá alcançá-los de Laodicéia ( Colossenses 4: 16 ).

 

IV. Relação com outros escritos do Novo Testamento 

Além da conexão com Éfeso s (que ver) que precisamos notar apenas a relação entre Colossenses e Rev. Na carta de Laodicéia ( Apocalipse 3: 14-21 ), temos duas expressões: "o princípio da criação de Deus", e "vou dar a ele a sentar-se comigo no meu trono", no qual temos um eco de Colossenses, que "sugere uma familiaridade e reconhecimento do ensino do apóstolo anteriores por parte de João" (Lightfoot, Colossenses , 42, nota 5).

 

V. O Propósito 

A ocasião da epístola era, podemos ter certeza, as informações trazidas pelos Epafras que a igreja de Colossos estava sujeita ao ataque de um corpo de cristãos judaizantes que estavam tentando derrubar a fé do Colossenses e enfraquecer a sua consideração por Paul ( Zahn). Este "heresia", como é comumente chamado, teve muitas explicações. A escola Tübingen ensinou que era gnóstico, e procurou encontrar nos termos as provas utilizadas apóstolo para a composição século 2 da epístola.Pleroma e Gnosis ( "Plenitude" e "conhecimento") não só não exigem essa interpretação, mas não vai admitir isso. O coração do gnosticismo, ou seja, a teoria da emanação e a concepção dualista que vê a matéria como o mal, não encontra lugar em Colossenses. O uso dePleroma neste ea epístola irmã, Ef, não implica vistas gnósticos, seja realizada pelo apóstolo ou pelos leitores das cartas. O significado em Colossenses desta e das outras palavras adotadas pelo gnosticismo nos últimos anos é bastante distinto do que o significado mais tarde. O ensinamento subjacente é igualmente distinta. O Cristo de Colossenses não é o aeon Cristo do gnosticismo. Em Essenismo, por outro lado, Lightfoot e certos alemães buscam a origem desta heresia. Essenismo tem certas afinidades com o gnosticismo, de um lado e do Judaísmo, do outro. Dois forem levantadas objecções a esta explicação da origem da heresia de Colossos. No primeiro Essenismo lugar, tal como a conhecemos, é encontrado no bairro do Mar Morto, e não há nenhuma evidência para a sua criação no vale do Lico. Em segundo lugar, há referências são encontradas em Colossenses a certos ensinamentos essênios distintas, por exemplo, aquelas sobre o casamento, lavagens, comunismo, regras do sábado, etc.

 

A heresia de Colossos é devido a influências judaizantes, por um lado e crenças nativas e superstições, por outro. Os elementos Judaistic neste ensino são patentes, a circuncisão ( Colossenses 2:11 ), a Lei ( Colossenses 2:14 , Colossenses 2:15 ), e as estações especiais ( Colossenses 2:16 ). Mas há mais do que o judaísmo neste falso ensino. Seus professores olham para espíritos intermediários, anjos a quem eles adoram; e insistir em um ascetismo muito rigoroso. A procurar a origem do culto anjo no judaísmo, como é comumente feito, é, como AL Williams mostrou, perder o verdadeiro significado da atitude dos judeus para os anjos e para ampliar as vaias amargas de Celso. Além de frases usadas em exorcismo e magia que ele nos mostra que não há nenhuma evidência de que o judeu anjos sempre adorados ( JTS , X, 413 f). Este elemento na heresia de Colossos era local, encontrando seu antecedente no culto dos espíritos dos rios, e em anos posteriores a mesma tendência deu o impulso para a adoração de Michael como o santo padroeiro de Colossos (assim também Ramsay, Hastings, Dictionary of a Bíblia (cinco volumes), sob a palavra "Colossos"). O perigo de ea falsidade neste ensinamento eram de dois tipos. Em primeiro lugar, trouxe o evangelho sob as bandas da Lei, mais uma vez, não agora com a formalidade dos adversários da Galácia, mas, no entanto, certamente. Mas como os leitores do apóstolo são gentios ( Colossenses 1:27 ) Paul não está interessado em mostrar o aspecto de preparação da Lei. Ele simplesmente insiste para eles que eles são bastante livre de todas as obrigações da Lei, porque Cristo, em quem eles foram batizados ( Colossenses 2:12 ), apagou toda a Lei ( Colossenses 2:14 ). O segundo perigo é que a sua crença e culto dos poderes celestiais, idéias falsas a respeito de Cristo e do mundo material, desenvolveria ainda mais longe do que tinha. Eles, por causa de sua união com Ele, precisa temer nenhum ser angelical. Cristo triunfou sobre todos eles, levando-os como se fosse cativos em seu trem ( Colossenses 2:15 ), como Ele conquistou na cruz. Os poderes espirituais deixam de ter qualquer autoridade sobre os cristãos. É para definir Cristo para a frente, desta forma, como Cabeça sobre toda a criação como verdadeiro Deus, e da sua relação com a igreja e para o universo para desenvolver a vida cristã, que o apóstolo escreve.

(Notas International Standard Bible Encyclopedia, 1915).

fonte www.avivamentonosul.com