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historia dos protestante a igreja e reforma geral
historia dos protestante a igreja e reforma geral

     História do Protestantismo Parte de uma série sobre a

                                         História dateologia cristã 

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A Reforma Protestante começou como uma tentativa de reformar a percepção de corrupção da Igreja Católica e se originou também de diferenças teológicas. Protestantismo originado a partir das idéias de John Wycliffe , um proponente teólogo e início da reforma na igreja católica romana durante o século 14. Suas idéias influenciaram Jan Hus , um reformador cristão de Praga , que por sua vez influenciado teólogo alemão Martinho Lutero , que acendeu as chamas da Reforma Protestante.

Martin Luther escreveu Noventa e Cinco Teses sobre a venda de indulgências em 1517. Ao mesmo tempo, um movimento começou na Suíça sob a liderança de Ulrich Zwingli . A separação política da Igreja da Inglaterra de Roma sob Henry VIII , começando em 1529 e concluída em 1536, trouxe a Inglaterra ao lado do amplo movimento Reformada.  A Reforma escocesa de 1560 em forma decisiva a Igreja da Escócia e todos os presbiterianos igrejas em todo o mundo.]

Após a excomunhão de Lutero, o Papa condenou a Reforma. O trabalho e os escritos de John Calvin ajudou a estabelecer um consenso solta entre os vários grupos em Suíça , Escócia , Hungria , Alemanha e outros países. [ 3 ] No decorrer desta turbulência religiosa, as Guerra dos camponeses alemães de 1524-1525 varreu Bavaria , Thuringia e Suábia . A divisão confessional dos estados do Sacro Império Romano , eventualmente, entrou em erupção nas Guerra dos Trinta Anos de 1618-1648, deixando a aglomeração severamente enfraquecida. ]

O sucesso da Contra-Reforma no continente e o crescimento de um puritano festa dedicada a promover a reforma protestante polarizou a época elizabetana , embora não tenha sido até a Guerra Civil da década de 1640 que a Inglaterra passou por conflitos religiosos comparável ao que os seus vizinhos tiveram sofreu algumas gerações antes.

Os " Grandes Awakenings "eram períodos de rápido e dramático renascimento religioso na história religiosa anglo-americana, começando na década de 1730, também descrito como revoluções periódicas no pensamento religioso colonial .

No século 20, o protestantismo, especialmente nos Estados Unidos , era cada vez mais fragmentado. Ambos os grupos liberais e conservadores dissidentes asrose, bem como uma secularização geral da sociedade ocidental. Desenvolvimentos notáveis ​​do século 20 de US protestantismo incluem a ascensão do pentecostalismo , o fundamentalismo cristão e evangelicalismo . Enquanto esses movimentos transbordou para a Europa para um grau limitado, o desenvolvimento do protestantismo na Europa foi mais dominada pela secularização, levando a uma cada vez mais " pós-cristã da Europa ".

História e as origens

Protestantes geralmente traçar para o século 16 sua separação da Igreja Católica. Mainstream protestantismo começou com a Reforma do Magistério , assim chamado porque ele recebeu o apoio dos magistrados (isto é, as autoridades civis). A Reforma Radical , não tinha patrocínio estatal. Mais velhas igrejas protestantes, como a Unitas Fratrum ( Unidade da Irmandade ), irmãos de Moravian ou o Bohemian Irmãos traçar sua origem até o momento de Jan Hus no início do século 15. Como o Hussite movimento foi liderado por uma maioria de nobres da Boêmia e reconhecido por um tempo pelas Compactas Basel , este é considerado por alguns como a primeira Reforma Magisterial na Europa. Na Alemanha, cem anos mais tarde, os protestos contra as autoridades católicas romanas irrompeu em muitos lugares ao mesmo tempo durante um momento de ameaça islâmica Otomano invasão ¹ que distraiu os príncipes alemães, em particular. Até certo ponto, esses protestos podem ser explicadas pelos acontecimentos dos dois séculos anteriores na Europa e particularmente na Bohemia. Mais cedo, no sul da França, onde a velha influência dos cátaros levou aos protestos crescentes contra o Papa e seus autoridades, Guillaume Farel (b. 1489) pregou a reforma já em 1522 em Dauphiné , onde as guerras francesas da religião mais tarde originaram em 1562, também conhecido como huguenotes guerras. Estes também se espalhou mais tarde para outras partes da Europa.

Raízes e precursores: 14 do século e do século 15

Execução de Jan Hus , no Concílio de Constança, em 1415. Sua morte levou a uma radicalização da Reforma Bohemian e às guerras hussitas na Coroa de Bohemia .

Veja também: Bohemian Reforma

Unrest devido ao Papado de Avinhão e do cisma papal na Igreja Católica Romana (1378-1416) provocou guerras entre príncipes, revoltas entre os camponeses, e uma preocupação generalizada sobre a corrupção na Igreja. Um novo nacionalismo também desafiou o mundo medieval relativamente internacionalista. O primeiro de uma série de perspectivas revolucionárias e novos vieram de John Wycliffe na Oxford University , em seguida, a partir de Jan Hus na Universidade de Praga (Hus havia sido influenciado por Wycliffe). A Igreja Católica concluíram oficialmente debate sobre os ensinamentos de Hus, no Concílio de Constança (1414-1417). O conclave condenado Jan Hus, que foi executado por queima, apesar de uma promessa de salvo-conduto. Ao comando do Papa Martinho V , Wycliffe foi exumado e queimado como herege 12 anos depois de seu enterro.

O Concílio de Constança confirmou e reforçou a concepção tradicional medieval de igrejas e Empires. Ele não aborda as tensões nacionais ou teológicos que tinha sido instigados durante o século anterior. O Conselho não pôde evitar cisma ea guerras hussitas na Boêmia .

Após o colapso das instituições monásticas e escolástica na Europa medieval, acentuada pela "Cativeiro Babilônico" do papado, o Cisma Papal, e o fracasso do movimento Conciliar , do século XVI viu um grande debate cultural sobre reformas religiosas e depois fundamentais valores religiosos (Veja misticismo alemão ). Os historiadores que geralmente assumem que o fracasso da reforma (demasiados interesses escusos, a falta de coordenação da coligação reforma) acabaria por levar a uma maior agitação ou mesmo revolução, já que o sistema deve, eventualmente, ser ajustada ou se desintegrar, e o fracasso da Conciliar movimento ajudou a levar à Reforma Protestante na Europa. Estes movimentos reformistas frustradas variou de nominalismo , Devotio Moderna (devoção moderna) , para o humanismo que ocorre em conjunto com as forças econômicas, políticas e demográficas que contribuíram para a crescente insatisfação com a riqueza eo poder das elites clero , sensibilizar a população para a financeira e corrupção moral da secular Renaissance igreja.

O resultado da Peste Negra incentivou uma reorganização radical da economia, e, eventualmente, da sociedade europeia. Nos centros urbanos emergentes, no entanto, as calamidades do XIV e início do século XV, e as carências de mão-resultantes, deu um forte impulso à diversificação económica e inovações tecnológicas. Após a Peste Negra, a perda inicial de vida devido à fome, a peste ea peste contribuiu para uma intensificação da acumulação de capital nas áreas urbanas, e, portanto, um estímulo ao comércio, indústria e florescente crescimento urbano em áreas tão diversas como a banca ( o Fugger família de banqueiros em Augsburg eo Medici família de Florença , sendo o mais proeminente); têxteis, armamentos , especialmente estimulado pela Guerra dos Cem Anos , e de mineração de minério de ferro, devido, em grande parte, à indústria de armamento em expansão. A acumulação de excedentes, competitivo superprodução , e aumento da concorrência para maximizar a vantagem econômica, contribuiu para a guerra civil, agressivo militarismo , e, portanto, para a centralização. Como resultado direto do movimento em direção à centralização, líderes como Louis XI de France (1461-1483), o "rei spider", tentou remover todas as restrições constitucionais sobre o exercício da sua autoridade. Em Inglaterra , França e Espanha o movimento em direção à centralização começou no século XIII, foi levado para uma conclusão bem sucedida.

Mas, como a recuperação e prosperidade progressos, possibilitando a população a atingir os seus níveis anteriores no final dos séculos 15 e 16, a combinação de um recém-abundante oferta de trabalho e melhoria da produtividade, foi uma benção para muitos segmentos da sociedade da Europa Ocidental. Apesar de tradição, os proprietários começaram a excluir camponeses de " terras comuns ". Com o comércio estimulada, os proprietários de terras cada vez mais afastado da manorial economia. Fabricação de lã se expandido muito na França , Alemanha , e da Holanda e novos têxteis indústrias começaram a se desenvolver.

A invenção do tipo móvel levou ao zelo protestante para traduzir a Bíblia e coloca-lo nas mãos de leigos.

O "humanismo" da Renascença período estimulada efervescência acadêmica sem precedentes, e uma preocupação para a liberdade acadêmica . Em curso, debates teóricos sérios ocorreu nas universidades sobre a natureza da igreja, e a fonte e extensão da autoridade do papado, de conselhos, e dos príncipes.

Século 16

95 teses de Lutero

Protestos contra Roma começou a sério quando Martin Luther , um agostiniano monge e professor da Universidade de Wittenberg , chamado em 1517 para uma reabertura do debate sobre a venda de indulgências . A rápida propagação de descontentamento ocorreu em grande parte por causa da imprensa e do movimento rápido resultante de ambas as idéias e documentos, incluindo as 95 Teses . Informação foi também amplamente divulgado em forma de manuscrito, bem como por cópias baratas e xilogravuras entre as camadas mais pobres da sociedade.

Paralelo aos eventos na Alemanha, um movimento começou na Suíça sob a liderança de Ulrich Zwingli . Esses dois movimentos rapidamente concordaram na maioria das questões, como as recentemente introduzidas impressão de imprensa difundir idéias rapidamente de lugar para lugar, mas algumas diferenças não resolvidas manteve-los separados. Alguns seguidores de Zwingli acreditavam que a Reforma foi muito conservadora, e mudou-se de forma independente em direção a posições mais radicais, algumas das quais sobrevivem entre os dias modernos anabatistas . Outros movimentos protestantes cresceram ao longo das linhas de misticismo ou humanismo ( cf. Erasmus ), às vezes quebrando de Roma ou de os protestantes, ou formando fora das igrejas.

 

Ulrich Zwingli

Iconoclastia em Zurique , 1524.

Após esta primeira etapa da reforma, após a excomunhão de Lutero e condenação da Reforma pelo Papa, o trabalho e os escritos de John Calvin foram influentes na criação de um amplo consenso entre os vários grupos na Suíça, Escócia , Hungria, Alemanha e em outros lugares.

As bases da Reforma envolvidos com Augustinianism . Tanto Lutero e Calvino pensado ao longo de linhas ligadas com os ensinamentos teológicos de Agostinho de Hipona . O Augustinianism dos reformadores lutaram contra Pelagianismo , uma heresia que eles percebida na Igreja Católica de seu dia. No decorrer desta turbulência religiosa, as Guerra dos camponeses alemães de 1524-1525 varreu a Baviera , Turíngia e da Suábia principados, deixando dezenas de católicos abatidos nas mãos de bandas protestantes, incluindo a Companhia Negra de Florian Geier , um cavaleiro de Giebelstadt que se juntou aos camponeses na indignação geral contra a hierarquia católica.

Mesmo que Lutero e Calvino tinha ensinamentos teológicos muito semelhantes, a relação entre os seus seguidores se virou rapidamente para o conflito. O francês Michel de Montaigne contou uma história de um pastor luterano que afirmou certa vez que preferia celebrar a missa de Roma do que participar de um serviço calvinista.

A separação política da Igreja da Inglaterra de Roma sob Henry VIII , começando em 1529 e concluída em 1536, trouxe a Inglaterra ao lado deste amplo movimento reformada. No entanto, as mudanças religiosas na igreja nacional Inglês procedeu de forma mais conservadora do que no resto da Europa. Reformadores da Igreja da Inglaterra alternado, por séculos, entre simpatias para tradições católicas e protestantismo, forjando progressivamente um compromisso estável entre aderência à tradição antiga e protestantismo, que agora é chamado às vezes o via mídia .

A vida de Martin Luther e os heróis da Reforma

Martinho Lutero, João Calvino, e Ulrich Zwingli são considerados reformadores porque seus movimentos de reforma foram apoiados pelo governante autoridades ou "magistrados". Frederico, o Sábio não só apoiou Lutero, que era professor na universidade que ele fundou, mas também o protegeu, ocultando Luther no Castelo de Wartburg em Eisenach. Zwingli e Calvino foram apoiados pelas prefeituras em Zurique e Genebra . Uma vez que o termo "magister" também significa "professor", a Reforma Magisterial também é caracterizado por uma ênfase na autoridade de um professor. Isso se torna evidente na proeminência de Lutero, Calvino e Zwingli como líderes dos movimentos de reforma em suas respectivas áreas de ministério. Por causa de sua autoridade, eles foram muitas vezes criticado por reformadores radicais como sendo muito parecido com os papas romanos. Por exemplo, Radical Reformer Andreas von Bodenstein Karlstadt referiu-se aos teólogos em Wittenberg como os "novos papistas". [ 7 ]

Humanismo ao protestantismo

O reformismo frustrado dos humanistas, iniciou-se com o Renaissance , contribuiu para uma impaciência crescente entre os reformadores. Erasmus e figuras posteriores como Martinho Lutero e Zwingli iria surgir a partir deste debate e, eventualmente, contribuir para um outro grande cisma da cristandade. A crise da teologia começando com William de Ockham , no século XIV estava ocorrendo em conjunto com o novo burguês descontentamento. Desde a ruptura das filosóficas fundamentos da escolástica , a nova nominalismo não augura nada de bom para uma igreja institucional legitimada como um intermediário entre o homem e Deus. Novo pensamento favorecido a noção de que não religioso doutrina pode ser apoiada por argumentos filosóficos, erodindo a antiga aliança entre razão e fé do período medieval colocado para fora por Tomás de Aquino .

Erasmo

Os principais movimentos de reforma individualistas que se revoltaram contra a escolástica medieval e as instituições que sustentavam fosse o humanismo , a devoção, (ver, por exemplo, os Irmãos da Vida Comum e Jan Standonck ) eo observantine tradição. Na Alemanha , "a maneira moderna" ou devocionalismo pegou nas universidades, o que requer uma redefinição de Deus, que não era mais um princípio de governo racional, mas, uma vontade incognoscível arbitrário que não pode ser limitado. Deus era agora uma régua e religião seria mais fervorosa e emocional. Assim, o renascimento que se seguiu de teologia agostiniana, afirmando que o homem não pode ser salvo por seus próprios esforços, mas somente pela graça de Deus, iria corroer a legitimidade das instituições rígidas da igreja pretende fornecer um canal para o homem fazer boas obras e entrar no céu . Humanismo, no entanto, foi mais de um movimento de reforma educacional com origem no Renascimento renascimento do 's aprendizagem clássica e pensamento. A revolta contra aristotélica lógica, colocou grande ênfase na reforma indivíduos através de eloquência, em oposição à razão. A Renascença Europeia lançou as bases para os humanistas do norte em seu reforço da utilização tradicional do Latin como a grande língua unificadora da cultura europeia.

A polarização da comunidade acadêmica na Alemanha sobre o Reuchlin (1455-1522) caso, atacada pelo clero de elite para o seu estudo de hebraico e textos judaicos, trouxe Luther totalmente em linha com as reformas educacionais humanistas que favoreceu a liberdade acadêmica . Ao mesmo tempo, o impacto da Renascença em breve iria sair pela culatra contra o catolicismo tradicional, dando início a uma idade de reforma e um repúdio de grande parte da tradição medieval Latina. Liderados por Erasmus, os humanistas condenado várias formas de corrupção dentro da Igreja, as formas de corrupção que pode não ter sido mais prevalente do que durante o apogeu medieval da igreja. Erasmus considerou que a verdadeira religião era uma questão de devoção para dentro ao invés de símbolos externos da cerimônia e ritual. Voltando para os textos antigos, escrituras, a partir deste ponto de vista o maior ponto culminante da antiga tradição, são os guias para a vida. Favorecendo morais reformas e a ênfase didática ritual, Erasmus lançou as bases para Lutero.

Intelectual de humanismo anti-clericalismo iria influenciar profundamente Lutero. Os cada vez mais bem-educados média setores da Alemanha do Norte, ou seja, a comunidade educados e os moradores da cidade se voltaria para repensar da religião de Lutero para conceituar o seu descontentamento acordo com o meio cultural da época. A grande ascensão dos burgueses, o desejo de executar os seus novos negócios livre de barreiras institucionais ou práticas culturais antiquadas, contribuiu para o apelo do humanista individualismo . Para muitos, papais instituições eram rígidos, especialmente em relação aos seus pontos de vista sobre preço justo e usura . No Norte, burgueses e monarcas estavam unidos em sua frustração por não pagar quaisquer impostos à nação, mas a cobrança de impostos a partir de temas e que as receitas de forma desproporcional ao Papa em Itália .

Estas tendências intensificada demandas por reforma e revitalização significativa junto com anticlericalismo. Novos pensadores começaram a notar a divisão entre os sacerdotes e do rebanho. O clero, por exemplo, nem sempre foram bem-educado. Os párocos muitas vezes não sabia latim e freguesias rurais muitas vezes não têm grandes oportunidades para a educação teológica para muitos na época. Devido às suas grandes propriedades e rigidez institucional, a rigidez a que os excessivamente grandes fileiras do clero contribuíram, muitos bispos estudou direito , não teologia, sendo relegado ao papel de gerentes de propriedade formados em administração. Enquanto sacerdotes enfatizou obras de religiosidade, a respeitabilidade da igreja começou a diminuir, especialmente entre os citadinos bem educados, e especialmente considerando os últimos fios de humilhação política, tais como a apreensão do Papa Bonifácio VIII por Filipe IV de França , o "Cativeiro Babilônico" , o Grande Cisma, eo fracasso do reformismo Conciliar. Em certo sentido, a campanha pelo Papa Leão X para levantar fundos para reconstruir St. Basílica de Peter era muito de um excesso pelo secular Renaissance igreja, o que levou as indulgências de alta pressão que prestados os estabelecimentos clero ainda mais não gostavam nas cidades.

Luther emprestado dos humanistas o senso de individualismo, de que cada homem pode ser o seu próprio sacerdote (uma atitude susceptível de encontrar apoio popular, considerando a rápida ascensão de uma classe média urbana educada no Norte), e que a única autoridade verdadeira é a Bíblia , ecoando o zelo reformista do movimento Conciliar e abertura do debate, uma vez mais sobre a limitação da autoridade do Papa. Embora suas idéias chamados para a redefinição acentuada das linhas divisórias entre os leigos e do clero, suas idéias ainda estavam, por este ponto, reformista na natureza. Contenção de Lutero de que a vontade humana era incapaz de seguir o bem, no entanto, resultou em sua racha com Erasmus finalmente distinguir reformismo luterano de humanismo .

Luteranismo adotada pelos príncipes alemães

Lutero afirmou uma teologia da Eucaristia chamado Presença Real , uma doutrina da presença de Cristo na Eucaristia, que afirma a presença real ainda sustentando que o pão eo vinho não são "mudou" no corpo e sangue; sim os elementos divinos aderir "em, com e sob" os elementos terrestres. Ele tomou essa compreensão da presença de Cristo na Eucaristia a ser mais harmoniosa com o ensinamento da Igreja sobre a Encarnação. Assim como Cristo é a união da plenamente humano eo plenamente divino (cf. Concílio de Calcedônia), de modo a Eucaristia é uma união de Pão e Corpo, Wine and Blood. De acordo com a doutrina da presença real, realizaram-se as substâncias do corpo e do sangue de Cristo e do pão e do vinho a conviver juntos na hóstia consagrada durante o serviço de comunhão. Enquanto Luther parecia manter a consagração perpétua dos elementos, outros luteranos argumentou que qualquer pão ou vinho consagrados sobra reverteria ao seu estado anterior do momento em que o serviço terminou. A maioria dos luteranos aceitar este último.

A compreensão luterana da Eucaristia é distinta da doutrina reformada da Eucaristia em que os luteranos afirmar uma presença real, física de Cristo na Eucaristia (em oposição a qualquer uma "presença espiritual" ou um "memorial") e luteranos afirmam que a presença de Cristo não depende da fé do destinatário; o arrependido receber a Cristo na Eucaristia dignamente, os impenitentes, que recebe o risco Eucaristia a ira de Cristo.

Luther, juntamente com o seu colega Philipp Melanchton , enfatizou esse ponto em seu apelo para a Reforma na Dieta Imperial de 1529 em meio a acusações de heresia . Mas as mudanças que ele propôs eram de uma natureza tão fundamental que, pela sua própria lógica que iriam derrubar automaticamente a ordem de idade; nem o imperador nem a Igreja poderia aceitá-los, como Luther bem sabia. Como só era de se esperar, o edital pela Dieta de Worms (1521) proibiu todas as inovações. Enquanto isso, nestes esforços para manter o disfarce de um reformador católico, em oposição a um revolucionário herética, e apelar para príncipes alemães com sua condenação religiosa das revoltas camponesas apoiadas pela Doutrina dos Dois Reinos , crescente conservadorismo de Lutero provocaria mais reformadores radicais.

Em uma conferência religiosa com os Zwinglians em 1529, juntou-se com Luther Melanchthon em se opor a uma união com Zwingli . Há finalmente seria um cisma no movimento de reforma devido à crença de Lutero na presença real -o real (em oposição ao simbólico) a presença de Cristo na Eucaristia. Sua intenção original não era cisma, mas com a Dieta de Augsburg (1530) e sua rejeição do Lutheran Confissão de Augsburgo , uma igreja luterana separada finalmente saiu. Em certo sentido, Luther levaria teologia ainda, no seu desvio do dogma católico estabelecido, forçando um racha entre o humanista Erasmo e Lutero. Da mesma forma, Zwingli repudiaria mais ritualismo, e romper com o Luther cada vez mais conservadora.

Reforma e Contra-Reforma na Europa. Terras protestantes no azul, Católica em azeite

Além da envolvente das classes mais baixas, os setores médios do norte da Alemanha, ou seja, a comunidade educados e os moradores da cidade, iria voltar para a religião para conceituar o seu descontentamento acordo com o meio cultural da época. A grande ascensão dos burgueses, o desejo de executar os seus novos negócios livre de barreiras institucionais ou práticas culturais antiquadas contribuiu para o apelo do individualismo. Para muitos, as instituições papais eram rígidos, especialmente em relação aos seus pontos de vista sobre preço justo e usura . No Norte, burgueses e monarcas estavam unidos em sua frustração por não pagar quaisquer impostos à nação, mas a cobrança de impostos de indivíduos e que as receitas de forma desproporcional para a Itália. No norte da Europa, Lutero apelou para a crescente consciência nacional dos estados alemães, porque ele denunciou o Papa por envolvimento na política, bem como a religião. Além disso, ele apoiou a nobreza, o que foi agora justificada para esmagar a Grande Revolta Camponesa de 1525 e de confiscar a propriedade da igreja por Lutero Doutrina dos Dois Reinos . Isso explica a atração de alguns príncipes territoriais para o luteranismo, especialmente sua doutrina dos dois reinos. No entanto, o eleitor de Brandemburgo, Joachim I, culpou o luteranismo para a revolta e assim fizeram os outros. Em Brandenburg, foi apenas com o seu sucessor Joachim II que o luteranismo foi estabelecida, e a velha religião não foi formalmente extinta em Brandenburg até a morte do último bispo católico lá, Georg von Blumenthal , que era bispo de Lebus e soberano príncipe-bispo de Ratzeburg .

Com o subordinado a igreja e o agente de autoridade e camponesas rebeliões civis condenados em termos religiosos rigorosos, o luteranismo e sentimento nacionalista alemão eram ideais para coincidir.

Embora Charles V lutou contra a Reforma, não é por acaso quer que o reinado de seu predecessor nacionalista Maximilian I viu o início do movimento. Enquanto os Estados centralizados da Europa ocidental tinha alcançado acordos com o Vaticano que lhes permite desenhar na rica propriedade da igreja para os gastos do governo, permitindo-lhes formar igrejas estatais que eram muito autónoma de Roma, movimentos semelhantes em nome do Império foram infrutíferas enquanto príncipes e bispos príncipe lutou reformas para soltar a pretensão do império universal secular.

Reforma Protestante (1517 - 1579)

Ver artigo principal: Reforma Protestante

No início do século 16, a igreja foi confrontado com o desafio proposto por Martin Luther ao ensinamento tradicional sobre a autoridade doutrinal da Igreja e para muitas de suas práticas também. A aparente incapacidade do Papa Leão X (1513-1521) e aquelas papas que o sucederam a compreender a importância da ameaça que Lutero colocados - ou, na verdade, a alienação de muitos cristãos pela corrupção que se espalhou por toda a igreja - foi um fator importante para o crescimento rápido da Reforma Protestante. No momento em que a necessidade de um, reformando a liderança papal vigorosa foi reconhecido, tanto do norte da Europa já tinha se convertido ao protestantismo.

Alemanha

Martin Luther

Martin Luther (10 de novembro de 1483 - 18 de fevereiro de 1546) foi um alemão monge , teólogo , professor universitário, padre, pai do protestantismo ,  e igreja reformista cujas idéias começaram a protestante Reforma .

Lutero ensinava que a salvação é um dom gratuito de Deus e recebeu apenas por meio da verdadeira fé em Jesus como redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade do papado aduzindo a Bíblia como a única fonte infalível de Christian doutrina ] e combater " sacerdotalism "na doutrina de que todos os batizados cristãos são um sacerdócio universal . ]

Recusa de Lutero para retrair seus escritos em confronto com o imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa Leão X (na verdade, em 3 de janeiro de 1521, antes da dieta convocado) e declaração como um fora da lei . Sua tradução da Bíblia para a língua das pessoas, fez as Escrituras mais acessível, causando um impacto tremendo na igreja e na cultura alemã. Promoveu o desenvolvimento de uma versão padrão do idioma alemão , adicionou diversos princípios à arte da tradução, [ 16 ] e influenciou a tradução da Bíblia King James . [ 17 ] Seus hinos inspiraram o desenvolvimento do canto congregacional dentro do cristianismo. [ 18 ] Seu casamento com Katharina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical dentro do protestantismo.

A venda de indulgências mostrados em uma pergunta para um Mintmaker , Xilogravura por Jörg Breu, o Velho de Augsburg, circa 1530.

Porta da Schlosskirche (Igreja do Castelo) em Wittenberg para que Lutero disse ter pregou suas 95 teses , o que provocou a Reforma .

Em 1516-1517, Johann Tetzel , um frade dominicano e comissário pontifício para indulgências , foi enviado para a Alemanha pela Igreja Católica Romana de vender indulgências para arrecadar dinheiro para reconstruir a Basílica de São Pedro , em Roma. [ 20 ] teologia católica romana afirmou que somente a fé , quer fiduciária ou dogmática, não pode justificar o homem; . e que apenas a fé como está ativo na caridade e boas obras (fides caritate formata) pode justificar o homem Estas boas obras poderia ser obtido através da doação de dinheiro para a igreja .

Em 31 de outubro 1517, Lutero escreveu a Albrecht, Arcebispo de Mainz e Magdeburg , protestando contra a venda de indulgências. Ele fechado em sua carta uma cópia de seu "Disputa de Martin Luther sobre o Poder e Eficácia das Indulgências", que veio a ser conhecido como As 95 Teses .

Lutero se opôs a um ditado atribuído a Johann Tetzel que "Assim que a moeda nos anéis de caixão, a alma do purgatório,"] insistindo que, uma vez que o perdão era de Deus sozinho a conceder, aqueles que afirmavam que as indulgências absolvido compradores de todos os castigos e concedeu-lhes a salvação estavam em erro. Os cristãos, disse ele, não deve afrouxar no seguimento de Cristo na conta de tais falsas garantias.

De acordo com Walter Krämer, Götz Trenkler, Gerhard Ritter e Gerhard Prause,] a história da postagem na porta se estabeleceu como um dos pilares da história, mas seus fundamentos na verdade são mínimas. No prefácio da segunda prensagem de trabalho compilado de Lutero, lançado postumamente, humanista e reformista Philipp Melanchton escreve 'supostamente, Luther, ardendo de paixão e apenas devoção, postou as Noventa e Cinco Teses na Igreja do Castelo de Wittenberg , Alemanha, em Todos os Santos . Eve, 31 de outubro (calendário antigo) "Na época em que foi escrito o prefácio Melanchton viveu em Tübingen ., longe de Wittenberg No prefácio, Melanchton apresenta mais fatos que não são verdade: Ele escreve que o homem de vendas de indulgências Johann Tetzel publicamente queimado e noventa e cinco teses de Lutero, que Lutero realizou faculdades sobre a natureza e física, e que Lutero tinha visitado Roma em 1511. Para um professor da Universidade de Wittenberg para postar tese sobre portas não tem paralelo na história. Ainda mais, Luther é conhecido como fortemente cumpridores da lei, e de publicar seus pensamentos e direção de tal forma seria fortemente contra seu caráter. Luther nunca mencionou nada nesse sentido em seus escritos, e o único relato contemporâneo da publicação da tese é a conta do servo de Luther Agricola , escrito em latim. Nesta conta, Agricola afirma que certas teses 'Lutero presentes no ano de 1517 de acordo com os costumes da Universidade de Wittenberg, como parte de uma discussão científica. A apresentação da tese foi feito de forma modesta e respeitosa, evitando a zombar ou insultar ninguém ". Não há nenhuma menção de pregar a tese de uma porta, nem qualquer outro relatório de origem disso. Na realidade, Lutero apresentou uma mão- cópia escrita, acompanhada de comentários honrosas ao arcebispo Albrecht de Mainz e Magdeburg , responsável pela prática das vendas de indulgências, e ao bispo de Brandenburg , o superior de Lutero.

Não foi até janeiro 1518, que os amigos de Lutero traduziu as 95 teses do latim para o alemão, impresso e amplamente copiado, tornando a controvérsia entre os primeiros na história a ser ajudado pela imprensa . [ 27 ] Dentro de duas semanas, cópias das teses tinha se espalhado por toda a Alemanha; prazo de dois meses em toda a Europa. Em contraste com a velocidade com que as teses foram distribuídos, a resposta do papado era demasiado lentos. Após três anos de debate e negociações envolvendo Luther, do governo e oficiais da igreja, em 15 de Junho de 1520, o Papa advertiu Lutero com a bula papal (edital) Exsurge Domine que ele arriscou a excomunhão , a menos que ele se retratou 41 frases tiradas de seus escritos, incluindo o 95 Teses , no prazo de 60 dias.

Naquele outono, Johann Eck proclamou o touro em Meissen e outras cidades. Karl von Miltitz , um papal núncio , tentou intermediar uma solução, mas Lutero, que tinha enviado ao Papa uma cópia de seu conciliatória na liberdade de um cristão (que o Papa se recusou a ler) em outubro, definir publicamente fogo para o touro e decretals em Wittenberg em 10 de Dezembro de 1520, [ 28 ] um ato que ele defendeu em Por que o Papa e seu recente livro são queimados e afirmações sobre Todos os artigos .

Como conseqüência, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 03 de janeiro de 1521, na bula Decet Romanum Pontificem .

Suíça

 Reforma na Suíça

Zwingli

Paralelo aos eventos na Alemanha, um movimento começou na Suíça sob a liderança de Ulrico Zwinglio (falecido em 1531). Esses dois movimentos rapidamente concordaram na maioria das questões, como as recentemente introduzidas impressão de imprensa difundir idéias rapidamente de lugar para lugar, mas algumas diferenças não resolvidas manteve-los separados. Alguns seguidores de Zwingli acreditavam que a Reforma foi muito conservadora, e mudou-se de forma independente em direção a posições mais radicais, algumas das quais sobrevivem entre os dias modernos anabatistas . Outros movimentos protestantes cresceram ao longo das linhas de misticismo ou humanismo ( cf. Erasmus ), às vezes quebrando de Roma ou de os protestantes, ou formando fora das igrejas.

John Calvin

John Calvin

 

Ulrich Zwingli

Após a excomunhão de Lutero e condenação da Reforma pelo Papa, o trabalho e os escritos de John Calvin foram influentes na criação de um amplo consenso entre os vários grupos na Suíça, Escócia , Hungria, Alemanha e em outros lugares.

Genebra tornou-se a capital não oficial do movimento protestante, liderada pelo francês, Jean Calvin , até sua morte em 1564 (quando o aliado de Calvino, William Farel , assumiu a liderança espiritual do grupo).

As bases da Reforma envolvidos com Augustinianism . Tanto Lutero e Calvino pensado ao longo de linhas ligadas com os ensinamentos teológicos de Agostinho de Hipona. O Augustinianism dos reformadores lutaram contra Pelagianismo , uma heresia que eles percebida na Igreja Católica de seu dia. Ironicamente, apesar de ambos Lutero e Calvino ambos tiveram ensinamentos teológicos muito semelhantes, a relação entre luteranos e calvinistas evoluiu para um dos conflitos.

Escandinávia

 Dinamarca

Todos Scandinavia finalmente aprovada luteranismo ao longo do século XVI, como os monarcas da Dinamarca (que também governou Noruega e Islândia ) e Suécia (que também governou Finlândia ) convertido em que a fé.

Na Suécia, a Reforma foi liderada por Gustav Vasa , rei eleito em 1523. O atrito com o papa sobre a interferência deste último em assuntos eclesiásticos suecos levaram à desistência de qualquer ligação oficial entre a Suécia e o papado de 1523. [ 29 ] Quatro anos mais tarde, na Dieta de Västerås, o rei conseguiu forçar a dieta para aceitar o seu domínio sobre a igreja nacional. O rei foi dada posse de todos aprovação real propriedade da igreja, os compromissos da igreja necessária, o clero estavam sujeitos ao direito civil, e da "pura Palavra de Deus" devia ser pregado nas igrejas e ensinado nas escolas-efetivamente concessão sanção oficial para Luterana idéias.

Sob o reinado de Frederico I (1523-1533), Dinamarca permaneceu oficialmente católico. Mas, apesar de Frederick inicialmente se comprometeu a perseguir os luteranos, ele logo adotou uma política de proteção de pregadores e reformadores luteranos, dos quais o mais famoso foi Hans Tausen . [ 29 ] Durante o seu reinado, o luteranismo feito incursões significativas entre a população dinamarquesa. O filho de Frederick, Christian, era abertamente Lutheran, o que impediu a sua eleição ao trono após a morte de seu pai. No entanto, após sua vitória na guerra civil que se seguiu, em 1537 ele se tornou cristão III e começou uma reforma da igreja oficial do Estado.

Inglaterra

 

Elizabeth I , rainha da Inglaterra e da Irlanda.

Igreja da Inglaterra

A separação da Igreja da Inglaterra de Roma sob Henry VIII , começando em 1529 e concluída em 1536, trouxe a Inglaterra ao lado deste amplo movimento reformada. No entanto, as mudanças religiosas na igreja nacional Inglês procedeu de forma mais conservadora do que no resto da Europa; Próprio rei Henry procurou apenas para quebrar a ligação a Roma, mas os bispos, em particular, Thomas Cranmer , arcebispo de Canterbury, dirigiu a igreja recém-liberado em reforma protestante. Reformadores da Igreja da Inglaterra alternado, por séculos, entre simpatias para as tradições antigas e mais protestantismo radical, forjando progressivamente um compromisso entre práticas conservadoras e as idéias dos puritanos. No período vitoriano este foi reinterpretado por John Newman como uma via mídia (meio-termo), que ideia continua a ser um tema atual do discurso Anglicana.

Na Inglaterra, a Reforma seguido um curso diferente do resto da Europa. Não tinha sido por muito tempo um forte traço de anti-clericalismo, e Inglaterra já tinha dado origem ao Lollard movimento de John Wycliffe , que desempenhou um papel importante na inspirando os hussitas na Boêmia . Lollardy foi suprimida e tornou-se um movimento subterrâneo de modo que a extensão de sua influência na década de 1520 é difícil de avaliar. O personagem diferente do Inglês Reforma veio um pouco do fato de que ele foi impulsionado inicialmente pelas necessidades políticas de Henry VIII . Henry tinha sido uma vez um católico romano sincero e tinha mesmo autor de um livro criticando fortemente Luther, mas mais tarde ele achou oportuno e rentável de romper com o Papado. Sua esposa, Catarina de Aragão , deu-lhe apenas uma única criança, Mary . Como a Inglaterra passou recentemente por um conflito dinástico longa ( ver Guerra das Rosas ), Henry temia que sua falta de um herdeiro masculino poderia comprometer reivindicação de seus descendentes ao trono. No entanto, o Papa Clemente VII, concentrando-se mais em "saque de Roma", de Charles V, negou o seu pedido de anulação. Teve Clement concedida a anulação e, portanto, admitiu que seu predecessor, Julius II, tinha cometido um erro, Clemente teria dado apoio à afirmação luterana que Papas substituído o seu próprio julgamento para a vontade de Deus. Rei Henry decidiu retirar a Igreja da Inglaterra da autoridade de Roma. Em 1534, o Ato de Supremacia fez Henry o Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra. Entre 1535 e 1540, sob Thomas Cromwell , a política conhecida como a dissolução dos monastérios foi posta em prática. A veneração de alguns santos , certos peregrinações e alguns santuários de peregrinação também foram atacados. Enormes quantidades de terra da igreja e propriedade passou para as mãos da coroa e, finalmente, para os da nobreza e aristocracia. O interesse, portanto, criado feita para uma força poderosa no apoio das dissoluções.

Houve alguns adversários notáveis ​​à Reforma do Rei Henrique , como Thomas More eo bispo John Fisher , que foram executados por sua oposição. Houve também uma festa cada vez maior de reformadores que estavam imbuídos os Zwinglian e calvinistas doutrinas agora presente no continente. Quando Henry morreu, ele foi sucedido por seu filho protestante Edward VI , que, através de seus conselheiros habilitados (com o rei sendo apenas nove anos de idade na sua sucessão e ainda não dezesseis anos de sua morte), o Duque de Somerset e do Duque de Northumberland, encomendado a destruição de imagens nas igrejas, e o fechamento das capelas . De acordo com Edward VI, e com Thomas Cranmer como Arcebispo, a reforma da Igreja da Inglaterra foi estabelecido de forma inequívoca em termos doutrinários. No entanto, em um nível popular, religião na Inglaterra ainda estava em um estado de fluxo. Depois de uma breve restauração católica romana durante o reinado de Mary 1553-1558, um amplo consenso desenvolvido durante o reinado de Elizabeth I , embora este ponto é um dos considerável debate entre os historiadores. No entanto, é o chamado " elisabetano Settlement religiosa "para que as origens do anglicanismo são tradicionalmente atribuída. O compromisso era inquieto e era capaz de virando entre extrema Calvinismo , por um lado e do catolicismo, do outro, mas em comparação com o estado sangrenta e caótica na França contemporânea, foi relativamente bem sucedido até à Revolução Puritana ou Inglês Guerra Civil no século XVII.

Movimento puritano

Artigos principais: Puritan e Inglês Guerra Civil

O sucesso da Contra-Reforma no continente e o crescimento de um puritano festa dedicada a promover a reforma protestante polarizou a época elizabetana , embora não foi até a década de 1640 que a Inglaterra passou por conflitos religiosos comparável ao que os seus vizinhos tinham sofrido algumas gerações antes .

O início do movimento puritano (final do século 16 do século 17), foi reformada ou calvinista e foi um movimento pela reforma na Igreja da Inglaterra . Suas origens estão no descontentamento com o Isabelino estabelecimento religioso . O desejo era para a Igreja da Inglaterra para se parecer mais com as igrejas protestantes da Europa, especialmente Genebra . Os puritanos opôs-se ornamentos e ritual nas igrejas como idólatra (paramentos, opas, órgãos, genuflexão), que eles castigados como " papista pompa e trapos ". (Veja Vestments controvérsia ). Eles também se opuseram aos tribunais eclesiásticos. Eles se recusaram a endossar completamente todas as direções rituais e fórmulas do Livro de Oração Comum ; a imposição de sua ordem litúrgica por força legal e inspeção afiada puritanismo em um movimento de oposição definitiva.

O movimento puritano mais tarde foram muitas vezes referida como dissidentes e não-conformistas e, eventualmente, levou à formação de várias Reformadas denominações .

A emigração mais famoso e bem conhecido para a América foi a migração dos separatistas do puritano de a Igreja Anglicana da Inglaterra, que fugiu primeiro para a Holanda , e, posteriormente, para a América, para estabelecer as colónias inglesas da Nova Inglaterra , que mais tarde tornou-se o United Membros .

Estes separatistas puritanos também eram conhecidos como " os peregrinos ". Depois de estabelecer uma colônia em Plymouth (no que se tornaria mais tarde Massachusetts) em 1620, os peregrinos puritanos recebeu uma carta do rei da Inglaterra que legitimou sua colônia, o que lhes permite fazer negócios e comércio com os comerciantes na Inglaterra, de acordo com os princípios de mercantilismo . Este bem-sucedido, embora inicialmente muito difícil, colônia marcou o início da presença protestante na América (o anterior francesa, assentamentos espanhóis e portugueses tinha sido Católica), e tornou-se uma espécie de oásis de espiritual e liberdade econômica , para que perseguiu protestantes e outros minorias das Ilhas Britânicas e da Europa (e, mais tarde, de todo o mundo) fugiu para a paz, a liberdade e oportunidade.

A intenção original dos colonos era estabelecer puritanismo espiritual, que tinha sido negado a eles na Inglaterra e no resto da Europa a se envolver em comércio pacífico com a Inglaterra e os índios americanos nativos e para cristianizar os povos das Américas.

Scotland ]

 Reforma escocesa

A Reforma, no caso da Escócia culminou eclesiasticamente no re-estabelecimento da igreja ao longo reformadas linhas, e politicamente no triunfo do Inglês influência sobre o da França . John Knox é considerado como o líder da Reforma Escocesa

O Parlamento Reforma de 1560, que repudiou a autoridade do papa, proibiu a celebração da missa e aprovou um protestante Confissão de Fé , foi possível graças a uma revolução contra o francês hegemonia sob o regime da regente Maria de Guise , que governava a Escócia, em o nome de sua filha ausente Mary, Queen of Scots , (então também rainha da França).

A Reforma Scottish decisivamente moldaram a Igreja da Escócia  e, através dele, todos os outros Presbiteriana igrejas em todo o mundo.

Um reavivamento espiritual também eclodiu entre os católicos logo após ações de Martinho Lutero, e levou à movimentação dos Covenanters escoceses , o precursor da Scottish presbiterianismo . Este movimento se espalhou, e grandemente influenciado a formação de puritanismo entre a Igreja Anglicana na Inglaterra . Os Covenanters escoceses foram perseguidos pela Igreja Católica Romana. Esta perseguição pelos católicos levou alguns a liderança protestante Covenanter out of Scotland, e em França e, mais tarde, Suíça .

França

Artigos principais: huguenotes , Igreja Reformada da França e Guerras de Religião francês

Protestantismo também se espalhou para a França, onde os protestantes foram apelidado de " huguenotes ", e isso desencadeou décadas de guerra na França, após o apoio inicial por Henrique de Navarra foi perdido devido à " Noite dos cartazes "affair. Muitos huguenotes franceses no entanto, ainda contribuiu para o movimento protestante, incluindo muitos que emigraram para as colónias inglesas.

São Bartolomeu massacre Dia, Pintura de 's François Dubois (nascido por volta de 1529, Amiens, Picardia)

Embora ele não foi pessoalmente interessado em reforma religiosa, Francis I (1515-1547) manteve inicialmente uma atitude de tolerância, decorrente de seu interesse pelo humanista movimento. Isso mudou em 1534, com o Caso dos cartazes . Neste ato, os protestantes denunciou a massa em cartazes que apareceram em toda a França, chegando até os aposentos reais. A questão da fé religiosa de ter sido jogado na arena da política, Francis foi solicitado para ver o movimento como uma ameaça para a estabilidade do reino. Isso levou à primeira grande fase de perseguição anti-protestante na França, em que a Chambre Ardente ("Burning Chamber") foi criado dentro do Parlamento de Paris para lidar com o aumento dos processos por heresia. Vários milhares de protestantes franceses fugiram do país durante este tempo, mais notavelmente John Calvin , que se estabeleceu em Genebra .

Calvin continuou a ter interesse nos assuntos religiosos de sua terra natal e, a partir de sua base em Genebra, além do alcance do rei francês, regularmente treinados pastores para liderar as congregações na França. Apesar da perseguição pesado por Henry II , a Igreja Reformada da França , em grande parte calvinista na direção, fez um progresso constante em grandes setores da nação, no urbano burguesia e de partes da aristocracia , apelando para pessoas alienadas pela obstinação e a complacência da estabelecimento Católica.

Protestantismo francês, apesar de seu apelo aumentou sob perseguição, veio a adquirir um caráter nitidamente político, se tornou ainda mais evidente pelas conversões nobres da década de 1550. Isto teve o efeito de criar as condições para uma série de conflitos destrutivos e intermitentes, conhecidos como as Guerras de Religião . As guerras civis foram ajudados pela morte súbita de Henry II em 1559, que marcou o início de um período prolongado de fraqueza para a coroa francesa. Atrocity e indignação se tornou a característica que define o tempo, ilustrado em sua forma mais intensa no St . Dia massacre de Bartolomeu de agosto 1572, quando a Igreja Católica aniquilado entre 30.000 e 100.000 huguenotes em toda a França. [ 30 ] As guerras só concluiu quando Henry IV , ele próprio um ex-huguenote, emitiu o Édito de Nantes , prometendo tolerância oficial da minoria protestante, mas sob condições altamente restritas. Catolicismo permaneceu a religião oficial do Estado, e as fortunas de protestantes franceses diminuiu gradualmente durante o próximo século, culminando na de Luís XIV Édito de Fontainebleau -que revogou o Édito de Nantes e fez o catolicismo a única religião legal da França. Em resposta ao Édito de Fontainebleau, Frederick William de Brandemburgo declarou o Édito de Potsdam , dando passagem livre aos refugiados huguenotes franceses e status livre de impostos a eles por 10 anos.

Holanda

Iconoclastia : A destruição organizada de imagens católicas, ou Beeldenstorm , percorreu igrejas Holanda em 1566.

A Reforma na Holanda, ao contrário de muitos outros países, não foi iniciada pelos governantes das Dezessete Províncias , mas não por vários movimentos populares, que por sua vez foram sustentados pela chegada de refugiados protestantes de outras partes do continente. Enquanto o anabatista movimento apreciou a popularidade na região nas primeiras décadas da Reforma, o calvinismo, sob a forma de a Igreja Reformada Holandesa , tornou-se a fé protestante dominante no país desde a década de 1560 em diante.

Dura perseguição dos protestantes pelo governo espanhol de Philip II contribuiu para um desejo de independência nas províncias, o que levou à Guerra dos Oitenta Anos e, eventualmente, a separação do grande parte protestante República Holandesa da Católica dominado Southern Holanda , o presente dias o prazo de Bélgica .

Hungria

Veja também: História do Cristianismo na Hungria § Reforma

Grande parte da população do Reino da Hungria aprovou protestantismo durante o século XVI. Após a 1526 Batalha de Mohács o povo húngaro ficaram decepcionados com a capacidade do governo para protegê-los e se virou para aquela fé que se infundir-lhes com a força necessária para resistir aos invasores turcos. [ carece de fontes? ] Eles acharam esse no ensino de os reformadores protestantes, como Martin Luther . A disseminação do protestantismo no país foi auxiliado por sua grande minoria étnica alemã, o que pode compreender e traduzir as obras de Martin Luther . Enquanto Luteranismo ganhou uma posição entre a população de língua alemã, o Calvinismo se tornou amplamente aceita entre os húngaros étnicos.

No noroeste mais independente dos governantes e sacerdotes, agora protegidos pela Monarquia de Habsburgo , que tinham tomado a campo para lutar contra os turcos, defendeu a antiga fé católica. Eles arrastaram os protestantes para a prisão e a estaca onde podiam. Tais medidas fortes apenas acendeu as chamas de protesto, no entanto. [ carece de fontes? ] Os líderes dos protestantes incluídos Matthias Biro Devai, Michael Sztarai, e Stephen Kis Szegedi.

Protestantes provavelmente formado a maioria da população da Hungria no final do século XVI, mas da Contra-Reforma esforços no século XVII reconvertida maioria do reino ao catolicismo.] Uma minoria protestante significativa ficou, mais do mesmo aderindo ao calvinista fé.

Em 1558 a Transilvânia Dieta de Turda declarou treinos livres de ambos os católicos e luteranos religiões, mas proibida Calvinismo . Dez anos depois, em 1568, a Dieta estendeu essa liberdade, declarando que "não é permitido a ninguém para intimidar qualquer pessoa com cativeiro ou expulsão por sua religião". Quatro religiões foram declaradas como (Recepta) religiões aceitas, enquanto o cristianismo ortodoxo foi "tolerado" (embora o edifício de pedra igrejas ortodoxas foi proibido). Hungria entrou na Guerra dos Trinta Anos , o Royal (Habsburg) Hungria se juntou ao lado católico, até a Transilvânia se juntou ao lado protestante.

Havia uma série de outros anti-Habsburgo bem e mal sucedidas / ie anti-austríaca / (exigindo igualdade de direitos e liberdade para todas as religiões cristãs) levantes entre 1604 e 1711, as revoltas foram geralmente organizadas da Transilvânia. Os esforços Habsburg Contra-Reforma constrangidos no século XVII reconvertida a maioria do reino ao catolicismo.

O Grande Awakenings

Grande Despertar

Em primeiro lugar (c. 1731-1755)

Em segundo lugar (c. 1790-1840)

Terceiro (c. 1850-1900)

Quarta (c. 1960-1980)

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A "grande Awakenings" eram períodos de rápido e dramático renascimento religioso na história religiosa anglo-americana, geralmente reconhecidos como início na década de 1730. Eles também têm sido descritos como revoluções periódicas no pensamento religioso colonial .

First Great Awakening [ editar ]

Ver artigo principal: First Great Awakening

O "First Great Awakening" (ou, por vezes, "The Great Awakening") foi uma onda de entusiasmo religioso entre os protestantes que varreu as colônias americanas na década de 1730 e 1740, deixando um impacto permanente sobre a religião americana. Ele enfatizando as virtudes tradicionais de Reformados pregação divina, da liturgia rudimentar, e um profundo sentimento de culpa pessoal e redenção por Cristo Jesus. Resultou da pregação poderosa que afetou profundamente ouvintes (já membros da igreja) com um profundo sentimento de culpa pessoal e salvação por Cristo. Afastando-se rituais e cerimônias, o Grande Despertar fez religião intensamente pessoal para a pessoa média, criando um profundo sentimento de culpa e redenção espiritual. Historiador Sydney E. Ahlstrom viu isso como parte de uma "grande revolução protestante internacional", que também criou o pietismo na Alemanha , a Renovação Evangélica , e Metodismo em Inglaterra . [ 33 ] Ele teve um grande impacto na reformulação do Congregacional , Presbiteriana , Reformista Holandesa e alemão denominações reformadas, e reforçou o pequeno Batista e Metodista denominações. Ele trouxe o cristianismo para os escravos e era um evento apocalíptico em New England que desafiou a autoridade estabelecida. Ele incitou rancor e divisão entre os velhos tradicionalistas que insistiam em ritual e doutrina e as novas revivalistas. Ele teve pouco impacto sobre os anglicanos e Quakers .

Ao contrário do Segundo Grande Despertar , que começou por volta de 1800 e que estendeu a mão para os sem-igreja, a Primeira Grande Despertar focada em pessoas que já eram membros da igreja. Ele mudou seus rituais, sua piedade, e sua auto-consciência. O novo estilo de sermões e da forma como as pessoas praticavam sua fé deu nova vida à religião nos Estados Unidos . As pessoas tornaram-se apaixonadamente e emocionalmente envolvido em sua religião, em vez de passivamente, ouvindo o discurso intelectual de uma forma isolada. Ministros que usaram este novo estilo de pregação eram geralmente chamados de "novas luzes", enquanto que os pregadores de antigamente eram chamados de "velhas luzes". As pessoas começaram a estudar a Bíblia em casa, o que efetivamente descentralizou os meios de informar o público sobre maneiras religiosas e era semelhante às tendências individualistas presentes na Europa durante a Reforma Protestante .

Segundo Grande Despertar

O "Segundo Grande Despertar" (1790-1840s) foi o segundo grande reavivamento religioso em Estados Unidos história e, ao contrário do primeiro Great Awakening do século 18 , com foco na unchurched e procurou incutir neles um sentimento profundo de salvação pessoal como experimentado em reuniões de avivamento . Ele também provocou o início de grupos como os mórmons [ 34 ] e do movimento Santidade . Líderes incluídos Charles Grandison Finney , Lyman Beecher , Barton W. Stone , Peter Cartwright e James Finley .

 

Na Nova Inglaterra , o interesse renovado na religião inspirou uma onda de ativismo social. No oeste de Nova York , o espírito de renascimento incentivou o surgimento do Movimento de Restauração , o movimento Santos dos Últimos Dias , o adventismo eo movimento Santidade . No oeste especialmente-at Cane Ridge, Kentucky e no Tennessee -o ressurgimento fortaleceu os metodistas e os batistas e introduzido América uma nova forma de expressão-the Scottish religiosa reunião campal .

O Segundo Grande Despertar fez o seu caminho através dos territórios de fronteira, alimentado por uma intensa saudade de um lugar de destaque para Deus na vida da nova nação, uma nova atitude liberal para novas interpretações da Bíblia, e uma experiência contagiante de zelo da autêntica espiritualidade . Como estes revivals espalhar, eles se reuniram convertidos a seitas protestantes da época. No entanto, os revivals, posteriormente, transferido livremente através de linhas confessionais, com resultados praticamente idênticos, e foi mais longe do que nunca para quebrar as alianças que manteve aderentes a estas denominações leais a seus próprios. Consequentemente, os avivamentos foram acompanhadas por uma crescente insatisfação com as igrejas evangélicas e, especialmente, com a doutrina do calvinismo , que foi nominalmente aceito ou pelo menos tolerado na maioria das igrejas evangélicas na época. Vários movimentos não afiliados levantaram-se que muitas vezes eram restauracionista em perspectiva, considerando-se o cristianismo contemporâneo do tempo para ser um desvio da verdade, o cristianismo inicial. Estes grupos tentaram transcender protestante denominationalism e ortodoxas cristãs credos para restaurar o cristianismo à sua forma original.

Terceiro Grande Despertar

O "Terceiro Grande Despertar" foi um período de ativismo religioso na história americana desde o final dos anos 1850 à década de 1900. Isso afetou denominações protestantes pietistas e tinha um forte senso de ativismo social. Ele ganhou força a partir do postmillennial teologia que a Segunda Vinda de Cristo viria depois a humanidade tinha reformado a terra inteira. O Evangelho Social Movimento ganhou a sua força a partir do Despertar, assim como o movimento missionário mundial. Novos grupos surgiram, como o movimento Santidade e nazarenos movimentos, e da Ciência Cristã .  nomes significativos incluem Dwight L. Moody , Ira D. Sankey , William Booth e Catherine Booth (fundadores do Exército da Salvação ), Charles Spurgeon e James Caughey . Hudson Taylor começou a China Inland Mission e Thomas John Barnardo fundada seus orfanatos famosos. A Convenção de Keswick movimento começou fora do movimento Santidade britânica , incentivando um estilo de vida de santidade , unidade e oração.

Mary Baker Eddy introduzido Christian Science , que ganhou uma sequência nacional. Em 1880, o Exército da Salvação denominação chegou à América. Apesar de sua teologia foi baseada em ideais expressos durante o Segundo Grande Despertar , seu foco na pobreza era da Terceira. A Sociedade de Cultura Ética foi criada em Nova York em 1876 por Felix Adler atraiu uma clientela judaica Reforma. Charles Taze Russell fundou um movimento de Estudantes da Bíblia agora conhecido como The Testemunhas de Jeová

Com Jane Addams 's Hull House em Chicago como o seu centro, o movimento casa do pagamento e a vocação do trabalho social foram profundamente influenciados pela tolstoiano reformulação do idealismo cristão. [ 36 ] O último grupo a surgir a partir desse despertar na América do Norte foi o Pentecostalismo , que teve suas raízes na Metodista, Wesleyan, e movimentos de santidade , e começou em 1906 na Rua Azusa , em Los Angeles . Pentecostalismo mais tarde daria origem ao movimento carismático .

Anti-clericalismo e comunismo ateu

Em muitos movimentos revolucionários da igreja foi associada com os regimes repressivos estabelecidos. Assim, por exemplo, depois da Revolução Francesa e da Revolução Mexicana houve uma nítida anti-clerical tom nos países que existe até hoje. Em alguns casos, a oposição ao clero se transformou em oposição à religião em si; Assim, por exemplo, Karl Marx condenou a religião como o " ópio do povo " [2] [ link morto ] como ele considerou uma falsa sensação de esperança em uma vida após a morte retendo as pessoas de frente para a sua situação mundana. Com base em um orçamento semelhante ("ópio do povo"), Lenin acreditava que a religião estava sendo usado por classes dominantes como ferramenta de repressão do povo. Os marxistas-leninistas governos do século XX eram geralmente ateu. Todos eles restringiram o exercício da religião, em maior ou menor grau, mas apenas a Albânia , na verdade, proibiu a religião e oficialmente declarou-se a ser um estado ateu.

Século 20

Cristianismo protestante no século 20 foi caracterizado por aceleração fragmentação. O século viu o surgimento de ambos os grupos liberais e conservadores dissidentes, bem como uma secularização geral da sociedade ocidental. A Igreja Católica Romana instituiu muitas reformas para modernizar. Os missionários também fez incursões no Extremo Oriente , a criação de novos seguidores na China , Taiwan , Coréia e Japão . Ao mesmo tempo, o ateísmo promovido pelo Estado em Comunista Europa Oriental e na União Soviética trouxe muitos cristãos ortodoxos orientais para a Europa Ocidental e os Estados Unidos, levando a um grande aumento de contato entre cristianismo ocidental e oriental. No entanto, a freqüência à igreja diminuiu mais na Europa Ocidental do que ele fez no Oriente. ecumenismo cristão cresceu em importância, começando na Conferência Missionária de Edimburgo , em 1910, e acelerou após o Concílio Vaticano II (1962-1965), da Igreja Católica , The Litúrgica Movimento tornou-se significativa em ambos Católica e do cristianismo protestante, especialmente no anglicanismo .

Outro movimento que se desenvolveu ao longo do século 20 foi o anarquismo cristão que rejeita a Igreja, o Estado ou a qualquer outro poder que Deus. Eles geralmente também acreditam em absoluto não-violência . Leo Tolstoy livro 's O Reino de Deus está dentro de você publicou em 1894, acredita-se ser o catalisador para este movimento. Por causa de seus pontos de vista políticos extremistas, no entanto, seu apelo foi em grande parte limitado ao altamente educado, especialmente aqueles com antigos humanistas sentimentos; a aversão profunda à institucionalidade da parte dos anarquistas cristãos também tem dificultado a aceitação dessa filosofia em grande escala.

A década de 1950 viu um boom na Igreja Evangélica na América. A prosperidade pós-Segunda Guerra Mundial com experiência em os EUA também teve os seus efeitos sobre a igreja. Embora simplista referido como "fundamentalismo morfológica", a frase, no entanto, não descrever com precisão os desenvolvimentos físicos experientes. Edifícios da Igreja foram erguidas em grande número, e as atividades da igreja evangélica cresceu junto com este crescimento físico expansivo.

Movimento pentecostal

Merece ainda destaque no século 20 o cristianismo era a ascensão da moderna Pentecostal movimento. Apesar de suas raízes são anteriores ao ano de 1900, o seu nascimento real é comumente atribuído ao século 20. Suspensa a partir de raízes e Metodista Wesleyana, que surgiu a partir de reuniões em uma missão urbana na Rua Azusa , em Los Angeles. De lá, ele se espalhou pelo mundo, realizada por aqueles que experimentaram o que eles acreditavam ser jogadas milagrosas de Deus ali. Estas manifestações Pentecostes-como têm vindo a em evidência ao longo da história do cristianismo, tal como pode ser visto nas duas Grandes Awakenings que começou nos Estados Unidos. No entanto, Rua Azusa é amplamente aceito como a fonte do movimento pentecostal moderno. Pentecostalismo, que por sua vez deu origem ao movimento carismático dentro das denominações já estabelecidas, continua a ser uma força importante no cristianismo ocidental.

Modernismo, o fundamentalismo, e neo-ortodoxia

Como as implicações mais radicais das influências científicas e culturais do Iluminismo começou a ser sentida nas igrejas protestantes, especialmente no século 19, o Cristianismo Liberal , exemplificada especialmente por inúmeros teólogos na Alemanha no século 19, procurou trazer as igrejas ao lado da revolução amplo que o Modernismo representados. Ao fazer isso, foram desenvolvidas novas abordagens críticas à Bíblia, novas atitudes tornaram-se evidentes sobre o papel da religião na sociedade, e uma nova abertura para questionar as definições quase universalmente aceitos da ortodoxia cristã começou a se tornar evidente.

Em reacção a estes desenvolvimentos, o fundamentalismo cristão era um movimento para rejeitar as influências radicais do humanismo filosófico, pois isso estava afetando a religião cristã. Especialmente visando abordagens críticas à interpretação da Bíblia, e tentando bloquear as incursões feitas em suas igrejas por pressupostos científicos ateus, os fundamentalistas começaram a aparecer em várias denominações como numerosos movimentos independentes de resistência ao movimento a partir cristianismo histórico. Ao longo do tempo, o movimento evangélico fundamentalista tem dividido em duas alas principais, com a etiqueta Fundamentalista seguinte ramo, enquanto Evangélica tornou-se a bandeira preferida do movimento mais moderado. Embora ambos os movimentos originados principalmente no mundo de língua Inglês, a maioria dos evangélicos agora vivem em outras partes do mundo.

Um terceiro, mas menos popular, opção que não seja o liberalismo ou o fundamentalismo era o neo-ortodoxo movimento, que geralmente afirmava uma visão maior das Escrituras do que o liberalismo, mas não amarrar as principais doutrinas da fé cristã às teorias precisas de inspiração bíblica. Se qualquer coisa, pensadores neste acampamento denunciou tal argúcia entre liberais e conservadores como uma distração perigosa dos deveres de discipulado cristão. Este ramo de pensamento surgiu no início do século 20, no contexto da ascensão do Terceiro Reich na Alemanha ea desestabilização política e eclesiástica de acompanhamento da Europa nos anos antes e durante a II Guerra Mundial . Altamente contextual modos de Neo-ortodoxia, dialéticos do argumento e raciocínio rendido frequentemente suas principais instalações incompreensíveis para pensadores e clérigos americanos, e foi frequentemente ou posta de lado como irreal ou lançados os reinantes moldes de esquerda ou de direita de teologia. Karl Barth , a Swiss reformada pastor e professor, trouxe este movimento a existir através da elaboração sobre as críticas anteriores do estabelecido (em grande parte modernista) protestante pensamento fez pelos gostos de Søren Kierkegaard e Franz Overbeck ; Dietrich Bonhoeffer , assassinado pelos nazistas por supostamente participar em uma tentativa de derrubar o Hitler regime, adere a esta escola de pensamento; seu clássico O custo do discipulado é provavelmente a declaração mais conhecido e acessível da posição neo-ortodoxa.

Evangelicalismo

Em os EUA e no resto do mundo, tem havido um aumento acentuado no evangélica asa de protestantes denominações, especialmente aqueles que são mais exclusivamente evangélica, e um correspondente declínio nas igrejas liberais tradicionais. Na Primeira Guerra Mundial era-post, o liberalismo foi o setor de crescimento mais rápido da igreja americana. Alas liberais de denominações estavam em ascensão, e um número considerável de seminários mantida e ensinada a partir de uma perspectiva liberal também. Na era pós-Segunda Guerra Mundial, a tendência começou a balançar para trás em direção ao campo conservador nos seminários dos Estados Unidos e as estruturas da igreja. Esses seminários que entram e outro de pós-graduação programas teologicamente relacionados mostraram tendências mais conservadoras do que os seus antecessores médios.

O neo-evangélico empurrão de 1940 e 1950 produziu um movimento que continua a ter grande influência. No sul dos Estados Unidos, os neo-evangélicos mais moderados, representados por líderes como Billy Graham , a uma subida notável deslocando a caricatura do púlpito batendo pregadores país do fundamentalismo. Os estereótipos estão mudando gradualmente. Alguns, como Jerry Falwell , conseguiram manter a credibilidade aos olhos de muitos fundamentalistas, bem como para ganhar estatura como um Evangélica mais moderado.

Evangelicalismo não é uma entidade única, monolítica. As igrejas evangélicas e seus seguidores não podem ser facilmente estereotipado. A maioria não é fundamentalista, no sentido estrito que este termo tem vindo a representar; embora muitos ainda se referem a si mesmos como tal. Sempre houve diversos pontos de vista sobre questões, tais como a abertura à cooperação com os não-evangélicos, a aplicabilidade da Bíblia para as escolhas políticas e questões sociais ou científicos, e até mesmo a inerrância limitada da Bíblia.

No entanto, o movimento conseguiu de uma maneira informal, para reservar o nome Evangélica para aqueles que aderem a uma fé cristã histórica, um paleo-ortodoxia , como alguns colocá-lo. Aqueles que se dizem "evangélicos moderados" (apesar de ser considerada conservadora em relação à sociedade como um todo) ainda se apegam aos fundamentos da fé cristã histórica. Mesmo evangélicos "liberal" rotular-se como tal, não tanto em termos de sua teologia, mas sim para anunciar que eles são progressivos em sua ou perspectiva cívica, social, científico.

Há algum debate sobre se os pentecostais são considerados Evangélica. Suas raízes no pietismo e do movimento Holiness são indiscutivelmente Evangélica, mas suas características doutrinárias diferentes dos evangélicos mais tradicionais, que são menos propensos a ter uma expectativa de revelações privadas de Deus, e diferem do ponto de vista Pentecostal em milagres , anjos e demônios . Normalmente, aqueles que incluem os pentecostais no acampamento evangélico são rotulados neo-evangélico por aqueles que não o fazem. A Associação Nacional de Evangélicos e da Aliança Evangélica têm inúmeras denominações pentecostais trinitária entre os seus membros. Outro participante relativamente tarde a grande aceitação dentro do rebanho evangélico é o sétimo dia da Igreja Adventista .

Os evangélicos são tão diversas quanto os nomes que aparecem-Billy Graham, Chuck Colson , J. Vernon McGee, Benny Hinn , JI Packer , John RW Stott , Pat Robertson , Jimmy Carter , etc., ou mesmo instituições evangélicas, como Seminário Teológico de Dallas ( dispensação), Gordon-Conwell Theological Seminary (Boston), Trinity Evangelical Divinity School (Chicago), Wheaton College (Illinois), a Coalizão Cristã , A Embaixada Cristã (Jerusalém), etc. Embora exista uma diversidade na comunidade evangélica em todo o mundo, os laços que unem todos os evangélicos ainda são aparentes. Estes incluem, mas não estão limitados a uma visão elevada das Escrituras, a crença na divindade de Cristo, a Trindade, a salvação somente pela graça por meio da fé, e a ressurreição corporal de Cristo.

Janela 10/40

Evangélicos definidos e priorizados os esforços para alcançar o "não-alcançados" no final dos anos 20 e início do século 21, centrando-se em países localizados entre 10 graus e 40 graus norte do equador e que se estende do norte da África em toda a China. Esta área é maioritariamente dominado por nações muçulmanas, muitos que não permitem que os missionários de outras religiões para inserir seus países.

Difusão do secularismo

Europa

Na Europa , houve um movimento geral de distância da observância religiosa e de crença nos ensinamentos cristãos e um movimento para o secularismo . A "secularização da sociedade", atribuído à época do Iluminismo e seus anos seguintes, é o grande responsável pela difusão do secularismo. Por exemplo, a Pesquisa Internacional Millennium Gallup [3] [ link morto ] mostrou que apenas cerca de um sexto dos europeus freqüentam serviços religiosos regulares, menos da metade deu Deus "grande importância", e apenas cerca de 40% acreditam em um "Deus pessoal". No entanto, a grande maioria considerou que "pertencem" a uma denominação religiosa .

As Américas e na Austrália

Na América do Norte , América do Sul e Austrália , os outros três continentes onde o cristianismo é a religião professada dominante, a prática religiosa é muito maior do que na Europa. Ao mesmo tempo, estas regiões são muitas vezes vistos por outras nações como sendo tenso e "Victorian", em seus costumes sociais [ carece de fontes? ] . Em geral, os Estados Unidos se inclina para o conservador, em comparação com outras nações ocidentais em sua cultura geral, em parte devido ao elemento cristão encontrada principalmente nos estados do Centro-Oeste e Sul.

América do Sul, historicamente católica, tem experimentado um grande infusão evangélicas e pentecostais no século 20 devido ao influxo de missionários cristãos do exterior. Por exemplo: Brasil , o maior país da América do Sul, é o maior país católico do mundo, e ao mesmo tempo é o maior país evangélico do mundo (com base na população). Algumas das maiores congregações cristãs no mundo são encontrados no Brasil.

FONTE www.estudarhistoriadaigreja.blogspot.com

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