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Bibliologia evangelho de JOÃO N.3
Bibliologia evangelho de JOÃO N.3

            BIBLIOLOGIA EVANGELHO DE JOÃO

                        PANORAMA BIBLICO

 

 INTRODUÇÃO

 

  1. Âmbito do Evangelho

 

  1. Estado de opinião quanto à data de aparecimento, etc.

 

  1. evidência externa para O EVANGELHO QUARTA

 

  1. No final da 2Century

 

  1. Irineu - T heophilus

 

  1. Meio 2Century

 

  1. Inácio, etc.

 

  1. João, o Presbítero

 

  1. Resumo

 

III. CARACTERÍSTICAS DO EVANGELHO : evidência interna

 

  1. Linhas gerais de Ataque e Defesa

 

  1. Pressupostos Críticos injustificável

 

  1. real Objectivo do Evangelho - R esultados

 

(1) Relação com os Sinópticos

 

(2) Tempo Ocupado no Evangelho

 

(3) AP ersonal Gravar

 

(4) Reminiscências de uma testemunha ocular

 

(5) Reminiscence Illustrated

 

(6. Conclusões

 

  1. PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DO EVANGELHO

 

  1. A apresentação de Jesus no Evangelho

 

(1) alegada ausência de Desenvolvimento em caráter de Jesus

 

(2) Alegado "autonomia" de Jesus

 

(3) "inconcebível" do Logos-Apresentação

 

  1. A doutrina do Logos do Prólogo

 

  1. Crescimento da Fé e Desenvolvimento da descrença

 

(1) Confissões primeiros

 

(2) O crescimento da fé dos discípulos

 

(3) Divulgação gradual da messianidade: Crescimento da descrença

 

LITERATURA

 

  1. Introdução.

 

  1. Âmbito do Evangelho:

 

O Quarto Evangelho tem uma forma peculiar a si mesmo, bem como um estilo característico e atitude, que marcá-lo como um documento único entre os livros do Novo Testamento. (1) Não há um prólogo, que consiste em João 1: 1-18João 1: 1-18 , da qual algo será dito mais tarde. (2) Há uma série de cenas e discursos da vida de Jesus, descritivo de Si mesmo e Sua obra, e marcando o desenvolvimento gradual da fé e da incredulidade em seus ouvintes e na nação (1:19 através 00:50). (3) Não há um relato mais detalhado dos eventos de encerramento da Semana da Paixão - de Sua relação sexual de despedida com seus discípulos ( João 13 a 17), de sua prisão, ensaios, crucificação, morte e enterro ( João 18 a 19) . (4) Há a ressurreição e as manifestações do Ressuscitado aos seus discípulos no dia da ressurreição, e em outra ocasião, oito dias depois (20: 1-29). Isto é seguido por um parágrafo que descreve o propósito do Evangelho, ea razão pela qual ele foi escrito ( João 20:30 , João 20:31 ). (5) Por fim, há um capítulo suplementar ( João 21: 1 ), que tem todas as marcas características do Evangelho como um todo, e que, provavelmente, portanto, procede da mesma caneta (assim Lightfoot, Meyer, Alford, etc .; alguns, como Zahn, preferem tomar o capítulo como o trabalho de um discípulo de John). Os versos finais ( João 21:24 , João 21:25 ): "Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas, e escreveu estas coisas:. E nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro E há também muitas outras coisas que Jesus fez ", etc." Nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro "parece ser um testemunho por parte de quem sabia sobre a identidade do discípulo, e a confiabilidade de seu testemunho. Também não tem essa mais antiga testemunho sido desacreditada pelos ataques feitos sobre ele, e o significado natural tem sido justificada por muitos escritores competentes. O tempo presente ", testifica," indica que o "discípulo" que escreveu o Evangelho ainda estava vivo quando o testemunho foi dado. João 20:30João 20:31João 21: 1João 21:24João 21:25

 

  1. Estado de opinião quanto à data de aparecimento, etc .:

 

Quanto ao tempo de aparecimento da literatura de João, independentemente da questão quanto ao autor desses escritos, existe agora um consenso crescente de opinião que surgiu no final do século 1, ou no início da segunda século. Esta é realizada por aqueles que atribuir a autoria, não para qualquer escritor individual, mas a uma escola em Éfeso, que, em parte, trabalhou-se material tradicional, e elaborou-lo no formulário que os escritos joaninos têm agora; por aqueles também, como Spitta, que se desintegram o Evangelho em um Grundschrift e uma Bearbeitung (compare seus als Das Johannes-Evangelho Quelle der Geschichte Jesu , 1910). Se o Evangelho é visto como uma compilação de uma escola de teólogos, ou como o resultado de um editor que utiliza material tradicional, ou como o resultado final da evolução teológica de certas concepções paulinas, com poucas exceções a aparência dos escritos joaninos é datado no início do século segundo. Um dos mais destacados destas excepções é Schmiedel; outra é o falecido Professor Pfleiderer. Pode-se respeitar Pfleiderer na região de investigação filosófica, mas na crítica que ele é uma quantidade insignificante. E os escritos de Schmiedel sobre a questão de João estão passando rapidamente para a mesma categoria.

 

Assim, o surgimento dos escritos joaninos no final do século 1 pode, seguramente, ser aceito como uma conclusão histórica som. Lentamente, os críticos que atribuídos a sua aparência para o meio do século segundo, ou mais tarde, se refez seus passos, e atribuir o surgimento dos escritos joaninos do horário indicado. Isso não significa, é claro, resolver as questões da autoria, composição e confiabilidade do Evangelho, que deve ser determinado por seus próprios méritos, em razão da externo, e ainda mais interna, a prova, mas não limpar o caminho para uma discussão adequada dos mesmos, e nos dá um terminal que deve definir um limite para tudo ainda mais a especulação sobre assuntos deste tipo.

 

  1. A evidência externa para o Quarto Evangelho.

 

Apenas um esboço da evidência externa para o Quarto Evangelho, que diz respeito tanto a data e autoria, pode ser dada neste artigo. Fuller informação pode ser procurada nos Lança para os comentários ao Evangelho, por Godet, Westcott, Luthardt, Meyer; em Esdras Abbot de O Quarto Evangelho e sua autoria ; no de Zahn Introdução ao Novo Testamento , III; em Sanday é a crítica do Quarto Evangelho ; em Drummond é O Caráter e de autoria do Quarto Evangelho . Todos estes e muitos outros defendem a autoria joanina. Por outro lado, pode ser feita referência ao autor de Supernatural Religion, das quais muitas edições têm aparecido. Entre os trabalhos recentes, Introdução de Moffatt com o Novo Testamento, e Quarto Evangelho de BW Bacon em Pesquisa e Debate, podem ser mencionados como negar a autoria joanina.

 

  1. No final do 2Century:

 

A evidência externa é como se segue. No final do século segundo, a igreja cristã estava na posse de quatro Evangelhos, que foram utilizados como livros sagrados, lidos em igrejas na adoração pública, realizada em honra como autoritário, e tratados como parte de uma Canon das Escrituras (verEVANGELHOS). Um deles foi o Quarto Evangelho, universalmente atribuído ao apóstolo João como seu autor. Nós temos a evidência sobre este ponto de Irineu, de Tertuliano, de Clemente de Alexandria, um pouco mais tarde de Orígenes. Clement é testemunha de crença e prática da igreja no Egito e na sua vizinhança; Tertuliano para a Igreja na África; e Irineu, que foi criado na Ásia Menor, era um professor em Roma, e foi bispo de Lyon na Gália, para as igrejas nestas terras. A crença era tão inquestionável, que Irineu poderia dar razões para isso que de si ter convencido ninguém que não tivesse tido a convicção de que as razões foram feitos para sustentar. Para descartar a evidência de Irineu, Tertuliano e Clemente no chão do desejo de encontrar autoria apostólica de seus livros sagrados, não é argumento, mas mera afirmação. Pode ter havido essa tendência, mas no caso dos quatro Evangelhos não há nenhuma prova de que não havia necessidade para isso no final do século segundo. Pois não há evidência da crença na autoria apostólica de dois Evangelhos pelos apóstolos, e de dois por companheiros dos apóstolos, como um fato existente nas igrejas muito antes do final do século segundo.

 

  1. Irineu - T heophilus:

 

A importância do testemunho de Irineu é medido pelos esforços que têm sido feitos para invalidar o seu testemunho. Mas essas tentativas falharem na presença de sua posição histórica, e dos meios ao seu alcance para averiguar a crença das igrejas. Há muitas ligações de conexão entre Irineu e a era apostólica. Há especialmente a sua ligação com Policarpo. Ele se descreve essa relação em sua carta aos Florinus, um companheiro e discípulo de Policarpo, que havia caído em Gnosticismo, em que ele diz: "Lembro-me dos acontecimentos da época de forma mais clara do que os dos últimos anos. Por que os meninos aprender, crescendo com a sua mente, torna-se juntou com ele, assim que eu sou capaz de descrever o mesmo lugar em que o bem-aventurado Policarpo se sentou enquanto ele discursava, e suas suas saídas e vindas em, ea forma de sua vida, e sua aparência física e seus discursos para as pessoas, e as contas que ele deu de sua relação sexual com John e os outros que tinham visto o Senhor "(Euseb., ELE , V, 20: tradução de McGiffert). Não podemos dizer qual era a idade de Irineu, nesse momento, mas ele estava em idade suficiente para receber as impressões que, depois de muitos anos, que ele gravou. Policarpo foi martirizado em 155 dC, e ele tinha sido um cristão por 86 anos, quando ele foi martirizado. Assim, só havia uma ligação entre Irineu e a era apostólica. Outra ligação foi constituída por sua associação com Pothinus, seu antecessor em Lyon. Pothinus era um homem muito velho, quando ele foi martirizado, e tinha em sua posse as tradições da igreja de Gália. Assim, Irineu, através destes e outros, tiveram a oportunidade de conhecer a opinião das igrejas, eo que ele registra não é apenas o seu próprio testemunho pessoal, mas a tradição universal da igreja.

 

Com Irineu deve ser apresentado o apologista Theophilus (cerca de 170), o primeiro escritor a mencionar John pelo nome como o autor do Evangelho. Ao prefaciar uma citação do início do prólogo, ele diz, "Isto é o que podemos aprender com os escritos sagrados, e de todos os homens animados pelo Espírito, entre os quais John diz" ( Ad Autol ., Ii. 22). Theophilus É ainda afirmado por Jerome ter composto uma Harmonia dos quatro Evangelhos ( De Viris Illustr ., 25).

 

  1. Meio 2Century:

 

A partir de Irineu e Theophilus subimos mais perto do meio do século 2, e aqui nos deparamos com o Diatessaron de Taciano, em que tanto não precisa ser dito. O Diatessaron é também uma harmonia dos quatro evangelhos, e este Harmony datas o mais tardar em 170. Ele começa com o primeiro verso do Quarto Evangelho, e termina com o último verso do apêndice do Evangelho. Taciano foi aluno de Justino Mártir, e esse fato por si só torna provável que as "Memórias dos Apóstolos", que cita Justin tantas vezes, foram as que seu aluno depois combinados no Diatessaron . Que Justin sabia que o Quarto Evangelho parece claro, embora não possamos discutir a questão aqui. Se ele fez, segue-se que existia por volta do ano 130.

 

  1. Inácio, Etc .:

 

Mas há indícios de que nos ajuda a rastrear a influência do Quarto Evangelho volta para o ano 110. "Os primeiros traços claros do Quarto Evangelho sobre o pensamento ea linguagem da igreja são encontrados nas epístolas de Inácio (cerca de 110 AD) . como inconfundível esses traços são é demonstrado pelo fato de que, não raro, essa dependência de Inácio a João tem sido usado como um argumento contra a autenticidade das cartas de Santo Inácio "(Zahn, Introdução , III, 176). Este argumento pode agora ser usado com segurança uma vez que as Epístolas ter sido justificada como documentos históricos por Lightfoot e por Zahn. Se as Epístolas inacianos estão saturados com o tom eo espírito dos escritos joaninos, que vai mostrar que esse modo de pensamento e de expressão foi predominante na igreja do tempo de Inácio. Assim, no início do século segundo, que o modo distintivo de pensamento e de expressão que chamamos de João teve uma existência.

 

Uma outra linha de evidência em favor do Evangelho, que só precisa de ser referido, encontra-se no uso feito pelos gnósticos. Que o Evangelho foi usado pelos Valentinians e Basilides foi mostrado pelo Dr. Drummond (op. Cit., 265-343).

 

  1. João, o Presbítero:

 

Para estimar corretamente a força das evidências acima, é preciso lembrar que, como já observamos, havia muitos discípulos do João de Éfeso, a quem foram atribuídos os escritos joaninos, vivendo agora sobre no século 2 - bispos, como Papias e Policarpo, os presbíteros "tantas vezes mencionados por Irineu -. formando uma cadeia que liga o momento da origem do Evangelho com a segunda metade do século Aqui surge a questão, recentemente tão amplamente debatida, quanto à identidade de" o presbítero . John "no fragmento conhecido de Papias preservada por Euseb ( Historia Ecclesiastica ., III, 39) estavam lá, como a maioria, com Eusébio, entender, dois Johns - apóstolo e presbítero (compare por exemplo Godet) - ou foi lá somente ??. uma Se apenas um, ele era o filho de Zebedeu sobre esses pontos ampla diferença de opinião prevalece Harnack sustenta que o presbítero não era o filho de Zebedeu; Sanday é duvidoso; Moffatt acredita que o presbítero foi o único João em Éfeso. Zahn e Dom J. Chapman ( João, o Presbítero e da Quarta Evangelho , 1911) acha também que houve apenas um John em Éfeso, mas ele era o filho de Zebedeu. Dificilmente é necessário discutir a questão aqui, pois a tradição é explícito que ligava o Evangelho com o apóstolo João, durante a última parte de sua residência em Éfeso - uma residência que não há nenhuma razão suficiente para disputar (veja JOÃO , O APÓSTOLO ).

 

  1. Resumo:

 

Em uma consideração justa da evidência externa, portanto, achamos que é excepcionalmente forte. É muito raro o caso em que a prova conclusiva da existência e influência de uma escrita pode ser trazido tão perto do momento da sua publicação, como no caso do Quarto Evangelho. A data da sua publicação está no final do século 1, ou o mais tardar no início da segunda. Traços de sua influência são encontrados nas Epístolas de Inácio. A primeira Epístola de João é citado na Epístola de Policarpo (capítulo 7). O pensamento e estilo do Evangelho influenciaram Justino Mártir. É um dos quatro entrelaçada na Diatessaron de Taciano. Ele foi citado, comentou, e interpretada pelos gnósticos. Na verdade, a evidência externa a data de início e autoria joanina do Quarto Evangelho para é tão grande, tanto em extensão e variedade como é para qualquer livro do Novo Testamento, e muito maior do que qualquer que possuímos para qualquer trabalho da antiguidade clássica.

 

A história da controvérsia sobre a autoria joanina não é aqui celebrado. Além da seita obscura do Alogi (Que atribuiu o Evangelho a Cerinthus!) No século 2, nenhuma voz se ouviu em desafio da autoria de João até o fim do século 17, e agressão grave não começou até o século 19 (Bretschneider, 1820, Strauss, 1835, Weisse, 1838, Baur e sua escola de 1844 e, após, Keim, 1865, etc.). Os ataques foram vigorosamente repelidos por outros estudiosos (Olshausen, Tholuck, Neander, Ebrard, Bleek, etc.). Alguns adotado, em várias formas e graus, a hipótese de uma base apostólica para o Evangelho, considerado como o trabalho de uma mão mais tarde (Weizsäcker, Renan, etc.). A partir deste ponto a controvérsia prosseguiu com um dogmatismo crescente no lado dos opositores da autenticidade e confiabilidade do Evangelho, mas não menos firmeza por parte de seus defensores. O presente estado da opinião é indicado no texto.

 

III. Características do Evangelho: as provas internas.

 

  1. Linhas gerais de Ataque e Defesa:

 

A evidência externa para o Quarto Evangelho é criticado, mas é principalmente por razões internas que a oposição à autoria joanina e confiabilidade histórica do Evangelho se baseia. O stress é colocado sobre o amplo contraste que existe reconhecidamente em grande estilo, caráter e do plano, entre o Quarto Evangelho e os Sinópticos; em seu vestido filosófica suposto (a doutrina do Logos); em alegados erros e contradições; na ausência de progressos na narrativa, etc. A defesa do Evangelho é geralmente conduzida por salientar os diferentes objectivos do Evangelho, rebatendo exageros nas acusações anteriores, e mostrando que em uma infinidade de maneiras que o autor do Evangelho revela sua identidade com o apóstolo João. Ele foi, por exemplo, um judeu, um judeu palestino, um familiarizado com a topografia de Jerusalém, etc., apóstolo, uma testemunha ocular, o discípulo que Jesus amava ( João 13:23João 13:23 ; João 20: 2João 20: 2 ; João 21: 7João 21: 7 , João 21:20John 21:20 ). O certificado de João 21:24John 21:24 de quem sabia o autor em sua vida é da maior peso a esse respeito. Em vez de seguir estas linhas familiares de argumento (para ver qual Godet, Luthardt, Westcott, Ez. Abbot, Drummond, etc., em obras citadas), uma confirmação é aqui procurada nas linhas de um estudo abrangente fresco.

 

  1. Pressupostos Críticos insustentável:

 

O estudo dos escritos joaninos em geral, e do Quarto Evangelho, em particular, tem sido abordada de várias maneiras e de vários pontos de vista. Um dos mais comum destas formas, em obras recentes, é o que pressupõe que aqui nós temos o produto da reflexão cristã sobre os fatos divulgados nos outros Evangelhos, e que esses fatos foram modificados pela experiência da igreja, e refletir a consciência da igreja no final do primeiro século ou no início do século segundo. Por esta altura, presume-se que a igreja, agora principalmente um Gentilechurch, tem sido muito influenciada pela cultura greco-romana, que ela tem vindo a reflectir sobre a maravilha de sua própria história, e por isso modificou a tradição original como a assimilá-la para o novo ambiente. No quarto Evangelho, diz-se, temos o maior e mais elaborado apresentação do resultado do processo. Começando com Paul e sua influência, Professor BW Bacon traça para nós todo o processo até uma escola de teólogos em Éfeso produziu os escritos joaninos, e a consciência da igreja estava satisfeito com a integridade da nova apresentação do cristianismo (compare o seu quarto Evangelho em Pesquisa e Debate ). Idéias helenísticas na forma hebraica, os fatos do Evangelho para transformar a ser aceitável para a mente helenística - este é o que os estudiosos desta classe encontrar no Quarto Evangelho.

 

Outros ainda vêm para o Evangelho com o pressuposto de que se pretende apresentar ao leitor uma visão completa da vida de Jesus, que se destina a complementar e corrigir as declarações dos Sinópticos e apresentar Cristo de tal forma que para atender às novas necessidades da igreja no início do século segundo. Outros acham um objectivo polêmico no Evangelho. Weizsäcker, por exemplo, encontra uma forte polêmica objetivo contra os judeus. Ele diz: "Há as objecções levantadas pelos judeus contra a igreja após sua separação foi consumado, e depois do desenvolvimento da pessoa do seu Cristo passou por sua fase mais essenciais. Não é uma controvérsia da vida, mas a da escola levado de volta para a história da vida "( Idade Apostólica , II, 222). Seria de esperar que uma declaração colocar tanta força teria sido apoiado por alguns meios de prova; para que possamos ter alguma evidência histórica sobre uma controvérsia entre judeus e da igreja além do que temos no próprio quarto Evangelho. Mas nada é oferecido por Weizsäcker, exceto o ditado de que estes são temas controversos exercidas na escola, e que eles são anacronismos como estão. Quando isso acontece, nós sabemos da Dial. Entre Justino Mártir e Trypho quais foram os temas discutidos entre judeus e cristãos no meio do século segundo, e isso é suficiente para dizer que esses tópicos, como relatado por Justin, considerado, principalmente, a interpretação do Antigo Testamento, e não são aqueles que são discutidos no Quarto Evangelho.

 

Talvez o mais surpreendente de todos os pressupostos em matéria de Quarto Evangelho é o que dá grande importância na suposição de que o livro foi em grande parte destina-se a reivindicar uma doutrina cristã dos sacramentos que floresceram no início do século segundo. De acordo com este pressuposto, o Quarto Evangelho estabelecem uma doutrina dos sacramentos que os colocou em uma posição única como um meio de salvação. Enquanto quase alegando que a doutrina dos sacramentos realizados pela igreja do século 2 tinha atingido essa fase de desenvolvimento, que nos encontra na igreja medieval, é, de acordo com este ponto de vista, longe no caminho para esse objetivo depois atingido. Não me debruçar sobre este ponto de vista, para a exegese que encontra sacramentarismo no Quarto Evangelho é impossível. O que o Evangelho não colocar os sacramentos no lugar de Cristo. Por último, não encontramos o argumento daqueles que afirmam que o Quarto Evangelho foi escrito com o objectivo de tornar o evangelho de Jesus mais aceitável para os gentios mais satisfatório. Por uma questão de fato, o Evangelho que era mais aceitável para os gentios foi o Evangelho de acordo com Mt. É mais frequentemente citado do que qualquer outro. Nos escritos da igreja primitiva, é citado como tendo muitas vezes como todos os outros Evangelhos juntos. O Quarto Evangelho não entram em destaque na igreja cristã até o surgimento das controvérsias cristológicas no 3century.

 

  1. real Objectivo do Evangelho - R esultados:

 

Quando, depois de me deter sobre estas formas de abordar o Quarto Evangelho, e lendo as exigências feitas sobre o Evangelho por aqueles que abordá-lo com esses pressupostos e exigências, nos voltamos para o próprio Evangelho, e perguntar sobre seu objetivo e propósito, encontramos uma resposta simples. O escritor expressamente diz: "Muitos outros sinais, portanto, fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro; mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e para que, crendo, tenhais vida em seu nome "( João 20:30João 20:30 , João 20:31João 20:31 ). Seguindo esta idéia, e acabar com todos os pressupostos que a granel tão amplamente nas introduções, exegeses, histórias dos tempos apostólicos e sub-apostólicos, encontra-se com muitas surpresas.

 

(1) Relação com os Sinópticos.

 

Em relação aos sinóticos, as diferenças são grandes, mas o mais surpreendente é o fato de que os pontos de contato entre esses Evangelhos e no Quarto Evangelho são tão poucos. Os críticos a quem se fez referência são unânimes que o escritor ou a escola que compilou os escritos de João estava em débito com os Sinópticos para quase todos os fatos contidos no Quarto Evangelho. Além, no entanto, a partir da Semana da Paixão, apenas dois pontos de contato são encontrados tão óbvio que não se pode duvidar, ou seja, a alimentação dos 5.000, eo andando sobre o mar ( John 6: 4-21João 6: 4-21 ). A cura do filho do oficial real ( João 4: 46-53João 4: 46-53 ) dificilmente pode ser identificado com a cura do servo do centurião (Mt, Lc); mas mesmo que a identificação fosse permitido, isso é tudo o que temos no Quarto Evangelho dos acontecimentos do ministério na Galiléia. Há um ministério na Galiléia, mas o ministério anteriormente na Judéia e na Galiléia começou antes que John foi lançado na prisão ( João 3:24João 3:24 ), e não tem paralelo nos sinóticos. Na verdade, o Quarto Evangelho pressupõe a existência de outros três, e não mais uma vez transmitir o conhecimento que pode ser recolhida a partir deles. Ela leva o seu próprio caminho, faz suas próprias seleções, e define-os diante do seu próprio ponto de vista. Ela tem seu próprio princípio da seleção: que claramente indicado na passagem já citada. As cenas representadas, as obras feito, as palavras faladas, e as reflexões feitas pelo escritor, são todos dirigidos para o objectivo de permitir que os leitores a acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Na opinião do escritor este iria emitir em sua vida obtendo em seu nome.

 

(2) Tempo Ocupado no Evangelho.

 

Aceitar este princípio para nossa orientação, nos voltamos para o Evangelho, ea primeira coisa que chama o leitor é a pequena quantidade de tempo real cheio, ou ocupados, com as cenas descritas no Evangelho. Tomamos a noite da traição, e no dia da crucificação. As coisas e as palavras ditas naquele dia, de um pôr do sol para outro, ocupam nada menos que 7 capítulos do Evangelho ( João 13 a 19). Além do capítulo suplementar ( João 21: 1 ), há 20 capítulos do Evangelho, contendo 697 contra, e esses 7 capítulos tem 257 versos. Mais do que um terço da totalidade dada ao ministério é, assim, ocupados com os eventos de um dia. João 21: 1

 

Novamente, de acordo com Atos 1: 3Atos 1: 3 , houve um ministério do Senhor ressuscitado, que durou 40 dias, e de tudo o que aconteceu durante esses dias John registra apenas o que aconteceu no dia da ressurreição, e em outro dia 8 dias após (João 20). Os incidentes registados nos outros evangelhos cair no fundo, são um dado adquirido, e somente os sinais feitos sobre estes dois dias são registrados aqui. Eles são registrados, porque eles são de importância para a finalidade que ele tem na mão, de induzir a crença na verdade de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Se continuarmos a seguir a pista assim reconhecida, seremos surpreendidos com a raridade dos dias em que nada foi transaccionados. Ao lermos a história do Quarto Evangelho, há muitos indícios da passagem do tempo, e muitas declarações precisas da data. Aprendemos com o Evangelho que o ministério de Jesus, provavelmente durou 3 anos. Nós nos reunimos esta a partir do número das festas que ele participou em Jerusalém. Temos notas de tempo gasto em viagens, mas não tem em conta tudo o que aconteceu durante as mesmas. Os dias em que nada foi feito ou qualquer coisa dita são muito poucos. Somos informados precisamente que "seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde estava Lázaro" ( João 12: 1João 12: 1 ff), e no que diz respeito a estes 6 dias que são contadas apenas no jantar e a unção dos pés de Jesus por Maria, da entrada em Jerusalém, a visita dos gregos, e da impressão que essa visita feita em Jesus. Temos também os reflexos do evangelista sobre a incredulidade dos judeus, mas nada mais. Sabemos que muitas outras coisas aconteceram nestes dias, mas eles não estão registrados neste Evangelho. Além dos dois dias durante os quais Jesus habitavam no lugar onde ele estava, dos quais dias nada é registrado, o tempo ocupado com a ressurreição de Lázaro é a história de um dia (João 11). Assim também é com a cura do cego. A cura é feito um dia, e a controvérsia sobre o significado do que a cura é tudo o que é gravado de outro dia (João 9). O que está registrado em João 10 é a história de dois dias. A história dos capítulos 7 e 8, interrompida pelo episódio da mulher adúltera, que não pertence ao Evangelho, é a história de não mais de dois dias. A história da alimentação dos 5.000 e do discurso subsequente (João 6) é a história de dois dias. Não é necessário entrar em mais completa detalhe. No entanto, o escritor, como observou, é muito exato em suas notas de tempo. Ele observa os dias, o número de dias em que nada foi feito, ou quando nada foi dito. Fazemos estas observações, que serão óbvias para cada leitor que assiste a eles, principalmente com a finalidade de mostrar que o Evangelho em face do que não pretende, pelo menos, não, estabelecido um relato completo da vida e da obra de Jesus. Dá no máximo uma conta de 20 dias fora dos 1.000 dias do ministério do nosso Senhor. Este é por si só suficiente para pôr de lado a ideia de quem lida com o Quarto Evangelho como se fosse significava deixar de lado, para completar, ou corrigir, as contas nos sinóticos. Claramente não foi escrito com essa finalidade.

 

(3) AP ersonal Record.

 

Obviamente o livro professa ser reminiscências de alguém que tinha experiência pessoal do ministério que ele descreve. A nota pessoal está em evidência durante todo o livro. Ela está presente até mesmo no prólogo, no que o verso em que ele descreve o grande fato da encarnação, ele usa a nota pessoal: "Nós vimos a sua glória" ( João 1:14João 1:14 ). Isso pode ser tomado como o keynote do Evangelho. Em todas as cenas previstas no Evangelho o escritor acredita que neles Jesus manifestou a sua glória e aprofundou a fé dos Seus discípulos. Se fôssemos perguntar a ele, quando ele contemplar a glória do Verbo encarnado, a resposta seria, em todas estas cenas que são descritos no Evangelho. Se lermos o Evangelho a partir deste ponto de vista, vemos que o escritor tinha uma concepção diferente da glória do Verbo encarnado da que seus críticos atribuem a ele. Ele vê uma glória da Palavra no fato de que ele estava cansado da viagem ( João 4: 6João 4: 6 ), que Ele fez lodo com a saliva e ungiu os olhos do cego com o barro ( John 9: 6João 9: 6 ), que ele chorou junto da sepultura de Lázaro ( João 11:35João 11:35 ), que ele gemeu no espírito e perturbou ( João 11:38João 11:38 ), e que ele poderia pesar com uma tristeza indescritível, como fez após a entrevista com os gregos ( João 12:27João 12:27 ). Para ele registra todas estas coisas, e, evidentemente, pensa-los bastante consistente com a glória do Verbo encarnado. A exegese justo não explica estas coisas, mas deve tomá-los como a essência da glória manifesta do Word.

 

O Evangelho é, então, reminiscências professos de uma testemunha ocular, de alguém que estava pessoalmente presente em todas as cenas que ele descreve. Sem dúvida, as reminiscências muitas vezes passam para reflexões sobre o significado ea importância do que ele descreve. Ele muitas vezes faz uma pausa para observar que os discípulos, e ele mesmo entre eles, não entendia na época o significado de alguns provérbio, ou o significado de algumas obras, de Jesus ( João 2:22João 2:22 ; João 00:16João 00:16 , etc.) . Em outros momentos, dificilmente podemos distinguir entre as palavras do Mestre e as reflexões do discípulo. Mas em outros escritos, muitas vezes, encontrar-se com o mesmo fenômeno. Na Epístola aos Gálatas, por exemplo, Paulo escreve o que ele tinha dito a Pedro em Antioquia: "Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como obrigas os gentios a viverem como os judeus?" ( Gálatas 2:14Gálatas 2:14 ). Pouco depois, ele passa para reflexões sobre a situação, e é impossível determinar onde o discurso directo termina e as reflexões começam. Por isso, é no Quarto Evangelho. É impossível em muitos casos a dizer onde as palavras de Jesus final e as reflexões do escritor começar. Assim é, por exemplo, com o registro do testemunho de Batista em João 3. O registro das palavras do Batista pode acabar com a frase: "Ele deve crescer e eu diminua" ( João 3:30João 3:30 ), ea resto podem ser as reflexões do escritor sobre a situação.

 

(4) Reminiscências de uma testemunha ocular.

 

Os fenômenos do Evangelho são, portanto, pelo menos aparentemente, reminiscências de uma testemunha ocular, com suas reflexões sobre o significado do que ele tem experimentado. Ele esteve presente nas cenas que ele descreve. Ele estava presente na noite em que o Mestre foi traído; ele estava presente na sala do sumo sacerdote; ele estava presente na cruz, e é um testemunho da realidade da morte de Jesus ( João 18:15João 18:15 ; João 19:35João 19:35 ). Ao lermos o Evangelho notamos a ênfase que ele coloca no "testemunho". O termo ocorre com freqüência ( João 1: 7João 1: 7 , João 1: 8João 1: 8 , João 01:19João 01:19 ; João 3:11João 3:11 , João 03:26João 3:26 , João 03:33João 03:33 ; João 05:31João 05:31 ; João 00:17João 00:17 ; João 21:24João 21:24 , etc.), e é usado para estabelecer os factos verificados de experiência. Nesses depoimentos, temos uma combinação incomum de pensamento elevado e observação minuciosa. Ao mesmo tempo o evangelista sobe no alto em um mundo espiritual, e se move com facilidade entre os elementos mais ricos e os mais altos da experiência espiritual. Usando palavras, ele ainda lê para eles os significados mais profundos a respeito do homem, do mundo, e Deus, que já entrou na mente do homem. Misticismo sublime e de olhos abertos prático sentido se encontram em seus maravilhosos escritos. Acima de tudo, estamos impressionados com seu senso do valor supremo da histórica. Todos os seus significados espirituais têm uma base histórica. Isto é tão evidente na primeira Epístola, pois é no Evangelho e no Evangelho, é evidente. Enquanto seu principal interesse é concentrar as mentes de seus leitores sobre Jesus, seu trabalho e sua palavra, contudo, inconscientemente, ele escreveu sua própria biografia espiritual. Nós gradualmente tornar-se consciente, como lemos nos simpaticamente no espírito do Evangelho, que estamos seguindo a linha de um grande despertar espiritual, e estão traçando o crescimento da fé e do amor na vida do escritor, até que se tornem o superadora tom de toda a sua vida. Por um lado, o livro é uma revelação grande objectivo de uma vida única, a história da auto-revelação do Filho de Deus, da revelação do Pai em Jesus Cristo, que se deslocam para a frente a sua consumação através dos desenvolvimentos contrastantes de fé e incredulidade por parte deles que receberam, e da parte deles que não o receberam. Por outro lado, tem uma unidade subjetiva, no coração do escritor, como ele conta a história de como a fé começou, de como a fé fez progressos, até que ele chegou ao conhecimento do Filho de Deus. Podemos entrar nas várias crises pelas quais passou, através da qual, à medida que sucessivamente passado, ele ganhou a garantia de que ele expressa com tanta calma; e estes lhe forneça a chave por meio do qual ele é capaz de desvendar o mistério das relações de Jesus para o mundo. A vitória da fé que ele expõe foi ganha pela primeira vez em sua própria alma. Isso também está incluído na frase significativa: "Nós vimos a sua glória" ( João 1:14João 1:14 ).

 

(5) Reminiscence Illustrated.

 

O Evangelho recebe a confirmação poderosa de reflexão sobre a natureza da reminiscência geral. Uma lei de reminiscência é que, quando lembramos nada, ou qualquer ocorrência, lembramos que em sua totalidade, com todos os acessórios de seus acompanhamentos. À medida que contá-la aos outros, nós temos que fazer uma seleção de que somente o que é necessário para transmitir o nosso significado. Naturezas inartistic não fazer uma seleção; despejam tudo o que surge na memória (compare Dame rapidamente em Shakespeare). As melhores qualidades de reminiscência são abundantemente ilustrada no Quarto Evangelho, e fornecer uma prova independente de que é a partir da caneta de uma testemunha ocular. É possível dentro de limites razoáveis ​​para dar apenas alguns exemplos. Observe primeiro as notas exatas de tempo em John 1 e as notas especiais do personagem em cada um dos 6 discípulos a quem Jesus se encontrou nos primeiros 4 dias do seu ministério. Mark a nota gráfico peculiar que Nathaniel estava debaixo da figueira ( João 01:50 ). Passe sobre a notar os 6 água-potes de conjunto de pedra, em Caná, à maneira de as purificações dos judeus ( João 2: 6 ). Poderíamos referir, neste contexto, as observações geográficas frequentemente feitas no curso da narrativa, indicativos de um conhecimento íntimo da Palestina, e as inúmeras alusões a judaica leis, costumes, crenças, cerimônias religiosas, usualmente admitida agora para ser exato, e ilustrativo do conhecimento familiares por parte do escritor. O nosso principal objetivo, no entanto, é chamar a atenção para essas coisas acessórias que não tenham um significado simbólico, mas são estabelecidas, porque, como o acontecimento principal foi lembrado, estes surgiram com ele. Mais uma vez ele vê o "rapaz" com os 5 pães de cevada e 2 peixes ( João 6: 9 ); lembra que Maria ficou sentada em casa, quando a Martha ativa saíram ao encontro do Senhor, como Ele se aproximou de Betânia ( João 11:20 ); lembra a aparência de Lázaro como veio a mão para trás e pés atados com faixas ( João 11:44 ). Ele tem uma imagem nítida diante dele como ele relembra a lavagem dos pés dos discípulos ( João 13: 1 ), e as várias atitudes e observações dos discípulos durante toda aquela noite memorável. Ele ainda vê a atitude dos soldados que vieram prender Jesus ( João 18: 3 ), a intermitência da espada de Peter ( John 18:10 ), a quota de Nicodemos no enterro de Jesus, e os tipos e pesos das especiarias interposto por ele para o embalsamamento do corpo ( João 19:38 ). Ele fala da dobragem cuidadosa dos panos de linho, e onde eles foram colocados no túmulo vazio ( João 20: 4 ). Estes são apenas alguns dos toques vivas devido a reminiscência que ninguém, mas uma testemunha ocular pode seguramente fazer. Olhando para trás sobre o passado, o evangelista recorda as várias cenas e palavras do Senhor na sua totalidade uma vez que aconteceu, e ele escolhe aqueles toques vivos que carregam a marca da realidade para todos os leitores. João 01:50John 2: 6John 6: 9João 11:20João 11:44João 13: 1João 18: 3João 18:10João 19:38João 20: 4

 

(6. Conclusões.

 

Estes toques de realidade viva justificar a conclusão de que o escritor neste Evangelho está representando cenas na vida real, e não está a aproveitar a sua imaginação. Olhando para trás em sua própria história espiritual, lembrou-se com particular intensidade essas palavras e obras de Cristo que determinaram a sua própria vida, e levou-o para a plena certeza da fé e do conhecimento do Filho de Deus. O Evangelho pode ser entendido a partir deste ponto de vista: ela não nos parece que ele pode ser entendida a partir de qualquer outro, sem ignorar todos os fenômenos do tipo agora indicado. Quando o Evangelho é abordado a partir deste ponto de vista, estabelecido por si só, pode-se dar ao luxo de negligenciar muitas das discussões elaboradas que surgiram sobre a possível deslocação de determinadas EHS (Spitta, etc.). Muito, por exemplo, tem sido feito da transferência repentina da cena da Galiléia para a Judéia como passamos de John 4 de John 5 , eo igualmente súbita transferência de volta para a Galiléia ( John 6: 1João 6: 1 ). Muitas sugestões foram feitas, mas todos eles procedem na suposição de que as reminiscências foram feitos para ser contínua, o que tem sido visto não é a facilidade. Embora seja muito provável que haja uma sequência no pensamento do escritor, no entanto, esta não precisa obrigar-nos a pensar de deslocamentos. Tomado como eles estão no Evangelho, as provas selecionadas, se ocorrem na Judéia ou na Galileia, em todas as instâncias indicar o progresso. Eles ilustram a glória manifesta de Jesus, por um lado, eo crescimento da fé e do desenvolvimento de incredulidade no outro. Isso, no entanto, abre uma linha separada de oposição, e pergunta para a qual deve agora ser dada atenção.

 

  1. Progresso e Desenvolvimento no Evangelho.

 

É uma objeção muitas vezes instado contra a opinião da autoria apostólica do Quarto Evangelho que nele não há nenhum progresso, nenhum desenvolvimento, nenhuma crise, nada, por exemplo, para corresponder com o significado da confissão de Pedro em Cesareia de Filipe. ( Mateus 16: 13-17Mateus 16: 13-17 paralelo). Esta é realizada para ser verdade tanto do caráter de Jesus, que, sob a influência da doutrina do Logos do prólogo, não exibe desenvolvimento do primeiro ao último, e da atitude dos discípulos, cuja fé em Jesus como o Cristo da mesma forma como é representado completo desde o início. Na realidade o oposto é o caso. No decorrer do Evangelho, como já disse, a glória do Senhor está cada vez mais completamente manifestada, e os discípulos alcançar uma fé mais profunda, enquanto a incredulidade dos que O rejeitam torna-se mais fixo, até que ele é absoluto. Isso vai aparecer claramente no exame mais próximo.

 

  1. A apresentação de Jesus no Evangelho:

 

A objeção a partir da apresentação de Jesus no Evangelho assume formas diferentes, o que é desejável considerar separadamente.

 

(1) alegada ausência de Desenvolvimento no carácter de Jesus.

 

Afirma-se, primeiro, que não há desenvolvimento no caráter de Jesus no Quarto Evangelho, nenhuma dessas indicações, como temos nos Sinópticos de abrir espaços, não reconhecimento do fato de que o significado, a finalidade ea questão da sua vocação tornou-se mais clara a Ele como os dias passavam. Para esta afirmação há duas respostas. A primeira é que, em uma série de cenas da atividade de Jesus, selecionado para o propósito definido estabelecido no Evangelho, não há necessidade de exigir uma história contínua do Seu ministério. A seleção é feita precisamente daquelas cenas que estabelecem a sua visão sobre o caráter humano e motivação, o seu poder de cura Simpático, Seu comando sobre a natureza, e Sua autoridade suprema sobre o homem eo mundo. A outra observação é que, mesmo no Quarto Evangelho não são indícios de uma crise no ministério de nosso Senhor, durante a qual Ele veio para um reconhecimento mais claro do sentido mais completo da sua missão (por exemplo, a visita dos gregos, João 12 ) . Ele será visto mais adiante, a seguir, que não é verdade neste Evangelho, mais do que nos Sinópticos, que Jesus é representado como publicamente proclamando-se como o Messias do primeiro.

 

(2) Alegado "autonomia" de Jesus.

 

Akin ao anterior é a objeção à historicidade do Evangelho que nele Jesus é representado como sempre dirigir seu próprio curso, mantendo uma atitude de indiferença aos homens, recusando-se a ser influenciado por eles. Este, é realizada, os resultados do domínio do Logos-idea no prólogo. A resposta é que não há realmente nenhuma diferença essencial entre a atitude de Jesus, nestes aspectos no Sinópticos e em Jo. Em todos iguais Ele mantém uma atitude de autoridade. Nos sinópticos Ele pode dizer: "Eu vos digo" ( Mateus 5:22Mateus 5:22 , Mateus 5:28Mateus 5:28 , Mateus 5:32Mateus 5:32 , etc.). Neles também Ele afirma ser o mestre da verdade absoluta, o Salvador, o Governante, o juiz, de homens. A este respeito não há novo pedido apresentado no Quarto Evangelho: "Ninguém vem ao Pai, senão por mim" ( João 14: 6João 14: 6 ). Mas Ele disse: "Vinde a mim ... e eu vos aliviarei" ( Mateus 11:28Mateus 11:28 ). A pretensão de autoridade sobre os homens é, portanto, comum a todos os Evangelhos. Em todas elas, também, na Quarta nada menos do que nos outros, não há por parte de lealdade Jesus, submissão, subordinação ao Pai. Na verdade, esta é mais visível no Quarto Evangelho do que no Sinópticos: "O Pai é maior do que eu" ( João 14:28João 14:28 ). As palavras que ele fala são as palavras do Pai; as obras que Ele faz são do Pai ( João 5:19João 5:19 , João 5:20João 5:20 ; João 7:16João 7:16 , João 07:18João 07:18 , etc.): "Este mandamento recebi de meu Pai" ( João 10:18João 10:18 ). Em todos os Evangelhos, é uma figura consistente, graciosa que aparece.

 

(3) "inconcebível" do Logos-Apresentação.

 

Uma outra objeção, que visa mostrar que este Evangelho não podia ser obra de "um apóstolo primitiva", pode ser notado, em parte, da eminência de quem faz isso, e em parte do interesse da própria objeção. Em seu trabalho sobre a era apostólica , Weizsäcker diz: "É um quebra-cabeça que o discípulo amado do Evangelho, aquele que reclinado à mesa ao lado de Jesus, deveria ter chegado a considerar e representam toda a sua experiência anterior como uma vida com o encarnado Logos de Deus. é impossível imaginar qualquer poder da fé e da filosofia tão grande assim para obliterar a lembrança de uma vida real e substituí-la por esta imagem maravilhosa de um ser divino. podemos entender que Paul, que não tinham conhecido Jesus, que não tinha entrado em contato com o homem. deveria ter sido contrário à tradição das testemunhas oculares, a idéia do homem celeste, e que ele deveria ter substituído o Cristo que foi o espírito para a Sua manifestação terrestre, pronunciando o último a ser positivamente um estágio acima do qual a fé deve subir. Para um primitivo apóstolo é inconcebível. A questão é decidido aqui e finalmente aqui "(II, 211). É fácil dizer: "Para um primitivo apóstolo é inconcebível", mas nós sabemos que um apóstolo primitiva acreditava que Jesus ressuscitou dos mortos, que Ele foi exaltado Príncipe e Salvador, que Ele estava sentado à direita de Deus , que Ele era o Senhor de todos ( Atos 2: 22-36 ). Se admitirmos que a igreja primitiva acreditava que essas coisas, não pode ser justamente disse que o passo tomado no Quarto Evangelho é inconcebível. Na verdade, a objeção de Weizsäcker não é tomada contra o Quarto Evangelho; é igualmente eficaz contra o cristianismo em geral. Se Jesus ser o que Ele está a ser dito nos Evangelhos Sinópticos, e se Ele é o que a igreja primitiva realizada Ele seja, a concepção líder do Quarto Evangelho é credível e concebível. Se o cristianismo é credível, o Quarto Evangelho não acrescenta nada à dificuldade de fé; em vez disso, dá um motivo adicional para uma fé racional. Atos 2: 22-36

 

  1. A doutrina do Logos do Prólogo:

 

É apropriado neste momento que um pouco mais deve ser dito sobre a própria doutrina do Logos, em sua relação com a apresentação de Cristo neste Evangelho (para os aspectos filosóficos e históricos da doutrina, veja LOGOS). Obviamente, o grande interesse do autor das reminiscências e reflexões no Quarto Evangelho está na vida pessoal do Mestre a quem ele tinha conhecido tão intimamente. Para ele, esta verdadeira vida histórica era tudo. Por isso, ele meditou, sobre ele meditou, e ele se esforçou para fazer o significado dela cada vez mais real para si mesmo em primeiro lugar, e para os outros depois. Como ele deve fazer a realidade de que a vida aparente para todos? Quais foram as relações de que a pessoa a Deus, ao homem e ao mundo? O que Jesus realmente era, e quais eram suas relações com Deus, ao homem e para o mundo, John esforços para dar a conhecer no prólogo. Esta pessoa real que tinha conhecido, respeitado, amado, era algo mais do que era evidente para os olhos de um observador comum; mais ainda do que tinha sido evidente a Seus discípulos. Como se fará isso ser estabelecido? Do Evangelho é evidente que a pessoa histórica é o primeiro, e a tentativa de estabelecer o significado da pessoa é o segundo. O prólogo é uma tentativa de encontrar uma linguagem para expor adequadamente a glória da pessoa. A doutrina do Logos não desce sobre a pessoa histórica como uma roupa de fora; É um esforço para descrever o que John tinha crescido para reconhecer como o significado essencial da pessoa de Jesus. Não é uma teoria especulativa que temos aqui, não um esforço para pensar em uma teoria do mundo ou de Deus; é uma tentativa de encontrar uma linguagem apropriada para o que o escritor reconhece ser um grande fato. Não precisamos, portanto, buscar uma explicação da doutrina do Logos de João na especulação de Heráclito, nas teorias dos estóicos, mesmo no ecletismo de Philo. Os interesses desses homens estão longe da atmosfera do Quarto Evangelho. Eles desejavam uma teoria do universo; John procurou estabelecer o significado de uma vida histórica pessoal. No prólogo, ele estabeleceu que a vida, e ele escolheu uma palavra que ele encheu-se com significado concreter, um significado que incluía o ensino mais profundo do Velho Testamento, e o mais alto pensamento de seus contemporâneos. O ensinamento de Paulo, especialmente nas epístolas do cativeiro, se aproxima muito de perto ao do Quarto Evangelho. Assim, não é um método certo para trazer a doutrina do Logos com a interpretação do Quarto Evangelho, e olhar para todos os fenômenos do Evangelho como meras ilustrações do que a doutrina. O método correto é o inverso. A doutrina do Logos não tem concretude, não é uma realidade viva, desmontado a partir da vida pessoal que se manifestou ao apóstolo. O prólogo representa o que John tinha vindo para ver quanto ao significado da personalidade que ele tinha historicamente conhecido. Ele define-lo para trás uma vez por todas no prólogo, e nunca uma vez no Evangelho que ele se referem a ele novamente. Podemos entender que doutrina do Logos, quando olhamos para ele à luz dessas manifestações registradas nos 'do Evangelho, manifestações que permitiu John para contemplar a sua glória; não podemos compreender as manifestações se olharmos para eles meramente como ilustrações de um teorema filosófico abstrato. Em resumo, o Quarto Evangelho é concreto, não abstrato; não é a evolução ou a demonstração de uma teoria, mas a tentativa de expor uma personalidade concreta, e para encontrar palavras apropriadas para expressar o significado do que a personalidade como John tinha crescido para vê-lo.

 

  1. Crescimento da Fé e Desenvolvimento da incredulidade:

 

Como é com o caráter de Jesus, por isso é com a alegada ausência de desenvolvimento na fé dos discípulos. investigação cuidadosa mostra essa objeção também não tem fundamento.

 

(1) No início Confessions.

 

Aqui, novamente, é dito, vemos o fim do começo. Em João 1 Jesus é duas vezes saudado como o Messias ( João 1:41 , João 1:45 ), e duas vezes descrito como o Filho de Deus ( João 01:34 , João 01:49 ). Batista no início deste pontos de estágio a ele como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" ( João 1:29 ). É feita referência ao caso de Nicodemos ( João 3: 1 ff), aos samaritanos ( João 4:41 f), e outros incidentes do mesmo tipo, com a visão de provar que nesta fase inicial do ministério de nosso Senhor tais confissões é improvável, e até mesmo impossível. É para ser notado, no entanto, que as confissões nestes casos são representados como o resultado de manifestações especiais por parte de Jesus para as pessoas que os fazem. E as manifestações são de natureza a justificar a possibilidade psicológica da confissão. É assim que, no caso de Nathaniel. Nem é a objeção ao testemunho de João Batista de um tipo que não admite resposta. Para Batista, de acordo com os Sinópticos, tinha encontrado suas próprias credenciais em Isa 40. Lá ele encontrou a si mesmo e sua missão, e descreveu a si mesmo, como a encontramos no quarto Evangelho: "Eu sou a voz do que clama no deserto : Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías "( João 1:23 ; compare Mateus 3: 3 ; Marcos 1: 2 , Marcos 1: 3 ). Nós também achamos que, quando John "ouvido na prisão as obras do Cristo", e "enviado por seus discípulos e disse-lhe: És tu aquele que vem, ou havemos de esperar outro?" ( Mateus 11: 2 ), a resposta de Jesus foi uma referência a uma passagem em Isaías 61: 1-11 . De acordo com Jesus eram os verdadeiros sinais do reino messiânico. Há alguma razão por que não devemos dizer que, como John encontrou seus próprios credenciais em Isaías 40, ele também teria encontrado o caráter e sinais da vinda Um na descrição do servo sofredor em Isaías 53: 1-12 ? Se ele fez isso, o que mais simples do que ele deve descrever o que vem como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo? Em sua resposta a João, Jesus simplesmente pede-lhe para ler mais adiante no que profetizam que já tinha significado muito para ele. João 1:41João 1:45João 01:34João 01:49João 1:29João 3: 1 João 04:41 João 01:23Matthew 3: 3Mark 1: 2Mark 1: 3Matthew 11: 2Isaías 61: 1-11Isaías 53: 1-12

 

(2) O crescimento da fé dos discípulos.

 

Para além do que pode ser feito destes primeiros confissões, pode razoavelmente ser dito que há muitos sinais de um crescimento de fé por parte dos discípulos. Levando-nos o fato de que cada uma dessas confissões teve seu solo em uma manifestação particular da glória de Cristo, passamos a passagens que provam como imperfeita foi a fé dos discípulos. É de ser lembrado também que John tem apenas uma palavra para descrever todas as fases da fé, da mais leve impressão até convicção de todo o coração e entrega completa. Podemos referir-se ao tratamento cuidadoso e exaustivo dos significados da palavra "crer" pela EA Abbott em seu trabalho, de João Vocabulário . No quarto Evangelho o verbo é usado sempre, e nunca o substantivo. Como a palavra é usada, ela denota a impressão feita, se essa impressão é ligeira e transitória, ou profundo e duradouro. Etapas sucessivas de aceitação são vistos como o avanço discípulos para ser concluído e fé absoluta.

 

Ao lermos o Evangelho, percebemos que Jesus fez teste e tentar a fé dos seus discípulos, e fez seus atos e suas palavras ambos os testes de fé, e um meio para o seu crescimento. Como o resultado das palavras sobre o pão da vida, descobrimos que muitos dos seus discípulos disseram: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" ( João 6:60João 6:60 ), e por conta da dificuldade de Suas palavras, "muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não mais andavam com ele" ( João 6:66João 6:66 ). Em seu apelo para aqueles que não vão embora se verifique que a dificuldade se tornou realmente uma oportunidade para eles por uma fé maior ( João 6:68João 6:68 , João 6:69João 6:69 ). Os incidentes e acontecimentos da noite da traição, e as conversas sobre aquela noite, provar o quão incompleta eram a fé ea confiança dos discípulos; o quão longe eles eram de uma plena compreensão do propósito do Mestre. Também não é até depois da ressurreição, e a alegria de ver seu Senhor ressuscitado no cenáculo, que a fé obteve uma vitória completa e atingindo a plena posse de si mesmo.

 

(3) Divulgação gradual da messianidade: Crescimento da incredulidade.

 

Por outro lado, existe manifestamente uma evolução da incredulidade da dúvida passagem de. o momento para a completa descrença em Jesus, e rejeição absoluta Dele.

 

É justo aqui para o Evangelho observar que as confissões a que já nos referimos estão na parte de indivíduos que vieram para o relacionamento especial com Jesus. Tal é o caso no que respeita à Nathaniel, Nicodemos, a mulher de Samaria e as pessoas Samaritano, eo escritor coloca o leitor em que o relacionamento próximo, para que aquele que lê, pode acreditar. Mas essa estreita relação com Jesus é apenas o lote de uns poucos neste Evangelho. Não é verdade, como já observou, que neste Jesus Evangelho é representado como definitivamente proclamando-se como o Messias. Há algo da mesma reserva aqui como há nos sinóticos. Ele não afirmar a sua reivindicação; Ele deixou de ser inferida. Seus irmãos insinuar que ele deveria colocar suas reivindicações realmente à prova ( John 7: 3João 7: 3 f). Uma conta das dúvidas e especulações quanto ele é dada em João 7. As pessoas hesitam, e inquirir, e especular, ele é um bom homem, ou um enganador? ( João 07:12 ) Ele realmente uma missão de Deus? ( João 07:14 ff) - que vai provar que apenas certos indivíduos tinham esse conhecimento íntimo dEle como levar à aceitação. Em João 10, lemos: "E era a festa da dedicação em Jerusalém. Era inverno, e Jesus estava andando no templo, no pórtico de Salomão, pois, os judeus vieram ao redor dele, e disseram-lhe: Até quando tu nos manter em suspense Se tu és o Cristo, dize-nos claramente "(? João 10: 22-24 ). "É muito claro", como diz o Dr. Sanday, "que nenhum problema bem definido foi exposta perante o povo Eles são deixados para tirar suas próprias conclusões;. E desenhá-los, bem como o possível com a ajuda de critérios como eles têm, mas não há nenhuma. entweder ... oder ... - ou Messias ou não Messias - peremptoriamente proposto pelo próprio Jesus "( a Crítica do Quarto Evangelho , 164). A soma da questão no que diz respeito ao desenvolvimento de incredulidade é dada pelo evangelista nas palavras: "Embora tivesse feito tantos sinais diante deles, não criam nele" ( João 00:37 ). Por outro lado, o ponto culminante da fé é visto na palavra do Senhor a Tomé: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram" ( João 20:29 ) . João 07:12João 07:14 João 10: 22-24João 00:37João 20:29

 

Literatura.

 

Além Comms. e outras obras mencionadas no artigo, com artigos valiosos sobre o Evangelho em dicts. e Encs, o seguinte pode ser consultado: M. Dods, comum. "Quarto Evangelho" em Expositor Testamento grego ; Julicher, Eintleitung in das NT6 (1906, Inglês Tradução); EA Abbott, joanino Vocabulário (1905), e de João Grammar (1906); HJ Holtzmann, Evangelium , Briefe und Offenbarung des Johannes , besorgt von W. Bauer (1908); Ensaios sobre algumas questões bíblicas do dia por membros da Universidade de Cambridge , editado pelo Dr. Swete (1909), Essay IX, "O teologia do Quarto Evangelho, " por WH Inge, e Essay X, " o valor histórico do Quarto Evangelho ", por CE Brooke; Schmiedel, Os escritos joaninos (Tradução Inglês, 1908); J. Armitage Robinson, o caráter histórico do Evangelho de João (1908); Askwith, o valor histórico do Quarto Evangelho (1910); Ezra Abbot, evidência externa do Quarto Evangelho , editado por JH Thayer (1891); Lowrie, A Doutrina do John (1899).

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fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net