Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1471 votos)



ONLINE
23




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

Historia do pentecostalismo Britanico
Historia do pentecostalismo Britanico

                           Pentecostalismo Britânica 1907-1928. 

 

  Europeu Pentecostal Theological Association, Leuven, Bélgica, dezembro 1981 

Em janeiro de 1907, a senhora deputada Catherine preço de 14 Ackerman Road, Brixton falou em línguas tornando-se a primeira pessoa a fazê-lo no Movimento Pentecostal moderna na Grã-Bretanha. (1) 

Antes dessa data, o solo havia sido preparado pelo ensino dos vários grupos de santidade, que incluiu o Pentecostal League (1891), liderada pelo leitor Harris QC (2) e da União Pentecostal, mais tarde rebatizado a Coluna de Fogo, que foi o primeiro introduzido a Inglaterra em 194 (3). 

A Convenção de Keswick, que teve início em 1875, também foi uma influência poderosa. A Convenção de 1905, nomeadamente, que recebeu uma série dos "Filhos do Revival" levou a uma grande expectativa. Embora essa expectativa não se realizou foi antecipado que o que parecia para avanço pode vir em 1906 (4). 

O Revival Welsh também teve uma influência poderosa. Qualquer que seja a figuras que tomamos, as da Western Mail (5) que relatou cerca de 70.000 conversos, ou do total mais modesto de 35.000 dada no South Wales Daily News (6) 

O futuro do Movimento Pentecostal britânico foi influenciado pelo renascimento de duas maneiras. Em primeiro lugar, alguns dos que estavam a tornar-se líderes no novo Movimento estavam em contato com o Revival Welsh. Alexander A. Boddy (1854-1930), vigário de Todos os Santos, Monkwearmouth, Sunderland, ficou com Evan Roberts em Tonypandy7. Joseph Smale8, pastor da influente First Baptist Church, Los Angeles, também visitou País de Gales e em seu retorno ajudou a criar um clima de expectativa em sua própria igreja. Frank Bartleman correspondeu com Evan Roberts e ele recebeu uma reply9. Não há nenhum fundamento no entanto, para a alegação feita por Vinson Synan quando ele

declara: "Línguas, também foram encontrados no Revival galesa de 1904 ... É bastante provável que Bartleman e Smale estava ciente deste aspecto do reavivamento galês, quando começaram os seus esforços duplicá-la em Los Angeles "10 

Uma série de histórias de British pentecostalismo repetir o mesmo mito. Comentaristas mais sofisticados citar o relatório Yorkshire Post datado de 27 de dezembro de 1904. Outros, particularmente os que pertencem à Igreja Pentecostal, estado que falar em línguas ocorrido, mas não dão nenhuma prova. Um historiador recente, escrevendo sobre o Revival diz: 

"Até agora, eu não encontrei nenhuma referência explícita a glossolalia em qualquer relatório em primeira mão, seja em galês ou em Inglês, lidando com que period11 agitado. 

Não é necessário haver dúvida de que isso é assim. 

O Revival galesa de 1904-1905 foi bastante influente na outra maneira. Isso levou à conversão de um número de figuras importantes do Movimento Pentecostal britânico.

Estes incluíam Daniel Powell Williams (1882-1947), líder da Igreja Apostólica que foi convertido no dia de Natal 1904 através da pregação do Evan Roberts12.

Donald Gee13 foi convertido em Londres, em outubro 1905 sob a pregação de Seth Joshua, como era WG Hathaway (1892-1969) que foi o primeiro membro da Igreja da Fé Apostólica e mais tarde realizou um alto cargo na Elim Evangelho Quadrangular Alliance. 

Os dois irmãos, George e Stephen Jeffreys também foram convertidos no início do Revival em novembro de 1904. Na medida em que Stephen estava preocupado isso começou quando ele foi levado sob convicção, observando a mudança radical na vida e hábitos de alguns de seus colegas mineiros no início do Renascimento. Stephen tinha se juntou ao seu pai, Thomas na mina com a idade de doze anos em 1889. Sua mãe, Kezia precisava da renda extra para ajudar a sustentar a família crescente quando a mais recente adição, George chegou em 28 de fevereiro de 1889. Ele foi dado o nome George depois de um irmão mais novo que morreu com a idade de quatorze anos, em Novembro do ano anterior. Em 1904, Stephen e sua esposa estavam vivendo oposto Siloh Capela Independent em Nantyffyllon. Os irmãos estavam presentes em uma reunião em Siloh na quinta-feira 17 novembro, quando Stephen estava sob profunda convicção. Seu filho Edward registrou as palavras de seu pai, 14

"Foi uma terrível semana antes da minha conversão." O assunto foi resolvido na manhã do domingo seguinte na sequência de um sermão dado por seu ministro, Glasnant Jones. A data era 20 de novembro de 1904. Nove anos mais tarde Stephen iria começar seu trabalho como um evangelista, um trabalho que lhe daria um ministério de maior sucesso na Grã-Bretanha, mas também ter um impacto sobre a vida de milhares de pessoas em lugares tão distantes como a Nova Zelândia e África do Sul. 

Thomas e Kezia Jeffreys eram membros da antiga capela Duffryn. Thomas morreu com a idade de 47 em setembro de 1895. Cinco de seus doze filhos havia sido colocado para descansar no mesmo túmulo em Llangynwyd antes do Revival varreu o Vale do Llynfi com tal efeito dramático nos poucos meses entre novembro de 1904 e fevereiro 1905 . 

Nas listas registradas de convertidos registrados, Maesteg está em segundo. A primeira lista registra 1.208 convertidos; a segunda lista de janeiro 1905 adicionou uma outra 2115 com uma nova lista de adicionar mais um 2091. Por qualquer padrão estes são números notáveis. O efeito sobre a vida religiosa do vale foi dramático. Mesmo o Times15 foi relatar:

"Durante os seis meses antes do Revival começou o número de pessoas convocadas no Tribunal de Polícia de Bridgend Llynfi Vale não foi mais do que dois por semana".

 

Um dos relatos populares do Revival elabora: 

"O Sr. David Davies, juiz de paz e presidente do Conselho de Maesteg diz: 

"No que diz respeito sobriedade, há uma melhora notável em todo o distrito. Um viajante de cerveja admitido a um amigo meu que suas declarações haviam caído setenta e cinco por cento. O "tom" do distrito tinha sofrido uma grande mudança, a linguagem de rua a ser muito melhorado. O silêncio da madrugada é quebrado pelo hino-canto dos carvoeiros indo e voltando do trabalho, e praticamente nenhum trabalho policial agora, como brigas e embriaguez parece ser quase no fim. As capelas nunca foram tão bem atendidos. Eu sei que dezenas de homens que anteriormente simplesmente desperdiçadas seu dinheiro, mas que agora estão gastando-o em alimentos e roupas às suas famílias. "16  

A família Jeffreys transferiram a sua adesão a partir Duffryn Capela de Siloh e se hospedaram no Siloh até Glasnant Jones deixou para Cross Keys em 17 de outubro de 1907 Glasnant foi um grande encorajamento para o jovem George Jeffreys e, desta forma George recebeu as primeiras instruções e preparação para seu futuro ministry.18 

Houve muitas mudanças nos anos seguintes o renascimento. Houve um grande afluxo de novos membros em muitas das capelas nos vales. Mas, se a queda registrada pelo CR Williams 19 em Penrhriwceiber em 1908 ocorreu no mesmo grau em outros lugares, e minha pesquisa indica que isto é assim, então é claro que aqueles que olhavam para a manutenção da vida espiritual estavam indo para estar interessado em quaisquer relatórios de trabalho espiritual que buscavam manter o fogo do reavivamento. A conexão americana. 

O Inglês-nascido norueguês ministro metodista, Thomas Ball Barratt (1862-1940) escreveu a Evan Roberts no dia 2 de janeiro de 1905. 20 Na resposta que recebeu de colegas de trabalho de Roberts havia uma seção significativa. "... Estamos orando para a Noruega ... Que o Senhor os abençoe com o Batismo do Espírito Santo ..." Barratt acrescenta o comentário: "Nenhum de nós pensou então como todas essas orações acabaria por ser respondidas."

A maneira que eles foram respondidas é talvez muito bem conhecido por ser repetido aqui em detalhes, mas, por uma questão de clarificação, eu ofereço uma breve verão.

No verão de 1905 Barratt anunciou que estava indo para os Estados Unidos da América, a fim de angariar fundos para a construção de sua Missão da Cidade em Oslo. Ele foi dado testimonials- esplêndida até mesmo o rei permitiu que seu nome fosse usado em conexão com a empresa. Barratt era para ser nos Estados Unidos há mais de um ano. Financeiramente a viagem não foi um sucesso e, por vezes, ele teve foi reduzido ao desespero. Sua experiência em 07 de outubro de 1906 ea experiência posterior e mais significativo de 15 de novembro fez a longa viagem vale a pena.

Ele tinha ouvido falar dos acontecimentos que tiveram lugar em Azusa Street, Los Angeles e ele leu a primeira revista, Fé Apostólica que tinha sido enviado de lá em setembro de 1906. Ele escreveu várias cartas a eles, tendo recebido respostas útil e compreensão.

No momento em novembro, quando ele recebeu sua experiência totalmente pentecostal esposa de um médico que tinha sido em Los Angeles, também estava presente. Barratt deixou a América em dezembro de 1906 e voltou para casa para a Noruega. O que aconteceu lá atraiu muito attention.21 considerável 22 Alexander Boddy era um daqueles que visitou a Noruega, a fim de testemunhar em primeira mão o que estava ocorrendo. O que ele viu causou uma profunda impressão sobre ele. Ele convenceu Barratt para vir a realizar uma missão em Sunderland. Barratt desembarcou em Sunderland, no último dia em agosto de 1907 e lá permaneceu até 18 de outubro. Um jovem recebeu a experiência de falar em línguas antes Barratt chegou 23

Um dos primeiros a se manifestar glossolalia durante a visita de Barratt era jovem filha de Boddy, Jane, que falavam em línguas em 21 de setembro. 24 Alexander Boddy teve que esperar até 02 de dezembro de 25, quando ele se tornou a pessoa quinquagésimo em Sunderland a fazê-lo.

Quando Boddy tinha retornado de Christiania (Oslo), em março 1907, ele estava ciente de apenas cinco pessoas que tinham recebido a experiência na Grã-Bretanha. Até o momento ele escreveu a primeira edição de confiança em abril de 1908, ele poderia dizer que havia "provavelmente quinhentas na Grã-Bretanha assim baptizou". 

Há várias pessoas interessantes entre os primeiros. Algumas delas merecem mais atenção.

O primeiro veio a minha atenção quase que acidentalmente quando eu estava lendo a revista do Donald Gee, Pentecostes: 26 

"Em 1906 dois ministros coloridos abriu uma montagem em Sumner pista Peckham, e desistiram de Sunderland em 1907 batizado no Espírito Santo. Ele foi estigmatizada como a 'Igreja de Black Man.' Liderados pelo Irmão Wilson até a sua morte em 1929, foi pastoreada por Bro. James, eo irmão. P. van der Woude, até o presente Pastor, C. Corston, assumiu em 1940. " 

Isso era novo para mim e eu suspeitava na época que era para muitos outros. Poucos dias depois, como muitas vezes acontece quando a fazer investigação, eu estava lendo o relato de TB Barratt da sua visita ao Sunderland, onde ele menciona "... um cavalheiro colorido a partir de Londres ..."

Enquanto isso necessária uma investigação mais aprofundada, parecia que este era T. Brem Wilson que saudado fro Gana. Eu preciso adicionar a esta rapidez com este desenvolvida. Presente na reunião em Leuven foram Ian Mc Robert e Cornelius van der Laan que eram ambos estudantes menores de Walter Hollenweger. Van der Laan era o único que sabia nada sobre Brem Wilson e ainda teve algumas fotografias dele. Ele os havia obtido a partir de Peter van der Woude um ministro anterior da igreja que tinha tomado essas fotos e outros documentos da Igreja Peckham, quando voltou para a Holanda. Desde então, tenho sido capaz de publicar um artigo mais detalhado sobre ele no Jornal Teológico Pentecostal do Association.2007 Europeia, vol.xxvii No.2pp128-136. "Black Pentecostal igrejas na Grã-Bretanha". 

Outro personagem interessante incluído entre os primeiros cinquenta era um construtor de meia-idade a partir de Lytham, Lancashire Henry Mogridge (1854-1931). Ele era um homem forte de espírito que tinha sido um líder de classe na Igreja Metodista. Ele visitou Sunderland onde ele foi batizado no Espírito Santo em 30 de novembro, 1907,27 Ele abriu sua casa ", Northlands", Agnew rua para reuniões pouco depois. Foi a estas reuniões que o agente Preston Estate, Thomas Myerscough (1858-1932) fez o seu caminho junto com uma delegação para ver o que estava acontecendo. Ele estava a entrar em sua própria experiência pentecostal em Sunderland em 1.909,28 Myerscough era para ser muito influente no Movimento Pentecostal britânico. Ele foi o responsável pelo treinamento inicial e Escola Bíblica em Preston que foi usado pela União Missionária Pentecostal. Foi nesta escola que George Jeffreys começou seus estudos em novembro de 1912. Outros 29 alunos incluídos WFP Burton, James Salter e EJ Phillips para citar alguns. Myerscough tornou-se um dos líderes das Assembleias de Deus na Grã-Bretanha sobre a sua fundação em 1924. 

Assim como houve casos registrados de falar em línguas nos Estados Unidos- lugares como Topeka, Kansas e Houston, Texas com um evento ainda mais cedo na escola Shearer em Cherokee County, Carolina do Norte em 1896, por isso não havia caso semelhante isolado em Grã-Bretanha em lugares como Brixton, Bradford e Port Talbot.

 

Sunderland e sua importância 

A primeira visita de TB Barratt não atraiu muitas pessoas em primeiro lugar. Alguns poderiam ter tido conhecimento de relatos de falar em línguas tendo sido relatada tanto nos Estados Unidos e também na Noruega. Houve relatórios em um número de papéis cristãos, incluindo o Herald cristã, a ficha ea Pioneer Africano Sul. Boddy tinha escrito dois relatórios sobre o que ele tinha testemunhado na Noruega e ele classificação superior que o que ele tinha observado em Tonypandy com Evan Roberts durante o Revival de 1904.

Os primeiros visitantes do Sunderland foram principalmente os líderes e trabalhadores responsáveis ​​pela principalmente pequenas missões que estavam buscando fresco renovação em seu próprio ministério. Muitos deles eram leigos; muito poucos deles pertencia aos principais denominações; poucos se qualquer realizada qualquer escritório elevado. Eles não tinham Tertuliano como o Montanists anteriores tinha; não havia longa lista de nomes ilustres como foi o caso do Movimento de Oxford no início no século anterior; nem eles poderiam corresponder ao início de Irmãos. Foi em grande parte um movimento da classe trabalhadora. Se Boddy foi treinado como advogado e praticada por alguns anos em uma área de difícil em Manchester antes de se formar em teologia em Durham sob o bispo Joseph Lightfoot. A paróquia de Todos os Santos, Monkwearmouth estava em uma área de classe trabalhadora com uma fábrica ao lado com seu martelo a vapor barulhento.

Em Abril de 1908 Alexander Boddy tomou o passo corajoso de lançamento de sua revista, confiança e nisso ele anunciou a primeira Conferência Sunderland que era a ser realizada em seu Salão Paroquial durante as férias de Pentecostes. 

É de Sunderland que temos de olhar, se quisermos descobrir o lugar que viria a ser a plataforma de lançamento para o pentecostalismo moderno na Grã-Bretanha. Martin Robinson mostrou que foi a atenção da imprensa secular para as reivindicações da ocorrência de falar em línguas que deu o foco para muitas pessoas cristãs sobre a possibilidade de experimentar um novo encontro com o Espírito Santo, que os levou para além do que tinha sido ensinado no Keswick há mais de trinta anos.

 Alguns pentecostais mais tarde não pode ter dado Alexander Boddy o crédito que foi, sem dúvida, devido a ele. Quando ele morreu em 10 de setembro de 1930 30 sua morte quase não foi notado por alguns dos papéis pentecostais. As Assembléias de Deus escrito o seu nome de forma incorrecta; a Elim Evangel de 26 de setembro registrou sua morte sob um aviso simples que provavelmente foi inserido pela família, até pensei que eles tinham escrito para ele e tinha recebido a correspondência dele após sua aposentadoria, em 1922. Antes, tinham gravado sua aposentadoria: 31

 Smith Wigglesworth é o nome que é o mais conhecido e temos esperado um longo tempo para uma biography32 detalhada de sua vida notável. Ele tinha ido por etapas a partir Anglicana, Metodista, Exército de Salvação, Batista, Irmãos ea Pentecostal League antes que ele tornou-se identificado como um Pentecostal depois que ele foi batizado no Espírito e falaram em línguas depois deputada Mary Boddy impôs as mãos sobre ele em Sunderland em outubro 29, 1907,33 Ele era o líder de Bowland Mission Street, Bradford, Yorkshire. Em 13 de fevereiro de 1904 lá andou em um James Berry (1852-1913) 34

ex Pública Executioner 1884-1892.Berry foi convertido na Rua Bowland em 13 de fevereiro de 1904. Ele se tornou um evangelista e um oponente franco da pena capital. Durante o seu serviço como carrasco ele foi responsável por enforcamento alguns homens e 134 mulheres. Muitos artefatos que haviam pertencido a ele estão agora em Senhora do Tussard e eles incluem um revelador trato de sua conversão.

Wigglesworth não foi a primeira pessoa a partir de Bradford a falar em línguas. Isto foi relatado para ser um Sr. Salter que o fizeram em 02 de julho de 1907. Ele foi dito ter falado em línguas, interpretação ou profetizou em várias reuniões entre aquele tempo e 35 abril 1908

 Smith Wigglesworth era um encanador quase analfabeta. Sua esposa lhe ensinou a ler. Ele poderia ler e escreveu muitas cartas durante um ministério longo e no mundo; a pontuação é quase inexistente, o errático gramática e ortografia. Por tudo que ele era capaz de se comunicar com pessoas com sentido de que era inequívoca. Ele não era um Pentecostal-o que quer que era típico ou é- ele era único.

 Referência já foi feita para Henry Mogridge e Thomas Myerscough dois empresários Lancashire que se tornaram líderes em Lytham e Preston, respectivamente. Para isso, gostaria de acrescentar os nomes de advogado Joseph Walshaw de Halifax e oficiais de seguro de Frederick Watson de Blackburn que eram representantes de um número de pessoas que se tornaram líderes nos movimentos emergentes. Nenhum registro de British pentecostalismo seria completa sem no entanto referência à importância que deve ser dada à contribuição de Cecil Polhill de Reynold, Bedford.36 Enquanto muitos desses homens fornecidas liderança a nível local, a futura liderança do Movimento seria desenvolvido por uma nova geração de homens mais jovens.

 Desenvolvimentos no País de Gales

 Os irmãos George e Stephen Jeffreys não estavam no primeiro ligado ao Movimento Pentecostal no início e no fato de que ambos estavam oposto ao seu ensino. Eles foram levados para uma mudança de mentalidade e uma dramática mudança de direção logo após o único filho de Stephen, Edward (1899-1974) falou em línguas pela primeira vez enquanto ele estava em férias em Cross Hands. Ele tinha apenas 10 anos de idade na época e ele não dizer a seus pais o que tinha acontecido. Escrevendo 21 anos mais tarde como o fundador e líder das Igrejas Bethel ele nos dá a história que de outra forma teria permanecido sem registro: 37

 "Isso fez com que meu pai e minha mãe, também um tio meu, [George] pensar muito seriamente relativa a este presente maravilhoso. Minha mãe neste momento em particular era antagônica à verdade. No entanto, o bom Deus batizando seu querido filho, mudou completamente seu ponto de vista. "

 A Igreja da Irlanda altamente respeitado clérigo, Thomas Hackett (1850-1939) escrita em confiança, em 1918, ele diz:

 "George Jeffreys e seu irmão mais velho Stephen ... eram filhos do Revival Welsh, e no início se opôs a esta manifestação chuva serôdia do Espírito, com o sinal sobrenatural de falar em línguas. Sentindo-se, no entanto, a sua própria necessidade profunda do poder prometido em alta, eles dirigiram-se para a oração unida, com o grito sério: 'Senhor, batizar-nos no Espírito Santo ", quando, ao seu espanto, garotinho do irmão mais velho começou a falar em línguas de manifestamente 'diversos tipos ", e seguiu em grande extensão em Galês com um uso maravilhoso e bastante inusitada da Escritura. Poucos dias depois, o irmão mais novo, George encontrou-se em um domingo de manhã cantando em línguas, embora, mas um curto período de tempo antes que ele havia pregado publicamente contra-lo como de baixo. "

 George confirmou esta parte da história na edição de Natal da Elim Evangel em 1929. Ele havia escrito esta sequência de uma visita a sua antiga casa em Maesteg onde sua mãe tinha morrido no início do ano e onde suas irmãs ainda estavam vivos. No último final do ano ele havia realizado reuniões de grande sucesso em Cardiff e Swansea, onde ele foi capaz de plantar igrejas grandes depois que centenas foram convertidos e os números foram curados. Ele confirmou que este incidente ocorreu na Capela Velha Duffryn.

 Outra pessoa que recebeu uma experiência pentecostal nas mãos da Cruz foi Welsh ministro batista, William George Colina (1874-1941) ex-ministro de Smyrna, Pen-y-Fey que a partir de novembro 1908 foi ministro o Calfaria, Welsh Baptist Chapel, Cwmfelin. Ele estava em simpatia com o ensino pentecostal, mas teve de esperar até que ele visitou Cross Hands antes que ele falou em línguas pela primeira vez. Sua família ainda possuem a Bíblia que trazia a inscrição: 38

  "Batizado no 3º Santo Espírito de junho de 1910, o Espírito caindo em cima de mim, em seguida, falando através de mim em outras línguas, de acordo com a evidência bíblica, bendizei o seu nome."

 Isso o colocou em conflito com sua igreja. Ele tinha sido em desacordo com alguns deles por algum tempo sobre os métodos de angariação de fundos, entre outras coisas. O resultado foi que ele renunciou ao pastorado e da denominação. Um pequeno grupo começou a se reunir na casa de Sr. e Sra Bedford na Cruz Inn, Bridgend Road e aos domingos que realizou serviços em Oakwood escola perto de sua antiga igreja. Foi nessas reuniões que o irmão Jeffreys começaram a participar.

 Stephen continuou em seu emprego na Caerau Colliery. Ele tinha sido um mineiro desde que ele começou a trabalhar em deixar a escola aos 12 anos de idade em 1888. George havia se juntado Stephen e dois de seus outros irmãos na mina assim que ele deixou a escola em atingir o seu décimo segundo aniversário em 1901. Ele deixou lá para tirar o emprego nas lojas co-op locais em Nantyffyllon após dois de seus irmãos morreram. Outro irmão, mais novo morreu em 1916.

 George tinha recebido algum incentivo Glasnant enquanto Jones foi seu ministro e ele era um estudante cuidadoso que procurou a preparar-se para o ministério. Quando ele jogou em seu lote com os pentecostais desprezado a porta para o ministério foi agora fechados, ou assim parecia. Ele foi batizado por imersão por Preço Davies (1881-1966), que tinha sido convertido no dia após George e Stephen em Mountain Ash através do ministério de Evan Roberts.

George começou a primeira a associar-se com um dos Fé Apostólica groups.39 Este grupo que foi fundada em 1910 abriu a primeira igreja a ser construída especialmente como uma Igreja Pentecostal em Winton, Bournemouth em 05 de novembro de 1908. O líder era um ex-sargento do exército regular, William Oliver Hutchinson (1864-1928). Hutchinson foi convertido em Wesleyan Methodism antes de se juntar os batistas. Ele foi contratado pela Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra Crianças. Ele visitou Sunderland em 1908, onde ele foi batizado no Espírito. A reunião que ele erguido em Bournemouth foi aberta por Cecil Polhill e nomeado Missão Emmanuel.

 Vários outros que estavam a desempenhar um papel no Movimento Pentecostal emergente associaram-se com o trabalho em Bournemouth. Um deles era um ministro batista, James Brooke (1883-1960). Ele se juntou Hutchinson em 1910 e passou a se encarregar do trabalho da Fé Apostólica em vista Bell, Swansea antes de embarcar para o trabalho pioneiro da Fé Apostólica na África do Sul em 1912. Um dos jovens que participaram das reuniões Swansea no sábado à noite foi George Jeffreys (1889-1963). Eu entrevistei deputada Brooke em sua casa em Londres, quando ela era 103. Ela tinha uma viva recordação daqueles dias. Seu filho mais velho, Percy escreveu mais tarde um pequeno livro sobre a história do que se tornou a Igreja Fé Apostólica Estados dos quais ele atuou como Superintendente Geral para trinta e cinco years.40

 Após a primeira Conferência Sunderland União Missionária Pentecostal foi fundada em janeiro de 1909. O objetivo desta era fornecer apoio e formação aos potenciais candidatos para o trabalho missionário no exterior. Casas de formação foram criados para homens e mulheres em Londres com outro, sob a supervisão de Thomas Myerscough. George Jeffreys escreveu uma carta para a União Pentecostal Missionária em 1912 solicitar um formulário de inscrição para participar da faculdade para a formação como um missionário em perspectiva: 41

 "A Agenda candidato foi devidamente preenchido e assinado por George Jeffreys em Swansea com recomendações satisfatórios foram lidos, e resolveu-se que ele ser admitido em estágio de formação sob o Sr. Myerscough em Preston e que esta última será notificada e perguntou se ele vai gentilmente tomar as medidas necessárias para a recepção deste candidato. "

 Ele foi para Preston em novembro 1912 para o que era para ser um curso de dois anos. Ele só estava lá no entanto até janeiro de 1913, quando ele foi chamado para ajudar seu irmão Stephen em sua primeira missão na pequena aldeia de Cwmtwrch perto de Swansea. A comissão organizadora do PMU discutiu sua ausência da escola e do secretário escreveu-lhe pedindo o seu retorno. Parece que ele fez isso, pelo menos por um curto período de tempo e ele foi mostrado em uma fotografia com outros estudantes da escola. Este foi publicado em confiança na edição datada de Outubro de 1913. Embora George não gastar muito tempo em Preston parece muito claro que alguns aspectos importantes da idéias foram certamente ganhou a partir daí. Estes podem ser vistos em seus pontos de vista sobre a vida de solteiro e também sobre o ensino que procurou fazer uma distinção entre o Espírito Santo eo Espírito de Cristo 42. (tal visão nunca foi oficialmente realizada apesar de ter sido instigada mesmo tão tarde em 1952 / 523when o escritor era um estudantil As referências em Atos 16: 6-7 parecia resolver a questão como não mostrando nenhuma distinção e uma leitura de Romanos 8 parecia resolver a questão e eu nunca ouvi-lo tanto quanto sugeriu novamente) .

Poucos meses depois, outra entrada estados: 43

 "George Jeffreys ter estado ausente dos treinos em Preston por algumas semanas, enquanto a realização de missões no País de Gales e em Londres, o Conselho considerou que era muito desejável para ele voltar ao Preston para o treinamento sob o Sr. Myerscough, numa data próxima e resolveu-se que o Sr. Polhill ver G. Jeffreys nela. "

 A primeira missão surgiu depois que George havia ministrado no Tro'r Glein Mission Hall, Cwmtwrch no Swansea Valley.44 Ele ministrou lá várias vezes antes, em 1912, no que foi uma reunião muito pequena. Durante esse tempo, ele havia mencionado para as pessoas de lá que seu irmão Stephen seria um bom orador que ficaria feliz em ajudá-los com o ministério. Os líderes da reunião conheceu Stephen em uma reunião em Swansea, num sábado e, como eles não têm um alto-falante para o domingo seguinte eles perguntaram-lhe se ele poderia vir e tomar a sua reunião. Eles encontraram seu ministério muito útil. Eles escreveram para seu irmão George para lhe perguntar se ele viria e ministro em sua primeira convenção que eles planejavam realizar na época do Natal. George foi incapaz de comprometer-se como ele estava aguardando uma resposta da Escola Bíblica em Preston mas ele sugeriu que eles deveriam convidar Stephen.

Os mineiros tiveram dois dias de férias durante o Natal (que foi na quarta-feira em 1912) para que planejava continuar ao longo do fim de semana através de até terça-feira seguinte, que era véspera de Ano Novo. Tal era a bênção sobre estas reuniões que Stephen foi convidado a permanecer durante a semana seguinte. Este lhe presenteou com um problema. Ele era um mineiro e tinha sido um para mais de vinte anos. Ele tinha uma esposa e uma família jovem para suportar. Ele escreveu para o gerente da mina para solicitar sua permissão para ser afastado e este foi concedido. Tal foi o sucesso da missão que Stephen teve que enviar uma mensagem urgente para George para vir e ajudá-lo. Ele tinha quase certamente ficar sem sermões por esse tempo e as reuniões eram para continuar por sete semanas. Houve um total de 130 que fez profissão de fé. Havia também um bom número de casos de cura relatados, bem como muito poucos também ser batizado no Espírito Santo e falar em línguas. O grupo original de 15 foi muito incentivada, pois foi muito ampliado. Relatórios das reuniões apareceu em A vida de fé, 44Confidence, 45 e Cecil Polhill de, Chamas da Fire.46 Polhill visitou Cwmtwrch.

 No final destas reuniões os irmãos foram para a aldeia remota de Penybont, em seguida, em Radnorshire cerca de cinco milhas de Llandrindod Wells. O convite veio de um JP Quaker e agricultor, Joseph Owen Jenkins (1856-1944). Embora o lugar era remota as reuniões foram bem atendidos e não houve uma resposta muito boa para a pregação dos irmãos. Eles receberam muitos convites para celebrar uma reunião em outros lugares. Entre esses lugares era a Igreja galesa na City Road, Londres e Arundel Praça Igreja Congregacional. Este era o lugar onde DL Moody havia começado seu ministério Londres. Sua estadia na cidade celebrado com dez dias em Holborn Hall.

 George Jeffreys enviou um relatório das reuniões para Alexander Boddy e em sua resposta o Sr. Boddy convidou os irmãos para falar nas reuniões evangelísticas em Sunderland na próxima convenção aqui com início em 20 de maio. George Jeffreys fomos lá acompanhado por um grupo de Gales. Ele é para ser vista com um grupo de uma fotografia que foi tirada no tempo. Eles participaram activamente nas reuniões, especialmente no canto e nos serviços ao ar livre na cidade. Alguns dos visitantes, incluindo alguns da Alemanha foram favoravelmente impressionado com a sua contribuição e confiança uma reportagem na sua edição de julho.

 Os visitantes vieram e perto e de longe. Entre esse número era de Frank Bartleman e um número entre Irlanda. Um deles foi William Gillespie um jovem empresário de Belfast. Ele tinha sido convertido em 1907 através da pregação sobre de um Pentecostal ministro americano, William Anderson da Filadélfia. Anderson tinha visitado a Irlanda, juntamente com um de sua congregação, Lottie Smith quem posteriormente se casou. Seu irmão, Joseph (1890-1980), um primo dos irmãos Gillespie, em seu retorno da Filadélfia entrou para a banda Elim Evangelística na Irlanda em 1919,47

Os irmãos, em uma expressão prática fechado três notas de dez shillings (no valor de £ 1,50 hoje, mas um soma muito útil nesse momento e suficiente para pagar tarifa de George para a Irlanda). George foi capaz de pagar sua primeira visita lá no final do ano. As reuniões foram realizadas geralmente durante o período de Natal, mas a primeira tentativa de realizar reuniões em Monaghan foram frustrados quando os metodistas locais, em cujo salão os serviços estavam a ser realizada, cancelou o noivado, mesmo que os folhetos foram impressos.

 George voltou mais tarde e um grupo de jovens se reuniram em Knox Temperance Hotel, The Diamond, Monaghan em quinta-feira, 7 janeiro de 1915. O motivo da reunião era ", com a finalidade de discutir a melhor forma de alcançar a Irlanda com o Evangelho completo em linhas pentecostais. "48

 

Esta reunião resultou na formação da Banda Elim Evangelística por George Jeffreys. O primeiro a aderir foi Robert Ernest Darragh que tinha sido um estudante em Preston por um curto período 1914-1915. Margaret Montgomery Streight que tinha aplicado ao PMU, mas tinha sido rejeitado como "ser muito fanático", agora também se juntou a ele.

O interessante é outro que tinha passado algum tempo em Preston era Ernest John Phillips (1893-1973) que se tornaria o longo Secretário-Geral tempo de Elim. Outro ex-aluno Preston, Percy Newton Corry (1892-1940) e um missionário cedo PMU para a Índia iria se juntar Elim em 1927 pelo Decano do Colégio Bíblia em Clapham.

 Mais tarde, em 1915, um quarto meting foi inaugurado em Belfast. O pequeno salão na Hunter Street off Shaftsbury Square foi de ser a primeira igreja Elim na Grã-Bretanha. George Jeffreys tornou-se pastor e foi nomeado, "Elim Christ Church." Ter o pastorado de 26 anos de idade George tornou-se isentos do serviço militar, quando este foi introduzido em 1916 seguindo as pesadas perdas na França e em outros lugares na guerra. Em um serviço mais tarde, George recebeu outra ordenação na sequência da imposição das mãos por seu irmão, Stephen. Pode-se perguntar, que o ordenado? A resposta seria que um número de ministros em Llanelly tinha reconhecido seu ministério em Island Place seguindo suas reuniões na cidade em 1913 e seus trabalhos posteriores na cidade. Em um elaborado certificado de ordenação, que foi elaborado durante uma convenção em 18 de julho de 1917 e assinada por W. Moelfryn Morgan, Bettws, Ammonford e Stephen como ministros. Os outros cinco que assinaram foram designados como diáconos da igreja. Eles incluíram George W. Gillespie e Robert Ernest Darragh.

No certificado elaborado e com o desejo de dar uma data anterior e mais tempo para a sua experiência foi registrado que ele "foi separado para o trabalho regular do ministério cristão pelo independente Igreja Apostólica conhecido como Emmanuel Christ Church, na cidade de Maesteg no condado de Glamorgan, País de Gales, no dia treze do mês de Novembro do ano do Senhor de 1912 ... "

Sr. Morgan tinha sido um ministro por 27 anos antes ele se converteu em julho de 1915. Ele foi batizado no Espírito cinco meses depois. Quando ele estava em reuniões na Irlanda, juntamente com George e Stephen foi a primeira vez que ele já havia pregado em Inglês. Ele cuidadosamente escreveu seu sermão, mas abandonou este depois de um curto período de tempo e ele descobriu uma nova eloquência de acordo com o seu testemunho no momento.

 A Declaração de Fé foi elaborado up49 e esta se tornar a Declaração de Verdades Fundamentais da Elim Evangelística Band. O mesmo foi utilizado para formar a Declaração de Verdades Fundamentais emitidas pelo Conselho Provisório do Conselho Geral das Assembléias de Deus no seguimento das reuniões em Sheffield maio 1.922,50

Esse esforço provaram abortivo e, eventualmente, as Assembléias de Deus da Grã-Bretanha e da Irlanda tornou-se um corpo separado após uma conferência em Birmingham, em fevereiro de 1924. O Elim Evangelística banda se reuniu em Belfast no final de 1924 e discutiu a possibilidade de amalgamação. Eles foram incapazes de satisfazer antes dessa data, devido à ausência de George e Stephen Jeffreys, ECW Boulton, James McWhirter e RE Darragh no Canadá e nos Estados Unidos entre Junho eo final de outubro. Os vinte e um membros decidiram:

 "... Acreditamos que seja a vontade de Deus que nós trabalhamos cada um em nossas próprias linhas, como dantes, tanto esforço, lado a lado com simpatia mútua, para a salvação das almas e as verdades que são tão querido para nós." 

Muitos anos mais tarde, quando eu entrevistei Robert Tweed (1899-1992), o último membro sobrevivente do grupo, ele não tinha nenhuma lembrança de qualquer reunião ou da decisão. Ele tinha muito bom recall de muitos detalhes daqueles primeiros tempos.

 Havia vinte e duas igrejas Elim na Irlanda em 1922; havia um em Dowlais, País de Gales, onde Stephen Jeffreys era o ministro de 1920. George Jeffreys começaram reuniões em Leigh-on-Sea, Essex, em 1921, e este foi seguido por Grimsby e Hull com outros lugares a seguir onde pequenas reuniões já tinha sido estabelecida . Exemplos disto foram vistos em Tamworth onde FB Phillips (1896-1979) a impressora da primeira Elim Evangel em 1919, em seguida, viveu. Também foram realizadas reuniões em Letchworth onde HC Phillips (1891-1973) viveu. Ele se tornou um missionário na África, em 1928, e fundou a Emmanuel Press. Suas iniciais de EJ, FB e HC distinguidos os três irmãos. Eram todos filhos de John Phillips de Bedford, que foi durante algum tempo um dos líderes de Costain Street, em Bedford. Eles eram membros da família anglo-judaica de Phillips, que incluiu os leiloeiros bem conhecidos. Um dos seus antepassados ​​foi o primeiro judeu Lord Mayor de Londres.

 Existem muitas razões pelas quais grupos cristãos emergentes desenvolvem em denominações distintas. A Igreja Metodista se tornou uma denominação separada, embora John Wesley resistiu a esse passo por muitos anos. Sua mão foi forçada pela recusa do dr Louth, Bispo de Londres para ordenar quaisquer mais ministros para a Igreja na América. O bispo estava convencido de que os três ministros que estavam lá era suficiente para as necessidades de toda a country.51

 Uma das razões pelas quais as Assembléias americanas de Deus foram registrados, como uma denominação era a fim de obter tarifas de trem de concessão para os seus ministros.

 A Igreja Pattern Bíblia que foi criada por George Jeffreys em Nottingham em 1940 depois que ele deixou Elim foi criada a fim de dar isenção de serviço militar por dois de seus ministros, Albert Edsor e Albion Gaunt.

 No caso de Elim, o Evangelistic Banda cedo foi registada como denominação por causa de complicações legais e financeiros que surgiram ao longo de um legado contido em um testamento.

 Uma senhora de Galês, deputada Jane Rees, que veio originalmente de Maesteg morreu perto de Aberystwyth em 5 de novembro de 1917. Em seu testamento, ela teve George Jeffreys "... legatário residual de tudo o que pode permanecer da propriedade ..." 52 Este foi contestada, tanto pelo executor e por alguns de seus familiares. Após argumentos longos e onerosos, em que foi demonstrado que George havia se comportado corretamente, a questão foi finalmente resolvida em Setembro de 1925. Mais de £ 1000 foi retomado em honorários advocatícios. O montante total que foi pago mais de £ 901.7.7. O dinheiro foi usado para pagar o novo Belfast Tabernáculo.

 Houve discussões sobre o tema com advogado de George Dublin, JA Henderson, irmão de William e Adelaide Henderson, os membros da banda Evangelística. John Leach KC, Vice-Gravador de Belfast e Juiz do Tribunal de Antrim County. Ele aconselhou George Jeffreys para registrar seu grupo sob o nome do Elim Pentecostal Aliança. Isto permitiu-lhes manter a propriedade e foi para dizer que o dinheiro foi realizada em confiança e que a doação foi isento de imposto. Um Conselho foram nomeados e John Leach se tornou presidente. Um de seus assessores foi a Igreja da Irlanda distinto clérigo, Thomas Hackett (1850-1939), cuja irmã era mais jovem esposa do Primaz de toda a Irlanda 1911-1950. Assim, embora não houvesse nenhuma intenção de estabelecer outra denominação, este foi o resultado. Foi por não significa a primeira vez na história da Igreja. Não seria a última.

 Com a adoção do novo nome tornou-se necessário enquadrar uma Constituição. O Elim Evangelística Banda na sua reunião de Natal em 1922, adotou este. 53 Esta foi a utilização de 54 frase de Richard Massey, "uma Constituição em vez solto". Donald Gee, que se tornaria uma figura de destaque nas Assembléias de Deus na Grã-Bretanha e Secretário da Conferência Pentecostal mundo, fez uma visita à obra Elim na Irlanda 54 início em 1923. Ele foi favoravelmente impressionado e em seu retorno a Edimburgo, escreveu ele para William Henderson em Belfast fazendo uma aplicação para si 55 para se juntar ao Elim Pentecostal Aliança. Pouco depois disso, ele escreveu a CE W Boulton 56 anos, que tinha sido Secretário do grupo que tinha ajudado a iniciar a Conferência de Sheffield e tinha recentemente se juntou Elim juntamente com sua congregação na sequência de reuniões altamente bem-sucedidas realizadas por Stephen Jeffreys maio 1922.

 Embora esses aplicativos estavam sendo considerados George Jeffreys revisto da Constituição de 1922, 56 e EJ Phillips enviou uma cópia de prova avançado para Donald Gee57to ver se isso faria alguma diferença para a sua aplicação. Infelizmente essas mudanças pareciam Mr Gee para dar uma maior poder de um indivíduo (George Jeffreys) e Gee sentia que ele era incapaz de prosseguir com a sua candidatura. Ele também sentiu que não haveria restrições colocadas sobre ele e que ele não teria sido tão livres para também envolver-se em um ministério mais amplo, como tinha feito previously.58

 No ano que se seguiu George Jeffreys foi constantemente revisando seus livros de regras e regulamentos. Haveria algumas dezesseis livros separados, panfletos ou folhetos diferentes antes da introdução do Deed Poll em 1934. Todos estes documentos anteriores foram marcadas, "Confidencial." Quando novas regras foram enviados os ministros foram convidados a retornar a os anteriores. Não é de admirar que, quando Bryan Wilson escreveu que era para ser a primeira tentativa acadêmica em escrever uma história da Igreja Elim no final 1950s.59 Ele estava totalmente inconsciente de quase todos esses documentos. É possível que alguns deles podem ter sido aqueles que estavam em um na coleção Biblioteca Britânica que foram destruídos quando a parte da biblioteca foi destruída durante a blitz em tempo de guerra.

 O trabalho Elim no norte da Irlanda continuou a crescer e provavelmente teria derramado para o continente antes, mas, para o período difícil durante a guerra e suas conseqüências. George Jeffreys era freqüentemente ausente na Inglaterra, onde ele ministrou às tropas em alguns lugares ou onde quer que as igrejas estavam abertas para ele. A principal razão para o seu ministério fora da Irlanda estava em fim de angariar fundos para apoiar a sua work60 crescendo. Um dos lugares que visitou e de que dispomos detalhes foi um pequeno trabalho que foi liderada por Howard Carter (1891-1971) em Lee, Londres. O livro da igreja existente relativas a esse período narra as reuniões que foram realizadas em abril de 1920. O livro dá o nome do pregador eo título de sua mensagem. Também registra os nomes de alguns dos convertidos. Entre estes lemos os nomes daqueles que gostariam de se tornar bem sabe, no futuro, das Assembléias de Deus.

 Durante o tempo em que o trabalho Elim estava crescendo na Irlanda houve outros grupos de trabalho no continente. A primeira delas foi a de que ligada à Igreja da Fé Apostólica estabelecida por William Oliver Hutchinson em Bournemouth. Eles feito progressos rápidos durante alguns anos, particularmente no País de Gales e que atraiu um número de trabalhadores de outros grupos que se juntaram a seu ministério. Eles tinham um número de igrejas na Escócia, mas no período 1915-1915 o grupo principal no País de Gales separado de Hutchinson como começou a ensinar uma série de ideas61 cada vez mais excêntrico. Mais tarde, em 1922, alguns ministros, incluindo Percy Brooke e William George Hathaway foi para Bournemouth, a fim de confrontar Hutchinson. Eles escreveram um relatório que foi intitulado "Shipwreck" delineando suas queixas, mas o seu apelo passou despercebido. Hathaway voltou para Kilsyth e, eventualmente, se juntou Elim próxima reunião George Jeffreys em Glasgow em 1927. Ele nunca reconheceu a sua ligação com a fé apostólica.

As Igrejas de Galês que tinha sido previamente associados com a Fé Apostólica foram liderados por Daniel Powell Williams (1882-1947) e seu irmão William Jones Williams (1891-1945) se separou e formou a Igreja Apostólica centrada na pequena aldeia de Penygroes em Carmarthenshire. Estes eram principalmente em West Wales e alguns eram de língua galesa. Grupos posteriores de Hereford, Bradford e Escócia juntou a eles. 

PAM Burton (1886-1971), missionário pioneiro na Bélgica Congo e fundador da Missão Evangelística Congo estava em sua primeira licença na Grã-Bretanha em 1921. Em suas viagens pelo país que ele viu o estado dividido das igrejas pentecostais. Ele se tornou um dos motores principais, reunindo muitos dos principais figures62 em uma conferência em Sheffield maio de 1922. As reuniões foram realizadas no Salão Montgomery após uma série de reuniões evangelísticas conduzidas por George Jeffreys. Nessa reunião, eles elaboraram um documento constitucional e uma declaração de fé que foi assinado pelo líder figures63. Estes incluíram Alfred Howard Carter, Thomas Myerscough e EW Moser tudo de quem iria se juntar as Assembléias de Deus em 1924. George Jeffreys e George Kingston representado Elim. Boulton, que era secretário, era juntar Elim. Um Conselho Geral provisório foi nomeado e ele assumiu o nome das Assembléias de Deus na Grã-Bretanha e da Irlanda (os líderes irlandeses eram George Jeffreys e William Henderson). Tom Misericórdia e George Vale representava os conjuntos de Gales. O Presidente foi Thomas Myerscough.

 A resposta a esta circular foi decepcionante. Na Inglaterra, a apenas 10 conjuntos estavam de acordo. Fora de 20 em Londres havia apenas 1 a favor da adesão. Assim, o esforço não deu em nada. Em 1983, em uma reunião de representantes dos Executivos conjuntas de Elim e das Assembléias de Deus em Nottingham Eu produziu uma cópia original do documento de 1922. Nenhum dos presentes já tinha visto ou ouvido falar de sua existência nem estavam cientes da Conferência Sheffield. Posteriormente, uma cópia foi descoberta nos arquivos Nottingham (Elim teve várias cópias!). Decorrentes da reunião Nottingham um arquivo foi criado para armazenar materiais sobre a história das Igrejas pentecostais na Grã-Bretanha. Isso incluiria uma multa e crescente coleção de livros, cartas, documentos, periódicos e fotografias sobre todos os aspectos da história Pentecostal.

 Um ano depois de Sheffield foi outro supervisiona visitante, Archibald Cooper, pastor da Full Gospel Tabernacle, Durban, que mais tarde se tornaria o moderador da Igreja do Evangelho Pleno na África do Sul que procurou trazer os líderes juntos novamente. Donald Gee, escrita depois de Cooper morreu em agosto 1959 escreveu: 64

 "Assembléias de Deus na Grã-Bretanha e Irlanda deve a ele uma grande dívida, uma vez que foi em grande parte de seus esforços destemidos para superar o preconceito contra a organização entre as dezenas de pequenas reuniões pentecostais independentes nas Ilhas Britânicas que finalmente resultaram na reunião histórica de Birmingham, em 01 de fevereiro de 1924 que levou à formação da Irmandade que agora cresceu para mais de 500. "

 O secretário foi John Nelson Parr (1886-1976) de Manchester.65 Nesta ocasião, houve uma resposta mais favorável. Retornos iniciais indicaram que cerca de vinte conjuntos estavam em agreement.66 Antes de tudo foi liquidada uma nova reunião foi convocada com, no 73, Highbury New Park, Londres 08-09 maio. A maioria dos trabalhadores Elim não foram convidados. Três dos superintendentes Elim escreveu uma carta aos irmãos na conferência para ver se há "... é possível qualquer chance de ficarmos juntos para falar sobre o assunto de unir para o bem e glória de Cristo." Como resultado, a Elim representantes estavam presentes no segundo dia. Infelizmente a maioria das posições foram já tinha sido decidida e pelo tempo que eles chegaram, parecia que algumas das pessoas que estavam presentes teria que voltar atrás e desfazer estes. Este não foi o fim contudo. A discussão foi eletrificada quando EJ Phillips fez a sugestão ousada que deve haver um movimento e que a Elim Evangelística Banda deve tornar-se seu braço evangelístico! 67 Uma nova reunião foi realizada quando o executivo recém-nomeado reuniu com os representantes Elim em Birmingham em 07 de junho . O planejado para atender duas ou três vezes por ano e concordou que a ligação proposta se deve ser colocado para a próxima reunião do Elim Evangelística Banda que foram se encontrar na Irlanda, na sua reunião de Natal em Belfast.

 Em 21 de junho e George Stephen Jeffreys, Boulton, Darragh e James McWhirter deixou o país para uma longa turnê do Canadá e dos Estados Unidos. Eles não retornou até 15 de outubro de 1924. Foi lamentável em alguns aspectos que o partido Elim não tinha ido em 1923 anúncio que tinha planejado fazer. A viagem parece também mudaram atitude George Jeffreys 'em alguns aspectos. Ele não disse muito sobre isso, mas o fez informar Phillips em uma carta que, em sua opinião de que "... as Assembléias de Deus [nos EUA] não está funcionando." Parece que ele se tornou ciente de algumas das dificuldades que o grupo americano estava tendo naquele momento. George, sempre pragmático concluiu que não seria uma coisa boa para ser intimamente associada com o que parecia ser um corpo semelhante na Grã-Bretanha. No entanto, foi sua primeira visita a Los Angeles e vendo o trabalho de Aimee Semple McPherson e seu Templo Angelus que fez uma boa impressão em sua mente. Este foi tanto que logo após seu retorno, acrescentou o termo "Foursquare" para seu próprio movimento. O que havia sido sucessivamente a Elim Evangelística banda havia se tornado a Elim Pentecostal Aliança, em seguida, tornou-se o Elim Evangelho Quadrangular Alliance (o nome que ainda é válido para fins oficiais).

 Quando a Elim Evangelística banda se reuniu em Belfast em 27 de dezembro de 1924 que analisou o progresso do que tinha sido feito desde o início no seu próprio movimento. Afirmou foi:

"... Eles não se atrevem a assumir o risco de alterar o actual regime de trabalho.

[Depois] ... cuidado ... e em espírito de oração, considerando a questão da fusão com as Assembléias de Grã-Bretanha e Irlanda [nós] acreditam que ele seja a vontade de Deus que cada um de nós trabalhar em nossas próprias linhas ".

 Esta foi certamente uma grande oportunidade perdida. Ele teria precisado de muita coragem naquele momento. Havia personagens poderosos envolvidos e alguns foram para assumir posições que se tornou polarizada.

 Há alguns anos atrás, quando eu entrevistei os últimos sobreviventes dos vinte e dois membros dessa reunião da Banda Evangelística, nem conseguia se lembrar da reunião, embora ambos têm memórias muito vívidas de eventos antes desse tempo. Um deles, Robert Tweed tinha destacado a proposta.

 Dez anos depois, em 1934, quando a votação de ação foi elaborado, James McWhirter fez uma observação interessante: 68

 "Foi Jeffreys principais que, em cooperação com W. Burton era instrumental no ano de 1921 [sic-1922] de reunir os líderes dos movimentos pentecostais desconexas das Ilhas Britânicas, que agora são uma denominação devidamente reconhecido chamado às Assembleias de Deus ... o exemplo de nosso método de governo da Igreja tem sido copiado por vários ramos do Movimento em casa e no exterior, pela boa razão de que ele provou o melhor.

 "Treze anos atrás, quando o diretor foi convidado a aceitar um outro modo de governo, ele disse que iria fazê-lo quando ele foi julgado e mostrou-se mais bem sucedido do que o seu próprio. Seu julgamento até o presente só provou a sua fraqueza. "

 Quando as Assembléias de Deus da Grã-Bretanha e da Irlanda foi formado alguns setenta conjuntos juntou. Foram 7 em Lomdon, 1 em Belfast e 30 no resto da Inglaterra. Não havia nenhum na Escócia em primeiro lugar. País de Gales e Monmouthshire acrescentou outro grupo 39. O galês tinha aplicado às Assembléias americanas de Deus nos Estados Unidos da América para o registo como um de seus distritos, em 1922. Eles foram aconselhados pelo PT de Bell buscar afiliação com um grupo britânico. Eles foram enviadas cópias suficientes da Declaração de Fé do grupo americano. Foi a redacção da frase, "primeira prova" nessa declaração que era para ser incorporado com a futura constituição do corpo britânico. Esta seria a redacção que era para ser uma das coisas que distinguem as Assembléias de Deus britânicos do outro do que agora é referido como os corpos Mainline pentecostais, Elim e da Igreja Apostólica. Nenhum destes usar a palavra palavras "primeira prova" em qualquer de suas declarações de sua posição doutrinária. A Igreja Apostólica, por exemplo, na sua declaração doutrinária de crenças doutrinárias Fundamentais identifica: "O Batismo do Espírito Santo para os crentes, com sinais que se seguiram." 69 A Igreja Elim usou palavras similares na sequência da frase bíblica tirada de Marcos 16;

16-20: "O Batizador. Acreditamos que o nosso Senhor Jesus Cristo é o baptiser no Espírito Santo, e que este batismo com sinais seguinte é prometida a cada crente ".

 Quando os fundamentos da Igreja Pentecostal Elim foram alterados em 1999, a declaração sobre a obra do Espírito Santo foi expandida para incluir o seu trabalho no plano total de salvação. A formulação no que diz respeito ao batismo do Espírito leitura:

 "... O crente também é prometido um revestimento de poder como o dom de Cristo por meio do batismo do Espírito Santo, com sinais que se seguiram. Pensei que esse revestimento o crente está habilitado a uma maior participação no ministério da Igreja, a sua adoração, evangelismo e serviço ".  

Stephen Jeffreys serviu como pastor, pela primeira vez na Ilha Place, Llanelli de 1914 até 1920. Ele havia realizado reuniões na cidade para um dos ministros batistas e ele foi convidado a ficar na Ilha lugar. Ele foi altamente considerado pelos ministros na cidade que ele estava pregando freqüentemente ausente em outros lugares, sempre que havia uma oportunidade. Após uma série de reuniões em Dowlais no que era um salão independente tornou-se pastor de uma igreja na cidade e este tornou-se associado com Elim. Ele permaneceu lá como pastor até o final de 1924, quando ele foi contratado como um evangelista de tempo integral por Elim sob regime especial. Este foi organizado pela. J. Phillips, EC W Boulton e Ludwig Naumann do Baltic Exchange. Na primeira destas reuniões Stephen começou em latindo no East End de Londres. No primeiros números eram poucos, mas depois de um milagre notável de multidões de cura sitiado o local de encontro. Stephen seguiu em frente e seu irmão George continuou as reuniões. Dentro de um curto espaço de tempo eles foram capazes de abrir várias igrejas, incluindo East Ham e Ilford. Entre aqueles que foram convertidos durante este tempo ou foram retirados de outras igrejas e juntou-se Elim, Percy Brewster, Douglas Gray, Arthur e Gladys Gorton e Edward e Walter Cole. Brewster tornou-se um evangelista e ministro do templo Cardiff City por 35 anos antes de se tornar secretário-geral da Elim e Secretário da Conferência Mundial Pentecostal. Douglas Gray era líder da London Crusader Choir.

 Se os irmãos tinham sido capazes de seguir esta forma de trabalhar muito mais poderia ter sido realizado. Stephen entretanto lançado para fora para além de seu irmão. Ele descobriu que as Assembléias de Deus foram capazes de encontrar uma abertura para ele. Alfred Missen que se tornaria Secretário-Geral das Assembléias de Deus (ele foi introduzido pela primeira vez para reuniões pentecostais sob o ministério de Estevão em Doncaster em 1928) escreveu: 70 

"Não é exagero dizer que suas campanhas alteradas todo o caráter do Movimento. Pequenas reuniões deram lugar a serviços de campanha cheia ... às empresas escolha de cristãos maduros foram adicionadas muitas centenas de novos convertidos, muitos deles ganhou a Cristo sem nenhuma experiência anterior das coisas de Deus ".

 Para os anos entre 1926 e 1928 Stephen Jeffreys era muito ativa, com as Assembléias de Deus. Ele ajudou a estabelecer ou construir uma série de assembléias em Kent e no norte de Inglaterra. Os dois dos mais espetaculares estavam em Bispos Auckland, na primavera de 1927, onde famílias inteiras foram convertidos. Entre estes estavam os quatro irmãos Young, Clarence, Clyde, Harold e Norman. Todos se tornaram ministros das Assembléias de Deus. Em setembro do mesmo ano Stephen iniciar uma série de reuniões em Sunderland. Foi exatamente 20 anos depois da visita de TB Barratt. Essas multidões se reuniram que a polícia montada teve de ser usado para controlar as multidões. Um dos jornais disseram que as cenas daqueles que vieram em busca de cura eram aqueles ", assemelhando-se a cena em uma sala de espera de um hospital de grande porte." 

George Jeffreys também estava se expandindo seu trabalho. No final de 1925 ele comprou o antigo Convento Redentorista em Clapham e este foi inaugurado em janeiro de 1926 como o Bible College Elim com EJ Phillips como o Dean. O título principal para a cabeça do colégio não foi usado até a década de 1960 que George Jeffreys foi chamado principal, como era Percy Parker (1890-1959) a partir de 1927. Durante os anos entre 1925 e 1934 George seria responsável pela fundação cinqüenta um igrejas. Algumas delas tinha sido iniciado por outras pessoas, mas todos eram pequenos e mais vinha lutando junto e fez pouco impacto. Suas localizações esticado de Plymouth para Carlisle, na Inglaterra para Aberdeen, na Escócia e no País de Gales Swansea. As 21 igrejas ficaram na Irlanda depois de George deixou lá em 1922 para abrir caminho em Clapham, Londres manteve-se praticamente estática e seria 40 anos antes de o total chegou a mais de 30.

O crescimento seria desigual. Sul de Londres e Birmingham testemunhou a abertura de um número de igrejas, mas o ex-iria encontrar as condições de guerra particularmente difícil.  

Londres foi a realização de um lugar particularmente importante na História Elim. Era para ser o lugar onde o Bible College, a Publishing Company e os escritórios administrativos deveriam permanecer por quarenta anos. As centenas de estudantes que estudaram lá lembrou-se da faculdade. Os ministros foram regularmente em contato com os diferentes escritórios em 20, Clarence Avenue. A cidade teria um maior atrativo para muitas pessoas Elim por muitos anos. A razão para isso foi que grandes reuniões seriam realizadas lá, especialmente na época da Páscoa começando em 1926 e continuando sem interrupção a cada ano até o início da 2 ª Guerra Mundial. 

A primeira ocasião em que foram realizadas estas grandes reuniões foi na Páscoa de 1926. Páscoa foi uma época de um feriado mais longo e as empresas ferroviárias oferecidas tarifas reduzidas para Londres. Isso deu às pessoas que vivem nas províncias a oportunidade de levar toda a família em uma excursão ea um custo moderado. Parecia possível que Elim e as Assembléias de Deus iria partilhar reuniões em Kingsway Hall naquele ano, mas isso não ocorreu. No final de janeiro, soube-se que Aimee Semple McPherson estava esperando para pregar em Londres. Ela realizou algumas reuniões lá de 4-7 março e estes foram bem atendidos. Ela passou a visitar a Palestina e no seu caminho paramos em Paris. Foi a partir daí que ela telefonou para escritórios Elim num sábado de manhã para dizer que ela seria passar alguns dias em Londres antes de uma breve parada na Irlanda.

Como Elim estavam planejando realizar as suas reuniões em Surrey Tabernáculo fora da Walworth Road do 02 de abril -11 eles tomaram a decisão de pressão para contratar o Albert Hall para domingo de Páscoa, 4 de abril e que Aimee deve pregar lá à noite e novamente na noite de segunda-feira. Enormes multidões compareceram e disposição tinha de ser feita para um grande encontro de Imprensa. George Jeffreys pregou sobre cura na segunda-feira à tarde.

 Esta foi a primeira vez que os pentecostais já tinha contratado um grande salão de prestígio, tais. Não seria a última. A partir de 1926-1939 George Jeffreys pregou lá todos os Páscoa. Ele iria preencher o lugar ano após ano, sem ter que contar com a atração adicional de Aimee.

 Após seu retorno em 26 de abril de Los Angeles, Aimee "desapareceram" depois de ir nadar fora da praia de Veneza na terça-feira à tarde 18 de maio. Uma busca generalizada foi feita para ela (ela era um nadador poderoso), mas ela não foi encontrada. Em desespero, a mãe, Minnie Kennedy fio George Jeffreys com a notícia. Isto foi seguido com um convite urgente para ele vir e ajudá-los. O cabograma incluía as palavras: "Imperativo preciso de você aqui imediatamente este cabo hora da crise mais rapidamente possível você pode sair. Mãe Kennedy. "

Como uma resposta imediata George telegrafou insinuando que era impossível para ele ir para Angelus Temple em present.71

 A próxima edição do Elim Evangel continha uma foto do Angelus Temple, que foi descrito como "o maior de membros da igreja no mundo." Ele também disse que eles estavam "pedindo Pastor George Jeffreys." Eles perguntaram: "Será que os nossos leitores rezar para que a vontade do Senhor pode ser feito. "72

 Em 23 de junho, cinco semanas após Aimee "desapareceu", ela transformou-se em uma cidade fronteiriça mexicana dizendo que ela tinha sido raptada!

 Não foi o último contato que George tinha com o evangelista americano. Ela iria visitar a Grã-Bretanha novamente para uma turnê que abrange todos por países. As reuniões foram organizadas pelos líderes Elim e motorista de George, Albert Edsor tropeiro-la para lugares tão distantes como Exeter, Brighton e Glasgow. Para todo o interesse da mídia que fizeram pouco impacto eo próprio Jeffreys senti que prejudicou seu trabalho em alguns aspectos. As expectativas não eram os mesmos do lado de cá do Atlântico.

Não foi muito longe geograficamente de Brixton para o Royal Albert Hall, mas tal movimento significava que a British pentecostalismo tinha percorrido um longo caminho em outros aspectos, em um tempo muito curto. Embora eles nunca atingiu o nível de penetração que era para ser visto mais tarde em países como a Suécia, o Brasil ou a Coreia, British pentecostalismo iria desempenhar um papel importante no seu testemunho mundial. Este seria visto na contribuição de autores como Donald Gee ou evangelistas como George e Stephen Jeffreys, além da contribuição única do encanador inimitável Bradford, Smith Wigglesworth.73

 

 Notas: 

1Report em confiança, em outubro de 1916, p.167.

2 Mary E Hooker, Aventuras de um agnóstico, Marshall, Morgan e Scott, 1959. Línguas do fogo, em novembro de 1907.

3 Jack Ford, os passos de John Wesley, Nazarene Publishing House , Kansas City, 1968, p.300.

4 Vida de Fé, 16 de agosto de 1905. JB Figgis, "Ido"; 23 de agosto de ATPierson, "Uma revisão da Convenção"; 22 de novembro, Robert Middleton.

5 Western Correio Cardiff, 28 de janeiro de 1905. total de 70.000. Veja também DM Phillips, Evan Roberts, A Grande Revivalist e Sua Obra, Segunda Edição Marshall Bros., 1906, pp.455-462.

6 South Wales Daily News, 20 de fevereiro de 1905.

7 Martin Robinson, o carismático Anglican- Histórico e Contemporânea: Uma comparação da vida e obra de Alexander Boddy (1854-190). Inédito dissertação M.Litt, da Universidade de Birmingham, 1976.

8 Robert M. Anderson, Visão dos deserdados, Oxford University Press, 1979, p.64.

9 Frank Bartleman, Como Pentecostes veio para Los Angeles, 2ª edição, 1925, e p.18. Reproduzido em, Rua Azusa: The Roots of Modern-Day Pentecostes, Introdução por Vinson Synan, Logos Internacional

10 Vinson Synan, A Santidade / Movimento Pentecostal nos Estados Unidos, Eerdmans, Grand Rapids, 1971, p.99.

11 Cyril G. Williams Tongues do Espírito, University of Wales Press, Cardiff, 1981, p.55.

12 TN Turnbull, Brothers in Arms, Puritan Press, Bradford, 1963, pp.25-28.

13 Brian R. Ross, "sectária em Pesquisa de A Igreja (1891-1966), Evangelical Quarterly L: No.2April / junho de 1978, pp.94-103. ibid Donald Gee: Em Busca de uma Igreja, Knox College, Toronto, 1974. John Carter, Donald Gee-Pentecostal Statesman, Assembléias de Deus, Nottingham, 1975, p.75.

14 Edward Jeffreys, Stephen Jeffreys-Amado Evangelista, Elim Publishing Co., 1946, p.3.

15 Times, march7 th, 1905.

16 Arthur Goodrich, et.el. A história do Revival Welsh, Fleming H. Revell e Co., ed 34d, 1905, 13.

17 Brindley Richards, Eglwys Siloh, Maesteg, Nantyffyllon 1841-1941, Maesteg, 194.

18 ECW Boulton, George Jeffreys; Um Ministério da Milagrosa, Elim Publishing Company, 1928, p.11.

19 CR Williams, "The Welsh Revival religiosa. "British Journal of Sociology, em setembro de 1952, p.254.

20 TB Barratt, Quando o fogo caiu e um esboço de minha vida, Oslo, 1927 P.96.

21 Arthur Mercer, The Pioneer sul-Africano, xx, fevereiro de 1907, pp . 17-19.

22 Clarence Hall, Samuel Logan Brengle: Retrato de um Profeta, Exército de Salvação, New York, 1933, pp 232-236.. Veja também William Clark, Dearest Lilly ... A seleção da correspondência Brengle editado e organizado por William Clark, Sede Internacional do Exército da Salvação, 1985, pp.4-6.

23 Confidence outubro de 1916 p.169.

24 Auto-confiança, maio 1908 , p.6.

25 Confidence, em abril de 1908, p.6. Ele escreveu um cartão postal para dizer Jessie Penn-Lewis sobre sua experiência. A carta foi preservada entre seus papéis quando Brynmor Pierce Jones deu-os ao autor em 1997. Ele agora faz peido dos Documentos Penn-Lewis no Centro Donald Gee na Mattersey Hall.

26 Pentecostes, No. 12, junho de 1950, p. 12.

27 de Confiança, em abril de 1908, p.6.

28 Stanley H. Frodsham, com sinais de sequência, Gospel Publishing House, Springfield MO., 1946, p.61.

29 livro Pentecostal União Missionária Minuto, Index, "Jeffreys".

30 Igreja Times, 12 de setembro de 1930.

31 Elim Evangel, vol. iv.No.1. Janeiro 1923, p.7.

32 Quando este papel foi dado em 1981, pouco havia sido escrito sobre a vida de Wigglesworth para além de Stanley Frodsham de, Smith Wigglesworth, Apóstolo da Fé, Gospel Publishing House, Springfield, MO, 1947. O Elim Publishing Company reimpresso esta na Grã-Bretanha em 1949. Desde então, vários outros apareceram. Jack Hywel-Davies, a vida de Smith Wigglesworth, Hodder and Stoughton, 1987. Desmond Cartwright, The Real Smith Wigglesworth, Sovereign Mundial, Tonbridge, Kent, 2000 livros Baker, Grand Rapids, MI, 2003. Julian Wilson, Wigglesworth The Complete Story, Authentic Media, Milton Keynes, 2002.

33 Boddy para Barratt, 29 de outubro de 1907.

34 Stewart P Evans, Executioner: As Crônicas de James Berry Hangman vitoriana, Sutton Publishing 2004, pp.309-312

35 Confidence abril 1908, pp . 0,7-8

36 Peter Hocken, "Cecil Polhill-Pentecostal Layman", Pneuma queda 1988. 10: 2. pp.116-140

37 Bethel Messenger, vol. EU V. Dezembro 1931, p.187.

38 David Ollerton, os filhos do Revival, Early Welsh pentecostalismo, Cefn Cribwr, 1980, p.18.

39 Veja Kent Branco, A Palavra de Deus Vindo Novamente, Fé Apostólica, Bournemouth, 1919. James E. Worsfold, As Origens da Igreja Apostólica na Grã-Bretanha, Wellington, Nova Zelândia, 1991.

40 Percy J. Brooke, The United Igreja Apostólica Fé Story, Evangel Press, Londres, [1988].

41 Pentecostal União Missionária Minute Book, I, p 0,190.

42. Thomas Myerscough, "O Espírito Santo eo Espírito de Cristo", Elim Evangel, v.No.7. Julho 1924, pp.156-160. George Jeffreys, pentecostais Rays, Elim Publishing Co., 1933, pp. 39-52. Veja também, o Foursquare Revivalist, Março 29,1929, pp.4-5.

43 PMU Minute Book, l, p.250.

44 George Griffiths, o que Deus tem feito, Port Talbot Press, 1962.

44 "País de Gales no alvorecer de Revival, "Vida de Fé, 05 de fevereiro de 1913.

45 Auto-confiança, vi.2. Fevereiro 191, pp.27-29.

46 "Um som de chuva," Chamas do fogo, Ed. Cecil Polhill, No.10. De fevereiro de 1913, pp

47 Um estudo detalhado desta história é contada em James Robinson, pentecostais Origins: pentecostalismo precoce na Irlanda n Contexto da ilha britânica, Paternoster Press, 2005, pp 120-230..

48 Elim Evangelística Livro de Atas. Veja, Albert Edsor, George Jeffreys: Homem de Deus, Ludgate Press, 1964, p.23. O Livro de Atas original é agora realizada no Centro de Donald Gee no Mattersey Hall, Doncaster.

49 George Jeffreys, Elim Christ Church O que nós acreditamos, Belfast, por volta de 1916.

50 Ver Richard Massey, "A União bíblico Sound", um exame da Assembléias de Deus na Grã-Bretanha e da Irlanda durante os anos 1920-1925. Ph.D. inédito Birmingham University, 1987.

51 Um .W. Harrison, a separação do Metodismo da Igreja da Inglaterra, Epworth Press, 1945.

52 Depoimento do referido George Jeffreys, Re. Jane Rees falecido, High Court of Justice, Chancery Division, o Sr. Justiça Younger 1918 R 854.

53 Constituição da Elim Pentecostal Aliança, pelo Pastor George Jeffreys, Natal 1922. 14p.

54 Richard Massey, Outra Primavera: A vida de Donald Gee, pentecostais Pioneer Highland Livros, Guilford, Surrey, 1992, p44.

54 Donald Gee, "A Visit to Elim", Elim Evangel, maio de 1923, pp.81-82.

55 Gee para Henderson, 23 de março de 1923.

56 Gee para Boulton , 10 de abril de 1923.

56 Constituição da Elim Pentecostal Aliança, pelo Pastor George Jeffreys, Revisado, Julho de 1923. Este foi posteriormente alterado no Natal do mesmo ano.

57 EJ Phillips para Donald Gee, 14 de julho de 1923.

58 de Gee Phillips, 18 de julho, 1923.

59 "Aspectos Sociais da Seitas religiosas: Um Estudo de grupos contemporâneos na Grã-Bretanha. Com especial referência para a Cidade Midland ", London University Ph. D. thesis, 1955, 2 vols (manuscrito.). Heinemann, posteriormente publicado esta em 1961 sob o título, Seitas e Sociedade. A seção que estava particularmente preocupado com Elim-a parte mais importante de todo o de trabalho ocupa a primeira parte do livro (pp.15-118), mas o escritor parece ter tido conhecimento de qualquer um desses documentos anteriores.

60 Elim Cristo Igreja Livro de Atas, 06 de junho de 1922.

61 Tem havido vários relatos de esta. James Worsfold, As Origens da Igreja Apostólica na Grã-Bretanha, Julian Literatura Trust, Wellington, Nova Zelândia, 1991. Gordon Weeks, capítulo trinta e dois parte de uma história da Igreja Apostólica, Barnsley, 2003. Malcolm R. Hathaway, "O papel da William Oliver Hutchinson e da Formação da Igreja Fé Apostólica na formação da British pentecostalismo" Jornal da Associação Teológica Pentecostal Europeu, 1996.vol. xvi, pp. 40-57.

62 CE Boulton, Circular, 27 de abril de 1922.

63 24.8.1922,1p Circular. Constituição, de 2 pontos percentuais.

64 Obituary. Archibald Cooper, Durban, África do Sul, Redenção notícias, 25 de setembro de 1959. P.9.

65 JN Parr, Incredible, Fleetwood, nd [1972]

66 EW Moser para TH Mundell, 30 de janeiro de 1924, p.2.

67 John Carter, "EJ Phillips, Um tributo ao 'The Architect de Elim", Redenção notícias, 11 de outubro de 1973, pp8-9. ibid. Howard Carter-Man do Espírito, Assembléias de Deus, Nottingham, 1971, pp. 77-78.

68 James McWhirter, Elim Evangel, 02 de março de 1934, p.136.

69 Os Igreja Apostólica seus princípios e práticas, Apostólicas Publications, 1937, p.18.

70 Alfred Missen, o ruído de marcha, Assembléias de Deus, Nottingham, 1973, p.20.

71 "A Tribute to Irmã McPherson, Elim Evangel, junho, I, 1926, p.122.

72 Elim Evangel, 15 de junho de 1926, p.142.

73 Desmond Cartwright, The Real Smith Wigglesworth Soberano do Mundo de 2000.

fonte WWW.thomasmyerscough.com