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Estudo e comentario livro de Habacuque (1)
Estudo e comentario livro de Habacuque (1)

Comentário Completo de Matthew Henry sobre a Bíblia 

Habacuque 1

 

Introdução

Neste capítulo, I. O profeta reclama com Deus da violência feito pelo abuso da espada da justiça entre seu próprio povo e as dificuldades, assim, colocadas sobre muitas pessoas boas, Habacuque 1: 1-4 . II. Deus por ele foretels o castigo de que o abuso de poder por parte da espada de guerra, e as desolações que o exército dos caldeus deve fazer sobre eles, Habacuque 1: 5-11 . III. Então o profeta se queixa de que também, e é triste que os caldeus prevalecer até agora ( Habacuque 1: 12-17 ), para que ele mal sabe que é mais de se lamentar, o pecado ou a punição dele, pois em ambos os muitos pessoas inofensivas bons são muito grandes sofredores. É bom que existe um dia de juízo, e um estado futuro, diante de nós, no qual deve ser eternamente bem com todos os justos, e com eles apenas, e doente com todos os ímpios, e eles somente assim o presente aparente distúrbios da Providência deve ser definido como direitos, e não permanecerá nenhuma questão de queixa alguma.

 

versículos 1-4

Os pecados do povo.    BC 600.

1O fardo que o profeta Habacuque viu. 2 OL ORD , como clamarei eu, e tu não ouvir! Mesmo clamar a ti de violência e tu não salvarás? 3Why tu me mostrar a iniqüidade, e causar -me ver a vexação? Pois a destruição ea violência estão diante de mim; e há que levantar a contenda eo litígio. 4Therefore a lei se afrouxa, ea justiça nunca sai; porque o ímpio cerca o justo procede julgamento, portanto, errado.

 

Nós não mais é dito no título deste livro (que temos, Habacuque 1: 1 ) de que o escritor era um profeta, um homem divinamente inspirada e comissionado, o que é suficiente (se for assim, não precisamos perguntar a respeito sua tribo ou família, ou o local de seu nascimento), e que o livro em si é o fardo que ele viu que ele estava tão certo da verdade dele como se ele tivesse visto com os olhos corporais já realizados. Aqui, nestes versos, o profeta, infelizmente, lamenta a iniqüidade dos tempos, como se tocado de forma sensata de tristeza para a deterioração lamentável da religião e da justiça. É uma queixa muito melancólica que aqui faz a Deus, 1. Que nenhum homem poderia chamar o que ele tinha a sua própria, mas, desafiando as leis mais sagradas da propriedade e da equidade, aquele que tinha o poder do seu lado tinha o que ele tinha uma mente para, embora ele não tinha o direito ao seu lado: a terra era cheia de violência, como o velho mundo era, Gênesis 6:11 . O profeta grita da violência ( Habacuque 1: 2 ), iniqüidade e queixa, estragar e . A violência nas famílias e entre as relações, no vizinho-capuzes e entre amigos, no comércio e nos tribunais, cada coisa foi realizada com uma alta mão, e ninguém fez qualquer escrúpulo de fazer o mal ao seu próximo, para que ele pudesse, mas fazer uma boa mão dela para si mesmo. Não parece que o próprio profeta tinha qualquer grande mal-lo feito (na perda vezes, se saíram melhor com aqueles que não tinha nada a perder), mas pesou-lhe para ver outras pessoas injustiçado, e ele não podia deixar de se misturar as lágrimas com os dos oprimidos. Nota, fazendo de errado com as pessoas inofensivas, como é uma iniqüidade em si mesmo, por isso é uma grande reclamação para todos os que estão preocupados com Jerusalém de Deus, que suspiram e choram por abominações deste tipo. Ele reclama ( Habacuque 1: 4 ) que . O ímpio cerca o justo Um homem honesto, uma causa honesta, deve ter inimigos que afligem-lo por todos os lados muitos homens ímpios, no confederacy contra ele, executá-lo para baixo ou melhor, um homem mau (pois é singular) com tantos várias artes de mal define em cima de um homem justo, que ele perfeitamente assedia-lo. 2. Que o reino foi dividido em partidos e facções que eram continuamente morder e devorar um ao outro. Essa é a lamentação para todos os filhos de paz: Há quem suscite a contenda eo litígio ( Habacuque 1: 3 ), que fomentar divisões, amplia violações, homens incenso um contra o outro, e semear a discórdia entre os irmãos, fazendo o trabalho de ele que é o acusador dos irmãos. Contendas e disputas que foram definidas no sono, e começaram a ser esquecidos, eles acordam e industriously levantar novamente, e explodir as faíscas que estavam escondidas sob as brasas. E, se bem-aventurados são os decisores paz, amaldiçoados são esses perturbadores da paz, que fazem as partes, e assim fazem o mal que se espalha ainda mais, e dura mais tempo, do que podem imaginar. É triste ver homens maus aquecendo suas mãos em aquelas chamas que estão devorando tudo que é bom em uma nação, e agitando-se o fogo também. 3. Que a torrente de violência e contenda correu tão fortemente como a oferta desafio às restrições e regulamentos das leis e da administração da justiça, Habacuque 1: 4 . Porque Deus não apareceu contra eles, ninguém mais seria , portanto, a lei se afrouxa, é silenciosa respira não seu pulso bate não (assim, diz-se, a palavra significa) que intermits, eo julgamento não sair como deveria nenhuma conhecimento é tomado desses crimes, não há justiça faz sobre os criminosos não, julgamento prossegue erradas se apelos ser feitas para os tribunais de equidade, os justos devem ser condenados e o ímpio justificado, de forma que o remédio comprova a pior doença. O poder legislativo não toma cuidado para suprir as deficiências da lei para a redução das causas de essas crescentes males ameaçadores do poder executivo toma nenhum cuidado para responder às boas intenções das leis que são feitas a corrente de justiça secou-se pela violência, e tem não o seu curso livre. 4. Que tudo isso estava aberta e pública, e despudoradamente declarado que era descarada. O profeta se queixa de que esta maldade foi mostrado que ele viu isso que soever maneira como ele virou os olhos, nem podia olhar fora dela: . Destruição ea violência estão diante de mim nota, a abundante da maldade de uma nação é uma grande eye-sore a pessoas boas, e, se não vê-lo, eles não podia acreditar que ele seja tão mau como ele é. Solomon muitas vezes reclama da aflição desse tipo que vi debaixo do sol e do profeta, portanto, de bom grado virar eremita, que ele não poderia vê-lo, Jeremias 9: 2 . Mas então nós temos que seria necessário sair do mundo, que há-fore devemos tempo para fazer, para que possamos remover a esse mundo onde a santidade eo amor reinará eternamente, e não a destruição ea violência será antes de nós. 5. Que ele queixou-se de que este Deus, mas não conseguiu obter uma reparação dessas queixas: " Senhor, " diz ele, " por que tu me mostrar iniqüidade? Por que te dava o meu muito em um tempo e lugar quando e onde é para ser visto, e por que eu continuar a permanecer no Mesech e Kedar? clamo a ti dessa violência choro em voz alta eu chorei muito tempo, mas não queres ouvir, não salvarás tu não vingar-se dos opressores, nem faz justiça aos oprimidos, como se o teu braço foram encurtados ou o teu ouvido pesado ". Quando Deus parece coniventes com a maldade dos ímpios, não, e tolerar isso, pelo sofrimento los a prosperar em sua maldade, choca a fé dos homens bons, e prova uma tentação dolorido para eles, dizendo: Já purificamos nossa corações em vão ( Salmo 73:13 ), e endurece aqueles em sua impiedade que dizem: Deus abandonou a terra. não devemos achar estranho se a maldade ser sofreu a prevalecer longe e prosperar por muito tempo. Deus tem razões, e temos a certeza que eles são boas razões, tanto para os adiamentos dos homens maus e as repreensões dos homens bons e, portanto, embora nós em juízo com ele, e humildemente expostulate acerca de seus julgamentos, mas devemos dizer: "Ele é sábio, justo e bom, em todos ", e deve acreditar o dia virá, embora possa ser adiadas por muito tempo, quando o grito do pecado serão ouvidos contra aqueles que fazem o mal eo grito de oração por aqueles que a sofrem .

 

versículos 5-11

Julgamento prevista.     BC 600.

5 Eis que vos entre as nações, e respeito, e maravilhai: para eu realizarei uma obra em vossos dias, que vocês não vão acreditar, apesar de ser dito que você. 6 Pois eis que suscito os caldeus, que amarga e nação precipitada, que marcha sobre a largura da terra para se apoderar de moradas que estão não deles. 7 Eles são terrível e espantosa: o seu julgamento e sua dignidade procede de si mesmos. 8 Os seis cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, se mais ferozes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se, os seus cavaleiros vêm de longe eles voam como a águia que se apressa a comer. 9 Eles todos virão para fazer violência; os seus rostos são sup-se como o vento oriental, e reunirão os cativos como a areia. 10 E eles zombam os reis, e os príncipes devem ser um escárnio; eles se rirão de todas as fortalezas, porque eles monte de poeira, e levá-la. 11Então deve sua mudança de mente, e ele passará, e ofender, imputando este seu poder ao seu deus.

 

Nós temos aqui uma resposta à reclamação do profeta, dando-lhe a garantia de que, se Deus suportou longamente, ele não suportaria sempre com este povo provocando para o dia da vingança estava no seu coração, e ele deve dizer-lhes isso, para que pudessem por arrependimento e reforma recusem o julgamento que eles foram ameaçados de.

 

  1. O preâmbulo da frase é muito terrível ( Habacuque 1: 5 ): . Eis que entre as nações, e conta Uma vez que eles não serão levados ao arrependimento pela longanimidade de Deus, ele vai tomar um outro curso com eles . Sem ressentimentos estão tão ansiosos, tão profundo, como aqueles de paciência abusado. O Senhor vai infligir a eles, 1. A punição pública, que deve ser visto, e considerada entre as nações, que as nações vizinhas devem tomar conhecimento do e ficar espantado com a ver Deuteronômio 29: 25,25 . Isto irá agravar as desolações de Israel, que eles serão, assim, fez um espetáculo para o mundo. 2. Uma punição incrível, tão estranho e surpreendente, e muito fora do caminho comum da Providência, que não deve ser paralelo entre as nações, será sorer e mais pesado do que o que Deus tem normalmente infligido sobre as nações que não O conhecem nay, não serão creditados até mesmo por aqueles que tinham a previsão de que a partir de Deus, antes que aconteça, ou o relatório do mesmo daqueles que foram testemunhas oculares do que quando se trata: Você não vai acreditar, embora seja dita você vai ser pensado incrível que tantos julgamentos deve combinar em um, e cada circunstância tão estranhamente concorrem para reforçar e agravar-lo, que tão grande e potente de uma nação deve ser tão reduzida e quebrado, e que Deus deve lidar tão severamente com um as pessoas que tinham sido tomadas no vínculo do pacto e que ele tinha feito tanto por. A punição de pessoas que professam de Deus não pode deixar de ser a surpresa de todos sobre eles. 3. A punição rápida: " Vou trabalhar uma obra em vossos dias, agora rapidamente esta geração não passará até o julgamento de ameaça de ser realizado Os pecados do ex-dias será contado pois em nossos dias, por enquanto a medida da iniqüidade. completo, " Mateus 23:36 . 4. Será uma punição em que grande parte da mão de Deus se manifestar será uma obra de seu próprio trabalho, de modo que todos os que vê-lo dirá: Este é o Senhor está fazendo e vai ser encontrada uma coisa terrível cair em suas mãos ai daqueles a quem ele toma a tarefa! 5. Deve ser um tal punição como vai tipificar a destruição de ser trazido sobre os inimigos do Cristo e do seu Evangelho, pois para que estas palavras são aplicadas Atos 13:41 , eis que desprezadores, maravilha, e perecem. A ruína de Jerusalém pelos caldeus para sua idolatria era uma figura de sua ruína pelos romanos para rejeitar a Cristo e ao seu evangelho, e é uma coisa muito maravilhosa, e quase incrível. não há uma estranha punição para os que praticam a iniqüidade?

 

  1. A frase em si é muito terrível e particular ( Habacuque 1: 6 ): . Eis que suscito os caldeus Havia aqueles que levantou uma grande quantidade de lutas e contendas entre eles, que foi seu pecado e agora Deus levantará o caldeus contra eles, que devem se esforçar e lutar com eles, o que será o seu castigo. Nota: Quando professam o povo de Deus brigar entre si, snarl no e devoram uns aos outros, é justo para com Deus para trazer o inimigo comum sobre eles, que faça paz fazendo uma devastação universal. As partes em conflito em Jerusalém eram uma inveterada contra o outro, quando os romanos vieram e levaram o seu lugar e nação. Os caldeus são os instrumentos da destruição ameaçada, e, embora os próprios agindo injustamente, estas devem executar a justiça do Senhor e punir a injustiça de Israel. Agora, temos aqui,

 

  1. Uma descrição das pessoas que devem ser levantadas contra Israel, para ser um flagelo para eles. (1.) Eles são uma nação amarga e impetuosa, cruel e feroz, e que eles fazem é feito com violência e fúria são precipitado em seus conselhos, veemente em suas paixões, e empurre com resolução em suas empresas que não mostram nenhuma piedade e eles não poupem esforços. Miserável é o caso daqueles que são entregou na mão destes cruéis. (2.) Eles são fortes e, portanto, formidável, e, como não há nenhuma posição diante, e ainda assim não fugindo a partir de ( Habacuque 1: 7 ): Eles são terríveis e terrível, famosa para as tropas galantes que eles trazem para o campo ( Habacuque 1: 8 ) os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos de cobrar e perseguir, e mais ferozes do que os lobos a tarde e lobos são observados para ser o mais voraz para a noite, depois de terem sido mantidos com fome todos os dias, à espera de que a escuridão sob a proteção dos quais todos os animais do bosque rastejar diante, Salmo 104: 20 . Os esquadrões de cavalo deve ser muito numerosas: " seus cavalos homens espalham-se uma ótima maneira, porque eles vêm de longe, de todas as partes do seu próprio país, e devem ser disperso em todas as partes do país que invadir, . saqueá-lo, e enriquecer-se com o seu despojo e, na velocidade de tomada de estragar, eles devem correr para a presa (como aqueles, Isaías 8: 1 , margem ), porque eles voam como a águia para a terra quando ela apressa-se a comer e ataca a presa, ela tem um olho em cima ". (3.) A sua vontade é uma lei para eles, e, diante do ardor de suas atividades, eles não vão ser regido por leis da humanidade, a equidade, ou a honra: seu julgamento e sua dignidade procede de si mesmos, Habacuque 1 : 7 . O apetite ea paixão governá-los, e não a razão nem consciência. Seu princípio é, Quicquid libet, licet - . Minha vontade é a minha lei e, Sic volo, sic estatísticas jubeo pro ratione voluntas - Este é o meu desejo, este é o meu comando isso será feito porque eu escolhê-lo. O que pode favor pode esperar de um inimigo tal? Nota, Aqueles que têm sido injusto e impiedoso, entre os quais a lei se afrouxa, ea justiça não sair, vai ser justamente pago na sua própria moeda e cair nas mãos daqueles que tratarão injustamente e sem piedade com eles.

 

  1. Uma profecia do terrível execução que deve ser feita por esta terrível nação: Eles marcha sobre a largura da terra (por isso pode ser lido) para em pouco tempo as forças caldeus subjugado todas as nações nas partes, de modo que parecia ter conquistado o mundo que invadiram a Ásia e parte da África. Ou, sobre a largura da terra de Israel, que foi totalmente devastada por eles. É aqui anunciado, (1) Que eles devem aproveitar todos como seu próprio que pode colocar em suas mãos. Eles virão a possuir as moradas que não são suas, as quais não têm direito a, mas que a sua espada lhes dá. (2) Que eles devem empurrar a guerra com todo o vigor possível: porque todos vêm com violência ( Habacuque 1: 9 ), e não para determinar qualquer causa o direito à espada, mas, certo ou errado, para enriquecer-se com a estragar. seus rostos a ceia como as vento oriental seus semblante será tão feroz e assustador que um olhar servirá para torná-los mestres de todos eles têm uma mente para para que eles devem engolir tudo, como os estreitamentos vento leste e explosões os brotos e flores. as faces voltadas para o leste (para alguns lê-lo) que ainda deve ter um olho para o seu próprio país, que ficava ao oriente de Judéia e todos os despojos que aproveitar estas devem remeter para lá. (3) Que eles devem ter um grande número de prisioneiros, e enviá-los para a Babilônia: Eles reunirão os cativos como a areia para a multidão, e nunca saberão quando eles têm o suficiente, desde que há mais a ser tido . (4) Que farão nada da oposição que é dado a eles, Habacuque 1:10 . Os judeus em dificuldades dependem de seus grandes homens para tomar uma posição, e com a sua sabedoria e coragem para dar de seleção para as armas vitoriosas dos caldeus? Ai de mim! eles vão fazer nada deles. Devem zombam (ele deve, por isso, é no original, ou seja, Nabucodonosor, que está sendo inchado com seus sucessos, deve zombar) aos reis e chefes das forças que pensam para fazer a cabeça contra ele e os príncipes não serão um desprezo a eles, tão desigual um jogo que deve aparecer para ser. Será que eles dependem de suas guarnições e cidades fortificadas? Ele se rirão de todas as fortalezas, pois para ele deve ser fraco, e ele deverá monte de poeira, e levá-la um pouco de terra, jogado para muralhas, servirá para dar-lhe toda a vantagem contra os que ele pode desejar que ele deve fazer, mas uma brincadeira deles, e um esporte de tomá-los. (5.) Por tudo isso, ele deve ser inflado com um orgulho insuportável, que será a sua destruição ( Habacuque 1:11 ): Então a sua mudança de mente para o pior. O espírito, tanto do povo e do rei deve crescer mais arrogante e insolente. Aqueles que não vai se contentar com os seus próprios direitos não será conteúdo quando se fizeram mestres de direitos de outras pessoas também, mas como a condição eleva a mente sobe muito. Este rei vitorioso deve passar todos os limites da razão, equidade e modéstia, e romper todos os seus títulos, e, assim, ele deve ofender, deve fazer de Deus o seu inimigo, e assim preparar a ruína para si por atribuindo este seu poder ao seu deus , ao passo que ele tinha do Deus de Israel. Bel e Nebo eram os deuses dos caldeus, e deram-lhes a glória de seus sucessos foram endurecidos em sua idolatria, e blasfema argumentou que, porque eles haviam conquistado Israel os seus deuses eram demasiado forte para o Deus de Israel. Nota: É uma grande ofensa (e o crime comum de pessoas orgulhosas) a tomar essa glória para nós mesmos, ou para dá-la a deuses de nossa própria fabricação, o que é devido ao vivo e único Deus verdadeiro. Estas palavras de encerramento da sentença dão um vislumbre de conforto para as pessoas atingidas de Deus, é de se esperar que eles vão mudar as suas mentes, e crescer melhor, e amadurecem para a libertação e fizeram assim. No entanto, seus inimigos vão mudar as suas mentes, e crescer pior, e amadurecem para a destruição, o que inevitavelmente virá no tempo devido de Deus por um espírito altivo, levantou-se contra Deus, vem antes da queda.

 

versículos 12-17

Plea do Profeta A queixa do Profeta.        BC 600.

12 Art tu não desde a eternidade, OL ORD meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. OL ORD , puseste-los para julgamento e, ó Deus Forte, tu firmaste-los para correção. 13 Tu és tão puro de olhos para ver o mal, e não podes olhar para a iniqüidade: por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele? 14 E farias os homens como os peixes do mar, como os répteis, que têm nenhum governante sobre eles? 15 Tomaram-se todas elas com o anzol, apanhá-los em sua rede, e reuni-los em sua varredoura; por isso ele se alegra e se regozija. 16 Por isso sacrifica à sua rede, e queima incenso à sua varredoura porque por elas sua porção é gordo, e engrossou a sua comida. 17 Porventura por isso esvaziará a sua rede e não sobra continuamente para matar as nações?

 

O profeta, tendo recebido do Senhor o que ele era para entregar ao povo, agora se volta para Deus, e mais uma vez dirige-se a ele pela facilidade de sua própria mente sob o fardo que ele viu. E ele ainda está cheio de queixas. Se ele olhar sobre ele, ele não vê nada, mas a violência feita por Israel se ele olhar antes dele, ele não vê nada, mas a violência feita contra Israel e é difícil dizer qual é a visão mais melancólico. Seus pensamentos de tanto ele derrama diante do Senhor. É nosso dever ser afetado tanto com as iniqüidades e com as calamidades da igreja de Deus e da data e dos locais em que vivemos, mas devemos tomar cuidado para que não cresça peevish em nossos ressentimentos, e levá-las longe demais, de modo para entreter quaisquer pensamentos rígidos de Deus, ou perder o conforto da nossa comunhão com ele. O mundo é mau, e sempre foi assim, e será por isso está fora de nosso alcance para consertá-lo, mas temos a certeza de que Deus governa o mundo, e trará glória para si mesmo de todos, e, portanto, temos de resolver para fazer o melhor dele, deve ser-nos melhor, e muito para o mundo melhor. A perspectiva de a prevalência dos caldeus impulsiona o profeta de joelhos, e ele toma a liberdade de suplicar a Deus que lhe diz respeito. Em seu pedido, podemos observar,

 

  1. As verdades que ele estabelece, que ele resolve a cumprir, e com a qual ele se esforça para confortar a si mesmo e seus amigos, sob o crescente poder ameaçador dos caldeus, e eles vão nos fornecer considerações agradável para o nosso apoio em afins caso.

 

  1. No entanto, se, no entanto, Deus é o Senhor nosso Deus, e nosso Santo. Os caldeus vitoriosos imputar o seu poder aos seus ídolos, mas somos ensinados a dizer-lhes que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus, o Deus vivo, Jeremias 10: 10,11 . (1) Ele é o Senhor, a fonte de todo o ser, poder e perfeição. Nossa rocha não é como a deles. (2.) "Ele é o meu Deus. " Ele fala em nome do povo todo israelita pode dizer: "Ele é meu. Apesar de estarmos assim sore quebrado, e tudo isso vem sobre nós, mas não nos esquecemos o nome do nosso Deus, nem deixado nossa relação com ele, mas nós não temos o deserdou, nem tem ele renegou nós, Salmo 44:17 . Nós somos um povo transgressor, ele é um Deus ofendido no entanto, ele é nossa, e nós não aceitará quaisquer pensamentos rígidos dele, nem de seu serviço, para todos esta." (3.) "Ele é meu Santo. " Isto sugere que o profeta amado a Deus como um Deus santo, amou-o para o bem da sua santidade. "Ele é meu , porque ele é um Santo e , portanto, ele será meu santificador e meu Salvador, porque ele é meu Santo. Os homens são profana, mas o meu Deus é santo. "

 

  1. Nosso Deus é de eternidade. Isso ele implora: ? Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus É motivo de grande conforto e contínua para o povo de Deus, de acordo com os problemas da vida presente, que o Deus deles é de eternidade. Este íntimos, (1.) A eternidade de sua natureza, se ele é de eternidade, ele será eterno, e devemos recorrer a este primeiro princípio, quando as coisas vistas, que são temporais, são desanimadores, que temos esperança e ajudá-suficiente em um deus que não é visto, que é eterna. "Não és tu desde a eternidade, e depois tu não faz braço eterna tua nua, por força dos teus conselhos eternos, para tornar a ti mesmo um nome eterno?" (2.) A antiguidade da sua aliança: "Não és tu desde os tempos antigos, um Deus em aliança com o teu povo" (de modo algum compreendê-lo) ", e que não tens feito grandes coisas para eles nos dias de idade, que ouvimos com os nossos ouvidos, e que nossos pais nos têm de e és tu disse não é o mesmo Deus ainda que tu nunca foste? tu és Deus e mudas não. "

 

  1. Enquanto o mundo se Deus terá uma igreja nele. Tu és desde a eternidade, e depois . Nós não morreremos O Israel de Deus não devem ser extirpados, nem o nome de Israel apagou, embora possa, por vezes, parecem estar muito perto dele como os apóstolos ( 2 Coríntios 6: 9 ), castigados, porém não mortos castigado duramente, mas não entregue à morte, Salmo 118: 18 . Veja como o profeta infere a perpetuidade da igreja desde a eternidade de Deus por Cristo disse, porque eu vivo, e, portanto, desde que eu vivo, vós também vivereis, João 14:19 . Ele é a rocha em que a igreja está tão firmemente construído que as portas do inferno não deve, não pode, prevalecerão contra ela. Nós não morrerá.

 

  1. O que quer que os inimigos da igreja pode fazer contra ela, é de acordo com o conselho de Deus, e foi concebido e dirigido para fins sábios e santos: . Tu ordenou tu firmaste-los Foi Deus que deu os caldeus sua poder, fez deles um povo formidáveis, e em seu conselho determinou que eles devem fazer, nem tinham qualquer poder contra o Israel, mas o que foi dado a eles a partir de cima. Ele lhes deu sua comissão para tomar o despojo, para arrebatar a presa, Isaías 10: 6 . Aqui Deus aparece um Deus poderoso, que o poder dos poderosos é derivado dele, depende dele, e está sob o cheque que ele diz a respeito dele, Até agora deve isso vir, e não mais. Aqueles a quem Deus ordena deve fazer mais do que o que Deus tem ordenado, que é um grande conforto para o sofrimento do povo de Deus. Os homens são a mão de Deus, a vara na mão, Salmo 17:14 . E ele ordenou para o julgamento, e para a correção. O povo de Deus precisa de correção, e merecem que eles devem esperar que eles terão quando os homens maus são soltos contra eles, não é para a sua destruição, para que possam ser arruinada, mas para a sua correcção, para que possam ser reformado que não se destinam a uma espada, para cortá-los, mas para uma haste, para expulsar a loucura que é encontrada em seus corações, embora eles não dizer assim, nem o seu coração penso assim, Isaías 10: 7 . Nota: É motivo de grande conforto para nós, em referência aos problemas e aflições da igreja, que, quaisquer que sejam os homens corruptores concepção a eles, desenhos Deus para trazer o bem deles, e temos a certeza de que seu advogado deve permanecer.

 

  1. Embora a impiedade do ímpio pode prosperar por algum tempo, mas Deus é um Deus santo, e não aprova que a maldade ( Habacuque 1:13 ): . Tu és tão puro de olhos para ver o mal , o profeta, observando como muito cruéis e impiedosas os caldeus eram, e ainda o grande sucesso que tinham contra Israel de Deus, encontrou uma tentação resultante de dizer que isso foi em vão servir a Deus, e que era indiferente a ele quais eram homens. Mas ele logo suprime o pensamento, recorrendo ao seu primeiro princípio, que Deus não é, que ele não pode ser, o autor ou o patrono do pecado, como ele não pode fazer iniqüidade si próprio, por isso ele é tão puro de olhos para observar com qualquer subsídio ou nenhuma aprovação, é que a coisa abominável que o Senhor odeia. ele vê todo o pecado que está empenhada no mundo, e é uma ofensa para ele, é odiosa em seus olhos, e aqueles que o cometem são, assim, feita desagradável para sua justiça. Não está na natureza de Deus uma antipatia a essas disposições e práticas que são contrárias à sua santa lei e, embora um expediente está feliz e descobriu por sua reconciliação com os pecadores, mas ele nunca vai, nem pode, ser reconciliados com o pecado. E este princípio que deve resolver a respeitar, embora as dispensas de sua providência pode por um tempo e, em alguns casos, parecem ser incompatíveis com ele. Note, conivência de Deus com o pecado não deve ser interpretado em uma doação semblante a ele para que ele não é um Deus que tenha prazer na iniqüidade, Salmo 5: 4,5 . A iniqüidade que,-lo aqui é dito, Deus não olhar, pode ser destinado especialmente do mal feito para o povo de Deus por seus perseguidores se Deus vê motivos para permitir que ele, mas ele não aprova-lo para que ele concorda com a de Balaão ( Números 23:21 ), Ele não se realizará iniqüidade contra Jacó, nem visto, com subsídio, perversidade contra Israel, que é muito confortável para o povo de Deus, em suas aflições pela ira dos homens, para que eles não podem inferir a ira de Deus a partir dele que os instrumentos de sua angústia odiá-los, não, portanto, seguir o que Deus faz não, ele os ama, e é no amor que ele corrige-los.

 

  1. As queixas que ele se queixa de, e encontra difícil de conciliar com estas verdades: "Uma vez que temos a certeza que és um Deus santo, por que os ateus tentação dá-los a questionar se és assim ou não? Por que olhas pára os caldeus que lidam traiçoeiramente com o teu povo, e lhes deste sucesso em suas tentativas em cima de nós? por que tu sofrem teus inimigos jurados, que blasfemam o teu nome, para lidar, assim, cruelmente, assim, perfidamente, com os teus jurado sujeitos, que desejam temer o teu nome? O que deve dizemos a isso? " Esta foi uma tentação de Jó ( Jó 21: 7,24: 1 ), com Davi ( Salmo 73: 2,3 ), a Jeremias: Jeremias 12: 1,2 . 1. Que Deus permitiu que o pecado, e foi paciente com os pecadores. Ele olhou para eles , viu todas as suas obras iníquas e desenhos, e não conter nem puni-los, mas sofreu-los a acelerar em seus propósitos, para continuar e prosperar, e levar tudo à sua frente. Não, o seu olhar sobre eles dá a entender que ele não só não lhes deu cheque ou repreensão, mas que deu-lhes incentivo e assistência, como se ele sorriu para eles e os favoreceu. Ele segurou a língua quando passou em seus cursos maus, não disse nada contra eles, não deu ordens para pará-los. Estas coisas tens feito, e eu me calei. 2. Que sua paciência foi abusada, e, por causa sentença contra estas obras más e trabalhadores não foi executado rapidamente, portanto, seus corações foram mais inteiramente disposto para fazer o mal. (1.) Eles eram falsas e enganadoras, e não havia nenhum crédito a ser dado a eles, nem qualquer confiança para ser colocado em-los. Eles lidam traiçoeiramente sob a cor da paz e da amizade, eles processar e executar os projetos mais perniciosas, e não faz nenhuma consciência de sua palavra em qualquer coisa. (2.) Eles odiado e perseguido os homens porque eles eram melhores do que eles, como Caim odiou Abel, porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. O ímpio devora aquele que é mais justo do que ele, por essa mesma razão, porque ele envergonha-lhe que eles têm uma má vontade à imagem de Deus, e , portanto, devorar bons homens, porque eles carregam essa imagem. Embora muitos dos judeus eram tão mau como os caldeus si mesmos, e pior, ainda havia aqueles entre eles que eram muito mais justo, e ainda foram devorados por eles. (3.) Eles fizeram não mais de matar os homens que de captura de peixe. O profeta se queixa de que, Providence ter entregado o mais fraco para ser presa ao mais forte, eles eram, de fato, feito como os peixes do mar, Habacuque 1:14 . Então, eles tinham sido entre si, atacando uns sobre os outros como os peixes maiores fazer ao menos ( Habacuque 1: 3 ), e eles foram feitos por assim o inimigo comum. Eles eram como os répteis, ou natação coisas (para a palavra é usada para peixes, Gênesis 01:20 ), que não tem nenhum governante sobre eles, quer para impedi-las de devorar uns aos outros ou para protegê-los de ser devorado por seus inimigos . Elas são dadas até os caldeus como peixe para os pescadores. Esses opressores orgulhosos fazer nenhuma consciência de matá-los, mais do que os homens de puxar peixe fora da água, tão pequena conta que eles fazem de vidas humanas. Eles fazem nenhuma dificuldade de matá-los, mas fazê-lo com tanta facilidade quanto os homens pegar peixes, que fazem nenhuma resistência, mas são subterrâneo e desarmado, e é bastante um passatempo do que qualquer esforço para levá-los. Eles não fazem distinção entre eles, mas todos é o peixe que vem à sua rede e eles acham que cada coisa o seu próprio que pode colocar em suas mãos. Eles têm várias maneiras de estragar e destruir, como os homens têm de tomar peixe. Alguns se ocupam com o ângulo ( Habacuque 1:15 ), um por um os outros que apanham em cardumes e por atacado, em sua rede, e recolher no seu arraste, sua rede de inclusão. Tal variedade de métodos têm eles para destruir aqueles por quem eles esperam enriquecer-se. (4.) Eles glorificou o que eles têm, e eles próprios satisfeito com ele, embora era entrou desonestamente: a sua porção, e engrossou a sua comida eles prosperar em sua opressão e fraude que eles têm um grande negócio, e é do melhor a sua terra é bom, e eles têm abundância de-lo. E, portanto, [1] Eles têm grande complacência em si mesmos, e são muito agradáveis vivem alegremente ( Habacuque 1:15 ): Por isso eles se regozijam e se alegram, porque a sua riqueza é grande, e os seus projectos de sucesso para o aumento do mesmo , Jó 31:25 . Alma, tome a tua vontade, Lucas 00:19 . [2] Eles têm uma grande presunção de si mesmos, e são grandes admiradores de sua própria ingenuidade e gestão: Eles sacrificar a sua própria rede, e queima incenso à sua própria arrastar eles próprios aplaudo por ter tem muito dinheiro, embora sempre tão desonestamente. Nota, há uma propensão em nós a tomar a glória de nossa prosperidade para fora, para nós mesmos, e para dizer, minha força, eo poder das minhas mãos, me adquiriram estas riquezas, Deuteronômio 08:17 . Isto é idolatrar nós mesmos, sacrificando o arrastão, porque é a nossa, que é uma peça tão absurdo da idolatria como sacrificar a Netuno ou Dagon. O que os torna adoro sua rede, assim, é porque por ela a sua porção. Aqueles que fazem um deus de seu dinheiro vai fazer um deus de sua arrastar-net, se puderem, mas conseguir dinheiro por ele.

 

III. O profeta, no fim, expressa humildemente sua esperança de que Deus não vai sofrer esses destruidores da humanidade sempre continuar e prosperar, portanto, e expostulates com Deus que lhe dizem respeito ( Habacuque 1:17 ): " eles, pois, que esvaziará a sua rede? Shall eles se enriquecem, e preencher seus próprios navios, com o que eles têm pela violência e opressão tirado de seus vizinhos? Será que esvaziará a sua rede do que eles têm travado, para que possam lançá-lo no mar novamente, para pegar mais? e tu lhes permitiram avançar neste curso ímpios? não devem poupar continuamente para matar as nações? Must os números e riqueza das nações ser sacrificado para a sua rede? Como se fosse uma coisa pequena para homens roubam de suas propriedades, deve eles roubam a glória de Deus? Deus não é o rei das nações, e ele não vai valer os seus direitos feridos? ele não é ciumento de sua própria honra, e ele não vai manter isso? " O profeta aloja o assunto nas mãos de Deus, e deixa-lo com ele, como o salmista faz. Salmo 74:22 , Levanta-te, ó Deus! Defenda a tua própria causa.

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