Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1474 votos)



ONLINE
13




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

doutrina da ressurreição
doutrina da ressurreição

 

 

                                                Doutrina da Ressurreição

rez - u - rek'shun (No Novo Testamento ἀνάστασις , Anastasis , Com os verbos ἀνίστημι , anıstēmi , "Stand up", e ἐγείρω , egeırō , "Levantar". Não há nenhum termo técnico no Antigo Testamento, mas em Isaías 26:19 são encontrados os verbos חיה , hayah, "Ao vivo", קוּם ,Kum "Ascensão", קיץ ,CCI "Despertar").

 

EU. ISRAEL E a imortalidade

1. O nacionalismo

2. Especulação

3. Perigo Religiosa

4. crença na imortalidade

5. Ressurreição

6. Conceitos gregas

II. RESSURREIÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO E EM Intermédios LITERATURA

 

1. O Antigo Testamento

2. A Righteous

3. O Unrighteous

4. Preencha Denial

III. Ensinamento de Cristo

. 1 Marcos 12: 18-27

2. Em Geral

IV. A DOUTRINA APOSTÓLICA

1. Referências

2. Pauline Doutrina

3. Continuidade

4. 2 Coríntios 5

V. RESUMO

1. Dados Novo Testamento

2. Interpretação

 

LITERATURA

I. Israel e da imortalidade.

1. O nacionalismo:

É muito estranho que uma doutrina de vida após a morte como uma parte essencial da religião era de desenvolvimento muito tarde em Israel, embora esta doutrina, muitas vezes altamente elaborada, foi comumente aceita entre as nações vizinhas. A principal causa deste atraso foi que a religião de Israel centrada predominantemente no ideal de um santo nação . Consequentemente, o indivíduo era um objeto secundário de consideração, e para o futuro do homem que morreu antes de as promessas nacionais foram cumpridas ou foi incorporada no futuro de seus descendentes ou então foi desconsiderado por completo.

2. Especulação:

Houve muita especulação sobre a vida após a morte, evidentemente existiu, mas não foi em conexão direta com a religião da nação. Portanto, os dados do Antigo Testamento são escassos e ponto, como se poderia esperar, a conceitos não homogéneos. Ainda assim, certas idéias são claras. O indivíduo vivendo era composto de "carne" e nephesh Ou Ruah (A tricotomia parece ser pós-bíblica, apesar de 1 Tessalonicenses 5:23 ; ver PSICOLOGIA). No indivíduonephesh e Ruah parecem ser palavras bastante sinônimas, ou seja, principalmente a "respiração", como o princípio animador da carne (assim para os animais inferiores em Salmo 104: 29 , Salmo 104: 30 ). Masnephesh passou a ser usado para designar o "homem interior" ou "self" ( Deuteronômio 00:20 , etc .; verCORAÇÃO), E assim em Inglês versões da Bíblia é geralmente traduzida como "alma". Mas há apenas alguns poucos casos em quenephesh é utilizado para a sede da personalidade após a morte ( Salmo 30: 3 ; compare Salmo 16:10 ; Salmo 38:17 ; Jó 33:18 , etc.), e quase todas essas passagens parecem bastante tarde. De fato, em alguns casos, a 13nephesh de um homem morto é inconfundivelmente seu cadáver ( Levítico 19:28 ; Números 5: 2 ; Ageu 2:13 , etc.). Parece que a questão do que sobrevive à morte quase não foi levantado; o que quer que existia então foi pensado como algo completamente novo. Por um lado, o homem morto poderia ser chamado de um "deus" ( 1 Samuel 28:13 ), um termo talvez relacionada à ancestral culto. Mas, mais comumente os mortos são vistos como "máscaras", rephā'ı̄m ( Jó 26: 5 margem, etc.), as cópias fracas do homem original em todos os aspectos ( Ezequiel 32:25 ). Mas, qualquer que seja a existência de tais "máscaras" pode ter, tinham passado fora de relação com o Senhor, a quem o "mortos não louvam" ( Salmo 115: 17 , Salmo 115: 18 ; Isaías 38:18 , Isaías 38:19 ), e não havia nenhum interesse religioso em si.

3. Perigo Religiosa:

Na verdade, qualquer interesse nelas era susceptível de ser anti-religioso, como ligada a necromancia, etc. ( Deuteronômio 14: 1 ; Deuteronômio 26:14 ; Isaías 08:19 ; Salmo 106: 28 , etc .; verFEITIÇARIA), Ou como conectado com religiões estrangeiras. Aqui, provavelmente, o próprio fato de que as nações vizinhas ensinou a imortalidade era um forte motivo para a recusa de Israel de considerá-lo. Que o Egito realizou uma doutrina elaborada de julgamento individual na morte, ou que a Pérsia ensinou a ressurreição do corpo, seria realmente tendem a tornar essas doutrinas suspeitas, e não foi até que o perigo do sincretismo parecia passado que tais crenças poderia ser considerado em sua próprios méritos. Por isso, não é de estranhar que os profetas praticamente desconsiderar a idéia ou que Eclesiastes nega qualquer doutrina imortalidade categoricamente.

4. crença na imortalidade:

No entanto, com um conhecimento mais profundo de Deus, a experiência mais ampla e profunda reflexão, a doutrina foi obrigado a vir. Mas veio lentamente. Individualismo atinge declaração explícita em Ezequiel 14 ; 18 ; 33 (compare Deuteronômio 24:16 ; Jeremias 31:29 , Jeremias 31:30 ), mas o ponto de vista nacional ainda fez as recompensas e punições dos assuntos individuais de apenas deste mundo ( Ezequiel 14:14 ; Sl 37, etc.), uma doutrina que tinha vitalidade surpreendente e que se encontra ainda em Siraque (1:13; 11:26). Mas como este não se enquadra com os fatos da vida (Jó), uma doutrina da imortalidade, já insinuada (II, 1, abaixo), era inevitável. Parece com força total no período pós-Macabeus, mas por que só então é difícil dizer; talvez porque ele foi, então, que não havia sido testemunhado o espetáculo de martírios em grande escala ( 1 Macc 1: 60-64 ).

. 5 Ressurreição :

Ressurreição do corpo foi a forma imortalidade levou, de acordo com as premissas religiosas. Como o santo era encontrar a sua felicidade da nação, ele deve ser restaurado para a nação; e os pontos de vista mais velhos não apontam para pura alma-imortalidade. As "sombras" liderou uma existência miserável com o melhor; eo próprio Paul estremece com o pensamento de "nudez" ( 2 Coríntios 5: 3 ). O nephesh e Ruah eram quantidades incertas, e até mesmo o Novo Testamento não tem terminologia consistente para a parte imortal do homem ("alma", Apocalipse 6: 9 ; Apocalipse 20: 4 ; "espírito", Hebreus 12:23 ; 1 Pedro 3:19 ; Paul evita qualquer termo em 1 Cor 15, e em 2 Cor 5 diz: "I"). No Talmud uma visão comum é que os antigos corpos receberão novas almas ( Ber R. 2 7; 6 7;. Vayy R. 12 2; 15 1, etc .; comparar Sib ou 4:. 187).

 

6. Conceitos gregas:

Onde influência grega direta, no entanto, pode ser dito, pura alma-imortalidade é encontrado (compare The Wisdom of Song of Solomon 8:19 ​​, 20 ; 09:15 (mas verdadeiro ensinamento de Wisd é muito incerto); Enoch 102: 4 a 105 ; 108; eslava Enoch; 4 Macc; Josephus, e, especialmente, Philo). De acordo com Josephus ( BJ , II, VIII, 11) os essênios realizada esta doutrina, mas como Josephus graecizes o farisaico ressurreição em Pitágoras soul-migração (II, viii, 14; contraste . Ant , XVIII, I, 3), seu depoimento é duvidosa. Note-se, aliás, como Lucas 6: 9 ; Lucas 09:25 ; Lucas 12: 4 , Lucas 12: 5 foi reformulada Marcos 3: 4 ; Marcos 8:36 ; Mateus 10:28 para os leitores gregos. De um modo vago mesmo judaísmo palestino tinha algo de os mesmos conceitos ( 2 Esdras 7:88 ; 2 Coríntios 4:16 ; 2 Coríntios 12: 2 ), enquanto é comum de que as almas no estado intermediário podem desfrutar de felicidade, um declaração que aparece pela primeira vez em 22 de Enoch (Jubilees Mateus 23:31 dificilmente é sério).

 

II. ressurreição no Antigo Testamento e Literatura Intermediário.

1. O Velho Testamento:

Pelas razões acima, as referências no Antigo Testamento para a ressurreição doutrina são poucos. Provavelmente é para ser encontrado em Salmo 17:15 ; Salmo 16:11 ; Salmo 49:15 ; Salmo 73:24 , e em cada caso, com maior probabilidade, mas para discussões exatas, o estudante deve consultar os comentários. É claro que nenhuma datação exata dessas passagens Salmo é possível. Com ainda maior probabilidade a doutrina é expressa em Jó 14: 13-15 ; Jó 19: 25-29 , mas outra vez explicações alternativas são apenas possível, e, mais uma vez, Jó é um livro notoriamente difícil de data (vejaJOB , LIVRO DE). Os dois certas passagens são Isaías 26:19 margem e Daniel 12: 2 . No primeiro (a ser datada de cerca de 332 (?)) É prometido que o "orvalho de luz" cairão sobre a terra e por isso o (justo) mortos deve reviver. Mas essa ressurreição está confinada à Palestina e não inclui os injustos. Para Daniel 12: 2 ver abaixo.

 

2. Os Justos:

Na verdade, ressurreição para os justos só foi pensado muito mais naturalmente do que um general ressurreição . E ainda mais, naturalmente, uma ressurreição dos mártires foi pensado, tal simplesmente receber de volta o que tinha desistido de Deus. Assim, em Enoch 90:33 (antes de 107 aC) e 2 Macabeus 7: 9 , 11 , 23 ; 14:46 (apenas mártires são mencionados em 2 Macc); compare Apocalipse 20: 4 . Mas é claro que a idéia de uma vez dado não pode ser restrito apenas a mártires, ea literatura intermediária contém muitas referências à ressurreição dos justos como para excluir da citação. Passagens adiantadas são Enoque 91:10 ( talvez pré-Macabeus); Testamento dos Doze Patriarcas, Teste. Judah 25: 4 (antes 107). Uma passagem muito curiosa é Enoch 25: 6, onde os santos ressuscitados apenas vivem mais do que fizeram seus pais, ou seja, a ressurreição é que não implicam a imortalidade. Esta passagem parece ser único.

3. O Unrighteous:

 

Para a ressurreição de homens injustos ( Daniel 12: 2 ; Enoch 22:11; Testamento dos Doze Patriarcas, Teste Benj.. Daniel 10: 7 , Daniel 10: 8 , texto armênio - em nenhum desses casos, uma geral ressurreição ), um motivo é dado em Enoch Apocalipse 22:13 : para esses homens a simples condição de Sheol não é castigo suficiente. Para um general ressurreição o motivo é sempre o julgamento final, de modo que toda a história humana pode ser resumida em um ato supremo. A idéia não é muito comum, e Testamento dos Doze Patriarcas, Teste. Benj. 10: 7, 8 (texto grego); Baruch 50: 2 ; Enoch 51: 1; Sib ou 4: 178-90; A vida de Adão (grego) 10, e 2 Esdras 5:45 ; 07:32 ; 14:35 sobre a conta de todas as passagens inequívocos. Ela não é encontrada na parte mais antiga do Talmud, Testamento dos Doze Patriarcas, Teste. Benj. 10: 7, 8 (grego) tem dois ressurreição s.

4. negação completa:

Finalmente, grande parte da literatura não conhece a imortalidade em tudo. Eclesiastes, Eclesiástico e 1 Macabeus são os exemplos mais conhecidos, mas há muitos outros. É especialmente interessante que o autor muito espiritual de 2 Esdras não acho que vale a pena modificar a negação categórica na fonte usada em 13:20. É claro, a parte judaica que persistiu mais em uma negação de qualquer ressurreição era os saduceus ( Mateus 22:23 e paralela do; Atos 23: 8 ), com um extremo conservadorismo frequentemente encontrada entre aristocratas.

III. Ensino de Cristo.

. 1 Marcos 12: 18-27 :

A questão é discutida explicitamente na passagem familiarizado Marcos 12: 18-27 paralelo Mateus 22: 23-33 paralelo 27-38: Lucas 20 . Os saduceus assumiu que ressurreição implica simplesmente uma reanimação para a retomada das funções humanas, incluindo a física lado de casamento. Seu erro estava no baixo idéia de Deus. Para as Escrituras ensinam a Deus, cuja capacidade e disposição para cuidar de suas criaturas são tão ilimitado que o destino que Ele preparou para eles é caricaturado se concebida em quaisquer termos, mas o absolutamente mais alto. Daí, segue-se não só a verdade da ressurreição , mas uma ressurreição para um estado como muito acima da esfera sexual como a dos anjos. (A possibilidade de mútuo reconhecimento por marido e mulher é irrelevante, nem é ainda disse que os ressurreição corpos são assexuada) Lucas ( Lucas 20:36 ) acrescenta a explicação de que, como há de ser nenhuma morte, o casamento (em sua relação aos nascimentos) não existirá. Pode-se pensar que o argumento de Cristo apoiaria igualmente bem a imortalidade só a alma, e, como uma questão de fato, o mesmo argumento é usado para o último doutrina em 4 Macc 7:18 , 19 ; 16:25 . Mas, em Jerusalém, e dadas as circunstâncias isso é praticamente impossível. E, além disso, parece que tal dualismo seria uma violação dos ensinamentos de Cristo como aos cuidados de Deus.

2. Em geral:

No entanto, o argumento parece tocar somente no ressurreição dos justos, especialmente sob a forma dada em Lc (compare Lucas 14:14 ). (Mas que Lucas pensava assim limitando a ressurreição é desmentida por Atos 24:15 .) Da mesma forma, em Mateus 08:11 paralelo Lucas 13:28 ; Marcos 13:27 paralelo Mateus 24:31 . Mas, como um recurso na sentença, a ressurreição de todos os homens é ensinado. Em seguida, os homens de Sodoma, Tiro, Nínive aparecer ( Mateus 11:22 , Mateus 11:24 ; Mateus 0:41 , Mateus 00:42 paralelo Lucas 10:14 ; Lucas 11:32 , e aqueles lançados) Geena são representados como tendo um corpo ( Marcos 9: 43-47 ; Mateus 05:29 , Mateus 05:30 ; Mateus 10:28 ; Mateus 18: 8 , Mateus 18: 9 ). E no grande assize final ( Mt 25: 31-46 ) todos os homens aparecem. No quarto Evangelho é feita uma distinção similar ( João 6:39 , João 6:40 , João 6:44 , João 6:54 ; João 11:25 ), a ressurreição dos justos, com base em sua união com Deus por meio de Cristo e herdeiro presente posse dessa união, e (em João 5:28 , João 5:29 ) o general ressurreição de julgamento. Se essas passagens implicam dois ressurreição s ou enfatizar apenas a diferença extrema em condições em uma não pode ser determinada.

As passagens em 4 Macabeus referida leitura acima: "Eles que se importam com a piedade de todo o coração, só eles são capazes de conquistar os impulsos da carne, acreditando que, assim como os nossos patriarcas Abraão, Isaque, Jacó, eles não morrem a Deus mas viver para Deus "(7: 18,19); e "Eles sabiam que morrer por Deus que iria viver para Deus, assim como Abraão, Isaac e Jacó, e todos os patriarcas" (16:25). É claramente possível que as palavras do Senhor rnay foram conhecidos para o autor de 4 Macabeus, embora a possibilidade de que Cristo aprovado e ampliou os dogmas de alguns espiritualmente-minded poucos não deve ser desconsiderada. Mais possível é que 4 Macabeus influenciado fraseologia grego de Lucas. VerMacabeu , LIVRO DE , IV.

 

IV. A Doutrina Apostólica.

1. Referências:

Para os apóstolos, a vitória de Cristo sobre a morte tomou a ressurreição doutrina fora do reino da escatologia especulativa. De agora em diante, é um fato da experiência, fundamental para o cristianismo. As referências diretas no Novo Testamento são encontradas em Atos 4: 2 ; Atos 17:18 , Atos 17:32 ; Atos 23: 6 ; Atos 24:15 , Atos 24:21 ; Romanos 4:17 ; Romanos 5:17 ; Romanos 6: 5 , Romanos 6: 8 ; Romanos 8:11 ; Romanos 11:15 ; 1 Coríntios 06:14 ; 15; 2 Coríntios 1: 9 ; 2 Coríntios 4:14 ; 2 Coríntios 5: 1-10 ; Filipenses 3:10 , Filipenses 3:11 , Filipenses 3:21 ; Colossenses 1:18 ; 1 Tessalonicenses 4: 13-18 ; 2 Timóteo 2:18 ; Hebreus 6: 2 ; Hebreus 11:19 , Hebreus 11:35 ; Apocalipse 20: 4 , Apocalipse 20: 5 (mártires apenas); Apocalipse 20:12 , Apocalipse 20:13 . Destes apenas Atos 24:15 ; Apocalipse 20:12 , Apocalipse 20:13 , referem-se a um geral ressurreição com unambiguity absoluto, mas a doutrina é, certamente, contido nos outros e em 2 Timóteo 4: 1 além.

2. Pauline Doctrine:

A teologia da ressurreição é dada inteiramente por Paul. Basic é a concepção da união do crente com Cristo, para que a nossa ressurreição segue de Seus (especialmente Romanos 6: 5-11 ; Filipenses 3:10 , Filipenses 3:11 ). Toda a libertação do perigo é uma antecipação da ressurreição ( 2 Coríntios 4:10 , 2 Coríntios 4:11 ). De fato tão certo é, que pode ser falado de como consumado ( Efésios 2: 6 ). De um outro ponto de vista, a ressurreição é simplesmente parte da redenção geral de Deus da Natureza na consumação ( Romanos 8:11 , Romanos 8: 18-25 ). Como o crente passa então para uma condição de glória, seu corpo deve ser alterado para as novas condições ( 1 Coríntios 15:50 ; Filipenses 3:21 ); torna-se um corpo "espiritual", pertencente ao reino do espírito ( não "espiritual" em oposição a "material"). A natureza nos mostra como diferentes "corpos" pode ser - a partir do "corpo" do sol para os corpos dos animais mais baixos o tipo depende apenas da vontade criadora de Deus ( 1 Coríntios 15: 38-41 ). Também não é a idéia de uma mudança no corpo da mesma coisa estranha: olhar para a diferença no "corpo" de um grão de trigo na sua sementeira e depois ele é cultivado! ( 1 Coríntios 15:37 ). Da mesma forma, eu estou "semeada" ou enviou ao mundo (provavelmente não "enterrado") com um tipo de corpo, mas minha ressurreição vai me ver com um corpo adaptado para a minha vida com Cristo e de Deus ( 1 Coríntios 15: 42- 44 ). Se eu ainda estou vivo na Parusia, este novo organismo será vestido em cima de meu corpo presente ( 1 Coríntios 15:53 ​​, 1 Coríntios 15:54 ; 2 Coríntios 5: 2-4 ), caso contrário serei ressuscitado nele ( 1 Coríntios 15:52 ). Este corpo já existe nos céus ( 2 Coríntios 5: 1 , 2 Coríntios 5: 2 ), e quando ele está vestido em cima de mim as funções naturais do corpo presente será abolida ( 1 Coríntios 06:13 ). No entanto, um motivo para se abster de impureza é manter imaculada do corpo que está a subir ( 1 Coríntios 6:13 , 1 Coríntios 6:14 ).

3. Continuidade:

A relação da matéria no presente corpo para que, na ressurreição do corpo era uma pergunta Paul nunca levantou. Em 1 Coríntios 06:13 , 1 Coríntios 6:14 parece que ele achava do corpo como algo mais do que a soma de seus órgãos, para os órgãos perecer, mas o corpo é levantada. Ele também não discutir o eventual destino do corpo morto. As imagens de 1 Tessalonicenses 4:16 , 1 Tessalonicenses 4:17 ; 1 Coríntios 15:52 é a de deixar as sepulturas, e, no caso de Cristo ressurreição , o tipo da nossa, que foi enterrado foi o que foi levantado ( 1 Coríntios 15: 4 ). Talvez o pensamento é que o toque da ressurreição do corpo destrói todas as coisas do velho corpo que são não adaptadas ao novo estado; talvez há uma idéia de que a essência do corpo velho é o que poderíamos chamar de "não-material," de modo que a cárie simplesmente antecipa o trabalho da ressurreição vai fazer. Em todos os eventos, tais reflexões são "além do que está escrito."

. 4 2 Coríntios 5 :

Um paralelo parcial para a idéia da ressurreição do corpo já estar no céu é encontrado em eslavo Enoque 22: 8-9, onde a alma recebe a roupa guardada para ele (compare Ascensão de Isaías 07:22 , Isaías 07:23 e possivelmente Apocalipse 6:11 ). Mas Cristo também fala de uma recompensa já estar no céu ( Mateus 05:12 ). A questão mais importante é o momento de a roupa em 2 Coríntios 5: 1-5 . Um grupo de estudiosos (Heinrici, Schmiedel, Holtzmann, Clemen, Charles, etc.) consideram que Paul tem aqui mudou suas opiniões daqueles de 1 Coríntios; que ele considera agora a ressurreição do corpo a ser assumido imediatamente após a morte, e eles traduzem 2 Coríntios 5: 2 , 2 Coríntios 5: 3 "'gememos (as cargas da vida), desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu ": porque, quando será vestido com ela, não teremos mais a nudez de experimentar" (tradução de Weizsäcker do Novo Testamento). Mas 2 Corinthians teria sido um lugar mais estranho para anunciar uma alteração de pontos de vista, por que foi escrito em parte como uma defesa contra a inconsistência ( 2 Coríntios 1:17 , etc.). A vontade de estar ausente do corpo ( 2 Coríntios 5: 8 ) perde todo o seu ponto se outro e melhor corpo é para ser dado de uma vez. As razões gramaticais para a interpretação acima (melhor afirmado por Heinrici) são muito fracos. E a tradução dada lê no verso algo que simplesmente não está lá. Por isso, é muito melhor do que seguir a interpretação mais antiga do Meyer (B. Weiss, Bousset, Lietzmann, Bachmann, Menzies, etc .; Bachmann é especialmente bom) e do sentido óbvio da passagem: Paul teme ser deixado nu pela morte, mas encontra consolo imediato com o pensamento de estar com Cristo, e eventual consolação com a idéia de que o corpo seja recebido no Parusia. (Em Filipenses 1: 21-24 esse medo é vencido.)

De uma ressurreição dos ímpios, Paul tem pouco a dizer. A doutrina parece claramente em 2 Coríntios 5:10 (e em 2 Timóteo 4: 1 , a menos que a autoria paulina de 2 Timóteo é negado). Mas Paulo está disposto a tratar o destino do injusto com o silêncio.

V. Resumo.

1. New Data Testamento:

Os pontos da doutrina do Novo Testamento da ressurreição dos justos, então, parecem ser estes: A personalidade do crente sobrevive após a morte e é com Cristo. Mas isso é falta de algo que será fornecido na consumação, quando um corpo será dado em que não há nada para atrapalhar a relação perfeita com Deus. A ligação deste corpo com o actual corpo não é discutido, excepto para dizer que existe alguma conexão, com a necessidade de uma transformação para aqueles vivos no final. Neste estado não resta nada que seja incompatível com a altura a que o homem é elevado e, nomeadamente, as relações sexuais ( Marcos 0:25 ) e os processos de nutrição ( 1 Coríntios 06:13 ) cessar. Para este final de todo o poder de Deus está disponível. E isso é segurada pelo perfeita confiança do crente pode colocar em Deus e pela ressurreição de Cristo, com a qual o crente se tornou intimamente unidos. Os injustos são levantadas para a vindicação final do relacionamento de Deus na história. Dois ressurreição s são encontradas em Apocalipse 20: 5 , Apocalipse 20:13 e, possivelmente, em 1 Tessalonicenses 4:16 ; 1 Coríntios 15:23 , 1 Coríntios 15:24 . Assim, a frase primeira ressurreição. Ver JUÍZO FINAL .

2. Interpretação:

Para os "espaços em branco" deste esquema o crente é, naturalmente, o direito de inserir o tema que pode parecer-lhe melhor compatível com seus outros conceitos do cristianismo e da filosofia. Como é frequentemente o caso com passagens da Bíblia, o estudante se maravilha com a forma como os escritores sagrados foram impedidos de cometer o cristianismo aos regimes metafísicas que o crescimento do conhecimento humano pode depois mostram-se falsas. Mas teólogo deve ter o cuidado de distinguir entre os fatos revelados e a interpretação dada a eles em qualquer sistema que ele constrói para fazer a doutrina em conformidade com as idéias de seu próprio tempo ou círculo - uma distinção frequentemente esquecida no passado e, por vezes, com resultados lamentáveis . Especialmente é bom lembrar que uma frase como "a imortalidade puramente espiritual" repousa sobre um dualismo metafísico que é hoje obsoleto, e que essa frase não é menos ingênuo do que a expectativa de que a ressurreição do corpo conterá identicamente o material do corpo presente. Estamos ainda muito no escuro quanto às relações do que chamamos de "alma" e "corpo", e assim, naturalmente, é completamente impossível a dogmatizar. A. Meyer em seu RGG artigo ("Auferstehung, dogmatisch") tem algumas sugestões interessantes. Para uma metafísica idealista, onde a alma eo corpo são apenas duas formas de pensamento de Deus, a ressurreição não oferece dificuldades. Se o corpo ser considerado como a web de forças que procedem da alma, a ressurreição teria a forma de o retorno dessas forças para o seu centro na consumação. Se o "corpo" ser considerado de abraçar a totalidade dos efeitos que procedem do indivíduo, no final o indivíduo vai encontrar nesses efeitos a expressão exata de si mesmo (a teoria de Fechner). Ou ressurreição pode ser considerada como o fim da evolução - a reunião em Deus de tudo o que foi diferenciada e assim evoluído e enriquecido. Tais linhas deve ser seguido cuidadosamente, mas pode ser encontrado para conduzir a resultados de grande valor.

Nos últimos anos, a atenção dos estudiosos tem sido dirigida para o problema de quão longe os ensinamentos de outras religiões ajudaram os judeus em alcançar uma ressurreição doutrina. Praticamente só o sistema persa entra em questão, e aqui os fatos parecem ser estes: A crença entre os persas na ressurreição do corpo é atestado para o período pré-cristão pelos fragmentos de Theopompus (século 4 aC), preservado por Diógenes Laércio e Aeneas de Gaza. Que esta doutrina foi ensinada por Zoroastro se não é capaz de prova exata, mas é provável. Mas sobre os detalhes precisos estamos em grande incerteza. No Avesta a doutrina não é encontrado na parte mais antiga (o Gathas ), mas é mencionado no 19 Yasht, um documento que tem certamente sofrido redação pós-cristã de um ponto em que não é determinável. A mais completa fonte persa é o Bundahesh (30), escrito no século 9 cristã. Ela certamente contém assunto muito antigo muito, mas a idade de qualquer passagem em que é sempre um problema. Em consequência, as fontes devem ser usadas com muita cautela. Pode-se notar que o judaísmo tardio certamente foi afetado em algum grau pela religião persa (ver Tob, especialmente), mas há tantos elementos judaicos nativas que foram levando a uma ressurreição doutrina que a familiaridade com a crença persa poderia ter sido uma assistência só. É, especialmente, de notar que a grande aceitação da doutrina está no período pós-Macabeus, quando influência persa direta é difícil de ser pensado. 

FONTE Enciclopédia Internacional Standard Bible 1915