Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (1475 votos)



ONLINE
4




Partilhe esta Página

 

 

<

Flag Counter

mmmmmmmmmmm


// ]]>

how to watch super bowl 2021 for free

Etica cristã (3)
Etica cristã (3)

  1.                        ETICA CRISTÃ N.3
  2. SAL DA TERRA– Diante da Palavra de Deus são aqueles que já experimentaram o novo nascimento e agora vivem de acordo com a vocação divina, conforme Jesus falou: “Vós sois o sal da terra.” (Mt 5.13).

 

E o que há de interessante no sal? O sal tem a propriedade de conservar, equilibrar e dar sabor. Por isso, como sal da terra, o crente possui a singular responsabilidade de conservar a sua identidade com Deus, ser um agente de equilíbrio e comunica sabor ao ambiente onde o império da morte se faz presente e impera. Ou seja, a salinidade do cristão deve ser percebida através do seu caráter conforme é descrito nas bem-aventuranças através dos atos e palavras.

 

Para ter eficácia, o cristão precisa conservar a sua semelhança com Cristo, assim como o sal deve preservar a sua salinidade. Se os cristãos forem assimilados pelos não-cristãos, deixando-se contaminar pelas impurezas do mundo, perderão a sua capacidade de influência.

 

  1. LUZ DO MUNDO- Em (Mt 5.14), Jesus diz aos seus seguidores de todos os tempos: “Vós sois a luz do mundo.” A luz brilha e se opõe às trevas. É exatamente isto o que Deus quer que o cristão faça. O cristão deve saber que o mundo jamais verá a Deus melhor do que o próprio crente é capaz de apresentar através de suas atitudes e atos. Por isto Jesus acrescentou: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.16).

 

 

É INTERESSANTE QUE EM Mt 5, após anunciar as bem-aventuranças e os valores do Reino de Deus, Jesus agora nos apresenta duas comparações que ressaltam bem o princípio do SER antes do FAZER. Ou seja, para efetivamente transformarmos este mundo através do amor de Deus em nossos corações, precisamos SER o sal puro sem mistura, e também SER a luz que deve ficar permanentemente acesa, para que do alto venha a iluminar mais e mais.

 

Mt 5:15-16 – “ nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

 

Ou seja, enquanto a função do sal é principalmente evitar a deterioração, a ilustração da luz deixada por Jesus nos remete a simples idéia de que o cristão precisa iluminar as trevas. Porém, existe algo interessante nestes dois elementos citados por Jesus: - O SAL ea LUZ possuem duas características em comum: - Eles se dão e se gastam, e isto é o oposto de qualquer conceito Ético religioso concentrado no ego. Portanto, como sal da terra e como luz do mundo, o crente pode viver um modelo de vida que além de dar segurança e um real senso de realização, contribuirá também para que outros se aproximem de Deus e tenham a nova vida oferecida em Jesus Cristo.

 

  1. TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO- A vida frutífera alcançada através duma comunhão constante com Cristo capacita o crente a partilhar as imensuráveis riquezas espirituais com aqueles que como ele habitam neste vale de lágrimas. Por isso, contar aos outros o que Deus fez em seu benefício, é uma das formas mais saudáveis de manter a bênção recebida. Foi exatamente através do testemunho da fé e da pregação cristocêntrica que a Igreja primitiva cresceu e se espalhou pelo mundo, pois afinal de contas foi o próprio Cristo quem nos fez Suas testemunhas!

At 1:8 – “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Comentário de At 1:8 – Através desse texto, Lucas registra que o próprio Deus disponibilizaria a Igreja Primitiva o Seu Espírito Santo que após ser derramado em Pentecostes em formas de línguas como de fogo, capacitaria definitivamente os discípulos a serem verdadeiras testemunhas de Jesus, a tal ponto que após serem cheios do Espírito Santo no cenáculo em Jerusalém, o que parecia impossível de ser feito pelos discípulos, em tão pouco tempo aconteceu: - A Igreja Primitiva conseguiu em menos de 35 anos, sem nenhum artifício de tecnologia, conseguiu pregar o Evangelho e alcançar cidades inteiras de Jerusalém a Roma, capital do Império Romano, para servir de testemunho eterno a todas as gerações, que nada pode interromper o avanço do Evangelho, exatamente como o próprio Cristo já havia profetizado em seu diálogo com Pedro em Mt 16:18:

Mt 16:18 – “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Portanto, no Livro de Atos podemos identificar que a pregação do Evangelho de fato começou em Jerusalém, a metrópole da nação de Israel através dos apóstolos do Cordeiro, principalmente através dos apóstolos Pedro e João, e também através de um dos sete diáconos da Igreja Primitiva, chamado Estevão, o 1º mártir da Igreja, que por testemunharem unidos a favor do Evangelho, serviram como importantes instrumentos para a evangelização dos Judeus após o dia de pentecostes e o derramamento do Espírito Santo.

Enfim, a Igreja prosseguiu pregando o Evangelho, e por isso, a Palavra de Deus pôde chegar a regiões distantes, tais como à Samaria pelas mãos de Filipe, à região de Antioquia (Uma província romana da Galácia) por intermédio de Paulo e Barnabé (At 11:22;At 13:14), e por fim, chegou até Roma, capital do Império Romano, onde a Bíblia relata que o apóstolo Paulo esteve pregando o Reino de Deus sem impedimento algum (At 28:23-31), e por isso mesmo, foi perseguido e preso numa casa em Roma, onde aguardou a sua morte (2ª Tm 1.16-17 / 2ª Tm 4:6-8). Enfim, isso é ser testemunhas de Jesus!

 

DEMONTRAÇÃO DA ÉTICA CRISTÃ

 

Há determinadas coisas que não se consegue esconder por muito tempo, entre as quais destacaríamos: a sabedoria e a tolice, a riqueza e a pobreza, a beleza e a feiúra. No domínio das coisas espirituais também, há duas coisas que não se consegue esconder por muito tempo: uma vida de retidão ou de hipocrisia. Assim como não se esconde uma cidade edificada sobre um monte (Mt 5.14), também é impossível se esconder por muito tempo às virtudes duma vida de comunhão com Deus.

 

ÉTICA CRISTÃ é uma norma de vida a ser vivida por aqueles que encontram vida abundante em Cristo, e como tal, deve ser demonstrada através duma contínua comunhão com Deus, de cooperação com o próximo e com a sociedade dum modo geral.

 

Lição 2 - BASES DA ÉTICA CRISTÃ - Como um princípio de vida definido, a ÉTICA CRISTÃ repousa sobre bases igualmente definidas, como sejamo decálogo, os profetas e sábios do Antigo Testamento, as doutrinas do homem e do pecado, à vontade de Deus, Jesus e o reino de Deus. Muitas outras bases sobre as quais repousam a ÉTICA CRISTÃ poderiam ser mencionadas aqui, porém, para evitar a saturação, decidimos tratar apenas desta que o aluno encontrará ao longo desta lição.

 

O DECÁLOGO ou os DEZ MANDAMENTOS formam o primeiro tratado Ético, dado pelo Senhor com o propósito de regular o comportamento humano no cumprimento de seus deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo. As doutrinas do homem e do pecado tratam daquilo que o homem foi, é, e poderá ser desde que se conscientize do propósito de Deus para a sua vida, a despeito da sua aderência voluntária ao pecado.

 

Por sua vez, à vontade de Deus revelada através das Escrituras, da obra do Espírito Santo no homem e das obras que a mão Divina realizou. Por isso, todos esses fatos servem de direcionamento para o homem, uma vez que o homem abandone o pecado e descubra que em fazer a vontade divina ele conquistará uma vida muito mais abundante e proveitosa. Por fim, na pessoa de Jesus Cristo e sua relação com o Reino de Deus, encontramos a bússola que nos orientará como é possível viver uma vida cristã com padrões espirituais, morais e sociais muito acima dos princípios impostos pela sociedade moderna.

 

TEXTO 1 – O DECÁLOGO, OS PROFETAS E OS SÁBIOS - Como um princípio de vida definido, a Ética Cristã repousa sobre bases espirituais igualmente definidas:

 

O DECÁLOGO - Os Dez Mandamentos, conhecidos também por Decálogo dados por Deus a Moisés no Monte Sinai (Ex 20), formam o primeiro tratado Ético dado pelo Senhor Deus com o propósito de reger o comportamento do homem. Como tal, o Decálogo estabelece os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para o seu próximo. Mas qual foi a importância dos dez mandamentos para Israel?

 

Como sabemos, após serem livres do Egito e do domínio de Faraó, o povo de Deus necessitava de uma REVELAÇÃO DE DEUS para orientá-los quanto à conduta e também quanto ao culto em Israel. Sendo assim, a Lei serviria para convencer o povo sobre a realidade do pecado, e por isso, mesmo, quando fossem convencidos do pecado, Deus precisou também estabelecer os sacrifícios, como mecanismos espirituais de purificação do povo. E assim, com a Lei, e com os sacrifícios, Deus então estabeleceu na Velha Aliança o culto a Deus, composto de dois elementos essenciais: “O TABERNÁCULO” e a figura do “SACERDOTE”.

 

            E foi então que Deus deu a Moisés a constituição de Israel, contendo a expressão décupla da vontade de Deus, que foi gravada em pedra. E sobre o que tratavam estes mandamentos?

 

- O PROPÓSITO DOS MANDAMENTOS – Gl 3:19 – “Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.“

 

Comentário de Gl 3:19 – Esse texto nos esclarece que além de indicar para o homem a sua real condição espiritual diante de Deus, ou seja, a sua natureza pecaminosa, a LEI também forneceu ao homem uma espécie de código de comportamentos ou um código de Ética, delimitando para o homem a extensão de suas ações e reações. Só para que possamos compreender melhor a preocupação do Senhor com o Seu povo, podemos identificar o conteúdo da LEI em três grandes verdades:

 

- 1ª Forma – A Lei Civil – Tinha por finalidade regular a sociedade civil do Estado Teocrático de Israel. Estas Leis podem ser notadas de Êx 21 a Êx 23, e tratam da lei acerca dos servos, da violência, do direito a propriedade, do testemunho falso e da injúria.

 

- 2ª Forma – A Lei Religiosa ou Cerimonial – Esta Lei representa a conduta que Israel precisaria adotar para cultuar e sacrificar a Deus, e está presente no Livro de Levítico, que trata das leis referentes aos Levitas e ao seu Serviço. Na prática eram Leis que falavam: de ofertas (Lv 1-7), da purificação (Lv 11-22), das ofertas (Lv 23-24) e da terra (Lv 25-27).

 

- 3ª Forma – Lei Moral – Definia os deveres morais dos filhos de Israel acerca do consumo de alimentos (Lv 11), da purificação dos corpos (Lv 12 a 14:32), dos lares santos (Lv 14:33-57), dos costumes santos (Lv 15) e da santidade perpétua ao Senhor (Lv 16).

 

Enfim, através do Decálogo, Deus reivindica exclusivamente para Si, o título de Soberano sobre a vida dos homens, e condena a idolatria, assim como a necessidade moral do homem de guardar um dia de descanso semanal. Ele também fala da necessidade do filho honrar a seus pais e fala da preservação da vida. Da mesma forma, trata da integridade física do nosso próximo, repudia a impureza sexual e o roubo (Ex 20.11-15) e ainda adverte acerca do falso testemunho e contra a cobiça (Ex 20.16-17).

A despeito de Deus haver abolido a maldição da Lei através da obra que Cristo efetuou na cruz do Calvário, a Lei continua como um princípio de vida que deve ser observado pelo homem do nosso século; pois, moralmente, diante do Tribunal de Cristo, todos os crentes serão julgados segundo a Lei.

 

2ª Co 5:10 – “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

1ª Co 3:13-15 – “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”        

Rm 14:10 – “10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus.”

 

OS PROFETAS - Aos profetas, de modo especial, coube a responsabilidade de interpretar e popularizar o ensino da Lei. Neste particular, os profetas eram uma espécie de vigilantes e promotores do desenvolvimento espiritual e social da nação. Na qualidade de mensageiros da vontade divina, confirmavam a fé dos humildes e tementes a Deus, condenavam a auto-suficiência dos arrogantes, e elevavam a fidelidade e justiça divina acima de todo e qualquer padrão humano.

 

Portanto, o PROFETISMO ou o MINISTÉRIO PROFÉTICO em Israel surgiu na verdade a 800 a.C. em Israel, e tinha objetivos específicos previamente designados pelo Senhor, como por exemplo: restaurar o culto monoteísta ao Senhor Jeová, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais, proclamar o Dia do Senhor, reacender a esperança no Messias e promover a justiça. E historicamente falando, a Bíblia nos fala que todos esses compromissos dos profetas com o Senhor, foram sendo não só preservados, mas também divulgados e ensinados pelo profeta Samuel quando pela vontade divina, Samuel fundou a Escola de Profetas. Mas o que representava essa instituição? A ESCOLA DE PROFETAS tinha como metas transmitir a alguns do povo, ensinos sobre o Deus de Israel, sobre a história de Israel, sobre as Leis, letras e músicas do povo do Senhor – 1º Sm 19:18-20 / 2º Rs 2:3.

 

Enfim, os profetas de Deus como “bocas de Deus na terra”, inicialmente tinham espaço na sociedade e na política, servindo aos reis após o estabelecimento da monarquia em Israel, como verdadeiros conselheiros.

 

Um exemplo de profeta é o profeta Jeremias (Jr 1:4-6,9-14).

 

Jr 1:4-6,9-14 – Comentário – Essas palavras são maravilhosas, pois com cerca de 24 anos, a Bíblia registra que Jeremias iniciou o seu ministério. Como profeta, Jeremias iniciou o seu ministério no reinado de Jeoaquim, e profetizou até a queda de Jerusalém. O seu chamado divino é tido como um dos mais detalhados da Bíblia para os profetas, ficando atrás somente do chamado de Isaías. A profundidade de seu ministério se dá no “teor” de suas palavras inspiradas por Deus, pois o profeta havia sido escolhido antes mesmo de nascer, e o próprio Deus que o havia escolhido, foi o Deu que também determinou que Jeremias pregasse às nações e aos reinos.

 

 

Na prática, Jeremias deveria profetizar para Judá e para as demais nações. Um fato interessante, é que seria dado a Jeremias o conhecimento de que seria do NORTE que o mal seria derramado sobre os habitantes da terra. Ou seja, em Jr 20:4 Jeremias identifica o inimigo como sendo a Babilônia, e que por vontade divina, haveria um cerco a Jerusalém e a todas as cidades do Reino do Sul (Judá), pois biblicamente falando, tanto Judá, como o Reino do Norte, falharam na missão de guardar-se do mal. A Bíblia diz que nesse tempo, os líderes levaram as nações ao desastre e por isso, o povo seria exilado. Porém, o mesmo Deus que permitiria o cativeiro, seria também o Senhor que traria um remanescente do cativeiro, e futuramente, derrotaria os inimigos do Seu povo – Jr 30:18 / Jr 31:6 / Jr 30:16.

 

OS SÁBIOS - Como os profetas, os sábios, mais precisamente Jó, Davi e Salomão, a Bíblia nos mostra que eles tiveram um papel específico e decisivo na forma da Ética Cristã. Por exemplo: com o patriarca Jó aprendemos o quanto o homem pode sofrer e ainda assim não se afastar do seu redentor que vive (Jó 19.25). Com Davi, através de seus salmos, proféticos ou não, aprendemos que a despeito das nossas naturais limitações, Deus é Senhor do universo e vela por nós (Sl 121). Com Salomão, através dos seus provérbios imortais e do seu Eclesiastes, aprendemos que a verdadeira sabedoria tem a sua fonte em Deus e que qualquer tipo de vida ou ocupação descentralizada de Deus é pura vaidade.

 

O apóstolo Paulo escreveu que tudo quanto antes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança (Rm 15.4). Evidentemente isto fala do Antigo Testamento, que junto com o Novo formam a Bíblia Sagrada, tão atual quanto o jornal de amanhã. Portanto, reflitamos sobre os escritos dos sábios e a atualidade dos profetas, como a revelação da vontade de Deus para a nossa vida hoje, pois Jesus reconhecia estas verdades!

 

A Bíblia nos fala que Jesus após a sua ressurreição apareceu subitamente a seus discípulos, para lhes abrir o entendimento com respeito ao que as Escrituras profetizavam a Seu respeito, ou seja, a respeito da vida e ministério que Jesus desenvolveria como “Deus encarnado” entre os homens. Por isso, em Lc 24:44-46, o próprio Jesus relaciona a Sua manifestação pública a todas as profecias contidas na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos Messiânicos – Sls: 2,16,22,40,45,72,110,118. Ou seja, o ministério terreno de Jesus representava na verdade, uma grande prova do compromisso que o próprio Deus possuía de fazer cumprir a Sua Palavra, através daquilo que já havia sido compartilhado com Israel, através da boca de Seus profetas e homens santos do A.T.

 

LEMBRE-SE DISSO: O autêntico ministério profético, é aquele que está subordinado à Palavra de Deus, bem como aquele que reconhece como inspirados, os escritos dos homens de Deus do passado, ou seja, no que se refere o tempo da Lei. Precisamos entender que Deus vela para que a Sua Palavra se cumpra – Jr 1:12.

 

            A esse respeito, Jesus, bem como os apóstolos, especialmente o apóstolo Pedro, deram prova de que não somente conheciam a Lei, os Profetas e os Salmos, como também sabiam aplicá-los corretamente aos contextos sociais, espirituais e morais em que viviam. Por exemplo:

 

 - EXEMPLO DE JESUS – A fim de promover a fé e o entendimento sobre a ressurreição e Jesus como parte do plano de redenção do homem, Jesus falou a dois de seus seguidores à caminho de Emaús, que mesmo reconhecendo o Seu ministério terreno, como um ministério autêntico e verdadeiro, isso apenas não bastava! Ainda que reconhecessem a Cristo como “varão profeta, poderoso em palavras e obras, diante de Deus e de todo o povo”, isso não bastou para que seus discípulos ficassem incrédulos quanto ao cumprimento da promessa de ressurreição de Jesus – Lc 24:19,25.

 

Por isso, Jesus precisou lembrá-los de todas as coisas profetizadas a Seu respeito, e para isso, Jesus viajou na Palavra de Deus, começando por Moisés e indo até os profetas –Lc 24:27. Ou seja, nesse momento de relembrar as profecias a Seu próprio respeito, certamente o Filho de Deus citou o Sl 16Sl 100 e Is 53. Por exemplo, somente no Livro do Profeta Isaías, Jesus poderia citar pelo menos 10 profecias que referiam-se a Ele mesmo, e que certamente se cumpririam. Vejamos:

 

Is 53:1,3 – Jesus seria amplamente rejeitado, e seria tido como um homem de dores, e as pessoas esconderiam os seus rostos d’Ele.

Is 52:14 /Is 53:2 – Jesus ficaria desfigurado pelo sofrimento, a ponto de ficar desfigurado e sem formosura.

Is 53:7-8 – Jesus aceitaria sofrer e morrer voluntariamente em prol dos pecadores, a ponto de Isaías registrar que Ele seria ferido pela transgressão do Seu povo.

- Is 52:15 / 1ª Pe 1:18-19 – Jesus faria a remissão dos pecados dos homens, pelo poder de seu sangue, e para isso, Ele seria entregue, e posteriormente ao seu sofrimento e morte de cruz, Ele ressuscitaria para a justificar aos seus escolhidos.

Is 53:4-5 / 1ª Pe 2:24-25 – Jesus levou sobre Si a aflição causada pelos pecados dos homens.

Is 53:6 – Os nossos pecados forram os responsáveis pela morte de Jesus.

Is 53:12 – Jesus morreria para fazer a propiciação e o único e perfeito sacrifício em favor da humanidade, a fim de que a ira de Deus fosse aplacada. E assim, tornou-se o nosso Grande e ÚNICO Mediador entre Deus e nós – 1ª Tm 2:5 / Hb 9:15.

Is 53:9 – Jesus seria sepultado num sepulcro de um rico. Isso se cumpriu através de José de Arimatéia, a quem colocou o corpo de Jesus em um sepulcro novo que lhe pertencia –Jo 19:38-42.

Is 53:10-11 -   Jesus salvaria todos aqueles que acreditassem na eficácia de seu sacrifício.

Is 52:13 / Fp 2:9-11 – Jesus seria engrandecido e elevado.

fonte mjcp.com

fonte www.avivamentonosul21.comunidades.net