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EPIFANIO BISPO EM SALAMITA
EPIFANIO BISPO EM SALAMITA

                                  EPIFANIO BISPO EM SALAMITA

  Ao ouvir que origenismo tinha aparecido na Palestina, ele apressou-se para lá, na velhice (ad 394) para esmagá-lo. Sua aparência era suficiente para conduzir o ci-devant Origenist Jerome na inimizade amarga com seus antigos amigos, que se recusaram a repudiar seu antigo anexo. Epifânio, recebido com todas as honras pelo bp. de Jerusalém, pregado da maneira mais violenta na igreja da Ressurreição. Bp. John , depois de expressar a sua desaprovação por gestos apenas por um tempo, enviou seu arquidiácono para pedir-lhe que se abstenha de falar mais sobre estes temas. O sermão ser mais, Epifânio, enquanto caminhava ao lado de John para a igreja da Santa Cruz, foi pressionado pelo povo, como Jerônimo nos diz, de todos os lados com sinais de veneração. Bp. John , irritado com o sermão, evidentemente, pregou contra si mesmo, assumiu a próxima oportunidade de pregar contra determinadas pessoas simples e sem instrução que representavam Deus para si mesmos em forma humana e corporeidade. Diante disso, Epifânio rosa, e expressando sua plena concordância com isso, declarou que era tão necessário para repudiar as heresias de Orígenes como dos Anthropomorphists. Ele, então, apressou-se a juntar-se Jerônimo, em Belém, e exigiu que os monges não renunciar a tudo de uma só vez a comunhão da Igreja com o bp. de Jerusalém; mas pediu a ele para retornar ao John .

 

Epifânio voltaram a Jerusalém na mesma noite, mas imediatamente lamentando o passo, e sem sequer falar com o bispo, deixou Jerusalém novamente à meia-noite para seu antigo mosteiro de Eleutheropolis. De lá, ele continuou a pressionar os monges de Belém a renunciar à comunhão da igreja com o bp Origenist. John , e, finalmente, aproveitou a ocasião fornecida por uma delegação de Belém, de ordenar como presbítero de Jerônimo irmão Paulinianus, e impor-lhe sobre a comunidade, como aquele que deve administrar os sacramentos entre eles. Esta intrusão nos direitos de outro bispo Epifânio se esforçou, posteriormente, para desculpar em uma carta a John . Suas desculpas foram longe de satisfazer o bispo, que relatou a outros bispos esta violação dos cânones, e ameaçaram os monges de Belém com penas eclesiásticas, desde que eles devem reconhecer Paulinianus ou persistir na separação.

 Epifânio e Jerônimo, continuar a insistir em Johnpurgar-se publicamente de heresia Origenistic, passou a chamar a mediação de Teófilo pb. de Alexandria.Legado de Teófilo, um presbítero chamado Isidoro, abertamente do lado de John , e ele próprio Teófilo, que na época era considerado um Origenist, designado Epifânio, em uma carta para o bp. de Roma, um herege e cismático.Epifânio (1) , pp. de Salamina em Chipre, zeloso defensor da fé ortodoxa ea piedade monástica, nasceu em Besanduke, uma aldeia perto Eleutheropolis na Palestina. Como em 392, 12 anos antes de sua morte, ele era um homem idoso, podemos conjecturally data de seu nascimento entre 310 e 320 Grande parte de sua vida no início foi gasto com os monges do Egito, entre os quais ele não só adquiriu um zelo ardente para ortodoxia eclesiástica e as formas de vida ascética, em seguida, entram em favor, mas também entrou em contato com vários tipos de hereges. Ao 20 anos de idade, ele voltou para casa e construiu um mosteiro perto Besanduke, da qual ele assumiu a direção.

Foi ordenado presbítero por Eutychius, em seguida, a BP. de Eleutheropolis. Com St. Hilarion, o fundador do monaquismo palestino, Epifânio cedo estava na relação íntima, e num momento em que a grande maioria dos bispos orientais favorecido visualizações arianos ou semi-arianos, ele aderiu com fidelidade inabalável a fé de Nicéia, e sua perseguidos campeões, Eusébio de Vercelli e Paulino de Antioquia, que Constâncio tinha banido de suas vê. Em 367 ele foi eleito pb. de Constantia, a Salamina antiga, em Chipre, onde há 36 anos ele apuramento do episcopal com o zelo que ele tinha shewn em seu mosteiro. Toda a ilha foi logo coberta com instituições monásticas.

 Com os monges da Palestina e, especialmente, de seu mosteiro em Eleutheropolis, ele continuou como bispo de manter a comunicação ininterrupta. Pessoas consultou-o em todas as questões importantes. Alguns anos após sua elevação ao episcopado, dirigiu uma carta aos fiéis, na Arábia, em defesa da virgindade perpétua de Maria, mais tarde incorporada na sua grande obra, contra todas as heresias ( Haer. LXXVIII.). Logo depois, vários presbíteros da Suedra na Panfília invocou sua assistência em sua controvérsia com os arianos e macedônios.Aplicações similares vieram de outros bairros; por exemplo, por um egípcio cristão chamado Hypatius, e por um presbítero, Conops, aparentemente um Pisídia, que, com seus co-presbíteros, procurou instrução de uma longa série de doutrinas contestadas. Esta foi a origem de sua Αγκυρωτός ( Ancoratus ) em 374, uma exposição da fé, que, âncora-like, pode fixar a mente quando jogou pelas ondas da heresia. A ocasião semelhante produziu seu grande trabalho heresiológicos, escrito nos anos 374-377, o chamado Πανάριον, em que sua fama repousa principalmente. Ele escreveu este a pedido de Acácio e Paulus, dois presbíteros e chefes de mosteiros na Coele-Síria, e em que ataca as seitas gnósticas do 2 º e 3 centavos., E os arianos, semi-arianos, macedônios, Apollinarians, Origenists , de seu próprio tempo.

Cerca de 376 que ele estava tomando parte ativa nas controvérsias Apollinarian. Vitalis, um presbítero de Antioquia, havia sido consagrado bispo pelo próprio Apolinário; depois do que Epifânio empreendeu uma viagem a Antioquia para recordar Vitalis do seu erro e reconciliá-lo com o bp ortodoxa. Paulino. Seus esforços, no entanto, não foi bem sucedida. Embora não estejam presentes no concílio ecumênico de Constantinopla, 381, o que garantiu o triunfo da doutrina de Nicéia nas igrejas orientais, a sua confissão de fé mais curto, que se encontra no final do seu Ancoratus (c. 120) e parece ter sido o credo batismal da igreja de Salamina, concorda quase palavra por palavra a fórmula Constantinopolitano.

Ele não tomou parte no sínodo realizado em Constantinopla, em 382; mas no final do mesmo ano, encontramo-lo associado a São Jerônimo, Paulino de Antioquia, e os três legados de que Sínodo, num concílio realizado sob bp. Dâmaso em Roma, que parece ter lidado com as controvérsias Meletian e Apollinarian. Em Roma, ele estava domiciliado na casa da Paula mais velho, que, sob a orientação espiritual de São Jerônimo, havia dedicado sua ampla fortuna aos pobres e doentes, e Epifânio parece ter sua reforçado em uma resolução de abandonar lar e dos filhos para uma vida ascética a uma grande distância de Roma. No início de 383, quando os bispos estavam voltando para seu vê, Paula foi em peregrinação à Terra Santa. Ela ficou com Epifânio em Salamina cerca de 10 dias. Um pouco mais tarde São Jerônimo também visitou Epifânio, a caminho de Belém, trazendo um trem de monges para Chipre, para saudar "o pai de quase todo o episcopado, a última relíquia do antigo piedade." Daí em diante, encontramos Epifânio em quase ininterrupta relação com Jerome, em aliança com quem iniciou suas controvérsias Origenistic. Ele tinha de fato já, em sua Ancoratus (c. 54) e ainda mais no seu Panarion , atacou Orígenes como o ancestral da heresia ariana.

De acordo com outra conta, Theophilus acusavam, assim como John , de antropomorfismo. Epifânio certamente recebeu nesta controvérsia pouco ou nenhum apoio de outros bispos. Ele retornou à sua diocese, seguido por Paulinianus. Desta forma, a principal fonte de disputa entre John e os monges de Jerusalém foi removido, e Jerome provisoriamente renovada comunhão com o bp. de Jerusalém, bem como com o seu velho amigo Rufino.

Alguns anos após o encerramento desta primeira controvérsia Origenist, Epifânio se viu envolvido em transações muito mais desagradáveis. Entre os monges do Egito a controvérsia entre Anthropomorphists e Origenists continuou a raiva. Teófilo de Alexandria tendo em 398 dirigiu uma epístola pascal contra os Anthropomorphists, um exército selvagem de monges do deserto de Scete apressado em Alexandria, e assim assustou o bispo que ele pensou que sua vida dependia de concessão imediata. A partir desse momento Theophilus aparece como um forte opositor de Origenism.Em sua epístola pascal de 399, ele se opõe às heresias de Orígenes da maneira mais violenta. [Ver Theophilus (9).]

Grande alegria foi expressa por Epifânio. "Saiba, meu amado filho", ele escreve para Jerome, "que Amaleque é destruído para a própria raiz; na colina de Refidim foi erguido o estandarte da cruz, Deus tem fortalecido as mãos de Seu servo Theophilus como uma vez que Ele fez. as de Moisés ". Epifânio foi ainda assim atraiu mais profundamente nessas transações. Os bispos começaram em todos os lados para falar contra as heresias de Orígenes.

Theophilus ter envolveu-se em um conflito separado de sua própria com Crisóstomo em Constantinopla e encontrar sua causa não oposição dos "Long Brothers" do Egipto [Veja Crisóstomo], fez grandes esforços para ganhar o apoio de Epifânio contra a ação daqueles monges Origenistic , convidando-o para passar julgamento sobre Orígenes e sua heresia por meio de um sínodo cipriota. Epifânio reuniu um sínodo, proibiu as obras de Orígenes, e convidou Crisóstomo a fazer o mesmo. Ele foi, então, movido por Theophilus para comparecer pessoalmente, como um antigo combatente da heresia, em Constantinopla.No inverno de 402 Epifânio zarpou, convencido de que só sua aparência era necessário para destruir os últimos restos do veneno Origenistic.

 Acompanhado por vários de seus clérigos, ele desembarcou perto de Constantinopla. Crisóstomo enviou seu clero a dar-lhe honrosa recepção às portas da cidade, com um convite amigável para ocupar a sua morada na residência episcopal. Este foi rudemente recusada pelo velho apaixonado, que declarou-se incapaz de manter a comunhão da igreja com Crisóstomo até que ele expulsou os "longos Irmãos", e tinha subscrito a condenação dos escritos de Orígenes. Este Crisóstomo declinou gentilmente, com uma referência para o sínodo sobre ser Holden; depois do que Epifânio imediatamente reuniu os muitos bispos já reunidos em Constantinopla, e exigiu-los todos para assinar os decretos de seu próprio conselho provincial contra os escritos de Orígenes. Alguns consentiram voluntariamente, outros se recusaram. Diante disso, os adversários de Crisóstomo pediu Epifânio a apresentar ao serviço na igreja dos Apóstolos, e pregar abertamente contra os Origenists e seu protetor Crisóstomo. Crisóstomo alertou Epifânio abster-se, e este último pode por este tempo começaram a suspeitar que ele era apenas um instrumento nas mãos de outros. Em seu caminho para a igreja, ele se virou para trás, e logo depois, em uma reunião com os "longos Irmãos", confessou que tinha passado o juízo sobre eles em boatos apenas, e, crescendo cansado do negócio miserável, determinado a voltar para casa, mas morreu a bordo do navio, na primavera de 403.

Sua história shews-lo como uma pessoa honesta, mas crédulo e tacanho, fanático pela ortodoxia da Igreja.Suas viagens frequentes e leitura extensiva lhe permitiu recolher uma grande loja de informações históricas, e isso ele usou com muito engenho na defesa da ortodoxia da igreja de seu tempo. Mas ele exerceu realmente muito pouca influência sobre a teologia dogmática, e suas polêmicas teológicas eram mais distinguidos pelo zelo piedoso do que penetrando inteligência. Sua refutação da doutrina de Orígenes é incrivelmente superficial, algumas declarações parcos separado do seu contexto, é tudo o que ele nos dá, e ainda assim ele se gabava de ter lido 6000 das obras de Orígenes, um número muito maior, como observa Rufino, que Orígenes havia escrito .

Aqueles de seu tempo considerado Epifânio como um santo; onde quer que ele apareceu, ele foi cercado pelos discípulos de admiração, e multidões esperaram durante horas para ouvi-lo pregar. Sua biografia, escrita em nome de Políbio, um suposto companheiro do santo (impresso no EDD. Dos Petavius ​​e Dindorf), é pouco mais que uma coleção de lendas.

Entre seus escritos mais importantes são a Ancoratus e Panarion. O Ancoratus compreende em 121 seções a exposição prolixo cheio de repetições das doutrinas da Trindade a verdadeira humanidade de Cristo ea ressurreição do corpo com uma polêmica constante contra Orígenes e os heresiarcas de seu próprio tempo, especialmente arianos Sabellians Pneumatomachi e Dimoirites (Apollinarians ). O conjunto termina com o credo de Nicéia, em uma forma dupla com várias adições. Este trabalho é principalmente de interesse como um testemunho da ortodoxia de seu tempo. O Panarion é de muito maior importância.Trata-se de três livros com 80 heresias. O catálogo é, essencialmente, as que são fornecidas em sua Ancoratus (cc. 11 e 12). Ele começa com heresias existentes no momento do nascimento de nosso Senhor-Barbárie Scythianism Helenismo Judaísmo samaritanismo. Os três últimos são subdivididos; Helenismo e samaritanismo em quatro cada judaísmo em sete. Em seguida, siga 60 heresias após o nascimento de Cristo a partir dos Simonianos aos Massalians incluindo alguns que, como Epifânio reconhece eram bastante atos de cisma de heresias.

 A divisão extraordinária de heresias pré-cristã baseia-se em uma passagem ele freqüentemente cita ( col_3: 11 ). Barbárie durou de Adão a Noé Scythianism de Noah para a migração de Peleg e Reu a Cítia. Helenismo ele acha que surgiu sob o entendimento Serugue assim idolatria adequada. Das várias escolas gregas de filosofia, que ele considera como heresias particulares pertencentes ao helenismo e oferece uma lista completa delas na conclusão de seu trabalho, ele shews mas mal informados. Suas comunicações relativas às várias seitas judaicas são, na maior parte inútil; eo que ele diz do Nasarenes e Ossenes (Haer. xviii. e xix.) é derivado puramente de narrativas respeitáveis ​​mas incompreendidos relativos à Ebionites e Elkesaites. Suas contas das seitas-judeus e cristãos gnósticos dos centavos 2 e 3. misturam tradições valiosas com desentendimentos e fantasias de sua autoria.

 O seu zelo piedoso para se sobressair todos os heresiologers anteriores, completando a lista dos hereges levou-o para mal-entendidos estranhas combinações de aventura e afirmações arbitrárias. Ele muitas vezes quadros longas narrativas de dicas muito escassos. Os fenômenos mais estranhos são combinados com uma ausência total de questões críticas e cognatos são arbitrariamente separados. No entanto, ele muitas vezes cópias suas autoridades com dependência servil e assim permite que os comentaristas críticos para coletar uma rica abundância de tradições genuínas de suas obras. Para a seção de Dositheus para Noetus (Haer. Xiii.-LVII). Ele usou uma escrita agora perdido, mas de grande importância, que também é usado por um escritor contemporâneo Philastrius de Brixia-viz. a obra de Hipólito contra todas as heresias. Além disso, ele usou o trabalho conhecido de Irineu de Lyon. Essas narrativas são muitas vezes colocados juntos de forma muito mecânica resultando em repetições freqüentes e declarações contraditórias.

Além desses dois, ele teve acesso a muitas obras originais dos próprios hereges e numerosas tradições orais de confiança. Muito valioso são os seus extratos ( Haer. XXXI.) de um antigo trabalho Valentiniano, o Ep. de Ptolemaeus de Flora, que é citada a totalidade (xxxiii.), e os extractos copiosas marcionita evangelho (xlii.). Contra o Montanistas (. XLVIII), ele usa um trabalho polêmico anônima de grande antiguidade, a partir do qual Eusébio também ( HE v 17). dá grandes extratos; em seu artigo sobre a Alogi ( Haer. li.) ele provavelmente usa o trabalho de Porfírio contra os cristãos. Na seção contra Orígenes (XLIV). Extratos copiosas são introduzidos a partir de Metódio, περί ἀναστάσεως . Vários avisos de heresias existentes no próprio tempo de Epifânio são derivadas de sua própria observação.

 A última divisão principal do Panarion ( Haer. lxv.-lxxx.), onde ele observa com cuidado as diferentes opiniões dos arianos, semi-arianos, Photinians, Marcellians, Pneumatomachi, Aerians, Aetians, Apollinarists, ou Dimoirites, é um dos a maioria das autoridades contemporâneas importantes para o trinitário e cristológico controvérsias desde o início da 4 ª cento. Apesar de um fanático partidário, e, portanto, nem sempre a ser invocado, Epifânio fala quase todos os lugares do seu próprio conhecimento e aumenta o valor de seu trabalho pela transcrição literal de documentos importantes. De longe valor inferior são as suas tentativas de refutação, que são ainda mais prejudicadas por abuso fanática, deturpação de opiniões, e ataques a personagem. Ele assume especial prazer em descrever excessos licenciosos reais ou alegados por parte dos hereges; suas refutações adequada conter argumento, por vezes, muito bem sucedida, mas são geralmente fracos e infelizes.

O trabalho conclui com a seção περί πιστεως , uma descrição glorificando da Santa Igreja Católica, sua fé, seus costumes, e suas ordenanças, de grande e complexo significado para a história da Igreja na época. Cada seção é precedida por um breve resumo. UmἈνακεφαλαίωσις, provavelmente o trabalho de si mesmo (precedida por um curto excerto de um epístola de Epifânio de Acácio e Paulus, e seguido por um trecho da seção estabelecendo a fé católica) Epifânio, quase literalmente repete o conteúdo desses resumos. EsteἈνακεφαλαίωσις , uma obra usada por Santo Agostinho e São João Damasceno, aparentemente circulou como um escrito independente, como fez bk. x.do Philosophumena eo resumo adicionado ao de Hipólito σύνταγμα contra todas as heresias e preservada em uma tradução latina nos Praescriptiones de Tertuliano. De outro epítome Midway mais abundante entre a brevidade da Ἀνακεφαλαίωσις e os detalhes do Panarion , um grande fragmento foi pub. por Dindorf de um MS Paris., n º 854, em sua ed. de Epifânio, vol. i. pp. 339-369 a partir de uma transcrição feita por Fr. Duebners (ver também as várias indicações dadas pelo Dindorf de um Cod.

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  FONTE A Dictionary of Early Christian Biografia

Postado por GOSPEL GOSPEL BRASIL

  

                                  Gregório de Níssa

  

Lider  capadócio

Nascimento     ca. 335 em Cesareia, Capadócia

Morte   após 394 em Níssa, Capadócia

São Gregório de Níssa (Cesareia, Capadócia:330 -395): Teólogo, místico e escritor cristão. Padre da Igreja e irmão de Basílio Magno, faz parte, com este e com Gregório Nazianzeno, dos assim denominados Padres capadócios. É neto de Santa Macrina Maior, filho de Basílio, o Velho e irmão de Santa Macrina, a Jovem.

 1 Esboço biográfico

2 A obra teológica

3 Traços de um pensamento

3.1 Teologia e filosofia

3.2 A Trindade

3.3 Cristologia

3.4 Mariologia

3.5 Antropologia

3.6 Escatologia

4 Misticismo

4.1 A imagem de Deus no homem

4.2 Intuição de Deus

4.3 A ascensão mística

5 Referências

6 Ligações externas

Esboço biográfico

Educado pelo seu irmão mais velho, Basílio Magno, Gregório de Níssa. Influenciado pelos trabalhos de Orígenes e Platão, foi professor de retórica. Havia sido casado com Teosebeia. Desiludido com a função de professor, tornou-se padre e eremita, sendo que sua mãe e uma irmã já haviam abraçado a vida monástica. Após um período em que se dedicou à vida espiritual em Neocesareia, foi consagrado bispo de Níssa, na Capadócia - actual Turquia - em 371 e depois arcebispo de Sebaste. Personalidade benevolente e compassiva, foi violentamente atacado pelos adeptos do arianismo. Esteve preso por ordem de Demóstenes, governador do Ponto; escapou e foi deposto de sua sé episcopal, por se recusar a entrar em contendas que em pouco abonavam à caridade cristã. Depois da morte do imperador Valente, adepto desta corrente cristã herética, reassumiu o cargo em 378. Participou activamente no Primeiro Concílio de Constantinopla, realizado em 381. Combateu a heresia meleciana.

 A obra teológica

Gregório de Níssa é, dos Padres capadócios, o mais versátil e o que teve mais êxito. Os seus escritos revelam uma grande profundidade de pensamento. Contudo, apesar de mostrar influências da retórica, o seu estilo é muitas vezes pesado e sobrecarregado.

 De entre as suas obras devem ser realçadas: "A Grande Catequese"; "Diálogo com Macrina sobre a Alma e a Imortalidade"; "Sobre a Virgindade"; "Sobre a Criação do Homem"; "Comentário ao Cântico dos Cânticos e às oito bem-aventuranças"; "Sobre o amor dos Pobres"; "Sobre a Divindade do Filho e do Espírito Santo"; "A Vida de Moisés".

 Traços de um pensamento

“ A Solicitude amorosa de Deus:

«Doente, nossa natureza precisava ser curada; decaída, ser reerguida; morta, ser ressuscitada. Havíamos perdido a posse do bem, era preciso no-la restituir. Enclausurados nas trevas, era preciso trazer-nos à luz; cativos, esperávamos um salvador; prisioneiros, um socorro; escravos, um libertador. Essas razões eram sem importância? Não eram tais que comoveriam a Deus a ponto de fazê-lo descer até nossa natureza humana para visitá-la, uma vez que a humanidade se encontrava em um estado tão miserável e tão infeliz?.»”

— Grande Catequese 15.

Gregório de Níssa é superior aos outros Padres capadócios no que se refere à teologia especulativa e à mística. Depois de Orígenes, é o primeiro a fazer uma exposição orgânica e sistemática da fé.

 Teologia e filosofia

Gregório de Níssa foi, no século IV, aquele que mais utilizou a filosofia nas suas reflexões. Tal como Orígenes, critica a esterilidade da filosofia pagã, mas advoga um discreto uso dela, ao serviço da teologia cristã, a fim de resgatar a sabedoria pagã (a que reconhece a existência), e dar-lhe um fim elevado. Considera que a filosofia não pode ser independente ou absoluta, pois deve harmonizar-se com a Escritura.

 Gregório de Níssa recorre muito a filósofos pagãos, mas mantendo sempre uma atitude cristã. Foi influenciado sobretudo por Platão, pelo neoplatonismo e também por elementos estóicos. Era convicção sua que devia utilizar a razão para procurar demonstrar os mistérios da Revelação. Contudo, na impossibilidade de o fazer, considerava que a fé havia que ser transmitida tal como fora recebida.

 A Trindade

Para explicar este mistério, Gregório de Níssa recorre a Platão, enveredando por uma explicação demasiado realista: compara a natureza divina à humana, referindo que ao dizermos “homem” queremos referir a natureza humana, de modo que não poderemos dizer “três homens”. Com isto, mostra admitir a ideia platónica de que há uma só essência para muitos indivíduos, confundindo o abstracto com o concreto. Para explicar a Trindade, defende que a ideia universal é algo real.

 A distinção das pessoas divinas dá-se somente nas suas relações imanentes. A acção externa é una e comum às três pessoas. A distinção dá-se no imanente, entre o que gera e o que é gerado. O Espírito Santo procede do Pai através do Filho, contudo, o Espírito de Deus é também Espírito do Filho. Gregório de Níssa vai mais além do que os outros no aprofundamento das relações entre o Espírito Santo e Cristo.

 Cristologia

Gregório de Níssa apresenta uma nítida distinção entre as duas naturezas de Cristo. Não existe confusão quando consideramos cada uma delas em si mesma. Assim, nem a carne existe desde sempre, nem o Verbo começou a existir no fim dos tempos. Em relação aos restantes atributos de Cristo, conserva-se esta distinção, podendo uns ser atribuídos à sua natureza humana e outros à sua natureza divina. No entanto, Gregório de Níssa admite totalmente a communicatio idiomatum: por causa da união, os atributos próprios de cada uma das naturezas pertencem a ambas.

 As duas naturezas continuam distintas mesmo após a exaltação de Cristo. Mas, apesar destas duas naturezas, existe em Cristo uma só pessoa.

 Mariologia

Gregório de Nissa, como vimos, defende a realidade da natureza humana e divina de Cristo. Ora, o Filho de Deus tomou a natureza humana a partir da Virgem Maria. Assim, ela pode com propriedade ser chamada Mãe de Deus (Theotokos).

 Gregório de Níssa defende ainda a virgindade de Maria, mesmo durante o parto, dizendo que nem o nascimento destruiu a virgindade, nem a virgindade impediu o nascimento.

 Antropologia

A antropologia de Gregório de Nissa caracteriza-se pela descrição do Homem como o ponto de convergência da natureza e do espírito. Criado e plasmado à semelhança de Deus, o Homem é um ser privilegiado pois foi dotado pelo Criador, por Deus, de todos os bens. Criado para ser participante, pela Graça, da divindade, é dotado de livre arbítrio que, ao mesmo tempo, o dota de uma certa inconstância. Por o livre arbítrio ser criado, é igualmente propenso para a mutabilidade, isto é, para a possibilidade de fazer o Homem escolher o bem ou o mal ("A Grande Catequese" 6, 28 C). Para Gregório o mal é, precisamente, esta escolha livre de optar contra Deus: não é "algo", mas a inexistência de algo que deveria existir, a saber, a decisão por Deus ("A Grande Catequese" 5, 24 C). Este estado não é, porém, irreversível, pois - como aduz continuamente ao longo da sua Teologia -, segundo a Biblia todo o Homem foi chamado a uma Nova Vida em Jesus Cristo que o pode levar, ao cooperar com os dons deste, à restauração da semelhança com Deus perdida pelo pecado. Para Gregório, Jesus só pôde salvar o Homem na medida em que, como atestam incoativa, mas inequivocamente, os textos bíblicos, era «verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus», pois «aquilo que Deus não assumiu, não redimiu».

 Escatologia

S. Gregório de Níssa, neste ponto, mostra-se bastante fiel a Orígenes. Contudo, diferencia-se dele nalgumas doutrinas: nega ideias como a da pré-existência ou transmigração das almas, e ainda que a sua união ao corpo se deva a um castigo pelo pecado. Partilha com Orígenes, porém, a doutrina da apocatástase. Para S. Gregório, as penas infernais nunca poderão ser eternas, mas apenas temporárias, e têm um sentido de purificação. Apesar de ameaçar, nos seus escritos, os pecadores com o fogo eterno, tal expressão tem para ele o significado dum longo período de tempo, pois não pode conceber uma separação definitiva entre Deus e as suas criaturas. No fim dos tempos, virá a restauração completa, em que Deus será tudo em todos, e essa será a conclusão de toda a história da salvação (enquanto para Orígenes era apenas um fim dum ciclo, devendo repetir-se tudo de novo)

 Misticismo

A teologia mística é, em S. Gregório de Níssa, um dos pontos cimeiros. Ultimamente, foi dada a importância devida a esta dimensão da sua obra, reconhecendo-se o seu contributo para a mística cristã e a sua influência, directa ou indirecta, em muitos teólogos místicos posteriores.

 A imagem de Deus no homem

À semelhança de variados filósofos, S. Gregório concebe o homem como um microcosmos: ele exibe em si, na devida proporcionalidade, a mesma ordem que encontramos no universo. Contudo, a sua maior grandeza está, não em ser à imagem do universo, mas sim à imagem de Deus. O homem é ícone de Deus, devido aos dons com que a sua alma está dotada: razão, livre arbítrio e virtude. Por isso, o homem é superior a todas as criaturas do mundo, porque nenhuma, senão ele, foi feita à imagem de Deus.

 Intuição de Deus

A semelhança com Deus permite ao homem conhecê-Lo, pois, como diziam os antigos (e S. Gregório partilha a ideia), o “semelhante é conhecido pelo semelhante”. A imagem de Deus que existe em cada homem supera todas as insuficiências da sua humana fragilidade e permite alcançar a visão mística de Deus.

 “A divindade é pureza, ausência de toda a paixão e separação de todo o mal. Se em ti existe tudo isto, Deus está efectivamente em ti. Por conseguinte, se o teu pensamento não tem mistura de mal e está livre de toda a paixão e livre de mancha, és feliz pela tua clarividência, pois, por estares purificado, podes perceber o que é invisível para os que não estão purificados” (6º sermão sobre as bem-aventuranças)

 Esta visão mística é antecipação da visão beatífica, “uma divina e sóbria embriaguez”, graça que só pode ser dada a quem estiver disposto a uma purificação total, a fim de encontrar Deus dentro de si.

 A ascensão mística.A partir de tudo isto, é possível ao homem subir ao Céu, para junto de Deus. Ao tornar-se semelhante a Deus, pela prática das virtudes, o homem passa automaticamente à vida celeste, pois o Céu não é um lugar físico. A escolha do bem comporta de imediato a posse do mesmo bem; ao escolher Deus, o homem tem Deus consigo. E se tem Deus consigo, está em Deus, onde Deus está. O convite divino é a passarmos para outro lugar.

 Gregório de Nazianzo

  No ocidente: Patriarca de Constantinopla; Doutor da Igreja e Padre Capadócio

No oriente: Grande Hierarca e

Professor Ecuménico

Nascimento ca. 3291 los Arianzo, [a] Capadócia

Morte de 25 de janeiro de Arianzo 389 (60 anos) 1 em, Capadócia

Veneraçãopor  Igreja Católica

Igreja Ortodoxa

Igrejas Não-calcedonianas

Templo principal Catedral de São Jorge (sede do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla)

Festa Liturgica Igreja Ortodoxa e Igrejas Orientais Católicas: 25 de janeiro (principal dia) e 30 de janeiro (Três Grandes Hierarcas)

Atribuições vestes de bispo Como o omofório; segurando hum Evangelho OU rolo. Iconograficamente, ele Aparece calvo com UMA grande barba branca.

Gregório de Nazianzo, Gregório Nazianzeno ou (Perto de Nazianzo, [a] Capadócia, Ásia Menor, 329-389), foi um Patriarca de Constantinopla, teólogo e Escritor Cristão. Conhecido also por Gregório Teólogo ou Gregório, o Teólogo, E amplamente considerado Como o Mais talentoso retórico da era patrística2: 21. Como hum Orador treinado Nos Clássicos e hum filosofo, ele infundiu o helenismo na Igreja antiga2: 24.

Gregório teve um Impacto significativo na Formação da Teologia trinitária Tanto between OS teólogos latinos Como between os Gregos, e e lembrado Como o "teólogo Trinitário". Muito de sua obra Teológica continua influenciando os teólogos Modernos, especialmente não Que Diz Respeito à Relação Entre As Três pessoas da Trindade. E hum dos Padres da Igreja Que, juntamente com seus Irmãos Basílio Magno e Gregório de Nissa, São denominados Padres Capadócios.

Gregório de e denominado, Pela Igreja Ortodoxa, num Testemunho fazer Seu Imenso apreço, Pelo cognome de "o Teólogo". Para a Igreja Católica, Gregório also E hum doutor da Igreja.

Primeiros Anos e Educação

Gregório nasceu los Arianzo, Perto de Nazianzo, não sudoeste da Capadócia3: 18. seus  Pais, Gregório e Nona, eram Ricos proprietários de terra. No Ano de 325 dC, Nona converteu seu Marido (um hipsistariano) ao Cristianismo e ele foi, em seguida, consagrado bispo de Nazianzo los 328 ou 329 DC2: 7. O Jovem Gregório e Seu Irmão, Cesário Primeiro estudaram em Casa com o tio, Anfilóquio. Gregório seguiu Estudando Retórica Avançada e Filosofia los Nazianzo, Cesareia, Alexandria e Atenas. Nesta ultima, formou uma forte amizade com Seu companheiro de Estudos, Basílio de Cesareia, e also was apresentado um Flávio Cláudio Juliano, que depois se tornaria o Imperador romano conhecido Como Juliano, o Apóstata3: 19,25. Em Atenas, Gregório estudou com OS famosos retóricos Himério de Prusa e Proarésio4. Ao Terminar SUA Educação, lecionou Brevemente los Atenas.

Sacerdócio

Em 361 dC, Gregório retornou a Nazianzo e foi Ordenado presbítero por Seu pai, que queria Que ele o ajudasse a Cuidar da Comunidade Cristã local 2: 99-102. O Jovem Gregório, Que estava considerando a Vida monástica, ressentiu-se da decisão de Seu Pai de Força-lo a escolher Entre os serviços sacerdotais e uma solitária existencia, chamando-a de "ato de Tirania" 5. Deixando a sua casa apos alguns dias, ele se encontrou com o amigo Basílio los Annesoi, onde os dois viveram como ascetas2: 102. Porem, Basílio o incitou a voltar pará casa parágrafo ajudar Seu pai, o que ele fez somente no seguinte ano. Chegando a Nazianzo, Gregório encontrou uma Comunidade dividida por diferenças teológicas e Seu pai Sendo acusado de heresia por monges locais2: p. 107 Gregório entao ajudou a resolver a divisão atraves de uma combinação de diplomacia e de pessoal sua oratória.

Nesta epoca, o Imperador Juliano tinha se declarado publicamente contra o cristianismo2: ª107. Em resposta à rejeição do Imperador Pela Fé Cristã, Gregório Compos Ofensiva contra Juliano Entre 362 e 363 dC ofensiva afirma que o Cristianismo ira Superar governantes imperfeitos Como Juliano atraves do Amor e da Paciência. Esse processo descrito por Gregório E uma Manifestação pública do processo de deificação (theosis), que leva à elevação espiritual e à união mística com Deus2: 121. Juliano resolveu, não final de 362 dC, perseguir violentamente Gregório e  Críticos cristãos. Porem, o Imperador faleceu há ano seguinte durante uma Campanha contra OS persas 2: 125-6. Com a morte do Imperador, Gregório e como Igrejas Orientais de: Não estavam mais soluçar uma ameaça de Perseguição, uma Vez Que o novo Imperador Joviano era um cristão declarado e defensor da igreja2: 130.

Gregório passou os anos seguintes combatendo o arianismo, que ameaçava dividir a Região da Capadócia. Neste Ambiente tenso, Gregório intercedeu a favor de seu amigo Basílio com o bispo Eusébio de Samósata2: 138-42. Dois amigos de os entao entraram num periodo de colaboração fraterna muito próxima enquanto participavam da grande Disputa Retórica da Igreja de Cesareia iniciada Pela chegada de talentosos teólogos e retóricos Arianos à região2: 143. Nos debates públicos subsequentes, presididos por Agentes do Imperador Valente, Gregório e Basílio emergiram triunfantes.Esse sucesso confirmou parágrafo os dois que o seu futuro ágora residia na administração da Igreja cristã2: 143. Basílio, que ha muito já demonstrava inclinação par o episcopado, foi eleito bispo da Sé de Cesareia, na Capadócia, EM 370 dC

Episcopado los Sasima e Nazianzo

Ícone de São Gregório

Afresco da Igreja de São Salvador in Chora (atualmente o Museu Kariye), Istambul, Turquia

Gregório foi consagrado bispo de Sasima los 372 DC2: 190-5, uma sé  recentemente criada por sua Basílio parágrafo reforçar posição na Disputa contra Antimo, bispo de Tiana4. Como fazer ambições pai de Gregório de ver o Seu filho subir na hierarquia da Igreja ea insistência de Seu amigo Basílio convenceram Gregório a aceitar esta posição, apesar de o suas reservas Pessoais. Gregório Iria depois se referir à consagração episcopal esta como tendão sido forçada sofbre ele por seu pai teimoso e por Basílio2: 187-92. Descrevendo Seu novo bispado, Gregório lamentou que ele ,: Não passava de hum "buraquinho apertado, Completamente horrivel; uma irrisória parada de Cavalos na estrada principal ... sem Água, Vegetação ou a Companhia de cavalheiros ... era esta uma IgrejamMinha los Sasima "6 .Ele fez pouco Pará administrar sua nova diocese, reclamando uma Basílio que ele térios Preferido, ao invez disto, ter Continuado a perseguir a Vida contemplativa3: 38-9.

Ja não definitiva de 372 dC, Gregório retornou a Nazianzo parágrafo ajudar Seu pai, nenhum leito de morte, com a Administração de SUA diocese2: 199. Isso acabou por  afetar a Relação com Basílio, that that insistia Gregório reassumisse o Seu posto o Sásima.Gregório respondeu Que ele Localidade: Não tinha intenção alguma de voltar a Ser hum peão parágrafo avançar os Interesses de Basílio7. Ao inves Disso, ele focou sua Atenção a sua novas tarefas como coadjutor de Nazianzo. Foi ali que Gregório pregou a Primeira de sua famosas orações episcopais [b].

APOS como mortes de Seu Pai e de sua Mãe los 374 dC, Gregório continuou a administrar a diocese de Nazianzo, mas recusou Ser nomeado bispo. Doando um Maior Parte de sua Herança aos Necessitados, ele viveu uma existencia austera4. No final, de 375 dC, ELE se retirou parágrafo hum mosteiro los Selêucia Isauria (Atual Silifke), Vivendo ali por Três Anos. Perto fazer periodo dEste final, Seu grande amigo Basílio faleceu. Embora a Saúde de Gregório de: Não tenha Permitido Que ele participasse do funeral, ele escreveu uma comovente Carta de condolências Para o Irmão de Basílio, Gregório de Nissa, e compos Dois poemas memoriais Dedicados à memória de Seu finado amigo .

Gregório em  Constantinopla

O Imperador romano Valente Morreu los 378 D.C A Ascensão de Teodósio I, um firme defensor da ortodoxia de Niceia, umafoi  ótima notícia parágrafo os que desejavam livrar Constantinopla fazer arianismo e fazer apolinarismo2: 235. O exilado Partido niceano gradualmente pode retornar à Cidade. Em Seu leito de morte, Basílio os lembrou das Habilidades de Gregório e provavelmente recomendou Seu amigo parágrafo Ser o Campeão da Causa trinitária los Constantinopla2: 235-68 9.

Em 379 dC, o Concílio de Antioquia e Seu arcebispo, Melecio, convidaram Gregório até  Constantinopla parágrafo Liderar uma Campanha de para Conquistar uma Cidade em Nome da ortodoxia niceana3: 42. Apos Muita hesitação, Gregório acabou concordando.Sua prima, Teodosia, ofereceu-LHE sua vila parágrafo Que la Morasse e Gregório imediatamente transformou-a Quase that inteiramente n'uma Igreja, chamando-a de "Anastasia", "Uma ceia parágrafo a Ressurreição da Fé "2: 24110 [d]. Desta Pequena capela, ELE pregou Cinco Poderosos Discursos Sobre a doutrina niceana, explicando a Natureza da Trindade ea Unidade da divindade4. Refutando a negação da divindade do Espírito Santo pregada Pelos eunomeanos, Gregório ofereceu Este Argumento:

"Vejam Estes Fatos: Cristo Nasce, o Espírito Santo e seu precursor.Cristo E batizado, o Espírito Testemunha ... Cristo Milagres Realiza, o Espírito os Acompanha. Cristo ascende, o Espírito toma Seu Lugar. Que Grandes encontra em Coisas existem na ideia de Deus Que Localidade: Não estao los Seu Poder? Que Títulos pertinentes à Deus Localidade: Não se aplicam also a Ele, exeto  por "Não-criado" e "criado"? Eu Tremo when eu Penso los tal abundancia de Títulos, e quantos Nomes enguias blasfemam, Estes Que se revoltam contra o Espírito! "

 

- Oração 31, Gregório de Nazianzo

Como homilias de Gregório foram Bem recebidas e atraiam uma Multidão Crescente até Anastasia. Temendo Popularidade sua, seus oponentes resolveram atacar. Na vigília da Páscoa, EM 379 dC, Uma Multidão ariana invadiu a Igreja Durante a missa, ferindo Gregório e Matando hum outro bispo. Escapando da turba, Gregório los seguida foi por traído seu até entao amigo, o filosofo Máximo, o cínico. Máximo, Que tinha uma Aliança secreta com Pedro, o bispo de Alexandria, tentou Tomar Para Si a posição de Gregório e Fazer-se consagrar Como bispo de Constantinopla. Chocado, Gregório decidiu renunciar ao Seu posto, mas a facção ainda fiel a ele o induziu a Ficar e Máximo foi expulso.Porém, o Episódio o envergonhou e o expos as  criticas dos that o acusavam de Ser hum simplório, incapaz de aguentar como intrigas da Corte imperial3: 43.

A situação los Constantinopla continuou confusa, pois uma posição de Gregório ainda Localidade: Não era Oficiais e padres Arianos ocupavam ainda muitas Igrejas Importantes. A chegada do Imperador Teodósio los 380 D.C resolveu a Questão a favor de Gregório. O Imperador, Determinado a eliminar o arianismo, expulsou o bispo Demófilo e Gregório foi subsequentemente entronizado Como bispo de Constantinopla na Basílica dos Apóstolos, não Lugar de Demófilo..

                              Segundo Concílio Ecuménico

Teodósio I queria unificar ainda Mais o Império Romano soluçar uma posição Ortodoxa e decidiu convocar hum Concilio da Igreja parágrafo resolver os assuntos de fé e disciplina. Gregório queria o mesmo e desejava Sanar Cismas os vigentes na Cristandade. Na primavera de 381 dC, reuniram o Primeiro Concílio de Constantinopla (Segundo Concílio Ecuménico), Que Teve a Presença de cento e cinquenta Bispos Orientais. Apos a morte do bispo that Fortalezas os Trabalhos, Melecio de Antioquia, Gregório foi selecionado Como Líder. Na Esperança de reconciliar como varias Igrejas Orientais ea ocidentais, se ofereceu parágrafo reconhecer Paulino Como Patriarca de Antioquia. Bispos de os das Provincias Romanas do Egito e Macedônia, that apoiavam Máximo, chegaram atrasados ​​par o Concilio. Porem, Uma Vez Lá, se recusaram a reconhecer a posição de Gregório Como chefe da Igreja de Constantinopla, argumentando Que sua Transferência da Sé de Sasima fóruns canonicamente ilegítima.

Gregório estava físicamente exaurido e preocupado los Perder a Confiança dos Bispos e fazer imperador. Em Vez de pressionar ainda Mais sua posição e arriscar a uma  divisão maior, ele decidiu renunciar: "Que eu seja o Profeta Jonas Eu Fui o Responsável Pela Tempestade e Seria Capaz de sacrificar-me um par Salvação da embarcação Agarrem-me me e!. atirem ao Mar ... eu Localidade: Não estava feliz when Ascendi ao Trono e com alegria eu desceria Dele. He chocou o Concilio com a SUA renúncia Surpreendente e deu um Dramático Discurso parágrafo Teodósio pedindo Que o liberasse de suas funções. O Imperador, Palavras suas Movido por, aplaudiu, elogiou Seu Trabalho e lhe concedeu uma renúncia. O Concílio pediu-lhe uma Vez Que aparecesse mais parágrafo hum ritual de despedida e orações celebratórias. Gregório utilizou esta ocasião parágrafo proferir Seu Discurso final (Oração 42.

Retornando à terra natal sua a na Capadócia, Gregório uma Vez Mais assumiu sua posição Como bispo de Nazianzo. Passou o Ano seguinte combatendo os apolinaristas locais e lutando contra uma disease Recorrente. Tambem começou a Compor De Vita Sua, Seu poema autobiográfico3: 50. No final, de 383 dC, se considerou debilitado Demais Para continuar 'como SUAS tarefas episcopais. Gregório entao consagrou Eulálio Como bispo da Cidade e se retirou do Pará a Solidão de Arianzo. Após de gozar Cinco Anos Pacificos retirado nas terras da Família, Morreu EM 25 de janeiro de 389 dC

Legado

A Produção Literária de Gregório de Nazianzo Localidade: Não E Muito abundante. Nela se podem encontrar Discursos, poemas e Cartas. Localidade: Não escreveu Nenhum comentário Bíblico, nem None tratado dogmático. Contudo, Quer na prosa, na poesia de verniz, Brilha por cimade Todos os seus Contemporâneos Pela perfeição exemplar fazer Seu estilo13.

Pensamento Teológico 

"Cristo da-nn a Conhecer, Pelo Seu Amor, hum Só Deus n'uma Trindade: E de Tres infinitos a infinita conaturalidade. Deus integralmente, Cada um  considerado los Si mesmo (...) Deus, Os Três considerados juntamente "

 

-                    Orações XL, 41, Gregório de Nazianzo14.

A Mais significativa Contribuição Teológica de Gregório de vem  suadefesa da doutrina niceana da Santíssima Trindade. Ele e lembrando especialmente pelas contribuições no Campo da pneumatologia - o Estudo da Natureza do Espírito Santo15. Este sobre este, Gregório  foi o  Primeiro a utilizar uma ideia de processão [proceder de] Para descrever a Relação Entre o Espírito Santo ea Divindade: "O Espírito Santo E Realmente hum Espírito, vindo Realmente faz Pai, mas Localidade: Não da Maneira fazer Filho, pois Localidade: Não e por Geração e sim por 'processão', Uma Vez Que eu Preciso cunhar uma nova Palavra Pelo Bem da clareza. "11. Embora Gregório Localidade: Não tenha Desenvolvido Completamente o Conceito, a ideia da "processão" Iria formatar um Maior parte do Pensamento posterior .

He enfatizou Que Jesus Localidade: não deixou de Ser Deus when se tornou Homem, nem Perdeu None dos seus Atributos divinos when Tomou a Natureza Humana. Disso de Além, Gregório afirmou that Jesus Cristo era Completamente Humano, incluíndo ter uma alma Completa Humana. He also proclamou a Eternidade do Espírito Santo, dizendo that suas Ações estavam escondidas Como Que não Antigo Testamento, Mas Que passaram a aparecer Muito Mais claramente from a Ascensão de Jesus ao Céu ea Descida do Espírito Santo na festa de Pentecostes.

 

Urnas com tão Relíquias de Gregório e São João Crisóstomo,

Em contraste com a Crença neo-ariana de that o Filho E ahomoios, ou "diferente" ao Pai, e com a afirmação semi-ariana de that o Filho E homoiousios, ou "semelhante" ao Pai, Gregório e seus companheiros capadocianos mantinham o credo de Niceia de homoousia, ou consubstancialidade Do Filho com o Pai. De os Padres capadócios afirmaram Que a Natureza divina e incompreensível parágrafo O Homem; ajudaram a desenvolver uma Estrutura da hipóstase, ou pessoas Três unidas a uma Divindade; e explicaram o Conceito de theosis, a Crença de Que de Todos os cristãos podem Ser assemelhados com Deus em "imitação do Filho encarnado Como o divino modelo" 

Refletiu ainda, de Modo profundo, Sobre a Natureza e Dignidade do sacerdócio Ordenado Como prolongamento da Vida de Entrega e de Serviço de Jesus Cristo. Acerca deste ultimo  Tema E de realcar a "Oração II", conhecida Pelo Seu Nome latino, "Apologeticus de fuga".

Alguns dos Textos Teológicos de Gregório sugerem Que, Como Seu amigo Gregório de Nissa, ele pode ter apoiado alguma forma da doutrina da apocatástase, a Crença de Que Deus, não, Ira colocar Toda a Criação los harmonia com o Reino definitivo dos Céus18. This tese levou alguns dos universalistas cristãos faço última Século XIX, Como John Wesley Hanson e Philip Schaff, a descreverem a Teologia de Gregório Como Sendo universalista19. This Visão de Gregório also E suportada por alguns teólogos Modernos, Como John Sachs, Que Disse Que Gregório tinha "inclinações" em direção à apocatástase, mas de forma "cautelosa e Localidade: Não dogmática" . Porem, Nao E universalmente aceite that Gregório tenha aceitado esta doutrina.

Influência Nicóbulo, sobrinho-neto de Gregório, o serviu Como Seu auxiliar literário, conservando e Editando a Maior Parte de SEUS Escritos. Um primo, Eulálio, publicou SUAS Obras Mais Importantes los 3912: 11. Ja não Ano 400, Rufino começou a Traduzir SUAS orações Pará o LATIM. Os seus Escritos e orações influenciaram o Pensamento Teológico, a medida em que foram Circulando por todo  o Império. SEUS Discursos foram citados com Autoridade não Concílio de Éfeso los 431 e, em 451, foi Chamado de "Gregório, o Teólogo", Pelo Concílio de Calcedônia2: 11 - hum Título that compartilha com o apóstolo João  e com Simão o Novo Teólogo. Porem, "teólogo" implica Contexto Neste hum significado cristológico Mais Que fazer se esperaria. Ele E Muito citado Pelos teólogos da Igreja Ortodoxa Tido E E na Mais Alta estima Como defensor da Fé Cristã. Suas contribuições parágrafo a Teologia trinitária also foram influentes e com freqüência  E also citado NAS Igrejas ocidentais [f]. Paul Tillich atribui a Gregório de Nazianzo "CRIADO ter como fórmulas definitivas da doutrina da Trindade".

Obras

Gregório e Os Miseráveis​​.

Devido à Tendência de Gregório de Comentar Aspectos de sua Vida Pessoal los suas Obras, elas São fácilmente identificáveis ​​e mostram claramente a Evolução de Seu pensamento23.

Discursos seus (Oratio: abreviado aqui Como ". Orat") foram Organizados de Maneira cronológica parágrafo Publicação POR integrante Tillemont e Maurini: abarcam a Vida de Gregório from 362 ATÉ 383 No total foram 44 (com uma Finalmente Sendo rechaçada Como espúrio) . Volumes A Edição de Migne (Patrologia graeca) OS publicou os números 35 e 36. A Edição Crítica, já com os apenas 43 Discursos comprovados Como Autênticos foi Publicada pelas Fontes Chrétiennes . E Possível identificar retoques Feitos Pelo autor, o Que implica that Gregório já  imaginava publicar Estes Discursos. Rufino de Aquileia foi um dos Primeiros a Traduzir alguns deles Pará o LATIM. No Primeiro, Gregório Pede desculpas por Fugir da ordenação sacerdotal. No Segundo, Fala Do sacerdócio com hum Texto Que claramente influenciou a posterior Obra de João Crisóstomo, OS "Livros Seis não sacerdócio" 25: 386. Os famosos "Discursos Teológicos" Sobre a Trindade se encontram soluçar OS Números 27-31 na Obra de Migne: o Título FOI sugerido Pelo Proprio Gregório (28 cf. Orat,. 1). Discursos OS EM that ELE se dedicou a combater Juliano, o Apóstata foram Escritos nenhuma ano de 370 (cf. Orat. 4 e 5).

Suas Cartas foram colecionadas por Migne nenhum volume 37 de sua Patrologia graeca. São 249, ainda that com algumas espúrias. Datadas a Partir de 359 dC, muitas foram dirigidas a Basílio Magno. Três Cartas teológicas sobre o apolinarismo foram publicadas por Fontes Chrétiennes nenhum volume de 208 sua Coleção.

Suá Obra poética se dividir los Carmina dogmática (38 poemas), Carmina moralia (40 poemas), sobre si mesmo (99 poemas), amigos sobre seus, Poemas epitafios (129) Poemas e epigrammata (94 Poemas). Todos estao no volume 37 de Migne. Um poema Sobre a Paixão de Cristo E considerado apócrifo (cf. SC 149 vol.), ainda que tratado seja Tema de debates in that Autores Como Francesco Trisoglio ou André Tuilier defendem que ele e de Fato Obra de Gregório..

 Juntamente com Basílio, Gregório Compos uma Edição de Textos de Orígenes Chamada "Filocalia". Alem do Tema da apocatástase, já tratado, Outro Ponto de Contato Entre Gregório e Orígenes e sua avaliaçaão  Avaliação Positiva fazer uso da a cultura Clássica no cristianismo. A comparação utilizada Orígenes por, de that assim Como os judeus levaram Consigo os Tesouros dos egípcios los sua fuga, os  cristãos deveriam Tomar da Cultura greco-latina Aquilo Que Fosse necessario parágrafo a propagação do Evangelho, also was utilizada por Gregório Nesta obra.

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