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concilios de Constantinopla
concilios de Constantinopla

                                    CONCILIOS DE CONSTANTINOPLA                           

               

I. Sínodos Gerais . - A seguir, são considerados ecumênico pelo latim ou grego da Igreja, ou por ambos:

 1. The First ecumênico Concílio de Constantinopla (ou o segundo lugar na lista de conselhos ecumênico) foi convocado em Constantinopla, em 381 por Teodósio, o Grande. Estiveram presentes 150 bispos ortodoxos (principalmente Elstern), e 36 seguidores de Macedônio, que deixou Constantinopla, quando a sua doutrina foi rejeitada pela maioria. O Conselho condenou, além dos macedônios, os arianos, Eunomians e Eudoxians, e confirmou as resoluções do Conselho de Nice. É atribuído ao bispo de Constantinopla a segunda posição na Igreja, ao lado do bispo de Roma, e em controvérsias entre os dois reservados a decisão de o imperador.

 2. Segunda (Ecumênico Concílio de Constantinopla (o quinto na lista de conselhos ecumênico), realizada em 553 por conta da controvérsia dos Três Capítulos ', em 165, a maioria Oriental, bispos. Este conselho excomungou os defensores dos três capítulos, Teodoro de Mopsuéstia, Ibas, e outros, e do bispo romano Virgílio, que se recusou a condenar os três capítulos incondicionalmente.

 3. The Third (Ecumênico Concílio de Constantinopla (o sexto na lista dos conselhos ecumênico), realizada 680-681 no palácio Trullan, e com a presença de 289 bispos, entre os quais estavam três patriarcas orientais, e quatro legados do bispo de Roma Agathon. As opiniões dos Monothelites foram condenados, especialmente através da influência dos legados dos romanos, como herético.

 4. O Conselho Geral convocado em 691 pelo imperador Justiniano II, e também realizou no palácio Trullan. Como foi considerado completando o quinto e sexto concílios ecumênicos, que havia dado nenhuma lei da Igreja, foi chamado Quinisexta (Synodus) ou Quinisextum (Conciliun). Ele deu 102 cânones rigorosos sobre a moral dos clérigos e disciplina eclesiástica. É reconhecido como um conselho ecumênico apenas pelos gregos.

 5. A quinta Conselho ecumênico , realizado em 754, com a participação de 383 bispos. Passou resoluções contra a veneração das imagens, que foram revogadas pelo segundo Concílio Ecuménico de Nice. Ele não é reconhecido pela Igreja Latina, mas apenas pelos gregos.

 6. Sexto Concílio Ecuménico (pela Igreja de Roma, considerada como a quarta ecumênico Concílio de Constantinopla , ou o oitavo na lista dos conselhos ecumênico), realizada em 869 Ele depôs patriarca Fócio, patriarca Inácio restaurado, e deu leis sobre a Igreja disciplina. É, claro, não é reconhecido pelos gregos. 7. Nos 879 outro Sínodo Geral foi realizado em Constantinopla, com a presença de 380 bispos, entre os quais estavam os legados do Papa João VIII. Fócio foi lembrado, as resoluções do conselho anterior contra ele revogou, a posição do patriarca de Constantinopla ao Papa definido. Os gregos número deste conselho como a Oitava ecumênico.

 8. O nono Conselho Ecuménico da Igreja Grega foi realizado em Constantinopla, sob o imperador Andrônico os mais jovens, em 1341. Condenou as opiniões dos Barlaam como herético.

 . II Sínodos particulares . - O mais importante dos sínodos particulares são: 1 e 2, em 336 e 339, dois sínodos arianos, sob a liderança de Eusébio de Nieomedia. O ex-Marcellus deposto e excomungado de Ancira; o último deposto e expulso bispo Paulus, de Constantinopla, e nomeou seu sucessor Eusébio. 3 Um sínodo semi-Arian contra Aécio, que foi banido. 4 Em 426, um sínodo realizado contra os Messalians; em 448, 449, e 450, sínodos contra os Eutychians. 5. 495 e 496, sínodos Eutychian, condenando os seus adversários, e reconhecendo a Henoticon de Zeno. 6 Um sínodo em 516, condenou as resoluções do Concílio de Calcedônia. 7 Em 536, contra Severo, Anthimus, e outros chefes da Acephali. 8 Em 541 (543?), Contra algumas opiniões de Orígenes. 9 Em 815, dois sínodos sobre a questão da veneração de imagens, o que, com a participação de 270 bispos, a favor, eo segundo contra os-imagens. 10 Em 861, introduzindo patriarca Fócio, e aprovar a veneração de imagens. 11 em 1170 (de acordo com os outros em 1168), um sínodo, com a presença de muitos bispos orientais e ocidentais, na reunião das igrejas orientais e latinos. Sínodos similares foram realizadas em 1277, 1280, 1285, tudo sem efeito. 12 Em 1450, um concílio convocado pelo imperador Constantino Palseologus deposto o patriarca Gregório, colocou em seu lugar o patriarca Atanásio, e se recusou a aceitar as deliberações tomadas pelo Conselho de Florença, em favor da união do grego e as igrejas latino- . 13 Em 1638 e 1642, dois sínodos realizada contra o calvinismo criptográfica do patriarca Cirilo Lucaris. - Pierer, Univers. Lex. 4: 397; Wetzer u. Welte, Kirchen-Lex. 2: 838; Lembr cristã. De abril de 1854, art. 1; Schaff, Hist. da Igreja Cristã, 2, 3; Landon, manual de Conselhos; Hefele, Concil.-Geschichte; Edinburgh Review, julho de 1867, p. 49.

 ADENDO (De Volume 12): 

(Concilium Constantinopolitanum). O grande número destes, e da grande importância de vários deles, justificar um tratamento mais completo, que nós damos de Landon, o Homem. dos Conselhos, SV, e Smith, Dict. de Cristo. Antiq. sv

 I. Realizada AD 336, pelos Eusebianos, sob Eusébio de Nicomédia, na qual Atanásio foi exilado em Treves, Marcelo de Ancira, com vários outros bispos, deposto, e Ário ordenou a ser recebido em comunhão com a Igreja de Alexandria. De acordo com Ruffinus (Hist. 1:12), foi convocada por ordem do imperador, viz. Constantino, o Grande; e de acordo com Emusebins, o historiador (Confra Marcell. 1: 4), foi exclusivamente reunidos a partir do bairro da capital. Parece ter se reuniu em fevereiro, e não separados até o final de julho. Veja Mansi, Concil. 2: 1167-1170.

 II. AD detinha 339 ou 340, por ordem do imperador Constâncio II, para depor Paul, o bispo recém-eleito há, cuja ortodoxia desagradou-lhe, e traduzir Eusebilus, o seu favorito, a partir de Nicomédia à sede imperial. Veja Mansi, Concil. 2: 1275.

 III. Realizada no ano 360, composto por deputados do Conselho de Selêucia, acaba de terminar, com alguns bispos convocados da Bitínia ao encontro deles, cerca de cinquenta no total. A maior parte da antiga eram partidários da metropolitana de Csesarea, cujo nome era Acácio, e semi-arianos. Um credo foi publicado por eles, a nona, diz Sócrates, que tinha saído desde que de Nicéia. Foi, de fato, o que havia sido ensaiado em Rimini, com a nova declaração de que nem substância, nem hipóstase eram admissíveis em termos falar de Deus. O Filho foi pronunciado para ser como o Pai, de acordo com as Escrituras, e Aetins, que manteve o parecer contrário, foi condenado. A epístola sinodal para George, bispo de Alexandria, cuja presbítero estava, transmitiu a sentença sobre ele e seus seguidores. Vários bispos foram depostos, ao mesmo tempo, entre eles Cirilo de Jerusalém - tudo para várias causas. Dez bispos, que se recusou a assinatura destes depoimentos, foram se considerar deposto até que eles subscrito. Ulphilas, bispo dos godos, que até então professavam a fé de Nicéia, era um dos presentes, e juntou-se em seu credo. Veja Mansi, Concil. 3: 325.

 IV. Realizada AD 362 ou 360, em que sessenta e dois bispos excomungados e depostos Macedônio, bispo de Constantinopla, pelos seus erros na fé a respeito do Espírito Santo. Veja Mosheim, Ec. Hist. cento. 4, parte 1, capítulo 5.

 V. O segundo conselho geral, se reuniram em maio de 381 dC, para remontar o ano seguinte, por razões explicadas pelos bispos na carta sinodal. Devido a esta circunstância, e ao fato de que os seus actos foram perdidos, os seus trabalhos não são fáceis de desvendar. Sócrates começa seu relato dele (Hist. 5: 8), dizendo que o imperador Teodósio convocou um conselho de bispos da mesma fé que ele mesmo, a fim de que o credo resolvido em Niczea pode prevalecer, e um bispo ser nomeado para a Sé de Constantinopla. Que os bispos se reuniram em sua licitação é testemunhado por si mesmos em seu breve discurso a ele posteriormente, para confirmar o que havia decretado. Se eles remontado em sua licitação não nos é dito. Do seu número nunca houve qualquer disputa, este conselho tem, de fato, ido com o nome de que "dos cento e cinquenta pais" desde então. Havia trinta e seis bispos do partido macedónio igualmente convidados, mas eles desistiram Constantinopla, em um corpo quando descobriram que era a fé dos pais de Nicéia para que eles seriam chamados para se inscrever. Dos presentes, Timóteo, bispo de Alexandria, Melécio of.Antioch, que presidiu a primeira, Cirilo de Jerusalém, com os dois Gregórios, Nazianzeno e de Nissa, foram os mais considerável, Nectarius e Flaviano sendo adicionados ao seu número antes de eles se separaram . Os nomes de todos que assinam foram preservados (Dionys Exig ap Justell Bibl Jur Canon. 2:..... 502).

 A primeira questão considerada foi a relativa à Igreja de Constantinopla, e foi declarado que Maximus, chamado de cínico, não tinha sido legalmente nomeado bispo; que sua ordenação, e tudo o que ele tinha desde (feito em seu caráter fingido de bispo, era nula e sem efeito, e que, in fine, ele era um usurpador da Sé de Constantinopla. Então eles procedeu à eleição ao ver Gregório Nazianzeno e, por fim, não obstante suas súplicas e lágrimas, obrigou-o a aceitar o cargo. Durante o processo Melécio morreram, e Gregório de Nazianzeno sucedeu como presidente do conselho. Ele esforçou-se com todos os seus poderes para induzi-los a deixar Panlinus na Sé de Antioquia, com o ponto de vista de apaziguar as divisões daquela Igreja;. mas os seus esforços foram ineficazes Os bispos da Macedônia e do Egito (que agora tinha chegado) se opôs veementemente seus projetos, contestando também a sua eleição, em cima da terra que, sendo. já bispo de outro ver, ele não deveria ter sido traduzido para o de Constantinopla. Em conseqüência disso, Gregory formou a resolução, a pedir aos pais para permitir que ele se demita a Sé de Constantinopla, que no final fez, e Nectarius foi eleito em seu quarto. Durante este intervalo de Timóteo, bispo de Alexandria, presidiu ao conselho; mas Nectarius, imediatamente após a sua eleição, assumiu esse cargo em si mesmo. Agora, Nectarius tinha sido um sacerdote nesta última cidade, mas tão longe de ter passado através dos graus inferiores, como os cânones dirigir, ele não tinha sido ainda batizado. Sete cânones e um credo parecem ter sido submetida ao imperador pelos padres reunidos para confirmação, ao final de seus trabalhos. Se quaisquer cânones foram perdidos parece admitir algumas dúvidas. Sócrates fala da criação de patriarcas como uma das coisas feitas por este Conselho; ea paráfrase árabe, numa rubrica separada ", sobre a ordem dos prelados, e sua posição e lugar", explica isso da seguinte forma: "Honra além ea primazia, foi concedido neste conselho ao bispo de Roma, e ele foi feito pela primeira vez, o bispo de Constantinopla segundo, o bispo de Alexandria terceiro, o bispo de Antioquia quarto, eo bispo de Jerusalém quinto ", que é ainda mais notável como nem ele nem Sócrates omite o canon ordenação de prerrogativas especiais para nova Roma. É uma dificuldade ligada estes cânones, que com toda a probabilidade que eles não estavam todos passaram. no mesmo município.

1. Confirma a fé do Concílio de Nicéia, e anatematiza ("extrema execratione ac detestationem") todos os que o negam, especialmente os arianos, Eunomians, Eudoxians, Sabelianos Apollinarian, e outros.

 2. Proíbe bispos para ir além de suas fronteiras, e outros problemas dioceses. Ordens que o bispo de Alexandria tem exclusivamente a administração do Egito, e que os privilégios concedidos à Igreja de Antioquia pelos cânones de Nicéia deve ser preservada. Ordens que os assuntos das dioceses da Ásia, político, e Thracianu serão administrados isoladamente por seus respectivos bispos, e que o sínodo de cada província deve administrar os negócios da província, de acordo com o canhão de Nicéia.

 3. por este cânon o primado de honra é dada ao bispo de Constantinopla, após o bispo de casa, por conta, como ele afirma, do ex-ser "a nova Roma".

 4. Declara a nulidade da consagração e dos episcopais atos de Maximus.

 5. Quanto aos livros da Igreja do Ocidente, também receberam os de Antioquia, que confessam uma ea mesma divindade nas três pessoas da Santíssima Trindade.

 . 6 estabelece uma regra para sentenças eclesiásticas, e permite que todas as pessoas o que quer para trazer uma acusação contra um bispo ou qualquer outro clérigo, por conta de qualquer ferimento pessoal ou errado disse ter sido recebida, mas em assuntos da Igreja, ele direciona que nenhuma acusação deve ser recebidas de hereges ou cismáticos, ou de pessoas excomungadas ou deposto, ou acusados ​​de qualquer crime, antes que eles devem ter-se justificado.

 7. Dá orientação quanto à maneira pela qual os hereges devem ser recebidos na Igreja; Arianos, macedônios, Sabblatians, Novatians, Qnartodecimani e Apollinarians foram simplesmente ser obrigado a renunciar a seus erros, por escrito, para anatematizamos todas as heresias, e para ser Witi ungiu o santo crisma na testa, olhos, nariz, boca e ouvidos, para que recebessem o Espírito Santo. Outros, como os Eunrmians (que batizou com uma imersão), Montanistas, Sabellians, etc, deveriam ser recebidos como pagãos, ou seja, a ser catequizados, exorcizado, e batizava. Veja Labbe, Concil. 2: 911. Dos hereges citados na canon 1 do Semi-arianos envolvidos mais atenção, de longe, aqui, do outro erro em que haviam caído de respeitar tarde a divindade do Espírito Santo. Tudo o que era governado por esse conselho de doutrina foi dirigida contra eles exclusivamente. Pela palavra "diocese", no cânone 2, significa um trato abraçando várias províncias.

 uito provavelmente, o terceiro cânone, ordenando que, no futuro, a Sé de Constantinopla deve ter precedência honorária seguinte, depois de Roma, destinava-se a evitar que os bispos de Antioquia e de Alexandria do que nunca tentar tomar tais liberdades com ele novamente.

 Dionísio Exigunus termina seus cânones deste município com o quarto. Traços de uma nova série de aparecer com o quinto. Ele funciona da seguinte forma: "Em relação ao tomo dos Westerns, nós, também, ter recebido aqueles que professavam a sua crença, em Antioquia, em uma divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo". O que era este tomo dos Westerns? Alguns acham que foi a carta sinodal recebeu do papa Damasmus pelo orientais em sua segunda reunião, AD 182, a que escreveu a sua própria em resposta. Outros, com mais razão, sustentam que era uma carta sinodal do Papa Dâmaso, dirigida ao sínodo. De Antioquia AD 378 ou 379 Um terceiro ponto de vista é, que era outro de sua de Paulino de Antioquia alguns anos antes. Atanásio enviou uma carta, em nome de seu sínodo em Alexandria, 362 dC, a Igreja de Antioquia, que ele chama de "tome" a si mesmo, para que Panlinus é expressamente dito ter subscrito, e em que a indivisibilidade do Santo Fantasma da substância tanto do Pai e do Filho é tão claramente explicado como sempre foi depois. Através de Eusébio de Vercelli, a quem foi dirigida, e por quem foi em devido tempo subscrito, ele iria encontrar o seu caminho para o Ocidente e para Roma, como o ponto de encontro-dos ortodoxos, e boiad de união, sob existente circunstâncias, entre o vê de Alexandria, Antioquia e Roma, cuja aceitação de sua doutrina pode escassos tornaram-se conhecidos para o outro antes de Macedonimus, o patriarca de Constantinopla ex, começou atacando a divindade da terceira pessoa da Divindade. Por isso, seria imediatamente dar origem a, e ser a base de uma série de "tomos" ou epístolas do mesmo tipo entre eles, em que Constantinopla, estando em mãos arianos, não tomaria nenhuma parte, nem muito Alexandria, devido para o banimento de sua prelado ortodoxo, Peter, de AD 373-378, sob Valens.

 Melécio também tinham sido expulsos de Antioquia no ano anterior; mas seu rival ortodoxa, Paulin nós, foi autorizado a permanecer; e isto explicaria a correspondência que se passou entre ele eo papa Dâmaso ininterruptamente enquanto Meletins estava fora, e do qual o tema de destaque foi a divindade do Espírito Santo. Agora, os sínodos de Antioquia e Roma são confusamente dado a esta hora, mas vários, provavelmente, foram realizadas em cada lugar. Uma coisa, pode muito bem ser pensado para ter sido acordado no primeiro sínodo de Antioquia, e, possivelmente, Roma também, o que foi posteriormente confirmado na segunda, e é, evidentemente, referidos pelos pais Constantinopolitan na sua carta sinodal, ou seja, o credo , na sua forma mais alargada. Admitir essa forma ter sido acordado no sínodo de Autioch, em conjunto, ou não, com a de Roma ,: AD 372, eo uso dele no ano seguinte por Epifânio, bispo de Salamina em Chipre, como o autorizado Credo da Igreja, é explicado; nem há qualquer razão para que Gregory Nyssen, se compôs em tudo - como afirma Nicéforo sozinho - não deveria ter composto lá.

 Mas Valens chegando a Antioquia, em abril, para perseguir os ortodoxos, a probabilidade seria que este sínodo foi apressadamente quebrado, e manteve-se em suspenso até AD 378 ou 379, quando seus trabalhos foram retomados sob Melécio, e confirmado por cento e sessenta e bispos -três, e com seus trabalhos este credo. Todos, ao mesmo tempo tine, em seguida, e não subscreveu o tomo ocidental ou carta do Papa Dâmaso. Assim, tanto a língua do quinto Constantinopolitain cânone acima mencionado, e dos pais que moldou-lo, na sua carta sinodal, onde dizem que "isso, sua fé, que tinha professado há sumariamente, pode ser aprendido mais plenamente pela sua irmãos ocidentais, em seu ser tão bom quanto se referir ao "tome" que emanava do sínodo de Antioquia, e que estabelecido pelo ecniumenicail conselho de Constantinopla no ano anterior, no qual documenta haviam professado a sua fé em maior extensão. " Agora, o que eles tinham estabelecido se foi a sua adesão a fé de Nicéia e reprovação das heresias enumerados no seu primeiro cânone; o que tinham recebido de Antioquia e aceito deve ter sido o credo que desde então passou por seu nome, mas foi certamente mais a sua composição; e tudo o que foi confirmado lá, AD 378, incluindo o tomo ocidental. A carta do Papa Dâmaso para Paulino foi escrito AD 372, quando não havia mais ninguém em Antioquia, mas Panlinus para gravar. A carta dirigida em seu próprio nome eo dos noventa e três bispos com ele, "para os bispos católicos do Oriente", foi "homens" recebidas pelo sínodo em Antioquia AD 378-9; a que respondeu no mesmo ano. Ambas as cartas sendo sobre o mesmo assunto, como foram os sínodos de 372 e 37 - era fácil confundi-los.

 Chegamos agora a carta sinodal do remontada Concílio de Constantinopla , 382 dC, e seus procedimentos em geral. A maioria dos bispos que dura conheci em Constantinopla, AD 381 voltou para lá no verão seguinte.

 Um deles, Ascholius, bispo de Tessalônica, e Epifânio e Jerome com ele, tinha ido entretanto a Roma. Sendo em Constantinopla, eles receberam uma carta sinodal do Oeste, convidando-os a Roma, onde um grande encontro foi na contemplação. Esta carta ter sido perdido, só podemos adivinhar seu conteúdo do que eles dizem em resposta a ele, juntamente com o seu quinto cânone, que foi evidentemente enquadrado em conseqüência. Os assuntos do Oriente estar em perigo iminente e confusão, eles imploram para ser dispensado de ir rawty tão longe de suas sedes. O máximo que eles poderiam fazer, seria enviar deputados para o Oeste Cyriacrus, Euisebiru e Priscianus são nomeados, para explicar o seu processo de que eles, em seguida, resumem, começando com o que foi previsto anteriormente sobre a sua fé, e terminando com a afirmação de que nectarins e Flaviano tinha sido nomeado canonicamente ao respectivo vê, enquanto Cyril foi reconhecido por eles como bispo de Jerusalém, pela mesma razão.

 Assim, esta carta explica o enquadramento de seu quinto cânone, e atesta a sua data. A mesma data é atribuída ao cânone 6, restringindo a forma de instaurar um processo contra bispos e reprovação apelos ao poder secular. Mas canon 7, prescrevendo as distinções que devem ser observados em admitir hereges em comunhão, está demonstrado que não pertencem a este camncil em tudo. É quase idêntico ao nonagésimo quinto Trullan canon. Do credo, pouco mais precisa ser hadded. Foi na existência AD 373, tendo sido provavelmente enquadrado em Antioquia, em conformidade com a carta sinodal de Atanásio, AD 372, onde foi, sem dúvida, confirmou AD 378-9, e recebeu mais provavelmente pelo quinto cânone deste conselho AD 382, que promulgou em separado pelo Conselho do ano anterior. Possivelmente, este pode ter sido o credo chamado por Cassiano, tão tarde como AD 430, "particularmente o credo da cidade e da Igreja de Antioquia." A partir da parte dele dada por ele é tão provável que tenha sido esta como a de AD 363, ou qualquer outro entre elas. Que existe uma semelhança familiar entre ele eo Credo da Igreja de Jerusalém, comentado por Cyril, será visto na comparação entre eles. Por si só esta hipótese, podemos entender por que nenhum aviso deveria ter sido tomado dele no Concílio de Éfeso, AD 431, e no código Africano, ou seja, porque se originou com um provincial, e só foi ainda recebida por um general conselho. Foi promulgado como idêntico ao de Nicéia, pela primeira vez pelos padres da quarta conselho.

 As profissões dogmática do município de 81 foram confirmados por Teodósio, em uma Constituição de 30 de Julho do mesmo ano, e dirigida ao Antouinius, procônsul da Ásia, por que as igrejas estão ordenados para ser entregue aos bispos em comunhão com nectarins e outros que compõem pé, os Eunosmians, arianos, e outros que têm sido privados de suas igrejas por uma constituição emitido 10 dias antes. Ele também foi recebido pelo papa Dâmaso, e tem sido considerada no Ocidente desde então, até o momento, como ecumênico. Seus primeiros quatro cânones, da mesma forma, sempre foram admitidos em coleções ocidentais. Mas o que se passou no Conselho suplementar de 382 nunca parece ter sido confirmado ou recebido de forma igual. Foi em declínio para vir a este último conselho thrat Gregório Nazianzeno disse, em sua epístola aos Procspius ", que tinha vindo para a resolução de evitar qualquer reunião de bispos, pois nunca tinha visto nenhum sínodo acabe bem, ou em vez de atenuar distúrbios agravar. " Seu discurso célebre, conhecido como seu "adeus" ao conselho de 381, foi inspirado por um espírito muito diferente. Veja Mansi, Concil. 3: 583.

 VI. Realizada AD 382, a fim de apaziguar as divisões de Antioquia, ao qual vê Flaviano havia sido nomeado no conselho anterior. durante a vida do bispo real, Paulino. A maioria dos bispos que estavam presentes naquele município também compareceram aqui. Nada certo é conhecida do processo, exceto que a eleição de Flaviano foi confirmada, e uma carta para a Igreja do Ocidente por escrito, para desculpar os orientais de assistir ao concílio em Roma, realizada ao mesmo tempo. A declaração de fé foi adicionado sobre o tema da Santíssima Trindade, bem como da Encarnação. ' Esse conselho ainda declarou que Nectarius havia sido eleito para a Sé de Constantinopla, de acordo com os cânones de Nicéia, e também reconheceu a eleição de Flaviano de Antioquia. Veja Labbe, Concil. 2: 1014.

 VII. Houve uma reunião de bispos, realizada em Constautinople, por ordem de Teodósio, AD 383, sob Nectarius, para elaborar remédios para a confusão criada por tantos vê passando das mãos do heterodoxo para os do partido ortodoxo. O Arian, Eunomian, e os bispos da Macedônia foram obrigados a comparecer lá com confissões de sua fé, que o imperador, depois de examinar cuidadosamente, rejeitado em favor de Nicera. Os Novatians sozinho, recebendo este, foram colocados por ele sobre igualdade de condições com os ortodoxos. Diz-se de ter sido nessa ocasião que Amphilochius, bispo de Icônio, ao entrar no palácio, fez a reverência habitual Teodósio, mas não tomou conhecimento de Arcádio, seu filho, de pé ao lado dele (Sócrates, Hist 05:10. ).

 VIII. AD 394 Held, 29 de setembro, por ocasião da dedicação da igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, construído por Ruffinus, praefect do Prmetorium. O litígio sobre o bispado de Bostra foi levado perante este conselho. Nectarius de Constantinopla presidiu, na presença de Teófilo de Alexandria, Flaviansus de Antioquia, Gregório de Nissa, Paládio de Cresarea na Capadócia, e muitos outros bispos da nota. Foi determinado, que, apesar de três bispos são suficientes para consagrar, é necessário um número maior, a fim de depor. Veja Labbe, Concil. 2: 1151.

 IX. AD Held 399, com a participação de vinte e dois bispos sob Crisóstomo, para investigar sete acusações de capital interpostos contra Antonino, bispo de Éfeso. Enquanto ele. morreu antes de as testemunhas poderiam ser examinadas, Crisóstomo, a pedido do clero de Éfeso, foi até lá, e, na cabeça de setenta bispos, nomeados Heraclides, um diácono, em seu lugar, e depôs seis bispos que tinham sido ordenados por Antonino. Seus processos de incluir uma referência aos cânones da Igreja Africano. Estritamente falando, este último foi um sínodo de Éfeso. Veja Mansi, Concil. 3: 991.

 X. Realizada AD 403, por quarenta ou sessenta bispos, em apoio de Crisóstomo, injustamente deposto pelo conselho pseudo, "ad Quercum," por causa de sua aparência não existe. Embora Arcádio tinha fracamente confirmou esta deposição, eo baniu para Bitínia, seu exílio durou apenas por um dia, para a imperatriz Eudoxia, assustado por um terrível terremoto que aconteceu na época, enviaram após ele até chamá-lo, e ele entrou novamente Constantinopla em triunfo. Veja Labbe, Concil. 2: 1331.

 XI. realizada no mesmo ano. Após a restauração da Crisóstomo para o seu bispado, ordenou que esses padres e bispos que, após a sua condenação, tinham intrometido na enxerga e benefices de seus seguidores, a ser deposto, e os pastores legítimos a serem restaurados; Ele então exigiu do imperador que sua própria causa deve ser considerada em um sínodo legal. Sessenta bispos reunidos, que vieram à mesma conclusão com o último conselho, viz. que Crisóstomo foi deposto ilegalmente no conselho "ad Quercum", e que ele deveria manter o bispado. Veja Sócrates, Hist, 08:19.

 XII. AD Held 404, para julgamento de Crisóstomo, que haviam sido chamados do exílio pelo imperador e reconquistado a posse de sua sede, a partir do qual ele havia sido deposto pelo sínodo "ad Quercum." Teófilo de Alexandria não estava presente nesta ocasião, tendo tido a voar Constantinopla sobre o retorno de seu rival. Ainda assim, ele não foi não representado; e Crisóstomo tinha por esta altura provocou outro inimigo no Eudoxia imperatriz, cuja estátua que ele tinha denunciado, desde os jogos e divertimentos permitidos a realizar-se em volta dele, na proximidade ofensivo à sua igreja. Neste sínodo, ele parece ter dado assistência, quando a questão de sua ex-deposição foi discutido. Trinta e seis bispos o condenara; mas sessenta e cinco bispos, ele voltou, tinha, comunicando-se com ele, votaram a seu favor. Não está implícita nessas palavras que um sínodo foi realmente sentado em seu favor agora, mais do que durante o sínodo "ad Quercum," os deputados a partir do qual encontrou-o cercado, mas não sinodalmente, por quarenta bispos, em seu próprio palácio. O quarto ou décimo segundo cânone do Conselho de Antioquia foi acusado por seus adversários: sua defesa foi a de que foi moldado pelos arianos. Como citado por seus adversários, foi redigido de forma diferente do que seja o quarto ou décimo segundo são agora; possivelmente pode ter havido uma versão Arian desses cânones, contra o qual sua objeção realizadas bom. O Sínodo, no entanto, decidiu-se contra ele, e seu banimento, para Comnana, no Mar Negro, diz Sócrates a Cucusus, na Armênia, dizem outros seguiram, onde morreu.

 XII. Realizada AD426, no último dia de fevereiro, quando Sisilnnius foi consagrado bispo ali, na sala de Atticus. Depois, os erros dos Massalians ou Euchites, foram condenados, no exemplo dos bispos de Icônio e Sida. Um grave. sentença foi passada em qualquer acusado de mantê-los após essa denúncia. Veja Mansi, Concil. 4: 543.

 XIV. Realizada AD 428, sobre a morte de Sisinnius, quando o conhecido Nestório foi consagrada. Veja Mansi, Concil. 4: 543.

 XV. AD Held 431, 25 de outubro, quatro meses depois Nestoritus havia sido deposto, consagrar Maximiano em seu lugar., Isto feito, Maximiano presidiu, e juntou-se em uma carta sinodal, encerrando a do Concílio de Éfeso, com o seu primeiro. seis cânones, como são chamados, aos bispos de Epirus antiga, quem tentativas foram feitas para separar da ortodoxia. Cartas foram escritas da mesma forma por ele e pelo imperador ao papa Celestino, Cyril, e outros bispos, para familiarizá-los com a sua elevação, em que todos se expressaram bem satisfeito. Outra sínodo parece ter sido realizada por ele no ano seguinte, para restabelecer a paz entre a sua própria igreja e que de Antioquia. Veja Mansi, Concil. 5: 257-292, 1045-1050.

 XVI. AD Held 443, provavelmente para analisar o caso de Atanásio, bispo de Perrhe, no Eufrates, depois deposto em Antioquia sob Domnus. Veja Mansi, Conci. 6: 463.

 . XVII AD 448, 08 de novembro, de acordo com Flaviano, Held para investigar uma disputa entre Florentus, metropolitana de Sardes, e dois de seus sufragâneas; mas ao sentar-se, ele foi chamado por Eusébio, bispo de Dorylaeum, um dos seus membros, que tinha, como um leigo, denunciou Nestório, convocar Eutiques, arquimandrita de um convento de três centenas de monges, e como resoluta um adversário de Nestório como a si mesmo, sob a acusação de que ele se sentiu obrigado a pressionar contra ele. A acusação era de que ele reconheceu, mas uma natureza em Cristo. Mensageiros foram enviados para convidar Eutiques para examinar o que Eusébio tinha alegado contra ele. A resposta foi levado posteriormente de Eutiques, que ele se recusou a deixar o mosteiro. Uma segunda e terceira citação depois, sucessivamente. Em seguida, ele prometeu atendimento dentro de uma semana. Por fim, ele apareceu, fez profissão de sua fé, e foi condenado trinta e dois bispos e fui - três archimandrites assinando o seu depoimento, do sacerdócio e dignidade monástica. O processo ocupada por completo sete sessões, a última das quais foi realizada dia 22 de novembro Seus atos foram recitados em um conselho posterior do ano seguinte em Constantinopla; em Éfeso, também, no ano seguinte, sob Dióscoro; e mais uma vez, na primeira sessão do Concílio de Calcedônia. Veja Mansi, Concil. 6: 495, 649; Labbe, Concil. 3: 1466.

 XVIII. Realizada AD 449, 08 de abril, de trinta bispos sob Thalassius, arcebispo de Cesaréia da Capadócia, por ordem do imperador, para reconsiderar a condenação de Eutiques pelo conselho sob Flaviano, em uma representação da antiga que a sua atos tinham sido falsificados. Isso, no entanto, foi provado falso. Outra sessão foi realizada 27 de abril, em uma segunda petição de Eutiques, para ter a declaração do funcionário ou silentiary, que o tinha acompanhado ao conselho sob Flaviano, levado para baixo. Este oficial declarou ter visto o instrumento contendo seu depoimento perante a sessão foi realizada em que foi resolvido por diante. Os atos desse conselho são igualmente preservado na primeira sessão de que de Calcedônia. Veja Mansi, Concil. 6: 503, 753.

 XIX. Realizada de 450 dC, em que Anatólio foi ordenado bispo; e em que, alguns meses depois, à frente de seu suffragans e do clero, ele fez profissão de sua fé e subscreveu o célebre carta de Leo ao seu antecessor Flaviano, na presença de quatro legados de Roma, encarregado de obter provas de sua ortodoxia. Veja Mansi, Concil. 6: 509. Todos os bispos, abades, padres e diáconos, no tempo em Constantinopla estavam presentes. Nestório e Eutiques, juntamente com os seus dogmas, foram anatematizou. Delegados do Papa voltou graças a Deus que toda a Igreja era assim uianimous na verdadeira fé. Vários dos bispos que haviam cedido à violência de Dióscoro no Latrocinium estavam presentes nesta assembleia, e tendo testemunhado a sua tristeza por aquilo que tinha feito, desejado para condenar o ato com seus autores, a fim de ser recebido de volta para a comunhão da Igreja; posteriormente, foram acolhidos na comunhão, e restaurado para o governo de suas respectivas igrejas. Veja Labbe, Concil. 3: 1475.

 XX. AD 457 Held, sob Anatólio, por ordem do imperador Leo, que ele tinha acabado de coroado, tomar congnizance das petições que chegaram a partir de Alexandria a favor e contra Timothy Ælurus, que haviam sido instalados bispo lá pelos opositores do Concílio de Calcedônia, e considerar o que poderia ser feito para restaurar a paz. O conselho anatematizou Elurus. e seu partido. Veja Mansi, Concil. 7: 521, 869.

 XXI. Realizada AD 459, sob Gennadius. Oitenta e um bispos subscreveram a carta sinodal, ainda existente, em que o segundo cânon do Concílio de Calcedônia é citado com aprovação contra alguns simoniacal ordenações recentemente trouxe à luz a Galácia. Veja Mansi, Concil. 7: 911.

 XXII. Realizada AD 478, sob Acácio, em que Pedro, bispo de Antioquia, cognominado o Fuller, Paulo de Éfeso, e João de Apamea, foram condenados; e uma carta dirigida ao Simplicus, bispo de Roma, para familiarizar-lo com, e pedido-lhe para concordar em, sua condenação. A carta foi endereçada ao mesmo tempo por Acácio para o próprio Peter Fuller, repreendendo-o por ter introduzido a cláusula "Quem foi crucificado por nós" para o Trisagion, ou hino à Trindade. Esta carta foi impressa, emitido a partir de um sínodo cinco anos depois, quando, na verdade, não havia tal sínodo. Veja Mansi, Concil. 7: 1017 sq.

 XXIII. AD Held 492, sob Euphemius, em favor do Concílio de Calcedônia; mas como ele se recusou retirar o nome de seu predecessor, Acácio, dos dípticos sagrados, ele não foi reconhecido como bispo por papas Felix e Gelásio, a quem ele transmitiu seus atos, apesar de sua ortodoxia era permitido. Veja Mansi, Concil. 7: 1175.

 XXIV. Realizada AD 496, por ordem do imperador Anastácio I, na qual t.he Henoticon de Zeno foi confirmado, Euphemius, bispo de Constantinopla, deposto, e Macedônio, o segundo com esse nome que tinha. presidiu lá, substituído por ele. Veja Mansi, Concil. 8: 186.

 . XXV Realizada AD 498, por ordem do imperador Anastácio I, na qual Flaviano, o segundo bispo de Antioquia de mesmo nome, e Philoxenus de Hierápolis, assumiu a liderança: condenar o Concílio de Calcedônia e todos os que se opunham à doutrina monofisita, ou não aceitaria a cláusula interpolados "Quem foi crucificado por nós", no Trisagion. Mas parece provável que esse conselho teve lugar um ano depois, e que um outro havia conhecido um ano antes, sob Macedonius, menos hostis ao Concílio de Calcedônia do que isso, e de que esta era a reação. Veja Mansi, Concil. 8: 197.

 . XXVI AD 518, 20 de julho Held, por ordem do imperador Justino, na qual os nomes dos concelhos de Nicsea, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia; de Leo de Roma, com Enuphemius e Macedônio de Constantinopla, foram restaurados nos dípticos sagrados; e Severaus e todos os outros adversários do quarto Concílio anatematizou. Contagem Gratus foi enviado a Roma pelo imperador com letras de si mesmo e do patriarca de papa Hormisdas, na esperança de que a paz pode, nestas circunstâncias, ser restaurado entre eles. O Easterns teve que anatematizamos Acácio de Constantinopla pelo nome, e apagar a sua e os nomes de todos os outros, Euphemius e Macedonius incluído, que não tinha apagado o seu anteriormente, a partir dos dípticos sagrados, antes que o papa iria readmitir-los para sua comunhão. Veja Mansi, Concil. 8: 435 sq .; Labbe, Concil. 4: 1586.

 XXVII. Realizada AD 531, sob Epifânio, que foi então patriarca, para investigar a consagração de Stephen, metropolitana de Larissa, na diocese de Trácia, que tinha sido feito sem consultá-lo. Stephen, tendo sido deposto por ele por esse motivo, recorreu para Roma; mas os atos do sínodo realizado há a considerar o seu apelo estão com defeito, de modo que não se sabe com que sucesso. Veja Mansi, Concil. 8: 739.

 XXVIII. Realizada AD 533, entre os católicos e seguidores de Severo; estes foram silenciadas, e muitos deles retornaram para a Igreja. Veja Labbe, Concil. 4: 1763.

 . XXIX Realizada AD 536. Segundo alguns, três sínodos foram realizadas em Constantinopla este ano:

 (1) em que o Papa Agapito presidida e deposto Anthymus, patriarca de Constantinopla; mas isso o imperador Justiniano já havia feito, além de confirmar a eleição de Mennas em seu lugar, no caso de o clero eo povo da cidade. Agapito, que tinha vindo para lá em uma missão de Theodatus, rei dos godos, tendo recusado anteriormente a sua comunhão, tinha, sem dúvida, adquiridos sua expulsão; e ele depois consagrada Mennas, a pedido do imperador.

 (2) Em que um certo número de bispos orientais se reuniram para elaborar uma petição ao papa, pedindo-lhe que invocam Anthymuls, posteriormente à sua deposição, mas anteriormente à sua voltar para Trebizonda, a partir do qual ele havia sido traduzido, por um retratação de sua negação de duas naturezas em Cristo; mas isso dificilmente pode ser chamado de um conselho; ea morte do papa parou qualquer ação definitiva da sua parte.

 (3) Sob Mennas, após a morte do papa, que consiste em cinco ações, a primeira das quais teve lugar 02 de maio, Mennas que preside, e tendo à sua direita, entre outros, cinco bispos italianos, que tinha chegado a Constantinopla do Papa tarde. A primeira coisa levados perante o conselho foi uma petição de vários órgãos monásticas em Constantinopla, Antioquia, Jerusalém e Monte Sinai, ao imperador, pedindo que a sentença, ficou apenas com a morte do papa, contra Anthymus, pode ser realizada ; uma explicação geral sobre o que se passara entre eles eo papa seguiu; sua petição a ele foi produzido pelos bispos italianos presentes e recitadas; depois de outra petição para ele a partir de alguns bispos orientais sobre o mesmo assunto; e sua própria carta para Pedro, bispo de Jerusalém, em resposta. Desejoso de seguir a sua decisão, o Conselho enviou deputados para familiarizar Anthymus com seus trabalhos, e oferecê-lo aparecer lá dentro de três dias. A segunda e terceira ações aprovada em mandá-lo intimações semelhantes, mas, como ele não poderia ser encontrado, sua condenação e deposição foram longamente decretou na quarta ação do conselho e seu presidente, e assinada por setenta e dois bispos ou seus representantes e dois diáconos da Igreja romana. Na quinta e última ação foram recitados uma série de documentos, principalmente referindo-se a Pedro, bispo de Apamea, Severo, e outros Monofisitas. Todos estes ter sido lido, um anátema passou para Pedro, Severus, e Zoaras, um de seus seguidores, pelo conselho agora sentado, e depois por Mennas, seu presidente; de acordo com a ordem observada no quarto acção de passagem sentença sobre Anthymns. Oitenta e oito bispos ou seus representantes, e dois diáconos da Igreja Romana, como antes, subscrito nesta ocasião. A constituição do imperador dirigida ao Mennas confirmou sua sentença. Veja Mansi, Concil. 8: 869 sq .; Labbe. Concil. 5: 1 sq.

 XXX. 538 (541 ou 543) Held, sob Mennas, por ordem do imperador Justiniano, em apoio do seu édito contra os erros de Orígenes, denunciou a ele em uma petição de quatro monges de Jerusalém, colocou em suas mãos por Pelágio, um emissário romano, a quem ele tinha enviado para lá em uma missão diferente, com o objetivo expresso de ferir Theodore, bispo de Cesaréia, na Capadócia, de sobrenome Ascidas, que defendeu Orígenes. Seu decreto é na forma de um livro contra Orígenes, e dirigida ao Mennas. Foi comunicado aos outros patriarcas e papa Vigílio. O conselho apoiou-o por quinze anátemas contra Orígenes e seus erros, geralmente colocados no final dos atos do quinto conselho geral, com o qual este Conselho veio a ser posteriormente confundidos, em conseqüência de seus respectivos atos tendo formado um volume. Veja Mansi, Concil. 9: 487 sq.

 XXXI. Realizada AD 546, sob Mennas, para Assenta ao primeiro edital, agora perdido, do imperador Justiniano contra os três capítulos no ano anterior. Alguns autores passam sobre este conselho, e substituí-la por outra. deveria ter sido realizada pelo papa Vigilitus no ano seguinte após a sua chegada em fevereiro (AD 547), em que foi decidido recorrer passando a sentença sobre os três capítulos para a reunião do Conselho Geral para acontecer. Veja Mansi, Concil. 9: 125; Labbe, Concil. 5: 390.

 XXXII. Realizada AD 553, o quinto conselho geral, por ordem do imperador Justiniano, com Eutychius, patriarca de Constantinopla, para o presidente; Papa Vigílio estar no local o tempo todo, mas recusando-se a participar: na verdade, ele não estava nem aí representadas. O conselho abriu em 4 de maio, na catedral. Na primeira e na segunda sessões, que foram denominados conferências, Eutychius, o patriarca de Constantinopla, Apolinário de Alexandria, e Domnus de Antioquia estavam presentes, juntamente com três bispos, deputados de Eustáquio, o patriarca de Jerusalém; Há em todos os 165 bispos, entre os quais cinco africanos, os únicos bispos que participaram do Ocidente. A seguir, um resumo das suas causas e processos, com os seus resultados:

 Já em sua eleição, AD 537, Vigilins tinha sido secretamente prometeu a imperatriz Teodora, que favoreceu o partido monofisita, concordar com a condenação dos três capítulos; e esta etapa tinha sido pressionado sobre o imperador ainda mais calorosamente, desde então, em conseqüência da condenação dos Origenists em um conselho sob Mennas no ano seguinte. Theodore, bispo de Csesaren, um Origenlist dedicado e amigo da imperatriz, apontou, de fato, como um meio de trazer de volta uma grande parte dos monofisitas à Igreja. Sua oposição ao quarto geralmente conselho, asseverou, estava no semblante deve ser dada por ele para estes escritos:

 1. As obras de Theodore, bispo de Mopsuéstia; 

2. A carta de Ibas, bispo. de Edessa, a Maris; e 3, o que Teodoreto, bispo de Cyrrhns, havia publicado contra Cyril - a terceira, no entanto, ele absteve-se de nome - tudo realizado para ser maculada com Nestorianismo. Ao condená-los, ele parece ter esperado que a autoridade do Conselho de que havia tratado seus autores tão favoravelmente seria prejudicada. Justiniano, agindo em seu conselho, já havia condenado duas vezes (AD 545 e 551), e pela primeira vez tinha sido seguido por Virgílio, cujo julgamento, publicado em Constantinopla, AD 548, é citado em parte pelo imperador. Seu endereço a este Conselho sobre a sua montagem. Mas Virgílio tinha (AD 547) declarou contra a chegar a qualquer decisão sobre o assunto até que tinha sido discutido em um conselho geral; e para isso, ele voltou para o apuramento "que indignação a seu julgamento causou na África e no Ocidente, e excomungou Maennas e Theodore por ter ido mais longe. Assim, o imperador decidiu convocar este conselho para examinar e pronunciar-se sobre eles; e Entychius, o patriarca de Constantinopla, enviou uma carta ao Vigilins, que foi lida em sua primeira sessão, 05 de maio, pedindo-lhe para vir e presidir as suas deliberações. Vigilins concordado com a sua análise conjunta por si mesmo e do conselho, mas ficou em silêncio sobre o seu atendimento. Três patriarcas e um número de bispos abordaram-lo pessoalmente, sem sucesso melhor.

 Na segunda sessão ou agrupamento, uma segunda entrevista com ele foi relatado, em que ele definitivamente não quis assistir; e até mesmo em uma mensagem do imperador que ele não iria se comprometem a fazer mais do que examinar os capítulos por si mesmo, e transmitir a sua opinião sobre eles, não para o conselho, mas para ele. Alguns bispos da África e da Ilíria desculpou-se à delegação enviada para convidar a sua presença.

 No terceiro agrupamento os pais começou o negócio real para o qual haviam sido convocadas. Eles se comprometeram a doutrina exata e disciplina estabelecidas nos quatro concílios gerais, cada um e todos, anteriores a sua própria; uma ea mesma confissão de fé foram o suficiente para eles, apesar de todas as heresias que tinham encontrado para condenar, e deve ser suficiente agora. Todas as coisas em harmonia com ela devem ser recebidos; e todas as coisas em desacordo com ele rejeitou. Tendo assim se comprometeram com o quarto conselho entre os demais, os pais procedeu ao exame dos três capítulos em seu quarto agrupamento. Isso foi em 12 de maio Extratos de acordo ter sido lido por várias obras de Theodore, ele e foram julgados dignos de condenação. No dia seguinte, ou o quinto agrupamento, passagens a favor ou contra Theodore, Cyril, e outros, foram produzidos e pesado; e autoridades, particularmente Agostinho, citado em favor dos hereges condenando, embora morto. No final da sessão, os extratos dos escritos de Teodoreto, contra Cirilo, foram recitados; em que os pais comentou que o quarto conselho agiu sabiamente em não recebê-lo, até que ele tinha anatematizou Nestorinus. O sexto agrupamento ocorreu dia 19 de maio Durante o intervalo Vigílio emitiu seu Conbstitutum, de 14 de maio, sob a forma de uma carta sinodal dirigida ao imperador, respondendo e condenando um número de posições de Theodore, mas implorando por Teodoreto e Ibas, como tendo sido absolvido pelo quarto Concílio. No entanto, o conselho na sua sexta agrupamento encontrou a carta de Ibas em questão ao contrário da definição de Calcedônia, e anamthematized-lo adequadamente; mas seu autor fugiu.

 Na sétima agrupamento, 26 de maio ou 30, a comunicação foi lida a partir do imperador em depreciação do Constitutumr, endereçada a ele pelo papa, 14 de maio, e sobre a qual não tinha sido um bom número de mensagens entre eles, em vão, uma vez que . Nada menos que seis documentos foram recitados, provando que Virgílio tinha expressamente condenou os três capítulos como muitas vezes; o último deles, um depoimento assinado por Theodore, bispo de Casesarea, e um dignitário leigo, no sentido de que Virgílio havia jurado o imperador em sua presença para fazer tudo o que podia para a condenação dos três capítulos, e nunca disse uma palavra em seu favor. Em seguida, um inquérito, por ordem do imperador, respeitando uma foto ou estátua de Teodoreto, disse ter sido realizado sobre a Cyrrhus em procissão, foi relatado. Por fim, o mandato imperial, que ordenou que o nome de Virgílio deve ser removida dos dípticos sagrados para suas tergiversações sobre o tema dos três capítulos. A unidade com a Sé Apostólica não, acrescenta, assim, ser dissolvida, na medida em que nem Virgílio, nem qualquer outro indivíduo pode, por sua própria mudança para pior, estragar a paz da Igreja. A tudo isto, o Conselho acordou.

 Por fim, a revisão em sua oitava agrupamento, 2 de junho, em um compêndio singularmente bem escrito, tudo o que ela tinha feito anteriormente, e justificando o curso prestes a ser perseguido, o Conselho condenou formalmente os três capítulos, e com eles o autor do primeiro deles - Theodore - promulgar sua sentença definitiva em quatorze anátemas, quase idênticos aos do imperador, e em que as heresias e heresiarcas, assim, condenados são especificados; Orígenes entre o número, no décimo primeiro, thoigh não o correspondente do imperador. Ele já havia sido condenado no conselho sob Mennas 538, como já vimos. Destes anátemas a versão grega ainda existe: de quase todos os outros registros de seus trabalhos a versão latina permanece sozinho. Vigilins, depois de tomar algum tempo para considerar, anunciou seu parecer favorável a eles em dois documentos formais: a primeira epístola a decretal, datada de 08 de dezembro do mesmo ano, e dirigida ao patriarca de Constantinopla, no qual, como ele diz, à maneira de Agostinho, ele se retrai tudo o que ele já tinha escrito de forma diferente; ea segunda, outra Constitutum de grande comprimento, de 23 de fevereiro do ano seguinte, mas sem qualquer posição ou subscrição em sua forma atual. Ele morreu a caminho de casa, em meio a Pelágio, o enviado romano que tinha sido instrumental na condenação de Orígenes, teve assim, em se tornar papa, para justificar a condenação dos três capítulos por este conselho, no Ocidente, onde tinham sido defendida tudo mas, por unanimidade, e foram mantidas obstinadamente por mais de três partes da Itália ainda. O segundo Pelgius, 25 anos mais tarde, em sua terceira carta aos bispos de Istria, disse ter sido escrita por Gregório Magno, em seguida, seu diácono, pediu desculpas pelo comportamento de seus antecessores e sua própria nele, referindo-se à ocasião em que Pedro foi repreendido por Paulo ( Gálatas 2:11 ). Gregory, quando o Papa, resolveu a questão, afirmando que ele venera o quinto município em igualdade com os quatro anteriores.

 Não cânones parecem ter sido aprovada por este conselho: muitos pontos ligados a ele ainda estão em dúvida: e os documentos publicados como pertencentes a ele precisa muito reorganizando. Veja Mansi, Concil. 9: 151-651; Labbe, Concil. 5: 411, sq.

 XXXIII. AD Held 565, em que o imperador Justiniano se esforçado para obter os erros de Julian de Halicarnasso, uma Monofisita bem conhecido, que manteve a incorruptibilidade do corpo de Cristo antecedentemente à sua ressurreição, aprovado pelo banindo aqueles que se opuseram a eles. Veja Mansi, Concil. 9: 765.

 XXXIV. AD Held 587, no qual uma carga falta interposto contra Gregory, patriarca de Antioquia, por um banqueiro de sua diocese, foi examinada. Ele foi honrosamente absolvido e seu acusador punidos. Este pode ter sido o sínodo convocado como um geral pelo patriarca de Constantinopla João, em virtude de seu título de patriarca ecumênico assumido, e para o qual ele foi tão severamente repreendido pelo Papa Pelágio II; mas para isso há prova direta é apresentado. Isto é referido numa carta de Gregório Magno ao patriarca, e uma outra carta de seu algum tempo depois, quando Ciríaco era patriarca, cujo plano de realização de outro sínodo para o mesmo fim, ele parece ter antecipado. Mansi concebe este sínodo para ter sido realizada AD 598 (9 Concil: 481.).

 . XXXV AD Held 626, sob Sergins, a considerar a questão levantada por Paul, um monofisita de Fásis, em Lazica, e Cyrus, sua metropolitana - depois traduzido para Alexandria - diante do imperador Heráclio, se uma ou duas vontades e operações foram ser atribuída a Cristo. Sergius pronunciado a favor de uma operação e uma vontade; fundando assim a heresia chamada Monothelism. A questão pode ter se originado com Atanásio, patriarca dos jacobitas na Síria, em sua promoção para a Sé de Antioquia por Heráclio quatro anos depois. Veja Mansi, Concil. 10: 585.

 . XXXVI Realizada AD 639, sob Sérgio, e continuou - a menos que houvesse dois conselhos distintos este ano - sob Pirro, seu sucessor, no qual a exposição da fé pelo imperador Heráclio, favorável à Monothelism, foi confirmado. Peças de seus atos, com a "exposição" na íntegra, foram recitados na terceira sessão de Latrão, sob Martin I, AD 649 Veja Mansi, Concil. 10: 673.

 XXXVII. Realizada AD 665, por ordem do imperador Constâncio II, em que Maximus, o grande adversário dos Monothelites, foi condenado. Veja Mansi, Concil. 11:73.

 XXXVIII. Realizada AD 666, sob Pedro, patriarca de Constantinopla, com a participação de Macedonius de Antioquia eo vigário do patriarca de Alexandria, em que Maximus foi condenado pela segunda vez, com os seus discípulos. Veja Mansi, Concil. 11:73.

 XXXIX. Sexto Concílio Geral, realizada no salão de banquete do palácio, chamado Trullus de seu teto abobadado e com duração de 7 de novembro de AD 680, a 16 de Setembro do ano seguinte. Ele foi convocado pelo imperador Coinstantine Pogonatus, em conseqüência de um pedido feito a ele pelos patriarcas de Constantinopla para permitir a sua remoção dos dípticos sagrados o nome do papa Vitalian, recentemente falecido, enquanto eles estavam para reter a de Honório. Em suma, eles queriam comemorar nenhum dos papas após Honório até algumas disputas surgidas entre seu próprio vê e seu tinha sido resolvido, e algumas palavras recém-inventadas explicou. Donus morrer antes de esta carta poderia chegar a Roma, foi cumprida imediatamente por seu sucessor, Agatho, que enviou três bispos, em nome de seu sínodo, e dois presbíteros e um diácono chamado John - que posteriormente se tornou papa como João V - em seu próprio nome, para Constantinopla, "para trazer a união das santas igrejas de Deus." Ao ouvir do "papa ecumênico", como ele chama-lhe, para o efeito, o imperador emitiu sua convocação para George, patriarca de Constantinopla - quem estilos patriarca ecumênico - e através dele ao patriarca de Antioquia, para se preparar para vir ao conselho com seus respectivos bispos e metropolitanos. Mansuetus, metropolitano de Milão, que fazia parte do sínodo romano sob Agatho, enviou uma carta sinodal e profissão de fé em nome de seu próprio sínodo, e Theodore, bispo ou arcebispo de Ravenna, que fazia parte do mesmo Sínodo, um presbítero, para representá-lo pessoalmente. O número de bispos na verdade presente, diz-se, foi 289, embora as assinaturas existentes estão sob cento e oitenta. Treze oficiais da corte estavam lá da mesma forma, por ordem do imperador, que compareceu em pessoa, e foram variou em torno dele - à sua esquerda eram os representantes do papa e seu sínodo, do arcebispo de Ravenna, e do patriarca de Jerusalém, Basílio, bispo de Gortyna, em Creta, e os restantes bispos "sujeitas a Roma" - seu direito a ser ocupada pelos patriarcas de Constantinopla e Antioquia, um presbítero que representa o patriarca de Alexandria, o bispo de Éfeso, e "a restantes bispos sujeitos a Constantinopla ". O negócio do conselho foi concluído em dezoito ações ou sessões, como segue:

 1 (7 de novembro de 680). Os legados de Agatho tendo reclamado do romance ensino de quatro patriarcas de Constantinopla, e dois outros primatas, que teve por 46 anos ou mais incomodado toda a Igreja, em atribuir uma vontade e operação para o Verbo Encarnado, Macário, patriarca de Autioch, e duas sufragâneas da Sé de Constantinopla favorável a este dogma, brevemente respondeu que tinha colocado para fora sem novos termos, mas apenas cria e ensinava o que tinha recebido de conselhos gerais e dos santos Padres sobre o ponto em questão, particularmente os patriarcas de Constantinopla e Alexandril, chamado por seus adversários, e Honoriis, ex-papa de Roma ancião. Diante disso, o Chartophylax, ou detentor dos arquivos da grande Igreja, foi ordenado pelo imperador para buscar os livros dos conselhos ecumênico a partir da biblioteca do patriarca. Como nada foi dito sobre os atos dos primeiros e segundos conselhos nesta ocasião, devemos inferir que havia sido perdido anteriormente. O Chartophylax foi dito para produzir o que ele tinha trazido; e imediatamente dois volumes dos actos do terceiro conselho foram recitados por Stephen, um presbítero de Antioquia, na espera de) Macário, que imediatamente alegou que algumas das expressões de Cirilo foram favoráveis ​​a ele.

 2 (10 de novembro). Dois volumes dos atos do quarto Concílio foi lida, quando os legados de Agatho apontou que duas operações foram atribuídas a Cristo pelo Papa Leo.

 3 (13 de novembro). Dois volumes dos actos do quinto conselho foi lida, quando os legados protestou que duas cartas do Papa Vigilins, contidos no segundo volume, foram interpolados, e que um discurso atribuído no primeiro a Menuas, patriarca de Constantinopla, era falso . Este último tendo sido comprovada no local de provas internas, o seu recital foi interrompido, o imperador dirigindo mais investigação a ser feita respeitando as letras do papa.

 4 (15 de Novembro). Duas cartas de Agatho foram recitados - um para o imperador, em seu próprio nome, o outro para o conselho, em seu próprio nome e que de um sínodo de 125 bispos, reunidos sob ele em Roma, previamente à partida de seus legados. O peso de ambos é o mesmo, ou seja, que que tinha sido definido como de fé dos cinco conselhos gerais anteriores foi o ápice de sua ambição de manter inviolada. Várias passagens da versão latina dessas cartas, sobre as prerrogativas da Igreja de Roma, não são encontrados em grego. Ou, então, eles foram interpolados a um, ou suprimidos, no outro.

 5 (10 de dezembro). Dois trabalhos foram exibidos por Macário, e recitou, dos quais o primeiro foi dirigido, "Testemunhos dos santos padres confirmação de haver uma vontade em Cristo, que é também a do Pai e do Espírito Santo."

 6 (12 de Fevereiro, 681). Um terceiro papel de Macário para o mesmo efeito que os outros dois, tendo sido lido, o sealimng de todos os três foi ordenado pelo imperador, e confiada aos seus próprios funcionários e os pertencentes aos estados de Roma e Constantinopla. Sobre os legados afirmando que as citações contidas neles não havia sido bastante feito, cópias antheintic das obras citadas foram ordenados a ele trouxe da biblioteca patriarcal comparar com eles.

 7 (13 de fevereiro). Um artigo intitulado "Testemunhos dos santos dela gordura demonstrando duas vontades e operações em Cristo" foi produzido pelos legados, e ler. Anexado a ele eram passagens dos escritos de hereges, doentes que apenas uma vontade ea operação foi ensinado. Este trabalho também foi condenada a ser selado, pelo imperador.

 8 (7 março). As passagens apresentadas pela Agatho dos pais, e por seu sínodo, em favor de duas vontades e operações, tendo sido examinado e confirmado, foram pronunciados conclusiva por todos os presentes, exceto Macarils; ea petição para que o nome de Vitllian apagado dos dípticos foi retirado por George, o patriarca de Constantinopla existente, em meio a aplausos. Macário sendo então chamado para fazer a sua profissão, provou ser um Monothelile; e foi condenado por ter citado injustamente pelos pais em seus papéis, para apoiar seus pontos de vista.

 9 (8 de março). O exame dos documentos de Macário ter sido concluído, ele e seu presbítero Stephen foram formalmente deposto como hereges pelo Conselho.

 10 (Março de 18). O documento exibido pelos legados foi feita na mão; e depois de uma comparação mais interessante entre ela e as autênticas obras na biblioteca patriarcal, foi declarada completamente correto em suas citações; uma profissão de fé foi recebido do bispo de Nicomnedia e alguns outros, em que Monothelism foi abjurou.

 11 (20 de março). A profissão longa e notável de fé, contida numa carta sinodal de Sofrônio, patriarca tarde de Jerusalém, e os primeiros a se opor Monothelism, foi recitado; e depois dele, a pedido dos legados, mais alguns escritos de Macário, uma vez que vêm à mão, que se mostrou cheio de heresia.

 12 (Março de 22). Vários outros documentos pertencentes a Macarlins tendo sido recebido do imperador através de um de seus oficiais, o que ele não professavam ter ler-se, alguns foram olhou através de e pronunciado irrelevante, mas três cartas foram recitados em comprimento, dois de Sergins, patriarca de Constantinopla e um do papa Honoriun em resposta a um desses. Pesquisa nos arquivos patriarcais e investigação adequada colocou a autenticidade de todos os três fora de dúvida. Uma sugestão trazida do imperador, que Macário devem ser restaurados em caso de sua recalting, foi peremptoriamente recusado pelo conselho.

 13 (Março de 28). Ambas as cartas de Seragius antes mencionados e que de Honório lhe foram declarados heterodoxa; e ele e seus sucessores, Pyrrhns, Pedro e Paulo, Ciro de Alexandria, e Theodore, Bispo de Pharalnoil todos os quais Agatho, tinha a sentença anteriormente com Honório, a quem Agatho passassem, foram definitivamente expulsos da Igreja - o só frase do tipo já decretado contra qualquer papa. Por fim, tendo sido feita a pesquisa para todas as outras obras do mesmo tipo nos arquivos, tudo o que poderia ser encontrado foram levados para fora e recitado. Um grande número foram pronunciados herético e queimado como essas cartas de Thomas, John, e Constantino, patriarcas de Constantinopla, foram lidos da mesma forma, mas sua ortodoxia era permitido.

 14 (01 de abril). Voltando às letras do papa Vigílio que tinha sido posta em causa, que foi apurado pelo inquérito cuidado para que cada um dos volumes do quinto conselho havia sido adulterado; em um caso, inserindo o papel atribuído à Mennas, na outra interpolando as letras de Vigiliis, em apoio à heresia. O conselho ordenou ambas falsificações de ser cancelado, além anatematizar eles e seus autores. Um sermão de Atanásio foi produzido pelo bispo de Chipre, em que a doutrina das duas vontades em Cristo foi claramente estabelecido. Neste Teófanes sentados, o novo patriarca de Antioquia, é nomeado primeiro entre os presentes.

 15 (26 de abril). Polychronius, um presbítero, comprometendo-se a levantar um homem morto à vida, em apoio de suas idéias heréticas, e falhando, foi condenado como um impostor, e deposto.

 16 (09 de agosto). Constantino, um outro presbítero, afetando a criaram uma fórmula calculada para conciliar Monothelism com a ortodoxia, foi provado de acordo com Macarins, e da mesma forma condenados. Em conclusão, todos os que tinham sido condenados foram anatematizou, um após o outro, pelo nome, em meio a aplausos para os ortodoxos.

 17 (11 de setembro). Os atos anteriores do Conselho foram lidos mais, e sua definição de fé publicado pela primeira vez.

 18 (16 de setembro). A definição ter sido punido mais uma vez, foi assinada por todos os presentes, e recebeu o parecer favorável do imperador no local, em meio às aclamações habituais e reprovações. Ela consistia de três partes:

 a. Uma introdução, proclamando acordo inteiro por parte do conselho com os cinco conselhos anteriores, e aceitação dos dois credos promulgados por eles como um só.

 b. Considerando os dois credos do Niceea e Constantinopla em suas formas puras.

 . c sua ​​própria definição, enumerando todos os anteriormente condenado por Monothelism mais uma vez por rlinme, e mencionando a aprovação da Declaração de papa Agatho e seu sínodo contra eles, e em favor da verdadeira doutrina, que ele começou a se desenrolar por curso: em seguida, reiterando o decreto aprovado pelos conselhos anteriores contra os autores e defensores de uma fé ou crença diferente das duas formas já especificados; e, finalmente, incluindo na mesma condenação dos inventores e divulgadores de quaisquer novos termos subversivas de suas próprias decisões.

 Processos, encerrados em um discurso notável ao imperador, em nome de todos os presentes, que foi lida, mostrando que a doutrina da Trindade havia sido definido pelos dois primeiros conselhos, e que da Encarnação, por os próximos quatro, de que este foi o último, e um pedido ainda mais notável foi anexado a ele -que iria encaminhar a definição, assinado pelo próprio, aos cinco patriarcal vê de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém; que nos é dito expressamente foi feito. Em conclusão, uma carta foi enviado ao papa em nome do Conselho, informando-o de que ele receberia uma cópia de seus atos através de seus legados, e implorando que ele iria confirmá-los na sua resposta. O imperador, de sua parte, exortou a todos .to recebê-los, em um decreto especial; e, como havia prometido, enviou uma carta em seu próprio nome para o Sínodo romano, de 23 de dezembro de AD 681 (Agatho morrer, de acordo com Cave, 01 de dezembro), e outra para Leo II, logo após a sua adesão, o ano seguinte, bespeaking sua aceitação. Este é o novo papa concedido sem hesitação na forma mais plena, até mesmo para a condenação de Honório como sendo traído a fé; tudo que ele repetiu aos bispos da Espanha, mandando-os para uma tradução latina dos atos deste Conselho.

 Admite-se em todas as mãos que não cânones foram passados. Várias histórias deste conselho encontrou seu caminho para o Ocidente. Bede nos diz, por exemplo, que tal era a honra concedida a ele a ele legatnes de Agatho que um deles, o bispo do Porto, celebrou a Eucaristia em latim na Baixa domingo, na Igreja de Santa Sofia, diante do imperador e Patriarca. Cardeal Humberto afirma que era, então, explicou ao thant imperador pães ázimos foi ordenado pelo rito latino. Mas os dois incidentes marcantes deste conselho foram:

 . 1 A disposição dos "bispos sujeitas a Roma", e os "sujeitos a Constantinopla" em lados opostos; e,

 2. Os anátemas repassados ​​Papa eo Patriarca iguais. Veja Mansi, Concil. 11: 189 sq .; Labbe, Concil. 6: 587 sq.

 XL.Realizada 691 dC, ou não antes de setembro. Os pais que a compõem, em seu discurso ao imperador Justiniano II, dizem que eles se conheceram na sua vontade de passar alguns cânones que por muito tempo foi necessário, devido à omissão dos quinto e sexto conselhos, ao contrário da precedente dos quatro em primeiro lugar, para passar qualquer, de onde este conselho tem sido comumente denominado o quini-sext, ou um suplemento para ambos. Ele é, de fato, mais conhecido como o Trullan, do salão do palácio em que foi realizada, embora o sexto conselho tinha encontrado lá também. O número de bispos assinando seus cânones é duzentos e treze, dos quais quarenta e três estiveram presentes na sexta conselho, e em sua cabeça, em vez de depois deles, como no sexto conselho, o imperador, que assina, no entanto , diferentemente do resto, como apenas aceitar e concordar com o que havia sido definido por eles. Um espaço em branco é deixado imediatamente após o seu nome para que o papa, mostrando claramente que o papa não estava ali representada; e espaços em branco são, posteriormente, partiu para os bispos de Tessalônica, Heraclea, Sardenha, Ravenna, e Corinto, que poderiam, se tivessem estado presentes, foram supostamente agindo para ele. Basil, de fato, bispo de Gortyna, em Creta, é estabelecido como assinando em nome de todo o sínodo da Igreja Romana; mas então ele é definido de forma semelhante para baixo entre as assinaturas para o sexto conselho, não tendo sido um dos três deputados enviado para lá de Roma, e depois, na carta dirigida a Agatho pelo conselho, apenas a assinatura para si e para o seu próprio Sínodo. Assim parece haver pouca base para supor que ele tenha representado Roma há em nenhum sentido. Anastácio, a sua vida de Sérgio I, que era então papa, diz que os legados da Sé Apostólica estavam presentes, e iludidos em subscrever; mas não há nada nas assinaturas para confirmar isso, e do nada atos ainda foi preservada. Grande controvérsia prevalece como na medida em que este conselho foi recebido no Ocidente: ecumênico nunca foi contabilizado lá, apesar de sua própria reivindicação de ser assim; e quando os seus cânones foram enviados em seis tomos de Sérgio, ele próprio um nativo de Antioquia, para subscrição, ele disse que iria morrer mais cedo do que o parecer favorável às inovações errôneas delas constantes. João VII, o próximo papa, mas um, foi solicitado pelo imperador para confirmar tudo o que podia, e rejeitar o resto; mas ele enviou de volta os tomos intocado. Constantino é suposto ser o primeiro papa a confirmar qualquer um deles; mas esta é inferida apenas da recepção honrosa dada a ele em Constantinopla por Justiniano. Adrian I, em sua epístola aos Tarasius, lido na sétima, é suficientemente explícito: "Eu, também, receber os mesmos seis conselhos sagrados, com todas as regras constitucionais e divinamente promulgadas por eles, entre os quais está contido" o que transforma por ser o octogésimo segundo desses cânones, para que ele cita no corpo inteiro. O primeiro cânone do sétimo Concílio, confirmado por ele, é substancialmente o mesmo efeito. Mas a verdade exata é provavelmente dito por Anastácio. o, bibliotecário. "No sétimo Concílio", diz ele, "o principal ver até agora admite as regras disse:" pelos gregos para ter sido enquadrada no sexto conselho, como a rejeitar no mesmo fôlego qualquer um deles deve vir a ser oposição ao ex- cânones, ou os decretos de seus próprios pontífices santos, ou aos bons costumes. " Todos eles, de fato, ele afirma ter sido desconhecido para os latinos inteiramente até então, nunca ter sido traduzido; nem foram para ser encontrado até mesmo nos arquivos do outro patriarcal vê onde o grego era falado, nenhum dos ocupantes cuja esteve presente para concorrer ou ajudar na sua promulgação. Isso mostra o quão pouco ele gostava estes cânones si mesmo, nem pode negar que alguns deles foram ditadas por um espírito hostil ao Ocidente.

 1. , o Conselho declarou sua adesão à fé apostólica, conforme definido pelas seis primeiros concílios ecumênicos, e condenou as pessoas e os erros que neles tinham sido condenados.

 2. Os cânones que receberam e confirmados foram estabelecidos, viz. oitenta e cinco cânones atribuído aos apóstolos, os de Nicmea, Ancyra, Neo-Cesaréia, Gangra, Antioquia, Laodicéia, e os dos conselhos ecumênico de Constantinopla, Éfeso e Calcedónia, também as dos conselhos de Sardica e Cartago, e os de Constantinopla, sob Nectarius e Teófilo; Além disso, eles aprovaram as epístolas canônicas de Dionísio de Alexandria, Atanásio, Basílio de Cwesarea, Gregório de Nissa, Gregório, o Divino, Amphilochius de Icônio, de Timóteo, Teófilo, e Cirilo de Alexandria, de Gennadius, e, por último, um cânone de Cipriano.

 3. Confirma que todos os padres e diáconos que, sendo casado com uma segunda esposa, se recusam a arrepender-se, deve ser deposto; que aqueles cuja segunda esposas estão mortos, ou que se arrependeram, e viver em continência, devem ser proibidos de servir no altar, e de exercer qualquer função sacerdotal no futuro, mas mantêm a sua classificação; que aqueles que se casou com viúvas, ou que se casaram depois da ordenação, será suspenso por um curto período de tempo, e depois restaurada, mas nunca deve ser promovido a uma ordem superior.

 7. restringe a arrogância dos diáconos; os proíbe de ter precedência dos sacerdotes. 

9. funcionários proíbe a quilha-tabernas. 

11. Proíbe familiaridade com os judeus. 

13.Permite que (não obstante os decretos da Igreja Romana em contrário) de que homens casados, quando elevado a ordens sagradas, deve manter suas esposas e conviver com eles, exceto nos dias em que estão a celebrar a comunhão; e declara que nenhuma pessoa de outro modo apto e desejoso para a ordenação será recusada por conta de seu ser casado, e que nenhuma promessa será extorquido dele no momento da ordenação, a abster-se de sua esposa, para que santa instituição do matrimônio de Deus ser assim desonrado; encomendas outros, para que os que devem se atrevem a privar qualquer sacerdote, diácono ou subdiácono deste privilégio, deve ser deposto, e que, também, qualquer sacerdote ou diácono separar de sua esposa na pretensão de piedade, deve, se ele persistir, ser deposto.

 14. Confirma que os homens não serem ordenados sacerdotes, antes de serem 30 anos de idade, ou diáconos antes de vinte e cinco. Deaconesses ser quarenta. 

15. subdiáconos ser vinte. 

17. Proíbe funcionários para ir de uma igreja para outra. 

19. Ordena os que presidem igrejas para ensinar as pessoas, pelo menos, todos os domingos; proíbe-lhes para explicar a Escritura, exceto as luzes da Igreja e os médicos têm feito em seus escritos.

 21. ordens que depôs funcionários, que permanecem impenitentes, deve ser despojado de todas as marcas fora do seu estado clerical, e ser considerado como homens do mundo; aqueles que são penitentes são autorizados a reter a tonsura.

 22. Contra sinmony. 

23. proíbe de requerer qualquer taxa para administrar a sagrada comunhão 

24. Proíbe tudo na ordem sacerdotal de estar presente em peças de teatro, e ordens, como foram convidados para um casamento para subir e sair antes de qualquer coisa ridícula é introduzido.

FONTE www.avivamentonosul21.comunidades.net

FONTE    WWW.AVIVAMENTONOSUL.BLOGSPOT.COM

 FONTE Cyclopedia of Biblical, Theological e Literatura Eclesiástica 1870